Ver Versão Completa : Pneus para ranger 16
otaviosoma
23/10/2007, 11:18
Qual o maior pneu que dah pra por da ranger, sem precisar fazer alteracoes tou querendo um 50%/50% o que vcs indicariam, em aracaju vi algumas rangers usando os 317/75/16 yokohama ficou linda, mas ela tava levantada, naum queria levanta-la, quem soubr dah o tok
Edintruder
23/10/2007, 12:20
31" x 10,5" x 16"
murilloaquino
23/10/2007, 12:36
ou seja, 265/75R16
coloquei essa semana os BF AT 265/75 R16.
o visual ficou mt bom! o carro levantou uns 3 a 4 cm. paguei na promoção da michelin de 10% em 4x no cartão ou a vista R$560,00 cada pneu aki em brasilia. na minha mexeram na barra de torção, mas ficou raspando um pouco no barreiro ou para-lama esquerdo. mas fiz que nem o edu, cortei o pedaço que pegava e nao pega mais.
cara, eu gostei dos pneus mas como eles são maiores, o carro precisa fazer mais força para fazer os pneus girarem. e eu to sentindo isso quando eu rodo na estrada. nao sei se é impressão minha, mas o consumo tb mudou.
na estrada onde eu andava tranquilo a 140-150km/h com os pneus originais, com os 265/75 to andando a 120km/h. nao sei se é falta de costume ainda pois só estou com esse pneu uns 4 dias ou se é o carro sentindo o "peso" dos pneus.
ja no consumo, levei um susto, antes eu fazia 250 a 330km com 1/4 de tanque. e hj só estou fazendo 220. mas quando fui abastecer fiz os calculos e o carro tinha feito 12,7km/l e no computador de bordo acusava 9.4km/l. eu nao sei mais de nada! nao sei se o carro ta sentindo, o computador a marcando errado ou se sou eu que to pensando d+! hehehe
outra coisa, quando eu zero o comp. de bordo e começo a andar de 0 até 90km/h em aceleração normal o computador acusa consumo de 6 a 7km/l. e antes ja marcava 9 a 10. isso mostra que o carro ta sentindo um pouco o peso dos pneus.
vou esperar o tanque acabar dessa vez e fazer a média de consumo direito. se diminuir mt, acho que vou partir pra um chip. aí deve voltar ao normal.
flwssss
Walter L. L. Casitta
23/10/2007, 13:58
o visual ficou mt bom! o carro levantou uns 3 a 4 cm. paguei na promoção da michelin de 10% em 4x no cartão ou a vista R$560,00 cada pneu aki em brasilia. na minha mexeram na barra de torção, mas ficou raspando um pouco no barreiro ou para-lama esquerdo. mas fiz que nem o edu, cortei o pedaço que pegava e nao pega mais.
cara, eu gostei dos pneus mas como eles são maiores, o carro precisa fazer mais força para fazer os pneus girarem. e eu to sentindo isso quando eu rodo na estrada. nao sei se é impressão minha, mas o consumo tb mudou.
na estrada onde eu andava tranquilo a 140-150km/h com os pneus originais, com os 265/75 to andando a 120km/h. nao sei se é falta de costume ainda pois só estou com esse pneu uns 4 dias ou se é o carro sentindo o "peso" dos pneus.
ja no consumo, levei um susto, antes eu fazia 250 a 330km com 1/4 de tanque. e hj só estou fazendo 220. mas quando fui abastecer fiz os calculos e o carro tinha feito 12,7km/l e no computador de bordo acusava 9.4km/l. eu nao sei mais de nada! nao sei se o carro ta sentindo, o computador a marcando errado ou se sou eu que to pensando d+! hehehe
outra coisa, quando eu zero o comp. de bordo e começo a andar de 0 até 90km/h em aceleração normal o computador acusa consumo de 6 a 7km/l. e antes ja marcava 9 a 10. isso mostra que o carro ta sentindo um pouco o peso dos pneus.
vou esperar o tanque acabar dessa vez e fazer a média de consumo direito. se diminuir mt, acho que vou partir pra um chip. aí deve voltar ao normal.
O computador de bordo não sabe que você trocou os pneus. A partir de agora ele vai indicar uma distância percorrida menor que a real e um consumo maior que o real...
otaviosoma
23/10/2007, 14:10
flwssss
poxa 530 nos bf, aqui me cobraram 930 nels, logo pensei em investir pr apor os yokohama mud 315/75/16 que custao 1200, me passa o contato dessa loja de bf
vlw
Qdo comprei os BFs, a forma mais barata foi agendando a compra pelo site: http://www.pneusbfgoodrich.com.br/
[]'s
shimomoto
23/10/2007, 18:17
O computador de bordo não sabe que você trocou os pneus. A partir de agora ele vai indicar uma distância percorrida menor que a real e um consumo maior que o real...
X2!!!Embora sem computador de bordo vi isso na minha Saveiro (de 195/55R15 para 195/65-R15)
Abraços
evandroff
23/10/2007, 21:01
eu tambem notei isso na L200, troquei os 265/70/16 por 265/75/16. O consumo fiko estranho.
Como aumentou a altura, ou seja, diametro, aumentou tambem o perimetro do pneu a ser percorrido. Enquanto vc dava uma volta com aquele, vc dara, por exemplo 1,25 voltas com esse pneu.
poxa 530 nos bf, aqui me cobraram 930 nels, logo pensei em investir pr apor os yokohama mud 315/75/16 que custao 1200, me passa o contato dessa loja de bf
vlw
eu comprei os meus na loja codipe em brasilia.
entra no site e seleciona o estado e liga nas lojas pra conferir os preços. fale sobre a promoção de 10% de desconto que eles abaixam o preço na hora. tinha loja que nem sabia da promoção ainda. o preço que me deram foi de 625 reais e com os 10% ficaria 562,5 e pra cobrir a oferta do concorrente fizeram por 560. essa promoão vale pros BFGOODRICH tb.
http://www.michelin.com.br/wps/portal/!ut/p/kcxml/04_Sj9SPykssy0xPLMnMz0vM0Y_QjzKLN4i3dAXJgFku-pGoIsam6CKOcAFfj_zcVH1v_QD9gtzQ0IhyR0UA2h_loA!!/delta/base64xml/L3dJdyEvUUd3QndNQSEvNElVRS82XzBfOUo!?conteudoID=e1 75ebf2e3d45110VgnVCM1000001e65600aRCRD&lp=IN&channelId=d0085048e5f09f00VgnVCMServer6620600aRCRD
esse é o site.
Edintruder
24/10/2007, 14:21
eu tambem notei isso na L200, troquei os 265/70/16 por 265/75/16. O consumo fiko estranho.
Como aumentou a altura, ou seja, diametro, aumentou tambem o perimetro do pneu a ser percorrido. Enquanto vc dava uma volta com aquele, vc dara, por exemplo 1,25 voltas com esse pneu.
Não. Está invertido. Com o pneu original dava uma volta, com esse dará cerca de 90% da volta ou cerca de 0,9 voltas.
Mede com uma trena o diâmetro externo do pneu original e faz isso no novo. Veja qual a proporção de diferença do tamanho, essa proporção em porcentagem deverá ser acrescida à km indicada no odômetro parcial para tirar a média de consumo, tal como deve ser considerada a velocidade real alé do indicado no velocímetro, dessa forma a 120km/h com um pneu de 10% maior, estarás a aproximadamente 132km/h.
Complementando o que Edi explicou:
As dimensões escritas no pneu ja dão todas as informações necessarias para voce fazer a conversão do hodometro ou velocimetro ex:
pneu original 235/70/16
quer dizer que a largura do pneu é de 235 mm e a altura ou diametro tem 70% desta medida que no caso é 64,5 cm
pneu 235/75/16
largura 235 mm com diametro 75% fica 76,25cm
Dividindo um pelo outro voce tem a % porcentagem ou diferença de tamanho de pneus que vai ser a diferença a ser computado sempre que voce fizer qualque leitura do hodometro ou velocimetro
Aqui no caso deu uma diferença de 18,22% que é o valor que voce tera de usar quando tiver que converter tanto o velocimetro quanto o hodometro
Temos um link do bestcars sobre o calculador de pneus:
http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/pneu16.htm
Considerando o pneu original da ranger 245/70R16 temos:
circunferencia de 2354.31mm e raio de 374.7mm
Colocando o BF AT 245/75R16 temos:
circunferencia de 2431.28mm e raio de 386.95mm
Diferença de 76.97mm na circunferencia ou 3.27%
O carro fica um pouco mais alto e com um o melhor pneu AT que conheço.
Com o 265/75R16 temos:
circunferencia de 2525.52mm e raio de 401.95mm
Diferença de 171.21mm na circunferencia ou 7.27%
Acredito que o máximo a atingir seja 5% dai para diante fica difícil para a transmissão.
Uma outra opção seria o Yokohama Geolandar A/T-S 265/70R16
link http://www.yokohama.com.br/produtos/view.php?id=58
circunferencia de 2442.27mm e raio de 388.7mm
Diferença de 87.96mm na circunferencia ou 3.74%
Temos neste uma maior altura e maior largura da banda de rodagem sem extrapolar os 5%, fico com esse.
Sds
Edintruder
24/10/2007, 19:37
Eu achava que essa porcentagem fosse em relação ao ombro do pneu em mm e não referente à altura total em cm...
Podemos experimentar a diferença do 235/75 R15 para o 33" aonde a diferença fica aproximadamente 13%, e nesse cálculo a diferença seria maior...
Prezado Edintruder a diferenca percentual é em relação a circunferencia total.
Voçe já experimentou pedalar a bicicleta com pneu pequeno e uma com pneu grande.
Certamente vai fazer mais força com a de pneu maior considerando a mesma transmissão.
Mas quanto a mais a transmissão aguenta ?
Tem esse numero mágico de 5% .
Sem falar na maior altura aumenta o centro de gravidade com consequencias a estabilidade.
Sem falar no maior esforço nos componentes de suspensão e direção que tambem vai diminuir a vida útil dos mesmos.
Sds
Pequeno jr
24/10/2007, 22:55
Não sei qto a transmissão aguenta ou qto as peças de suspensão irão diminuir a sua vida útil, mas andar com a viatura mais alta e proporcionar mais estilo agressivo ao ingressar em trilhas, atoleiros e etc so com a troca dos pneus, vale a pena.
Edintruder
25/10/2007, 11:19
Prezado Edintruder a diferenca percentual é em relação a circunferencia total.
Voçe já experimentou pedalar a bicicleta com pneu pequeno e uma com pneu grande.
Certamente vai fazer mais força com a de pneu maior considerando a mesma transmissão.
Mas quanto a mais a transmissão aguenta ?
Tem esse numero mágico de 5% .
Sem falar na maior altura aumenta o centro de gravidade com consequencias a estabilidade.
Sem falar no maior esforço nos componentes de suspensão e direção que tambem vai diminuir a vida útil dos mesmos.
Sds
Sim, estás fazendo chover no molhado...
a durabilidade da transmissão tem a ver diretamente tambem pelo torque que o motor proporciona, dessa forma um conjunto com pneus dinossáuricos montados num conjunto motriz de menor torque resistirá muito melhor que quando montado em um conjunto de potência extrtosférica e transmissão não compensada.
Outro potencial de quebra é a forma de pilotagem, aonde uma vez com pneus patinando em uma superfície de baixa aderência encontram outra de boa aderência, quem sofre é a transmissão com possível ruptura de um semi-eixo. Ex: Arrancar num acostamento de saibro e subir no asfalto sem aliviar a potência.
Bianor, em relação à medida eu entendi o que queres dizer, e só reforcei que a medida para o cálculo de diferença em porcentagem deve ser pela circunferência da banda de rodagem, nada a ver com o diâmetro ou altura total o pneu aonde dá um número nada a ver para os nossos cálculos. O diâmetro serve apenas para calcular os espaços no pára-lamas e saber a altura do solo.
exite a medida 255/70 R16?
se existir qual será a melhor escolha prevendo uma pequena alteração: 245/75 R16 ou 255/70 R16?
abs,
exite a medida 255/70 R16?
se existir qual será a melhor escolha prevendo uma pequena alteração: 245/75 R16 ou 255/70 R16?
abs,
minha atual medida é a 245/70 R16 original da 3.0
FlavioLouveira
29/01/2008, 09:12
Bem, nao achei topico melhor para postar minha duvida, entao vai la...
eu coloquei um BF 265/75/16 na L200...
qual a calibragem para esse pneu... O pessoal aonde comprei me falou 24 na frente e 27 atras... Isso mesmo?? O cara ate anotou no papel da garantia isso...
Bem, nao achei topico melhor para postar minha duvida, entao vai la...
eu coloquei um BF 265/75/16 na L200...
qual a calibragem para esse pneu... O pessoal aonde comprei me falou 24 na frente e 27 atras... Isso mesmo?? O cara ate anotou no papel da garantia isso...
Flavio, a calibragem quando mudamos o pneu é sempre motivo de dúvidas e controvérsias... os meXânicos sempre dizem: "dotô, pneu maior, mais pressão.. " e não é verdade isso. O ideal é seguir à risca a recomendação do fabricante, mas para isso a tala das suas rodas deve ser a ideal também. Se estiver usando rodas originais (em torno de 6,5 a 7") e usar muita pressão, o centro do pneu vai ficar "mais alto" consequentemente gastando mais neste local. Era o que acontecia no início com meus BF 33", quando estava usando 33libras como me recomendaram (falaram até em 35). Agora estou usando 30libras nos dianteiros e 28 nos traseiros. Ainda acho que dá pra diminuir...
Se vc usar menos, vai ter melhor grip e um desgaste mais homogêneo, porém, gasta bem mais conbustível. Se diminuir muito vai gastar nas bordas e fazer muito barulho no asfalto.
De qualquer forma, acho 24 e 27 errado pois se é mais leve na traseira, pra que usar mais pressão? A pressãoõa tem que ser calculada considerando o peso e a área de contato. Se a área de contato aumentou, pode usar menos pressão. Sugiro que vc calibre os pneus e passe numa poça dágua no posto e logo depois ande no cimentado liso que eles tem perto das bombas, veja a "impressão digital" que o pneu deixou no chão, se ele encosta por igual ou só no centro..
Com relaçõa ao tópico inicial, segue uma planilha para ajudar no cálculo da diferença que a troca dos pneus causa na relação e no hodômetro.
Edintruder
29/01/2008, 12:06
Em relação à pergunta o Gouveia já respondeu, o link abaixo é da RQ Sul, uma associação das empresas que fazem laudos para o Inmetro de alterações veiculares.
www.rqsul.com.br
Clica embaixo em cálculos de padrões e veja se o pneu utilizado é permitido pelo Denatran em comparação com o modelo original. A variação máxima admitida é 2%.
Flavio, também tenho estes pneus e uso 24 na frente e 26 quando sem nada na caçamba, quando carregado passo para 28 na frente e 30 atrás. Assim a picape pula menos, embora gaste o pneu mais rápido (não que isso seja um problema pro BF..)
Abs
FlavioLouveira
29/01/2008, 15:12
Flavio, também tenho estes pneus e uso 24 na frente e 26 quando sem nada na caçamba, quando carregado passo para 28 na frente e 30 atrás. Assim a picape pula menos, embora gaste o pneu mais rápido (não que isso seja um problema pro BF..)
Abs
Oi pessoal, obrigado pelas resposta....
Entao arthur , foi mais ou menos o que me recomendaram entao...
Mas eu concordo com o que disse o Gouveia, pq deixar com mais pressao atras se esta mais leve?? Eu acho mais ´´sensato´´ o contrario, 27 na frente (mais peso) e 24 atras (mais leve)...
Enfim, achei o pneu mais macio que o Scorpion que eu tinha, que ele da mais tração na terra, eu sei, vamos ver como ele se comporta no asfalto agora...
Obrigado
TylerNTL
29/01/2008, 22:08
...A pressão tem que ser calculada considerando o peso e a área de contato. Se a área de contato aumentou, pode usar menos pressão...
Eu tinha esta mesma idéia:
Aumentou a área de contato tem que diminuir a pressão, para manter o mesmo comportamento que na situaçao de pneus mais "finos".
Me ensinaram assim quando eu tinha uns 10 anos (eu imaginava que a pressão num pneu traseiro de bugre devia ser gigante, pq ele pneu tem o dobro do tamanho do pneu da frete) eu fiquei deslumbrado quando descobri que a pressão não é nem a metade justamente pq o pneu é muito maior.
No tópico abaixo o Flávio.bfg (que é consultor da BF), em 28/12/07, responde que para essas "pequenas" alterações que fazemos(de 235 para 31x10,5 ou 265) não seria necessário alterar a pressão nos pneus. Além disso variante não seria exatamente a área de contato e sim o índice de carga do pneu.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30311&page=23
Boa Telmo! ajudou muito a explicação do Flávio. Realmente, não estávamos lembrando do índice de carga. Ele só não foi muito claro se os 4 pneus devem ter a mesma calibragem quando a picape vazia ou se os traseiros devem ter menos ou mais. Pela lógica, incluindo o índice de carga, caçamba vazia, tem menos peso que a frente então pode ter menos pressão pra não pular tanto.
rogeriomasih
29/01/2008, 23:02
Aproveitando o tema do tópico, qual o maior pneu que se pode utilizar em uma ranger com aro 15 sem nenhuma modificação?
Sem raspar em absolutamente nada e sem arrochar as barras de torção: 31".
Talvez um 32" até caiba, acima disso vai pegar ou vai ter que arrochar as barras de torção.
Sem raspar em absolutamente nada e sem arrochar as barras de torção: 31".
Talvez um 32" até caiba, acima disso vai pegar ou vai ter que arrochar as barras de torção.
Exatamente, e 32" ou um 265/75 16 só apertando a torção mesmo.. :concordo:
abs
rogeriomasih
30/01/2008, 10:45
o 31" não equivale ao 265?
265/75 16 = 31.6/10.4
Praticamente a mesma coisa..
[]s
Walter L. L. Casitta
30/01/2008, 18:25
265/75 16 = 31.6/10.4
Praticamente a mesma coisa..
A largura é a mesma mas o diâmetro do 265 é o mesmo do 32"...
FlavioLouveira
31/01/2008, 13:20
Bom, só para dar a minha impressão sobre os pneus...
muita gente se preocupa com o barulho na estrada de um pneu 50/50, e posso afirmar agora que nao tem diferença nenhuma com os scorpions (aquele modelo mais novo 80/20) , nao senti nenhum barulho maior nao...
A aderencia dele no asfalto me parece ser um pouco menor em curvas, mas nada que atrapalhe, faço uns trevos todo dia e percebi uma certa diferença mesmo o scorpion estava mais gasto (50 mil km)
na chuva ele joga agua para todo lado, cria uma nevoa muito grande, o scorpion ´´direcionava´´ o jato de agua no meio da roda, entao nao criava esse splash tao grande...
tbem se nota a quantidade de pedrinhas que se juntam no pneu..e que saem quando vc anda em maior velocidade... nada positivo ou negativo, só estou passando uma caracteristica para quem não conhece...
se durar o tanto que dizem que dura, recomendo muito o pneu!
aoliveira
01/05/2008, 17:49
Exatamente, e 32" ou um 265/75 16 só apertando a torção mesmo.. :concordo:
abs
Ressucitando o tópico. :mrgreen:
Tem que apertar muito a torção? ou um pouquinho já resolve?
O 265/75 16 será que seria melhor? já que o 31 não pega em nada e o 32 resolve com torção...me pergunto se num caberia sem problemas com uma torçãozinha de leve :grin:...queria fugir de levantar muito na torção pois dizem que é ruim pra geometria toda...e empurrar o BL mais pra frente. (o 31 achei que dá pouca diferença pro original).
A pouco, vi noutro tópico por aí que estás indo pros EUA, certo? Faz o seguinte, bota um Kit de Body-Lift de 3" na mala e tá resolvido o assunto!
Qdo chegares de volta compra os 33", instala o BL e tá feito. É a maneira mais fácil e menos doloro$a de meter uns "pneuzões" na viatura.
Ah, tu achas que a relação vai ficar muito longa? Pois é, ganha-se de um lado perde-se do outro... Quer resolver? Aproveita e gasta mais umas doletas, coloca na mala uma relação mais curta pros diferencias... Opa, a brincadeira tá ficando cara? Tá, então dá duas voltas na bomba injetora ou bota uns bicos da Rasch... A brincadeira vai longe...
Não quer mexer em nada? Coloca os 31" e tá resolvido!
Tem 1200 tópicos sobre esses assuntos pelo fórum... procure, leia e decida!
Ou queres que a gente decida por ti? :mrgreen::mrgreen:
[]'s
Ressucitando o tópico. :mrgreen:
Tem que apertar muito a torção? ou um pouquinho já resolve?
O 265/75 16 será que seria melhor? já que o 31 não pega em nada e o 32 resolve com torção...me pergunto se num caberia sem problemas com uma torçãozinha de leve :grin:...queria fugir de levantar muito na torção pois dizem que é ruim pra geometria toda...e empurrar o BL mais pra frente. (o 31 achei que dá pouca diferença pro original).
Cara, isso é meio complicado, varia de carro pra carro, na minha o parafuso já tava no talo, entao tive que pegar um parafuso maior pra poder subir. Na Ranger de um amigo ainda tinha rosca, então ele subiu tranquilo, mas teve q apertar tudo.
A desvantagem é que vc perde curso de suspensão e o carro fica mais duro, ganha um pouco em vão livre do diferencial.. minha opinião? Faria de novo com certeza pois dá outra cara pra picape.
Abs
EDU REIS
03/05/2008, 16:55
Qual o maior pneu que dah pra por da ranger, sem precisar fazer alteracoes tou querendo um 50%/50% o que vcs indicariam, em aracaju vi algumas rangers usando os 317/75/16 yokohama ficou linda, mas ela tava levantada, naum queria levanta-la, quem soubr dah o tok
AMIGO TENHO UMA RANGER 2005 3.0 DIESEL, RODAVA COM UM 245/70/16 ORIGINAL COLOQUEI UM PNEU DUNLOP 265/70/16 FICOU MUITO BOA NÃO PEGA E NEM RASPA EM NADA, ESTOU SATISFEITO, E PERCEBI EM QUE FICOU ANDANDO MAIS E PASSO EM LOMBADA ELETRONICA MARCA 40 KM VELOCIMETRO MARCA 37
Danilo1985
20/10/2014, 20:37
Estou pensando em colocar pneus 235/75/16 na minha ranger. O original é 245/70/16.
mas esse pneu é um pouco dificil de achar. Seria melhor o 235/75 ou 235/70?
Na verdade eu acho o 245 meio pesado pra ranger gasolina.
Eu uso na minha ranger os 255/70 r16 MAXXIS BRAVO AT 771 50/50e estou muito satisfeito.