Ver Versão Completa : Isolamento do distribuidor
fabiano.adami
24/05/2004, 20:19
E ai galera da lama, tenho uma dúvida, preciso isolar o distribuidor da viatura (Motor BF 161) e já ouvi tantas formas que já não sei qual a mais barata e aconcelhavel. A única que tentei e não ficou legal :cry: foi a com a luva de borracha. Estava pensando no silicone, será que é uma boa? :wink:. Aproveito para mostrar a transformação do TOUCHE
Abraços e boas trilhas.
Fabiano
Cj-5 1974 (Touche)
____
[____]
O|||O
-------
[]-o-[]
Ae Fabiano !!!!! :D
Bem Vindo ao Forum :D
O teu jipe tava com sarampo :?:
Bem ele tá bem legal agora, parabéns.
Fabiano, tem alguns tópicos aqui no forúm onde o povo já comentou a respeito de como isolar o distribuidor. Aqui em cima tem a função de (Pesquisa) onde vc pode encontrar tudo o que vc precisa :wink: .
[]'s isolantes
José Rubens
24/05/2004, 21:33
Amigo, da uma olhada no site www.offroadacessorios.com.br. Eles fabricam a conhecida "panela de pressão", que é uma solução eficiente. Estou comprando e depois posso te dar uma opinião.
Fala Gente... :D
Vc pode fazer como o Giovani fez no jeep dele. :D
Eu não fiz até hoje, mas segundo ele fica ótimo e barato. :D
É um tubo de pvc,com 2 tampões.
Uma das tampas vc fura no meio, coloca o distribuidor, passa silicone no furo que fez.
Depois no tubo de pvc de uns 20cm acho, vc faz a quantidade de furos paras os cabos de velas que vc tem.. 4 ou 6. Passa os cabos e silicone nos furos que fez. :D
Depois é só tampar. :D
Segue a foto pra vc ver uma ideia.
[]'s
Eugênio
...cabos de velas que vc tem.. 4 ou 6...
Só uma correçãozinha... 5 ou 7...
Esqueçeu do cabo da bobina Monge? :roll: :roll: :P
[s]
...cabos de velas que vc tem.. 4 ou 6...
Só uma correçãozinha... 5 ou 7...
Esqueçeu do cabo da bobina Monge? :roll: :roll: :P
[s]
Fala Gente.... :D
Marcelo, leia de novo. :D
Eu disse VELAS, não citei bobina hora nenhuma... ehehehehehe :D
Subvulgando que quem fosse ler e vendo a foto veria o cabo da bobina saindo sozinho na parte superior. :D :D :D
Blz? :D
[]'s
Eugênio
Monge,
É que você disse pra fazer 4 ou 6 furos, então na sua receita escrita está faltando um furo :wink: (subjulgando que a pessoa não olhasse a foto :twisted: ).
Blz?? :lol: :lol:
[s] dando um jeito de implicar com o Monge, :twisted: :twisted:
Fabiano-SL
25/05/2004, 19:49
olá amigos!
Me disseram que a tal "panela de pressão" que vendem aqui no sul, para isolar o distribuidor é uma FRIA!! Alguém aqui do forúm tem? podia dar seu depoimento?
sei de um cara aqui no sul, que trabalha só com jeep, que utiliza algo muito interessante para vedar o distribuidor de sua viatura: GRAXA !! o cara bezunta TODO o distribuidor de graxa, sendo que segundo ele, já rebocou muito jeep de dentro da agua com a tal panela de pressão... GRAXA E AGUA NÃO SE MISTURAM....
Eu dei uma olhada no jeep do cara,´fica FEIO o distribuidor, mas ele disse que funciona, sendo uma solução barata... cada trilha ele dá uma retocada da GRAXA do distribuidor...
alguém aí já utilizou graxa para vedar o distribuidor?? comentários?
[]´s
LuizCabral
25/05/2004, 23:48
Amigo, da uma olhada no site www.offroadacessorios.com.br. Eles fabricam a conhecida "panela de pressão", que é uma solução eficiente. Estou comprando e depois posso te dar uma opinião.
Rapaz, o cara desse site tah roubando demais, ele quer quase 200,00 numa peça de fibra (eu acredito) essa peça devia ser uns 30,00.
:? :? :?
DougBRSP
26/05/2004, 09:06
Pelo que já conversei com o dono da Garra4x4 que tem uma instalada no jeep deles e também vende a dita, panela de pressão funciona bem, mas ele não recomenda a instalação de uma em jeep sem ignição eletrônica com distribuidor convencional, pois se vc tiver que trocar o platinado ou vc faz uma "cirurgia" quase impossível utilizando pinças ou desmonta o conjunto inteiro, panela + distribuidor, troca o platinado e monta de novo.
fabiano.adami
26/05/2004, 13:30
Já ouvi falar em isolar o distribuidor com graxa sim é uma tal de graxa molicote, mas como nosso amigo disse deve ficar um negocio mei esquisito, mas se funcionar e for barato que mal tem?
Fabiano
CJ-5 1974
(Touche)
Fala Gente.... :D
Então veda com silicone só e pronto.. funciona também e depois de seco não vira meleca e nem sai só com agua. :D
[]'s
Eugênio
[quote="LuizCabral"...
Rapaz, o cara desse site tah roubando demais, ele quer quase 200,00 numa peça de fibra (eu acredito) essa peça devia ser uns 30,00.
:? :? :?[/quote]
Concordo
Mas se vc pensar que aquele esquema de tubos de pvc sai mais do que isso... :?
E não é de fibra é de lata. Mas já vem prontinho é só tirar o distribuidor, coloca-lo dentro e parafusar denovo. 8)
Quanto a graxa, nos motores GM não funcionaria, pois entra água pelo espaço para o eixo do avanço, sem falar que o simples resfriamento do distribuidor já é sulficiente pra condensar a umidade lá dentro e dar pane. Vc abre o distribuidor e ele tá sequinho, mas o motor não funciona. :?
Panela de pressão, caseira ou industrial, é bem melhor. Mas na verdade depende do bol$o e habilidade de cada um.
:wink: []'s
EduardoLang
26/05/2004, 17:54
Fugger,
Essa de tubo de PVC só fica no preço de R$ 200,00 se os tubos forem de OUROC ! ! ! ! :shock: :shock:
Acho que vc tá ficando doidão ! ! :roll: :P :P ! !
he he he he
brincadeirinha heim?????
Putz :shock:
Me expressei mal. Tava falando dos 30 pila que acho ser um valor aceitável. :P
Acho que foi a cola de tubo de PVC :roll: :lol: :shock:
[]'s
Giuseppe
27/05/2004, 08:07
Alguém saberia informar se aquela mangueira na tampa de cima é apenas para o respiro?
Creio que deveria ter alguma comunicação com o exterior para que quando a água entrasse em contato com essa panela de pressão (deve estar quente devido ao motor) não condensasse a umidade interior e atrapalhasse.
Abs
Giuseppe,
Sim!! Se não me engano, aquela mangueira é um respiro direcionado para dentro da cabine. :roll: Se não tiver, não resolve nada em água. Acontece exatamente o que você falou. :wink:
[s] respirados,
Mauro B.
29/05/2004, 18:17
Me disseram que a tal "panela de pressão" que vendem aqui no sul, para isolar o distribuidor é uma FRIA!!
Uma fria é quanto o cara NÃo tem panela !
o cara bezunta TODO o distribuidor de graxa, sendo que segundo ele, já rebocou muito jeep de dentro da agua com a tal panela de pressão... GRAXA E AGUA NÃO SE MISTURAM....
Blearghhh !!! :lol: Pode até funcionar, mas não tão bem e tbm não tão durável quanto a panela de pressão, que é definitiva. E tbm não disperdiça um pote de graxa lubrificante...a cada trilha.
Uma penela de pressão (tanto da off-road quanto as feita em casa) se instaladas com silicone na base do distribuidor e em outros possíveis lugares de entrada de água fica imbatível! Agora, se o cara instalar a seco...daí não é problema da panela....é do cara!
Não custa isso não. A panela da Off-road Acessórios custa RS110....e já acho cara!
mas ele não recomenda a instalação de uma em jeep sem ignição eletrônica com distribuidor convencional, pois se vc tiver que trocar o platinado ou vc faz uma "cirurgia" quase impossível utilizando pinças ou desmonta o conjunto inteiro, panela + distribuidor, troca o platinado e monta de novo.
Realmente, se instalado como vem fica um parto. Mas esse é o típico exemplo em que podemos usar nossa capacidade jipeira do "se vira". Explico: fiz um pequeno furinho na lateral do corpo do meu distribuidor, perto de onde fixa-se a tampa. Esse furinho dá exatamente no parafusinho do platinado. Daí, quando quero retirar ou colocar o platinado, apenas insiro no furinho uma pequena chave de fenda e retiro facilmente o platinado. Para não andar com o distribuidor com um furinho na lateral, podendo entar sujeira e água, coloquei uma tampinha de borracha, barbada de tirar e colocar! :P Pode ser feito a mesma coisa com a penela: faça um furo na lateral dela que coincida com o do distribuidor e coloque uma tampinha de borrracha, apartada. Então, quando quiseres mexer no platidado, apenas retira a tampinha, mete (ops!) a chave de venda e seja feliz !!! :wink: É isso que pretendo fazer quando fizer minha penela ! :P
E não é de fibra é de lata.
É de fibra sim. Até onde sei, as de lata só foram as primeiras a serem fabricadas.
[]'s
Fabiano-SL
29/05/2004, 19:39
Uma fria é quanto o cara NÃo tem panela
Primeira pessoa que vi defender este dispositivo... :shock:
Olha o anúncio da loja:
Acessórios em FIBRA
PANELA PRESSÃO
Blindagem para distribuidor
Modelo: Opala 4 cil, Opala 6 Cil, Willys 6 cil e Maverick
R$ 110,00
http://www.offroadacessorios.com.br/pics/din/040126071109545489.jpg
Realmente, se instalado como vem fica um parto. Mas esse é o típico exemplo em que podemos usar nossa capacidade jipeira do "se vira". Explico: fiz um pequeno furinho na lateral do corpo do meu distribuidor, perto de onde fixa-se a tampa. Esse furinho dá exatamente no parafusinho do platinado. Daí, quando quero retirar ou colocar o platinado, apenas insiro no furinho uma pequena chave de fenda e retiro facilmente o platinado. Para não andar com o distribuidor com um furinho na lateral, podendo entar sujeira e água, coloquei uma tampinha de borracha, barbada de tirar e colocar! Pode ser feito a mesma coisa com a penela: faça um furo na lateral dela que coincida com o do distribuidor e coloque uma tampinha de borrracha, apartada. Então, quando quiseres mexer no platidado, apenas retira a tampinha, mete (ops!) a chave de venda e seja feliz !!! É isso que pretendo fazer quando fizer minha penela !
Acho que é isso que o pessoal aqui fala (FRIA) comprar uma peça ($$cara$$) pra ter que ficar adptando pra funcionar decentemente...é dose :?
[]'s sem panela, sem graxa
LuizCabral
29/05/2004, 19:42
Putz :shock:
Me expressei mal. Tava falando dos 30 pila que acho ser um valor aceitável. :P
Acho que foi a cola de tubo de PVC :roll: :lol: :shock:
[]'s
:lol: :lol:
Ah, tah. Pensei que tres pedaços de cano PVC eram 200,00. hehehe.
Mas falando sério, o de pvc faza o mesmo efeito e nem se compara o preço ne...
Mauro B.
29/05/2004, 22:36
Uma fria é quanto o cara NÃo tem panela
Primeira pessoa que vi defender este dispositivo... :shock:
(...)
Acho que é isso que o pessoal aqui fala (FRIA) comprar uma peça ($$cara$$) pra ter que ficar adptando pra funcionar decentemente...é dose :?
[]'s sem panela, sem graxa
Olha, só precisa de panela quem mergulha o distribuidor na água. Se não mergulha, não precisa! :D Agora, quem pretende mergulhar, sinto muito, tem grandes chances de precisar instalar uma panela. :wink: Eu particularmente farei uma de PVC, pelo preço e por gostar de eu mesmo de fazer as coisas... :P
Tens umas "manhas" para fazer a penela ficar 100%. Tem o lance do silicone e tbm dois parafusinhos na parte de baixo do distribuidor, para fixar bem a panela. Se vc notar na foto da penela de R$110, irá notar que além do furo para passar o distribuidor, há um rasgo junto a ele. Ele serve para encaixar na saliência que tem no distribuidor original. é bem por volta desse buraco e rasgo que vc deve aplicar silicone logo antes de encaixar o distribuidor. Depois disso, aplicar mais silicone por fora (para garantir) e aí é só colocar os dois parafusinhos que citei e terminar a instalação. Isso serve tanto para a panela comecial quanto para a de PVC. Fica 100% ! :D ...
Ah, esqueci de dizer: nessa panela de R$110, há uns tubinhos de cobre para passar os cabos, correto. Pois bem, nesses caninhos vc encaixa uma mangueitinha transparente que vai até a chupeta das velas, que de preferência será de moto. O cabo de vela, em sí, passa por dentro de tudo isso que falei agora! :wink:
Eu já ví Rural com panela feita de pote de mel, aqueles de 5kg... :shock:
Continuo achando que a panela foi a melhor coisa que inventaram para isolar o distribuidor do jeep... :wink:
[]'s de quem já cansou de ver jipes com panelas...
Fabiano-SL
30/05/2004, 16:51
fala mauro e pessoal!
Tb acho que para quem quer "mergulhar" precisa de algo para vedar o distribuidor...o problema é que os dispositivos vendidos por aí são $$salgados$$ Tb gosto de fazer "adaptações" ao meu alcance...até pq não disponho de $$$ p/ mecânicos....
Quando tu começar a fazer sua panela, coloca um passo a passo aqui no forúm... medidas, material, etc... acredito que se cada um contribuir com uma idéia, se pode fazer algo BARATO e FUNCIONAL... acho que o snorkel já se comentou aqui no fórum...
Legal é que sempre se tentou um carro anfíbio...não é de hoje que o pessoal tenta mergulhar o jeep (veja nas fotos) a diferença é que vc podia morrer com um tiro de fuzil nas trilhas... :shock:
Meu próximo jeep ou Rural f75 será "anfíbio"...
Pergunta1: qual o cabo de vela de moto (usado pq veda mais?) pode ser colocado no willys 4c original? o que se sugere? pretendo colocar a bobina para dentro do jeep, embaixo no painel...logo preciso o cabo até a bobina maior....
Pergunta2: quando a água chega ao distribuidor, o motor de partida, alternador e possivelmente a élice já estarao submersos... pode haver problema com estes periféricos submersos? ah! me falaram que se entrar com o motor quente na águá pode trincar o bloco..procede?
[]'s longe da submerção (por enquanto...)
Em resposta ao Fabiano ... Sim qdo vc entra com o Cj na água, várias outras coisas podem dar "pau", não necessariamente o distribuidor, já me aconteceu de entrar na água com o meu e o hélice entortar (era o de ferro) com a resistencia da água e como se não bastasse ela raspou no radiador e furou a colmeia (Durepoxi sempre junto), mas consegui resolver. Outra coisa que fica submerso é o motor de arranque e alternador, que se não entrarem em curto e ai fud... mesmo, no mínimo depois de algum tempo os rolamentos acabam "chiando" e a solução é morrer com R$80,00 pra recondiciona-los . O platô e disco tb sofrem com a sujeira de barro e água, o disco de fricção enferruja, colando no platô que só desgruda desmontando a cx. seca, um belo trampo pra quem conhece e um mecânico cobra no mínimo 100 pila, pois é praticamente necessário tirar todos os parafusos do motor que prende na cx seca, e com a ajuda de um macaco hidráulico levanta-lo um pouco e tirar o platô e disco, que devem ser fervidos em óleo velho de posto para soltar-se ... mas quem já o fez sabe, atravessar um rio e ver seu CJ do outro lado da margem sem parar é animal, e quem tá no rio é pre se molhar ... Abraço a todos.
Fabiano, acabei me esquecendo, os "cachimbos de vela são da moto XL 250, XLX250 e XLX350, eles são de borracha e uma vez colocados não deixam entrar mais água no contato da vela com o "cachimo", o que ocasionaria fuga de faíscas e perda de corrente. Quanto ao bloco do motor trincar isso pode ocorrer sim , mas só se ele estiver mto quente, tipo logo após vc ter encarrado um subidão em 1ª , traçado e reduzido e mergulhar na travessia de um rio, riacho ... a parte mais bx do motor é onde fica o óleo, no cárter, ou seja é a parte mais fria do motor, e a mais quente é onde ocorre a combustão e exaustão do mesmo, ai sim pode trincar o coletor de escape, o bloco ... se for um riachinho raso não dá nada. Não se esqueça de verificar tb os respiros dos diferenciais e cx de redução, pode não parecer importante, mas veja o preço deles e qto custa um respirinho .... Boas trilhas
Fabiano-SL
30/05/2004, 22:30
Faleu xandão!
[]'s
Mauro B.
01/06/2004, 14:36
Oi Fabiando!!! :D
Legal é que sempre se tentou um carro anfíbio...não é de hoje que o pessoal tenta mergulhar o jeep (veja nas fotos) a diferença é que vc podia morrer com um tiro de fuzil nas trilhas... :shock:
Já ví fotos dessas proesas feitas pelas jipes de guerra com graxa no distribuidor...não disse que não funciona, mas estou falando do melhor método, que ao meu ver é a penela! :wink:
Sobre a ventoinha sob a água, realmente é perigo. Acho que o bom mesmo é dáquelas acionadas por cebolinha, que pode ser elétrica ou por embreagem eletromagnética, que desativam ao entrar em contato com a água. No mais, o Xandão já respondeu as outras perguntas! :P
Ah, pode deixar, quando eu fizer descrevo o passo-a-passo, e com fotos, de preferêcia. O problema é que agora tô com outras prioridades pra fazer antes, portando pode demorar.... :cry:
[]'s
para se usar esses cachimbos de moto seria necessario usar cabos diretos(ñ resistivos) ?? se sim, como ficam as interferencias no radio?
trabalho com uma marca chamada THV de cabos de velas, são realmente muito bons e existem para qualquer jipe :wink:
THV 19-3238 6814 os cabos são vermelhos, mais grossos que o normal e a chupetas são de boracha macia que veda muito bem na agua, eles são supressivos e se a fabrica não tiver de algum jipe especifico (importado , adaptado, fora de serie...) eles fazem sob encomenda, e o preço é dez :wink:
p.peleje
06/10/2004, 13:50
Galera,
Mesmo sem a autorização do nosso amigo Alexandre, dêm uma olhada na foto do distribuidor dele e façam os seus comentários.
[]s
Peleje
Galera,
Mesmo sem a autorização do nosso amigo Alexandre, dêm uma olhada na foto do distribuidor dele e façam os seus comentários.
[]s
Peleje
Heeee... Pelego.... vc e o alexandre como sempre um caso de amor eterno...
[]´s Postando pra acompanhar o tópico...
andretomasi
06/10/2004, 19:47
..Mesmo sem a autorização do nosso amigo Alexandre..
Comentários no Moderados :wink:
Moderados (http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=63212#63212)
[ ]´s
Sobre a ventoinha sob a água, realmente é perigo.
Travessias em que o motor fica completamente submerso o mais garantido é retirar a correia, mas uma forma de minimizar os riscos é deixar a correia ligeiramente frouxa, ajustando a tensão da dita de tal forma que não fique patinando quando o alternador/dinamo estiver fornecendo carga e/ou quando o motor estiver bem acelerado.
Abraços,
Ouvi alguém falar que dá pra engembrar um distribuidor blindado com cabos e bobima blindados de uma lancha... não sei qual... sei que o troço era importado.
Flávio Lopes
23/02/2005, 23:27
People, desculpe chegar me metendo na conversa, mas pelo tópico, to achando que a panela de pressão caseira é mais negócio.
[]´s já pensando no projeto da panela caseira.
cristiano
24/02/2005, 08:16
Eu cliquei hoje lá em "Acessórios em fibra" e não listou nenhum produto... mas na donatti4x4 também tem, mas só do 6 cc... e do OHC, já viu alguma panela pronta para esse ?
Sérgio Góz
24/02/2005, 10:39
Srs,
Nesta foto do Jeep do Alexandre foi colocado um extensor no distribuidor :?:
É isso mesmo :?:
O meu utiliza o motor original 6cc, onde eu encontraria uma peça dessas?
Sai caro????
Acho mais uma boa coisa para se fazer para minimizar os efeitos da água.
neste formato podemos descer com os cabos colocando um copo com a boca para baixo.
A água não sobe por diferença de pressão, além de que para ela chegar á vc precisa de cobrir quase o carro todo.
Além de que com este formato faz-se a vedação somente num lado. A parte de cima é completamente vedada.
caso se queira colocar o suspiro ele tb sairia por baixo.
Fica mais bonito e tão pratico e eficiente quanto!!!
GustavoMM
24/02/2005, 14:03
Srs,
Massa de calafetar não seria uma solução um pouco mais prática??? Talves não seja a melhor solução para que deseja um jeep anfíbeo, mas evita que a viatura morra ao passar em um possa um pouco mais funda.
bom , vo dizer o q eu to usando aki , aki no trabalho , usamos um produto q repele agua , usamos em chaves gerais , etc , ele aquenta ate 3 mil volts, bom , eu experimentei isso no distrubuidor , etc , borrifei por dentro dele tb etc , ate agora n tive probelmas nenhum , a unica coisa q eu faço e antes de pegar trilha ou algo do genero , dou outra borrifada . se o negocio serve pra coisas ate 3mil volts , acho q segura o distribuidor na boa .
Flávio Lopes
24/02/2005, 16:18
Santoro, a informação é bem legal !!!!
Que produto é este que você utiliza ???
[]'s
Massa de calafetar não seria uma solução um pouco mais prática??? Talves não seja a melhor solução para que deseja um jeep anfíbeo, mas evita que a viatura morra ao passar em um possa um pouco mais funda.
Sérgio Góz
01/03/2005, 12:43
Nesta foto do Jeep do Alexandre foi colocado um extensor no distribuidor
É isso mesmo
Sai caro????
Srs,
Alguém sabe informar a respeito da pergunta??? :(
Valeu
Alexandre Vaz Ferreira
01/03/2005, 15:32
Nesta foto do Jeep do Alexandre foi colocado um extensor no distribuidor
É isso mesmo
Sai caro????
Srs,
Alguém sabe informar a respeito da pergunta??? :(
Valeu
Serve eu :lol:
1 - Sim
2 - Não sei, pois o meu jeep já veio com essa gambiarra. "Esse distribuidor suspenso é feito com o que existe de mais moderno em tecnologia de ponta...
Baita mentira hein
É uma baita gambiarra feito com um eixo com uma cruzeta dentro que levanta o distribuidor.
Não sei quem fez, já comprei o Jeep com este esquema, por enquanto tá legal, facilita na hora de regular a b@s%a do platinado, mas se der galho não vou tentar arrumar.
Já havia perguntado sobre isto há muito tempo aqui no fórum.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=136&start=0 "
Um abração
Sérgio Góz
02/03/2005, 09:02
Grande Alexandre!!!!
Não havia feito a pergunta direto pra vc pq no txt só estava o 1º nome, seria um pouco dificil saber quem era exatamente.
Muito interessante este extensor no distribuidor. O funcionamento do motor é não perde em nada, certo?
Em caso de afirmativo irei procurar algum Dr Pardal para implementar :!:
No tópico q vc citou teve um comentário de que não faz diferença. Eu discordo pq com esta modificação fica muito mais fácil isolar o distribuidor. Na posição original qq água na pista respinga direto nele, subindo isso diminui.
Valeu pela resposta :!: :!: :!:
No tópico q vc citou teve um comentário de que não faz diferença. Eu discordo pq com esta modificação fica muito mais fácil isolar o distribuidor. Na posição original qq água na pista respinga direto nele, subindo isso diminui.
A coisa não é bem assim. Distribuidor mais alto ou mais baixo não faz muita diferença porque o problema não é tanto com a água em estado liquido (que só entra no distribuidor se o dito ficar praticamente submerso) e sim com a condensação da umidade que já está dentro do distribuidor ou com o vapor gerado pelo contato da água com o motor e agregados.
Como a condensação (ou o vapor) acontece por causa da mudança brusca de temperatura de nada adianta deslocar o distribuidor já que todo o espaço que está sob o capô será afetado.
Agora, se o interesse é facilitar a instalação de panela de pressão pode até ser que exista alguma vantagem, mas é bom lembrar que a extensão ter que ser muito bem feita caso contrário o peso do conjunto + aumento da distância + vibração pode detonar o distribuidor em pouco tempo.
Abraços,
Sérgio, Eu conheço um cara que fez esse distribuidor extendido... esta no fórum e o nome dele é CRW, mande uma MP pra ele. Ele sabe o que é preciso fazer... :wink:
Sérgio, Eu conheço um cara que fez esse distribuidor extendido... esta no fórum e o nome dele é CRW, mande uma MP pra ele. Ele sabe o que é preciso fazer...
se o Sérgio for fazer o prolongador seria legal tirar fotos e fazer tipo um esquema passo a passo :wink: , ai o resto da galera pode tirar suas conclusões e/ou fazer igual.... :lol:
Rapaziada,
Muito interessante esse assunto :roll: eu andei tendo um problema com isso no Mammoth :evil: e a galera pegava no meu pé pq tinhamos que para por alguns minutos para secar o conjunto :( . Dai resolvi atacar o problema :evil:
Eu tinha uma trilha e não tive tempo de isolar o distribuidor com luva (acho muito mais prático) então pensei em passar uma graxa náutica, eu simplismente espalhei a graxa com o dedo sem "melecar" passei também na borda com o distribuidor fechado e na capa dos cabos e resolveu o problema :D . O teste foi na volta de Caraguá pela Estrada da Petrobrás com muita chuva e chegando em Sampa entrei literalmente num lago que se formou numa ponte, pra terem uma idéia o vapor foi tanto que prejudicou a visibilidade pois o para-brisas embaçou por inteiro.
é isso :wink:
[]
Flávio Lopes
09/03/2005, 20:33
Polvora, amanhã quero mais informações sobre esta experiência e a manobra com a graxa.
Sem melecar deve ficar legal.
[]'s
Flávio Lopes,
Isso foi um paliativo dos mais chumbregas, mas funcionou :shock: no caso de passar dentro da capa do distribuidor tem que ser só um pouquinho e espalhar, deu resultado, mesmo com o vapor o motor não apagou.
[]
Achei legal a idéia da graxa náutica. Não tinha pensado nisso e também concordo que por dentro muito pouco ou nada. :D
No caso do BichoGrilo, eu isolei com silicone. Ficou excelente. Liguei a viatura e fiquei com a mangueira sobre o distribuidor molhando bem. Nao contente fiz o mesmo por 5 minutos também com WAP. Não molhou nada. :P E se por algum motivo tiver que abrir a tampa, é só passar um pouco de novo e pronto.
Optei por isso pois também fui atrás de panela de pressão e essas coisas. Tem soluções baratas. Só o silicone que tem que ser o que aguenta alta temperatura, como o que passam hoje nos cabeçotes. :idea:
Abraço.
_Jefferson_
10/03/2005, 01:30
Coloquei uma camara de ar de moto, caiu como uma luva e é bom por entrar bem apertado e fica muito bom.
Você tira o distribuidor (6 cc) e coloca o pedaço da camera de ar deixando uma sobra... dobre a sobra para tras e coloque a tampa no distribuidor.. aí vc puxa o restante da câmara até a base do distribuidor. Os cabos da parte de cima da camara, eu enrolei meio tubo de fita isolante.. ehehe ... sou meio exagerado... Antes meu jeep tinha pavor de água até de lama razinha... mas, agora, passo até mesmo dentro de igarapés.
Iria colocar uma luva, mas felizmente não achei e tive de pensar em outra coisa, ficou muito melhor que luva, a borracha é mais grossa e resiste ao calor.
Valeu
Jefferson_RO,
Legal essa solução :D vou testar isso. A da graxa é mais pra lugares rasos ou aquela chuva forte, não ser pra mergulhar o menino.
[]
Opas, qual a especificação do silicone de alta temperatura?
andretomasi
10/03/2005, 14:47
Daniel, procura pelo silicone vermelho, pra altas temperaturas, se não me engano o melhor é da 3M, em auto-peças eles sabem qual é.
[ ]´s agora com acentos de novo :lol:
Bom, fiz o meu isolamento colocando silicone na tampa do distribuidor, nos cabos de vela que chegam nele e na bobina, coloquei um respiro para o ar com uma mangueira que vai até debaixo do painel... depois disso nunca tive problema com água.
não mergulhei meu jeep em nenhuma profundidade que cobrisse o paralama, mas cobrindo pneu(265/75/16) não deu falha nenhuma.
Lembre também de vedar o conector na ignição, se tiver ou colocar ela dentro do jeep.
Abraços siliconados
Coloquei a Bobina pra dentro do jeep, ao lado pedaleira, o qe não foi muit fácil foi achar um cabo 8 mm pra tod o comprimento, mas achei no NEKA, em Tramandaí. O silicone vermelho é usado, inclusive, para fazer formas para pequenas peças fundidas.
cristiano
22/03/2005, 08:12
com o cabo muito comprido não é perigoso perder corrente ?
Báh tchê, não sei... Acho que sim... Boa pergunta.
com o cabo muito comprido não é perigoso perder corrente ?
na verdade, não.
tem alguns carros que tem cabos de velas originais de quase um metro.
falow
André-4WD
06/10/2005, 10:15
tem alguns carros que tem cabos de velas originais de quase um metro.
Tatão:
Gostaria de saber qual é a especificação desse cabo. Estou colcoando a bobina p/ dentro da cabine na rural e o maior cabo que encontrei agora foi o da linha VW a ar, que tem uns 80 cm no max. Tenho um motor opala 6ccinstalado na viatura e o cabo atual tem 40 cm. Precisaria um maior, no minimo 90 cm...
obrigado,
andre
Tatão:
Gostaria de saber qual é a especificação desse cabo. Estou colcoando a bobina p/ dentro da cabine na rural e o maior cabo que encontrei agora foi o da linha VW a ar, que tem uns 80 cm no max. Tenho um motor opala 6ccinstalado na viatura e o cabo atual tem 40 cm. Precisaria um maior, no minimo 90 cm...
Já tem destes cabos pra vender em metro !! depois você mesmo faz os cachimbos !! Só tome cuidado pra fazer certo e bem isoladas as pontas !
Abraços,
André-4WD
06/10/2005, 20:31
Hj de tarde fui atrás e descobri que moro num fim de mundo. O cabo até encontrei por metro. Porém apenas do cabo comum ( não o supressivo que é o jogo que tenho na viatura).
Além do mais, os conectores nao tem... :parede: :parede:
Indo e vindo, acabei comprando o cabo do Gol ar mesmo e vou ver se ajeito para dar. Senão a dor de cabeça será grande!
Sds,
Andre
a minha bobina esta no lugar original, presa no paralama, e nunca tive problemas com água nela. td bem que coloquei silicone na chupeta :shock: :shock: do cabo.
alí água nao entra.
Precisa mesmo colocar ela para dentro!????
... td bem que coloquei silicone na chupeta do cabo.
Existe borracha de silicone que no processo de cura (secagem) gera um gás que oxida o cobre. Se for deste tipo, baubau proteção.
Prá evitar coisa do tipo e manter a facilidade na manutenção é só instalar o bobina na vertical, com os terminais para baixo. Assim evita-se o acúmulo de água dentro do terminal de alta tensão e a dita fica tão protegida quanto.
Abraços,
Usei o silica transparente.
Bom, nao, passei ele por dentro do cabo. coloquei o cabo na bobina e por fora apliquei o silica.
Não sei se oxidou pq nunca mais abrí(fazem uns 8 meses) e até agora está redondo. inclusive o distribuidor. Com várias trilhas e elagados no curriculo de la' pra cá.
Já ouviu falar no experimento do "gato de Schrödinger"?
É por ai... :lol:
Abraços,
Nunca ouví falar, mas lendo o texto abaixo entendí do que se trata. hehe
Valeu!
O Gato de Schrödinger é uma experiência mental inventada por Erwin Schrödinger que procura ilustrar a incompleta teoria da mecânica quântica do sistema macroscópico ao sub atômico.
O gato é colocado numa caixa selada. No interior da caixa existe um dispositivo que contém um núcleo radioativo e um frasco de gás venenoso. Quando o núcleo decai, emite uma partícula que acciona o dispositivo, que parte o frasco e mata o gato. De acordo com a mecânica quântica, o núcleo é descrito como uma mistura de "núcleo decaído" e "núcleo de não decaído". No entanto, quando a caixa é aberta o experimentador vê só um "gato morto/núcleo decaído" ou um "núcleo não decaído/gato vivo." A questão é a de saber quando é que o sistema deixa de ser uma mistura de estados e se torna num ou noutro? O objetivo da experiência é ilustrar que a mecânica quântica é incompleta se não existirem regras que descrevam quando é que a função de onda colapsa e o gato se torna morto ou vivo em vez de uma mistura de ambos.
Ao contrário da convicção popular, Schrödinger não pretendia mostrar que existem gatos mortos/vivos; o que ele queria mostrar é que a mecânica quântica é uma teoria incompleta.
Segundo a interpretação de Copenhaga, um sistema deixa de ser uma mistura de estados e passa a ser um único estado quando se dá uma observação. Esta experiência ilustra que não é claro qual é o momento exato da observação. Poder-se-ia argumentar a posição absurda de que enquanto a caixa está fechada, o sistema é uma sobreposição de estados "gato morto/núcleo decaído" e "gato vivo/núcleo não decaído" e só quando a caixa é aberta e se dá uma observação é que a função de onda colapsa num dos dois estados. Isto é absurdo, e intuitivamente pensar-se-ia que a "observação" se dá quando uma partícula do núcleo bate no detetor. No entanto (e isto é a ideia crucial da experiência), nao há qualquer regra para escolher entre as duas hipóteses, e a mecânica quântica é incompleta sem explicações para a existência de tais regras.
Segundo a interpretação dos universos paralelos de Everett, ambos os estados persistem. Quando um observador abre a caixa, ele torna-se um tanto emaranhado com o gato, então o observador declara o correspondente ao que vê, se o gato está vivo ou morto sendo que cada um não pode ter nenhum interação com o outro.
Curiosamente, estas ideias têm algum interesse prático, já que podem ser aplicadas à criptografia quântica. É possível enviar através de uma fibra ótica, luz que é uma mistura de estados. Se for possível colocar um aparelho no meio do cabo que intercepte a transmissão e a retransmita, seria possível observar que a luz colapse num dos estados. Através de uma análise estatística realizada na outra extremidade do cabo, é possível determinar se a luz foi interceptada e retransmitida ou não. Isto permite o desenvolvimento de sistemas de comunicação que não podem ser detectados sem que isso seja observado. Esta experiência (perfeitamente realizável) também ilustra que a "observação" em mecânica quântica não tem nada a ver com consciência, já que uma detecção perfeitamente inconsciente também afetará o sinal de foma detectável.
Texto do projecto pt.wikipedia
André-4WD
07/10/2005, 08:23
Sempre ouvi falar que a coifa da bobina do Fiat 147 dá uma boa proteção para a bobina.
Pensando no que foi dito, de repente associando a posição da bobina ( para baixo + coifa) já um otimo resultado sem ter que mexer demais.
Qto ao silicone, são todos silicones prejudiciais ao cobre?? O que eu sabia que teria um silicone do tipo X que seria o adequado para isolar terminais eletricos.
Alguem tem experiencia no uso dos cachimbo de vela da XL. É tao bom qto dizem? Existe algum inconveniente?
Sds,
Andre
O Gato de Schrödinger é uma experiência mental inventada por Erwin Schrödinger que procura ilustrar a incompleta teoria da mecânica quântica do sistema macroscópico ao sub atômico.
AHHHHHHHH............!!!!!!!!!!!!!!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Sem falar do resto !!!!!!!!!!!!
Vamos ao que interessa .....................
- Acredito não ser necessário colocar a bobina para dentro da viatura !!! A minha está fixada originalmente no para-lamas !!
* Instale os conectoes e cabo para baixo, evita o acumulo de água.
* Aplique silicone em abundância nos conectores.
* Coloque o cabo da bobina e aplique silicone nas pastes externas, evite silicone na parte interna !!!
* Utilize silicone para altas temperaturas (3M)
* O Fiat 147 tem um protetor de bobina original, coloque tambem é super útil !!
- Pode ter a certeza de que não vai ter problemas !!!
Abraços,
AE !!!
DEixa eu colocar minha receitinha que está funcionando a 6meses embaixo de muita agua...
- Bobina e modulo da ignicao dentro da viatura;
- Camos do Chevette (dois jogos pq uso o BF)
- Tampa do distribuidor fechada com silicone por toda a tampa;
Ake na Regiao do ABC existem trilhas com muita agua e ate agora está 100%, nem lava rapido consegue molhar o distribuidor...
[]'s secos
Vinicius_4x4
07/10/2005, 11:36
Eu sempre utilizei a bobina e o módulo pelo lado de dentro da parede corta fogo! E já utilizei dois tipos de sistemas para vedar o distribuidor.
O primeiro sistema utilizado foi o da luva (aquelas de borrachas que se utiliza para lavar a louça com água quente), este sistema se mostrou super bom. Pois foi muito fácil de instalá-lo e fiz a minha primeira trilha com muita água em palmares do sul no ano passado (quem conhece sabe do que que eu to falando :lol: ). Muitos jipes que estavam sem vedação nenhuma ficavam no meio do caminho e tinham que abri o dito cujo para secar.
O segundo, e que me acompanhou até a última trilha antes do início da reforma do jipe, foi o realizado com o cano. Como eu tava com o BF utilizei duas tampas e mais um cano. Numa das tampas o cara fixa em baixo da "cabeça" do distribuidor, a outra o cara faz 7 furos (no meu caso) e passa os cabos. Eu ainda fiz um furo no cano para servir de respiro e neste coloquei aquelas mangueiras de gasolina com uma espéci de parafuso, porém com um furo no centro, e levei esta mangueira pra dentro da cabine. Eu ainda tinha os respiros dos diferenciais e caixas que iam pra dentro da cabine também.
[]´s
Eu ainda tinha os respiros dos diferenciais e caixas que iam pra dentro da cabine também.
:putz: :putz: :putz: :putz: :putz: :putz: :putz:
Evitem fazer isto também !!!!!!! Melhor colocar os respiros dos diferenciais e caixa pra fora !!!! os meus são alojados na parede-corta-fogo atráz da bateria !!!!!!!
O óleo dos diferenciais enalam um odor "não muito agradável" (cheiro de me#$&da) !! :putz: :lol: :putz: :lol:
Abraços,
Edinhodalight
07/10/2005, 14:57
E ai Fabiano gostei da nova verção do seu jeep , parabens .
Gostei da idéia do tubo de pvc , ficou jóia .
Eu usei no meu jeep uma luva de borracha isolante , usadas em serviços de rede elétrica e funcionava bem , porem eu ultilizava fita de autofusão para fechar os furos dos cabos e a base do distribuidor .
faustoangelini
07/10/2005, 17:55
Continuando o assunto do isolamento do distribuidor: também uso a solução da luva, mas o que atrapalha é quando preciso mexer no cachimbo ou algo parecido.
Independente disto instalei do lado do distribuidor uma aleta de latão que tem a função de pelo menos desviar a agua que tende a vir pela frente e espirrada pela ventoinha. Já fiz alguns testes e parece que ajudou (pelo menos não atrapalhou :lol: ).
Se der tempo amanhã tiro umas fotos e mando...
Outro dia também vi uma proteção plastica que veste o distribuidor. Ainda vou procurar por ela para ver se vale a pena pois não concordo com a panela de pressão (da muito trabalho desmontar no meio da lama!)
Até...
a respeito de colocar a bobina dentro da viatura, acho util, pois se evita um provavel choque termico, sempre prejudicial :concordo:
De que forma o choque térmico danifica uma bobina de ignição?
Entre a carcaça e o enrolamento não existe óleo refrigerante que numa situação do tipo atuaria como um "amortecedor" ao choque térmico?
E mesmo que não houvesse tal óleo, como é o caso das bobinas "plásticas", contração ou expansão repentina de um fio de cobre causa ruptura do mesmo?
Fosse assim, não poderia chover sobre a fiação que passa na rua onde mora. :wink:
De resto, bobina foi feita prá funcionar dentro do cofre, MESMO QUE MOLHADA, e se isso não acontece é porque a dita não presta ou está com DEFEITO NA ISOLAÇÃO. Em casos do tipo, colocar a dita dentro do carro não faz o menor sentido pois além de não trazer nenhum benefício - pelo contrário - aumenta a chance de danos em algum equipamento eletrônico e até choques nos usuários.
Abraços,
faustoangelini
09/10/2005, 09:41
All, segue as fotos de que falei sobre a aleta que coloquei em meu jeep...
faustoangelini
09/10/2005, 09:42
faustoangelini
09/10/2005, 09:43
bobina foi feita prá funcionar dentro do cofre,
Tanto é verdade que em alguns veículos mais antigos ela era fixada (originalmente) com o bloco do motor.
Lucas Nassif
28/01/2007, 17:02
...coloquei um respiro para o ar com uma mangueira que vai até debaixo do painel... depois disso nunca tive problema com água.
Tavio_g, como q vc fez esse respiro? Poderia me explicar detalhes??
ABssssssssss
akio nishikawa
24/12/2007, 09:36
Pelo que já conversei com o dono da Garra4x4 que tem uma instalada no jeep deles e também vende a dita, panela de pressão funciona bem, mas ele não recomenda a instalação de uma em jeep sem ignição eletrônica com distribuidor convencional, pois se vc tiver que trocar o platinado ou vc faz uma "cirurgia" quase impossível utilizando pinças ou desmonta o conjunto inteiro, panela + distribuidor, troca o platinado e monta de novo.
Alguem aki ja ouviu falar do alongamento do eixo do distribuidor, elevando-o para tirar do nivel critico da agua? Um amigo meu disse que ja viu um desses. Se der certo, gostaria de fazer na minha F-75. Sera que alguem pode ajudar?
akio nishikawa
26/12/2007, 11:10
Hi, ninguem?
Akio.
1° lugar: Calma campeão!!!!! Vc acha que alguém vai te responder sobre jipe em pleno Natal!!!! O pessoal que mais é saber de comer peru e encher o caneco de vinho, depois falamos de jipe. Hehehehehe.
Bom, voltando ao assunto. Já vi pra vender aqui em Curitiba e já vi este prolongador em uma F-75 com motor BF-161 também. Não sei se é bom ou se funciona porque, na época, não tinha tanto interesse em isolar o distribuidor (as oportunidades passam e a gente não vê, isso é uma bost...). Só acho que ele sozinho não vai ajudar em muita coisa. Pense comigo!!
Por que isolamos o distribuidor? Por que se aquela porcaria molhar por dentro, não transmite corrente para as velas e não ocorre faísca, comprometendo o funcionamento do motor.
O grande problema, e não sei se todos concordam comigo, é a condensação da água diluida no ar que está dentro do distribuidor.
Funciona +/- assim: Motor ligado gera calor, muito calor. Ai o distribuidor fica quente e o ar que está dentro dele tbm. Quando passamos em alagados ou até mesmo em uma grande poça d'água, essa água molha o distribuidor por fora e, mesmo que ele esteja hermeticamente fechado (hermeticamente fechado = não entra nem pensamento no bagulho), vai ocorrer um rápido resfriamento da carcaça do distribuidor e o fenomeno (não é o Ronaldinho) de condensação da água ocorre dentro do distribuidor, ou seja, a água que está diluida no ar presente dentro do distribuidor se condensa e se acumula nas paredes, prejudicando o funcionamento de mesmo. Logo, não basta erguer o distribuidor tem que vedar o bicho a ponto de ficar igual a uma panela de pressão, se vc só erguer ele, a única diferença é que, se vc quiser dar uma de Titanic, o distribuidor não vai ficar submerso.
Obs.: Isso é o que eu acho, posso ter falado alguma ou muita besteira mas, já vi Rural ficar com água até o capô do motor e continuar funcionando por uns 20 minutos sem nenhum problema até sair do atoleiro e com o distribuidor original, apenas muito bem vedado com Kilos de silicone.
Abraço.
akio nishikawa
26/12/2007, 22:39
Valeu LAMA!:palmas:
Ops... Prefiro uma leitoinha!! :dance:
O "causo" eh que preciso resolver o problema do isolamento o quanto antes, pois o esses dias de festa de natal e ano novo sao os poucos que podemos folgar e passear um cadinho de jeep....
Entendi sobre a condensaçao dos gazes, vapores, etc, mas na minha opiniao, quanto mais lonje da agua ficar o distribuidor, melhor. Ja ouvi sobre panelas de pressao, luvas de latex, silicone, entre outras engenhocas, todas com suas vantagens e desvantagens. Fiquei curioso sobre esse prolongador, pois nao dificultaria o acesso ao interior do distribuidor, e caso ficasse umido devido a condensaçao , seria bem mais facil seca-lo ou regular platinados, etc. No campo, as coisas dificultam, e pra resolve-las, quanto mais pratico e eficiente melhor, quanto menos cirugias, melhor.Mas valeu mesmo pela atençao. Um grande abraço e feliz 2008 pra vc. e toda familia.....!:lol::lol::lol::concordo::concordo:
fabiano carraro
27/12/2007, 00:35
:parede:AKIO,segue uma linha um pouco mais eficaz ,aq na oficina ja fiz isto umas 2 x ,e posso te dizer que resolveu 50%,pro problema da condensaçao,os "SUZUKI" vem de fabrica com um furinho na tampa e os distribuidores sao lá em cima seguindo esta ideia,+ afogam do mesmo jeito quando tem muita agua,agora um dos problemas que surge quando aumentamos o eixo do distribuidor é que ele desbalanceia e em pouco tempo o eixo começa a comer a carcaça ai ç vç tentar fazer um suporte começa a virar uma gambi dos infernos e o troço acaba mais incomodando do que funcionando e,tem que ser "motor gm",senao nao adianta ,por que os distribuidores dos willis sao meio deitados em relaçao ao bloco,ai vç só consegue alongar um pouco entao de nada adianta!!!!!!,O esquema do "LAMA" ate que ta meio certo,agora o que faz bastante diferença mesmo é aquela capinha trasparente que a "FES",fabrica e tem pra vender em boas lojas de 4x4,sao simples e evitam que a agua acerte o distribuidor alterando a temperatura bruscamente,e condensando,mas ç quiser atravessar agua com "mais de metro" ai é melhor instalar um sistema que um cara copiou da FIAT,e ta vendendo no mercado livre,o nome do sistema original é DIGIPLEX,o do carinha nao lembro,mas aparentemente funciona e bem ,só tem que deixar o cara amadurecer a ideia,ai sim da pra pagar os R$500,00 que ele pede,a nesta historia de vedar distribuidor ,acho melhor "vedar/alongar" tambem as entradas dos eixos e do cambio/reduzida, pois ta bem carinho fazer eles de volta e uma das causas tem sido,principalmente por causa de rolamentos "enferrujados".:concordo:
Existem vários tópicos aqui no forum que tratam sobre este assunto, o que eu achei mais eficáz é uma dica onde se deve dar um banho de óleo desingripante na parte interna do distribuidor e, após ter colocado um platinado novo e regulado tudo direitinho, socar silicone em todas as possiveis entradas de água, inclusive nos soquetes dos cabos de vela. O desingripante é pra não deixar a água condensada ficar na tampa, que é onde tudo acontece.
Fiz isso no meu e estou estudando um jeito de fazer uma proteção extra pro pneu não espirar água diretamente no distribuidor. Ai, quando passar em alguma poça, a água não chega no distribuidor e quando entrar em algum alagado onde o distribuidor fique próximo ou de baixo d'água, não dá problema. Já postei em algum destes tópicos que o distribuidor do BF-161 (Wapsa) tem duas entradas de ar na parte inferior do corpo metálico, ali também deve ser vadado, senão, entra água do mesmo jeito.
Dica: Se toda esta vedação não der conta do recado e o motor falhar por causa de distribuidor molhado, uma solução simples é retirar a tampa do distribuidor e lavar a parte interna com um pouco de gasolina, ai é só esperar a gasolina evaporar e montar tudo de novo. Só procure fazer isso bem longe do motor que, com certeza, vai estar quente e existe o risco de incendio.
Abraço.
fabiano carraro
28/12/2007, 00:49
esquenta com calor nao lama ,pode jogar gasosa ate no escape fervendo que nao incendeia:cool:,agora nao deixe o carburador do willis transbordar em cima do distribuidor que incendeia na hora,devido a faisca quando vai ç ligar o carro!!!!!!!!!o problema é saber ç o carburador ta transbordando,mas uma dica :ç o motor anda afogando muito, cuidado pois escorre pelo pé da borboleta com muita facilidade e cai em cima do dito cujo,ai BUM:mrgreen:
Marcelo.CJ5
31/10/2011, 15:10
E ae pessoal, bão demais?
Mais alguém já usou graxa e ficou bom???
olá amigos!
Me disseram que a tal "panela de pressão" que vendem aqui no sul, para isolar o distribuidor é uma FRIA!! Alguém aqui do forúm tem? podia dar seu depoimento?
sei de um cara aqui no sul, que trabalha só com jeep, que utiliza algo muito interessante para vedar o distribuidor de sua viatura: GRAXA !! o cara bezunta TODO o distribuidor de graxa, sendo que segundo ele, já rebocou muito jeep de dentro da agua com a tal panela de pressão... GRAXA E AGUA NÃO SE MISTURAM....
Eu dei uma olhada no jeep do cara,´fica FEIO o distribuidor, mas ele disse que funciona, sendo uma solução barata... cada trilha ele dá uma retocada da GRAXA do distribuidor...
alguém aí já utilizou graxa para vedar o distribuidor?? comentários?
[]´s
Marcelo.CJ5
31/10/2011, 15:16
Akio.
1° lugar: Calma campeão!!!!! Vc acha que alguém vai te responder sobre jipe em pleno Natal!!!! O pessoal que mais é saber de comer peru e encher o caneco de vinho, depois falamos de jipe. Hehehehehe.
Bom, voltando ao assunto. Já vi pra vender aqui em Curitiba e já vi este prolongador em uma F-75 com motor BF-161 também. Não sei se é bom ou se funciona porque, na época, não tinha tanto interesse em isolar o distribuidor (as oportunidades passam e a gente não vê, isso é uma bost...). Só acho que ele sozinho não vai ajudar em muita coisa. Pense comigo!!
Por que isolamos o distribuidor? Por que se aquela porcaria molhar por dentro, não transmite corrente para as velas e não ocorre faísca, comprometendo o funcionamento do motor.
O grande problema, e não sei se todos concordam comigo, é a condensação da água diluida no ar que está dentro do distribuidor.
Funciona +/- assim: Motor ligado gera calor, muito calor. Ai o distribuidor fica quente e o ar que está dentro dele tbm. Quando passamos em alagados ou até mesmo em uma grande poça d'água, essa água molha o distribuidor por fora e, mesmo que ele esteja hermeticamente fechado (hermeticamente fechado = não entra nem pensamento no bagulho), vai ocorrer um rápido resfriamento da carcaça do distribuidor e o fenomeno (não é o Ronaldinho) de condensação da água ocorre dentro do distribuidor, ou seja, a água que está diluida no ar presente dentro do distribuidor se condensa e se acumula nas paredes, prejudicando o funcionamento de mesmo. Logo, não basta erguer o distribuidor tem que vedar o bicho a ponto de ficar igual a uma panela de pressão, se vc só erguer ele, a única diferença é que, se vc quiser dar uma de Titanic, o distribuidor não vai ficar submerso.
Obs.: Isso é o que eu acho, posso ter falado alguma ou muita besteira mas, já vi Rural ficar com água até o capô do motor e continuar funcionando por uns 20 minutos sem nenhum problema até sair do atoleiro e com o distribuidor original, apenas muito bem vedado com Kilos de silicone.
Abraço.
Falou tudo mesmo.
Então o melhor é dar um banho de desingripante antes de vedar o conjunto, certo?
Lucas Nassif
31/10/2011, 15:20
Na época do Cascãozão (que Deus o tenha! :putz: ) eu vedava o distribuidor com silicone. Porém antes de fechar a tampa eu jogava desengripante do lado de dentro, para quando o ar condensasse, não formasse gotas de água (senão falha do mesmo jeito).
Ao invés do desengripante, pode ser usado uma camada fina de graxa, etc...
Na época foi o melhor custoXbenefício que encontrei.
[]`s
Marcelo.CJ5
31/10/2011, 15:27
Boa fi, brigadu.
Vou fazer o teste e volto com a resenha!!!!
Na época do Cascãozão (que Deus o tenha! :putz: ) eu vedava o distribuidor com silicone. Porém antes de fechar a tampa eu jogava desengripante do lado de dentro, para quando o ar condensasse, não formasse gotas de água (senão falha do mesmo jeito).
Ao invés do desengripante, pode ser usado uma camada fina de graxa, etc...
Na época foi o melhor custoXbenefício que encontrei.
[]`s
Lucas Nassif
31/10/2011, 16:36
Boa fi, brigadu.
Vou fazer o teste e volto com a resenha!!!!
Agiliza aí que pelo que tô vendo, dia 19 nós vamos pegar água p/ kct!!! :violao:
gpolachini
31/10/2011, 17:45
Rapaziada, o meu eu fiz um sistema que nunca me deixou na mão.
No distribuidor você tira a tampa e joga wd 40, facha a tampa com silicone, passa silicone nos cabos de vela e Pronto.
Na bobina eu coloquei um saquinho daqueles de frango assado, amarrei bem e está pronto, não vai ser por agua que vai ficar parado.
Não esquece de colocar os respiros do carter, dos diferenciais, do cambio e a verta de oleo, pois se entrar agua nesses lugares tambem vai zuar o jeep.
georgevalle
01/11/2011, 07:49
No meu alem de fazer uma camada genrosa de silicone em volta da tampa do distribuidor fiz um furinho na tampa e coloquei uma mangueirinha servindo como respiro do distribuidor isolei bem todas as aberturas do corpo do distribuidor e colei a tampa com silicone alem de mudar a bobina de ignição e a caixinha para dentro da viatura, acabou a sindrome do cascão.
Marcelo.CJ5
01/11/2011, 11:54
Rapaziada, o meu eu fiz um sistema que nunca me deixou na mão.
No distribuidor você tira a tampa e joga wd 40, facha a tampa com silicone, passa silicone nos cabos de vela e Pronto.
Na bobina eu coloquei um saquinho daqueles de frango assado, amarrei bem e está pronto, não vai ser por agua que vai ficar parado.
Não esquece de colocar os respiros do carter, dos diferenciais, do cambio e a verta de oleo, pois se entrar agua nesses lugares tambem vai zuar o jeep.
Boa também!
Valeu!!!
NayCordeiro
26/01/2012, 15:16
Falando em maneiras de proteger o distribuidor, depois de tentar várias outras, passei a usar um pedaço de camara de ar, um gargalo, duas abraçadeiras e um pedaço de mangueira. Abri a tampa, vesti o distribuidor com a camara e a prendi ao cano extensor com a abraçadeira. Passei todos os cabos de vela pelo gargalo, junto com a mangueira antiresfriamento e a mangueira do avanço, selando tudo com silicone. O próximo passo foi fechar o distribuidor (já dentro da camara de ar) e fecha-la utilizando a outra abraçadeira no gargalo.
Vale dizer que furei a tampa do distribuidor e fixei a mangueira respiro com cola quente antes. Depois de montado ela vai para dentro do jipe por um pequeno furo na parede corta-fogo.
Seguem fotos. Opcao pratica, barata e funcional demais. Nunca parei por agua.
329720329721329722
calhiandro
26/01/2012, 17:35
Nay cordeiro, você conseguiu resolver os problemas de partida de seu carro? Pelo jeito continuo com o ohc ford né mesmo?
Grande abraço
william_1966
23/03/2016, 21:52
Pessoal, comprei aquela "panela" vendida no gama4x4 pra usar no meu wapsa original. Alguém utiliza? pode mandar fotos? Ultimamente tive muitos problemas com poças mesmo, dele apagar e ter que esperar secar, por isso resolvi comprar essa "panela". Será uma boa escolha? Uso no dia-a-dia!
William,
Colocamos essa panela em um Jeep, mas, com muita incistencia do cliente, deu um trabalho do cão para vedar ele, e um mês depois tiramos tudo e injetamos o Jeep que passou a usar toda fônica.
Tenta eliminar logo o distribuidor.
Abraço!
Kako
squinzani
24/03/2016, 09:13
Pessoal, comprei aquela "panela" vendida no gama4x4 pra usar no meu wapsa original. Alguém utiliza? pode mandar fotos? Ultimamente tive muitos problemas com poças mesmo, dele apagar e ter que esperar secar, por isso resolvi comprar essa "panela". Será uma boa escolha? Uso no dia-a-dia!
o que te falar? hehe... ja me falaram um monte pra usar panela, sempre achei ruim.. ainda mais que tem que ficar desmontando os cabos..
o que fiz?
comprei um WD-40, tirei a tampa e passei WD-40 por dentro da tampa toda e joguei no distribuidor e rotor também
montei tudo, fui pra agua e não tive problemas.. passei em tanto barro que correu agua com barro no distribuidor, o WD-40 é repelente de agua, só não da pra mergulhar o jeep.. andar com o distribuidor de baixo de agua.. mas pra poças e alagados que não cubram o distribuidor, vai tranquilo.. dura uns 2.. 3 meses.. ai tira e passa de novo...
vi que ficou bom, então resolvi melhorar...
passei mais WD-40 de novo e ai coloquei silicone de alta temperatura em todos os cabos de vela na tampa do distribuidor e também da tampa para o distribuidor, deixei só um furinho na parte de baixo da tampa sem colocar silicone, caso entre agua ela tem como sair... mas só com wd40, já fica filé... não falha nada.. não precisa esperar o wd40 secar, legal levar para trilha... passa ele e ja monta e da partida :D
melhor coisa que fiz no distribuidor... nunca mais falhou, e olha que qdo pego agua tudo no cofre fica escorrendo agua e barro!!!
gostei tanto que passei até nas velas e montei os cabos :D falhas por agua, faz tempo que não tenho no meu bf161....
agora só curtir.. só não transformar o jeep num submarino que irá dar conta com WD-40
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/525420-isolamento-do-distribuidor-wd40.jpg
Seguem alguns usos:
1) Protege prata de ficar preta.
2) Remove piche e asfalto da pintura do carro.
3) Limpa e lubrifica cordas de guitarra.
4) Dá um brilho ao piso como se tivesse sido recém encerado, sem deixá-lo escorregadio.
5) Repele moscas de vacas.
6) Limpa e restaura quadros-negros.
7) Remove manchas de batom.
8) Desengripa zíperes.
9) Desembaraça correntes e bijuterias.
10) Remove manchas de pias de inox.
11) Remove sujeira e gordura de grelhas e churrasqueiras.
12) Evita que vasos de cerâmica se oxidem.
13) Remove manchas de tomate de roupas.
14) Limpa manchas de portas de box de banheiro.
15) Disfarça riscos e arranhões de pisos de cerâmica e mármore.
16) Mantém tesouras em bom funcionamento.
17) Lubrifica dobradiças barulhentas em carros e em casa.
18) Remove marcas de sola de sapato do piso da cozinha. Não estraga o piso e a remoção é fácil.
19) Restos de insetos estragam a pintura do carro se não forem removidos logo. Use WD-40!
20) Serve para lubrificar escorregadores no playground para se escorregar mais rápido.
21) Lubrifica a transmissão e controles em cortadores de grama.
22) Elimina rangidos e barulhos de balanços.
23) Lubrifica os trilhos da janela para ficarem mais fáceis de abrir.
24) Aplicado na haste do guarda chuva facilita abrir e fechar.
25) Restaura e limpa painéis e superfícies de couro em carros, bem como para choques plásticos.
26) Restaura e limpa bagageiros de veículos.
27) Lubrifica e elimina ruídos em ventiladores elétricos.
28) Lubrifica rodas e catracas em triciclos e bicicletas.
29) Lubrifica correias em lavadoras e secadores e evita ruídos.
30) Protege serras e serrotes contra ferrugem.
31) Remove gordura de fornos.
32) Evita que espelhos de banheiros fiquem embaçados.
33) Lubrifica próteses.
34) Repelente de pombos (eles odeiam o cheiro).
35) Remove restos de duct tape.
36) Algumas pessoas aplicam nas mãos, braços e joelhos para aliviar dores de artrite.
nesse site tem mais de 2000 aplicações para ele: http://wd40.com/files/wd40-2000.pdf
william_1966
24/03/2016, 21:42
Obrigado a todos pelas respostas!
Então, não vou eliminar o distribuidor agora, pois vou colocar um 350 V8 daqui um tempo, então não quero gastar muito com o BF agora, mas como uso no dia-a-dia, é chato andar na chuva com ele e ele em constantes "apagões"... Comprei a bendita panela, vamos esperar chegar :)
PS: Vou tacar wd40 nele kk
Sydney66
26/03/2016, 20:02
Boa noite. Os jeep com motor BF possuíam uma proteção em chapa na lateral do motor, do lado do distribuidor, justamente para protege-lo da água e lama. Por isso acho estranho que qualquer chuvinha deixe você preocupado. O seu jeep tem essa chapa ou está sem, neste caso explicaria o caso e sua colocação ajudaria muito na capacidade do seu jeep de resistir a alagados.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525589&stc=1
EduardoSR
30/03/2016, 20:30
Pessoal,
Vocês já viram / conhecem este vídeo:
Waterproof jeep tactics WWIIhttps://www.youtube.com/watch?v=jYl0xeagzdw
É o que eles faziam com os veículos militares na Segunda Guerra para deixá-los a prova d`água...
Ah... O exemplo é com um Jeep..
;-)
Ed
william_1966
05/04/2016, 16:41
Então, o meu tem a chapa kkkk
Ps: A Gama 4x4 ainda nem enviou meu pedido, e uso meu Jeep no dia-a-dia... desde 22/3 esperando as peças com ele desmontado :/
Mano,
Aproveita e cancela o pedido, ou troca por outra coisa, passa WD, para usar no dia a dia é perda de tempo e dinheiro essa panela.
Abraço
squinzani
06/04/2016, 08:08
Mano,
Aproveita e cancela o pedido, ou troca por outra coisa, passa WD, para usar no dia a dia é perda de tempo e dinheiro essa panela.
Abraço
isso mesmo, exatamente como citei acima.
cara hj em entro em locais que lava o motor inteiro com lama.. chego em casa quase tem mais lama no motor do que por fora do jeep... e nunca mais falhou por causa de umidade no distribuidor.. WD40 é top!
william_1966
13/04/2016, 15:16
Pessoal, quem instalou a panela no BF, teve que mudar alguma coisa na vareta de óleo? aquele troço cabe ali com a vareta original?
Não tenho certeza, mas esse troço foi feito para os motores de opala, no 4c é bem ruim de colocar
william_1966
14/04/2016, 20:14
Então, na gama parece que fala que foi feito pro bf, e com dist. wapsa, pq tem vários modelos lá... Só sei que esse negócio de distribuidor me deixou nervoso esse mês todo, vontade tacar fogo nessa desgraça...
gpolachini
14/04/2016, 23:26
Nesse video da segunda guerra, o que era essa massa que eles colocavam ? Parece massa de modelar.
Kkkk,
O que colocamos em um GM151, foi parar no meio da rua, literalmente, de tanta raiva que deu desse troço! Kkk