PDA

Ver Versão Completa : Motor 4.9I Adaptação



Diones Hartmann
25/10/2007, 23:15
Meus Caros!! Intalei um conjunto cambio com 5 marchas com a quinta dryve e motor 4.9I na rural 4x4, mas mantive o diferencial original, gostaria de saber se alguem montou já este tipo de conjunto e se deu certo, que dizer não quebrou o diferencial?? A instalação esta pronta, mas não andei ainda devido ao sistema de injeção não estar montado!!! Ou qual diferencial montar para resistir uma viagem para o chile em julho de 2008.

Wilson Oliveira Santos
26/10/2007, 16:27
Diones,

Na Minha Rural, adaptei motor diesel turbo - Q20b, com cambio de 5 marchas. no inicio o diferencial estava com relação 8x43, - ficou amarrado. trocamos para 12x47 o carro ficou muito choco na saída, porém, com velocidade final boa, qualquer subida, redução até terceira marcha. Mudamos para 9x44, melhorou porém, carro não passsava de 80 km/h.
Mudamos para 11x41, que maravilha estou com está relação até hoje. Saí bem e velocidade de cruzeiro por volta de 110 km/h. Já me falaram que a relação 11x45 ficaria melhor. Porém, não mudei, pois estou querendo voltar o carro a ter tração nas quatro rodas.
Sei que no forum tem gente que sabe fazer as contas(tamanho de pneus, relação das marchas no cambio e torque no motor) assim podendo dá um relação diferencial mais próxima da ideal sem precisar experimentar como eu.
OBS: não sei se é lorota de mecanico, mas dizem que esta relação 11x41 é muito dificil de ser quebrada.
wilson

Wilson Oliveira Santos
27/10/2007, 11:55
Lembrei de mais um detalhe eu instalei este conjunto(11X41) em janeiro de 1998.
wilson

Diones Hartmann
28/10/2007, 22:20
Valeu colega , vou testar e depois eu posto dizendo alguma coisa.

Sds.

dalmo cruz torres
02/11/2007, 03:37
Diones, pode ser que eu tenha o pé leve, mas eu usei o 4.9 na minha F-75 em que o eixo traseiro é chavetado, quebrou algumas vezes a chaveta, mas acho que era por causa do sulco da chaveta na ponta de eixo, que estava meio alargado. Depois que troquei a ponta de eixo, a chaveta e a flange,(tudo novo), ficou tranquilo.
Pergunta meio boba:
V/c já viu o diabo depois de tomar uns "goró"?
A acelereção desse bichinho é parecida.....

dalmo cruz torres
03/11/2007, 22:51
Uma outra dica, coloca o módulo de injeção programável, tipo o fueltech, é muito mais tranquilo de montar e manter.

Estevam
03/11/2007, 23:02
Diones,

Na Minha Rural, adaptei motor diesel turbo - Q20b, com cambio de 5 marchas. no inicio o diferencial estava com relação 8x43, - ficou amarrado. trocamos para 12x47 o carro ficou muito choco na saída, porém, com velocidade final boa, qualquer subida, redução até terceira marcha. Mudamos para 9x44, melhorou porém, carro não passsava de 80 km/h.
Mudamos para 11x41, que maravilha estou com está relação até hoje. Saí bem e velocidade de cruzeiro por volta de 110 km/h. Já me falaram que a relação 11x45 ficaria melhor. Porém, não mudei, pois estou querendo voltar o carro a ter tração nas quatro rodas.
Sei que no forum tem gente que sabe fazer as contas(tamanho de pneus, relação das marchas no cambio e torque no motor) assim podendo dá um relação diferencial mais próxima da ideal sem precisar experimentar como eu.
OBS: não sei se é lorota de mecanico, mas dizem que esta relação 11x41 é muito dificil de ser quebrada.
wilsonBoa noite Wilson............................................ .
Vc tem fotos dessa adaptação?Tb tenho este conjunto, e com a t-case da willys com pino chorão trocado por rolamentos.Se tiver fotos coloca ai no forum .Um abração...........:cool:

Estevam
03/11/2007, 23:05
Meus Caros!! Intalei um conjunto cambio com 5 marchas com a quinta dryve e motor 4.9I na rural 4x4, mas mantive o diferencial original, gostaria de saber se alguem montou já este tipo de conjunto e se deu certo, que dizer não quebrou o diferencial?? A instalação esta pronta, mas não andei ainda devido ao sistema de injeção não estar montado!!! Ou qual diferencial montar para resistir uma viagem para o chile em julho de 2008.
Boa noite Diones...........................tenho este conjunto e a relação do diferencial 43x8.......com pneus 33x12,5x10, mas ainda não andei, mas como disse o Dalmo o troço é feio se apertar, é mto motor..heheheh.
Um abração.....................................:cool:

dalmo cruz torres
03/11/2007, 23:19
E aí Estevan, tudo certo? consegiui providenciar a flange do cambio por aqui mesmo, sorte né?
semana que vem acho que monto a mecanica toda, e a finilaria tá pronta...
e a sua como está?

Diones Hartmann
04/11/2007, 00:08
O motor roncou hoje, e o pior.... mandei fazer duas saidas de escape direto de 2 polegadas e meia, até o final sem abafador nenhum, o BICHO BERRA até a vizinhaça se assustou, tem uma igreja ao lado da oficina sem querer ofender, mas o pastor veio até a janela e pediu´para abaixar o volume, e como está em faze de adaptação eu não conseguia cortar o combustivel e muito menos a ignição ficou poor 3 minutos em 3 mil giro até esvasiar os bicos, escutei muuuuuito palavrão, mas vou deixar de conversa e responder ao amigo do diferencial, o meu não é chavetado ela é 67 já moderna, nossa que chique MODERNA ............abraços e obrigado pela dica .


Diones

Diones Hartmann
04/11/2007, 00:12
Já ..... Infelismente capotei ela com motor original em uma curva bem acentuada e com um paredão ao lado, graças a Deus não me aconteceu nada, mas ela .................o teto chegou a abaixar