PDA

Ver Versão Completa : Caixa De Transferencia Da Ranger

RCarlosf
24/10/2007, 23:04
Ola pessoal eu sou novato aqui no Forum, e tb um feliz proprietario de uma Ranger XLT 2.8, que adquiri ha algums meses atras.

O problema eh o seguinte de um mes pra ca tenho observado um pingo de oleo na minha garagem, fiquei curioso pra saber de onde estava vindo aquele pingo e me deparei com a Caixa de Transferencia merejada de oleo. Verifiquei o nivel de oleo e mandei completar. Ja me disseram que tem que abrir a caixa e passar um selante, isso procede ?

Pergunto aos Senhores do Forum !!

Isso tem como solucionar ou vou ter que comprar outra Caixa ?

e se Causa alguma avaria ao Cambio ou tracao ?

Agradeco desde ja .

RCarlosf

Walter L. L. Casitta
24/10/2007, 23:36
Vai com calma. Primeiro você tem que lavar a caixa e depois observar em que ponto da caixa o óleo esta saindo e só então vai saber qual a providência tomar...

RCarlosf
25/10/2007, 08:47
Vai com calma. Primeiro você tem que lavar a caixa e depois observar em que ponto da caixa o óleo esta saindo e só então vai saber qual a providência tomar...
E ai Walter tudo blz ??

O vazamento em si nao incomoda agora, mas se nao tomar providencias imediatas pode virar um problema grave. Vou mandar lavar para observar de onde ta vindo o oleo.

Obrigado pela dica.

Eduardo Eustaquio
25/10/2007, 13:53
Em uma de minhas S-10 tive um vazamento assim na caixa. Foi so a troca de uma junta e tudo se resolveu.

RCarlosf
25/10/2007, 21:58
Em uma de minhas S-10 tive um vazamento assim na caixa. Foi so a troca de uma junta e tudo se resolveu.

E ai Eduardo, tudo blz ?

Mas sera que a caixa de transferencia da ranger tem junta ou eh so silicone ?

Pois um mecanico havia me dito que era so abrir e passar um selante, como eu nao tenho experiencia nenhuma com carro a diesel, resolvi pedir orientacao aqui no forum.

Valeu !
Um abraco
RCarlosf

Edintruder
26/10/2007, 00:53
Faz o que o walter disse, lava e tenta ver por onde vaza. Eu ainda prefiro colocar um pedacinho de durepóxi no vazamento do que abrir a caixa. Para tirar o durepóxi basta bater com um martelo e uma chave de fenda que solta inteiro.
Não vai na onda de mecânicos que quando eles veêm uma Ranger encostando na oficina logo pensam (é rico e vou faturar...), mas nem imaginam quantas prestações tem ainda pra pagar.

Allan Nielsen
26/10/2007, 11:30
RCarlosf,
siga a orientação do Walter e Edi, lave a caixa e identifique o local do vazamento. Nesta caixa temos 4 pontos basicos para vazamentos q são os selantes (retentores) dos 2 eixos de saida (tração dianteira e traseira), eixo de entrada (vindo do cambio) e motor eletrico de acionamento, alem é claro dos bujões superior e inferior (tomara q seja apenas um bujão mal apertado).

Veja no topico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32928 onde coloquei o catalogo de peças desta caixa (inclui cambio e tcase), na vista explodida da pra vc identificar o local do vazamento.

Boa sorte

RCarlosf
26/10/2007, 22:41
RCarlosf,
siga a orientação do Walter e Edi, lave a caixa e identifique o local do vazamento. Nesta caixa temos 4 pontos basicos para vazamentos q são os selantes (retentores) dos 2 eixos de saida (tração dianteira e traseira), eixo de entrada (vindo do cambio) e motor eletrico de acionamento, alem é claro dos bujões superior e inferior (tomara q seja apenas um bujão mal apertado).

Veja no topico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32928 onde coloquei o catalogo de peças desta caixa (inclui cambio e tcase), na vista explodida da pra vc identificar o local do vazamento.

Boa sorte

E ai Allan, tudo blz ??

Em primeiro lugar obrigado pelo catalogo.

Hoje troquei o oleo da Ranger e aproveitei que ela estava suspensa e pude observar aonde estava o maior ponto do merejamento do oleo da Caixa de Transferencia. Notei que eh justamente na parte de baixo da Cx. onde tinha um parafuso com pouco aperto, as outras partes estao todas secas sem vestigios de oleo, no entanto acho que com um pouco de durepox como citou o nosso amigo Edintruder, deva resolver.

Valeu
Um abraco
RCarlos

Edintruder
27/10/2007, 11:21
Mas se é só pouco aperto experimenta dar um pouco mais de torque que pode resolver.

RCarlosf
27/10/2007, 22:48
Mas se é só pouco aperto experimenta dar um pouco mais de torque que pode resolver.

Fala Edintruder, blz ??

Foi o que eu pedi pro cara fazer nao hora da troca de oleo. O cara deu um aperto. Agora vou observar se vai continuar vazando.

Valeu pela a dica do Durepoxi.

um abraco
RCarlosf

Edintruder
28/10/2007, 20:53
Disponha!
Acostume-se a sempre pedir a primeira opinião no fórum, pois se fizeres com mecânicos, muitos arrancarão as entranhas da tua conta bancária!

silvioaquino
30/12/2007, 00:35
Tenho uma ranger 2005(44.000 km), xlt 3.0, recentemente apareceu um vazamento de olho de motor(ela estava com 42.000), levei para autorizada ela estava na garantia, me falaram que era a caixa de distribuição, diagnostico caixa de distribuição com corosão, trocaram, lubrificaram,(preço da caixa 3.500,00, só a caixa se fosse pagar, fora MO, e as outras peças), voltei para casa na mesma noite aprentou o vazamento só que agora em 3 lugares distintos, voltei me disserem que o vazamento foi agora na junta do motor, cheguei em casa hoje novo vazamento( somando todos os dia do veículo parado 15 do primeiro e mais 4 do segundo, 19). liguei hoje falei com o consultor, gerente chefe de oficina, mandaram ir quarta dia 03 levar o carro que o engeheiro agora vai acompanhar.
alguém tem uma idéia do problema, já houve reclamação deste problema em um carro tão pouco rodado?

RCarlosf
30/12/2007, 10:46
Tenho uma ranger 2005(44.000 km), xlt 3.0, recentemente apareceu um vazamento de olho de motor(ela estava com 42.000), levei para autorizada ela estava na garantia, me falaram que era a caixa de distribuição, diagnostico caixa de distribuição com corosão, trocaram, lubrificaram,(preço da caixa 3.500,00, só a caixa se fosse pagar, fora MO, e as outras peças), voltei para casa na mesma noite aprentou o vazamento só que agora em 3 lugares distintos, voltei me disserem que o vazamento foi agora na junta do motor, cheguei em casa hoje novo vazamento( somando todos os dia do veículo parado 15 do primeiro e mais 4 do segundo, 19). liguei hoje falei com o consultor, gerente chefe de oficina, mandaram ir quarta dia 03 levar o carro que o engeheiro agora vai acompanhar.
alguém tem uma idéia do problema, já houve reclamação deste problema em um carro tão pouco rodado?

Ola Silvoaquino Blz ??

A minha ranger apresentou um vazamento na caixa de transferencia e eu segui o conselho do pessoal aqui do forum. Mas gracas a um conselho do EDINTRUDER, passei um silicone LOCTITE 598 BLACK (ao inves do durepoxi) no ponto onde apresentava o vazamento e dei mais um torque nos parafusos e o problema foi solucionado.
Espero que o problema apresentado na sua Ranger nao seja tao grave. Boa Sorte e seja bem vindo ao Forum.

Edintruder
30/12/2007, 11:00
Qual a cor do óleo? Podes ver se é no motor ou caixa só pelo tipo de óleo no chão. O óleo da transferência e caixa de transmissão são vermelhos e bem finos, o óleo do motor sempre fica preto depois de uns 100km usados...

FrancoMelo
10/05/2008, 19:38
Fala Edintruder, blz ??

Foi o que eu pedi pro cara fazer nao hora da troca de oleo. O cara deu um aperto. Agora vou observar se vai continuar vazando.

Valeu pela a dica do Durepoxi.

um abraco
RCarlosf
Preciso de ajuda. Comprei uma ranger 2001 cd diesel . Quando ando um certo tempo com ela, ao reduzir de uma marcha para outra, faz uns estalos. Depois começa a fazer um barulho de engrenagens desalinhadas, parece que vai explodir tudo. Dois mecanicos informaram ser a CT.Foi aberta e não foi localizada visivelmente, nenhuma peça estragada. Foi trocado o óleo, feita a limpeza e ...continuou tudo na mesma. Eu pergunto: trocando a caixa, será que eu resolvo este problema ou será que é outra coisa. Conto com os parceiros nesta ajuda.

Edintruder
10/05/2008, 21:18
A CT não tem como fazer isso. Pode ser caixa de marchas.

Anthoniusnikos
12/05/2008, 11:00
FrancoMelo, se o sintoma é a dificuldade de engatar as marchas (elas entram com muita dificuldade, e as vezes a primeira marcha só entra com a viatura parada) precisa retirar a caixa de transferência. Manda verifiar a bucha da ponta do eixo do virabrequim ou também conhecida como rolamento do eixo piloto da prisma, que é um rolamento que fica no centro do volante do motor, que no meu caso tive que tirar com talhadeira, tendo muito cuidado para não arranhar o orifício do volante.
Abração e seja bem vindo ao Fórum!
Anthoniusnikos

Anthoniusnikos
13/05/2008, 08:27
FrancoMelo, segue em anexo foto do volante do motor.
Na figura um, no furo do centro encontra-se o rolamento que se estiver engripado e, dependendo do estado de deterioração, vai dificultando ou até impedindo a entrada das marchas. Se forçar muito a entrada das marchas pode danificar o eixo do prisma e aí o prejuízo será grande.
Na figura dois já com a embreagem nova.
Na figura três o eixo do prisma e atuador na CT ainda no chão.
Na figura quatro o atuador da embreagem.
Abração
Anthoniusnikos

RCarlosf
13/05/2008, 22:11
Preciso de ajuda. Comprei uma ranger 2001 cd diesel . Quando ando um certo tempo com ela, ao reduzir de uma marcha para outra, faz uns estalos. Depois começa a fazer um barulho de engrenagens desalinhadas, parece que vai explodir tudo. Dois mecanicos informaram ser a CT.Foi aberta e não foi localizada visivelmente, nenhuma peça estragada. Foi trocado o óleo, feita a limpeza e ...continuou tudo na mesma. Eu pergunto: trocando a caixa, será que eu resolvo este problema ou será que é outra coisa. Conto com os parceiros nesta ajuda.

FrancoMelo seja bem vindo ao Forum e aproveite bem as dicas da Galera, pois aqui so tem FERAS.

um abraço e boa sorte

Márcio T
14/05/2008, 08:58
A CT não tem como fazer isso. Pode ser caixa de marchas.

Olá, Edin.

É possível, sim. Se o eixo do garfo estiver "louco", o colar pode tentar encaixar (por inércia) quando houver uma redução de torque e giro, comum nas passagens de marcha. Na minha Explorer, acontecia às vezes quando engrenava marcha a ré - fazia o mesmo barulho de quando "arranha" engrenagem no câmbio manual. O problema é que o Franco Melo já abriu a CT e não encontrou nada.

De toda forma, é mais provável que seja na caixa de câmbio e parece que o Anthoniusnikus deu uma boa indicação.

Um abraço.

Márcio

Edintruder
14/05/2008, 11:43
Qual a kilometragem que a tua Explorer tinha quando fez isso?

Anthoniusnikos
14/05/2008, 14:11
MárcioT, no caso do rolamento danificado que relatei, não há barulho de engrenagem vindo da Caixa de Mudança de Marchas (câmbio) ou da Caixa de Transferência (4x4), a dificuldade é de não se conseguir engatar as marchas com o carro em movimento. De repente a do Franco está muito pior e já está "comendo metal".
Abs

Márcio T
14/05/2008, 14:19
Qual a kilometragem que a tua Explorer tinha quando fez isso?

Olá, Edin. Uns 110K, mas acho que a manutenção da CT e o uso da tração é que são os fatores determinantes.

MárcioT, no caso do rolamento danificado que relatei, não há barulho de engrenagem vindo da Caixa de Mudança de Marchas (câmbio) ou da Caixa de Transferência (4x4), a dificuldade é de não se conseguir engatar as marchas com o carro em movimento.
Abs

Desculpe, Anthoniusnikos, mas é que sou completamente analfabeto em embreagem e câmbio manual. Acho então que a dúvida do Franco Melo continua...

Márcio

Anthoniusnikos
14/05/2008, 16:21
Aquí a gente está sempre aprendendo, e ensinando o que sabe. "As vezes até o que não sabe direito ainda!" Mas o pessoal corrige. Só relatei o que percebí.
Acredito que o Franco vai levar a caminhonete no mecânico e depois postar o resultado aquí para a gente. Pelo menos ele já vai com alguma bagagem de conhecimento e não vão enganá-lo tão facilmente.
Abs, MárcioT. O mestre aquí é o Edin.
Anthoniusnikos

Edintruder
14/05/2008, 23:08
Que nada Anthonius!
Agora o Amithai também é expert! Ahahahh! (sem o cabo da vassoura, espero!)

110milkm é muito pouco para dar problemas. A minha Ranger está com 103 quase 104mil km, uso 4x4 várias vezes por semana e tão cedo não abre o bico. Eu troquei o óleo e saiu escuro, embora o manual não prevê a troca, é uma manutenção preventiva muito barata pelo acrécimo da vida útil do conjunto.

Dândaro
19/05/2008, 19:06
Ola, alguem poderia de ajudar...comprei uma RANGER XLT 4.0 V6 4X4 CAB. EST. 99, recente, o motor da tração funciona, o cardan dianteiro funciona, mas o eixo nao roda, o mecanico trocou as mangueiras do vacuo , tá tudo certo, amanha vai desmontar o diferencial dianteiro, alguem sabe o que pode ser?

Anthoniusnikos
20/05/2008, 22:37
Se conseguir visualizar o desenho do meu avatar vai entender o sistema.
É esse sistema de roda livre e engate da 4x4 por vácuo. Esses tubinhos são muito frágeis e o sistema todo da maioria das Ranger sempre dão problemas. Veja a daptação do Ojaneri dos PITUTOS. Lá ensina como fazer o sistema manual e resolver esse problema definitivamente.
Sds
Anthoniusnikos

Dândaro
23/05/2008, 21:44
valeu pela dica amigo, o mecanico achou o defeito, esta NOS RETENTORES da roda, tem dois um pequeno e outro grande, acho que tem que trocar, o que vc acha?o resto esta perfeito

Dândaro
23/05/2008, 21:47
quote=Dândaro;614178 valeu pela dica amigo, o mecanico achou o defeito, esta NOS RETENTORES da roda, tem dois um pequeno e outro grande, acho que tem que trocar, o que vc acha?o resto esta perfeito[/quote]

Anthoniusnikos
24/05/2008, 18:02
Dá para voces fotografarem e postarem as fotos desses retentores ? Onde estão localizados ? Vai ajudar muito a gente ter uma vizão mais completa do sistema.
Abração
Anthoniusnikos

Edintruder
24/05/2008, 18:26
Dândaro, faz o sistema de pituto manual que nunca mais te encomoda.

bacol
16/09/2008, 21:58
Olá pessoal, troquei cilindro e cilindro mestre (eu mesmo, mais dois amigo) muito trabalho mas vale apena adquirir essa experiência, tudo saiu por 470,00. Agora é o seguinte: As marchas estão uma seda, porém escuto um roncado em baixa rotação, ao sair de marcha ré e em uma desaceleração (tipo giro do motor a 3.500, solta o pé do acelerador e da pra escutar um ronco como se fosse de rolamento de semi-eixo, mais dentro da caixa de tranferência) será que pode ser o rolamento do eixo prisma? Me arrempedi de não ter trocado logo, pois tão barato pra o trabalho que dar.
Um abraço, espero dicas!!!