Ver Versão Completa : Dúvida sobre temperatura na estrada
Olá Povo!!
Há cerca de um mês fui de Engesa pra Bragança Paulista aqui em SP, durante a viagem nas subidas da Fernão Dias notei uma coisa interessante é quero pedir a ajuda de vocês pra saber se está tudo normal.
Quando eu começa a subir, mantinha a velocidade em torno de 100km/h, o RPM ficava em 2500, 2700 o turbo ficava no 0,1 , 0,2 nas subidas. e a temperatura começava a subir, para um quarto antes de entrar no vermelho, dai eu tirava o pé para 90km e beleza.
Tenho um motor maxion s4t plus e intercooler, será que não era pra aguentar um pouco mais ou sou eu que quero demais do conjunto??
Obrigado a todos pela ajuda!!
Eduardo Valaretto
25/10/2007, 21:07
Meu engesa (Q-20B) quando exigido por longos períodos a velocidade elevada (para ele - 110 Km/h - relação 3,07) aumenta bem a temperatura de trabalho, não atinge a faixa vermelha mas é perceptível que trabalha no limite do aceitável.
Já na camper (maxion) posso ficar a noite toda a 120, 130 Km/h - cambio zf overdrive e relação 3,54 - que o ponteiro não meche um milímetro sequer.
Meu engesa é praticamente novo (menos de 50k km) e está em estado de zero, inclusive com termostática nova, enquanto a camper tem para mais de 300 k km com motor original, o que me faz crer que pode ser a característica do motor, mas não custa nada uma boa revisão e troca do líquido de arrefecimento (com etilenoglicol).
CARLOS MOREIRA
26/10/2007, 09:51
Olá Povo!!
Há cerca de um mês fui de Engesa pra Bragança Paulista aqui em SP, durante a viagem nas subidas da Fernão Dias notei uma coisa interessante é quero pedir a ajuda de vocês pra saber se está tudo normal.
Quando eu começa a subir, mantinha a velocidade em torno de 100km/h, o RPM ficava em 2500, 2700 o turbo ficava no 0,1 , 0,2 nas subidas. e a temperatura começava a subir, para um quarto antes de entrar no vermelho, dai eu tirava o pé para 90km e beleza.
Tenho um motor maxion s4t plus e intercooler, será que não era pra aguentar um pouco mais ou sou eu que quero demais do conjunto??
Obrigado a todos pela ajuda!!
gomila, aí vale algumas dicas:
1º - se vc faz trilhas com a viatura, é recomendável que se retire o radiador para limpeza profunda das aletas pelo menos a cada 4/5 saidas em trilhas com muita lama, porque o acúmulo de barro e etc alí gera superaquecimento (o bicho não "respira");
2º - sempre use aditivo no sistema de arrefecimento, pois ele não deixa o líquido ferver;
3º - em alta, é normal que o motor trabalhe em temperaturas mais elevadas, diria aí até uns 100°C, acima disto pode queimar a junta do cabeçote e aí...
4º - não confie muito no relógio original do Engesa, que se não me engano é elétrico e com pouca precisão. Eu troquei o meu pelo do Willys com sensor de mercúrio e a informação no relógio numérica. Ficou muito bom.
Acho que é isso aí.
Espero ter ajudado.
[ ]´s
MarcSport
26/10/2007, 11:05
Carlos.
A que temperatura (em ºC) chega o seu motor?
[]s
gomila, aí vale algumas dicas:
4º - não confie muito no relógio original do Engesa, que se não me engano é elétrico e com pouca precisão. Eu troquei o meu pelo do Willys com sensor de mercúrio e a informação no relógio numérica. Ficou muito bom.
[ ]´s
Obrigado a todos pelas respostas.
Então, só me baseio pelo relógio original do engesa, talvez ele esteja me enganando!
Eu também não faço mais trilhas, quem sabe um dia eu volte.......
Será que pode ser problema do intercooler? digo, má refrigeração, entrada mangueira furada, essas coisas??
CARLOS MOREIRA
26/10/2007, 11:33
Carlos.
A que temperatura (em ºC) chega o seu motor?
[]s
Na trilha não passa de 80°C, em viagem forçando morro acima 110°C, mas não é aconselhavel passar de 100°C, pode danificar a junta do cabeçote.
[ ]´s
CARLOS MOREIRA
26/10/2007, 11:35
Será que pode ser problema do intercooler? digo, má refrigeração, entrada mangueira furada, essas coisas??
Eu consideraria normal, desde que não deixe chegar no vermelho.
[ ]´s
guilhermeabreu
26/10/2007, 16:21
GOMILA
Eu tenho um ENGESA com o MWM 2.8 . Eu procurei na especificação do fabricante do motor , e achei que este motor MWM 2.8 do meu ENGESA deve ter uma temperatura de trabalho entre 81ºC a 87ºC .
Cada motor tem uma temperatura de trabalho própria dele que o fabricante recomenda . VC DEVE PROCURAR A DO SEU.
Eu sugiro vc usar seu ENGESA , respeitando esta temperatura sugerida do fabricante , para ísto , realmente concordo com o CARLOS MOREIRA que te disse que o marcador elétrico pode estar te dando medidas falsas .
Logo : Sugiro vc trocar ou colocar outro marcador mecanico de temperatura ( marcador de mercúrio ) para ter a temperatura marcada certo .
E procurar saber qual a temperatura de trabalho do seu motor , consultando o fabricante do mesmo , e ANDAR SEMPRE DENTRO DA FAIXA DA TEMPERATURA DE TRABALHO RECOMENDADO PELO FABRICANTE DO MOTOR .
Caso a temperatura ultrapasse a recomendada pelo fabricante nas subidas de serra , aí sim PROCURAR alguma falha no sistema de arrefecimento .
Eu particularmente , estou nesta fase de procurar e/ou melhorar meu sistema de arrefecimento , pois no meu caso esta igual ao seu , qdo subo serra ou ando a 3.000 rpm , ele ultrapassa os 87 ºC recomendados , aí eu folgo o pé para retornar a temperatura ideal .
Mas estou já planejando modificações para melhorar o arrefecimento , Vou colocar a COIFA entre o RADIADOR e o HÉLICE , e colocar um RESERVATÓRIO DE EXPANSÃO e outras como colocar RADIADOR DE ÓLEO , TROCAR O RADIADOR POR UM DE ALUMÍNIO , AUMENTAR O TAMNHO DO RADIADOR , e assim vai , até chegar a solução .
Este é o custo de nossas adaptações , mas se não fizermos ísto , o que iríamos fazer nos finais de semana?
Eduardo Velo
26/10/2007, 20:30
Pessoal , tb tenho esse problema , mas é só qdo subo o giro acima de 2200 rpm no Q20B , sem turbo , tanto que em subida longa controlo pelo giro e assim não aquece , mesmo em reta muito longa se manter acima de 2200 rpm sobe até faltar um risco pra chegar no vermelho , mas é só deixar cair o giro que esfria ... o radiador tá bem limpo , as aletas estão livres e tem etilenoglicol na água ... acho que é uma característica desse motor ... para preservar todo conjunto procuro manter o giro entre 2000 e 2200 rpm , assim não aquece e nem danifica nada ... a relação que tenho tb é 3,07 com pneus 31 " a final é menor q os 33 " mas consigo viajar entre 100 e 110 km/h tranquilamente , acho que tá muito bom ... a maioria das estradas que ando tem multa se passar de 100 km/h ... então nem adianta querer melhorar o desempenho ...
abs engeseiros ...
Pessoal , tb tenho esse problema , mas é só qdo subo o giro acima de 2200 rpm no Q20B , sem turbo , tanto que em subida longa controlo pelo giro e assim não aquece , mesmo em reta muito longa se manter acima de 2200 rpm sobe até faltar um risco pra chegar no vermelho , mas é só deixar cair o giro que esfria ... o radiador tá bem limpo , as aletas estão livres e tem etilenoglicol na água ... acho que é uma característica desse motor ... para preservar todo conjunto procuro manter o giro entre 2000 e 2200 rpm , assim não aquece e nem danifica nada ... a relação que tenho tb é 3,07 com pneus 31 " a final é menor q os 33 " mas consigo viajar entre 100 e 110 km/h tranquilamente , acho que tá muito bom ... a maioria das estradas que ando tem multa se passar de 100 km/h ... então nem adianta querer melhorar o desempenho ...
abs engeseiros ...
Pois eh, é bem isso.
Eu acho que é culpa da relação do diferencial.
Meu tio tem uma picape miura (d20 transformada) com o mesmo motor e turbo, e ele alcança fácil 140 sem esquentar nada, é um carro bem pesado e não é fraco de saida não....
Não que eu queira andar a 140 (meu deus!!) mas a 110 meu engesa não gosta não.....
Vai entender.........
guilhermeabreu
27/10/2007, 15:34
EDUARDO VELO
Vc esta sumido aqui do forum eim .
GOMILA E EDU , Não acho que esta certo nós folgarmos o pe no acelerador para diminuir o giro do motor para mante-lo na temperatura ideal , LÓGICO QUE DEVE FAZER ÍSTO AGORA ,COMO ELE ESTA NESTAS CONDIÇÕES DE AGORA .
Mas acho , NÃO , TENHO CERTEZA que esta faltando refrigeração nestes motores .
Exemplificando :
No meu caso , que tenho um MWM 2.8 no meu ENGESA , este mesmo motor na S-10 que é original dela , ele marca no painel do conta-giro VERMELHO ACIMA DE 4.300 RPM , logo , este motor foi projetedo para andar até 4.300 rpm sem problemas , DIGO SEM PROBLEMA DE SUPERAQUECER .
Logo se este mesmo motor estando no meu ENGESA qdo chego aos 3.000 rpm ele ultrapassa a temperetura ideal recomendada do fabricante, ALGUMA COISA ESTA ERRADA .
E esta coisa esta envolvida com as modificações que eu fiz nas relações que estou usando no tamanho dos pneus , que esta fazendo o motor fazer mais força do que estaria fazendo em uso na S-10 .
CONCLUINDO : DEVEMOS TB FAZER MODIFICAÇÕES NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO PARA QUE ELE REFRIGERE MELHOR , PARA QUE POSSAMOS CHEGAR ATÉ OS 4.300 RPM SEM AUMENTAR A TEMPERATURA DO MESMO .Não quer dizer que devemos usar o mesmo neste regime de giro , mas se nescessitarmos de fazer uma ultrapassagem mais rápida teremos sobra de motor para dar mais segurança em nossas viagens .
Estou falando do caso do motor MWM 2.8 , no Q20b que aquece acima de 2.200 rpm , é a mesma coisa , tem que saber do fabricante qual a rpm ideal de serviço e qual a RPM MÁXIMA que o motor suporta antes de entrar na faixa VERMELHA de giro do motor . No S4T , a mesma coisa , cada motor tem suas especificações próprias .
Com já falei anteriormente , estou providenciando as modificações para aumentar a capacidade de refrigeração do meu motor , qdo atingir este ideal ficarei mais tranquilo .
Não aceito na minha opinião que ter um motor que pode andar até 4.300 rpm sem superaquecer/ultrapassar o limite máximo do fabricante no carro que vem com ele original de fábrica , e eu não poder passar de 3.000 rpm pq senão ele esquenta ,só pq eu coloquei este mesmo motor em um ENGESA ? NÃO ACEITO ÍSTO COMO NORMAL.
Qdo chegar ao ideal , passo para vcs nas modificações feitas para melhorar o arrefecimento .
EDUARDO VELO
Vc esta sumido aqui do forum eim .
GOMILA E EDU , Não acho que esta certo nós folgarmos...
Então Guilherme,
Você acha que meu sistema de intercooler pode causar isso?
Então Guilherme,
Você acha que meu sistema de intercooler pode causar isso?
Gomila,
passei por algo semelhante. Antes de partir para adaptações, verifique o seguinte:
1- O relógio de temperatura é o do modelo a diesel? Ou é o original do gaoslina 4cc? No do 4cc gasolina a faixa vermelha começa mais cedo do que nos diesel, induzindo ao erro na leitura, pois os diesel trabalham em temperatura mais elevada.
2- Vc usa guincho? Se estiver, pode estar havendo um desvio de fluxo de ar, como era o meu caso. Reposicionei o guincho atrás do parachoques e melhorou.
3- O seu intercooler é de qual tamanho? Está localizado na frente do radiador? Se assim for, tente usar uma hélice que aumente o fluxo de ar.
4- Vc está com a caixa do filtro de ar correspondente ao motor S4T? No mínimo o da D20? Se não for, pode estar havendo uma mistura combustível fora do padrão, podendo ocasionar superaquecimento. No meu caso, tambem troquei e mehorou(e parou de fumacear....).
5- Qual o giro em que seu motor está nesta velocidade? Não está muito próxima da RPM máxima permitida? Se assim for, pode ser um dos motivos.
6- Qual o radiador que vc está usando? É o original do motor 4cc? Se assim for, troque-o, pois ele não dá conta do recado no S4T, ainda mais PLUS. Foi o que eu fiz, e resolvi. Espero ter ajudado. []`s
guilhermeabreu
29/10/2007, 00:43
GOMILA
Não acho não , o sistema do intercooler só pode estar prejudicando , se o radiador do intercooler estiver na frente do radiador de água do motor , como o ELISEU comentou .
GOMILA , além das coisas que eu falei , podem ser complementadas com os comentários e dicas do ELISEU que estão plenamente corretas .
Nossa! quanta coisa!
Bom, deixa eu ver.
O radiador de ar esta na frente do radiador de agua sim mas não ocupa todo o espaço;
A Élice parece de bom tamanho, mas vou checar;
O relógio de temperatura é o original do carro, mas o ponteiro na cidade não passa do primeiro quarto;
o Radiador de agua é o maior que coube!;
Agora talvez venha um problema. Na época eu não achei a caixa de filtro de ar original para este motor, então coloquei um filtro conico esportivo tamanho grande, será isto correto???
Meu Engesa a 100km fica em 2300rpm. Não faço idéia de onde encontrar as especificações de faixa vermelha.
Será que esqueci algo?
franzlana
01/11/2007, 21:21
Colegas.
Os modernos veículos utilizam intercooler, radiador do ar condicionado e depois o radiador de água do motor e todos funcionam bem porque o radiador é corretamente dimensionado e possuem defletores de ar.
O Engesa tem pequeno espaço para radiador e normalmente não tem os defletores de ar. (Aquelas chapas ou papelões que direcionam o ar para o radiador, obrigando o ar a passar pelas aletas do radiador.. O meu Engesa quando em esforço contínuo por longo tempo em rotações acima de 3000 giros também fica próximo ao vermelho.
Quem já dirigiu carreta ou caminhão pesado sabe que muitas vezes mesmo tendo força para subir uma serra pesada de 5ª simples é mais prudente você jogar uma 5ª reduzida ou mesmo 4ª simples para que ao chegar ao topo o Bruto não esteja quase fervendo. Quem não pratica esta norma é por que não paga as contas da manutenção ou é motorista de Uno. Resumindo: o motor à diesel quando solicitado ao extremo por uso de relação de transmissão no limite apresentará torque suficiente mas aquecerá em demasia.
No caso dos Engesa e outros veículos leves onde não temos as 8 simples + 8 reduzidas, ocorre um "buraco entre a 4ª e a 5ª quando o veículo está em esforço de subir ou rebocar carrteinhas por exemplo e as soluções que estou providenciando são:
1º - Criar defletores de ar que obriguem o ar a passar pelo radiador. (Quem já teve Passat sabe o tanto que eles influenciam na eficácia da refrigeração).
2º - Instalar o radiador do ar condicionado e suas ventuinhas elétricas.
3º - Instalar termostato na parte alta do radiador ou mangueira superior para dar start às eletro ventoinhas.
Assim que concluir alguma das fase acima posto o reultado mas com certeza a melhor delas é a 1ª.
Abraço.
Colegas.
.....O Engesa tem pequeno espaço para radiador e normalmente não tem os defletores de ar. (Aquelas chapas ou papelões que direcionam o ar para o radiador, obrigando o ar a passar pelas aletas do radiador.. O meu Engesa quando em esforço contínuo por longo tempo em rotações acima de 3000 giros também fica próximo ao vermelho.
Quem já dirigiu carreta ou caminhão pesado sabe que muitas vezes mesmo tendo força para subir uma serra pesada de 5ª simples é mais prudente você jogar uma 5ª reduzida ou mesmo 4ª simples para que ao chegar ao topo o Bruto não esteja quase fervendo. Quem não pratica esta norma é por que não paga as contas da manutenção ou é motorista de Uno. Resumindo: o motor à diesel quando solicitado ao extremo por uso de relação de transmissão no limite apresentará torque suficiente mas aquecerá em demasia.........Abraço.
X2. Concordo! []`s
haundrich
02/11/2007, 16:29
Concordo com o Eliseu e o Franzlana
Meu engesa com MWM estava esquentando por 2 motivos.
A hélice termodinâmica não estava funcionando corretamente, estava "gasta" (em alta rotação ela escorregava demais, a ponto de não promover o fluxo de ar suficiente para essa situação).
A válvula termostática do mwm 2.8, na verdade, são duas válvulas no mesmo corpo. No meu caso, uma delas estava travada.
O que fiz:
Troquei a válvula por uma nova (klatas).
Travei a hélice (muito cara, e porque está com os dias contados, quero substituir por ventoinhas elétricas, isso tem que funcionar) e dei um passe no torno para diminuir o tamanho da hélice, porque quase que a hélice sozinha puxava o engesa :cool:
Nunca mais vi o ponteiro de temperatura passar do meio.
Mais um detalhe: O radiador do meu parece ser radiador de opala (mas bem provável) ou outro modelo (MB 608 ). Mas foi feito um upgrade de colméias 8) .
Tem ainda a colmeía do A/C e do intercooler na frente, e para ajudar, o guinho em cima do parachoque na frente da grade......
Outro detalhe: sem hélice, eu podia andar até quase 80km/h, num dia de 25 graus, que não esquentava. Foi isso que motivou a querer colocar ventoinha elétrica e aumentar ainda mais o radiador. Estou com os planos parados por enquanto.
guilhermeabreu
02/11/2007, 17:11
HAUNDRICH
Vamos trocar algumas informações para podermos tentar concluir alguma coisa .
PERGUNTAS :
1 - Que tamanho de pneus vc usa
2 - Que relação de diferencial vc usa
3 - Que temperatura média vc tem aí agora nesta época
4 - Que radiador vc tem ? é o original do ENGESA , se for , é igual ao meu .
INFORMAÇÕES MINHAS :
1 - Tenho tb um ENGESA com o MWM 2.8 TB
2 - Tive tb que trocar a válvula termostática R$66,00 original MWM pelo mesmo motivo seu .
3 - Troquei a/o hélice por uma fixa e maior ( do MB ) e com mais uma pá . Não compreendo o pq de vc achar que a hélice original era grande , se ela é original do motor .
Eu coloquei uma maior e fixa para tentar aumentar o poder de sucção .
4 - Tenho relação de diferencial 13x46= 3,54 , estou trocando para 12x47 = 3,92 para ver se alivia mais o motor como o FRANZLANA citou o caso dos caminhões .
5 - Tenho pneus 33"
6 - Tenho temperatura média de 25ºC a 36ºC .
7 - Troquei a colmeia original do radiador de 3 canaletas , por uma de 5 canaletas
MEU CASO :
COM ESTAS MEDIDAS FEITAS NÃO RESOLVI O PROBLEMA DE AQUECER .
Qdo a temperatura ambiente está a 25 º a 2.600 rpm a temperetura vai até 90ºC .
Qdo vou até 3.000 rpm , passa dos 90ºC , E NÃO PODE .
Qdo a temperatura ambiente está aos 35ºC a 2.600 rpm a temperetura passa dos 90ºC E AÍ NÃO PODE .
CONCLUÍNDO :
Não entendo como vc anda e não aquece , a não ser que sua relação seja diferente , assim como os pneus devem ser menores , assim como a temperatura ambiente mais baixa .
Vou parar semana que vem para colocar a COIFA entre a hélice e o radiador , colocar reservatório de espansão , trocar as relações , e verificar como vai ficar .
haundrich
02/11/2007, 19:21
opa Guilherme
Vamos lá, in quote
HAUNDRICH
Vamos trocar algumas informações para podermos tentar concluir alguma coisa .
PERGUNTAS :
1 - Que tamanho de pneus vc usa
33POLS
2 - Que relação de diferencial vc usa
3,54 (a confirmar)
3 - Que temperatura média vc tem aí agora nesta época
verão 29-37 graus , média 33 graus (no dia do teste, 26 graus)
4 - Que radiador vc tem ? é o original do ENGESA , se for , é igual ao meu .
vou tirar foto, penso que é de opala (cada mecânico diz uma coisa) (aproveito e pergunto: o radiador do Q20B é diferente do opala 4CC usado no engesa?)
INFORMAÇÕES MINHAS :
1 - Tenho tb um ENGESA com o MWM 2.8 TB
ok
2 - Tive tb que trocar a válvula termostática R$66,00 original MWM pelo mesmo motivo seu .
putz, paguei mais caro
3 - Troquei a/o hélice por uma fixa e maior ( do MB ) e com mais uma pá . Não compreendo o pq de vc achar que a hélice original era grande , se ela é original do motor .
Eu coloquei uma maior e fixa para tentar aumentar o poder de sucção .
Boa pergunta!
A hélice original do mwm2.8 é uma termodinâmica, o acoplamento termo dinâmico nunca chega a travar 100%. Essa hélice sempre vai girar menos RPM que o motor. Então essa hélice é dimensionada para compensar esse escorregamento residual que ainda existe e mais um pouco, para suprir picos de demanda. Significa que se eu travar manualmente, ela vai gerar mais ventilação do que originalmente.
Nas primeiras voltas, chegava a uivar, prejudicando o consumo. Por causa disso e também por causa do radiador com colméias a mais, mandei dar um passe no torno nessa hélice. Mas está longe de ser o meu ideal.
4 - Tenho relação de diferencial 13x46= 3,54 , estou trocando para 12x47 = 3,92 para ver se alivia mais o motor como o FRANZLANA citou o caso dos caminhões .
Penso em fazer o mesmo, mas somente depois de colocar CA. Porque quando mudei pneus 31 para 33", notei que a 110 km/h, a turbina que ficava normalmente em 0 - 0.1 kg, agora fica em 0.2 - 0.3 kgs, prejudicando meu consumo (um motivo é o velocimetro não aferido, outro motivo é a relação que foi alterada, colocando o motor fora da faixa ideal de RPM para essa velocidade, outro motivo: largura dos pneus, dá tanta diferença assim?
5 - Tenho pneus 33"
ok
6 - Tenho temperatura média de 25ºC a 36ºC .
É isso aeh
7 - Troquei a colmeia original do radiador de 3 canaletas , por uma de 5 canaletas
MEU CASO :
COM ESTAS MEDIDAS FEITAS NÃO RESOLVI O PROBLEMA DE AQUECER .
Qdo a temperatura ambiente está a 25 º a 2.600 rpm a temperetura vai até 90ºC .
Qdo vou até 3.000 rpm , passa dos 90ºC , E NÃO PODE .
Qdo a temperatura ambiente está aos 35ºC a 2.600 rpm a temperetura passa dos 90ºC E AÍ NÃO PODE .
putz!! única coisa diferente aqui é a hélice e o radiador e sua disposição.
CONCLUÍNDO :
Não entendo como vc anda e não aquece , a não ser que sua relação seja diferente , assim como os pneus devem ser menores , assim como a temperatura ambiente mais baixa .
Vou parar semana que vem para colocar a COIFA entre a hélice e o radiador , colocar reservatório de espansão , trocar as relações , e verificar como vai ficar .
bem , tenho um monte de coisa para checar.. por exemplo, aferir velocímetro, o termômetro do motor (original engesa) e manômetro do turbo. Mas não dever estar tão fora assim..
Li em outro tópico algo sobre influência do filtro de ar e aquecimento do motor diesel por causa do filtro.
E por último, (é chute agora, mas sempre desconfio no meu) tem que ver se o intercooler não está inundado de óleo, ou com problema de eficiência. Ex: minha turbina está começando a passar óleo, e penso que ele vai se alojar no fundo até a metade do intercooler, antes de ir para admissão.
E... Intercooler sub-dimensionado também pode aquecer motor.
opa Guilherme
Li em outro tópico algo sobre influência do filtro de ar e aquecimento do motor diesel por causa do filtro.
E... Intercooler sub-dimensionado também pode aquecer motor.
Ou seja, preciso ver se meu filtro cônico não está estragando a coisa e/ou meu intercooler certo?
guilhermeabreu
03/11/2007, 19:54
HAUNDRICH
É nobre colega , vc acrescentou mais ilustrações ,para não dizer outras coisitas a mais que são reais e ainda não cheguei a elas ainda , pois colocar um reservatório de espansão e trocar a relação , para mim não ficará muito caro pq já tenho a relação na mão e o reservatório de espansão não é tão caro assim para colocar .
Realmente o nosso ENGESA esta com a configuração bem próxima , não estou conseguindo endender pq o meu esta esquentando mais fácil do que o seu . Vou verificar o tamanho do filtro de ar , pois o meu , é o mesmo que veio no carro que era motor GM 4 bocas a alcool , tenho que comparar com o da S-10 que é o original deste motor .
Valeu pela atenção e nas respostas .
GOMILA
É por aí mesmo , tem que investigar estas coisas sim , pq podem fazer a diferença .
Pelo ao menos são coisas sadias que usamos para esquentar nossas cabeças , mas um dia nós chegaremos a uma conclusão . E qdo eu conseguir chegar a uma solução , passo como foi feito para vcs , SE CONSEGUIR , pois posso passar o resto da minha vida tentando fazer meu BRAVO MOTOR MWM 2.8 FUNCIONAR A TEMPERETURA IDEAL A 3.000 RPM E NÃO CONSEGUIR , aí terei que andar com ele SÓ NO SAPATINHO , OLHANDO SEMPRE PARA O TERMOMETRO DE TEMPERETURA PARA SABER QTO QUE EU POSSO PISAR .
[]ÇÃO a todos
. . .
Realmente o nosso ENGESA esta com a configuração bem próxima , não estou conseguindo endender pq o meu esta esquentando mais fácil do que o seu . Vou verificar o tamanho do filtro de ar , pois o meu , é o mesmo que veio no carro que era motor GM 4 bocas a alcool , tenho que comparar com o da S-10 que é o original deste motor .
. . .
[]ÇÃO a todos
Caro Dr. Guilherme!
Antes de comprar o filtro, faz um teste bem simples, para não errar...
Retire o elemento filtrante de dentro do filtro e ande, faça seu trajeto normal, menos em estradas de terra.
Observe se vai esquentar, se não, é deficiência no elemento, que pode ocorrer o aquecimento do motor por falta de fôlego.
Abraços.
Kim.
guilhermeabreu
03/11/2007, 20:51
KIM
É muitíssimo simples de fazer este teste , caso não esquente como vc citou , é pq TEM DEFICIENCIA do elemento filtrante , correto , aí seria o caso de INSUFICIENCIA DE TAMANHO , pois já troquei este elemento filtrante e continuou na mesma .
Seria o caso então de trocar o filtro inteiro por um de maior capacidade/vazão .
E continuo eu trocando peças até não sei qdo , mas eu sou teimoso e gosto de tudo em perfeito funcionamento , se não der para fazer tudo de uma vez , FICO ANDANDO SÓ NO SAPATINHO , já estou até acostumando com ísto , acho que o dia que conseguir fazer o BICHO ANDAR FRESQUINHO vou continuar andando SÓ NO SAPATINHO de tanto tempo que vou levar para resolver esta parada .
Gente,
Quero sugestão para um marcador de temperatura onde eu posso ver a que temperatura ele está em graus, não vou trocar o meu, pensei em colocar este em outro lugar pra fazer um comparativo, talvez eu esteja sendo enganado pelo original.
Valeu!
guilhermeabreu
03/11/2007, 21:11
GOMILA
O meu é elétrico da CRONOMAC , e realmente pode não ser confiável .
Um amigo meu daqui colocou no jipe dele um MARCADOR DE TEMPERETURA MECANICO DA MARCA VDO ORIGINAL DOS MB 608 , eu vi ele na mão qdo estive numa loja de auto-peças , ele tem 50mm de diametro ,fundo preto , do mesmo tamanho dos marcadores dos ENGESAS , achei uma ótima opção , DEVO COLOCAR NO MEU tb , sem tirar o outro , para fazer comparação de um com outro tb assim como vc pensou , vou colocar em outro lugar no painel mesmo .
KIM
É muitíssimo simples de fazer este teste , caso não esquente como vc citou , é pq TEM DEFICIENCIA do elemento filtrante , correto , aí seria o caso de INSUFICIENCIA DE TAMANHO , pois já troquei este elemento filtrante e continuou na mesma .
Seria o caso então de trocar o filtro inteiro por um de maior capacidade/vazão .
E continuo eu trocando peças até não sei qdo , mas eu sou teimoso e gosto de tudo em perfeito funcionamento , se não der para fazer tudo de uma vez , FICO ANDANDO SÓ NO SAPATINHO , já estou até acostumando com ísto , acho que o dia que conseguir fazer o BICHO ANDAR FRESQUINHO vou continuar andando SÓ NO SAPATINHO de tanto tempo que vou levar para resolver esta parada .
Dr. guilherme!
O teste que mencionei é pera insuficiência de tamanho mesmo, pois a vazão me parece estar pouca.
Quando trabalhava com terras, se o trator começava a esquentar, paravamos para trocar o elemento, por um limpo e, o que estava em uso ia para a limpeza, ai tudo voltava ao normal.
Então, ao invez de meter a cara e trocar o conjunto todo do elemento filtrante, faça o teste primeiro, ande sem o elemento, para dar (ui) bastante fôlego ao motor, pois o aquecimento pode não ser somente o radiador, existem outras variantes no motor.
(Variante - -kkkkkkkk)
Abraços.
Kim.
guilhermeabreu
03/11/2007, 21:14
CARO AMIGO KIM
Entendi perfeitamente a sua mensagem/dica . Valeu
GOMILA
DEVO COLOCAR NO MEU tb , sem tirar o outro , para fazer comparação de um com outro tb assim como vc pensou , vou colocar em outro lugar no painel mesmo .
Pois é, lugar pra colocar é o que não falta, não quero me desfazer do original.
Talvez se eu acha-se o original das D20 com esse motor seria uma boa idéia?
Dr. Guilherme!
Após efetuar o teste, posta para nós o esultado!!!
Kim.
guilhermeabreu
05/11/2007, 21:27
KIM
Tudo bem , mas acho que vai ser em vão , pq hoje , troquei o óleo do motor , filtro de óleo do motor , e o elemento filtrante do filtro de ar .
Qdo tirei o filtro de ar , eu logo troquei antes de fazer o teste sugerido por vc , pq eu peguei um filtro de ar da S-10 MWM 2.8, e eles são do mesmo tamanho e diametro .
O que veio no ENGESA original dele, é o mesmo utilizado nas KOMBIS mais antigas e nos MB 608 , e o da S-10/BLASER 2.8 , é tb utilizado nas KOMBIS modernas .
Mas mesmo assim vou fazer o teste qdo puder , e posto o resultado pra vcs .
E aí Dr. Guilherme, efetuou o teste!!
E aí Dr. Guilherme, efetuou o teste!!
É...... e aï? []`s
CARLOS MOREIRA
13/11/2007, 11:50
gomila, aí vale algumas dicas:
1º - se vc faz trilhas com a viatura, é recomendável que se retire o radiador para limpeza profunda das aletas pelo menos a cada 4/5 saidas em trilhas com muita lama, porque o acúmulo de barro e etc alí gera superaquecimento (o bicho não "respira");
2º - sempre use aditivo no sistema de arrefecimento, pois ele não deixa o líquido ferver;
3º - em alta, é normal que o motor trabalhe em temperaturas mais elevadas, diria aí até uns 100°C, acima disto pode queimar a junta do cabeçote e aí...
4º - não confie muito no relógio original do Engesa, que se não me engano é elétrico e com pouca precisão. Eu troquei o meu pelo do Willys com sensor de mercúrio e a informação no relógio numérica. Ficou muito bom.
Acho que é isso aí.
Espero ter ajudado.
[ ]´s
Mais uma. Minha viatura de uns tempos prá cá vinha esquentando acima do normal e as vezes quando eu parava depois de uma forçada, cuspia líquido de arrefecimento pela mangueirinha do ladrão do radiador com bastante pressão como se fosse excesso. Pensei na hora que podia ser junta do cabeçote....
Depois de algumas análises, resolví trocar a tampa do radiador (R$ 6,00) que estava com as borrachas ressecadas. NA MOSCA, resolveu o problema do vazamento e a temperatura voltou a trabalhar na faixa adequada...
As vezes são pequenos detalhes...
[ ]´s
As vezes são pequenos detalhes...
[ ]´s
Pequeno nada.....boa parte dos problemas de aquecimento são devidos à tampa do radiador.
Muita gente pensa que ela só serve para tampar....
HAUNDRICH
É nobre colega , vc acrescentou mais ilustrações ,para não dizer outras coisitas a mais que são reais e ainda não cheguei a elas ainda , pois colocar um reservatório de espansão e trocar a relação , para mim não ficará muito caro pq já tenho a relação na mão e o reservatório de espansão não é tão caro assim para colocar .
Realmente o nosso ENGESA esta com a configuração bem próxima , não estou conseguindo endender pq o meu esta esquentando mais fácil do que o seu . Vou verificar o tamanho do filtro de ar , pois o meu , é o mesmo que veio no carro que era motor GM 4 bocas a alcool , tenho que comparar com o da S-10 que é o original deste motor .
Valeu pela atenção e nas respostas .
GOMILA
É por aí mesmo , tem que investigar estas coisas sim , pq podem fazer a diferença .
Pelo ao menos são coisas sadias que usamos para esquentar nossas cabeças , mas um dia nós chegaremos a uma conclusão . E qdo eu conseguir chegar a uma solução , passo como foi feito para vcs , SE CONSEGUIR , pois posso passar o resto da minha vida tentando fazer meu BRAVO MOTOR MWM 2.8 FUNCIONAR A TEMPERETURA IDEAL A 3.000 RPM E NÃO CONSEGUIR , aí terei que andar com ele SÓ NO SAPATINHO , OLHANDO SEMPRE PARA O TERMOMETRO DE TEMPERETURA PARA SABER QTO QUE EU POSSO PISAR .
[]ÇÃO a todos
Guilherme,
Uma provável explicação do que está acontecendo é que a bomba de água está cavitando por que o sistema esta apertado no balanço térmico ou por problemas na bomba ou na instalação, então quando você exige um pouco do motor com a combinação de temperatura e pressão na sucção atingimos o ponto de ebulição da água formando bolhas de vapor que diminuem o rendimento da bomba e a vazão é prejudicada por tanto a temperatura sobe, ai aumenta instantaneamente o volume no radiador e transborda um pouco de liquido, com menos liquido o problema de cavitação piora agora por nível baixo também. A solução a meu ver é colocar um sistema pressurizado para diminuir a cavitação e colocar o vaso de expansão, somente a expansão não melhorará.
guilhermeabreu
18/11/2007, 00:58
KIM
Me desculpe mas não fiz o teste ainda não , neste feriadão fui pescar na BAHIA , no rio JEQUITINHONIA , a 850 km daqui , ía com o ENGESA , mas coicidentemente , assim que troquei a relação do eixo dianteiro , qdo peguei o ENGESA , ele estava ingovernável , balançando lateralmente como se fosse o BATAU MUCHE sei lá se é assim que escreve , perdi a confiança , e acabei indo de HILUX SW4 minha BONEQUINHA . Mas fiquei muito intrigado com o caso , uma coisa é uma coisa , outra coisa é outra coisa , lembrando deste provérbio , me liguei que a única coisa que poderia fazer ísto , seria os amortecedores ruins , troquei os amortecedores dianteiros pelos do 1113 : L-12917 , iguais aos traseiros que já havia trocados R$198,00 o par colocado , PRONTO , matei a charada , ficou zerado de novo .
Mas , o que mais me intrigou , foi o pq de acontecer ísto SOMENTE APÓS ter trocado a relação do diferencial . Se eu não estivesse presente nesta troca , eu apostaria que o meca havia trocado meus amortecedores ( roubado ) . Mas foi uma coicidencia INCRÍVEL , ísto ocorreu só para ver se eu estou bem do coração ou da cabeça , pq ísto parece coisa de doido vc mexer na relação do diferencial e o carro ficar sem amortecedor .
HUGO
Vc esta ficando sabido demais . Não acho que a bomba dágua esteja com problema não , acho que é o caso que vc relatou , O BALANÇO TÉRMICO está no limite de esforço mínimo , que seria andando no plano a 2.600 rpm a uma temperatura ambiente de 28ºC , ele mantem a temp. de 90ºC , passando disto a temperatura sobe e a água some sem vasamento algum , é o que vc relatou , a temp. subindo espande o volume da água , a água é jogada para fora pelo ladrão , com menos água a temp. sobe mais , e assim vai até vc bobear , não ver a temp. e vai um motor pro brejo . Em dias frios eu vou até 3.000 rpm e a temp. fica nos 90 , e em dias quentes a até 2.600 rpm a temp. passa dos 90 . Ou seja , o que o sistema de resfriamento instalado tem para resfriar esta insuficiente para resfriar o calor produzido , LOGO : O BANÇO TÉRMICO ESTÁ DESFAVORÁVEL PARA O MOTOR . Mas vamos lá que um dia eu chego lá .
Estarei na próxima semana parando o bicho para colocar a coifa da hélice e colocar um vaso lacrado de expansão para que a água não seja jogada para fora , e sim retornando para o próprio circuito . Qdo fizer ísto posto aqui o resultado .
Guilherme,
Quando instalei a mecânica Hilux na minha SW bicudinha, a água sumia, então reavaliei e substitui a tampa/válvula do radiador que era de 7 lbs por outra igual a que usava na minha Toyota bandeirante de 10 lbs e adicionei 4 litros de radcool, pois com o mesmo o ponto de ebolição do líquido de arrefecimento passa para +/-130ºC., assim sendo foi resolvido o problema e ao completar nas próximas vezes não passou de 200ml, então visualizo o nível por questão de segurança e não adiciono quando está naquele nível ou seja +/- abaixo da tampa a primeira falange do dedo indicador; estou a +/- 10.000km sem precisar adicionar água.
Um abraço,
QUOTE=ANTÔNIO FIDELIS DE SALES; 494981]Guilherme,
Quando instalei a mecânica Hilux na minha SW bicudinha, a água sumia, então reavaliei e substitui a tampa/válvula do radiador que era de 7 lbs por outra igual a que usava na minha Toyota bandeirante de 10 lbs e adicionei 4 litros de radcool, pois com o mesmo o ponto de ebolição do líquido de arrefecimento passa para +/-130ºC., assim sendo foi resolvido o problema e ao completar nas próximas vezes não passou de 200ml, então visualizo o nível por questão de segurança e não adiciono quando está naquele nível ou seja +/- abaixo da tampa a primeira falange do dedo indicador; estou a +/- 10.000km sem precisar adicionar água.
Um abraço,[/QUOTE]
Fidélis,
Ponto de ebulição da água 7lbs.......110ºC
Ponto de ebulição da água 10lbs......116ºC
Ponto de ebulição da água 14lbs......121ºC
Ponto de ebulição Etilenoglicol 50%..106ºC
Ponto de ebulição Etilenoglicol 70%..121ºC
Os sistemas de arrefecimento atuais trabalham com coolant ou aditivos a base de etilenoglicol em concentração final de 25% e uma pressão de 14 lbs o que nos leva a um ponto de ebulição de ~124ºC suficiente para eliminar o problema de cavitação da bomba. Os aditivos têm forte influência na conservação das partes internas do circuito contra corrosão especialmente em motores com cabeçotes de alumínio e também funcionam como antiespumantes ajudando de esta forma o trabalho da bomba.
....
[/quote]
Fidélis,
Ponto de ebulição da água 7lbs.......110ºC
Ponto de ebulição da água 10lbs......116ºC
Ponto de ebulição da água 14lbs......121ºC
Ponto de ebulição Etilenoglicol 50%..106ºC
Ponto de ebulição Etilenoglicol 70%..121ºC
Os sistemas de arrefecimento atuais trabalham com coolant ou aditivos a base de etilenoglicol em concentração final de 25% e uma pressão de 14 lbs o que nos leva a um ponto de ebulição de ~124ºC suficiente para eliminar o problema de cavitação da bomba. Os aditivos têm forte influência na conservação das partes internas do circuito contra corrosão especialmente em motores com cabeçotes de alumínio e também funcionam como antiespumantes ajudando de esta forma o trabalho da bomba.[/quote]
Caro Hugo4x4,
É isso aí, diante do exposto acima por você, a concentração da mistura do meu radiador está próximo de 50%, assim sendo vou manter a tampa/válvula de 10 lbs.; valeu as suas observações.
Um abraço,
franzlana
22/11/2007, 23:02
Senhores Engeseiros.
O meu MWM2.8 usa vazo espansor do Corsa com tampa de Vazo do Corsa e no radiador (quase original)uso aquela tampa que veda os radiadores que usam vazo expansor (aquelas que não tem mola, tipo radiador de opala novo. Aquela que tem escrito: Não abrir. ) Pois bem: outro dia um sem que fazer de um conhecido meu, que trabalha na mais conceituada empresa de radiadores de Minas Gerais, me convenceu que a tampa estava errada e me deu de presente uma tampa destas que tem Mola. Foi só colacar a tampa e volta e meia o bicho jogava um monte de água fora quando eu parava. Aí a água ficava pouca, dava ar no sistema e a temperatura ia às píncaras. Eu disse píncaras em. Voltei a tampa sem mola e o bicho voltou ao normal. Conclusão: a mola da tampa que ganhei não dava pressão suficiente ao sistema e punha o radiador a verter água pela tampa, uma vez que o ladrão é ligado ao vazo expansor.
Espero ter ajudado.
o meu radiador é lacrado, tenho um reservatório do monza acoplado,
nunca ferveu nada, mas como dito no começo do tópico, talvez eu tenha problemas com misturas entre agua, aditivo e afins.
guilhermeabreu
23/11/2007, 14:38
FRANZLANA
Jogava água fora pela tampa do vaso expansor ? , ou pela tampa do radiador ?
Ontem troquei toda a agua do sistema.......
Estava numa cor indefinida, um horror, o reservatório também estava escuro eu nem conseguia ver o nível da agua!!
Troquei ele também, agora ficou tudo limpo, no meu radiador coube 12 litros do aditivo que comprei ( pronto pra uso, ja diluido )
Vamos ver se melhora...........
Daniel Lima
09/12/2007, 21:08
Caro engeseiros,
Queria deixarcomo sugestão aos amigos, que estão tendo problemas de superaquecimento nos seus engesas, que existe um borrachão que é utilizado nos veículos pesados, cito aqui os ônibus da marca vw, que é colocado entre o radiador e o intercooler, voltado para baixo...quando surgiram estes primeiros ônibus fiquei curioso em saber qual a utilidade daquelas peças e pra minha surpresa serviam para direcionar uma parte do vento frontal, que passava por baixo do parachoque. E sem eles os veículos trabalhavam com uma temperatura acima do normal.
Instalei uma peça semelhante, sem muitos acabamentos, e realmente percebi uma diferença considerável na temperatura, em viagens mais longas.Alguém por aí pode testar e ver se tb consegue melhoras. Espero ter ajudado pois também já penei um bocado com esta maldita temperatura.
Abraços
Daniel Lima
Engesa f2, MWM2.8, eixos band, disco nas 4, etc...
Eduardo Velo
21/02/2008, 18:41
Como havia respondido que meu Engesa aquecia qdo em giro acima de 2200 rpm , achei bom mandar esse relato ... mesmo pq o Guilherme questionou sobre tirar o pé pra baixar a temperatura .
Ha uns meses a água do radiador baixava um pouco e eu completava , procurava vazamento , agua no oleo do motor e nada , na estrada subia o giro , aquecia ... por precaução sempre olhava a água e tinha que completar ... mas não conseguia achar o que era ... até que um dia ha um mes atras , parei com ele num posto e vi um pouco de água escorrendo pelo motor , abri a tampa e vi um furo bem peq. , em spray , que era só esfriar um pouco ja parava de vazar , com o motor quente sumia qqer vestígio ...
Fui numa casa de radiadores e o cara condenou ... ja tinha mais de 60 % dos tubos tampados ... fiz um novo , com uma carreira a mais , mas nas mesmas dimensões ... ja rodei mais de 2000 km , na faixa de 110 a 120 km/h sem que ele passasse do 2º risco no marcador , que deve ser 80 º C (deve ser 40 º cada nônio ...) , até mantendo 2200 rpm a 120 km/h o bicho não passou do 2º risco , nem em subidas longas ...
Nem imaginava que o radiador antigo tivesse naquelas condições de 60 % dos tubos vedados ...
abs refrigerados ...
haundrich
22/02/2008, 14:53
Como havia respondido que meu Engesa aquecia qdo em giro acima de 2200 rpm , achei bom mandar esse relato ... mesmo pq o Guilherme questionou sobre tirar o pé pra baixar a temperatura .
Ha uns meses a água do radiador baixava um pouco e eu completava , procurava vazamento , agua no oleo do motor e nada , na estrada subia o giro , aquecia ... por precaução sempre olhava a água e tinha que completar ... mas não conseguia achar o que era ... até que um dia ha um mes atras , parei com ele num posto e vi um pouco de água escorrendo pelo motor , abri a tampa e vi um furo bem peq. , em spray , que era só esfriar um pouco ja parava de vazar , com o motor quente sumia qqer vestígio ...
Fui numa casa de radiadores e o cara condenou ... ja tinha mais de 60 % dos tubos tampados ... fiz um novo , com uma carreira a mais , mas nas mesmas dimensões ... ja rodei mais de 2000 km , na faixa de 110 a 120 km/h sem que ele passasse do 2º risco no marcador , que deve ser 80 º C (deve ser 40 º cada nônio ...) , até mantendo 2200 rpm a 120 km/h o bicho não passou do 2º risco , nem em subidas longas ...
Nem imaginava que o radiador antigo tivesse naquelas condições de 60 % dos tubos vedados ...
abs refrigerados ...
Eduvelo
Gostei da parte que diz.."mantendo 2200 rpm a 120 km/h".
Qual a relação de diferencial você está usando?
Eduardo Velo
22/02/2008, 15:03
Relação do Engesa fase 3 diesel original = 43/14 = 3,07 (Opala/Caravan diant. D30 e Landau LTD/F1000 tras. D44)... com pneus 31"
Pra viajar vai bem esse giro com essa velocidade , controla bem o carro ...
abs ...
guilhermeabreu
25/02/2008, 20:00
CAROS AMIGOS
Como já havia falado anteriormente sobre o SUPERAQUECIMENTO do meu ENGESA , e que estava o mesmo na oficina para colocar a T-CASE da BAND , e APROVEITEI e coloquei o VASO DE EXPANSÃO LACRADO , e hoje fui trabalhar com ele a 50 Km daqui .
RESULTADO : qdo o meca foi fazer o trampo , observou um micro furo numa mangueira , e sumia a água e não dava par ver para onde ía , COMO ACONTECEU COM O EDUVELO .
Ele corrigiu a mangueira e experimentei hoje : CONTINUA A MESMA COISA , ÍSTO É : " QDO ANDO A 3.000 RPM , A TEMPERATURA PASSA DOS 90ºC , aí continua com a MESMA ESTRATÉGIA de folgar o pé e andar a 2.800 RPM , aí a temperatura fica NORMAL , nos 85 a 88 ºC ".
Vou agora colocar calço de 2" na carroceria parwa poder mandar fazer outra colméia com mais 16 cm de altura para aumentar a área de troca e aumentar tb a capacidade de água , PARA VER SE VAI RESOLVER .
CONCLUÍNDO : CONTINUO COM O VELHO PROBLEMA DE SUPERAQUECIMENTO .
Francesco Carbone
26/02/2008, 11:24
Caros ...
Também tenho problemas se aquecimento na minha joinha....Uso MWM 2.8, radiador grande, e intercooler da ranger 2.5, coifa na hélice , relação 9x44 ( curta)....Conversando com um engenheiro mecânico especialista em motores diesel, o mesmo me disse que o intercooler não faz o motor aquecer, apenas faz perder rendimento ou deixar de tirar o máximo de rendimento do motor....Pediu pra eu observar a captação de ar, pois o guincho pode estar desviando a entrada de ar para o radiador, bem como o para choque....Meu motor é novo, bem como o radiador, então vou me atentar aos detalhes de captação de ar para o radiador, usando defletores laterais e inferior, reposicionar o guincho, colocar aditivo a base de etilenoglicol ( radcool - Bardhal, paraflu - Fiat ou ac delco - GM) na proporção de 50% diluido em água destilada ( pura) , Detalhe: na trilha a temperatura não passa dos 80....Na estrada, se enfiar o pé chega a trabalhar perto dos 100.......Em subida de serra com o pé enfiado já chegou a 105......Mas quando paro a joinha, em menos de 5 minutos volta aos 80....
Francesco Carbone
26/02/2008, 11:47
Só completando.....Uso relógio da Cronomac de mercúrio graduado (muito bom) e tem vários amigos andando com a mesma configuração de motor e radiador, porém com guincho, base de guincho e para choque diferentes.....Tenho dito
guilhermeabreu
27/02/2008, 21:25
FRANCESCO CARBONE
É , nós estamos na mesma cantilena , " SUPERAQUECIMENTO DO MWM 2.8 " qdo socamos pesado . Só que vc esta na minha frente , pois eu não coloquei a coifa ainda , e o seu tem uma relação mais curta do que a do meu que é 12X47 , eu estyava achando que com a relação mais curta 9X44 o motor iria trabalhar mais leve e não iria SUPERAQUECER .
VOU TE LEMBRAR DE UMA COISA MUITÍSSIMO IMPORTNTE : Se vc continuar andando assim , chegando aos 100º C a 105º C , haverá uma forte possibilidade de qdo vc der uma paradinha para refrescar , vc ver o motor escorrer derretido no chão , ou seja , VC TERÁ MOTOR PARA POUCO TEMPO . SUGIRO não fazer ísto mais , SUGIRO a vc fazer como eu , qdo a temperatura passar dos 90° C , folgar o pé para a temperatura ficar no máximo nos 90º C até SOLUCIONARMOS este problema .
Vc tem este motor no ENGESA tb ? Se for , não tem muito como vc colocar um radiador maior como vc falou , a não ser que vc tenha lenvantado a carroceria uns 5 cm e ter mandado fazer uma colméia com +- 15 a mais na altura , que é o que vou fazer , pois na largura não tem como vc aumentar .
haundrich
27/02/2008, 22:51
Relação do Engesa fase 3 diesel original = 43/14 = 3,07 (Opala/Caravan diant. D30 e Landau LTD/F1000 tras. D44)... com pneus 31"
Pra viajar vai bem esse giro com essa velocidade , controla bem o carro ...
abs ...
Nessas horas que fico sonhando em ter um câmbio CVT na mão, que aguentasse o mwm... 2500 RPM a 120 !!:pensativo:
guilhermeabreu
28/02/2008, 01:30
AMIGO HAUNDRICH
Não entendi bem qdo vc diz que gostaria de ter um cambio que aguentasse um MWM com 2500 rpm a 120 , pq se for o MWM 2.8 , para andar a 120 com 2500 rpm , ele , o cambio , teria uma relação muito longa e ele faria ísto , mas teria retomadas ridículas , por ísto que eu troquei minha relação de 13X46 para 12X47 , para melhorar neste aspecto , pois nas ultrapassagens , demorava mais do que um fusca para ultrapassar um caminhão a 80 Km/h , mas de final dava 155 Km/h , mas superaquecendo o bicho , pois tinha que fazer muita força para chegar a esta veloc. , e qdo tinha vento contra não chegava aos 150Km/h de tanto arrasto de vento de frente pela pouca força do motor para esta relação longa demais .
Acredito eu que daria sim para andar a 120 com 2500 rpm se fosse um MWM sprint 6 bocas .
rodrigo camper
28/02/2008, 05:48
Olá Moçada,rsrs
Seria interessante a adição de uma ventoinha elétrica, com um interruptor de 87c.
Minha Camper não esquenta graças a ela.
haundrich
28/02/2008, 10:19
AMIGO HAUNDRICH
Não entendi bem qdo vc diz que gostaria de ter um cambio que aguentasse um MWM com 2500 rpm a 120 , pq se for o MWM 2.8 , para andar a 120 com 2500 rpm , ele , o cambio , teria uma relação muito longa e ele faria ísto , mas teria retomadas ridículas , por ísto que eu troquei minha relação de 13X46 para 12X47 , para melhorar neste aspecto , pois nas ultrapassagens , demorava mais do que um fusca para ultrapassar um caminhão a 80 Km/h , mas de final dava 155 Km/h , mas superaquecendo o bicho , pois tinha que fazer muita força para chegar a esta veloc. , e qdo tinha vento contra não chegava aos 150Km/h de tanto arrasto de vento de frente pela pouca força do motor para esta relação longa demais .
Acredito eu que daria sim para andar a 120 com 2500 rpm se fosse um MWM sprint 6 bocas .
Grande Guilherme
Eu disse isso porque os câmbios CVT's ainda possuem limitação com relação a torque. Por enquanto não tenho notícia de CVT que esteja suportando motor de mais de 30 kgf. E os mwm estão passando dos 35kfgm..
Segue abaixo um resumo deste câmbio e as dificuldades.
http://www.downforce.com.br/forum/viewtopic.php?p=638569&sid=3a979dbae8b19d3ca31db86793310e7d
Complementando o link acima, a Audi foi a primeira conseguir fazer câmbio aguentar motores acima dos 10kgfm, usando não só fazer a correia metálica tracionar, no sentido da rotação, como também empurrar (ou comprimir) no outro lado (a volta da correia), dividindo quase por dois o esforço da mesma.
Mesmo assim, o V8 da Audi, top de linha, não está saindo CVT, somente câmbio automático normal (ou opção manual, quem quer?:twisted:)
Esse CVT é que poderá permitir um mwm 4 canos num engesa andar a 120 ou 110 km/h a 2500 RPM (ou faixa melhor de economia, não lembro mais qual é) e sem deixar o rino chôcho para ultrapassar carretas...(nossa alegria !!:mrgreen:). Ele sempre vai deixar o motor na rotação ideal para cada situação.. pense num esquema...
Faz um test drive no honda fit 1.5 CVT. Eu fiquei surpreso.:shock:
Melhor que isso, só motor elétrico....:cool:
Francesco Carbone
29/02/2008, 10:54
Caro Guilherme.....
O motivo de eu ter colocado a relação 9x44 é justamente para deixar a joinha mais curta e suprir o baixo torque em baixas rotações ( antes da entrada da turbina). Com isso eu tenho a velocidade final limitada em + ou - 120km/h. Andando a 3 paus, ando + ou - a 100km/h e turbina pressirizada em 0,6 / ,08 bar, e ainda sobra um pulmão até chegar em 4 pau e pouquinho até cortar o óleo. Com isso não preciso de caixa de redução, pois a 1º marcha dá conta do recado mesmo em subidas e erosões.....O meu problema está na captação de ar frontal, pois uso o guincho da Envemo , que é muito bom, e a sua fixação é vertical.Por isso eu tenho uma "parede" bem na frente do radiador....Eu usava relação 13x46 quando andava de 6cc e em estradas , andando forte, também tinha problemas de esquentar, justamente por problema de captção de ar.....Só que a joinha andava a 130km/h a uns 3500 rpm e tinha pulmão pra chegar até 5 paus.Pra refrigerar a cãmara de combusão, em motores de ciclo otto, é só dar umas aceleradas longas que a entrada de combustível refrigera. Para motores a diesel o que refrigera a câmara é a entrada de ar da admissão e por isso eu uso o filtro da L200 HPE que dá conta do recado ....Só que andando com pneus 35", molas maiores e amortecedores de 1113 sem barra estabilzadora ( pra não limitar o curso da suspenção) o brinquedo fica uma cadeira elétrica, com estabilidade prejudicada se andar acima dos 120km/h, ainda mais epesando 2020kg ( pesado em balança rodoviária) de tanque cheio. Como quero um veículo bom de trilha pesada e bom para deslocamentos longos em safalto, essa configuração é show de bola e o melhor, NÃO QUEBRA NADA....Quanto ao espaço para um radiador maior, estamos limitados na altura e largura da caixa, mas não na largura da colméia. Só que meu radiador já é com a colméia mais larga, então vou concentrar esforços em melhorar a captação de ar frontal e usar aditivo de boa qualidade com água destilada. Valeu pelas dicas, e quando estiver pronta eu volto pra dizer como ficou....
Carbone,
Tá tudo muito bom, mas cadê fotos de seu engesão??????
Francesco Carbone
29/02/2008, 13:36
Caro Caveso.....
Não estou conseguindo postar fotos da joinha.....Ou o arquivo é muito grande, ou estou comendo bola......mas assim que conseguir, vou mandar
Abraços
haundrich
29/02/2008, 16:18
.... ainda mais pesando 2020kg ( pesado em balança rodoviária) de tanque cheio. ....
:pensativo: putz, então não era só o meu que estava pesando mais de 2 tons....:shock:
Carbone , a sua Joinha é F2 ou F2?
guilhermeabreu
29/02/2008, 17:40
FRANCESCO CARBONE
Valeu pela explicação , mas nom meu caso tinha relação original 9X44 igual a sua , eu achava muito curto , e eu ando muito em asfalto a 120/130 Km/h e ficava esgoelando o bicho , troquei para 13X46 , ficou longa demais , aí troquei para 12X47 ficou bom , ou melhor quase bom , melhorou bem nas retomadas , mas eu lembrava de como era com a 9X44 , aí fiquei pensando em colocar uma 11X47 , mas etou cansado de gastar .
Mas agora que troquei a T-CASE colocando a da BAND , esperava que a ronqueira acabasse , mas qual a minha surpresa , a ronqueira continuava , mas não era mais a ronqueira da T-CASE e sim do diferencial trazeiro .
O que aconteceu ? Simplesmente a 4 meses atras o meca que não é o atual , trocou a 13X46 pela 12X47 e deixou regulado com folga errada , aí MOEU TUDO , ísto é , além de ter gasto com a compra da relação 12X47 e a mão de obra , foi tudo pro saco .
Atualmente estou com este meca/professor que colocou a T-CASE para mim e resolvi trocar de novo , já que moeu a 12X47 , e estava pensando em colocar a 11X47 , ASSIM O FIZ , COMPREI ZERO a 11X47 , meu forever esta ardendo , acho que não vou conseguir pagar tudo , pois é um prejú atras do outro . Acabei tendo que trocar todos os rolamentos tb ÉTA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ $$$$ TINKEN ÉTA$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!! , MAS DEVO PEGAR ELE DAQUI A 1 HORA .
Agora finalmente ACHO QUE ACERTEI NA RELAÇÃO CERTA PARA MIM , no asfalto vai dar de final 135 Km/h a 3.600 rpm , TÁ BOM DEMAIS , e ter retomadas muito boas de 80 a 110 Km/h que é o que mais a gente usa no dia/dia , e com a T-CASE BAND , não terei problemas com trilha , seja ela qual for .
E por fim , limito a velocidade final em 135 Km/h , mais seguro para mim , pq antes qdo estava com pressa ía até 150 Km/h , QUE ERA UMA TEMERIDADE , RISCO ENORME . Agora não correrei mais este risco , É O SEGURO QUE FIZ PARA MIM MESMO .
Posto como ficou com esta relação qdo tiver andado bem com ele .
Mas não entendi qdo vc falou que a caixa do radiador não tem como aumentar na largura como não tem mesmo , mas que sua colméia esta mais larga , como ? se tem o chassi para limitar na largura , como colocou uma colméia mais larga ? e sem aumentar a caixa .
No meu vou colocar calço na carroceria e fazer uma colméia com mais 15 cm na altura , aumentando a área de troca de calor , como já disse anteriormente .
Eduardo Velo
29/02/2008, 20:04
O que aconteceu ? Simplesmente a 4 meses atras o meca que não é o atual , trocou a 13X46 pela 12X47 e deixou regulado com folga errada , aí MOEU TUDO , ísto é , além de ter gasto com a compra da relação 12X47 e a mão de obra , foi tudo pro saco . ... e resolvi trocar de novo , já que moeu a 12X47 , e estava pensando em colocar a 11X47 , ASSIM O FIZ , COMPREI ZERO a 11X47 , .
Guilherme , comigo aconteceu o mesmo , levei num meca de trator e ele fez kk no difer. tras. depois levei num meca " ESPECIALIZADO " e nova fubecada , quebrou por estar com ajuste mal feito ... acabei fazendo curso na Dana , e eu mesmo troquei o diferencial , achei num desmanche no Riacho e paguei muito menos do que o meca tinha achado antes , sendo que ele tinha as corridas pra achar mais em conta por ser " ESPECIALIZADO " . Levei um dia pra ajustar o pinhão e mais um dia pra ajustar a folga na coroa , é bem trabalhoso pq tem que apertar pra ver o ajuste ... mas isso ja faz uns 4 anos e ja rodei muito depois disso , a folga permanece a mesma que deixei , até agora ... isso é só pra vc ver que não ta soziunho no preju ... rsrs ...
Vc teve que trocar os 2 diferenciais , achou fácil essa 11/47 - D30 e D44 ???? sabe de que carros são ???
Qto ao radiador do Engesa do Carbone , é na espessura que ele mexeu e não na largura ... isso dá pra fazer sem problemas ...
guilhermeabreu
01/03/2008, 20:08
CARO AMIGO EDUVELO
Realmente fico mais consolado com seu relato , mas agora este meu mecanico que é professor de mecanica no CEFET , usa toda a tecnica nescessária para trabalhar em qq coisa que ele faz . Ex: Todo serviço que é feito em meus carros , desde novo fico acompanhando o serviço , não por desconfiança , mas sim por curiosidade , pois gosto muito de mecanica . Mas nunca havia visto alguem regular COROA/PINHÃO com um aparelhinho que tem um relógio , não sei o nome , pois cheguem em cima da hora e nem deu para eu perguntar , mas ele ficou 1 dia inteiro sem almoçar e só terminou as 18e30 Hs , e relatou que tem 3 tipos de regulagem de folga como vc citou e que toma muito tempo para ficar bem feito , e ficou um espetáculo.
Só tive coragem de colocar a COROA/PINHÃO 11X47 , pq antes , ha 4 meses atras qdo fui colocar RELAÇÃO 10X39 do diferencial dianteiro , pois o traseiro tinha acabado de colocar a 12X47 , ao fechar o diferencial dianteiro DANA 30 , a tampa estava furada , aí o meca foi na sucata de diferenciais dele e retirou uma tampa para olocar no meu . QUAL A SURPRESA DELE ? OLHA SÓ AQUI !!!!!!!!!!! Eu olhei , ERA UMA COROA/PINHÃO 11x47 NOVINHA NOVINHA , na mesma hora disse para ele guardar aquele MIOLO DE DIFERENCIAL PARA MIM pq eu estava já pensando em colocar , mas não sabia se encontraria esta relação , logo : foi a maior sorte de eu encontrar por acaso .
Perguntei de qual jipe era aquel diferencial , e ele me respondeu que não sabia ao certo , mas deveria ser de um CJ3 muito antigo .
Então , SABENDO da existencia desta relação 11X47 para o DANA 30 , e ter moído o 12X47 do DANA 44 . Comprei a COROA/PINHÃO 11X47 , que foi muito fácil , pois é de carro atual , é o mesmo da S-10/BLASER 97/98 díesel 2.5 , este diferencial é o DANA 44.3 .
Me disseram que não daria para colocar no DANA 44 do ENGESA , aí om meu meca/professor , levou na loja a satélite/coroa/pinhão , E CHEGOU A CONCLUSÃO QUE NÃO TEM DIFERENÇA NENHUMA , aí eu FUI PRA GALERA , COMPREI IMEDIATAMENTE , e no mesmo dia que foi ontem, estava tudo no lugar , e já usei hoje com SUCESSO .
E agora vc esclareceu mnha dúvida que o CARBONE havia relatado , ele se enganou , ele aumentou o nº de canaletas e aumentando a espessura do mesmo e não na largura do mesmo , eu tb já fiz ísto , mandei fazer uma colméia de 5 canaletas , mas não resolveu meu problema de superaquecimento .
Como eu coloquei esta relação 11X47 , deu uma boa melhorada no superaquecimento , hoje andei a 3.200 rpm e não passou de 90º C
Acredito que achei a relação ideal para que o motor trabalhe sem fazer muita força , e com um giro mais elevado ele trabalha mais leve e aquece menos , alem de fazer a bomba d'agua girar mais tb .
ACHO QUE ACHEI o ponto ideal da relação coroa/pinhão para o motor trabalhar com a configuração do meu ENGESA com pneus 33" . Acredito que resolverei o superaquecimento definitivamente qdo aumentar uns 15 cm na altura da colméia do radiador , ACHO que estou chegando perto da solução definitiva do SUPERAQUECIMENTO .
Mas nunca havia visto alguem regular COROA/PINHÃO com um aparelhinho que tem um relógio , não sei o nome , pois cheguem em cima da hora e nem deu para eu perguntar
Chama-se micrômetro...
guilhermeabreu
01/03/2008, 20:39
Valeu CAVESO .
Eduardo Velo
01/03/2008, 22:01
CARO AMIGO EDUVELO
... Mas nunca havia visto alguem regular COROA/PINHÃO com um aparelhinho que tem um relógio , não sei o nome ... , mas ele ficou 1 dia inteiro sem almoçar e só terminou as 18e30 Hs , e relatou que tem 3 tipos de regulagem de folga como vc citou e que toma muito tempo para ficar bem feito , e ficou um espetáculo. .
O Caveso colocou micrometro , realmente alguns até tem relógio , mas o que a gente usa na regulagem é relógio comparador , mede em cent. de mm qto deu de aperto ou qto falta pra chegar na altura padrão da cabeça do pinhão ... o micrômetro a gente usa pra medir os calços , que por sinal são todos em cent. de polegada , pra deixar a cabeça do pião bem zuada ... rsrs ...
Muita sorte achar as 2 relações iguais ... se o cara fez o ajuste legal agora é cuidar do aquecimento ... Abri um dana 44.3 no curso , era de uma Cheroka , tinha discos de bloqueio , mas a carcaça , coroa e pinhão não muda ...
Fica de olho na folga das porcas dos pinhões por um tempo , dá uma mexida no cardan pra ver se não muda a folga , conserva engraxadas as cruzetas ... montagem recente , mesmo apertando bem a porca do pinhão , pode soltar um pouco e ter que dar um reaperto ... se andar em estrada de terra liga um tempo o 4x4 pra rodar a dianteira tb ...
abs ...
Opa, valeu pela correção Edu velo!
Onde escrevi micrômetro, lea-se microcomparador.
Micrômetro é usado naqueles casos onde o paquimetro não consegue maior precisão.
Falha minha, desculpe aí!
guilhermeabreu
01/03/2008, 22:16
GRANDE EDUVELO
Sou um pouco mais velho do que vc , e a memória as vezes falha , como vc citou o NOME : RELÓGIO COMPARADOR , aí lembrei que o meca/prof. disse esse nome , e vou ficar de olho nos próximos meses e fazer revisão , pois já estou cansado de levar FERRADAS FORTES , só de coroa/pinhão , já moí duas , uma que o fdp do meca que era outro , colocou a relação 13X46 , me entregou o ENGESA sem botar óleo no diferencial , o 2º , foi agora com o 12X47 que ajustou errado .
Mas não peguei ainda a 11X47 do DANA 30 ainda não , vou lá na 2ª feira para pegar , se ele não vendeu né , a gente vê de tudo neste mundo , mas foi muita sorte encontrar esta joinha 11X47 do DANA 30 , ESTAREI COM OS DOIS DIFERENCIAIS iguais com 11X47 .
E aí vai dar para ir em IBITIPOCA?
Francesco Carbone
03/03/2008, 09:51
Caros amigos....
o Edu Velo conseguiu explicar o que eu deixei dúvidas quanto a espessura da colméia....Obrigado Edu.....
Quanto a relação de diferencial, optei por usar a 9x44 mesmo e , apesar da minha Joinha ser uma fase I, eu uso transferência da fase II que é muito resistente e não ronca nada, mesmo usando eixo traseiro da fase I, onde o cardã trabalha com um ãngulo mais acentuado. O que pode ocorrer é um desgaste maior mas cruzetas do cardã, mas já estou andando assim por mais de 6 meses e até agora não deu pau. A Joinha foi internada na sexta feira para colocar eixos flutuantes e fazer revisão geral, em razão da viagem que faremos em abril para os Lençois Maranhense. Quanto ao instrumento para regular folga de diferencial é mesmo o relógio comparador, que mede a folga entre os dentes da coroa e pinhão. MAs muitos mecânicos ainda usam o velho método de usar batom, isso mesmo, batom de mulher, pra marcar onde os dentes se encontram deixando, assim com a folga correta, mas no "olhomêtro".Divide-se a circunferência da coroa em 4 partes e confere se os dentes se encontram na mesma profundidade nas quatro partes, tendo assim um alinhamento da coroa em relação ao pinhão.......
Abraços
Francesco,
O método mais seguro que já vi de regular diferencial é usando o microcomparador para medir a folga entre dentes e o vermelhão (ou amarelão ou batom), para certificar se os dentes do pinhão estão pegando de maneira uniforme nos dentes da coroa.
São metodos complementares e não excludentes.
Se a coroa é boa, o pinhão não ronca! :mrgreen:
Daniel Lima
03/03/2008, 21:48
Grande Guilherme Abreu!
Quem Já Não Sofreu Com As Montagens Feitas Erradamente Pelos Mecas Fdp...mas Faz Parte E Nós Terminamos Que Quase Viramos Excelentes Mecanicos..rsrsrsrr
Hj Tirei Meu Diferencial Trz Completo, Pois Minha Capa Estava "merejando' óleo Nas Soldas, E Resolvi Conferir O Conjunto Coroa X Pinhão!!!e Pra Minha Surpresa Tinha Um Calço De Ajuste Do Pinhão Quebrado, O Que Causaria Outros Danos. Em Outro Tópico Vc Comentou Que Consegue Chegar A 135km/h De Velocidade Final, E Fiquei Curioso Se O Meu Então Com 10x37 Pode Chegar A Esta Mesma Velocidade Com O Motor Mais Aliviado....o Que Me Deixa Mais Tranquilo Para Viajar A 100km/h.
O Certo é Que Devíamos Acompanhar Passo A Passo Os Serviços, Acompanhados Das Tabelas Técnicas De Montagem E Tudo Mais...mas O Trabalho Não Permite E Assim Continuamos A Procura De Profissionais Rsponsáveis E Capacitados.
Guilherme O Prazer Foi Todo Meu E Com Certeza A Distância Para Ir Ao Encontro Não Seria Problema, Mas Sim, O Tempo Fora Do Trabalho!
Um Grande Abraço
Daniel Lima
Engesaf2, Mwm2.8, Eixos Band, Disco4rodas,capota, Work12000,etc,etc,etc
guilhermeabreu
05/03/2008, 13:51
NOVO AMIGO DANIEL LIMA
Gostei de ver sua disposição .
Com relação a sua relação coroa/pinhão , NA TEORIA vc esta certo de ele andar mais aliviado a 100 Km/h , mas existem outros fatores , como a AERODIMAMICA do nossos ENGESAS que é sofrível , sofre um arrasto de ar muito grande . Daí que na minha experiencia , detectei que embora com uma relação de diferencial mais longa , o ENGESA faz o motor trabalhar fazendo mais força para andar a 100 Km/h do que com uma relação mais curta , embora o giro dele seja mais alta , a produção de calor dele é menor do que qdo vc usa uma relação mais longa , não sei se me fiz entender .
Ex: Qdo estava com a relação de 13 X46 = 3,54 e depois 12X47 = 3,92 , qdo andava a 3.000 rpm , a temperatura dele passava dos 90º C o que não é bom .Agora estou com a relação 11X47 = 4,27 , eu ando a 3.200 rpm e a temperatura não passa dos 90º C , ou seja , com esta relação ele produz menos calor do que com as outras , embora que com esta ele chega aos 135 KM/h com 3.600 rpm , se colocar 4.000 rpm vai dar mais do que os 135 Km/h , mas aí a temperatura vai aos píncaros e o motor vai pro saco .
Outra , qdo estava com a relação 13X46 = 3,54 , o motor não tinha força para passar dos 3.500 rpm numa reta , por estar longa demais .
A conclusão que cheguei foi a de que com a relação 11X47 atingi a EQUAÇÃO IDEAL para este motor MWM 2.8 num ENGESA com pneus 33" andar de 100 a 120 KM/h forçando pouco o motor e tendo um desempenho no asfalto/trilha IDEAL . Não medi ainda , mas vou pegar um GPS para conferir as velocidades de 100 , 110 e 120 Km/h e com qtos RPM o motor estará nestas velocidades respectivamente , mas acho que aos 120 Km/h deve estar dando uns 3.250 RPM , que esta razoável . Mas posto aqui qdo estiver marcado certo .
ABRAÇÃO
franzlana
19/05/2008, 21:56
Senhores.
Resolví completamente a questão de termperatura alta do MWM2.8 no Engesa. Já realizei testes práticos e o resultado é que agora ando a 3500 rpm direto por tempo indeterminado e a temperatura não passa do meio do marcador. Fiz um teste puxando carreta com barco e tralha de pesca (+_ 500Kg) e subí a serra da BR040 entre Felixlândia e Três Marias, (são mais de 4Km de subida forte) sem tirar o pé e o motor não chegou ao máximo. Antes eu subia tirando o pé de 4ª ou 3ª para não forçar e a temperatura tangenciava o vermelho. Agora é de 5ª e 4ª acelerando normal. Em viagens andei entre 120 e 140 Km/h e a temperaura não passou do meio do marcador. Meu Engesa tem radiador original com comeia de 4 filieras da Rural, intercooler na frete do radiador e condensador do ar condicionado entre os dois. Até desliguei as ventoinhas elétricas (fora na serra) para testar e a temperatura não subiu.
O investimento foi de R$50,00.
MarcSport
20/05/2008, 00:04
Senhores.
Resolví completamente a questão de termperatura alta do MWM2.8 no Engesa. Já realizei testes práticos e o resultado é que agora ando a 3500 rpm direto por tempo indeterminado e a temperatura não passa do meio do marcador. Fiz um teste puxando carreta com barco e tralha de pesca (+_ 500Kg) e subí a serra da BR040 entre Felixlândia e Três Marias, (são mais de 4Km de subida forte) sem tirar o pé e o motor não chegou ao máximo. Antes eu subia tirando o pé de 4ª ou 3ª para não forçar e a temperatura tangenciava o vermelho. Agora é de 5ª e 4ª acelerando normal. Em viagens andei entre 120 e 140 Km/h e a temperaura não passou do meio do marcador. Meu Engesa tem radiador original com comeia de 4 filieras da Rural, intercooler na frete do radiador e condensador do ar condicionado entre os dois. Até desliguei as ventoinhas elétricas (fora na serra) para testar e a temperatura não subiu.
O investimento foi de R$50,00.
Não vai contar o que fez ????
guilhermeabreu
21/05/2008, 21:46
FRANZLANA
Estas fazendo suspense ? tchantchantchan .
Amigo FRANZLANA , o meu esta exatamente igual ao seu , para não dizer igual , no meu coloquei uma colméia com mais uma canaleta do que no seu , ou seja meu RADIADOR É O ORIGINAL NO QUAL EU MANDEI FAZER UM COMÉIA COM 5 CANALETAS , e o restante esta IGUALZINHO AO SEU , COM INTERCOOLER , CONDENSADOR DO AR , TUDO NA FRENTE DO RADIADOR .
AGORA : QUAL FOI O MILAGRE QUE VC FEZ COM R$50,00 QUE FAZ ELE ANDAR FRESCO A 3.500 RPM ?
No meu com relação 11x47 = 4,27 a 3.250 rpm , a temperatura fica em 90ºC sem o ar ligado .
E com o ar ligado a temperatura fica em 90ºC a 3.000 RPM , se colocar 3.250 RPM ele passa dos 90ºC , e ísto não pode .
Estou acreditando que seu marcador de temperatura esta marcando errado , CUIDADO PARA NÃO FUNDIR O MOTOR .
MAS É O SEGREDO ?
NOTA : Não sabia que gostava de pescar , eu tb uso o meu para tudo , INCLUSIVE em pescarias , tenho um barco de alumínio semi-chato de 5,16 metros com motor YAMAHA de 15 HP , pesco ROBALOS aqui no rio Paraíba do Sul e uma vez por ano na Bahia no rio Jequitinhonha . Neste fds devo pescar com ísca artificial no sistem de corrico e jogadinha ( arremesso ) , pois começou a temporada dos bocudos .
ABRAÇÃO
guilhermeabreu
26/05/2008, 19:58
FRANZLANA
Cade VC ?
franzlana
26/05/2008, 22:06
Uma solução desta merece suspense.Simples. Coloquei uma chapa de aço de 5mm (base para um futuro guincho) entre as longarinas do chassis, para-choque e radiador, forçando o ar a subir (antes ele descia para o diferencial). Em cima no radiador fechei com uma chapa fina dobrada o espaço entre o radiador e painel frontal do veículo (forçando o ar que sobe a atravessar o radiador). Comprei duas ventoinhas novas em loja de ar condicionado e instalei junto ao condensador do ar condicionado. Estas ventoinhas só são necessárias em subidas ingremes. Mas elas estavam antes das chapas defletoras e não resolviam nada. Depois das chapas elas só ligam (através de cebolinha de temperatura) em subidas longas e fortes ou quando acionado o ar condicionado.
guilhermeabreu
28/05/2008, 13:40
GRANDE FRANZLANA DO SUSPENSE
Realmente uma excelente idéia , que na realidade é a coifa que temos que colocar e eu ainda não coloquei , se eu tivesse colocado , seria do modo convencional , e DESTE MODO QUE VC COLOCOU , acho que dá um efeito melhor ainda .
VALEU PELA GRANDE DICA , BRIGADÃO .
Vou fazer assim tb no meu .
ABRAÇÃO .
OBS : Estava pensando que vc havia jogado a nota de R$50,00 dentro do radiador , RSRSRSRSRSRSRSRS .
franzlana
29/08/2008, 14:32
Não é só a coifa. Coifa é entre o painel frontal,radiador e ente radiador e a hélice. O segredo está em fechar o espaço entre as longarinas do chassi e o radiador, fazendo o ar que passava sob o radiador passar pelo radiador.
Daniel Lima
06/02/2009, 21:25
Caros colegas...
estou reabrindo o tópico para comentar como de fato resolvi o problema de super aquecimento do meu engesa. Depois de muitos comentários, segui a risca o que o dr. guilherme disse, e após ter feito um enorme defleto ao redor da hélice tive meu problema resolvido. Engraçado, que uma das tentativas desesperadas que tive foi, retirar a válvula termostatica para esfriar melhor o bichão, coloquei o "saiote", fiz furos no guincho, direcionadores de ar na frente...a temperatura nem descolou no marcador de mercurio.....pensei, "poxa, agora vou entrar num marcador novo!! mais gasto!!R$$$
Pra minha surpresa, coloquei um fósforo aceso no marcador e o mesmo deu sinal de vida. Resultado...está frio demais agora e estava me preocupando de aquece-lo bem antes de sair de casa. recoloquei as válculas e agora ando sem medo algum de desse problema.
Agradeço a ajuda de todos e estou na disposição para ajudar no que for preciso.
E vcs não têm idéia de como é bom ter esse, específico problema, resolvido. Estou muito satisfeito com minha máquina.
Abraços
Daniel LimA
Engesa f2,1990,mwm2.8,eixos band,disco nas 4, work 12000..........etc.etc.etc
Daniel,
Tem fotos de seu engesa aqui aqui no fórum?
Se não tiver, poste aqui...
guilhermeabreu
08/02/2009, 23:43
AMIGO DANIEL LIMA
Fico muito feliz por ter resolvido o problema do superaquecimento desta forma , e por incrível que possa parecer , NÃO FIZ AINDA NO MEU , mas com certeza farei o mais breve possível , e acrescentando as dicas do FRAZLANA tb de direcionar o ar que vem da frente , como vc tb colocou .
ABRAÇÃO
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