Ver Versão Completa : cherokee sport a alcool???
marco ferrara
27/10/2007, 01:30
gostaria de perguntar aos amigos se algum de voçes já viram alguma cherokee a alcool? pergunto isso pois não tenho gas aonde moro e na gasolina devagar é dose , quais modificaçoes seriam nescessarias ? o modulo de ignição da sport é analogico ou digital? :pensativo::pensativo::pensativo:
Obrigado e é um prazer participar deste forum
gutoxj98
27/10/2007, 04:44
gostaria de perguntar aos amigos se algum de voçes já viram alguma cherokee a alcool? pergunto isso pois não tenho gas aonde moro e na gasolina devagar é dose , quais modificaçoes seriam nescessarias ? o modulo de ignição da sport é analogico ou digital? :pensativo::pensativo::pensativo:
logo logo o Sukis.....aparece por aqui e destrincha esse lance de analogico e digital !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
mas no alcool a bixona deve fazer uns 3 a 4 por litro !!!!!
primeiramente trocar bomba !!!!!
se quiser um trampo de prima.......fazer os bicos !!!!!
e vc sabe que o alcool corroe tudo........entao um dia vai ter que trocar TBI....regulador de pressao ....etc
abs
FredyXJ98
27/10/2007, 10:42
Marco, pelo pouco que conheço de mecânica posso te dizer que fica mais barato e econômico rodar na gasolina do que fazer alterações (gambis) para rodar no álcool que com certeza lhe darão sérios prejuízos à médio e longo prazo. Sabe como é, engenheiros passaram anos projetando o motor para um determinado combustível... Desculpe, mas esta é a minha opinião. Creio que ficará mais barato fazer uma manutenção preventiva (troca de cabos, velas, limpeza de bicos, filtros, óleos, etc) tornado-a mais econômica na gasolina do que encarar essas falsas promessas com o álcool. (Quando a esmola é demais o Santo "tem" que desconfiar)...
Abraço e boa escolha!
Eu sei q a do nosso estimado MC, teve um final foi catastrofico, o motor teve q ser refeito....depois por um bom tempo q eu saiba ninguem se arriscou com o alccol.....agora tem um amigo do RJ que comprou uma Wrangler e colocou dois módulos para motor de 4 cilindros, ja q quando ele fez não havia módulos para 6 cilindros......segundo ele esta uma beleza....só não sei por quanto tempo.....:pensativo:
Os motores das Cherokees são motores para gasolina, e gasolina da boa, não a porcaria q temos por aqui com 25% ou mais de alcool i otras cositas mass.......sendo assim imagino q proporcionalmente a compressão do motor em relação aos nacionais é maior.....pois os daqui são concebidos para a nossa gasolina e os das Cherokees não.......porém por se tratar de um motor 6 cil. ele anda e anda bem......;)
A vantagem da Cherokee é q o seu tanque de combustivel é de plástico, pelo menos as q vi até agora, mas os outros componentes não são fabricados para aguentar o alcool.....esse amigo da Wrangler teve q trocar por exemplo a bomba de combustivel......:cry:
Mas a coisa não vai parar por ai......a cabeça do pistão, os injetores, o marcador de combustivel q é junto com a bomba, sistema de escape, etc...não são feitos para suportar o alcool......portanto imagino q ao longo do tempo os problemas começaram a surgir.......:confused:
Obviamente eu tambem gostaria de economizar com combustivel, mas tenho sérias dúvidas, se isso realmente sera uma economia ou uma despesa extra junto com uma tremenda dor de cabeça........ :shock:
Marcelo Carvalhal
27/10/2007, 14:11
Eu sei q a do nosso estimado MC, teve um final foi catastrofico, o motor teve q ser refeito....:
:discordo:QUEM DISSE QUE EU FIZ UMA SANDISSE DESTAS....TA MALUCO..eu nunca faria uma coisa destas.
O que aconteceu foi uma pequena preparacao do motor.:twisted:.e outra pequena alteracao no modulo..:twisted:.ganhei uns CVs...um torque mais forte...mas...mas...fiz um buraco na cabeca de um cilindro..e gastei uns outros..:mrgreen:
O carro quando fritei o motor, tava com 220 mil KM....hoje em dia o motor ta com 42 mil KM.....:mrgreen:
marco ferrara
28/10/2007, 00:19
logo logo o Sukis.....aparece por aqui e destrincha esse lance de analogico e digital !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
mas no alcool a bixona deve fazer uns 3 a 4 por litro !!!!!
primeiramente trocar bomba !!!!!
se quiser um trampo de prima.......fazer os bicos !!!!!
e vc sabe que o alcool corroe tudo........entao um dia vai ter que trocar TBI....regulador de pressao ....etc
abs
Guto to rodando a 500km no alcool sem nenhuma falha ,fui enche o tanque e constatei que fez na estrada a 120 7km/l carro leve .
todos do forum me falaram que é robada mas acabei de trocar o regulador mopar e a bomba que adaptei da gm já é flex .
puxa vida será que vou me fuder a longo prazo ? conheço varias blazer e s10 com esse modulo e rodam ok já faz tempo e eram a gasosa ,
meu mecanico disse para por um aditivo no alcool a cada 3 tanques .
á proposito a minha cherokee é preta 97 sem abs não mnjava nada quando comprei a 2 anos , já troquei radiador , buchas em geral ,coxim do motor , bomba de gas etc é foda ,mas quando acelera esqueçe de tudo ,
se faz umas trilhas com asua? eu ainda não arrisquei , gosto de acelera no 4x4 na grama molhada é o maximo que fiz .
prazer até mais
marco ferrara
28/10/2007, 00:26
Fredy prazer
pxa vida roda redondo mas to encanado , meu mecanico assumiu o risco ,disse que não é a primeira que ele faz eu to em teste , como é facil de tirar o modulo e acabei de trocar o regulador e a bomba de gas vou rodar mas um pouco e falando a voces os resultados
Aí pessoal!!!
Tive uma S10 4.3 V6 no álcool por muito tempo.
Sei que o assunto é Cheroca, mais também é álcool.
O mecânico não mecheu no módulo, com 3reais, foi colocado um resistor de 2K150R no sensor que monitora a temperatura do ar que vai para a combustão e, um sensor de 64K no sensor de monitoramento da água do radiador (não tem nada relacionado com o painel).
Então, o motor "endende" que está frio e manda mais comb., fica bom, foram mais de 70.000k assim.
Quanto a bomba, já comprei a camionete com a mesma ruim, então colocou-se uma fora do tanque, pois a provavel manutenção seria mais fácil. Na época não tinha flex.
Essa é uma experiencia que tive e, estou compartilhando com todos.
Abraços.
Kim.
Guto,
Injetor quando original manda combustível micro-pulverizado e na forma de leque, e injetor arrombado (termo mais comum, que por sinal é o mais apropriado) manda combustível de qualquer jeito e na forma de esguicho.
Em motor turbo feito nas coxas, que gasta mais do que anda, qualquer coisa serve, mas se a idéia é eficiência ou economia nada como injetores "de fábrica" devidamente dimensionados, ou então apropriados para performance, mas como arrombar é mais barato...
Marco,
Nos EUA, ECU analógica já é coisa de museu, e aqui no Brasil "morreu" no tempo do Gol GTi.
nzardo,
Não sei o valor exato, mas a taxa deve ser algo em torno de 9~9,5:1, valor apropriado pra gasolina gringa mais barata e que equivale a nossa (também mais barata) em termos de capacidade antidetonante (apenas nisso).
Com taxa do tipo + demanda de combustível + avanço de ignição é possível rodar com álcool, mas apenas rodar. Não aposto um tostão furado que um carro importado com motor à gasolina funcione no álcool puro sem despesas inesperadas.
Kim,
Uma coisa é motor nacional (ou "nacionalizado") e outra bem distinta é motor importado, feito pra rodar com combustível e não com "combustível". :-)
De resto, com esta gambi você teve é muita sorte, porque ECU com enganação do tipo aumenta a vazão em valor muito abaixo do ideal para o álcool, resultando em mistura prá lá de pobre, o que implica em aumento da temperatura da câmara de combustão e suas consequências.
Gambi no motor é assim mesmo, uns tem sorte, outros não.
Quem tem sorte conta o milagre, quem tem azar normalmente fica quieto, e no geral fica a impressão de que vale a pena.
Sds,
Sukys
Oooo Sukys, na época não conhecia o fórum e suas benesses, pois se houvesse informações como tenho hoje, talvez não teria feito!
Eu fui na conversa do mecânico... ainda bem que meu santo estava de guarda!:mrgreen:
Abraços.
Kim.
marco ferrara
28/10/2007, 22:02
Sukis
Esclareça minha duvida tenho uma cherokee e instalei um modulo flex com partida a frio e uma bomba de gas flex já estou rodando a 1000km e o funcionamento está 95% tirando umas falhas quando esta frio ,viajo muito e na estrada fez 7,5 km/l pelo que vejo o alcool é um combustivel limpo comparado as gasolinas batizadas voce nunca sabe aondeabastecer quando viaja . Oque posso danificar no motor ? Vejo que o oleo do motor esta limpo apos 1000km !! diferente da gasolina . Estou escutando varias opinioes do forum e a maioria é negativa , não tenho a opçaõ do gas aonde moro e para min andar 150km para por gas é inviavel. se o alcool for prejudicial ao motor para quais peças ? O mecanico sugeriu colocar um aditivoa a cada 4 tanques, desculpe sou novo no forum e leigo no assunto mas desde já agradeço .
Sds
FredyXJ98
29/10/2007, 12:41
Fala Marco, tudo bem? Seja bem vido!
Também sou leigo, mas posso dizer que pelo que já ouvi falarem, o álcool é bem mais corrosivo que a gasolina (levando em conta uma não batizada). Sendo assim, todo o motor da Cherokee foi fabricado com materias resistentes aos componentes encontrados na gasolina (gringa, sem chumbo) ótima, bem melhor do que a melhor que encontrar no Brasil. Dessa forma, creio que todos os pontos onde este combustível estranho (levando em conta toda a eletrônica existente na XJ) transitar, seja do bocal do tanque até o escape em forma fumaça, serão afetados de alguma maneira negativa. Veja bem, como o Sukys (Expert Monster Fuck Master Extra Plus) em mecânica que temos a honra em enojá-lo com que escrevemos por aqui...(pelo menos para mim essa carapuça cai direitinho, pois sou leigo) mencionou, com outro combustível sem ser o original, tudo na motorização muda. Temperatura, tempo e forma de injeção, explosão e expulsão dos gases... Sendo assim só o fato da temperatura estar mais alta, já poderá ferrar juntas, etc... Sistema de escape será uma das primeiras coisas a abrir o bico... Não sei até que ponto o álcool poderia danificar as câmaras de combustão, válvulas, camisas, etc...
Bom, vou parar por aqui antes que o Sukys peça para o moderador me expulsar do fórum...rs
Abraço! A propósito, deixo mais uma vez bem claro, que esta é apenas minha opinião pessoal sobre um assunto que pouco entendo. Baseando-me apenas no que já li a respeito. :concordo:
Marcelo Carvalhal
29/10/2007, 12:47
:stop:
Galera...vcs parecem até que não moram no BRASIL.....
Vcs esqueceram que nossa COCOSOLINA, já tem ÁLCOOL e muito tempo...
Nossos motores já fazem milagre com o que usam, e vc ainda querem mais deles......fala sério.....:shock:
Leo - Beethoven
29/10/2007, 13:48
Marco,
Levantei essa lebre de usar álcool nas Cherokees em outro tópico justamente para debatermos esse assunto que está na moda aqui no Brasil em função dos preços dos combustíveis e pelo fato do álcool ser uma opção "viável" para aqueles que não possuem GNV a disposição.
A coisa não é tão simples assim....muita coisa deveria ser levada em consideração na susbstituição de gasolina para álcool em um motor.
Pelo que já pesquisei, esses módulos Flex só fazem mesmo é alterar o ponto de ignição dos motores, não monitoram a mistura/queima para corrigir o sistema automaticamente e apenas aumentam o período de injeção.
Se houvesse uma fórmula (equipamento) capaz de fazer a coisa da forma certa, eu seria o primeiro a usar, mas na atual situação em que é oferecido, acho que está muito longe do ideal.
Sem contar que na gasolina já usamos 25% de álcool anidro (sem água) e nas bombas de combustível de álcool ele é hidratado (com água) ou seja, o álcool é o combustível mais simples de adulteração pq é só o cara decidir abrir mais a torneira e pronto, vc terá álcool hiper-hidratado no seu tanque.
Junte isso a um Flex tabajara e a receita de mer... está feita.
Abs.
Marco,
Alteração de combustível é assunto pra mais de metro. Nada impede de numa emergência rodar até com absinto, mas se a idéia é fazer substituição pensando em médio ou longo prazo convém se precaver de possíveis complicações, além do que uma conversão bem feita tem que ser vista como investimento e não como despesa, e pra não ficar no genérico vou fazer uso das suas colocações.
"instalei um modulo flex"
Antes de mais nada, o nome é bonito, mas de flex estes módulos não tem nada, porque a única coisa que fazem é aumentar o tempo de injeção na base da porcentagem. Primeiro a ECU faz a leitura de "n" sensores, e em função desta leitura aplica polinômios, tabelas e o escambau, tudo isso levando em conta a gasolina como combustível, o que resulta no tempo de injeção e tempo de ignição para o próximo ciclo do motor. Daí aparece o módulo flex que simplesmente faz a leitura deste tempo e adiciona X% de acréscimo no tempo de injeção, onde X pode ser uma proporção fixa ou variável, ao gosto do freguês mas não ao gosto do motor, porque pra isso haveria a necessidade de monitorar "n" sensores, aplicar polinômios, tabelas e também o escambau, tendo o álcool como referência.
Tudo bem, desta forma o motor funciona e o refinamento da ECU manda lembranças, só que o álcool é um combustível com propriedades bem distintas da gasolina, onde capacidade energética por volume é apenas uma delas. A outra bem distinta é o tempo de queima, e sem a devida alteração no tempo de ignição, tanto a potência quanto economia e controle na emissão de poluentes também dizem adeus para o dono do carro, e nesta situação quem geralmente abre o bico é o catalisador (que de acordo com alguém aqui da lista e só de acordo com ele, pode ser substituído por uma "bananinha ôca" :-) ).
OK, queimar álcool com tempo de ignição pra gasolina não ocasiona danos imediatos ao motor, apenas pro bolso e pro nariz, mas os injetores de combustível são eleitos em função do tipo de combustível, onde a propriedade que interessa (neste caso) é a vazão, e aí a porca pode entortar o rabo, porque com o motor em alta carga (alto consumo) se os injetores originais estiverem próximos ao seu limite de vazão não terão como aumentar o débito em X% (onde X é algo em torno de 30%), o que resultará em mistura pobre, justamente na situação em que motor mais precisa de alimento. E mistura pobre em alta carga, além de diminuir a potência aumenta a temperatura da câmara, e aí quem pode mandar lembranças é o diabo, que poderá levar para o mármore do inferno o cabeçote, pistões, ou no mínimo a junta.
Quer "flexibilizar" o motor? Tudo bem, tenha certeza de que na píor das hipóteses os injetores não permanecerão abertos em mais de 80% do tempo (tempo por ciclo em relação à máxima RPM) e faça uso de algo que incremente proporcionalmente o tempo de injeção com a devida correção do avanço de ignição.
O mínimo tem que levar em conta estes três itens. O ideal tem que levar em conta também a taxa de compressão e o uso de componentes resistentes ao álcool.
"...o funcionamento está 95% tirando umas falhas quando esta frio..."
Percepção percebida :-) na base da subjetividade.
Se é para dar chute dou um chutaço de que, com apenas aumento do débido de combustível, comparado à gasolina o rendimento do motor está lá pelos 70%, se chegar a tanto. E o problema aqui não é tanto a perda de eficiência e sim o que acontece com o álcool mal queimado, dentro e fora do motor.
"...viajo muito e na estrada fez 7,5 km/l..."
Quase duas toneladas impulsionadas por motor beberrão... odômetro aferido? Controle apurado no momento do abastecimento? Sem exagero, pra levar em conta uma verificação sobre consumo haveria a necessidade de observar uns 10 itens, e mesmo assim em alguns milhares de quilometros percorridos, e quanto mais simples for a verificação maior a margem de erro.
"...pelo que vejo o alcool é um combustivel limpo..."
Até a semana passada eu pensava o mesmo sobre outro combustível: leite.
Rapaz, depois dessa de adicionar água oxigenada e soda caustica ao leite eu não duvido de mais nada, e não pense que excesso de água no álcool passa batido, porque não passa. Se o álcool já faz estrago justamente por possuir uma molécula de oxigênio, imagine o potencial de estrago quando diluído em água, que é um solvente universal.
Quando o assunto é álcool combustível, uma coisa que até hoje ainda não encontrei justificativa plausível é sobre o uso de álcool hidratado. Justificativa para o motor e não para os usineiros...
"Oque posso danificar no motor ?"
A resposta é simples: qualquer coisa que esteja entre o bocal de abastecimento e a boca do cano de escape são candidatos em potencial, e se o dano acontecerá ou não depende do grau de proteção ao álcool.
"Vejo que o oleo do motor esta limpo apos 1000km !! diferente da gasolina ."
Não deixa de ser uma vantagem, mas mesmo esta vantagem tem que ser observada com critério, porque o álcool (e eventual impureza miscível em álcool) não será miscível em óleo combustível. Coisa do tipo só é observada depois de algum tempo, via de regra na forma de borra acumulada em regiões do motor sujeitos à variação térmica, e uma das coisas que acentua a presença desta borra é a queima incompleta do álcool.
Mais uma vez, isso não acontece da noite pro dia e depende até da forma com que o carro é utilizado, mas que pode acontecer, isso pode.
"O mecanico sugeriu colocar um aditivo a a cada 4 tanques."
Que tipo de aditivo? Com que finalidade? Porque a cada 4 tanques e não a cada 3 ou 5?
Resposta pra isso deixo pro seu mecânico. :-)
Álcool não deixa de ser uma ótima opção para diminuir gastos em combustível, mas sem os devidos cuidados só existe a impressão de economia, e não a economia de fato.
Sds,
Sukys
marco ferrara
29/10/2007, 23:26
muito obrigado Sukis foi extremamente esclarecedor, agora sei dos riscos .
Marcelo Carvalhal
30/10/2007, 00:43
:shock::shock:
HOOOOOOO MESTRE SUKYS....
Suas respostas são como àgua para nossos desidratados minúsculos cérebros...obrigado.:oops:
Agora que vc tem muita educação e paciência ( mais que um monge ) o se tem...haaaa..tem..E VOCÊS POR FAVOR!!..V.T.C.B.D.B.:mrgreen: ( siglas dos velhos tempos...:mrgreen:)
Leo - Beethoven
30/10/2007, 09:54
Suas respostas são como àgua para nossos desidratados minúsculos cérebros...obrigado.:oops:
Tá vendo só....vc tira o sarro quando o Sukys pega no meu pé....dessa vez foi sua vez com o lance da bananinha....cuidado, vai que esse apelido pega e vc fica igual ao seu conterrãneo aí que ganhou o de cenorinha...sabe quem é o cara né ? :mrgreen:
Falando 100% sério agora. Que tal listarmos todas as alterações para a alteração do combustível em uma Cherokee de gasolina para álcool. Mesmo que não seja economicamente viável, pelo menos a receita certa permecerá para consulta de todos.
Começando:
- Trabalho de cabeçote para aumento de taxa de compresão.
- Substituição de bomba de combustível e tubulação para modelos resistentes ao álcool.
- Reconfiguração do módulo de injeção para mudanção da largura do pulso de injeção e ponto de ignição (OBS. o ponto de ignição nas Cherokees só podem ser alterados pelo módulo pq o distribuidor é fixo).
E aí ? Com certeza existem mais alterações, alguma sugestão ?
Abs.
Marcelo Carvalhal
30/10/2007, 15:14
Tá vendo só....vc tira o sarro quando o Sukys pega no meu pé....dessa vez foi sua vez com o lance da bananinha....cuidado, vai que esse apelido pega e vc fica igual ao seu conterrãneo aí que ganhou o de cenorinha...sabe quem é o cara né ? :mrgreen:
Nada dilson....vc não leu direito..o catalisador estoura por conta do uso do combustível ( álcool ou gaso/alcool/solvente)....e acaba com emissão de poluentes....não tira onda não..que a emissão do BEETHOVEM no caburex, tá longe de ser ideal...
Eu só dou um pitaco em substituir o catalizador por uma BANANA por conta de quem tem a sonda lambda antes do catalizador, quem tem sonda depois do catalizador ou no próprio catalizador, tem que infelizmente colocar outro catalizador....tendeu....catalizou...:mrgreen:
LEO TARADO MALUCO E DOIDO BEETHOVEN[/SIZE]
Falando 100% sério agora. Que tal listarmos todas as alterações para a alteração do combustível em uma Cherokee de gasolina para álcool. Mesmo que não seja economicamente viável, pelo menos a receita certa permecerá para consulta de todos.
Começando:
- Trabalho de cabeçote para aumento de taxa de compresão.
- Substituição de bomba de combustível e tubulação para modelos resistentes ao álcool.
- Reconfiguração do módulo de injeção para mudanção da largura do pulso de injeção e ponto de ignição (OBS. o ponto de ignição nas Cherokees só podem ser alterados pelo módulo pq o distribuidor é fixo).
E aí ? Com certeza existem mais alterações, alguma sugestão ?
Abs.
Vc não paRa de arrumar problema....PAAAAARRAAAAAAAAAAA!!!!!!:stop::stop:: putz::putz::putz::putz::putz:
Leo - Beethoven
30/10/2007, 18:37
Nada dilson....vc não leu direito..o catalisador estoura por conta do uso do combustível ( álcool ou gaso/alcool/solvente)....e acaba com emissão de poluentes....não tira onda não..que a emissão do BEETHOVEM no caburex, tá longe de ser ideal...
Boa saída essa sua...:concordo:....Mas acredite, o Beethoven tá melhor do que vc imagina nessa questão...tenho um analisador de gases aqui no trabalho e já medi...tá bem legal.
Eu só dou um pitaco em substituir o catalizador por uma BANANA por conta de quem tem a sonda lambda antes do catalizador, quem tem sonda depois do catalizador ou no próprio catalizador, tem que infelizmente colocar outro catalizador....tendeu....catalizou...:mrgreen:
É mas não tem jeito...o cat tá lá por uma razão, diminuir poluentes...o motor pode até ficar legal sem o catalizador...mas é errado....mesmo eu odiando a idéia de ter que usar catalizador na Cherokee, vamos acabar sendo obrigados a conviver com eles.
Vc não paRa de arrumar problema....PAAAAARRAAAAAAAAAAA!!!!!!:stop::stop:: putz::putz::putz::putz::putz:
Não assim, é que eu gosto de desafios, vc sabe disso. :concordo:
Mas o fato, possível é, precisamos apenas montar a receita correta. Mesmo que não seja economicamente viável, mas é bom que fique o registro aqui. Temos sempre perguntas do tipo no fórum, mas nunca debatemos isso de forma correta. Essa é a hora, não ?
Abs.
Senhores, Li e reli todo o texto e cheguei a conclusão de que o Alcool é muito prejudicial, :???: ou menos, pouco recomendado, no entanto, E o GNV??? :discordo: Este tipo de combustivel tambem não é prejudicial? Um Abraço.
Leo - Beethoven
05/11/2007, 11:15
Mário,
Dá uma lida nesse tópico aqui http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=485926#post485926
Lá está tudo sobre o GNV na Cherokee.
Abs.
marco ferrara
13/11/2007, 00:09
Olá pessoal
dando uma satisfação sobre a conversão pARA alcool ,já rodei 2500km e por enquanto só alegria , de manha injeto 3 segundos de podium e pega de prima depois so no alcool a minha melhor média foi a 110km 7km/l e a pior em sampa no transito 4km/l ,agora com a ferrada do lula no gas acho que é a melhor opção ,vou continuando como cobaia e sempre serei sincero quanto aos resultados,o modulo que estou usando me custou R$ 500,00 já com a instalação e a partida a frio ,esse modulo injeta 25% a + de combustivel .até a proxima espero continuar no alcool até o encontro de atibaia assim voces poderão ver com os proprios olhos.
Leo - Beethoven
13/11/2007, 11:10
Marco, diz aí a sua receita completa. Qual módulo usou, onde instalou...e até fotos (do reservatório)...pra gente ter uma idéia como ficou.
É legal ter os relatos por aqui pra fomentar a discução saudável da coisa.
Abs.
marco ferrara
15/11/2007, 20:04
Leo mando anexo as fotos da conversão, oque possote dizer é que não é cortado nenhum fio e a partida a frio eu conectei num plug já existente no coletor de admissão , o modulo trabalha com tres regulagens de porcentagem de combustivel a mais 25% a + ,50% e 100% e tbem pode ser usado na gasolina, existe um botão de mudança no modulo, basta consumir o tanque e quando estiver na res abastecer com gasolina e apertar um botão do modulo para gasolina.o funcionamento até agora esta ok :razz::razz::razz:
marco ferrara
15/11/2007, 20:16
Leo
mando mais uma foto daonde eu coloquei a partida afrio no coletor de admissão :concordo::concordo:
Leo - Beethoven
15/11/2007, 20:29
Valeu Marco,
Muito simples realmente a instalação. Com o tempo e Kmetragem vai dando uns reports aqui pra gente sacarmos como vai indo.
Abs.
Olá pessoal
dando uma satisfação sobre a conversão pARA alcool ,já rodei 2500km e por enquanto só alegria , de manha injeto 3 segundos de podium e pega de prima depois so no alcool a minha melhor média foi a 110km 7km/l e a pior em sampa no transito 4km/l ,agora com a ferrada do lula no gas acho que é a melhor opção ,vou continuando como cobaia e sempre serei sincero quanto aos resultados,o modulo que estou usando me custou R$ 500,00 já com a instalação e a partida a frio ,esse modulo injeta 25% a + de combustivel .até a proxima espero continuar no alcool até o encontro de atibaia assim voces poderão ver com os proprios olhos.
Olá Marco, :stop: Qual é a marca do módulo que vc está usando? Pode informar o preço? :-D Abraço.
marco ferrara
20/11/2007, 00:26
Msergio
A marca é superflex comprei e instalei com o alexandre da tecnocar tel:11 96678803 paguei instalado R$700,00 , estou feliz com o consumo 25%+ a unica coisa que me aconteceu em um dia quente foi que desliguei o motor e fui religar após 1 minuto e ela pegou na 4 tentativa mas ocorreu 1 vez em 2000km ,mas pos a média de partidas para 2 vezes nas anotaçoes.
Pessoal, apesar de saber dos riscos, estou rodando com 1/4 de alcool.
Abasteço 30litros de gasolina e mais 10litros de alcool, e roda tranquilo, mas este esquema do Marco é bem interessante.
Vou estudar a viabilidade pra fazer um esquema assim tbem.
Valeu pelas dicas Marco:concordo:.
gutoxj98
21/11/2007, 01:29
Acho que o leo pode me ajudar nesta.........ou outro expert em assuntos tecnicos.....
Li nao me lembro aonde, que carros a alcool, ou flex, tem uma proteçao nos sedimentos da valvulas, isto protege contra desgastes pois a maior explosao do alcool cria um desgaste maior.
E as nossas maravilhas 6 cilindros nao tem este tratamento especial para rodar no alcool !!!!!
Alguem confirma isto ??????
abs e até atibaia/2008 !!!!!!
gutoxj98
21/11/2007, 01:35
aos alcoolicos deste topico ....... deem uma lida........
http://www.envenenado.com.br/seguranca/borra/alcool.html
abs
gutoxj98
21/11/2007, 01:39
Pessoal, apesar de saber dos riscos, estou rodando com 1/4 de alcool.
Abasteço 30litros de gasolina e mais 10litros de alcool, e roda tranquilo, mas este esquema do Marco é bem interessante.
Vou estudar a viabilidade pra fazer um esquema assim tbem.
Valeu pelas dicas Marco:concordo:.
Jrgurak, neste esquema acho que vai detonar seu motor, pois vc ta colocando gasolina+alcool+agua !!! no link acima o cara fala disso !!!! da uma lida !!!
os 25% de alcool que tem na gasolina normal é alcool anidro (puro) e o alcool da bomba é hidratado com 3 a 4 % de agua, direto da distribuidora + um tanto de agua que os posteiros colocam !!!! vc ta fazendo um coquetel amigo !!!!!
acredito que se usar algum tipo de aditivo, destes que vendem em postos, da Draft por exemplo, pode ajudar a nao prejudicar camara de combustao, pistao, sedimentos, aneis, valvulas e bomba, andei lendo e parece que cria uma camada lubificante nestas areas onde o alcool resseca !!!
ok ? e um abraço
abraços
Leo - Beethoven
21/11/2007, 15:58
Li nao me lembro aonde, que carros a alcool, ou flex, tem uma proteçao nos sedimentos da valvulas, isto protege contra desgastes pois a maior explosao do alcool cria um desgaste maior.
E as nossas maravilhas 6 cilindros nao tem este tratamento especial para rodar no alcool !!!!!
Guto, vc está correto. Os retentores das válvulas são de um material específico que é resistente ao álcool. Mas não significa que isso irá detoná-los a curto prazo. Mas isso vai acontecer....
Se acontecer, o cabeçote deverá ser aberto para a substituição dos mesmos pelo material correto.
Abs.
Tem jeito de remapear alguma coisa (chipar)?
Quando a gente bota um motor 4.1 de Opala pra rodar com álcool nenhum desses problemas acontecem, se a mistura estiver correta. O desempenho é bem melhor, mas só baixando o cabeçote.
Tenho um assim, com pistão reto de 4", cabeçote rebaixado.
T+ :wink:
gutoxj98
22/11/2007, 01:46
é mistura pobre detona o motor, o certo é rebaixar o cabeçote, o problema é que se o motor da XJ zuar.......vai uma grana boa pra arrumar...........ja o do opala, tem peças com preço de brasil.......
mas que o bixo deve andar com o cabeçote rebaixado........ahh deve !!!!
abs
Leo - Beethoven
22/11/2007, 12:47
Tem jeito de remapear alguma coisa (chipar)?
Tem jeito sim, mas precisa ter um programador compatível e claro, muito conhecimento. Existem modelos que são compatíveis com esse módulo e não precisa nem abrir, ou substituir o chip.
Uma das operações necessárias para se rodar com álcool (se é que é viável) seria alterar o tempo de abertura dos bicos injetores e o avanço de distribuição.
Mas somente essa operação não seria suficiente para um bom desempenho, como temos discutido por aqui.
Abs.
Tem jeito sim, mas precisa ter um programador compatível e claro, muito conhecimento. Existem modelos que são compatíveis com esse módulo e não precisa nem abrir, ou substituir o chip.
Uma das operações necessárias para se rodar com álcool (se é que é viável) seria alterar o tempo de abertura dos bicos injetores e o avanço de distribuição.
Isso eu não sabia. Quase não se ouve falar.
Além disso tem a mistura, taxa, velas... se quiser manter o desempenho, pelo menos.
T+ ;-)
Marcelo Carvalhal
23/11/2007, 11:04
:pensativo:
Vcs ainda tao querendo problema ne....
Bom...tem jeito de fazer este motor melhorar da maneira correta...mas so trocando algumas pecas...
A centralina nao tem limite de preparacao...ela e muito democratica...aceita qualquer coisa..
Mas os sistemas de aspiracao e escape, sao totalmente limitados..o problema esta neles..
Este motor prima pelo TORQUE, e conseguir potencia nao e muito facil com o baixo custo...
Pra fazer direito...
Trocar o comando...
Trocar o coletor admissao...
Trocar o coletor de escape...
Trocar a TBI inteira...
Trocar os bicos....
Trocar TODO O ESCAPE....
Arronbar o cabecote..
Usar GASOLINA sem ALCOOL e sem AGUA...
Vc acha um coletor de admissao e de escape um pouco melhor nas WJ 4.0..e o comando tbm...
Ja fiz isso no meu 4.0..na epoca o maximo que consegui foram 205 CV com o torque perto dos 45..igual ao dos V8..pelo dinamometro...mas durou pouco...:mrgreen:
Existe tbm..a colocacao de um TURBO de baixa pressao...que aumenta razoavelmente potencia e torque..mas o cambio fica confuso com a troca de marchas...
Tem outras opcoes..mas ....:roll:
Eu aconselho nao fazer nada....:mrgreen:
Leo - Beethoven
23/11/2007, 13:29
Grande MC, a questão é que por aqui anda tão devegar..:mrgreen:..as Cherokees não quebram mais..:mrgreen:..hehehe....aí ficamos arrumando chifre na cabeça de cavalo. :twisted:
Boas dicas. :concordo:
Abs.
Ixe, que mistureba... :-)
Retentor de válvula é uma coisa e sede de válvula (e não "sedimentos da valvulas") é outra bem diferente.
Retentor de válvula não tem nada a ver com o tipo de combustível, já a sede de válvula sim, que nos motores à alcool possui liga de maior dureza por causa da corrosão, e não por causa da "maior explosao do alcool".
ECU não tem limite de preparação quando se faz alteração de PROGRAMA, mas ninguém faz alteração de programa e sim alteração de PARÂMETROS contidos em tabelas, e estas tabelas possuem limites, e estes limites tem muito a ver com o tipo de combustível "de fábrica".
E falando em combustível "de fábrica", tem muito importado por aí que sequer passou por processo de "tropicalização", principalmente no que diz respeito ao uso de mistura de álcool na gasolina. Daí...
Sds,
Sukys
Leo - Beethoven
23/11/2007, 15:54
Retentor de válvula é uma coisa e sede de válvula (e não "sedimentos da valvulas") é outra bem diferente.
Retentor de válvula não tem nada a ver com o tipo de combustível, já a sede de válvula sim, que nos motores à alcool possui liga de maior dureza por causa da corrosão, e não por causa da "maior explosao do alcool".
Realmente tá uma mistureba. Mas o material dos retentores de válvulo é sim importante para o uso do álcool. Esses retentores são de um polímero e este tem que ser resistente, apesar de não entrarem em contato com o combustível diretamente, sempre se perde um pouco de compressão (mesmo que não desejável) pelas válvulas e anéis, e aí começam atacar essas vedações. Era um problema comum no veículos no início do pro-álcool que com pouca Kmetragem começavam a "fumar"....os engenheiros achavam que o retentor não teria influência, mas houve muito reparo de motor em garantia nesse tempo. Hoje, todo motor de fábrica já sai com os retentores com material resistente, independente se é gasolina ou álcool.
No caso da sede de válvula, vc tem razão, em partes, a dureza maior se faz necessário por conta da taxa de compressão maior no álcool e logo um esforço maior das sedes....mas as ligas foram mudadas tbém para melhorar a corrosão, principamente com adição de cromo.
Mas as diferenças na proprieda das sedes de válvula só aconteceram nos primeiros anos dos motores "à álcool"...hoje os motores saem com o mesmo tipo de material independente do combustível.
O problema destes itens é o mercado de reposição. Há quem diga que uma peça (levando em conta uma marca fornecedora de montadora) é igual tanto na auto peças quanto aquela que foi enviada diretamente a própria montadora....até pode ser, mas na maioria das indústrias forncedores tem dois níveis de qualidade: O top que vai pras montadoras e o secundário que é reposição....O problema é maior ainda quando se avalia as "genéricas"....
ECU não tem limite de preparação quando se faz alteração de PROGRAMA, mas ninguém faz alteração de programa e sim alteração de PARÂMETROS contidos em tabelas, e estas tabelas possuem limites, e estes limites tem muito a ver com o tipo de combustível "de fábrica".
Perfeito. :concordo:
E falando em combustível "de fábrica", tem muito importado por aí que sequer passou por processo de "tropicalização", principalmente no que diz respeito ao uso de mistura de álcool na gasolina. Daí...
Principalmente os que são importados direto, ou seja, uma importadora qualquer decide trazer um carro direto de um dealer nos EUA (por ex) e nem passa pelas concessionárias aqui....o "esperto" acha que tá fazendo o belo negócio, mas aí se depara com esse detalhe....
Lembro que quando o Collor abriu a importação, essa operação era muito comum e haviam empresas em SP especializadas em tropicalização de importados....faz um bom tempo que não vejo mais esse tipo de serviço sendo oferecido...mas o Sukys está correto.
Abs.
Realmente tá uma mistureba. Mas o material dos retentores de válvulo é sim importante para o uso do álcool. Esses retentores são de um polímero e este tem que ser resistente, apesar de não entrarem em contato com o combustível diretamente, sempre se perde um pouco de compressão (mesmo que não desejável) pelas válvulas e anéis, e aí começam atacar essas vedações. Era um problema comum no veículos no início do pro-álcool que com pouca Kmetragem começavam a "fumar"....os engenheiros achavam que o retentor não teria influência, mas houve muito reparo de motor em garantia nesse tempo. Hoje, todo motor de fábrica já sai com os retentores com material resistente, independente se é gasolina ou álcool.
Está havendo confusão entre causa e efeito.
Vazamento de compressão e algo até certo ponto normal de acontecer, mas quando o álcool é devidamente consumido na queima não existe como contaminar o óleo lubrificante.
Álcool não queimado, seja por excesso na mistura ou por problemas de ignição ou por baixa temperatura de admissão, pode comprometer a lubrificação dos anéis e cilindro, cuja consequência é o maior desgaste, cuja consequência é a perda de compressão.
Em tempo 1, quando existe vazamento de compressão pelas válvulas este vazamento é dissipado pelo coletor. Não existe como este vazamento atingir o retentor pelo guia de válvulas.
Em tempo 2, realmente hoje em dia os retentores possuem proteção contra o álcool, só que este comentário é válido para motores NACIONAIS e não IMPORTADOS.
No caso da sede de válvula, vc tem razão, em partes, a dureza maior se faz necessário por conta da taxa de compressão maior no álcool e logo um esforço maior das sedes..
A maior dureza não tem nada a ver com taxa de compressão. Em mil novecentos e banana já se faziam por aqui motores com 12~14:1 de taxa, que queimavam gasolina "verde" de aviação, e nem por isso existia maiores preocupações com sede de válvula.
...mas as ligas foram mudadas tbém para melhorar a corrosão, principamente com adição de cromo.
Mas as diferenças na proprieda das sedes de válvula só aconteceram nos primeiros anos dos motores "à álcool"...hoje os motores saem com o mesmo tipo de material independente do combustível.
Houve alteração de liga SÓ por causa da maior corrosão ocasionada pela diferenciação na composição dos gases queimados.
No mais, volto a dizer que não podemos confundir motor nacional com motor importado.
...uma importadora qualquer decide trazer um carro direto de um dealer nos EUA (por ex) e nem passa pelas concessionárias aqui....o "esperto" acha que tá fazendo o belo negócio, mas aí se depara com esse detalhe....
Importadora qualquer?
Para o fabricante, o mercado brasileiro de Cherokee é um nada, e em função deste nada você espera que o fabricante tenha preocupação em alterar o quê?
Teste simples pra checar coisa do tipo:
-Identifique alguns componentes que sabidamente sofrem degeneração pelo álcool.
-Identifique estes componentes pelo part number do catálogo de peças em concessionária brasileira.
-Identifique estes mesmos componentes pelo part number do catálogo de peças em concessionária americana.
Se houver diferença de identificação, grandes chances da peça ter tratamento específico, caso contrário é tudo farinha do mesmo saco, só que a farinha americana não é misturada com álcool. :mrgreen:
Sds,
Sukys
Dae Galera, tudo blza ?
Vou relatar uma experiência que tive....tenho uma Kee 1998 5.2 .... utilizava 100% gasolina....com o aumento abusivo dos preços....fui dosando alcool....começei com 10% .... 20% .... até 100% de alcool....sem modificação nenhuma.....rodou bem até com 100% de alcool....no inverno aqui em Ctba quase arriei uma bateria para pegar de manhã.....mas pegou.....e olha que estava bem frio de manhã....termometro indicava 13 graus...... chorou mais pegou.....
Depois de quase estourar minha bateria....:parede:....fui dosando gasolina aproveitando o clima mais critico...inverno......cheguei a conclusão que com 25 litros de gasolina e o restante de alcool, no inverno pegava de primeira, sem nenhum problema.....
Começei com esta brincadeira com 86 mil km.......para dizer que não fiz nada, troquei as velas por velas novas, iguais a utilizadas em gasolina......
Hoje estou com 111 mil km....utilizando esta mistura....25 litros de gasolina....resto alcool.....até agora não senti nenhum problema......
Vale a pena citar que com 100% de alcool, quando o carro estava na subida e pisava...ao passar dos 4000rpm....a kee falhava.....como desconfiava que podia ser pelo motivo da mistura demasiadamente pobre....aliviava o chinelo........mas andando a 100...110 na estrada...motor beirando 2000rpm....não percebi nenhum problema com desempenho......
Mas andei vendo cotações aqui em Ctba para rebaixo de cabeçote e mudança do módulo na prado chip´s.....só que ficou meio salgado...algo em torno de R$ 3500.......
Espero que esta minha experiência agrague algum valor na decisões de vcs.....
Abraço
Umberto Albero
29/05/2008, 13:36
Saudações a todos.
Sou novo por aqui e já peguei boas dicas do pessoal nos foruns.
Com relação a cherokee a álcool, eu já conversei com diversos mecânicos e todos eles são categoricos em dizer a mesma coisa, que rodar com álcool é menos prejudicial que rodar com gás ou gasolina.
Eles dizem que rodar com gás, acaba danificando o cabeçote e que para resolver este problema teríamos que retrabalhar sedes de válvulas e guias por peças em “titânio” (nada barato), e que rodar na gasolina (brazuca) que já não é pura, pois fora o álcool anidro, ainda tem-se adicionados por alguns donos de postos, álcool hidratado, solventes, óleo e outras porcarias que nós nem imaginamos, causando borras por todo sistema de injeção.
Meu outro carro está parado fazendo um trabalho de limpeza e descarbonização do sistema de injeção, essa carbonização foi causada por gasolina batizada e provoca aquecimento em sede de válvulas e cabeça de pistão sem contar no desgaste de camisa e contaminação de óleo causando borras e entupindo canais de lubrificação entre outros.
A carbonização dos bicos causa gotejamento e pulverização incorreta de combustível, diminuindo desempenho e aumentando o consumo tambem.
Já rodar no álcool, não causa nada disso, o que acontece é que por conter água, se vc deixar um tempo sem usar o carro vc terá oxidação nos bicos injetores e outros componentes sem tratamento anticorrosivo, mas já ouvi dizer que os bicos da cherokee são de inox (precisa ser checado), e aí não teria problema.
Um dos componentes que mais sofrem com o alcool é a bomba de combustivel.
Já li na internet um relatorio de um orgão nos EUA dizendo que desde 99 todos os carros americanos poderiam rodar com "alcool", a famosa E85 que é composta por 85% gasolina e 15% alcool sem prejuizo da bomba de combustivel e ainda que alguns fabricantes de veiculos produzidos anteriormente a esta data já estariam preparados.
Espero ter agregado algo util a ser usado nas decisões de vcs.
Abraços.
Gustavo Tavano
01/07/2008, 17:47
Marco eu tenho um Ckerokee 5.2 V8 transformei ela alcool e Gasolina
Fui em uma oficina especializada aqui na minha cidade
Coloquei um kit flex para motor V8 troquei bomba e Filtro de conbustivel
Foi colocado um kit partida fria para ligar de manha com enjetor eletretrico e tudo mais
isoo tudo já faz 2 anos atras, ficou em torno de MIL Reais
Nunca tive problema algum, rodo todos os dias com o Jipe ele faz 5.7km por litro na cidade
Quando vou viajar coloco de 15 a 25 Reais de gasolina misturado com o alcool rende mai na estrada, andando a 110/120 km chega a fazer 7km por litro
Espero que ajude as dicas
abs
cesinha 2000
14/07/2008, 09:20
Caros amigos do forum, tambem sou novo aqui no forum.
A pouco tempo peguei uma cheroka 98 sport linda, mas a economia é 0, ai surge a questão, se o kit Gas é carro a instalação pode fuder a CA que nao é barato, então qual seria a melhor opção, alcool ou Gás?
Resaltando q o Gas faz com q o veiculo fique mais fraco, e pode acabar com o cambio, e o alcool a meu ver é mais barato para converter e o preço tb é mais em conta, no alcool tb nao perde tanta potencia, alem de ser pouco corrosivo.
Obrigado desde ja.
Nao vejo a hora de cair na lama.
Ronaldo B.
14/07/2008, 11:31
Sinceramente, eu não usaria nenhum dos dois, deixaria na gasolina mesmo.
Já usei módulo flex em uma Blazer 2.4 e fiquei satisfeito com o resultado, porém o motor 2.4 da Blazer tem taxa de compressão de 9,6 :1 enquanto que o da XJ é de 8,8:1. Sem falar que uma coisa é correr o risco de ter algum dano a longo prazo em um motor nacional, outra bem diferente é correr o risco de ter algum dano em um motor importado onde o custo das peças são bem mais elevado. Não sei se vale a pena correr esse risco e depois acabar perdendo toda a economia feita no combustível.
[]´s
Eu andei com a minha quase 2 anos no 90% alcool e depois coloquei GNV. Como o injeção mapeia, fiz o seguinte : 1) Fui subindo gradativamente o percentual do alcool ao completar o tanque. Comecei com 10% 2) A cada reabastecimento, fui aumentando na 10% até chegar a 90%. 3) Ela andava bem, fazia de 3 a 3,5 na cidade 4) Para ligar de manhã, ela teimava um pouco, pois nao coloquei partida a frio 5) A bomba só troquei quando queimou a original 6) Hoje acho que andaria com 70% alcool e 30% gasolina. 7) Lindo mesmo seria colocar taxa de compressao e manter os bicos originais + partida a frio. 8) na proxima vez que eu abrir o cabeçote, vou fazer a taxa. Andarei com ALCOOL/GNV. 9) O que se nota misturando é que o carro perde arrancada e final, mas o importante é andar de cheroka.
Abraços
Olá, pessoas!
Tenho uma Cherokee Sport 98 e ela já veio com kit gas. Como os cilindros ocupam muito espaço, começei a procurar outras alternativas e pensei no flex...
Li as mensagens deste tópico e aprendi muito com elas. Obrigado!
Como já está completando quase um ano das últimas mensagens, gostaria de perguntar o seguinte:
O sistema flex evoluiu nestes seis meses? Já há alguma alternativa menos prejudicial para se utilizar outros combustíveis na Cheroka?
[]´s
Tavito
Tavito :
Na minha opnião, os kits flex apenas enganam o modulo.
Acho que a opção de fazer cabeçote ( colocar taxa ) + partica a frio + bomba alcool é a melhor opção.
Ou seja, converte-la para alcool.
Luiz Carlos Moreira
02/03/2009, 17:13
Estou rodando com a minha Limited 5.2 96 a algum tempo com alcool e não tenho problemas. Claro, esta usando um aparelho chamado alcoolflex ( sáo dois aparelhos , 01 para cada 04 cilindros ).
Se apenas adicionar alcool no tanque ela perde muita potência.
Esses aparelhos não enganam o módulo do veiculo, e sim aumentam o tempo de injeção dos bicos no motor.
A minha esta regulada para 20% , faz em média de 5,5 km cidade e 7,5 estrada.
Apenas ponho uns 10 litros de gasosa em 1 tanque de alcool e ela pega de manha normalmente, ficou até mais esperta no alcool de saida e de final.
Puxa, ficou ótima, pois a minha faz esta média no GNV. Na gasolina é 3,5 a 4 km/litro na cidade e 5,5 a 6 km/l na estrada.
Otávio Vieira
03/03/2009, 01:06
Olá, Aguinaldo!
Obrigado pelo esclarecimento...
Quando falei do flex, me expressei mal... na realidade, gostaria de saber se, com o avanço nas tecnologias, há alguma forma segura em fazer a Cherokee rodar com álcool ao invés de ficar carregando toda aquela 'tralha' do GNV.
[]´s
cRiPpLe_rOoStEr
05/03/2009, 20:26
tem uns motoboys que costumam misturar em torno de 5% de óleo de mamona no álcool para reduzir a corrosibilidade e evitar problemas nas sedes de válvula... esse é um problema a se considerar numa conversão...
Ronaldo B.
06/03/2009, 17:13
Estou rodando com a minha Limited 5.2 96 a algum tempo com alcool e não tenho problemas. Claro, esta usando um aparelho chamado alcoolflex ( sáo dois aparelhos , 01 para cada 04 cilindros ).
Se apenas adicionar alcool no tanque ela perde muita potência.
Esses aparelhos não enganam o módulo do veiculo, e sim aumentam o tempo de injeção dos bicos no motor.
A minha esta regulada para 20% , faz em média de 5,5 km cidade e 7,5 estrada.
Apenas ponho uns 10 litros de gasosa em 1 tanque de alcool e ela pega de manha normalmente, ficou até mais esperta no alcool de saida e de final.
Luiz,
Vc havia dito que tinha tido problemas com os módulos flex que estavam instalados na sua Cherokee ......
Pessoal, tudo bem ?
Tirei minhas caixinhas de conversão alcool, porque deu problema acho que em auma delas. A luz de injeção começo a ascender e o carro falhava muito. Tirei e estou andando no Rabo de Galo , media de R$ 30 mandos de alcool e R$ 30 de gasosa.
Sem problemas, o carr esta andando normal, sem falhas , pega legal de manha, como na gasosa, não precisa esquentar de manhã e esta mais econômico. Acho que é por ser um motor 5.2
vc colocou os módulos e volta ????? Qual era o problema ??
[]´s
Ronaldo B.
08/09/2009, 23:44
Morreu o tópico???
[]'s
Acho que morreu a Cherokee.... :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Tá pensando em passar o brinquedinho prá álcool ????
[ ]´s
RRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR RRONALDO!!!
Essa idéia já me passou pela cabeça, pois acho que é menos prejudicial que o GNV. Mas preciso saber mais.
Naquele vídeo do ^Carro do Futuro" que rolou na off, os caras falam de E85, que é uma mistura 15 de gasolina e 85 de Jack Daniels e li algumas coisas sobre uns caras que estão usando nosso 4.0L com o "combustível do futuro" :mrgreen: Um deles disse que já rodou 15.000 milhas na boa.
http://e85vehicles.com/e85/index.php/topic,1795.msg10291.html#msg10291
[]'s
Ronaldo B.
09/09/2009, 00:20
Os pontos negativos que vejo no álcool são a autonomia mais baixa se comparado a gasolina e a possibilidade de ter que trocar o escapamento mais cedo, além da troca da bomba. Fora isso, não acho que o álcool seja mais prejudicial ao motor que o GNV. Eu não passo a minha XJ prá alcool porque eu rodo pouco, então não vale a pena, mas se rodasse diariamente com ela, com certeza já tinha instalado um modulo flex genérico.
[]´s
Ronaldo,
Bomba flex da Blazer BOSH = R$ 200,00
Escapamento tem uma jogada que dá pra fazer, que ensinaram na época do pro-alcool, que era jogar uma lata de óleo de soja dentro do escape (não pode colocar no catalizador) que, ao esquentar, ele forma uma película protetora. Fiz isso numa Saveiro que tive e durou pra kct. Meu pai fez nos carros a alcool dele e tb funcionou.
A autonomia, se for maior que 180 Km na estrada, já vale à pena, pq essa é a do GNV com cilindro de 21 m3.
A Gasolina está, em média, R$ 2,40/L e o álcool R$ 1,20/L, se consome 40% a mais, seria o equivalente a andar com Gasolina a R$ 1,68. Se rodar 1000 km por mês, fazendo 5 Km/L na gasolina, (3 km/L no álcool) economizaria R$ 80.00 por mês, ou seja, em 6 meses o investimento do módulo estaria pago e, mais 2 meses, a bomba.
Com o Podrão, tenho rodado 2000 por mês e gasto R$ 200,00.
Vixi, Acho que não vale à pena...
[]'s
Ronaldo B.
09/09/2009, 01:11
Na estrada eu chuto que vá fazer entre 6 a 7 km/l no álcool, com um tanque de 80 litros já passa tranquilo dos 400 km de autonomia.
Se for comparar o consumo da XJ com módulo flex com o consumo do Podrão não compensa mesmo.
Essa do óleo de soja no escapamento eu não conhecia, quando anda não fica com cheiro de pastel frito não ????
[]´s
Ronaldão,
A minha, por ser manual, é mais econômica, acredito que faça uns 7,5 Km/L já que na gasolina ela faz entre 9 e 10 km/l.
O podrão, na estrada, faz 12 Km/L de álcool. (é carburado e está sempre desregulado.
O óleo de soja é só pensar se você já viu panela de ferro, usada em fritura, enferrujar. Quanto ao cheiro, fica mais para batatinha frita de festa agrícola do interior, mas só dura umas 2 semanas.
[]'s
Vontade não falta...
Falta coragem e $$
[]'s
Ronaldo B.
10/09/2009, 11:30
Com certeza por ser manual é mais economica sim, deve fazer os 7,5 km/l.O Podrão tá mais economico no alcool que meu Fox, prá SN fiz 9,5 km/l no álcool.
O problema do cheiro de batatinha frita vai ser os cachorros correndo atrás do carro na rua.... :parede: ... E aí, já trocou o regulador de pressão ???? Com certeza não,.... deixa de ser preguiçoso.:odedo:
[]´s
Ronaldo,
Para Serra Negra, gastei 30 L de álcool, que deu +- 11 Km/l, pois fui por Itatiba e voltei por Jaguariuna, o que totalizou 340 km.
Cachorro não corre atrás de batatinha frita :mrgreen:
Não é preguiça, ainda não troquei o regulador por dois motivos:
Falta de tempo
Falta de dinheiro
[]'s
Ronaldo B.
10/09/2009, 15:21
Fabião...
Vai gastar o que???? o regulador de pressão vc já tem e prá trocar vc pode fazer isso em casa sem gastar nada. E quanto a falta de tempo, isso é não é desculpa, teu problema é preguiça mesmo. :odedo:
[]´s
PS: Eu tive um cachorro que comia batatinha frita, principalmente se tivesse uma cerva geladinha prá acompanhar... :mrgreen:
Ronaldo,
Não tem só isso pra fazer (falta de uso é f0d@).
E, como você se recusa a vir me ajudar a baixar o tanque, quem é o preguiçoso???
[]'s
fabiomarino
15/09/2009, 00:09
tenho uma 5.9 coloquei um tal de speed chip no sensor do ar, o carro ficou muito forte muito mais do que ja era (usando gasolina) com 80% de acool (ta meio frio aqui) podem duvidar a vontade, mas esta andando como oriinal pega na primeira de manhã e a média ta melhor tenho feito mais de 6 na rodovia com essa mistura.
big head
08/12/2010, 10:51
bom dia senhores!!!
estou criando este topico porque estou pensando em comprar uma cherokee sport V6 ano 1998 ou 2000 que vai se tornar meu carro do dia dia.....
e pretendo transformala nao em um veiculo flex mas sim para andar 100% no alcool ETANOL>.. gostaria de saber se alguem jah fez esta transformação e como esta funcionado.....
com relação ao procedimento ....
taxa de compresao do motor???
bomba de combustivel ???
bicos tem que ser 30% maiores para vazao do etanol? e tem no mercado pra vender???
sedes de valvula no cabeçote???
trocar tanque???
trocar boia do tanque??
caraca vai longe......
alguem jah fez tudo isso???