Ver Versão Completa : MOTOR 4.9 NO JEEP
Vinicius Hauagge
24/05/2004, 15:20
Há algum tempo adquiri um motor Ford 4.9 completo que seria colocado numa F75.
Porém mediante leitura de alguns topicos na lista, vi que varias pessoas ja adptaram o citado motor no Jeep e pelo que notei, nao é necessário 'cortar' muito o painel corta fogo do jeep.
A minha duvida e a seguinte : será que esse motor nao é muito pesado para a suspensao do veiculo?
Será necessario colocar mais feixes de molas ou algo assim (quem sabe molas da toyota?).
Esse excesso de peso da dianteira nao deixaria o jeep mais suscetivel a encavalar nas trilhas, comprometendo seu desempenho e dirigibilidade?
Agradeço desde ja a atencao de vocês!
Abraço,
Vinicius
marco cruz
24/05/2004, 17:41
Vai dar um p. trabalho para adaptar a reduzida ao motor... Vai ter que fazer flange, etc. Se prepara...
Vai dar um p. trabalho para adaptar a reduzida ao motor... Vai ter que fazer flange, etc. Se prepara...
Por que? :shock:
A reduzida vai no cambio, não no motor... :roll:
[]'s
Dennis Figueiredo
24/05/2004, 19:41
Por que? :shock:
A reduzida vai no cambio, não no motor... :roll:
[]'s
Pois é.... ia fazer a mesma pergunta. :D
Vinícius.... tenho o 4.1 no meu jeep, apesar de maior que o 6 cil original do jeep, o 4.1 é mais leve. Já o 4.9 é maior ainda que o 4.1... derrepente a diferença entre pesos não seja lá grande coisa. Mas não se esqueça esse motor tem um puta torque... a caixinha original vai abrir o bico facil facil.
Vinicius Hauagge
25/05/2004, 09:04
Tenho uma caixa da C10 tres marchas com a reduzida ja adaptada, por enquanto to pensando em coloca-la, pra ver como fica e posteriormente adquirir uma 5 marchas.
Voltando ao assunto do "peso" vc tem ideia de quanto pesa esse motor? Atualmente meu jeep tá com um georgia 2.3, acredito que deve pesar no maximo uns 95, 100 kg. Conversando com alguns amigos, eles me disseram que o 4.9 completo tem mais ou menos uns 200 kg.
Sinceramente, acho que essa informacao esta equivocada, pois o bloco do motor é de aluminio. Tentei encontrar na net mas nao obtive essa informacao.
Outra duvida que tenho é em relacao ao cardã, batata do diferencial e o carter. Será que nao vai pegar?
Agradeço mais uma vez!
Vinicius!
Vinicius:
este motor eh sim muiiito pesado. eu precisei reforçar o chassi pra nao ter surpresas.
ate agora o molejo original do cj aguentou bem, mas um de toyota seria o recomendado.
nao precisa adaptaçao alguma, apenas no volante do motor que precisa ter seu diametro reduzido ao to tamanho do maverick.
e NAO coloque o volante do maverick, alem de servir direitinho, mesma furaçao inclusive, mas o volante do V8 tem um contra-peso que serve para balancear o ponto morto do motor. nao se sabe que efeito teria esse contra-peso no virabrequim do 4.9.
eu usei a capa-seca do maverick V8 e caixa de c10 (antes era 4 marchas do V8)
segue umas fotos para vc ter uma noçao do que fiz.
[]´s
note que no post anterior na foto3 que o carda traseiro vai ficar com uns 20 cm +-
[]´s
Vinicius Hauagge
25/05/2004, 13:12
Valeu, muito obrigado, era justamente o que estava precisando.
Como ficou o desepenho do Jeep? Certamente deve ter ficado um espetaculo, mas dá pra descrever de forma mais especifica? Como ficou o torque em baixa rotação? E qual relação de diferencial que vc usa?
Agradeço mais uma vez!
Vinicius!
oi Vinicius:
este motor dispensa comentarios.
estou usando a 9/44 e ainda ta curta demais.
o ideal seria 11/45 pra cima.
o torque eh bom.
o unico incoveniente sao as peças.
eu mandei baixar 2mm e retrabalhar o cabeçote fez uma bela diferença.
coloquei o radiador do caminhao MB senao nao resfria, se vc manter o original do jeep vai fundir o motor.
[]´s
Pessoal,
Não esqueçam que o tamanho do pneu influencia muito na relação.
Seria uma boa saber que pneu estão usando, ou que pneu pretendem usar.
Abraços Du.
Pessoal,
Não esqueçam que o tamanho do pneu influencia muito na relação.
Seria uma boa saber que pneu estão usando, ou que pneu pretendem usar.
Abraços Du.
oi Carlos:
com certeza 33, provavelmente 35, mais que isso so reestudando tudo. pois eh muiiiiito pesado.
por enquanto to de 235/75/15, em 9/44 - por pouco tempo...
[]´s
Vinicius Hauagge
25/05/2004, 16:25
Tenho 4 pneus continental mud 33 que estao montados na minha ranger e pretendo coloca-los no meu jeep (nao já quero fazer um recape especial na carcaça).
Atualmente, ele esta com pneus cross 255 aro 15.
Abraço.
Mais uma vez pergunto, alguem sabe o peso (ou melhor, a massa - he he he) dos seguintes motores :
4.9 Ford
GM 6 cilindros
BF 161
Georgia 2.3
Mais uma vez agradeço!
Vinicius!
Diego Schio
27/05/2004, 23:18
:shock: Ai cabeça, colocar uma travessa entre os calços do motor senão o bichinho abre as pernas...
Tenho uma caixa da C10 tres marchas com a reduzida ja adaptada, por enquanto to pensando em coloca-la, pra ver como fica e posteriormente adquirir uma 5 marchas.
Voltando ao assunto do "peso" vc tem ideia de quanto pesa esse motor? Atualmente meu jeep tá com um georgia 2.3, acredito que deve pesar no maximo uns 95, 100 kg. Conversando com alguns amigos, eles me disseram que o 4.9 completo tem mais ou menos uns 200 kg.
Sinceramente, acho que essa informacao esta equivocada, pois o bloco do motor é de aluminio. Tentei encontrar na net mas nao obtive essa informacao.
Outra duvida que tenho é em relacao ao cardã, batata do diferencial e o carter. Será que nao vai pegar?
Agradeço mais uma vez!
Vinicius!
:D Grande Vinícius!!!!
:D Tchê, posso ajudar com alguma coisa... Um compadre meu tem um jeep com esse motor e câmbio original do motor (F-1000) com reduzida Willys. No presente momento ele está embaixo de uma lona, com cx. de redução partida ao meio. :wink:
:D O cardã traseiro fica curto mesmo. O dianteiro precisa ser dividido em 2, com um mancal. O chassi precisa de algum reforço, não tanto pelo peso do motor, que não é muito mais que um BF-161 original, mas sim pela potência. Feche o perfil do chassi da travessa dianteira, embaixo do radiador, até uns 20 cm depois do jumelo do feixe dianteiro. A suspensão não necessita reforço, se estiver com os feixes originais completos. É providencial uma barra anti-torção (anti-wrap) para o eixo traseiro, pois certamente vc vai querer experimentar o "despejo" de potência... :wink:
:D A parede corta-fogo teve que ganhar um túnel novo, bem maior. É possível fazer um recorte pequeno, mas vc terá que retirar a lataria ou o motor do lugar quando precisar trocar a última vela, ou tirar a tampa de válvulas, ou cabeçote. :wink: Também é possível deixar uma tampa de acesso pela parte interna, mas aí vc terá que trabalhar no motor, ficando embaixo do painel... Nada prático, nem confortável... :roll:
:D A caixa que vc tem até agüenta, mas a cx. Willys não. Ponha uma de Toyota Bandeirante. :wink:
[]'s
:D Tchê, posso ajudar com alguma coisa... Um compadre meu tem um jeep com esse motor e câmbio original do motor (F-1000) com reduzida Willys. No presente momento ele está embaixo de uma lona, com cx. de redução partida ao meio. :wink:
:D O cardã traseiro fica curto mesmo. O dianteiro precisa ser dividido em 2, com um mancal. O chassi precisa de algum reforço, não tanto pelo peso do motor, que não é muito mais que um BF-161 original, mas sim pela potência. Feche o perfil do chassi da travessa dianteira, embaixo do radiador, até uns 20 cm depois do jumelo do feixe dianteiro. A suspensão não necessita reforço, se estiver com os feixes originais completos. É providencial uma barra anti-torção (anti-wrap) para o eixo traseiro, pois certamente vc vai querer experimentar o "despejo" de potência... :wink:
:D A parede corta-fogo teve que ganhar um túnel novo, bem maior. É possível fazer um recorte pequeno, mas vc terá que retirar a lataria ou o motor do lugar quando precisar trocar a última vela, ou tirar a tampa de válvulas, ou cabeçote. :wink: Também é possível deixar uma tampa de acesso pela parte interna, mas aí vc terá que trabalhar no motor, ficando embaixo do painel... Nada prático, nem confortável... :roll:
:D A caixa que vc tem até agüenta, mas a cx. Willys não. Ponha uma de Toyota Bandeirante. :wink:
[]'s
foi +- o q fiz com o meu, porem agora com o kit UBD - grande Adir.
alem disso coloquei os coxins de motor do mav V8 pra nao ter dor de cabeça.
[]´s
Rogério Tortato
30/05/2004, 17:25
oi pessoal
há muito venho acompanhando e aprendendo neste fórum.
o pessoal é mesmo fera.
Apenas para comparar, como moro longe de um grande centro, costumo comprar mensalmente a revista 4x4&cia - sei que muitos aqui não gostam - mas realmente não se tem muita opção deste tipo de revista no Brasil. Além disso, na reforma de meu jeep, utilizeu muito os anunciantes da revista. vamos direto ao que interessa. recentemente li naquela revista, na seção cartas do leitor, um jeepeiro tirando dúvidas acerca da adaptação de um motor 4.9 em jeep e a resposta, que na época me convenceu, foi que referido motor seria absolutamente desproporcional ao veículo, por ser "quase de caminhão" e que não haveria câmbio e redução compatíveis.
Neste fórum, porém, vi que é perfeitamente possível, inclusive com indicações de qual câmbio usar, capa seca, e até o que fazer com o volante do motor.
é por essas e outras que além do jeep, já estou viciado neste fórum.
parabens a todos.
...costumo comprar mensalmente a revista 4x4&cia - ... recentemente li naquela revista, na seção cartas do leitor, um jeepeiro tirando dúvidas acerca da adaptação de um motor 4.9 em jeep e a resposta, que na época me convenceu, foi que referido motor seria absolutamente desproporcional ao veículo, por ser "quase de caminhão" e que não haveria câmbio e redução compatíveis.
:D Fala Rogério!!!
:D A última coisa que esses caras entendem é Jeep! :? Eles já fizeram matérias elogiando aquelas "suspensões" com molas espirais que vendem por aí... Mas aqui no Fórum os caras não sobreviveram... :wink: 8)
:D Aqui a coisa rola solta e a verdade sempre aparece. Vai ver é por isso que nunca conseguimos divulgar o Fórum 4x4 Brasil naquela revista... :wink:
[]'s
oi Rogerio:
o Giovani ta certo, alias como sempre :-)
aki em CWB tem 2 rurais e uma F-75 rodando com esse motor, que eu saiba, mas deve ter mais.os donos estao faceiros com a "usina" :twisted:
uma coisa concordo, eh motor pra caminhao sim, mas perfeitamente adaptavel como qquer outro motor , vc viu as fotos...
mas nao va inventar de colocar motor de volvo nl400 q ai vc força. :lol:
[]´s a 200hp
ps. nao acredite em tudo no que vc le na 4x4&cia.pergunte aos gurus do forum.
Dennis Figueiredo
31/05/2004, 10:15
oi Rogerio:
o Giovani ta certo, alias como sempre :-)
aki em CWB tem 2 rurais e uma F-75 rodando com esse motor, que eu saiba, mas deve ter mais.os donos estao faceiros com a "usina" :twisted:
uma coisa concordo, eh motor pra caminhao sim, mas perfeitamente adaptavel como qquer outro motor.
Concordo plenamente..... :D
Uso o 4.1, mas fiquei impressionado com a "pancada" que tem o 4.9. :shock:
O dono desse motor terá que reaprender a guiar o jeep, senão será uma quebra por trilha. :wink:
O dono desse motor terá que reaprender a guiar o jeep, senão será uma quebra por trilha. :wink:
sim, com certeza, a caixa original do jeep ficou na 2ª trilha, moeu de dar dó :(
mas com a c-10 eh outra historia... :wink:
[]´s
Dennis Figueiredo
31/05/2004, 11:31
Pois é Elcio... mas mesmo assim não é só o cambio que fica frágil :D .
Cardãs, tração, cruzetas, luvas, semi eixos, ponta de eixos blá blá blá
Esse meu colega que usa o 4.9 apesar de ter lá seus 45 anos, parece um gurizão, e adora enfiar o pé. A ultima proeza dele foi quebrar uma caixa satélite.
Pois é Elcio... mas mesmo assim não é só o cambio que fica frágil :D .
Cardãs, tração, cruzetas, luvas, semi eixos, ponta de eixos blá blá blá
Esse meu colega que usa o 4.9 apesar de ter lá seus 45 anos, parece um gurizão, e adora enfiar o pé. A ultima proeza dele foi quebrar uma caixa satélite.
oi Dennis
eh verdade seria ideal reforçar o conjunto todo.
mesmo com o V8 e o 4.1 dava medo, mas nunca tive problemas exceto eh claro com a maldita caixa original do willys, mas eu sempre manerei o pé pois sei que o negocio "vai a breca" mesmo.
se bobear ele torce o carda e fica parecendo uma toalha enrolada :D
ate agora tive "sorte" pois SÓ :evil: a caixa willys foi pro pau, espero que seja apenas isso...
[]´s maneirados e pe-de-pena :wink:
Vinicius Hauagge
31/05/2004, 17:16
Valeu pessoal, obrigado pelas respostas!
Andei pensando e acho que primeiro vou fazer a adaptacao mecanica (motor, caixa, reducao) na bancada, pra só depois colocar no jeep, pois já vi que sera algo um tanto demorado e tb nao to com todo o dinheiro disponivel pra gastar numa paulada só.
Assim tambem nao preciso abrir mao do jeep, que tá redondinho e funcionando perfeitamente!
Abraco,
Vinicius!
Ian Moreira
31/05/2004, 20:19
Há algum tempo adquiri um motor Ford 4.9 .
Porém mediante leitura de alguns topicos na lista, vi que varias pessoas ja adptaram o citado motor no Jeep e pelo que notei, nao é necessário 'cortar' muito o painel corta fogo do jeep.
Abraço,
Vinicius
Olha :o ô Vinicius eu e meu amigo João de Marco fizemos isso nos nossos Jeeps, eu com o meu CJ 5 4.1 Chevrolet de uma C-20 com capa seca da C20 e câmbio C-10 3 marchas, e ele com um CJ 5 3.6 Ford de F 1000, ambos não cortamos a parede corta-fogo, portanto o motor ficou um pouco para frente, nós tivemos que cortar toda a grade dianteira, refazer radiador, fabricar a ventoinha e etc..., "Eu" Ian Moreira hoje (agora) não faria isso novamente, motivos: uma vez fazendo um passeio besta, passei numa quebra de estrada de terra para entrar no asfalto, deu um baita solavanco e a bola do diferencial bateu no carter e furou, devido a posição do motor estar um pouco a frente, levei no mecânico e subi um pouco o motor, aí beleza, quando foi a quatro semanas atrás fui fazer uma trilha noturna pesada, e não aconteceu nada e no outro dia fui fazer uma trilha bem leve com a minha esposa e um casal de amigos na hora de ir embora passei correndo por uma erosão e bum, a bola do diferencial subiu mais ainda e amassou o cartér quebrando a bomba de óleo, e por último não sentia mais segurança em descidas fortes ensaboadas, o Jeep tinha uma forte tendência a jogar a traseira, tanto que enquanto alguns descem em reduzidas sem tirar o pé, eu prescisava acelerar um pouco para ele corrigir a rota e não capotar :?
Á, só queria deixar registrado a bomba de óleo quebrou eu estava a 75 Km de Anápolis, porém eu não tinha certeza do que era :o o motor ficou com um barulho igual de batendo biela aí o mecânico me disse vai embora que dá prá chegá :shock: , a luz do óleo só apagava em altas rotações, então eu meti o cassete vim a 100/120 Km/h no meio do caminho ultrapassando um caminhão dei uma esticada de 2º aí o motor cortou, e ficou aquele barulhão de Helicóptero, vim embora de 70/50 Km/h triste pensando que tinha fundido, qual não foi a minha surpresa quando segunda feira o mecânico falou que não tinha acontecido nada :shock: absolutamente nada, que era só trocar a bomba de óleo, mas aí eu aproveitei e troquei bronzina e de mancal e de biela :D e o mecânico me falou que motor robusto igual ao GM 6 é muito difícil
Taí galera na minha humilde opinião motor GM 6 é o melhor que têm (custo/benefício) $$$
Abraços :!:
Pessoal:
eu precisei fazer um tunel de +- 20cm e alem disso arrancar o suporte original do radiador na grade e deixar este encostado a grade pois senao nao cabia, pois ele eh maior que o 4.1 GM e mais comprido tbem.
eu ja imaginei que num solavanco ele iria alcançar a bola do diferencial, entao eu coloquei o suporte bem acima, vejam as fotos.
o GM 4.1 com certeza eh um puta motor, eu tive um e posso dizer com certeza, parabens Ian pela sua escolha.
a unica desvantagem do 4.9i eh a manutençao, mais cara em relaçao ao GM, mas isso eh geral na Ford seja qual for o carro/motor.
[]´s usinados
Beto Lacerda
01/06/2004, 10:34
Tenho o 4.1 M.P.F.i. , adorei esse motor ,não tenho nenhuma reclamação, mas um amigo meu tem 4.9 no jipe dele (um nissan patrol) ,é foda ... , o bicho é muuuuuuuuito forte, se não fosse pela manutenção (apesar de rara) tão cara teria optado pelo Ford mas como o GM não fica muito atraz e a manutenção é muuuuito mais rara e barata optei pelo GM .
Mas que esse 4.9 é um Motorzão com M maiusculo , nossa se é , e o ronco do bicho , acho que só perde em sonoridade e prazer auditivo para os V8 , mas se vc colocar um 6X2 bem trabalhadinho fica musica para os ouvidos :lol:
Diz o elizeu (dono do nissan) que os plugs da injeção do motor ford 4.9 são melhor vedados que do gm 4.1 , ficando melhor no jeep , mas acho que ele só fala pra valorizar o dele e me encher os piquá :lol:
mas esse motor é a coisa mais proxima de um V8 que ja vi , seja em potencia , torque , litargem e som (sei que ambos tem comportamentos destintos , mas semelhanças existem)
[]'s
Dennis Figueiredo
01/06/2004, 11:37
Eu ainda prefiro o 4.1, torque ja é mais que o suficiente, e é um motor que tem mais rotação que o 4.9.
Beto Lacerda
01/06/2004, 11:49
Eu ainda prefiro o 4.1, torque ja é mais que o suficiente, e é um motor que tem mais rotação que o 4.9.
Não sei se ficou claro , eu prefiro o gm tanto que é o que tenho , o ford encontrei até mais barato , mas tenho que reconhecer que o 4.9 é um monstro :wink:
Mas que esse 4.9 é um Motorzão com M maiusculo , nossa se é , e o ronco do bicho , acho que só perde em sonoridade e prazer auditivo para os V8 , mas se vc colocar um 6X2 bem trabalhadinho fica musica para os ouvidos :lol:
pode apostar, fica lindo...
Diz o elizeu (dono do nissan) que os plugs da injeção do motor ford 4.9 são melhor vedados que do gm 4.1 , ficando melhor no jeep
ele ta certo, veda muito bem.
mas esse motor é a coisa mais proxima de um V8 que ja vi , seja em potencia , torque , litargem e som (sei que ambos tem comportamentos destintos , mas semelhanças existem)
[]'s
eu ja tive um V8 no jeep, e vc ta certo.
pelo visto vc conhece bem o 4.9. :!:
[]´s sonorizados
Beto Lacerda
01/06/2004, 12:58
eu ja tive um V8 no jeep, e vc ta certo.
pelo visto vc conhece bem o 4.9. :!:
[]´s sonorizados
fucei bastante sobre o 4.9 e o 4.1 antes de comprar ,aprendi um pouco :lol: fiquei sabendo que vc agora esta com uns freios "melhorzinhos" :lol:
[]'s tb de UBD
fucei bastante sobre o 4.9 e o 4.1 antes de comprar ,aprendi um pouco :lol: fiquei sabendo que vc agora esta com uns freios "melhorzinhos" :lol:
[]'s tb de UBD
oi Beto to sim.
esta semana chegam os kits traseiros, tbem com duas pinças.
pra segurar esse "troço" tem que prevenir. :lol:
vou postar umas fotos depois de tudo pronto.
[]´s com UBD
Beto Lacerda
01/06/2004, 13:24
oi Beto to sim.
esta semana chegam os kits traseiros, tbem com duas pinças.
[]´s com UBD
2 na traseira ???
2 na traseira ???
yeap!!! 2 na traseira!! so pra sentir o cheiro de borracha :D :lol:
Beto Lacerda
01/06/2004, 14:41
KCT vai ficar muito animal , mas seu veiculo é uma F-75 né ??
[]'s achando que eu era "super-dimencionador"
oi Beto:
nao eh F75 nao, eh CJ mesmo. sera que vai andar? :lol:
sera que vai parar? :shock:
[]´s dimensionados
Dennis Figueiredo
01/06/2004, 15:07
2 na traseira ???
yeap!!! 2 na traseira!! so pra sentir o cheiro de borracha :D :lol:
OOOOOO coisa feia de se dizer.... HAHAHAHAHAHHAHAHAHA :lol: :lol: :lol: :lol:
E a borracha???? queima quando acaba a lubrificação????
Flavio Miranda
01/06/2004, 16:52
Dennis,
Deixa o Cabra se divertir .... :lol: :lol: :lol: :lol: :wink: :P :D
OOOOOO coisa feia de se dizer.... HAHAHAHAHAHHAHAHAHA :lol: :lol: :lol: :lol:
E a borracha???? queima quando acaba a lubrificação????
ihhh oh o cara, ai :lol:
nao nao nao, queima quando pisa no freio mesmo...
os caras nao perdem tempo :lol: , ainda bem que vc entendeu na RODA traseira, senao iria pegar mal.
[]´s
Dennis Figueiredo
01/06/2004, 19:19
Então quer dizer que colocando 2 na traseira queima a borracha.... por acaso a borracha, que tua roda traseira queima é não é aquela comprada na famarcia em caixinha com 3 unidades... é??? :twisted:
[]´s pegadores de pé. :D
andretomasi
01/06/2004, 20:11
Dennis,
Com tanta insistência vão começar a achar que tu tá querendo queimar a rodinha do Élcio :lol: :twisted: :lol: :lol: :D :lol: :twisted: :lol: :twisted: :twisted:
[ ]´s poamnpap
Dennis Figueiredo
01/06/2004, 20:23
Não keko.... :D
nao tenho nada contra a preferencia dos colegas... mas é sempre bom saber qual o meio que frenquento. :D
E com certeza não é o meio da roda do Elcio :twisted:
Porra... quanta boabagem num tópico só. :lol:
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
olha os caras!!! tao me estranhando...
se a patroa ler isso....ela vai pensar que gosto de algo mais alem de jeeps.
to fora... :shock:
ja basta uma receita de cuzcuz que rolou por ai. :wink:
Dennis Figueiredo
02/06/2004, 09:50
Com certeza Elcio :D ... sei que muitos aqui tão querendo se deliciar com o cuzcuz do beto. :lol: :lol: :lol:
Mas parando de falar merda, tenho um dúvida... porque tu trocou o 4.1 pelo 4.9???
oi Dennis:
primeiro foi o bom negocio que apareceu:
vendi o 4.1, completo, por 1300,00. mas estava novo.
e adquiri o 4.9i 1998 tbem completo a troco de uma placa mae Pentium IV, apenas com 256Mb de memoria.
pois o cara trocou por diesel e tava la jogado, quase indo pro ferro velho, porem com 16.000 km!!!
nao tive duvidas.o unico problema eh que eh um motor muito chato pra botar pra rodar, pois tem muitos detalhes.
alem do mais eh um motor mais novo e injetado e mais outras vantagens que eu acho relevantes.
o problema eh que na epoca eu fiquei sem computador :P
[]´s
ps. e vc comprou uns pes-de-borracha novos? eh isso? 33"?
Dennis Figueiredo
02/06/2004, 10:50
A tá.... teu 4.1 não era injetado.... no teu lugar tb faria esse negócio aí(eu acho). Mas é porque eu sou fã do 4.1mpfi. :D Por enquanto to com os 32 frontiera ainda. To com o negócio fechado com o Marcel por fredericos 34", mas ele ta esperando o cara mandar as carcaças, ele(dono da carcaça) pelo jeito é meio enrolado, e por enquanto eu fico aqui esperando :x
Henrique Josino
02/06/2004, 20:31
Só esse forum mesmo pra responder minhas frequentes duvidas....bom um amigo ta colocando um 4.9i no willys dele, as duvidas são as seguintes: ele ficou sabendo que a capa-seca do V8 encaixa no 4.9i junto com a prís (é assim q escreve????) alguem sabe se isso é verdade?? outra duvida é a potencia e torque desse motor...algume sabe??? não achei nada relacionado a isso....
abraços
oi Henrique:
a capa-seca do V8 encaixa certinho, mas tem que retrabalhar o volante do motor, ou seja, diminuir o seu diametro e entao colocar uma cremalheira tbem do V8, ou colocar o volante original - o que nao aconselho - veja minhas fotos.
alias o motor do seu amigo "invadiu" muito o interior do jeep.
ele poderia te-lo colocado mais pra frente.desse jeito ele vai ter problemas para encaixar a capa-seca+caixa+reduzida, vai acabar ultrapassando o eixo traseiro.
reveja a minha foto e note como o carda traseiro ficara pequeno.
de uma olhada no post que nosso amigo Flavio Miranda postou:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=3548&postdays=0&postorder=asc&start=30
[]´s
Vinicius Bucco Rossot
05/06/2004, 00:22
Dae pessoal!
Vai uma reportagem do Best Cars Web Site, falando sobre as gerações das f100 às f1000 modernas, na qual encontrei este trecho falando sobre torque e potência do 4.9i :
"a marca lançava em 1995 um seis-cilindros em linha de generosos 4,9 litros com injeção eletrônica de combustível, por isso designado como 4.9i. Novidade? De jeito nenhum: a Ford americana oferecia desde 1965 esse motor, lá conhecido como 300 em alusão à cilindrada em polegadas cúbicas, e o dotara de injeção em 1987.
Aqui fornecia 148 cv de potência a 3.500 rpm e torque de 34,5 m.kgf a 2.400 rpm :shock: :shock: . A caixa de câmbio era de origem Mazda (marca japonesa hoje pertencente ao grupo Ford), com carcaça de alumínio e marcha à ré sincronizada, muito conveniente em manobras com vai-e-vem consecutivos."
Abraços!
pois eh Vinicius:
ha um ano atras mais ou menos eu fiz uma viagem de tarbalho e pessoal para o norte do PR (Umuarama,Guaira,Maringa, etc).
dava pra ver estes motores empilhados nos cantos a troco de cerveja.
retornei pra la recentemente e simplesmente nao se acha mais nem sombra dos bichos.
os caras falam que tao comprando tudo e tem ate lista de espera, visto que tem muita camionete por aqueles lados.
eles falam que tem um caras loucos com jeeps , rurais e f-75 levando o que aparece, pra adaptar.
da pra saber porque...
[]´s
Vinicius Hauagge
07/06/2004, 16:32
Eu sou testemunha disso...
Sou do interior do Pr e adquiri meu motor há dois anos, paguei R$ 500,00 nele completo, (injeção, radiador, hidaulico, modulo, etc), apenas sem o alternador.
O pessoal tirava das F1000 para por diesel.
Hoje nao existe mais e quando encontra, o preco ta em torno de R$ 1.500.
Abraço,
Vinicius!
xande4wd
08/06/2004, 11:35
Ola all,
Elcio,
Nao sei se vc respondeu isto neste topico mas ai vai......
Este motor 4.9 nao eh muito pesado pra trilhas pesadas e trial????
Quantos cv ele tem????
Qual eh realmente a grande vantagem dele sobre os mpfi e outros motores grandes????
desculpa se foram idiotas as perguntas...
obrigado desde ja!!!!
[]'s 8)
Ola all,
Elcio,
Nao sei se vc respondeu isto neste topico mas ai vai......
Este motor 4.9 nao eh muito pesado pra trilhas pesadas e trial????
Quantos cv ele tem????
Qual eh realmente a grande vantagem dele sobre os mpfi e outros motores grandes????
desculpa se foram idiotas as perguntas...
obrigado desde ja!!!!
[]'s 8)
oi Xande, blz?
este motor eh pesado sim, acredito que uns 80-100kg mais pesado que o BF, mas a suspensao nao reclamou ate agora, mas claro que esta nova.
alem do mais a força do bicho compensa.
ele tem 150 hp originais, mas eu retrabalhei o cabeçote e refiz o coletor de escape que deve ter aumentado para +- 180hp, mas da pra trabalhar mais pra aumentar a cavalaria, mas por enquanto nao acho necessario.
ele empurrava uma F1000 de quase 2 ton. + carga brincando, o que dirá de um cjtinha de 1ton.
a principal vantagem, na minha opiniao, eh o torque de 35 mkgf a 2400 rpm!!!
alem do mais ele eh multiponto tbem.
claro que tem suas desvantagens pelo fato de ser Ford principalmente, nao pela qualidade mas pelos preços das peças (mas isso eh politica da ford mesmo) mas para mim valeu pelo custo beneficio.
se eu tivesse que troca-lo seria para voltar a usar o V8 novamente.
[]´s satisfeitos
elcio,
Vc usou a capa seca do Maverick V8, vendo outro tópico aqui do forum, sobre colocar o C-4 no 4.9i, sabe me dizer se encaixa como uma luva, ou tem alguma adaptação?
Sendo que o C-4 é original dos Ford V8, mas, nada melhor que a opinião de quem entende, né?
E sem querer ser chato, qual o consumo esse motor?
Valew! Camarada!:concordo:
Elcio,
Como ficou o cardã dianteiro... Não pega na capa seca ou motor de partida?
[ ]´s
Boa Tarde Pessoal, Alguem tem o motor 4.9I F-1000 instalado no jeep? gostaria de saber o consumo deste motor na gasolina.
Grato
SD GUERREIRO
23/05/2012, 08:46
opa aki em lagoa vermelha-rs temos 2 jeeps com este motor . um ja esta rodando algum tempo. muito bom tem uma economia razoavel em torno de 4,5 a 5 km /l na cidade
no meu jeep tenho o ford v6 da ranger que tambem é ótimo faz em torno disso também
Blz. QUal a configuração de ano e caixa que usa nos motores?
Cara, esse motor é grande pra KCT, vi ele adaptado em outro carro e deu trabalho pra acomodar o bicho lá dentro...
esse motor eu achei uns aqui baratos mas sem o sistema de injeção, ai vc num funciona ele nunca mais...acho que ainda tem aquele esquema do Ford Code, mesmo tirando tudo de uma F1000 é capaz de dar canseira pra fazer ele funcionar em outro carro.
Peças são caras. se tiver que comprar tem qe ser completinho, do jeito que saiu de dentro a F-1000
Mas é um Baita motor, tem a força dum V8, o ronco é de tremer o chão! Faz o 6 cil do opala parecer motor de chevette.
Não quebra.
Cambio pra ele tem que ser algo bem bruto, se colocar cambio original do jeep ou algo parecido garanto que num fica inteiro nem 1 semana...
ANDRÉHUFF
24/05/2012, 08:33
O amigo conversa com o Voleiam, inclusive ele ta vendendo o Jeep dele olha o link ai
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/104974-vendo-willys-1959-motor-4-9i-injetado-flex.html
fernandão
24/05/2012, 14:15
o meu ta fazendo em torno de 5 a 6
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/10003-o-coisa-cj-5-4-9i-5marchas-tcase-toy-band-chassis-alongado-em-obras-16.html#post1698014
Abs
xicoffck
24/05/2012, 15:00
consumo não sei, mas tem dois conhecido que tem, uma rural e um cj, e digo que é o bixo esse motor, forte pracarai!
abs
mali9ski
24/05/2012, 16:25
consumo não sei, mas tem dois conhecido que tem, uma rural e um cj, e digo que é o bixo esse motor, forte pracarai!
abs
Eu tenho um motor desses guardado, não deve ter rodado nem 30mil km's ainda esta com os adesivos da fabrica e completo apenas sem o modul, era de uma F1000 que recebeu um motor diesel....
quanto ao modulo até o original da F1000 complica que se não me engano ele controla meio que tudo na F1000 não só a injeção do motor, o que da pra fazer é usar um programavel, fuel tec, mega, pandoo....tem uns mais simples bem em conta hoje
ele estava separado para embarcar em uma willys mas o projeto mudou $$$$$ agora ele esta aguardando pinta uma C10 ou outra camionete ou outr fubica
fabiano caxias
24/05/2012, 22:46
Cara, esse motor é grande pra KCT, vi ele adaptado em outro carro e deu trabalho pra acomodar o bicho lá dentro...
procede,ocupa um baita lugar hehe
esse motor eu achei uns aqui baratos mas sem o sistema de injeção, ai vc num funciona ele nunca mais...acho que ainda tem aquele esquema do Ford Code, mesmo tirando tudo de uma F1000 é capaz de dar canseira pra fazer ele funcionar em outro carro.
Peças são caras. se tiver que comprar tem qe ser completinho, do jeito que saiu de dentro a F-1000
nao procede,funciona sem cod,funciona carburado,funciona com chicote feito em casa a partir de uma tomada de modulo do fiesta 1.0 e por ai vai
Mas é um Baita motor, tem a força dum V8, o ronco é de tremer o chão! Faz o 6 cil do opala parecer motor de chevette.
Não quebra.
Cambio pra ele tem que ser algo bem bruto, se colocar cambio original do jeep ou algo parecido garanto que num fica inteiro nem 1 semana...
procede,um dos poucos que despeja literalmente mais torque do que esta no papel,um opala com cano direto e um 4.9 realmente o opala parece um chevas,é caro pq nao da manutenção,caro em comparação com um opala veio com gacheta,pega um c20,um 4.1mpfi e te atraca troca pistao pra ve onde vai parar o $$$
Se funcionar carburado ai é uma boa, pq todos os que achei pra vender tavam sem nada, sem bico, sem coletor, sem chicote ou com chicote cortado a alicate. me falaram que o modulo dele tem ford code, mas se vc tem esse motor e falou que num tem, tá falado.
mas se funcionar ele carburado e o distribuidor dele? pq parece que a ignição é controlada pela central de injeção. Ou não é?
mali9ski
26/05/2012, 11:41
Se funcionar carburado ai é uma boa, pq todos os que achei pra vender tavam sem nada, sem bico, sem coletor, sem chicote ou com chicote cortado a alicate. me falaram que o modulo dele tem ford code, mas se vc tem esse motor e falou que num tem, tá falado.
mas se funcionar ele carburado e o distribuidor dele? pq parece que a ignição é controlada pela central de injeção. Ou não é?
Para uma webber deitada parace ''meio facil'' só tirar o tbi de duas borboletas e adptar a webber.....talvez até funcione....:lol:
valew
MARCOS GIRA
29/09/2012, 15:16
Para uma webber deitada parace ''meio facil'' só tirar o tbi de duas borboletas e adptar a webber.....talvez até funcione....:lol:
valew
gente ... por favor ..não façam isso..esse motor injetado é um sonho ..
mali9ski
01/10/2012, 15:44
gente ... por favor ..não façam isso..esse motor injetado é um sonho ..
não se preocupe...hahahah...o meu está completinho só falta o modulo......se ele roncar vai ser com uma fueltech....mas provavelmente não ira rodar 4x4 pelo menos na nossa mão ele é muito grande...hahahah
quando pintar uma C10 ou outra comionete mais antiga ai ele ronca, mais acho que ele ronca...mas vai demora....hahaha
não se preocupe...hahahah...o meu está completinho só falta o modulo......se ele roncar vai ser com uma fueltech....mas provavelmente não ira rodar 4x4 pelo menos na nossa mão ele é muito grande...hahahah
quando pintar uma C10 ou outra comionete mais antiga ai ele ronca, mais acho que ele ronca...mas vai demora....hahaha
em outro tópico sobre esse motor alguém comentou que o modulo poderia ser usado de outro carro ford. será mesmo??
o problema destes motores é que tiravam eles da F-1000 pra colocação de motor diesel e simplesmente "arrancavam" eles lá de dentro.
Já vi num cemitério de caminhões aqui em Minas 3 motores destes, jogados no chão, lado a lado pegando chuva e sol. todos eles com os cabos, chicotes e mangueiras cortados no alicate...ai fica bem dificil voltar tudo pro lugar...
mali9ski
02/10/2012, 15:55
em outro tópico sobre esse motor alguém comentou que o modulo poderia ser usado de outro carro ford. será mesmo??
o problema destes motores é que tiravam eles da F-1000 pra colocação de motor diesel e simplesmente "arrancavam" eles lá de dentro.
Já vi num cemitério de caminhões aqui em Minas 3 motores destes, jogados no chão, lado a lado pegando chuva e sol. todos eles com os cabos, chicotes e mangueiras cortados no alicate...ai fica bem dificil voltar tudo pro lugar...
já ouvi falar que talvez o do fiesta ou outro carrinho de plastico da ford de certo, mas não vale o incomodo de tentar acertar o motor com uma fuel tech ou mega tem muito mais recursos para acerto e deixar do jeito que quiser.....e eu tenho um blower que era de um motor detroit 2 tempos, e vai que rola por dai vai ter que mudar o acerto......:evil:
o problema desses motores é que alem de ser codificado, se não me engano a central da motor controla outras coisa, como vidros trava.....ai ninguém tirava a central......o meu está com o chicote original completinho bomba d'agua direção alternador todos os coletores e sensores inclusive embreagem luk original, o que falta mesmo é o modulo.....
ele está guadardo tivemos algumas proposta para se desfazer a algum tempo mas vimos que era melhor guardar para no futuro quem sabe inventar alguma arte...hahaha
quem sabe adquirir um opala ou maverick e por ele...hahaha
valew
já ouvi falar que talvez o do fiesta ou outro carrinho de plastico da ford de certo, mas não vale o incomodo de tentar acertar o motor com uma fuel tech ou mega tem muito mais recursos para acerto e deixar do jeito que quiser.....e eu tenho um blower que era de um motor detroit 2 tempos, e vai que rola por dai vai ter que mudar o acerto......:evil:
o problema desses motores é que alem de ser codificado, se não me engano a central da motor controla outras coisa, como vidros trava.....ai ninguém tirava a central......o meu está com o chicote original completinho bomba d'agua direção alternador todos os coletores e sensores inclusive embreagem luk original, o que falta mesmo é o modulo.....
ele está guadardo tivemos algumas proposta para se desfazer a algum tempo mas vimos que era melhor guardar para no futuro quem sabe inventar alguma arte...hahaha
quem sabe adquirir um opala ou maverick e por ele...hahaha
valew
Na rockauto tem todas as peças desta usina de força, inclusive o módulo de injeção. E em 4 dias, na modalidade expressa, a peça está em suas mãos aqui no Brasil (experiência própria). Só quem já acelerou/usou este motor, sabe a máquina que é. Não tem como explicar, nem desenhando! Haha. Algumas peças dele são compartilhadas com veículos nacionais. Por exemplo, o sensor de temperatura é o mesmo do Ford Escort e a sonda lambda a mesma que usa, dentre outros, no Ford Fiesta 1.0. Saudações.
mali9ski
05/10/2012, 11:53
Na rockauto tem todas as peças desta usina de força, inclusive o módulo de injeção. E em 4 dias, na modalidade expressa, a peça está em suas mãos aqui no Brasil (experiência própria). Só quem já acelerou/usou este motor, sabe a máquina que é. Não tem como explicar, nem desenhando! Haha. Algumas peças dele são compartilhadas com veículos nacionais. Por exemplo, o sensor de temperatura é o mesmo do Ford Escort e a sonda lambda a mesma que usa, dentre outros, no Ford Fiesta 1.0. Saudações.
Obrigado pelas informações vou me lembrar quando começar a mexer nele.....valew
maverickriani
26/08/2013, 19:04
Mais dicas ? Vou por um 4.9 no Cj
LukinnLKT
19/01/2015, 12:46
Eu tenho um 4.9 , mas estou procurando uma forma de vedar o distribuidor ou uma ignição que se adapte a um motor injetado . alguem pode me da uma dica ?
Mário RED JEEP
26/08/2015, 21:18
Olá amigos!
Resolvi ressuscitar esse tópico!
Estou em vias de pegar um desses e colocar numa F-75 que quero motar ou no meu jeep mesmo.
Estou na dúvida se vou pro Falcon 3.6 carburado ou o 4.9 injetado.
O módulo vi no Mercado Livre por R$ 100,00.
Mas o chicote acho que terei de fazer com o esquema que tem no Fórum.
O 4.9i vem com o câmbio original Mazda. Será que tem como adaptar uma T-case nele?
Abraços
Mário
convidado
27/08/2015, 07:58
Apenas relembrando que as semelhanças destes motores são: eram de f-1000, gasolina, ford. Param por aí. As diferenças: um é argentino e outro americano, não compartilham peças nenhuma, injeção e carburador, nem as velas são iguais, suporte, adaptação, tamanho etc. Por isso precisa ponderar muito na decisão de um ou outro pois um é água e o outro é vinho.
Mário RED JEEP
03/09/2015, 20:13
Alguém tem esse motor com o módulo da Padoo ou Fueltech?
Rodrigo Baratti
03/09/2015, 22:43
Olá amigos!
Resolvi ressuscitar esse tópico!
Estou em vias de pegar um desses e colocar numa F-75 que quero motar ou no meu jeep mesmo.
Estou na dúvida se vou pro Falcon 3.6 carburado ou o 4.9 injetado.
O módulo vi no Mercado Livre por R$ 100,00.
Mas o chicote acho que terei de fazer com o esquema que tem no Fórum.
O 4.9i vem com o câmbio original Mazda. Será que tem como adaptar uma T-case nele?
Abraços
Mário
Sim, tem como adaptar a Tcase no Mazda, ele tem uma rabeta e fica fácil.
Mas vc pode usar várias câmbios nesse motor, pois o padrão da capa seca dele é o mesmo dos V8 small block da Ford.
De qualquer maneira é um motor grande que vai exigir uma viatura compatível em resistência e comprimento.
Nunca vi esse motor com FT, mas deve ficar o bicho!
[]'s
Mário RED JEEP
24/11/2016, 20:47
Fala Rapaziada! O motor apareceu! E completo ( motor com os módulos e chicotes + Câmbio original 5 marchas)
Mas entre as minhas muitas dúvidas, fica a refrigeração: qual radiador usar? E mais, tenho que manter uma bomba de combustível elétrica? A original? Aí o tanque tem que ser o original?
Abraços!
nao te apreça logo aparece ajuda kkk um amigo meu tinha um q usava qualquer tanque e bomba eletrica q fica no trajeto do cano, fora do tanque.... pesquise kadet com injeçao... o meu colega parece q usava do corola q comprou no ferro velho
Rodrigo Baratti
24/11/2016, 22:00
O radiador dele é grande pacas, vou ver se tiro as medidas aqui, mas de qualquer maneira o do Opala 4.1 deve dar conta.
Qto a bomba pode ser qualquer uma elétrica auge de vazão e pressão a esse motor.
Verifique a bomba original, se não me engano a bomba dele pode funcionar externa sem problemas, basta instalar na linha de combustível.
[]'s
Rodrigo Baratti
24/11/2016, 22:14
Da uma olhada nessa tabela
http://www.flaviocursos.com.br/dicas/Tabela%20de%20press%E3o%20de%20combustivel.pdf
Tem vários modelos com pressão similar e sistema igual.
Tá fácil essa.
[]'s
Mas o pessoal coloca no jeep o 4.1 ou 3.6 ?
vanderlei gerhart
10/09/2022, 21:13
opa aki em lagoa vermelha-rs temos 2 jeeps com este motor . um ja esta rodando algum tempo. muito bom tem uma economia razoavel em torno de 4,5 a 5 km /l na cidade
no meu jeep tenho o ford v6 da ranger que tambem é ótimo faz em torno disso também
Estou querendo colocar um motor 4.9 falcon, você tem esse motor montado no jeep willys?
vanderlei gerhart
10/09/2022, 21:21
Vinicius:
este motor eh sim muiiito pesado. eu precisei reforçar o chassi pra nao ter surpresas.
ate agora o molejo original do cj aguentou bem, mas um de toyota seria o recomendado.
nao precisa adaptaçao alguma, apenas no volante do motor que precisa ter seu diametro reduzido ao to tamanho do maverick.
e NAO coloque o volante do maverick, alem de servir direitinho, mesma furaçao inclusive, mas o volante do V8 tem um contra-peso que serve para balancear o ponto morto do motor. nao se sabe que efeito teria esse contra-peso no virabrequim do 4.9.
eu usei a capa-seca do maverick V8 e caixa de c10 (antes era 4 marchas do V8)
segue umas fotos para vc ter uma noçao do que fiz.
[]´s
Boa noite, você tem mais foto da adaptação do motor 4.9?, ele fica bom no jeep?, tenho um estou querendo colocar. na parte frontal você teria uma foto talvez gostaria de ver como você deixou ele na frente.