PDA

Ver Versão Completa : Desmontando a roda /eixo

mack
24/10/2007, 15:13
Comecei hoje a desmontar a roda pra ver qualo problema que está fazendo a roda ficar um jogo e fazendo barulho.
Comecei tirando a tampa da roda livre e a frente dela. Bem, os roletes de metal que compõe o rolamento dela são soltos mesmo?
Não consigo soltar de jeito nenhum:
A porca lisa, redonda, e ela já está toda marcada, quer dizer que já mexeram e na base da marreta. Como eu tiro?
Ela parce que tem um anel, que fica mais internamente, pra que serve? ele sai?
Não consigo soltar nem com reza brava o espaçador da roda. Já coloquei WD, e com a chave de boca já martelei (a chave). Nada.
Seguem duas fotos. a primeira com as marcas na porca redonda.
E a segunda queria perguntar. A ponta do eixo tem um certo jogo mesmo, né? não consigo girá-la mas ela mexe um pouco pra cima e p/ baixo e para os lados.

Paulo Cesar
24/10/2007, 17:44
Oi Mark
Bonito aquele land antigo da foto, ele é seu?
Quanto a tirar o eixo e o cubo, vc esta indo no caminho certo, aque porca redonda que esta na foto 1, vai ter que sair mesmo é na "porrada", pegue uma chafe de fenda grande, coloque a ponta em sentido lateral, nunca de frente, em um dos buracos da porca e va batendo com o marteno no cabo da chave de fenda, lembre-se no sentido "anti-horario" que ela vai rodar um pouquinho e ai ja estara sem pressão e vc poderá desenroscar o resto com a mão. Ao retirar a porca vai ter um anel, para retira-lo basta sacar com a mão mesmo ou com a ajuda de algo ponteagudo por traz do anel e puxa-lo. Após o anel vem outro parafuso, que pode ser redondo igual ao primeiro ou sextavado, que voce vai fazer a mesma coisa do primeira para retira-lo. Apos esta segunda porca vem outro anel, basta tambem puxa-lo. E ai é só retirar o cubo de roda inteiro pois ele ja estará solto. Verifique então os 2 rolamentos conicos que ficam no cubo da roda, o barulho pode ser de um deles, saiba que quando voce retirar o cubo os 2 rolamentos ficaram soltos, cuidado com o retentor que esta preso ou cubo na parte interna para não danifica-lo. QUanto a folga no eixo, ela existe sim, e é necessária. Caso mais alguma duvida é só perguntar.

leopoldo
24/10/2007, 19:55
Paulo, vou corrigir um comentário seu.

A porca redonda é um sistema de fixação chamado anel de fricção e pertence ao kit de roda livre automático.

Oque acontece em 99,99% dos casos é que o anel de fricção não foi instalado como deve pois nunca se viu usar a chave de aperto correta para esta porca.

Como o pessoal não sabia que era necessário uma chave especial, usou-se uma talhadeira. E como o anel está destruído, é assim que deve ser removido: com o auxílio de uma talhadeira.

Ao usar a chave de fenda, vc estraga a mesma. Use talhadeira, que é própria para esta finalidade ... remover o anel Já estragado.

Para instalar um novo anel, vc terá que ter a chave correta na mão. E depois, discutir a tecnica de instalação desta pois é algo que NÃO pode ser feito de qualquer forma.

Como a RL auto não é muito popular, seria conveniente vc comprar uma RL manual que não usa o anel de fricção. O mesmo é substituído por outra porca sextavada.

Porém já te adianto que vc terá que ler a discussão e informações levadas à cabo aqui:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1654

mack
24/10/2007, 20:16
Obrigado a vocês dois pelas dicas. O Land é meu sim e está todo adaptado com motor e direção de Opala (4cc), câmbio Clark 3 marchas + tração e reduzida de Willys. Mistureba total. Os eixos são de Rural.
Será que se eu der uma esquentada na porca ela sai mais fácil?
A porca sextavada pode ser usada para substituir essa? não queria gastar 300 latas agora na Manual.

leopoldo
24/10/2007, 20:23
Não pode colocar a sextavada.

Não pode esquentar a porca.

cada sistema com a sua porca.

RL auto usa esta porca lisa. NÃO pode colocar outra.

Para remediar seu problema: compre o kit de reparo da RL auto + a chave de aperto da porca lisa.

junior braga
25/10/2007, 13:47
So um detalhe, na minha viatura quando era RL auto tinha uma porca redonda, ai quando fui tira-la estranhei, mas pude detectar dois mini-parafuso no corpo da porca de cabeça fenda( estavam todo estragado, e não consegui tirar, ai eu peguei a furadeira com uma broca 1/8'' e acabei com eles); a porca saiu com a mão.

Danniel Pizatto
25/10/2007, 19:46
Gozado.. O meu eixo estava montado com RLs automáticas (Bery-matic) e com porcas-trava sextavadas.

leopoldo
25/10/2007, 20:17
O anel de fricção é da RL automática AVM.

Sobre os parafusinhos:

caso vc's leiam o tópico acima mencionado (recomendado), verão que existem mesmo 2 parafusinhos com ponta. Esses parafusinhos tem por função cravar na arruela lisa que vai em baixo e travar o anel de fricção evitando que o mesmo gire sózinho.

Existe um método todo caprichado de fazer o ajuste das porcas e esse travamento com os parafusinhos.

mack
25/10/2007, 20:32
Leopoldo, quer dizer que na hora de remontar não posso simplesmente apertar tudo?

leopoldo
25/10/2007, 21:02
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1654

mack
30/10/2007, 14:45
Agradeço a todos que se dispuseram a responder minhas perguntas e muito me ensinaram. Sem a ajuda de vocês não conseguiria desmontar a roda/semi eixo e montar novamente. Felizmente não era rolamento, nem do eixo nem do munhão, acho que faltava aperto nas porcas internas. não precisei gastar latinhas de mão de obra e nem ser obrigado a acreditar que teria que "trocar algumas peças" na mão de um mexânico qualquer.
Valeu mesmo!

mack
30/10/2007, 16:28
Depois de montar toda a roda, munhão, roda livre auto, tudo. A DROGA DA RODA CONTINUA SAMBANDO e tá fazendo um barulho estranho quando anda em piso irregular. Verifiquei, olhando, a suspensão, os feixes, o amortecedor e nada parece quebrado ou solto.
Notei um jogo leve nos terminais da direção mas nnao creio que tenha relação com o que ocorre. Eu havia desmontado tudo e cheguei a tirar o semi eixo (aquele que vai até o diferencial) e remontei e apertei tudo muito bem.
Não sei se pode ajudar mas parece que essas coisas começaram depois que comecei a brincar um pouco engatando a tração dianteira (somente na garagem, pra testar), e depois que eu calibrei os pneus com 35 libras (argentino, 750x16). Foi no dia que eu calibrei e o jipe parecia um cabrito de tanto que pulava.
Alguém pode me dar uma luz?

Cacá
30/10/2007, 16:49
Depois de montar toda a roda, munhão, roda livre auto, tudo. A DROGA DA RODA CONTINUA SAMBANDO e tá fazendo um barulho estranho quando anda em piso irregular. Verifiquei, olhando, a suspensão, os feixes, o amortecedor e nada parece quebrado ou solto.
Notei um jogo leve nos terminais da direção mas nnao creio que tenha relação com o que ocorre. Eu havia desmontado tudo e cheguei a tirar o semi eixo (aquele que vai até o diferencial) e remontei e apertei tudo muito bem.
Não sei se pode ajudar mas parece que essas coisas começaram depois que comecei a brincar um pouco engatando a tração dianteira (somente na garagem, pra testar), e depois que eu calibrei os pneus com 35 libras (argentino, 750x16). Foi no dia que eu calibrei e o jipe parecia um cabrito de tanto que pulava.
Alguém pode me dar uma luz?

Mack, e o terminal central, vc verificou? Não tem folga no pino do braço, aquele que vai na mesa perto do radiador?

[s],

mack
30/10/2007, 17:13
Cacá, vc diz aquele braço que sai direo da cx da direção hidráulica?
esse eu verifiquei somente visualmente mas nem encostei nele, vou verificar.
Reparei que os terminais de direção estão com aparência meio detonada e com um leve jogo,*é normal esse jogo?

Cacá
30/10/2007, 17:24
Cacá, vc diz aquele braço que sai direo da cx da direção hidráulica?
esse eu verifiquei somente visualmente mas nem encostei nele, vou verificar.
Reparei que os terminais de direção estão com aparência meio detonada e com um leve jogo,*é normal esse jogo?

Mack, desculpa, tava achando que a sua caixa era original. O braço que sai da caixa é o pitman, não deve ser ele o culpado não. Geralmente os terminais são suspeitos em potencial. Se vc desconfia deles, pior ainda. São os primeiros a irem pro saco e uma "folguinha" de cada lado é um jogo e tanto nas rodas. O terminal que falei é o central, mas me referia ao sistema original.

[s], boa sorte:concordo:

Treme Terra
30/10/2007, 17:42
Verifique:

Balanceamento das rodas;
Roda empenada;
Alinhamento (convergencia);
Caster;
Rolamentos dos cubos;
Rolamentos do Munhão;
Terminais de direção;
Caixa de direção;
Aperto dos grampos do feixe de molas;
Simetria da curvatura dos feixes de molas;( feixes com curvaturas diferentes alteram o alinhamento)
Mola quebrada;
Jumelos e buchas.

Abraços,

leopoldo
30/10/2007, 20:31
SE está tudo re-apertado como no topico sobre rolamentos de roda e munão, sobra a suspeita nos terminais de direção, caixa de direção, roda empenada, montagem da roda empenada.

Levante o eixo dianteiro no macaco e ponha no cavalete. Fique de joelho em frente a cada roda.

Pegue em cada lateral de um pneu com cada mão.

Chacoalhe num vai e vem como se fosse um shimmy na rodas e perceba se nota um batimento de pinos de direção, ou da caixa de direção.

Faça o mesmo do outro lado.

A ajuda de outra pessoa em fazer isso enquanto vc olha o sistema ajuda a determinar de onde vem o ruído ... e concluir o porque.

mack
01/11/2007, 19:34
Oi Leopoldo. Verifiquei minuciosamente o jipe e percebi que todas as porcas do suporte do feixe de molas (aquele que sustenta o feixe e que é preso ao eixo) estavam MUITO POUCO apertadas. Deu pra apertar bastante. Verifiquei TODOS os parafusos e junções. Ficou tudo ok. O barulho era na suspensão, nnao propriamente nela mas o paralama, internamente, estava pegando no alternador quando a suspensão agia.
Tudo resolvido.
Obrigado.

leopoldo
01/11/2007, 23:49
O paralama roçava no alternador ?

Arquivo X

mack
02/11/2007, 11:53
Na adaptação do motor de Opala no Land 1951 o alternador fica bem encostado no paralama, que tem um desenho internamente, anguloso. Eu já havia feito um "recorte" para um não ficar empurrando o outro e mesmo assim a borda dessa janela estava pegando e raspando e consequentemente fazendo um barulho bem estranho.
Vou tentar tirar uma foto hoje e coloco aqui pra vc dar uma olhada.

Cacá
02/11/2007, 12:46
Na adaptação do motor de Opala no Land 1951 o alternador fica bem encostado no paralama...

Uai Mack, tava todo mundo achando que vc se referia ao CJ :pensativo: Afinal, estamos no Fórum 4x4 Brasil > Mecânica, Adaptações e Soluções por veículos > Jeep ( CJs )

[s]

leopoldo
02/11/2007, 14:20
É por isso que ele é um autêntico ARQUIVO X : hibrido CJ + Alien

mack
02/11/2007, 19:51
Pois é Cacá, mas é aqui que encontrei as melhores respostas, afinal meu jipe tem motor de Opala 4cc, eixos da Rural e câmbio Clark 3m. É um CJ com outra roupa.