Ver Versão Completa : Instalacao Setor S10
guilherme soares
26/10/2007, 19:53
Amigos,
Instalei no meu CJ o setor da S10 com a saída das mangueiras hidráulicas pra cima.
Meu mecanico falou que tinha de fazer um furo de broca na ponta do setor pra passar um parafuso ( encaixe da ponta do setor com o braco com a cruzeta do terminal da direcao )
Fizemos o tal buraco na ponta do setor ( aquela ponta estriada )
Montamos, colocamos fluido no sistema e ligamos o carro....foi aquela "mijada" de oleo no chao.
Desmontamos o setor e vi que no furo que fizemos tinha uma parte oca da camara...quer dizer fudeu!!!! MAndei num cara que mexe com Direcao Hidraulica e ele está trocando o setor ( eixo com a ponta estriada ) e disse que só pode colocar no lugar uma flange ou a trava que vem por fora.
Alguém tem sugestao, foto de adaptacao desse stor num CJ pra eu poder mostrar pro mexanico pra ele me dar uma solucao plausível???
[]´s
Guilherme,
Da uma olhada no topico do Thiago, que ele tem uma DH da S-10 instalado no jeep dele.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111&highlight=thiago&page=15
[]´s
Elmer_Jeep
27/10/2007, 11:44
Cara desculpe a expressão mas que idiotice foi essa ??
Furar o eixo transversalmente pra passar um parafuso e travar a abraçadeira da cruzeta...
Não existe isso, a própria caixa tem uma pequena cavidade na estria que é onde passa o parafuso da abraçadeira mas isso é sobreposto ao eixo.
Um técnico de direção hidráulica já tinha me falado que ali dentro do eixo é oco e circula óleo.
[]'s
leovalle
27/10/2007, 11:54
Vai usar a flange do opala que encaixa nas estrias e tem o buraco passante do parafuso qu passa pelo rebaixo citado pelo Elmer.
Bruno Pedra
27/10/2007, 12:28
Elmer, este erro aconteceu comigo ontem, meu mecanico furou a ponta estriada, vazou oleo, f%deu todo o esquema, NUNCA FURE NUNCA FURE
Amigos,
Instalei no meu CJ o setor da S10 com a saída das mangueiras hidráulicas pra cima.
Meu mecanico falou que tinha de fazer um furo de broca na ponta do setor pra passar um parafuso ( encaixe da ponta do setor com o braco com a cruzeta do terminal da direcao )
Fizemos o tal buraco na ponta do setor ( aquela ponta estriada )
Montamos, colocamos fluido no sistema e ligamos o carro....foi aquela "mijada" de oleo no chao.
Desmontamos o setor e vi que no furo que fizemos tinha uma parte oca da camara...quer dizer fudeu!!!! MAndei num cara que mexe com Direcao Hidraulica e ele está trocando o setor ( eixo com a ponta estriada ) e disse que só pode colocar no lugar uma flange ou a trava que vem por fora.
Alguém tem sugestao, foto de adaptacao desse stor num CJ pra eu poder mostrar pro mexanico pra ele me dar uma solucao plausível???
[]´s
Furar pra que ? Medo de escapar ?
Ate uma arruela ia melhor que furar ali ... questao de analise
guilherme soares
27/10/2007, 21:51
Vai usar a flange do opala que encaixa nas estrias e tem o buraco passante do parafuso qu passa pelo rebaixo citado pelo Elmer.
Leo,
Anteriormente vc já tinha me falado sobre tudo que eu precisaria pra instalar a tal direcao.
É que nas barras de direcao dos antigos e bons CJ´s o sistema é assim com o furo transversal... Por isso que o mecanico achou que a melhor alternativa era o furo ( desconhecendo o sistema oco da peça ).
Soluçao: Levei o setor pra um cara que mexe com direçao hidraulica que é amigo do mecanico e disse que ia ajudar a resolver o problema de seu amigo. Ele irá trocar o eixo e pronto!!!
Provavelmente segunda-feira o setor estará no carro novamente e sem fazer "o tal do furo transversal para travamento"!
Vou seguir seu conselho e correr atrás já de uma vez da flange do Opala e ver como adaptarei.
Será que corre o perigo da barra escapar??? o setor está bem fixo no chassis e a barra entra 1,5cm nas estrias do setor... acredito que está bem preso. Mas vou ver o esquema do travamento com a flange de outro carro da GM e sapecar lá.
Continuem com os palpites, pois quero colocar o Vovoníssimo pra testes ainda esta semana.
Falta escapamento e setor pra acabar e ventuinha elétrica!!!
[]´s ansiosos pra testes finais
Elmer_Jeep
29/10/2007, 12:16
bom, acho que vai ter que fazer uma janela a mais aí na travessa frontal pra poder colocar o parafuso e as chaves pra apertar a abraçadeira da cruzeta...
leovalle
29/10/2007, 12:21
Leo,
Anteriormente vc já tinha me falado sobre tudo que eu precisaria pra instalar a tal direcao.
É que nas barras de direcao dos antigos e bons CJ´s o sistema é assim com o furo transversal... Por isso que o mecanico achou que a melhor alternativa era o furo ( desconhecendo o sistema oco da peça ).
Soluçao: Levei o setor pra um cara que mexe com direçao hidraulica que é amigo do mecanico e disse que ia ajudar a resolver o problema de seu amigo. Ele irá trocar o eixo e pronto!!!
Provavelmente segunda-feira o setor estará no carro novamente e sem fazer "o tal do furo transversal para travamento"!
Vou seguir seu conselho e correr atrás já de uma vez da flange do Opala e ver como adaptarei.
Será que corre o perigo da barra escapar??? o setor está bem fixo no chassis e a barra entra 1,5cm nas estrias do setor... acredito que está bem preso. Mas vou ver o esquema do travamento com a flange de outro carro da GM e sapecar lá.
Continuem com os palpites, pois quero colocar o Vovoníssimo pra testes ainda esta semana.
Falta escapamento e setor pra acabar e ventuinha elétrica!!!
[]´s ansiosos pra testes finais
Tivesse feito o que te disse não tava com esse trampo todo aí, isso provavelmente pq não quis cortar a grade dianteira. Favor tirar foto de frente.
Elmer, essse setor de s-10 não me parece igual de ômega, confere?
Elmer_Jeep
29/10/2007, 12:27
Leo, a do omega é igual a do opala, apenas com as conexões de entrada/saída em posição diferenciada.
A de S10 é igual a do wrangler/cheroka. http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=330601#post330601
[]'s
Bruno Pedra
29/10/2007, 12:33
pelo que o mecanico me disse, vai ter que alterar a posicao da barra transversal ao chassis para poder caber a conexão anti-vibração...
to com um medo danado desse corte - solda...
guilherme soares
29/10/2007, 12:35
Tivesse feito o que te disse não tava com esse trampo todo aí, isso provavelmente pq não quis cortar a grade dianteira. Favor tirar foto de frente.
Elmer, essse setor de s-10 não me parece igual de ômega, confere?
Cortar é comigo mesmo!!!! O problema nao é esse nao...
Essas fotos que eu postei sao bem antigas.
O pau foi a falta de conhecimento do mecanico em relacao as particularidades desse tipo de setor ( oco ). Ele preservando a seguranca resolveu furar o setor pra atracessar o parafuso na cabeca estriada....mas..... já foi!!
Elmer,
Voce teria fotos da flange ou do que eu poderia fazer pra solucionar meu caso..
Abs,
leovalle
29/10/2007, 12:39
Ok, Elmer, já sabia da inversão das mangueiras no caso opala x ômega.
Como suspeitava.......vc fala pro cara comprar o setor de ômega e andar fazer IGUALao que vc tem (tinha) instalado e funfava legal com pneu 37", aí a anta vai lá e compra de outro modelo.
NBTMQSFM
Negão, seu setor é de que carro?
Bruno Pedra
29/10/2007, 12:42
Leo, o meu é de S10 tambem...
foi o que eu consegui achar...
Elmer_Jeep
29/10/2007, 12:44
Bruno, se for aquela conexão que tem uma placa de borracha não recomendo.
Guilherme, tem algumas informações aqui nesse tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32227
vou tentar fazer umas fotos e coloco aqui depois, recomendo pra vcs dois a leitura do tópico acima
[]'s
Bruno Pedra
29/10/2007, 12:48
Elmer, é a propria, ela é redonda e liga por 2 abraçadeiras uma de cada lado o setor e a barra de direção...
qual a solução voce usou neste caso?
guilherme soares
29/10/2007, 12:54
Beleza Leo e Elmer!!!
Leo,
Depois deixo uma cerveja quente e sem gas paga proce no Priniu já pela metade, ok
Elmer,
Quando vc vier pelas bandas daqui te garanto uma gelada!!!
Negao,
Nao se esqueca de dividir a conta da cerveja comigo nao.
Abs sofridos com o Jipao,
leovalle
29/10/2007, 12:55
Elmer,
pq o preconceito com a conexão de borracha? No meu carro eu usava, mas no RC verifiquei que devido ao uso de pneu maior, perdia precisão nos movimentos e acabei substituindo pelo sistema da foto abaixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=96537&d=1191530909
Negão,
pena não ter encontrado o setor de ômega ou opala, mas acredito que a instalção no esquema do Leopoldo, da foto abaixo, seja melhor por não afetar travessas:http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/cb85b6d8aa8599cdd0e12b1d8be690fc.jpg
Bruno Pedra
29/10/2007, 13:03
Leo, muito bem feita a adaptação do leopoldo, entretanto preciso analiza-la no carro pois para passa-la ainda mais por baixo da travessa talvez precisaria de mais 2 cruzetas pois o suporte do motor impede a movimentacao da barra para baixo. vou estudar esta hipótese...
leovalle
29/10/2007, 13:16
Negão, o esquema da foto da conexão que postei, sem a conexão de borracha, resolve seu problema provavelmente
equipeminas4x4
29/10/2007, 13:25
Negão,
tira essa porcaria de conexão de borracha.
Guilherme,
Vc pode me comprar outro setor de S10 ou o de Opala que estou precisando, não tem problema. Da próxima vez não instala nada no seu carro que não seja seu.
[]´s
Elmer_Jeep
29/10/2007, 14:14
Elmer, é a propria, ela é redonda e liga por 2 abraçadeiras uma de cada lado o setor e a barra de direção...
qual a solução voce usou neste caso?
O sistema que costumo usar tá no tópico da mensagem # 15
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=468627#post468627
Elmer,
pq o preconceito com a conexão de borracha? No meu carro eu usava, mas no RC verifiquei que devido ao uso de pneu maior, perdia precisão nos movimentos e acabei substituindo pelo sistema da foto abaixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...7&d=1191530909
A foto é minha...
Se vc também substituiu é porque aquela porcaria de borracha não presta, lembra o que aconteceu na estréia do Giuseppe na Desafio ?
(http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30827&page=10)
muito bem feita a adaptação do leopoldo, entretanto preciso analiza-la no carro pois para passa-la ainda mais por baixo da travessa talvez precisaria de mais 2 cruzetas pois o suporte do motor impede a movimentacao da barra para baixo. vou estudar esta hipótese...
Aqui tem fotos da adaptação que eu fiz no antigo chassi do Crocodillo (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=337627#post337627) se eu fosse fazer novamente deixaria por baixo da travessa mesmo, mas cada caso é um caso, analise as fotos de quem já fez a adaptação, como falei no outro tópico tem no CJ do Thiago (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=318629#post318629) e também no Béco, CJ do JeepLeo (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=129813#post129813)
[]'s
equipeminas4x4
29/10/2007, 14:46
Elmer,
Eu vi a instalação do setor no carro do Bruno e sinceramente, eu faria a mesma coisa se tivesse 1 willys, o local é ótimo, não precisa recortar a frente do CJ, fica altura ótima pra barra de direção com High steer. O que pegou mesmo foi esse furo no estriado, só isso. De resto é tirar essa porcaria de junta de borracha, colocar um bom amortecedor de direção e pronto.
[]´s
Bruno Pedra
29/10/2007, 15:29
Elmer,
Eu vi a instalação do setor no carro do Bruno e sinceramente, eu faria a mesma coisa se tivesse 1 willys, o local é ótimo, não precisa recortar a frente do CJ, fica altura ótima pra barra de direção com High steer. O que pegou mesmo foi esse furo no estriado, só isso. De resto é tirar essa porcaria de junta de borracha, colocar um bom amortecedor de direção e pronto.
[]´s
É, cada caso é um caso, Marcel também acho que ficou bem legal a posicao do setor e o local onde passa a barra, é só dar o acabamento assim como fez o heder é instalar, minha pergunta é, será que o mecanico vai conseguir outra ponta estriada para trocar até sexta?
vá saber...
[]s
guilherme soares
29/10/2007, 16:26
É, cada caso é um caso, Marcel também acho que ficou bem legal a posicao do setor e o local onde passa a barra, é só dar o acabamento assim como fez o heder é instalar, minha pergunta é, será que o mecanico vai conseguir outra ponta estriada para trocar até sexta?
vá saber...
[]s
Vai sim Bruno!
O meu setor já voltou pra oficina. Liguei pro cara que trocou a ponta e ele disse que o setor está novo de novo...e ainda aconselhou colocar a cruzeta da D20, F1000 que dá certinho.
Vou instalar os High-Steer e sapecar.
Marcel voce acha realmente necessario a instalacao de amortecedor da direcao....
Abs,
equipeminas4x4
29/10/2007, 16:34
Guilherme,
Acho necessário não, acho OBRIGATÓRIO.
Já arrumou o meu setor tb??
[]´s
Bruno Pedra
29/10/2007, 16:34
Guilherme, pergunto-te...
Junto com o seu setor, veio tambem a ponta que eu preciso para consertar o meu?
equipeminas4x4
29/10/2007, 16:35
vá saber...
[]s
Bruno,
Ae vc terá que perguntar ao seu mecânico.
[]´s
guilherme soares
29/10/2007, 16:44
Guilherme, pergunto-te...
Junto com o seu setor, veio tambem a ponta que eu preciso para consertar o meu?
Veio ainda nao. Pergunte ao seu mecanico que ele com certeza vai arranjar. Eu vi na oficina do camarada que mexe com direcoes hidraulicas, na sexta-feira, uma caixa lotada com essas pontas de setor de S10.
Vou sair daqui umas 17:00hs e sentar o couro na Oficina pra trabalhar!!!
Quero ver se consigo sair rodando com o carro pra testar no feriado de sexta!
Abs,
Bruno Pedra
29/10/2007, 17:10
Acho que ja conheço o final desta história... vou aguardar do camarote...
Léo_Babiski
29/10/2007, 19:09
Não sei se é tarde, mas tem um omega suprema no desmance ainda com o setor. Fica na esquina da Vilarinho com um posto de gasolina, logo depois da Pedro I, sentido Neves. O desmanche chama-se Peça Max, procura o Ricardo que ele é gente fina.
Abs.