Conectar

Ver Versão Completa : Bateria Cherokee Sport



José Francisco Abreu
26/10/2007, 01:39
Saudações!

Acabo de adquirir uma Cherokee Sport 94, a gás. É um carro alinhado, super bem cuidado e tem se mostrado ótimo. Nunca havia dirigido um carro a gás e não dá para perceber diferença. Pega de primeira e o desempenho é muito bom (tb nunca tive um carro com um motorzão desses). Devo agradecer ao pessoal daqui do forum pela ajuda, pois tirei muitas dúvidas e contei com o apoio de vcs para comprar a viatura.
Venho pois, aqui, me apresentar e puxar um primeiro tópico, por não ter encontrado resposta na pesquisa prévia que fiz aqui nos posts. Diz respeito à bateria, pois vi aqui considerações sobre o funcionamento destas, mas nenhuma indicação de especificação.
Pretendo corrigir o único ponto que não está 100% no carro e creio que possa ser inadequação da bateria. O ar condicionado se mostra fraco, ao mesmo tempo que puxa demasiada carga - o ponteiro cai do 14 quase a 45 graus se estou engarrafado, lá pras tantas acende o "check engine". Ou poderia ser alternador?
Por favor, emprestem-me um pouco mais do seu conhecimento.
[]´s
JF

nzardo
26/10/2007, 10:30
José,

Parabéns pela aquisição e seja bem vindo.....:dance:

Pelo seu relato não fica claro...mas o ideal é vc ligar na gasolina e antes de desligar deixar ela funcionar um pouco na gasosa tambem....:concordo:

Não entendi bem de 14 pra 45 graus....:pensativo:....mas uma coisa é certa a temperatura cai pq a ventoinha qdo se liga o a/c funciona direto.....

Vá em um bom auto elétrico q ele testa o alternador (apesar da viatura ter voltimetro) e sua bateria tambem......uma bateria de 65a ou 75a ta de bom tamanho se vc não tem guincho e um mundo de farois pendurados na viatura...:mrgreen:

O causo do Check Engine...uma boa oficina com o scanner encontra o problema.....:concordo:...

José Francisco Abreu
26/10/2007, 11:05
Valeu Nzardo!

Os 45 graus a que eu me referi é a inclinação da agulha do marcador da bateria, à esquerda, e o 14 o número que ela aponta quando estácentralizada no mostrador... linguagem de amador.

Obrigado pelas boas vindas. Qualquer hora retribuo convidando os amigos da montanha para conhecer meu pedaço em Friburgo, que é um verdadeiro ninho de gaviões e proporciona ótimas pistas pra quem gosta de terra, pedras e buracos.

[]´s
JF

Ricardo Bambhoo
26/10/2007, 12:28
QQ coisa o Zardo te vende uma bateria. ele tá vendendo tudo. só espero que não tenha vendido a mola que emprestei pra ele :mrgreen:
[]'s

Ricardo Bambhoo
26/10/2007, 12:30
Saudações!

Acabo de adquirir uma Cherokee Sport 94, a gás. É um carro alinhado, super bem cuidado e tem se mostrado ótimo. Nunca havia dirigido um carro a gás e não dá para perceber diferença. Pega de primeira e o desempenho é muito bom (tb nunca tive um carro com um motorzão desses). Devo agradecer ao pessoal daqui do forum pela ajuda, pois tirei muitas dúvidas e contei com o apoio de vcs para comprar a viatura.
Venho pois, aqui, me apresentar e puxar um primeiro tópico, por não ter encontrado resposta na pesquisa prévia que fiz aqui nos posts. Diz respeito à bateria, pois vi aqui considerações sobre o funcionamento destas, mas nenhuma indicação de especificação.
Pretendo corrigir o único ponto que não está 100% no carro e creio que possa ser inadequação da bateria. O ar condicionado se mostra fraco, ao mesmo tempo que puxa demasiada carga - o ponteiro cai do 14 quase a 45 graus se estou engarrafado, lá pras tantas acende o "check engine". Ou poderia ser alternador?
Por favor, emprestem-me um pouco mais do seu conhecimento.
[]´s
JF
José, se fosse problema de tensão baixa ou bateria acenderia o CHECK GAUGES. A minha, as vezes qd lavo o motor, o check engine fica aceso uns 2 dias... vai se acostumando... cada hora acende uma luz...
[]'S

guilhermerj
26/10/2007, 14:52
José,

Parabéns por ser mais um felizardo, dono de uma cherokee.

Nas ZJ´s o instrumento q monitora a bateria tem seu centro em 14 volt, no normal, com o carro ligado, e o alternador 100%, o ponteiro deve ficar em uns 13,5 volt.

Essa tensão supri o consumo do carro e ainda serve para carregar a bateria, mantendo sua vida util normalizada.

Como seu ponteiro inclina 45 graus a esquerda, significa q a tensão está em 11,5 volt o que é grave pois a indícios de q seu alternador foi pro "saco". E nem adianta trocar a bateria por uma nova, se o defeito for no alternador, troque-o primeiro.

É lógico q sem ver o carro, tudo fica na suposição, portanto leve-o em qualquer autoelétrica de renome, q eles resolvem.

[]ão........

nzardo
26/10/2007, 15:17
José,

A bom.....45 graus...:shock::shock:....seguinte como disse o nosso amigo Guilherme, seu alternador aparentemente não ta dando conta.....mas faça o q disse..leve em um bom auto eletrico q eles te dão o diagnóstico......normalmente é só trocar as escovas.... e se os caras manjam vão te dizer q tem escovas equivalentes aqui no BR....:concordo:

Outra coisa, se o ar ta fraco...torça pra ser falta de gás.....pois se for o compre$$$or...........dai ja viu né....:cry:

Bambheta,

Jaaaa ééééééraaaaaaaaa........vo pro IIXJMC as suas custas.....:twisted::twisted:

José Francisco Abreu
26/10/2007, 16:07
Valeu a todos pelas :idea::idea::idea:. :palmas:

Já estava no meu planejamento a visita ao eletricista - tenho um espetacular no Leblon que já mexeu em alternador pra mim, e creio que ele responde. Caso contrário, volto aqui. :concordo:

De qualquer forma estarei divulgando os acontecimentos, pois acredito que, assim, tb estarei contribuindo para o conhecimento geral, certo:?:

[]´s
JF

José Francisco Abreu
27/10/2007, 15:47
Olá a todos,

como prometi, segue o veredito do eletricista sr. Tuninho:

:dance::dance::dance::dance: Uêpa!

Ele ficou besta com o alternador - falando, assim, de uma forma careta, encheu-o de elogios.

A bateria tb está perfeita...

A única questão é que a tárr é de 45 ampé.

Mesmo assim ele falou preu usar ela até acabar, que o carro güentará numa boa.

Eu acho que eu fiz um bom negócio com este JEEP.

[]´s

JF

gutoxj98
27/10/2007, 16:28
eu comprei heliar free 75 amp.

acredito que esta de 45 h é muito fraca, principalmente pq o carro tem ar-cond.

abs

Marcelo Carvalhal
27/10/2007, 16:53
Nos modelos JEEP, no manual e aconselhável BATERIAS COM MAIS DE 65 amp., de fábrica elas vinham com baterias de 75 amp.

Não use menor, elas vão durar 3 meses, e com o tempo vão forçar o motor de arranque, e na hora de uma CHUPETA, o pico de energia vai ser muito maior que o normal...vai ser uma chicotada, primeiro no regulador de voltagem que tem no ALTERNADOR, por trás...uma caxinha preta..depois no MÓDULO PCM que tbm controla a voltagem..

Compra uma ( não importa a marca ) com mais de 70 amp. e tenham sempre os cabos bem apertados e sem folga na bateria..além é claro de mantê-la sempre bem apertada no lugar.:concordo:

RAR
27/10/2007, 17:47
Zé,
Antes de mais nada, bem vindo ao grupo!
Como sois do Rio vou procurar te ajudar e esclarecer alguns pontos. A bateria é um acumulador de energia, cuja função principal é atuar no sistema de partida do veículo, isto é, quando o motor não está operando. Quando se diz uma bateria de 45 A, significa 45 Ampere.hora (unidade de corrente x hora) de armazenagem. Nesta configuração se atende a carros de pequeno porte a gasolina. Já nos carros a álcool se utiliza a de 55 Amp.h devido a maior exigência nas partidas a frio. A bateria da Cheroca (XJ) segundo o manual é a de 60 Amp.h, mas como disse Nzardo as de 65 a 75 Amp.h vão muito bem, ainda mais quando se faz uso de acessórios diversos. O que vai acontecer com a sua bateria é que ela poderá ir pro saco mais rapidamente.
Agora o seu problema deve ter sido no sistema de carga que atua em conjunto com a bateria, onde está localizado o alternador. É este sistema que permite que a bateria seja carregada corretamente. Este sistema é monitorado pelo módulo de controle o PCM. Para saber o que acontece ou aconteceu é necessário passar um Scanner que só a autorizada e algumas oficinas especializadas possuem. Tem uma que posso recomendar é a oficina do Gustavo a LS Auto Técnica, que fica na R. Figueira de Melo, 436, próximo ao campo de S. Cristóvão. Vê se consegue um Manual de Serviços e Manutenção que vai te ajudar muito, Blz?:concordo:
Sdçs,

nzardo
27/10/2007, 19:26
Zéééééé ! ! ! !

Prestenção.........no q o mestre MC disse e na aula do Dr. Ruben....:palmas:

Vc não tem outro carro??....talves a sogra??...q esta precisando trocar de batera ???.......na primeira oportunidade vc deve trocar essa batera....vc vai acabar ficando na mão.....:putz:

José Francisco Abreu
27/10/2007, 21:02
Não tem dúvida, gente,
claro que eu vou trocar...

Não foi por outro motivo que abri este tópico.

Valeu mais uma vez pelo interesse geral.

[]´s
JF

Binaro
05/03/2010, 14:57
Bom pessoal, estou com um problema que acredito ser no alternador da minha XJ 98. Acontece que depois de uma descarga na bateria, fiz uma ponte e deixei o carro ligado por algum tempo para carregar a bateria. Chego em casa, desligo o carro e ligo novamente pra ver se tem carga, ela pegou de primeira. Depois disso ela ficou umas duas semanas sem andar e quando fui andar com ela, não pegou de novo. Deixei a bateria dando uma carga lenta durante a noite e isso resolveu o problema, pelo menos foi o que eu pensei... Após isso, percebi a luz do "check gauges" ligada e o ponteiro do voltímetro sem funcionar. Rodei com ela tranquilamente por algum tempo, porém em um passeio mais longo, a bateria descarregou completamente e tive que voltar pra casa no guincho. Pedi pra revisar o alternador e foram trocadas as escovas, mas ele ainda continua não mandando carga. Já me disseram que pode ser o módulo que tenha queimado, mas é estranho porque o carro funciona normalmente enquanto a bateria tiver carga. Alguém já passou por algo parecido e pode me dar uma luz?

Alguma indicação de eletrecista bom na região de Porto Alegre/RS?

Desculpa pelo longo texto, mas tentei fazer um resumo da história.

Abraços,

Bernardo Justo.

Ronaldo B.
05/03/2010, 15:08
Tive um problema bem semelhante, a bateria não segurava carga. Era uma bateria nova com apenas 3 meses de uso, troquei a bateria na garantia e nunca mais o problema ocorreu de novo.

[]´s

raven
05/03/2010, 15:27
Se você levar o carro em um auto elétrico ele testa se todas as células da baterias estão boas. Assim você tem certeza se é a bateria ou não.
Abraços

Binaro
07/03/2010, 21:18
"Problema" no alternador corrigido.

Foi só fazer a limpeza dos contatos e reaperto dos cabos do alternador e a danada voltou a funcionar. Aproveitei e já troquei as escovas que estavam um pouco gastas. O problema se deu provavelmente por ela ter passado os últimos dois meses no litoral, em contato com a maresia.

Obrigado a todos que responderam tentando ajudar.

Abraços