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Ver Versão Completa : Barra Estabilizadora



Admir
23/10/2007, 08:55
Pessoal..... Vejo falar bastante em barras estabilizadoras mas ainda não ouvi ninguém dizer que realmente ajudou na estabilidade do carro... Gostaria de saber se as barras ajudam akele antigo probleminha da Rural que parece que vai tombar a cada curva.....???

Zepi
23/10/2007, 10:46
Amigo pelo já pesquisei ela aumenta o conforto barrando o rolamento lateral...
Mas não sei o quanto,se é que afeta,o limiar da capotagem.


Abs

Wilson Oliveira Santos
23/10/2007, 22:34
Caros colegas,

A barra estabilizadora força a roda contraria(a que não está recebendo peso) a ficar em contato com o piso, assim, dando mais estabilidade ao veículo. Em minha Rural adaptei a barra estabilizadora na trazeira do Escort L, Pois, é bem robusta, coloquei bieletas do corcel/belina.
Bem, para evitar que o eixo se desloque no sentido contrario ao da curva, deve-se adaptar eixo ou barra de panhard. Chequei a colocar na minha Rural, na frente a do opala e na trazeira do chevet. Porém, retire-as, pois elas travavam de um lado mas pareciam que facilitavam a "capotagem" por outro.

Tarcisio Pinheiro
23/10/2007, 23:16
Caros colegas,

A barra estabilizadora força a roda contraria(a que não está recebendo peso) a ficar em contato com o piso, assim, dando mais estabilidade ao veículo. Em minha Rural adaptei a barra estabilizadora na trazeira do Escort L, Pois, é bem robusta, coloquei bieletas do corcel/belina.
Bem, para evitar que o eixo se desloque no sentido contrario ao da curva, deve-se adaptar eixo ou barra de panhard. Chequei a colocar na minha Rural, na frente a do opala e na trazeira do chevet. Porém, retire-as, pois elas travavam de um lado mas pareciam que facilitavam a "capotagem" por outro.

E ai BLZ!!!:concordo:


Será que o problema neste caso não estaria no dimenssionamento da barra?:pensativo:

A barra das F-1000 (dianteira) é bem reforçada. Seria a solução?:pensativo:


Até!!!!!

Admir
24/10/2007, 09:15
Wilson... não entendi direito mas vc disse que ao colocar as barras Panhad o carro piorou, dai vc teve que tira-las e deixou só as barras estabilizadoras? é isso mesmo?

Zepi
24/10/2007, 11:06
Também não entendi o que o Wilson falou...

Se a barra é para diminuir o rolamento lateral como ela pode forçar a roda contrária a ficar em contato com o solo?Dessa forma estaria contribuindo como o "rolamento lateral".....


Abs

Elmer_Jeep
24/10/2007, 11:32
acho q a barra estabilizadora só é interessante pra CJ's e outras viaturas mais estreitas, no caso da rural e f75 uns amortecedores turbogás e buchas novas nos feixes já melhora bastante.

[]'s sem estabilizadora nas viaturas

Admir
24/10/2007, 11:40
Elmer.... que amortecedores são esses? onde encontro? eles melhoram nas curvas?

Elmer_Jeep
24/10/2007, 11:53
cara, nos CJ's a gente costuma usar os amortecedores Cofap Turbogás GL12343, não sei se as medidas são compatíveis com a Rural/F75 tem que verificar antes pra não dar batente pois pode ser que fique curto na posição aberto ou grande quando fechado.

Mas isso pode ser resolvido modificando os pontos de fixação (pinos onde se encaixa o amortecedor) outro detalhe interessante seria quanto à posição de montagem desses amortecedores, quanto mais na vertical melhor, como nos dianteiros, seria interessante montar os trazeiros na mesma posição, em pé e por fora do chassi, após vários testes fiz assim no meu ex CJ5, ficou uma maravilha mesmo com suspensão spoa (feixes por cima dos eixos).

[]'s

Zepi
24/10/2007, 14:53
Legal essas suas experiências Elmer.
Já havia lido sua impressão sobre amortecedores toyota e Ranger...assim q decidi pelos da ranger.
Mas realmente não sei como se comporta a rural com feixes de toyota,pois com os originais fica bem incômodo...fica dura para passar em obstáculos e qualquer curvinhaela já deita,mas a baixas velocidades....dá um um certo desconforto...por isso pensei em barras estabilizadoras.
A minha pretendo manter as molas por baixo,pois sei a que a barra não interfere no capotamento...
Abs

Elmer_Jeep
24/10/2007, 16:56
Bom, eu não falei em feixes band (ainda) heheh.

A opção dos amortecedores de ranger reposicionados seria uma alternativa de menor custo.

Estive olhando numa rural que tenho aqui no galpão e vi que os amortecedores trazeiros tem a fixação semelhante à dos CJ5, com a parte superior inclinada pra frente, outra coisa que notei também é a falta de espaço entre chassi e roda pra posicioná-los por fora do chassi, então me desculpem por ter dado essa dica no post acima pois esqueci que o chassi de Rural/F75 é mais largo na parte trazeira.
Mas nem tudo está perdido, eles podem continuar por dentro do chassi, apenas pra melhorar a eficiencia no caso dos turbogás seria a modificação nos pinos de fixação pra que fiquem montados na vertical, e reforçando o que falei antes veja como estão e caso seja necessário substitua as buchas dos feixes, verifique também o aperto correto das porcas dos jumelos e com isso acredito que a suspensão mesmo original vai melhorar bastante.

[]'s

Zepi
24/10/2007, 17:06
Bom, eu não falei em feixes band (ainda) heheh.

A opção dos amortecedores de ranger reposicionados seria uma alternativa de menor custo.

Estive olhando numa rural que tenho aqui no galpão e vi que os amortecedores trazeiros tem a fixação semelhante à dos CJ5, com a parte superior inclinada pra frente, outra coisa que notei também é a falta de espaço entre chassi e roda pra posicioná-los por fora do chassi, então me desculpem por ter dado essa dica no post acima pois esqueci que o chassi de Rural/F75 é mais largo na parte trazeira.
Mas nem tudo está perdido, eles podem continuar por dentro do chassi, apenas pra melhora a eficiencia no caso dos turbogás seria a modificação nos pinos de fixação pra que fiquem montados na vertical, e reforçando o que falei antes veja como estão e caso seja necessário substitua as buchas dos feixes, verifique também o aperto correto das porcas dos jumelos e com isso acredito que a suspensão mesmo original vai melhorar bastante.

[]'s



Hehehe...é que falando em turbogás logo viriam os feixes de toy...

A barra eu já tenho guardada com as bieletas novas..
Quanto as buchas são novas em P.U.

Outra coisa Elmer...a posição que ficam os da F75 dá alguma diferença ou é a mesma coisa que inclinados pra frente?


Abs

Elmer_Jeep
24/10/2007, 17:52
cara, até hoje a posição mais eficiente e interessante que encontrei é com os amortecedores na vertical mesmo, os trazeiros da F75 são fixados da mesma forma que os trazeiros da Band que não me agradam nada, tive uma band por 7 anos e sempre observei que as buchas dos amortecedores trazeiros desgastavam com frequencia devido a posição de trabalho dos amortecedores...

[]'s

Zepi
24/10/2007, 18:46
Hum..beleza Elmer...se tudo der certo pretendo colocar dois amortecedores rancho reguláveis...mas só dois...e não sei se coloco na frente ou atrás...(ops!!!)
Vou fazer como vc...coloco testo...troco testo...hehehe!!!
Os outros vou usar turbo gás...
Abs

Wilson Oliveira Santos
24/10/2007, 23:41
Caros colegas,
A Barra Panhard é a responsável pelo correto posicionamento do eixo traseiro ou dianteiro. Sem ela, o eixo poderia ir para um lado e para o outro sem o menor controle nas curvas.
Porém, você sente o inconveniente de jogar o carro para o lado, (efeito lateral da Barra Panhard). Lembrando que fiz adaptações com peças de carro de passeio.
Existe um sistema que realmente funciona para carros mais exigidos. Vejam no sítio abaixo:
Obrigado.
Wilson.
www.amortec.com.br

jijoe_78
25/10/2007, 03:27
Pessoal,
Vale lembrar que barra panhard só tem funcionalidade em carros com molas helicoidais, e não feixes de mola. Como foi mencionado aqui, ela evita o movimento lateral do eixo fixado por barras longitudinais e mola helicoidal, e no caso do feixe de molas não tem esse movimento.
A barra do opala só na parte frontal já é o suficiente. Na parte traseira tem q ser uma barra de pouquíssimo menor diâmetro, para ter ainda um "saculejo" lateral q ajuda na estabilidade e dar direção ao veículo.
[]´s!

Elmer_Jeep
25/10/2007, 11:40
Pessoal,
Vale lembrar que barra panhard só tem funcionalidade em carros com molas helicoidais, e não feixes de mola. Como foi mencionado aqui, ela evita o movimento lateral do eixo fixado por barras longitudinais e mola helicoidal, e no caso do feixe de molas não tem esse movimento.

[]´s!

Também penso dessa forma, mas já vi dois casos de veículos originais com feixes e panhard na dianteira. O primeiro foi um Jeep YJ 92 e o outro foi na F250 4x4. Fiquei meio sem entender a lógica dessa mistura de componentes...

[]'s

jdutra
27/10/2007, 13:23
A minha está com molas de Ranger na traseira com barra estabilizadora e na frente foi feito molas helicoidais. Ficou sensacional o resultado. Vejam algumas fotos...

http://img508.imageshack.us/img508/5269/img6362zb6.th.jpg (http://img508.imageshack.us/my.php?image=img6362zb6.jpg)

http://img98.imageshack.us/img98/3708/img6363zi4.th.jpg (http://img98.imageshack.us/my.php?image=img6363zi4.jpg)

http://img144.imageshack.us/img144/9190/img6365zg7.th.jpg (http://img144.imageshack.us/my.php?image=img6365zg7.jpg)

Att.

Jonas

Elmer_Jeep
27/10/2007, 13:52
Bom, se for pra falar sobre adaptações e modificações existem inúmeras receitas mas acho que o objetivo do tópico não é bem esse.

[]'s

jdutra
27/10/2007, 14:09
Com certeza Elmer....
Mas posso dizer que a barra estabilizadora no meu caso pelo menos ajudou e muito nas curvas a Rural....ela não esta deitando nem perto do que deitava antes...mas como toda a suspensão no geral foi mexida....não sei qual a parcela de ajuda da barra estabilizadora no resultado...por isso na resposta anterior coloquei tudo o que foi modificado nela em relação a suspensão.....

Att.

Jonas

ADRIO DIAS
01/09/2008, 15:32
Pessoal,
ja pesquisei em alguns topicos mas ainda não cheguei em nenhuma conclusão.Gostaria de saber se na opinião de vocês a barra estabilizadora compensaria a falta de estabilidade gerada por uma suspenção SPOA,ou se com SPOA não tem jeito mesmo,é carro só pra trilhas?
:concordo:

leandro_favero
01/09/2008, 16:54
Pessoal,

O mundo perfeito (carro 100% on e off road) existe, mas custa caro!

Jipeiro quer: Altura e curso de suspensão.

Problema: Isso causa instabilidade.

Pra resolver a estabilidade, uma barra estabilizadora ajuda e muito! Porém o lado negativo dela é a redução do curso de suspensão, o que elá fará é levantar a roda deixando apenas 3 rodas no chão e uma no ar.

Solução Perfeita: A Chrysler resolveu esse problema no Wrangler criando uma barra estabilizadora que desaclopa eletronicamente!

Solução Baratinha: Com um sistema de rosca (muito bem feito) pode destravar a barra estabilizadora manulamente antes de ir pra trilha. Ou até mesmo tira-la completamente e deixa-la em casa.

--- Altura

Problema: Altera o centro de gravidade, deixando mais instável ainda.

Solução perfeita: Suspensão a ar, levantando até 8 cm!!! Além de sistema inteligentes que ajustam a suspensão em movimento, quando entra em uma curva, o carro levanta a suspensao do lado de fora da curva e baixa no interior do curva. Exemplo: Range Rover e Porshe Cayman.

Solução baratinha: Monta-se 4 macacos hidraulicos de 1 tonelada no eixo e o feixe de mola em cima do macaco. Antes da trilha levanta-se o macaco e trava o macaco. Deve-se levar em consideração o curso do amortecedor, que quando aberto e quando fechado ainda tem que manter curso de trabalho!

NÂO me responsabilizo pelas soluções baratinhas! Mas funcionam!!! :shock:

ADRIO DIAS
01/09/2008, 19:28
Concordo plenamente contigo Leandro,
acho mesmo que não é tão facil e barato conciliar um carro que va bem nas trilhas e igualmente nas pistas.
Mas no meu caso,como não faço trilhas,to mais preocupado em conciliar altura,estabilidade e baixo custo.
Tá já imagino que isso não é muito facil tambem!!!!!!Mas como não pretendo ter uma Rural que faça curvas a 80Km/h e sim evitar que ela vire uma maria mole devido a sua altura,continuo com a minha pergunta:
Será que a barra estabilizadora compensaria a falta de estabilidade provocada pelo SPOA?
Abraço a todos!!!:concordo:

leandro_favero
02/09/2008, 17:05
Adrio,

Se vc não faz trilha, porque Spoa? Ta usando Pneu muito grande?

Em teoria a barra vai estabilizar mesmo com Spoa.

Veja esse jipe, olha a barra estabilizador como ficou com Spoa.

Elmer_Jeep
02/09/2008, 17:14
Faz um estabilizador desconectável e instala amortecedores turbogás, vai melhorar bastante.

[]'s

ADRIO DIAS
03/09/2008, 08:17
Adrio,

Se vc não faz trilha, porque Spoa? Ta usando Pneu muito grande?

Em teoria a barra vai estabilizar mesmo com Spoa.

Veja esse jipe, olha a barra estabilizador como ficou com Spoa.

Pois é,não que eu vá usar a rural só para ir ao shopping,ate pretendo pegar algumas pistas mais conturbadas mas nada que se compare a uma trilha bem hard.Mas a ideia de usar spoa veio primeiramente pelo visual mais agressivo e tambem pq pretendo usar pneus 33' e alargadores nos eixos.Quero que os penus fiquen propositalmente para fora dos paralamas(claro que vou usar alargadores de paralamas)mas tenho medo que com a suspenção da maneira original(eixo por cima das molas) os pneus peguem nos paralamas com qualquer movimentação da suspenção.
To pensando em utilizar as barras estabilizadoras dianteira e trazeiras da blazer.Pensei em usar estas devido ao peso e altura da Blazer.Mas não sei se esta escolha é correta ,seria esse o parametro para a escolha das barras?
Ah Leandro se voce poder postar a imagem do Jeep eu ficaria grato,pois na sua ultima postagem ela não ficou disponivel.:concordo:

leandro_favero
03/09/2008, 12:28
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=21487&page=8

Segue o link.

Veja que legal a maneira que eles fizeram Spoa.

Elmer_Jeep
03/09/2008, 15:08
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=21487&page=8

Segue o link.

Veja que legal a maneira que eles fizeram Spoa.

Já dei minha opinião lá sobre o tal kit, não gostei nem um pouco...

Aqui tem algumas fotos do trampo que fiz no meu ex CJ5 em 2005: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4615&page=11
nas paginas seguintes tem algumas fotos do estabilizador descontectável que instalei, realmente melhora bastante no on-road, mas devido o modelo de estabilizador eu resolvi retirar quando instalei jumelos revolver pois mesmo desconectado ainda limitava um pouco o curso da suspensão em erosões e rochas.

[]'s

ADRIO DIAS
03/09/2008, 19:09
Esse forum é mesmo uma mão na roda!!!!:D
Primeiramente gostaria de agradecer ao Elmer e ao Leandro pelas colaborações,estão sendo de grande utilidade.
Olhando as suas fotos Elmer me surgiram mais algumas duvidas.
No seu Jeep antes do SPOA você utilizava pneus 35'?Se sim,tu achas que pneus 33' caberiam na minha Rural (lembrando que eles ficariam em torno de + ou - 5cm para fora dos paralamas e que eu uso como calços de carroceria coxins do motor de Opala) sem que eu precisa se SPOA e sem perigo de que os pneus pegasem a lataria?
Eu tambem gostaria de saber se esta peça circulada na foto foi adaptada de algum veiculo,se ela faz parte da barra do 608 ou se você a fez no torneiro?
Sei que o objetivo deste topico é sobre assuntos relacionados a "Barras estabilizadoras" mas como eu não sabia como fazer estas perguntas e adicionar a foto ao mesmo tempo,ve se da essa força:concordo:.
Se quiser me responder por MPpara não desvirtuar o topico ta blz!!!
Abração.

Elmer_Jeep
04/09/2008, 09:26
Vamos lá,


No seu Jeep antes do SPOA você utilizava pneus 35'?Se sim,tu achas que pneus 33' caberiam na minha Rural (lembrando que eles ficariam em torno de + ou - 5cm para fora dos paralamas e que eu uso como calços de carroceria coxins do motor de Opala) sem que eu precisa se SPOA e sem perigo de que os pneus pegasem a lataria?

Eu utilizava pneus 35 mas a viatura tinha feixes band e as caixas de roda eram recortadas, também tinha coxins de opala na carroceria mesmo assim vivia raspando pneu nos paralamas.
Pelo formato dos paralamas da Rural com certeza os pneus vão pegar quando um lado da suspensão comprimir...


Eu tambem gostaria de saber se esta peça circulada na foto foi adaptada de algum veiculo,se ela faz parte da barra do 608 ou se você a fez no torneiro?

Eu retrabalhei essa peça no torno pra poder fazer a montagem dos terminais de 608, aqui tem um topico explicando passo a passo: Terminal de 608, como faço? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=12028)

Além desse sistema de montagem temos outras opções também bastante seguras e eficientes que vc pode conferir e tirar suas conclusões nesse outro tópico aqui: Barra de direção - liga roda a roda (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4412&page=5)

Veja os topicos pra ficar por dentro do assunto e depois poste aqui o resultado da sua avaliação.

[]'s