PDA

Ver Versão Completa : Capacidade de Reboque e Ponto de Ancoragem nos Engesas



haundrich
24/05/2004, 19:57
Pessoal

Eu tinha um jeep willys 66, 3 marchas, 6 canecos, um sarro.
Quando precisava rebocar algo mais pesado, amarrava a corrente no feixe de molas, ali perto do jumelo e vamu embora sem dó..

E no engesa? Ancoragem somente no chassis? e qual a capacidade, com freios e sem freios? E as buchas?

[ ]'s - Sem manual... ou .. sem LPM
Flávio

Eduardo Velo
25/05/2004, 09:54
Fala Flavio , tudo bem ??
Camarada , o Engesa é um pouco mais pesado que o CJ , por isso ele as x depende de um outro Engesa pra sair da Encrenca , ou muita paciência de um CJ5 .
A ancoragem é sempre no Chassi , tem um olhal na dianteira lado dir. soldado ao chassi e na traseira um parafusado junto com o parachoque (pode colocar gancho G) , pode puxar por aí que não tem problema .
Essa , da capacidade com ou sem freio vou ficar devendo . não entendi , o que vc quer saber das buchas ???

[]s...

Valdir
25/05/2004, 11:33
Pessoal

Eu tinha um jeep willys 66, 3 marchas, 6 canecos, um sarro.
Quando precisava rebocar algo mais pesado, amarrava a corrente no feixe de molas, ali perto do jumelo e vamu embora sem dó..

E no engesa? Ancoragem somente no chassis? e qual a capacidade, com freios e sem freios? E as buchas?

[ ]'s - Sem manual... ou .. sem LPM
Flávio

E no engesa? Ancoragem somente no chassis? e qual a capacidade, com freios e sem freios? E as buchas?

Mandei fazer dois Para-choques em chapa de aço carbono de 3/16.
E coloquei :- 4 pontos de ancoragem marca Ensimec; (2 na frente e 2 atras) e um Gancho “G” marca Ensimec modelo militar na traseira.
Capacidade ? não sei, mas já puxei uma porrada de coisa
Travei o Engesa e serviu de ponto de ancoragem para land 110
Ainda não senti a necessidade de ponto de ancoragem nas laterais
Abraço e qualquer coisa... grita !!

haundrich
25/05/2004, 11:36
Fala Flavio , tudo bem ??
Camarada , o Engesa é um pouco mais pesado que o CJ , por isso ele as x depende de um outro Engesa pra sair da Encrenca , ou muita paciência de um CJ5 .
A ancoragem é sempre no Chassi , tem um olhal na dianteira lado dir. soldado ao chassi e na traseira um parafusado junto com o parachoque (pode colocar gancho G) , pode puxar por aí que não tem problema .
Essa , da capacidade com ou sem freio vou ficar devendo . não entendi , o que vc quer saber das buchas ???

[]s...

ôpa, Eduardão, tudo ok.

Formulei mal minha pergunta. Mas vou pegar o engesa rebocando outro de seu exemplo como "gancho" da minha pergunta:

Imagine vc rebocando outro carro. Vc começa tracionar, a tendência do eixo diferencial é ir para frente. Só que o chassis está sendo puxado para trás por causa do reboque. Então acaba sobrando para esmagar as buchas.

" - Até quantos kilos posso rebocar pelo ponto de ancoragem original dos engesas, sem massacrar as buchas da barra longitudinal?"

E se eu estiver rebocando uma carretinha, ou trailler, até quantos quilos para reboques com freio e até quantos quilos para reboque sem freio, sem danificar nossas preciosas buchas?

[ ]'s - Sem manual ou... com problema de LPM...
Flávio

Eduardo Velo
30/05/2004, 14:39
Po Flavio , vc só faz pergunta complicada , vou ter que consultar os universitários , hehehe ...
Bom a capacidade de carga do Engesa pelo Manual é de 500 kg , mas não fala se o reboque tem freio ou não ...
O esforço da puxada é dividida pelas 4 buchas dos braços longitudinais no eixo dif. e nas 2 buchas presas á carroceria (uma de cada lado ) portanto temos 6 buchas suportando o impacto , se traçar temos 12 buchas , mas em estrada normalmente só usa traseira . Como não tem nada a respeito disso no Manual , vamos ter que por os neuronios pra trabalhar , se as buchas estiverem com minimo de jogo vai pro s... rapidinho , o jeito é manter as buchas em observação e trocar por mais resistentes caso va utilizar reboque por muito tempo , pelo menos é o que eu faria ...

[]s tentando ajudar ...

haundrich
31/05/2004, 09:57
Po Flavio , vc só faz pergunta complicada , vou ter que consultar os universitários , hehehe ...
Bom a capacidade de carga do Engesa pelo Manual é de 500 kg , mas não fala se o reboque tem freio ou não ...
O esforço da puxada é dividida pelas 4 buchas dos braços longitudinais no eixo dif. e nas 2 buchas presas á carroceria (uma de cada lado ) portanto temos 6 buchas suportando o impacto , se traçar temos 12 buchas , mas em estrada normalmente só usa traseira . Como não tem nada a respeito disso no Manual , vamos ter que por os neuronios pra trabalhar , se as buchas estiverem com minimo de jogo vai pro s... rapidinho , o jeito é manter as buchas em observação e trocar por mais resistentes caso va utilizar reboque por muito tempo , pelo menos é o que eu faria ...

[]s tentando ajudar ...

he he he he eu só complico... putz...ainda mais escrevendo...

Na soma das buchas....Só devo raciocinar um pouco diferente..: A força é distribuida por quatro buchas do eixo (2 pares) em vez de dividir por 6. Aquela bucha da longitudinal que liga a barra ao chassis sofre a mesma força que as duas buchas ligadas ao eixo. Como se estivesse em série (a turma de elétrica e eletrônica deve adorar isso ...).

Logo, ou a soma da força de dois pares de buchas da longitudinal-eixo ou a força de duas buchas da longitudinal-chassis, a que der menor força, determinará a capacidade de reboque do engesa..

Isso deverá ir água abaixo para quem utiliza materiais diferentes (nylon, tecnil..) se o manual da Engesa tiver os dados de suas buchas originais (borracha).

Aqueles 500 kilos que vc descreveu... é capacidade de carga ou de reboque? tipo.. carregando uma metralhadora trocentos milímetros nas costas ou arrastando um canhãozinho-reboque, sem freios?

[ ]'s - só complicando....
Flávio

Eduardo Velo
31/05/2004, 10:16
Flavio , mesmo estando em série , acho que a divisão é por 6 , mas sempre vai ter um pra fusível né ...
No manual não fala se é arrastando ou carregando , mas já arrastei um Envesa com o Towbar e fui puxado por essa mesma Envesa por alguns km na Ayrton (falta de Diesel) , os 2 tem relativamente o mesmo peso , prox. de 2,5 ton. , então fica uma dúvida grande a respeito do reboque , lógico que ajudava ele nas descidas engatando uma 4º ou uma 3º e freando qdo precisava , por isso não sei se deixasse solto como seria o comportamento ...
Poderia avaliar empiricamente , puxando um Samuca ou Niva pra começar e observar o movimento nas buchas ...

[]s querendo saber onde isso vai chegar , agora fiquei curioso tbm , hehehe ...

haundrich
31/05/2004, 16:15
Turma

Acabei recebendo uma notícia de um site argentino, que fala das especificações do Marruá.

CAPACIDADE DE CARGA: 500Kg
CAPACIDADE DE REBOQUE: 500kg

Por causa das buchas, portanto, é bem pouquinho mesmo a capacidade de reboque dos engesas, se comparar com jipinho willys que chega ser usado para rebocar arado e até vagão de trem...

Isso quer dizer que se rebocarmos qualquer veículo de 900 kgs ou mais, estaremos f$#@dendo nossos engesas?

Flávio

NeRo
08/06/2004, 15:47
Por causa das buchas, portanto, é bem pouquinho mesmo a capacidade de reboque dos engesas, se comparar com jipinho willys que chega ser usado para rebocar arado e até vagão de trem...

Isso quer dizer que se rebocarmos qualquer veículo de 900 kgs ou mais, estaremos f$#@dendo nossos engesas?


Não encontrei os dados com a precisão que gostaria, mas o CJ3 foi projetado para 300kg de carga mais 500 de reboque.
Os carros podem até puxar mais, mas mais depender do quê e como. É sabido, um carro que puxa outro pela tow-bar ter que ser bem mais pesado que o puxado.
Puxar um arado deve exercer uma bela carga na estrutura, mas não estará correndo, não haverá peso sobre o outro em caso de uma parada brusca.

Acredito que o Engesa aguenta essa carga (900kg), desde que com muito cuidado e somente curtas distâncias. Afinal não está ultrapassando a capacidade máxima do veículo (500kg de carga mais 500kg de reboque).

haundrich
12/07/2004, 09:42
Folheando uns papiros, encontrei uma 4rodas que tinha o lançamento do Troller, motor de santana 2.0..
Capacidade de reboque: 1500 kgs..

vai entender agora...

Flávio

NeRo
12/07/2004, 19:34
Isso numa emergência é factível. Até mais! Duvido muito que qualquer jipe não possa rebocar um F3 até uma oficina numa emergência.

Mas, perdoe se eu estiver errado, quando se estipula a capacidade de reboque acredito que esteja sendo definido o peso máximo para qualquer velocidade e com segurança.

Imagina um Troller rebocando 1.500 quilos e parando de repente :shock:

[]s

Wallace
12/07/2004, 20:15
Existem vários valores.

Um é o valor vertical que pode ser colocado sobre o ponto de reboque... normalmente é algo baixo como uns 100 a 200 kg que ainda tem que ser incluído como carga ao calcular a da capacidade da mesma.

Isso normalmente tem a ver com a capacidade do ponto de fixação suportar a carga e de se fazer uma gangorra tirando o peso do outro extremo do veiculo

Outro é o valor de um reboque sem freios... ai normalmente é algo como 300 a 800 kg. Ai o limite é a capacidade do freio do veiculo e da capacidade do eixo traseiro ser arrastado lateralmente pelo reboque em curvas quando frear.

E por fim temos a capacidade total de reboque ou peso bruto de reboque... ai normalmente a algo acima das 2 toneladas podendo chegar a mais de 4 toneladas... só que fique atendo que isso é para a soma dos pesos do rebocador e do rebocado. Ai o limite é a capacidade da linha transmissão do veiculo.