PDA

Ver Versão Completa : Cherokee Sport X pajeirinho V6



CBP
11/09/2007, 17:53
Galera, depois de um longo e tenebroso inverno quero voltar pro maravilhoso mundo do off-road com estilo (algum!)...
Estou em duvida entre uma Cheroka 00 com 69.000 km e uma Pajerinho 98 3.5 com 80.000.
Estou querendo voltar devagar.. nada de kits de suspensão e tal, pelo menos por enquanto... Quero uns BF AT por enquanto...
Provavelmente vou usar o carro pra fazer umas viagens e pode ser que fique usando no dia-a-dia... Pergunta: ambas bebem bem (automatica), mas na verdade procuro um carro que não me de dor de cabeça em manutenção, e busco uma certa liquidez de mercado quando for vender... seguro está equivalente... portanto, está aberta a discussão... Qual comprar?

pcervieri
11/09/2007, 22:38
Que problema eim.

Duas maquinas, o duvida cruel.....

Acho que eu ficaria com a Cheroka, mais nova e menos rodada

Edson Lima
11/09/2007, 23:42
CBP,

iniciei há um mês no mundo do 4x4. Iniciei com uma Cherokee Sport 99 que encontrei em ótimo estado, com conhecimento do histórico desde o primeiro dono (sou o terceiro dono).

Até agora tudo de bom. O único ponto que ainda não acostumei é o consumo (média de 5 km/l na cidade)

Edson

Leo - Beethoven
12/09/2007, 11:09
Eu sou suspeito em opinar. Decidi pela XJ (Cherokee Sport) por 3 razões básicas:
- Valor do Seguro viável uma vez que rodo 4 mil Km/mês em média.
- Custo de Manutenção aceitável.
- Estamos falando de um legítimo JEEP claro.

Pondere esses dois primeiros pontos antes de tomar a sua decisão, no demais, saia por aí experimentando os dois modelos e veja qual vc gosta mais, pois afinal, de resto é gosto pessoal mesmo, e vc tem que optar por aquilo que sabe que irá lhe fazer bem.

Abs.

Marcelo Carvalhal
12/09/2007, 12:16
:pensativo:
Desculpe amigo..mas não podemos ajudar.....:mrgreen:

Se vc tem dúvida entre um JEEP e outra COISA.....realmente não podemos ajudar.....:mrgreen:

Jéster
12/09/2007, 12:56
Também sou suspeito para falar, mas pegaria sem dúvidas uma cherokee 2000. Claro que o estado dos dois carros deveria influenciar bastante na escolha.

Carlos Lima
12/09/2007, 15:42
CBP,

Sugiro verificar também o custo e a facilidade de aquisição de algumas peças mais comuns de serem trocadas (correias, filtros, fluidos, etc). Optei pelo Pajero também devido a esse fator e não me arrependi. Sugiro tb andar nos 2 (se possível) para ver o que mais te agrada.
Abraço.

gutoxj98
12/09/2007, 16:35
Eu acho que vc terá um custo de manutencao bem mais elevado com a pajerinho, a na XJ as peças de desgaste sao bem mais baratas.

Quanto ao motor, acredito tbem que a Mitsubishi tenha custos elevados caso de algum pau.......e acredito que o 4.0 da XJ seja um pouco mais robusto.

Quanto ao estilo, a pajerinho é show, tem mais cara de carro novo !!!!

Pra vc ter ideia, amortecedor de XJ custa 120 reais.........veja o da pajero pra vc ver !!!!

abraço e espero ter ajudado !!!!!

poncerj
12/09/2007, 18:18
A cherokee com certeza vai ter uma manutenção mais barata que a pajero.
A cherokee na minha opinião é um carro melhor para o dia tem mais espaço se vai andar com a família tem 4 portas ,mala com mais espaço.
A cherokee se fizer algumas modificações , fica muito melhor para trilha do a pajero.
Agora isso é questão pessoal mesmo, ver o carro e ve qual você se identifica . Se pensa em correr raid ou os rally que estamos tendo hoje em dia acho a pajero melhor. Não que a cherokee não aquente a correr os raid pois tenho corrido com a minha, mais acho que as pajerinho se enquadram melhor, se pensa no futuro em fazer algums trilhas vai de cherokee que vai ficar mais satisfeito. Quero que fique bem claro não estou aqui falando mal das pajerinhos pois acho um otimo carro. Sei que tenho uma cherokee a algum tempo e estou muito satisfeito com ela.

abraços e boa sorte nessa escolha

Rodrigo Ponce
Cherokee Sport 97
Pajero glsb diesel ano 95

andre veiga
26/10/2007, 18:26
Fiz uma viagem recentemente com um vitara 2p, e ele esta a venda...:shock:
Nada demais com o carro apenas não tem motor e é um pouco pequeno para viajar.

Estou na duvida se compro uma cherokee sport ou uma pajeirinho v6 2portas (3.0 ou 3.5?), estava olhando um g.vitara V6 2.5 mas me tiraram de cabeça...

Gostaria de um carro que pudesse sair do asafalto e pegar umas trilhinhas legais sem muita preocupação com quebras, dou mais valor ao desempenho na trilha que no asfalto claro...

A ideia é poder poor ex. em uma viagem para o sul, "resolver" passar em Ilhabela e ir a castelhanos sem problemas e continuar a viagem depois... O vitara faz, vai e volta mas...sendo lendo ele cansa mais...

Queria saber de quem conhece as duas, coisas como peso, potencia, preço e frequencia de manutenção, sei que elas bebem mas quanto?

Meu vitara (97 2p mt) sem ar ligado numa média de 90km em asfalto e 40km/h em terra fez uma média de 9km/l !. Elas dariam uns 7km/l?

Sei que devo ter em ambos os casos veiculos mas caros em termos de manutenção e em especial consumo, mas sei também que terei motor de sobra...

Outra pergunta... A pajero (v6 3000 a 3.5 não olhei) custa em média 10mil a mais que a cherokee do mesmo ano mas dizem que é muito melhor, mas tanto assim?

Agradeço toda ajuda,
Tenho um vista uma de cada e sei que se optar por uma sem conhecer mais alguma coisa delas terei a sensação que deveria ter pego a outra!!!

nzardo
26/10/2007, 20:48
Andre,

Pajerinho não tive....mas tive Pajerão....e te digo uma coisa, sem sombra de duvidas Cherokee Sport....informe-se nos tópicos, essa viatura é excelente.....:concordo:

samukanvas
26/10/2007, 23:43
Pajero = mais carro de rua que cherokee
Cherokee = Mais carro de trilha que pajero

andre veiga
27/10/2007, 00:10
Já são 2x0...


Pajero = mais carro de rua que cherokee
Cherokee = Mais carro de trilha que pajero

Se for pensar nisso não tenho dúvidas:D
Se pensar nos 10k de diferença...
R$10mil= pneus+quick disconect+ sugestoes serão bem vindas...
Ou um outro carro para rodar no dia a dia...

Outro dia vi preço de correia dentada da pajero: 370 pratinhas...

Acho que já sei qual vai ser, mas quem puder me dar mais umas dicas agradeço MESMO.

Nzardo,
obrigado pela dica, já li a respeito da cherokee até "conheço" quem vende peças para ela, mas não achei muito sobre a pajerinho, o que algumas pessoas que conheço dizem é para ficar com ela sem dúvidas.
Mas confio mais no pessoal aqui do forum.

Samukanvas,
Desisti dos eixos, mas não foi SÓ deles e sim do projeto todo, desculpe não entrar mais em contato. Se ficar mesmo com a cherokee vou te pedir umas dicas ok?

gutoxj98
27/10/2007, 00:25
A manutencao da XJ é bem mais barata que de Mit.......e as peças vc encontra muito facil, agora as peças de pajerinho....acredito que nao seja tao facil assim.....ai tem que recorrer a consessionaria......ai ja viu né !!!

XJ nao tem esse lance de correia dentada....
Amortecedor de XJ......120 cada !!!!

Uso a minha no dia dia e viagens para o interior.......nunca deu pau em nada !!!! desde que comprei andei 30 mil K.......e apenas pecas de desgaste, amort e freios.

acho a Mit mais atual, mas a Xj tbem é bacana !!!! e tem motor de sobra !!!

a minha tem GNV faço 6,5 a 7 km/m3.......gnv 1,099 e na gasoza fas uns 5 a 6 .....

abraços e boa sorte......mas tem que comprar filé.....senao é bucha heim

samukanvas
27/10/2007, 00:36
Cara, sinceramente, isso que eu te falei acho que resume tudo.

Imagina samurai e vitara. Samurai é a cherokee e vitara é pajero. O conceito é bem parecido de suspensão e de comportamento na trilha/asfalto.

De peças é igual pras duas. Se quiser manter sua cherokee com peças originais, pode custar mais caro que manter uma pajero. Só depende de vc. Correia paralela da cherokee custa 40 pratas. Da pajero idem.

Eu acho que a cherokee dá mais problemas que pajero vide a quantidade de tópicos de problemas de uma e de outra. Sem contar o tópico cherokee sport que virou o "muro das lamentações" onde todos vão rezar por uma solução para os mais diversos problemas. É só ler...

Eu gosto dos dois carros, mas se for pra encarar uma trilha mais pesada eu prefiro a xj. Se for pra encarar trilhas pesadas direto, nenhum dos dois, ou faça como eu. Subchassis, suspensão, eixos, ct, gaiola externa etc.... Amarra bem o ponto fraco porque é tirando tudo de ruim que tudo fica bom.

Se for pra viajar em estradas de chão batido e asfalto, poucas erosões, areia e trilhas mais "confortáves" vá de pajero. Além de mais econômica, ela é mais estável e mais sociável em velocidades mais altas (mais equilibrada).

Na questão de equipamentos não existe carro melhor que jeep. Qualquer um jeep. De cj a cherokee hemi. Se tem uma coisa que gringo gosta é de pendurar frescalhada no carro. E nós que somos brasileiros compramos sempre a fama de lá. Por isso tem de tudo. De cheirinho de interior a suspensão de 10". Mas vc pode encontrar tudo isso em sampa na spider 4x4 com garantia e perfeição. Se pudesse voltar atrás meu kit clayton ia ser spider. Não valeu a dor de cabeça pelo investimento.

Como pode perceber, no parágrafo acima eu disse que se quiser coisa de marca, jeep é a marca. Se quiser fazer bem feito pode ser em cima de qualquer carro e pode fazer aqui no lisarb mesmo, afinal agora tem gente boa pra isso! Não se preocupe com amortecedores, kits, etc... fazem tudo aqui e é mais barato que importar.

Por isso:

Cherokee = mais trilha que pajero
Pajero = mais asfalto que cherokee

:concordo:

Abs

nzardo
27/10/2007, 12:02
Já são 2x0...



Se for pensar nisso não tenho dúvidas:D
Se pensar nos 10k de diferença...
R$10mil= pneus+quick disconect+ sugestoes serão bem vindas...
Ou um outro carro para rodar no dia a dia...

Outro dia vi preço de correia dentada da pajero: 370 pratinhas...

Acho que já sei qual vai ser, mas quem puder me dar mais umas dicas agradeço MESMO.

Nzardo,
obrigado pela dica, já li a respeito da cherokee até "conheço" quem vende peças para ela, mas não achei muito sobre a pajerinho, o que algumas pessoas que conheço dizem é para ficar com ela sem dúvidas.
Mas confio mais no pessoal aqui do forum.

Samukanvas,
Desisti dos eixos, mas não foi SÓ deles e sim do projeto todo, desculpe não entrar mais em contato. Se ficar mesmo com a cherokee vou te pedir umas dicas ok?

André,

ja ta fazendo as contas direitinho...:dance:...realmente os 10k de diferença são decisivos....fora a manutenção mais barata.....:mrgreen:

agora o duro é a peregrinação pra achar uma XJ em condições, mas com calma acaba achando...:concordo:

samukanvas
27/10/2007, 13:05
Opa... agora que eu me liguei que tem o apelo emo$$$$$ional do carro tb :mrgreen:

Se for decisivo, acho que deveria colocar em suas opções a explorer tb.

Mais moderna, mais barata e de custo de manutenção mais econômica que qualquer SUV que colocar aqui. Tirando a kombi :mrgreen:

Uma explorer bem conservadinha é um excelente carro de uso misto e fica exatamente entre a cherokee e a pajero, sendo pra mim, o melhor custo-benefício da categoria. Faz bem trilhas e anda muito bem no asfalto. Os itens de conforto de uma explorer são os mesmos que a cherokee veio deixando de lado durante os anos (por isso talvez a explorer tenha vendido mais) e que a pajero nunca teve.

O melhor dela é que compartilha peças com a ranger e ranger vendeu muito aqui... principalmente as V6.

Se está inclinado em comprar uma xj, tudo bem, mas acho que deveria andar em todos os carros primeiro. E sem dúvidas o melhor carro pra vc é o que vc gosta e será o que te serve e não o que falam bem por aqui.

Abs

andre veiga
27/10/2007, 16:39
Na verdade não tionha pensado nas explorer por acha que são grandes demais.
Meu irmão tem uma 4x2 94 e nunca andei... vou pedir para dar umas voltas e pensar... É certo que deve ter muita diferença na "tocada" de uma 4x2 para a 4x4 mas acredito quie dê para ter uma ideia...

Quanto aos outros também vou pedir para andar um pouco mais... Se pudesse rodar uma semana com cada um... hehe
Estou olhando uma pajeiro 95 (31k), uma cheroka 98 (25k) e uma grad vitara v6 2.5 99 (28k)... Acho que o meu ideal era o vitarinha com o motor v6 2.5 do grand... Mas pelas características JIPE fico com o JEEP...

abraços, obrigado a todos e continuo "ouvindo".

nzardo
27/10/2007, 19:35
Ja q a Explorer entrou na jogada...tive uma Explorer 96.....excelente viatura......não me deu nenhuma manutenção...robusta, confortavel, consumo razoavel, muito silenciosa e um espaço interno de dar gosto.........é uma viatura q da saudades..........:oops:

O único porém, na minha opinião, é q ela é muito pesada, o q inviabiliza muitas trilhas....assim como o Pajerão.....:concordo:

Leo - Beethoven
29/10/2007, 14:04
Eu inicialmente queria um Explo...mas tinha que ser de 98 pra cima por conta do estilo melhor e itens de série. As Explo 4x4 são mais fáceis de achar em bom estado, mas custam em média 6K latinhas a mais que um Xj no mesmo ano e mesmas condições.
Optei pela XJ pq achei uma na condição que queria e o valor do seguro também ajudou na escolha, o mais barato de todos os SUV que pesquisei, e plajeando o Rodrigo, seguro mais barato até que de Kombi..:mrgreen:

Abs.

samukanvas
30/10/2007, 03:05
Eu inicialmente queria um Explo...mas tinha que ser de 98 pra cima por conta do estilo melhor e itens de série. As Explo 4x4 são mais fáceis de achar em bom estado, mas custam em média 6K latinhas a mais que um Xj no mesmo ano e mesmas condições.
Optei pela XJ pq achei uma na condição que queria e o valor do seguro também ajudou na escolha, o mais barato de todos os SUV que pesquisei, e plajeando o Rodrigo, seguro mais barato até que de Kombi..:mrgreen:

Abs.

Grande leo,

Tirando a dúvida final, vou colocar meu pensamento:

A explorer não é mais cara que a xj. A não ser que esteja falando da v8. Tirando essa, as explorers XLT 4.0 4x4 são uns 3 conto mais baratas em média que uma xj (TENDO COMO BASE VEÍCULOS EM EXCELENTE ESTADO) vide pesquisa aqui no rio que um colega fez porque ele gosta do carro. Estou confiando nos dados dele.

Com 3 conto vc compra um par de eixo bom pra explorer e já começa com uma base melhor que a xj pelo mesmo preço.

Ele tb me disse que consegue encontrar "3 explorers pra uma cherokee", acredito que ele esteja falando de quantidade e consequentemente a quantidade faz ele achar mais modelos de comparação. Mais um ponto pra explorer.

O seguro, pra vc pode ter dado mais barato, mas pra ele foi o inverso. Seguro é como apostar na mega-sena. Alguem sempre ganha de vc. Por mais que tenha uma carta na manga (números exotéricos, colocadores de carta, sonhos etc...) alguem sempre ganha de vc. Então é relativo. Veja o seguro de minha moto. Cotei hoje:

Mais cara: 11.000
Mais barata: 3.200

Sobre a suspensão, o trabalho nas duas será igual. Depois que vc arranca os braços fora, um suporte a mais ou a menos influencia muito pouco no preço. Isso pra uma coisa grande. Pra um kit é mais fácil importar de explorer... Peso e preço!

Custo de peças: Esse é mais fácil. Eu dei todos os sites que o pessoal compra aqui e meu amigo se encarregou de ver preço de coisas básicas. Pastilha de freio, correias, farol, lanterna, bomba comb... essas coisas. TODAS as peças ele encontrou no brasil e nozeua mais barato que eu achei as minhas. Eu fiquei puto. Bom, já tinha ficado puto com o seba que tem duas e me fodeu a cabeça me zoando que arruma peça na esquina :mrgreen:

Sabe qual carro ele comprou? Uma hilux diesel 98... :lol:

Acho que ele ficou nervoso com tanta opção que falei pra ele... a hilux foi uma. Como ele ia comprar uma carretinha pra carregar moto os preços foram se aproximando...

EU, rodrigo, ACHO que tanto de cherokee quanto de explorer, quanto de camper, quanto de fusca etc... qualquer um estará bem servido. DEPENDERÁ DO USO! E DO QUE QUER FAZER DA COMPRA EM DIANTE. Um ex. Se quer transformar em um carro de trilha, entre explo, xj e pajero pra mim o ranking é esse:

Xj e explo. Pajero tá fora...

Se quer um carro misto, trilhas em areia, estrada de terra, laminha que suja só a sola da bota e tal:

Explo, xj e pajero.

Rua, somente rua, nada mais que rua e de veeeeez enquando um paralelepípedo:

Ka 1.6, paratí t&f 1.8, corsinha mileoito etc... e um jipe brabo pra fazer a parte suja.

Deixo claro que a diferença é muito pouca de um pra outro e só reflete MINHA PREFERÊNCIA.

Eu tenho 2 cherokees e não gosto do comportamento delas no asfalto/terra numa situação de velocidade. Não é tão estável e na chuva é o terror. Precisa de cuidado. Se tem alguem procurando a xj pelo motor, tome cuidado porque precisa ter atenção pra dirigir por alguns motivos:

A transferência de peso da dianteira é diferente da traseiram (molas e feixe), Os freios são lentos e pouco progressivos e em situação de frenagem extrema são borrachudos. A direção não é rápida em mudanças de direção (digo a parte hidráulica e não a demora na compressão da suspensão). Tem uma leve tendência de escapar com a dianteira em curvas de baixa (até uns 100) e depois disso precisa muito controle com buracos/"bumps"/emendas de pontes etc... porque a traseira lê o asfalto mais bruscamente que a dianteira.

Nunca dirigí as explorers esportivamente, mas gostei do equilíbrio. Pajero só pajerinho...

Espero ter ajudado

Abs

Paulo_CW
30/10/2007, 08:48
André, Samukanvas.....tenho acompanhado este tópico, pq estou numa situação relativamente parecida.

Tenho um Samurai pra uso exclusivo em trilhas e quero partir pra outra viatura q também terá uso somente em trilhas de média/ alta dificuldade. Inicialmente queria uma Explo. devido ao preço dos modelos 98 na faixa de 26k, mas tenho receio no seu desempenho nas trilhas.

Então comecei a pensar numa Ranger 98 V6, uns 3k mais caro q a Explo. por ser um carro forte e relátivamente fácil de adaptar pra trilhas pois é fácil de erguer e por uns 33" (não sei se o processo é o mesmo na Explo.)...e depois cortar um pedaço da traseira após as molas, (coisa q tira apenas uns 20cm da traseira )... a parte boa é q a mecânica é confiável e tem menos vidro e lataria q a Explo. para amassar em trilhas.

Seguidamente por influência de amigos, comecei a ver as Pajerinho q custão uns 3k a mais q as Ranger e q pelo q ouvi basta por calços de suspensão e pneu q ela tá pronta pra trilha (não sei)....

Bom agora já estou pensando nas XJ, pois custa uns 26k, mas não tenho informações suficientes de seu uso em trilhas e tenho receio do custo de peças, principalmente as eletrônicas....

O fato é o seguinte... lendo o forum tô ficando cada vez com mais duvidas.... e agradeço a qualquer comentário q possa me ajudar nesta empreitada pessoal.

Leo - Beethoven
30/10/2007, 11:09
Grande Rodrigo,

Concordo contigo. Mas aqui em SP as Explorers estão bem valorizadas....mas isso pq as XJs na sua grande maioria são 97/98 e as Explo (4x4) no mesmo ano são quase todas V8.

Particularmente, eu acho a Explorer 4x4 mais carro que a XJ, mas ele peca em alguns detalhes e outros supera a XJ fácil. Na real, no final é o gosto de quem compra.

A sua descrição dos efeitos da suspensão da XJ é perfeito, é exatamente isso, mas não há como fuigir disso. As explos são melhores nesse aspécto, mas o dono de um carro 4x4 seja ele qual for, tem que estar ciente sempre que se ele quer uma carro que faça trilha (reais e não aquelas estradinhas de terra de comercial) a suspensão vai perder performance em velocidades mais altas....aí o cara diz: Como carro X, compra Y...mas será que original consegue fazer trilha ? Mesmo as mais levinhas ? Eu duvido....e quando modificado, por menor que seja, a coisa sempre muda.
Optei pela XJ pq foi oportinudade de ocasião, no meu caso o seguro era melhor e a XJ ainda aceita melhor o GNV do que os modelos mais novos de Explo, de 98 em diante se não me falhe a memória, que o câmbio auto é eletrônico.
Particularmente, eu gosto muito do motor L6 da XJ....se ver pela idade do motor (projeto inical) ele evoluiu muito para um L6, e para um 4 litros, 190 HP tá de muito bom tamanho e pra quem quiser prepará-lo vc sabe que ele tem suas vantagens e facilidade.
Mas não tenha dúvida de que na época se tivesse apaecido uma Explo na condição que eu peguei a XJ, eu estaria com uma agora.

Uma coisa, não é só em volume que se vê mais Explos por aqui em SP....a qualidade dessas por aqui (usadas) é muito melhor que as XJs. Parece que os donos anteriores das XJs as compravam pra trilha mesmo e seu estado geral reflete isso, já as Ford na grande maioria estão em estado de carro de passeio normal.....mas não sei o pq disso.

Paulo, dá uma olhado nos vídeos do nosso amigo Ponce do RJ com a XJ dele....tire suas comclusões.
http://www.youtube.com/poncerj

Abs.

Paulo_CW
30/10/2007, 12:25
Leo.... sem dúvida, é show a XJ dos vídeos.
Como meu caso será para uso exclusivo para trilhas, e sou leigo nas 3 viaturas, minha grande dúvida é qual delas vc consegue alterar para encarar trilhas com o menor investimento entre a XJ, Pajerinho e Ranger.... sem levar em consideração o preço da viatura.
Parece-me q a XJ é a mais complicada $$$ na questão da suspensão (não sei)....
Para a Ranger existe até Kit pronto para levantar (Keko - não sei se presta) ou apertar as barras de torção...
Pajerinho, me falaram q basta calçar a suspensão??? q tá pronta.
Claro q a brutalidade depende do quanto inve$$tir né... mas numa primeira fase seria sómente erguer, por pneus.... e testar nas trilhas....

Leo - Beethoven
30/10/2007, 12:48
Paulo, modificação da suspensão, nos 3 carros é muito similar e o custo próximo dependendo do que se deseja.
Postei aqui uma receita de lift econômico pra XJ e que não existe nenhuma novidade nisso e vários veícuilos a usam, até o Vitaras por aqui usam a mesma idéia.
Dá uma olhada.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30297

Tanta a XJ quanto a Explo já dá pra brincar bastante mesmo com pneus na medida original e na altura normal. Eu ficaria entre uma ou outra sem sombra de dúvidas. A Pajero (a Pajerinha, que a melhor dos modelos) deixaria em 3o. plano se pintasse um negócio muito "bão", saca ?

Abs.

Joao Baeta
30/10/2007, 13:03
:arrow: Explorer ano 98 p/ > não possuem a reduzida!
Só ano 94/95/96 (Seja o das 1° que chegaram no país)
Abs

Leo - Beethoven
30/10/2007, 15:53
:arrow: Explorer ano 98 p/ > não possuem a reduzida!
Só ano 94/95/96 (Seja o das 1° que chegaram no país)
Abs

Se isso for sério mesmo, aí o cenário fica diferente...

Me surpreendeu agora eihn Baeta....tá entrando nos eixos ? :concordo:

Abs.

samukanvas
31/10/2007, 00:34
Uma coisa, não é só em volume que se vê mais Explos por aqui em SP....a qualidade dessas por aqui (usadas) é muito melhor que as XJs. Parece que os donos anteriores das XJs as compravam pra trilha mesmo e seu estado geral reflete isso, já as Ford na grande maioria estão em estado de carro de passeio normal.....mas não sei o pq disso.



PQP!!! Não achei que alguem ia falar isso.... :mrgreen: Grande leo... em 98-2001 quando a jeep abandonou o lisarb, a ford continuou... Eu sempre fiz revisão dos meus carros em concessionária, mesmo quando a garantia acabava. Isso é uma teoria ;-)

Abs

Paulo,

Se gosta de trilhas do tipo: erosão de pelo menos 30cm, lama que cubra o pneu, travessia de rios com água no parachoque e tal... qualquer um dos 3 carros vai bem. Depois disso eu ficaria com a xj pela base que tem sem colocar muito dinheiro (um pneu cross 245 e um calço de 2"). Se for colocar grana em cima pode ser a explo ou a xj.

Diz aí o que prentende fazer com o carro pra poder comprar o carro certo antes de se arrepender no meio do caminho.

Abs



Sobre a explorer, eu não sei, mas se for, uma ct pra ela não é cara tb... pelo que me lembre é umas 1000 pratas e cabe certinho.

bioranieri
31/10/2007, 00:53
Eu tive a mesma dúvida.. entre a XJ e a Pajero IO. Acabei escolhendo a XJ pelo interesse em viagens de longa duração e menor custo de manutenção.
O seguro era similar e pelo que falam .. as duas opções oferecem manutenção similar tb.

Espero estar certo.. amanha fecho de fez minha XJ. :)

Joao Baeta
31/10/2007, 00:58
Se isso for sério mesmo, aí o cenário fica diferente...

Me surpreendeu agora eihn Baeta....tá entrando nos eixos ? :concordo:

Abs.

:arrow:Sempre sei um pouco de cada 4x4 né?:mrgreen:
Mas a última versão que é 5.0 V8 de 218 cv da Xplorer... Que é 4x4 permanente!

Paulo_CW
31/10/2007, 09:40
Samukanvas...
Então... meu uso vai ser unico e exclusivo para trilhas (não estradões de terra)... hj eu faço trilhas médias e pesadas com um Samurai.... e gostaria de fazer quase o mesmo com a próxima viatura.... dentro da limitação de cada uma claro.

Depois da informação de q as Explo. acima de 97 não tem reduzida, eu as descartei.

Como vou investir na viatura, e ficarei sem muita grana num primeiro momento eu quero apenas erguer e por pneus 100% trilha, depois a coisa pode evoluir para os acessórios....primeiro os indispensaveis como peito de aço e proteções e por aí vai.

Caso opte pela Ranger, tinha idéia de no futuro cortar um pouco a caçamba para melhorar o ângulo de saída....

Enfim.... a idéia é me abraçar com uma viatura por um longo tempo, por isso a preocupação com peças e manutenção....coisa q acredito ser mais fácil com a Ranger.... mas a idéia de ter uma XJ ou pajerinho me agrada mais.....

andre veiga
31/10/2007, 22:35
Apesar de que o uso que farei do veiculo não ser unicamente em trilhas a cidade onde moro é uma trilha só, em 100% do calçamento (?)...

Pensei na Xj pela relação pesoXpotencia que talvez seja a mais interessante, mas vi no topico do LeoBethoven que as molas se acabam com 60mil km... Então de cara teria que trocar as molas, e com isso sempre vai mais um monte de coisas.

O fato de ela ser não muito estável acima de 100km/h e da estabilidade em curvas me desanimaram um pouco pois aqui só tem serra... e buraco e ondulaçoes feitas pelos caminhoes de minério.

A pajero sendo a unica 2p é a que "me faz a cabeça" apesar de ter medo dos preços de peças.
Em BHz não conheço ninguém que ande de XJ, mas os que andam de pajerinho so falam bem dela. Em Ouro Preto ninhguém conhece nada...
A verdade é que não pude ainda andar em nenhuma delas e os caras que tinham comprado meus carros furaram (os 2 de uma vez só).

Queria mesmo é uns 140cv no meu vitarinha 3p... Ele sobe a serra aqui de perto igual a uma saveiro 1.8, mas sem descolar o pé do acelerador. Com a vantagem que faz umas trilhinhas bem boas também.
Espaço? se tirar os bancos traseiros...

$e eu pude$$e teria uma caminhonet diesel 4x4 e um samurai...

nzardo
31/10/2007, 22:52
André,

Como ja disse aqui.... ja tive Pajerona, Explorer e atualmente a XJ...:mrgreen:

Não sei de onde tiraram q a Explorer é mais estável q a XJ, a minha Explorer...volto a dizer EXCELENTE !! viatura.......... mas nas curvas era uma barcona....a Pajerona ja era mais firme....e a XJ me passa uma segurança q nenhuma das outras me passou e alem do mais tem quase 400Kg a menos se não me falha a merdória.......agora tem q ver o estado das buchas da XJ q serviu de referencia....pois se elas não estão boas ela BAILA mesmo....:concordo:

O papo da molas q duram 60 mil km....não é problema da XJ não...60 mil é o tempo de vida util de qq mola, pelo menos é o q a maioria dos fabricantes informam...:concordo:

samukanvas
01/11/2007, 02:32
Samukanvas...
Então... meu uso vai ser unico e exclusivo para trilhas (não estradões de terra)... hj eu faço trilhas médias e pesadas com um Samurai.... e gostaria de fazer quase o mesmo com a próxima viatura.... dentro da limitação de cada uma claro.

Depois da informação de q as Explo. acima de 97 não tem reduzida, eu as descartei.

Como vou investir na viatura, e ficarei sem muita grana num primeiro momento eu quero apenas erguer e por pneus 100% trilha, depois a coisa pode evoluir para os acessórios....primeiro os indispensaveis como peito de aço e proteções e por aí vai.

Caso opte pela Ranger, tinha idéia de no futuro cortar um pouco a caçamba para melhorar o ângulo de saída....

Enfim.... a idéia é me abraçar com uma viatura por um longo tempo, por isso a preocupação com peças e manutenção....coisa q acredito ser mais fácil com a Ranger.... mas a idéia de ter uma XJ ou pajerinho me agrada mais.....

Paulo, quer a real?

Eu já tive um samurai 98 (samukanvas = samurai canvas junto) e pqp... não tem carro melhor pra zoar os outros que esse :mrgreen:.

Eu já fiz trilha de xj algumas muitas vezes tb e te digo:

Se precisa de espaço, arruma dentro do samurai. Deserda um filho, briga com a esposa na sexta, se muda "a trabalho" pra outro estado sozinho... essas coisas :mrgreen: Sério, se não precisa de espaço não tem carro melhor que o samurai. Com um samuca na garagem e outro normal vc tem o melhor dos dois mundos: street e off.

Lógico que uma xj consegue reunir esses dois mundos de uma forma meia boca. Vc tem que ver o que eu tô fazendo na minha xj pra acompanhar o samukanvas que só tinha mudzilla e mola grande. Só porque eu queria um carro melhor que o samukanvas... Fui besta. Dá uma olhada no tópico do preto velho e verá um sonho meu que ainda não se realizou. Aquilo alí é um "top fuel" das trilhas. NADA segura aquele bólido.

Limpando a baba do samurai, vamos falar da xj.

A xj é boa, faz trilha bem, mas vc sabe: Peso é tudo e redução é tudo com mais um pouco.

A cherokee peca por ser pesada e grande e isso faz diferença na trilha. O pessoal vê o motor como um ícone. Tipo: "Meu motor tem 40kg de torque e 300cv..." grandes merdas se o carro pesar 10ton. Por isso que o motozim do samuca dá conta. E o tamanho reduzido do samuca, apesar de atrapalhar um pouco em erosão, ajuda a manobrar.

Por isso pra aproveitar a cavalaria vc tem que usar pneu agressivo e bloqueio. Eu acho que a receita de cross e calço é um excelente começo. Precisando conforto e espaço (sem zoar agora) acredito que seja um dos melhores 4x4 pra começar. Principalmente se pegar um carro como o meu que tem um banco de couro que é phoda. Sentou dormiu... cura qualquer insônia. E tem mais de 10 aninhos... :shock:

Resumindo essa prosa: não seria melhor investir no samuca que comprar um novo carro mais caro e começar do zero?

Abs

samukanvas
01/11/2007, 02:48
O fato de ela ser não muito estável acima de 100km/h e da estabilidade em curvas me desanimaram um pouco pois aqui só tem serra... e buraco e ondulaçoes feitas pelos caminhoes de minério.

Cara, qualquer carro com "eixo rígido" molas diferentes na frente e atrás (caminhonetes, suvs, caminhão etc...) vai ter esse comportamento. Nenhum carro deses é melhor que um Ka 1.6 (comparação bem extrema, já que o ka é o mais equilibrado que já guiei). Pra acertar isso vc precisa de amortecedor e de molas certas. Não tô falando de rancho e sim de bilstein ou ohlins (pela regulagem e não pela marca) e molas profissa. Uns carros são melhores acertados que outros e no quesito asfalto a pajerinho é melhor que a xj e a explo. Se endurecer a frente da xj e colocar um amortecedor que faça com que os pneus fiquem mais no asfalto que no ar (menos pressão no bump e mais no rebound) acho que ficaria bem melhor e menos confortável. Estarei fazendo isso na minha xj 98 e trocando os diferenciais pra guentar mods que farei no motor. Estou falando isso porque trabalhei muito tempo acertando mola e amortecedor de carro. Tanto aqui quanto nazoropa. A xj é desequilibrada pra ser confortável, mas pode ser transformada em uma ferrari se quiser. Se já andou de ferrari, sabe que é uma merda.... precisa prender bem as pontes dos dentes ou terá uma conta gorda no dentista! :mrgreen:



$e eu pude$$e teria uma caminhonet diesel 4x4 e um samurai...

Eu diria um samurai e uma perua... :mrgreen:

ABs

Leo - Beethoven
01/11/2007, 12:07
Aproveitando os comentários do Rodrigo.

O meu sonho de consumo é uma XJ duas portas....aqui no Brasil nunca vi uma rodando, mas nos EUA existem bastante delas....rodava com uma 93 por lá que era tudo....é mais curtinha que a 4 portas, mais leve e tem o mesmo motor....com entre eixos menor, ela é o bicho nas trilhas, mesmo original...É como o Bronco da Ford que é mosca branca por aqui e que é outro show....a Ford em vez de Ecasport devia ter lançado essa carrinho por aqui que é muito melhor e muita mais off-road com certeza.
Daqui mais uns anos vou pensar em comprar um usada lá e trazer pro Brasil...como a importação de usados é só pra carros com mais de 20 anos...ainda vou ter que esperar mais um pouco....

Abs.

nelsonnrc
01/11/2007, 12:40
Estava no mesmo impasse antes de comprar o Explorer e agora o Pajero, o custo de manutenção do carro americano é imbativel(Explorer) porém pelo que pude notar quando fiz um kit basico de peças o mais caro por uma pequena diferença seria o do Pajero, depois o do Cherokee Sport e por ultimo o do Explorer.

Pelo que olhei quando fui comprar, posso falar o seguinte:
O melhor pra estrada - Pajero e Explorer pelo conforto
Melhor resposta em baixa - Cherokee
Mais confiável - Explorer
Estabilidade - Explorer e Pajero
Melhor resposta do cambio automatico - Explorer
Custo de manutenção mais baixo - Explorer
Mais preparado pra terra(ai vão me bater :mrgreen: ) - Pajerinho
Seguro mais em conta - Explorer e Cherokee

Acho que todos são muito bons, porém o Explorer é mais limitado pra uso off, mas dá um show na estrada em conforto e consumo. O Sport é um projeto um tanto quanto antiquado e quando fui olhar os Cherokee eram sempre os que tinham mais coisas pra serem consertadas - o Pajerinho 3.5 é um SUV mais esportivo com excelente estabilidade, mas é um motor de giro alto, consumo bom na estrada(8,5/9km/l), porém com uma manutenção que quando dá é cara!

As peças de manutenção pro Explorer são todas com preço muito bom e fáceis de serem encontradas e se vc trouxer do US entao, fica baba(assim como o XJ). Já o Cherokee encontrei certa dificuldade em achar suas peças assim como achei um tanto caro.
Quando dá, o Pajerinho tem um custo de manutenção pra motor caro, porém suas peças de suspensao nao sao caras pois as divide com os L200, tem um sistema de freios excelente do mesmo fabricante dos BMW e cada amortecedor KYB custa R$95 pra ele:dance:

Agora sim vão me matar...mas eu compraria o Pajero ou Explorer, mas não o Cherokee - até pq uso mais em estrada o carro e são os dois que me atendem melhor, e sempre que precisei pegar terra me serviram muito bem!

Abs:concordo:

CBP
05/11/2007, 02:10
Fechando o topico, sou o mais novo proprietario de uma Cherokee Sport 98 que comprei do segundo dono... Já estreiei nas dunas de peró, e está aprovada!

Joao Baeta
05/11/2007, 11:26
Aproveitando os comentários do Rodrigo.

O meu sonho de consumo é uma XJ duas portas....aqui no Brasil nunca vi uma rodando, mas nos EUA existem bastante delas....rodava com uma 93 por lá que era tudo....é mais curtinha que a 4 portas, mais leve e tem o mesmo motor....com entre eixos menor, ela é o bicho nas trilhas, mesmo original...É como o Bronco da Ford que é mosca branca por aqui e que é outro show....a Ford em vez de Ecasport devia ter lançado essa carrinho por aqui que é muito melhor e muita mais off-road com certeza.
Daqui mais uns anos vou pensar em comprar um usada lá e trazer pro Brasil...como a importação de usados é só pra carros com mais de 20 anos...ainda vou ter que esperar mais um pouco....

Abs.

:arrow:Léo,
Há pouco tempo tinha XJ ano 93 cinza 2p que estava vendendo na loja em Botafogo..... Por 18 mil reais! Se vc me falado antes.... :|

Leo - Beethoven
05/11/2007, 11:33
Fechando o topico, sou o mais novo proprietario de uma Cherokee Sport 98 que comprei do segundo dono... Já estreiei nas dunas de peró, e está aprovada!

Faltou postar fotos !!! E aí dê mais detalhes. :concordo:

Seja bem vindo ao time :concordo:

Abs.

Leo - Beethoven
05/11/2007, 11:54
:arrow:Léo,
Há pouco tempo tinha XJ ano 93 cinza 2p que estava vendendo na loja em Botafogo..... Por 18 mil reais! Se vc me falado antes.... :|

Eu tô buscando direto pra ver se acho uma dessas por aqui....na hora que eu achar, mesmo sem grana faço uns papagaios na hora pra comprar uma dessas....aí o bicho vai pegar....e 93 é um bom ano pra XJs pro que eu quero fazer....
Ceis vão ver...

Abs.