PDA

Ver Versão Completa : duvidas.. sobre escapamento

jmquiroga
24/10/2007, 17:52
ola , desde que comprei meu vitara ele sempre foi problematico com o escapamento , e tmb tinha algumas falhas e esplosões em reduzidas , como eu troquei velas , limpei bicos , só uso gasolina boa , estou pensando que meu problema pode ser o escapamento , ele esta sem o miolo do catalisador e com um silencioso meio fino acho que é do gol quadrado , sempre fez muito barulho , bem diferente do escape original que eu tinha no outro vitara , .. é possivel que minhas falhas e estouros esporádicos possa ser causado por um escapamento mal feito ?? agora ele esta com um furo no cano que eu remendei com durepox , alguem poderia me dizer um conjunto bom para montar no vitara , mas barato que o original ? , sera que se eu colocar outro silencioso no lugar do catalisador oco resolve ??

AlemãoRS
24/10/2007, 21:25
Esses estouros vc quer dizer que o motor está "batendo pino"?
Ele perde rendimento?Isso acontece com ele frio e quente?
Já regulou o ponto dele?Já trocou a correia dentada?

nanito
24/10/2007, 23:57
Cara, de repente arranca fora esse catalisador e bota o silencioso do opala. E larga de mão do durepox, uma solda vai te custar 15 pilas no máximo ;)

[]'s

jmquiroga
25/10/2007, 09:57
Esses estouros vc quer dizer que o motor está "batendo pino"?
Ele perde rendimento?Isso acontece com ele frio e quente?
Já regulou o ponto dele?Já trocou a correia dentada?

Alemão , ele da esses estouros normalmente quando preciso de força no carro , e dou uma esticada e reduzo de marcha , como por exemplo uma subida de morro , pois estou com pneu 31 então o carro esta sem força nenhuma ... mas tmb ja estourou eu saindo de 1° em um semaforo por exemplo , ele perde rendimento sim , mas logo volta ao normal .. e acontece com o motor quente , frio ele da umas falhadas de vez em quando , mas se ajusta rápido .. , esse é meu segundo vitara , eu ja peguei ele completo ( calços , pneu , guincho ) e não troquei a correia dentada dele ainda , e nem mexi no ponto .. só troquei filtros , oleos , velas , ... como esse escapamento é bem aberto , pensei que poderia ser o culpado , pq eu arranquei o miolo do catalisador que tava fazendo muito barulho .. , acho que vou colocar um silencioso do opala no lugar do catalisador .., ..
quando vc pega um carro usado , vc nunca sabe como o antigo dono cuidava , ainda mais um carro preparado para offroad , mas pelo estado do carro parecia que ele era bem caprichoso , ... ( irei fazer uma solda no escapamento ) .. , o que pode ser então ???

nanito
25/10/2007, 12:57
Alemão , ele da esses estouros normalmente quando preciso de força no carro , e dou uma esticada e reduzo de marcha , como por exemplo uma subida de morro , pois estou com pneu 31 então o carro esta sem força nenhuma ... mas tmb ja estourou eu saindo de 1° em um semaforo por exemplo , ele perde rendimento sim , mas logo volta ao normal .. e acontece com o motor quente , frio ele da umas falhadas de vez em quando , mas se ajusta rápido .. , esse é meu segundo vitara , eu ja peguei ele completo ( calços , pneu , guincho ) e não troquei a correia dentada dele ainda , e nem mexi no ponto .. só troquei filtros , oleos , velas , ... como esse escapamento é bem aberto , pensei que poderia ser o culpado , pq eu arranquei o miolo do catalisador que tava fazendo muito barulho .. , acho que vou colocar um silencioso do opala no lugar do catalisador .., ..
quando vc pega um carro usado , vc nunca sabe como o antigo dono cuidava , ainda mais um carro preparado para offroad , mas pelo estado do carro parecia que ele era bem caprichoso , ... ( irei fazer uma solda no escapamento ) .. , o que pode ser então ???
Já pensou em fazer uma limpeza rigorosa no sistema. Ou de repente apenas começar a abastecer com aditivada.

De vitara injetado eu não manjo muito, mas existem várias possibilidades "eletrônicas" aí, sensores, etc e tal.

No meu vitara carburado, desengatado e acelerando até 5000 rpm ele dá um estourinho, mas acho que é porque corta a alimentação de combustível. Na trilha e na estrada, acelerando no fundo, meu vitara não passa de 5000 rpm, mas também não chega a dar corte. Nunca dei final nele.

[]´s

AlemãoRS
25/10/2007, 15:48
Verifica os cabos de vela, o meu tava com um sintoma parecido com o teu e era um cabo de vela quebrado...
Pode deixar o escapamento como está, deixar o catalisador aberto não tem problema.

jmquiroga
25/10/2007, 16:20
existe algum aparelho especifico que examina cabo de vela , sem sair trocando ?? , meu colega trocou o escapamento do troller , e o carro virou outro , ele disse que a injeção melhorou muito , por isso pensei em trocar o meu , e tmb o meu ta parecendo carro a diesel , muito barulho , ele só tem um silencioso bem fininho atrás .., será que se eu colocar um silencioso no lugar do catalisador não vai melhorar ??? ,

jmquiroga
25/10/2007, 16:24
pode ser a bomba de combustilvel tmb ??

AlemãoRS
25/10/2007, 17:07
Bomba de combustível guando estraga o motor apaga de vez e tu não liga mais, raramente iria fazer o motor falhar.
Pro escapamento estar causando isso só se tivesse com o silencioso quebrado por dentro de forma que ele estivesse "entupido", ainda acho que é cabo de vela ou motor fora do ponto.

jmquiroga
25/10/2007, 19:11
existe alguma maneira de eu testar o cabo de vela em casa mesmo ?? , existe algum outro que eu possa adaptar , plug and play ??

jmquiroga
26/10/2007, 01:14
Alemão , andei pesquisando e vi que o cabo do Chevette Bosh serve certinho no vitara , pelo preço compensa trocar mesmo não tendo certeza se resolverá , amanhã mesmo estoi indo comprar , vou tentar trocar eu mesmo , senão levarei no mecanico ...espero que seja , muito obrigado .. , seu carro tmb tinha esses sintomas ??? , qual pneu vc usa ??

raphaelmacae
26/10/2007, 07:34
e ae resolveu o problema?
trocou os cabos de vela?

tenha um otimo fds!
abraco.

jmquiroga
26/10/2007, 10:02
opa., irei comprar hj , mas se eu não conseguir colocar , terei que esperar me mecânico ter um tempinho , e ele troca pra mim , depois posto os resultados ..

MARCELO VITARA SUBMARINO
26/10/2007, 11:17
Tira fora todo o escapamento, no lugar do catalizador, mete um cano direto e no final um abafador de alfa, o baruio fica doidmais, eu uso e aprovo. ehehehehehehe. E voce ainda ganha preciosos mm na altura da viatura pois o abafador ficará menor que a longarina.

abs

AlemãoRS
26/10/2007, 11:59
Alemão , andei pesquisando e vi que o cabo do Chevette Bosh serve certinho no vitara , pelo preço compensa trocar mesmo não tendo certeza se resolverá , amanhã mesmo estoi indo comprar , vou tentar trocar eu mesmo , senão levarei no mecanico ...espero que seja , muito obrigado .. , seu carro tmb tinha esses sintomas ??? , qual pneu vc usa ??

Duas semana atrás ele comecou a perder desempenho e falhar um pouco, parecido com o que vc relatou, era um cabo de vela partido e o pior que o cabo tinha sido trocado a menos de 5 mil km.
Pneu 255/75R15 frederico 3k.

jmquiroga
26/10/2007, 13:30
abafador de alfa ?? , eu to querendo fugir das peças originais por serem caras e importadas pra pegar de outro carro importado , não sei não ... muito obrigado por todos os comentarios ..

mir000
26/10/2007, 14:09
abafador de alfa ?? , eu to querendo fugir das peças originais por serem caras e importadas pra pegar de outro carro importado , não sei não ... muito obrigado por todos os comentarios ..

Mas é um abafador genérico do Alfa. Pelo menos aqui em BH qualquer loja de escape vende!

Eu também colocarei em breve! O meu tá original até hoje (1991)!

[s]

jmquiroga
26/10/2007, 18:30
bom , na verdade o meu escap ja é adaptado , o silencioso fica no nivel ou acima das longarinas , meu problema é mais o barulho , vou postar algumas fotos do sistema completo , detalhe do remendão que eu fiz , mas ja vou consertar amanhã , quem tiver alguma idéia para um sistema mais silencioso , por favor escreva ..

nanito
26/10/2007, 21:31
bom , na verdade o meu escap ja é adaptado , o silencioso fica no nivel ou acima das longarinas , meu problema é mais o barulho , vou postar algumas fotos do sistema completo , detalhe do remendão que eu fiz , mas ja vou consertar amanhã , quem tiver alguma idéia para um sistema mais silencioso , por favor escreva ..
É pequeno o silencioso, na verdade "barulhentoso" hehe. Bota o do opala, não tem mistério ;)

[]´s

jmquiroga
27/10/2007, 03:12
mas é , melhor eu simplesmente trocar o meu silenciador pelo do opala , ou trocar o catalisador oco pelo do opala e manter o outro ???? , quem tiver outra opinião fique a vontade ... obrigado

jmquiroga
27/10/2007, 21:35
Nanito , resolvido o problema , levei o carro em uma casa de escapamento , e por sorte encontrei um tecnico bom e que gosta de jeep , trocou meu silencioso pelo do opala , e trocou o cano traseiro que tmb é do opala , deixando tudo bem em cima das longarinas para não bater em nada , e ainda de quebra fez uma chapa de proteção para o escapamento , parecida com as da RC 4x4 que protegem a caixa de transferência ... ,, ficou muito bom , depois posto algumas fotos ,o barulho diminuiu bastante , tanto que descobri que ainda tem alguma coisa dentro do catalisador fazendo barulho , ele disse para levar o carro semana que vem , que ele vai limpar direitinho o catalisador ... ,

troquei tmb os cabos de vela , coloquei os do chevette , encaixou perfeito , e só gastei R$26,00 da bosh com o fornecedor .. , e tmb troquei as velas .. , ainda não deu para perceber se as falhas pararam , pois o carro estava quente , depois vou saber se o problema era os cabos de vela , mas com certeza o carro ficou bem melhor com a troca de escapamento , esta com mais força .. , obrigado a todo mundo pelas dicas , qualquer duvida estou a disposição ..

nanito
27/10/2007, 22:45
Nanito , resolvido o problema , levei o carro em uma casa de escapamento , e por sorte encontrei um tecnico bom e que gosta de jeep , trocou meu silencioso pelo do opala , e trocou o cano traseiro que tmb é do opala , deixando tudo bem em cima das longarinas para não bater em nada , e ainda de quebra fez uma chapa de proteção para o escapamento , parecida com as da RC 4x4 que protegem a caixa de transferência ... ,, ficou muito bom , depois posto algumas fotos ,o barulho diminuiu bastante , tanto que descobri que ainda tem alguma coisa dentro do catalisador fazendo barulho , ele disse para levar o carro semana que vem , que ele vai limpar direitinho o catalisador ... ,

troquei tmb os cabos de vela , coloquei os do chevette , encaixou perfeito , e só gastei R$26,00 da bosh com o fornecedor .. , e tmb troquei as velas .. , ainda não deu para perceber se as falhas pararam , pois o carro estava quente , depois vou saber se o problema era os cabos de vela , mas com certeza o carro ficou bem melhor com a troca de escapamento , esta com mais força .. , obrigado a todo mundo pelas dicas , qualquer duvida estou a disposição ..

Estamos aqui pra isso! ;)

Agora é só ver se não dá mais os estouros.
Mas já é uma grande coisa arrumar o escape todo.

[]´s