Conectar

Ver Versão Completa : bomba de agua-cuidado

henrique wamser
25/10/2007, 18:28
depois de trocar correia dentada, já que tinha quebrado o prisioneiro do esticador da mesma,e ai é melhor trocar tudo já que esta aberta a barrigada da defender, e tambem o eixo balanceiro, perguntei para o mecanico... e a tal da bomba, tambem não é bom dar uma olhada??hein? hein?.... e não deu outra- estava trincada esperando pra me pegar longe de casa.... era de plastico, foi substituída por uma metálica.
segue fotos

Noventinha 00
29/10/2007, 10:19
A minha deu prego aos 100.000 Km. Tb substituí por uma metálica.
Abços.

Fernando da Terra
29/10/2007, 11:19
Henrique, qual marca e modelo colocou? Quanto?
Abaço

Fernando

henrique wamser
30/10/2007, 18:47
OLÁ

FERNANDO, como estava junto com outras peças, não lembro mas acho que foi 300,00-vou verificar na "notinha" da oficina. A marca, não vi mas falaram que era "original" (acho que era da ranger).
DEPOIS COMENTO SE for diferente.
()s

Noventinha 00
30/10/2007, 20:04
Eu tb não me lembro pq troquei junto com a correia dentada, esticador, rolamento, etc. Mas acho que paguei uns R$450,00. Tb não lembro a marca...
Abços,
Rodrigo.

Elodef
05/11/2007, 17:35
Eu também ja comprei uma bem baratinho e tive que trocar a junta de cabeçote porque simplesmente não circulava agua suficiente no sistema. Bom depois desta, só peça de primeira linha custa uns R$280 cada - Fornecedor Schadek.

Fernando da Terra
21/11/2007, 14:26
Eu também ja comprei uma bem baratinho e tive que trocar a junta de cabeçote porque simplesmente não circulava agua suficiente no sistema. Bom depois desta, só peça de primeira linha custa uns R$280 cada - Fornecedor Schadek.

Olá Elodef, tubo bem cara?
Liguei na Schadek e eles estão em dúvida de qual modelo serve para Defender.
Acham que pode ser o da S-10 ou o da Ranger, mas não têm certeza.
Você sabe dizer qual modelo que dá certo na land? Alguém mais sabe alguma informação de qual carro serve?
Como a minha ainda é a original e vou viajar nesse fim de ano, e seguindo o conselho de vocês, pretendo trocá-la para me garantir.
Alguém me ajuda?

Fernando

henrique wamser
21/11/2007, 14:53
se eles virem a foto que postei, não ajuda?
()s

Fernando da Terra
21/11/2007, 18:23
Fala Henrique, tudo legal?
Boa dica. Já liguei para eles e estou passando as fotos para avaliarem.
Vamos ver o que responderão.
Valeu! Abraço.

Fernando

Allan Nielsen
21/11/2007, 20:31
Coloquei em http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=31738 o link para o manual do Maxion HS2,5. Ele é usado nas Land, Ranger, S10, Sprinter etc.

Para a Land com EUROII a pag do manual é 56/110 e o codigo da International é 70993494 o mesmo para Ranger e S10.

Hum
22/11/2007, 05:12
Fernando, eu coloquei a da sprinter é a mesma, paguei R$ 140,00 numa concessionária Mercedes na Argentina, mais uns R$ 5,00 da junta e mais uns R$ 50,00 da correia.

Toti
27/11/2007, 11:42
Fernando, eu coloquei a da sprinter é a mesma, paguei R$ 140,00 numa concessionária Mercedes na Argentina, mais uns R$ 5,00 da junta e mais uns R$ 50,00 da correia.

Acabo de comprar na representante oficial da Internacional aqui no Rio de Janeiro;
Rebmar - 25896437 // 21394599
Bomba: 140,oo
Junta: 7,00
Abrs
Toti
Def90 2001

Fernando da Terra
27/11/2007, 12:30
Mandei as fotos que o Henrique postou para a Schadek e eles identificaram como sendo as da Ranger e S-10 que eles fabricam. Tem o código 20069. Me informaram que na sua construção, não tem peças plásticas, inclusive a ventoinha que é de aluminio, preço: 110,00 para retirar lá. Fica no bairro Jaguaré-SP. Também despacham para qualquer lugar, pagando o frete.
Alguém sabe dizer se a qualidade/resistêcia deles seria compatível a uma original?

Toti, saberia dizer se a original não tem peças plásticas?

Elodef, tú pagou mesmo 280,00 dessa bomba?

Parece que a bomba é boa, e pelos relatos do pessoal do fórum, tá com preço muito bom.

Fernando

henrique wamser
27/11/2007, 15:26
olá

a foto que postei é da bomba original retirada da minha 110 2004/2005 com 68.000km
com as pás de "prástico" rsrsrsrsrsrs

Toti
28/11/2007, 12:07
Toti, saberia dizer se a original não tem peças plásticas?

Fernando[/QUOTE]

Sim, as palhetas sao de plastico mas a Internacional diz que são de "alta resistencia".
Vamu ve né !

Abrs
Toti

paulosotello
18/12/2007, 12:49
pega original Mwm ...é a mesma da S10 custa 100/ 120 reias

Edu MB
19/12/2007, 21:49
Alguém já fez este serviço em casa ? tô querendo dar uma espiada na bomba d´água da viatura, mas não tenho idéia do grau de dificuldade.

A bomba com defeito apresenta algum sintoma ou quebra de uma vez ??

valeu e abraço a todos !!

José Marrara

Allan Nielsen
20/12/2007, 09:26
Alguém já fez este serviço em casa ? tô querendo dar uma espiada na bomba d´água da viatura, mas não tenho idéia do grau de dificuldade.

A bomba com defeito apresenta algum sintoma ou quebra de uma vez ??

valeu e abraço a todos !!

José Marrara

Troquei uma bomba dessas na Ranger (mesma da Land) por vazamento dagua; a bomba em si estava boa.

A troca da bomba em si é simples, o chato é o acesso a ela pois tem que retirar o radiador incluindo o helice que necessita uma chave apropriada (chave de boca mais fina).

[]´s

Edu MB
20/12/2007, 22:50
valeu Allan , tava olhando bem e acho que dá pra encarar , todo caso vou esperar mais alguma dica e ver se vale a pena , abraço

Edu MB
18/10/2008, 18:27
Pessoal , depois de perceber um vazamento atráz da polia da bomba d´água , resolvi desmontar tudo encontrar o problema ..

O trabalho maior foi tirar a capa plástica (radiador / hélice) , pra isso tive que tirar as mangueiras do radiador e intercoler e mais algumas "coisitas"

Quanto a porca que prende hélice e o acoplamento viscoso , tem que ter chave especial pra travar a polia e soltar o parafuso , essa ferramenta vende em loja especializada.. mas é bem simples e qq serralheiro consegue fazer

Depois é só soltar os parafusos da bomba que ela sai inteira ..

O eixo da bomba tava com jogo e causava vazamento ! não tem reparo , tem que trocar a bomba inteira .

Algumas sessões de terapia na garagem de casa e problema resolvido :grin:!

Abraço,

rafaelfernandez
18/10/2008, 18:59
Ola amigos,

A mais ou menos 1 mes atras eu troquei minha bomba d´agua. Ela nao apresentava nenhum sinal externo de desgaste, mas como ja havia lido sobre quebras inesperadas dessa bomba, resolvi trocar preventivamente. Qual foi minha surpresa ao encontrar minha bomba quase indo pro saco... Com meros 100.000km tava ja rachando por dentro.Comprei a da SHADEK (acho que é assim que se escreve), toda em metal, nao tem partes de plastico, e ainda foi mais barata que a original. Fica o registro para os amigos que nao querem esperar ela quebrar pra ter que fazer cabecote junto.

[]´s
Rafael

Hugo4x4
23/11/2008, 15:43
Pessoal,
Na manutenção preventiva troquei com 133.000 km a bomba de água original, tinha duas alternativas, uma em ferro fundido marca "Unibombas" e a outra em alumínio "Schadek”, optei por esta última pelos antecedentes levantados da fábrica e de usuários. Vejam na foto que o rotor de plástico já apresentava a conhecida trinca.

rafaelfernandez
23/11/2008, 20:03
Pessoal,
Na manutenção preventiva troquei com 133.000 km a bomba de água original, tinha duas alternativas, uma em ferro fundido marca "Unibombas" e a outra em alumínio "Schadek”, optei por esta última pelos antecedentes levantados da fábrica e de usuários. Vejam na foto que o rotor de plástico já apresentava a conhecida trinca.

O meu estava na mesma situação quando troquei... aos amigos que não trocaram fica novamente o aviso...

[]´s
Rafael

Hugo4x4
17/02/2009, 22:00
Pessoal,

A bomba Schadek (fotos) vazou pelo eixo com apenas 500 km, a substituí por uma comercializada pela Bearmach código STC1086.

Marcos Martins
18/02/2009, 14:49
A bomba Schadek (fotos) vazou pelo eixo com apenas 500 km, a substituí por uma comercializada pela Bearmach código STC1086.

Pessoal,

Troquei a minha com 113.000 km, e a trinca já estava lá.
Paguei 180 latinhas na bomba original.
e 150 latinhas de mão de obra.

Bem melhor que deixar quebrar!!!

Sds,

Marcos

Hugo4x4
18/02/2009, 20:09
Pessoal,

Troquei a minha com 113.000 km, e a trinca já estava lá.
Paguei 180 latinhas na bomba original.
e 150 latinhas de mão de obra.

Bem melhor que deixar quebrar!!!

Sds,

Marcos

Marcos,

Não troquei pela original pelo fato de esta ter rotor de plástico, procurando alternativas com rotor metálico comprei a Schadek mais não passou no teste. Com a Bearmach até agora rodei 7.000 km sem problemas. O preço da mão de obra que você pagou foi muito salgado, o serviço é simples.

Marcos Martins
18/02/2009, 22:16
Marcos,

Não troquei pela original pelo fato de esta ter rotor de plástico, procurando alternativas com rotor metálico comprei a Schadek mais não passou no teste. Com a Bearmach até agora rodei 7.000 km sem problemas. O preço da mão de obra que você pagou foi muito salgado, o serviço é simples.

Hugo,

Aqui em Taubaté na Independecia, teve um maluco que me pediu 900,00 R$ peça e mão de obra.
Gasta uma hora e meia para troca a bomba. ainda troquei o filtro de combustivel e fiz uma limpeza no reservatório proxima da roda traseira.

Sds,

Martins

rafaelfernandez
18/02/2009, 23:15
Marcos,

Fale Hugo,

Interessante. Eu ja rodei 37000km com a bomba da Shadek e nao tive problemas. Será que no seu caso nao foi azar? Pois eu ouvi falar muito bem dessa marca.

[]´s
Rafael

Hugo4x4
19/02/2009, 02:44
Fale Hugo,

Interessante. Eu ja rodei 37000km com a bomba da Shadek e nao tive problemas. Será que no seu caso nao foi azar? Pois eu ouvi falar muito bem dessa marca.

[]´s
Rafael

Rafael,

Em outro tópico sobre bombas hidráulicas Elmer fez o seguinte comentário:

"Schadek é a pior marca do mercado...

As melhores são ANROI e BROSOL."

Não acredito em "azar", se o comentário for extensivo para bombas d´agua o problema é a qualidade do produto.

rafaelfernandez
19/02/2009, 09:21
Rafael,

Não acredito em "azar", se o comentário for extensivo para bombas d´agua o problema é a qualidade do produto.

Vamos esperar o Elmer aparecer por aqui e nos dar sua opiniao. Voce sabe dizer sobre que pecas ele estava falando quando condenou de forma tao veemente a Shadek?

[]´s
Rafael

Noventinha 00
19/02/2009, 10:08
Eu comprei na Bearmach a 80.000Km atrás e até agora a bichinha ta 100%!!!

Hugo4x4
19/02/2009, 23:35
Vamos esperar o Elmer aparecer por aqui e nos dar sua opiniao. Voce sabe dizer sobre que pecas ele estava falando quando condenou de forma tao veemente a Shadek?

[]´s
Rafael

Rafael,

Bomba de óleo do motor, ver em http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=762115&postcount=14

rafaelfernandez
19/02/2009, 23:52
Rafael,

Bomba de óleo do motor, ver em http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=762115&postcount=14 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=762115&postcount=14)

Beleza, entao espero que eu seja abencoado e a minha Shadek nao me deixe na mao... :lol:
:pipoca::pipoca:

[]´s
Rafael

Fernando da Terra
20/02/2009, 07:00
Sabem, há uns seis meses eu comprei uma Shadek, seguindo indicações aqui mesmo do fórum, num sei onde li isso......mas achei que era uma boa opção.......

bom, comprei e examinei-a,
e achei a contrução dela, forte e robusta....

só que um mês depois, (deixei-a guardada em minha chácara, sem instalar), me roubaram e levaram-na junto com minha makita, roçadeira de cipreste, minha barraca......filhos da puta!!!!!!!...... (desculpem, crianças.......)

E agora tava para comprar novamente uma, e seria a Shadek....

Ô Elmer......... , cacete!!!!!

Vem aqui logo esclarecer pra gente!!!!!!

Fernando

rafaelfernandez
20/02/2009, 09:09
Ô Elmer......... , cacete!!!!!

Vem aqui logo esclarecer pra gente!!!!!!

x10

To querendo saber qual e o papo tambem :pipoca:

[]´s
Rafael

Elmer_Jeep
04/03/2009, 15:45
Rafael,

Bom, o comentário acima foi à respeito de bombas de óleo.

Eu trabalho com Retífica, manutenção e venda de peças para motores.

Sou revendedor à muitos anos da bomba dágua INDISA, mas para o maxion hsd eu forneço bomba shadek, custa 150 reais e pra terem uma idéia eu já vendi várias pra uma concessionária FORD ;-)

Por esse motivo acredito que possuem uma boa durabilidade pois tenho contato com o pessoal da concessionária e nunca tive reclamações, aqui na oficina já instalei algumas também e nao tive nenhum problema posterior.

Tem uma S10 maxion aqui na oficina que parou pra trocar bomba dágua, os selos do motor estavam corroídos, tem tamém um tubo de metal que passa ao lado do coletor de admissão que estava bastante enferrujado. Recomendo que ao trocar a bomba verifiquem as mangueiras, essa tubulação e a válvula termostática.

Espero ter ajudado,

[]'s

rafaelfernandez
04/03/2009, 22:34
Bom, o comentário acima foi à respeito de bombas de óleo.

Eu trabalho com Retífica, manutenção e venda de peças para motores.

Sou revendedor à muitos anos da bomba dágua INDISA, mas para o maxion hsd eu forneço bomba shadek, custa 150 reais e pra terem uma idéia eu já vendi várias pra uma concessionária FORD ;-)

Por esse motivo acredito que possuem uma boa durabilidade pois tenho contato com o pessoal da concessionária e nunca tive reclamações, aqui na oficina já instalei algumas também e nao tive nenhum problema posterior.

Tem uma S10 maxion aqui na oficina que parou pra trocar bomba dágua, os selos do motor estavam corroídos, tem tamém um tubo de metal que passa ao lado do coletor de admissão que estava bastante enferrujado. Recomendo que ao trocar a bomba verifiquem as mangueiras, essa tubulação e a válvula termostática.

Espero ter ajudado,

[]'s

Ajudou sim. Pra completar (como sabes, somos abusados mesmo :twisted:) poderias colocar umas fotos dessa tubulação? No caso da Defender, a configuração é a mesma? Sei que o motor é quase igual, mas nao totalmente.

[]´s
Rafael

Edu MB
13/03/2009, 22:12
No motor da Defender , essa tubulação serve pra levar água quente até o radiador do sistema de aquecimento (da cabine)..

Tem carro que não tem sistema de aquecimento , então essa tubulação só faz a ponte da água de um lado pro outro ..

Pra rapaziada que tem viatura mais antiga , vale dar uma conferida !!

Na minha viatura(200tdi) , o tubo já tava bastante comprometido ..

Tirei o sistema de aquecimento e adaptei um tubo de alumínio .

Vou tentar tirar fotos do tubo e da adaptação ..

abç

Edu MB
17/03/2009, 20:45
Pessoal , se for o mesmo tubo de metal que o Elmer citou , é esse ai da foto ..

Tirei de um motor 200tdi .

Elmer_Jeep
18/03/2009, 09:35
É esse mesmo, pelas fotos dá pra galera notar que a peça deteriora facil, imaginem a pressão de água no sistema abrindo um pequeno furo nessa corrosão... é o suficiente pra fritar um motor.

[]'s

Jaylson Freitas
18/03/2009, 17:43
Amigos Landeiros,
Vou contar a minha experiência com a bomba d'água da minha 110. Ela estava com um barulho tipo rolamento engripado, e aí decidí fazer a troca preventiva da mesma. Resultado: comecei desmontando de cima para baixo tirando a correia, os parafusos e a polia (é um serviço relativamente fácil, só um pouco demorado). Pois bem quando cheguei aos parafusos que fixam a bomba a carcaça de alumínio e esta ao motor, dois parafusos estavam muito apertados e depois de forçar além da conta os mesmos quebraram. Aí começou a minha "Via Crucis", os parafusos estavam oxidados e não liberavam a tal carcaça para permitir a extração, o duto da carcaça estava todo preenchido pela oxidação impedindo a carcaça de se movimentar. Bom, para concluir, depois de meio dia forçando a carcaça usando WD-40 e com cuidado para a mesma não trincar, finalmente conseguí sacá-la e extrair os parafusos com uma chave de grifo, posteriormente troquei a bomba d'água.
Desta forma recomendo a troca dos famigerados parafusos juntamente com a bomba d'água, para evitar problemas futuros.
A propósito a bomba é da marca Shadeck e já rodou 10.000 Km sem apresentar problemas.
Um abraço a todos.
Jaylson.

patriciopires
07/10/2010, 08:45
Prezados.
Como novato no assunto gostaria de um resumo sobre esse tópico.
Vou trocar a bomba d´água preventivamente.
Pelo que pude verificar a original tem rotor de plastíco e trinca o rotor!!!
A "Schadek" tem rotor de "aço ou alumínio" mas há relatos de vazamento no eixo e que não passou no teste!!!!!
Qual a marca ou qual a melhor alternativa?
Abraço.
Patrício.