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Ver Versão Completa : Hodômetro da Ranger Parado



IGORFROTA
23/10/2007, 08:28
Pessoal, desde domingo, depois do último abastecimento onde zerei o hodômetro, este parou de marcar a kilometragem.
Tanto o medidor parcial quando o totas estão parados.
O velocímetro funciona normalmente.
Alguém tem ideia do que pode ser ???

Vlw

Allan Nielsen
23/10/2007, 11:17
Igor,
acho que o problemas esta no proprio painel, pois não existe nenhuma ligação mecanica (cabo de velocimetro etc) do painel com o resto do carro. Tem apenas um fio que vem do sensor de velocidade que entra no painel fazendo funcionar o velocimetro (e este ta funcionando) e odometro.

É provavel que quando vc zerou o parcial, a pressão do botão de reset do parcial tenha "encavalado" as engrenagens do odometro ou algum outro tipo de pane no local. Esperimente dar umas "porradas" no botão do reset inclusive com o veiculo em movimento.

boa sorte

Edintruder
23/10/2007, 11:47
Pode ter quebrado a engrenagem... Só abrindo o painel para ver.

IGORFROTA
23/10/2007, 16:39
Muito trabalhoso Edin ?????
Por onde começa ?

RezendeDF
23/10/2007, 17:24
Em odômetros analógicos não pode zerar com o carro em movimento.

Experiência própria.

NUNCA FAÇA ISSO!

cbridi
23/10/2007, 17:34
Muito trabalhoso Edin ?????
Por onde começa ?

Por aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=33225 :-)

rogeriomasih
23/10/2007, 23:42
PUTZ...sou especialista tem fazer isso...tenho dado sorte. Obrigado pela dica.


Em odômetros analógicos não pode zerar com o carro em movimento.

Experiência própria.

NUNCA FAÇA ISSO!

Kim
24/10/2007, 00:04
Aproveitando...

Bem, sobreo marcador, na minha ocorreu um problema parecido, o que fiz foi apertar o "reset" varias vezes, até que resolveu, tá funcionando!!

Bem, de carona venho perguntar qual fio cortar para que se elimine o limitador de velocidade, pois chega em 160km/h ela corta e não vai mais, queria que fosse um pouco mais!!!

Abraços.

Kim.

Edintruder
24/10/2007, 14:11
Tem que mexer no módulo, pois deve ter algum "jumper" que define o limitador em funcionamento.

Em relação à zerar em movimento, estou na turma do Rogério!

brunobotosso
17/04/2010, 09:46
Oi pessoal, venho ressucitar este tópico pois estou com um problema parecido. O meu hodometro está muito estranho porque ás vezes funciona e de repente para. Alguém já teve esse problema e conseguiu arrumar? Será que são as engrenagens do painel mesmo? Vou ter que desmontar tudo? Dá preguiça só de pensar...

Edintruder
17/04/2010, 11:55
Pode ser mau contato ou alguma solda quebrada pelo painel.

brunobotosso
21/04/2010, 11:36
O meu velocímetro funciona perfeitamente. Nunca parou. É o mesmo cabo que movimenta o velocímetro e hodômetro?

Capiroto
20/10/2011, 19:53
Em odômetros analógicos não pode zerar com o carro em movimento.

Experiência própria.

NUNCA FAÇA ISSO!


Merda! Ta explicada a causa do meu problema! Tem conserto?? É simples??

Edintruder
20/10/2011, 20:16
Eu sempre zerei quando saio do posto, e só lembro quando estou andando, e NUNCA deu galho em carro nenhum que tive. Experimenta desmontar o painel e procurar por algo desconectado ou quebrado.

Walter L. L. Casitta
21/10/2011, 12:13
O meu velocímetro funciona perfeitamente. Nunca parou. É o mesmo cabo que movimenta o velocímetro e hodômetro?

Não tem cabo, é eletrônico...

marciomeurer
21/10/2011, 17:51
Não tem cabo, é eletrônico...

o velocímetro também é eletrônico, pode ser painel ou central do ABS (se tiver)

Marcelo Daniel
07/03/2017, 23:55
Estou com o mesmo problema... O velocímetro funciona, e os dois hodômetros não! Eu troquei o painel, e o problema continuou exatamente o mesmo. Estou suspeitando que são sensores diferentes... o da velocidade e o da kilometragem!

Antônio Spezzotto
02/02/2018, 13:53
Cara estava lendo o tópico sobre odômetro da ranger, e é o seguinte. Depois de tentar bater no painel como um de nossos amigos disse, apertar o botão zerar com carro em movimento não funcionou. Decidi desmontar o painel. Depois de vários parafusos retirei a parte de instrumentos então com auxílio de uma pequena espátula retirei os relógios. Pude perceber que existe um pequeno motor elétrico que faz girar as engrenagens dos dois odômetros. Não indico de forma alguma BATER NO PAINEL. O problema do meu era a trava desse motor elétrico solta, quebrada, talvez tenha quebrado devido a tripidação ou até mesmo pelos tapas. Encaixei ele no lugar, colei o motor na base com araldite de forma que se caso precise retirar seja fácil e montei. Funciona! Mas aviso para os amigos, não batem, não de pancadas no painel em ipotese alguma. Só quem já desmontou sabe o quão frágil é.

Antônio Spezzotto
02/02/2018, 13:56
Estou com o mesmo problema... O velocímetro funciona, e os dois hodômetros não! Eu troquei o painel, e o problema continuou exatamente o mesmo. Estou suspeitando que são sensores diferentes... o da velocidade e o da kilometragem!

Carinha, o problema é o mesmo do meu. Motor elétrico solto dentro do painel. Desmontar e colar fixar o motor no lugar de origem. Ele quebra uma trava e o motor elétrico fica (penso) dificultando o encaixe das engrenagens

TatudeKichute
25/02/2023, 10:14
Ressuscitando o tópico,
Minha Ranger 2001 marca os km de repente para, bem de lua tem dia que Marca 5km aí Para aí só volta a funcionar no outro dia, as vezes marca uns 10km e para de novo.ja abri o painel e está TD conectado certinho

klemba
02/03/2023, 16:03
Ressuscitando o tópico,Minha Ranger 2001 marca os km de repente para, bem de lua tem dia que Marca 5km aí Para aí só volta a funcionar no outro dia, as vezes marca uns 10km e para de novo.ja abri o painel e está TD conectado certinhotem q abrir o painel, chegar etá o motor que faz as engrenagens girar, se hora marca hora não, a eletrônica esta OK, pode ter soltado o motor do encaixe dele ou mesmo ter uma engrenagem solta ou desgastada, se tem experiência e paciência consegue desmontar em casa, mais não é um trabalho simples.

RicardoFLN
02/03/2023, 16:36
tem q abrir o painel, chegar etá o motor que faz as engrenagens girar, se hora marca hora não, a eletrônica esta OK, pode ter soltado o motor do encaixe dele ou mesmo ter uma engrenagem solta ou desgastada, se tem experiência e paciência consegue desmontar em casa, mais não é um trabalho simples.

Mas antes vai no sensor do ABS no diferencial traseiro, que ele também cata o sinal do hodometro/velocímetro. Veja se não há mau contato por lá. Até mesmo porque invariavelmente vais acabar quebrando alguma orelinha ou nervura da moldura do painel para retira-lo....rsrs

Sds.

TatudeKichute
08/03/2023, 09:00
tem q abrir o painel, chegar etá o motor que faz as engrenagens girar, se hora marca hora não, a eletrônica esta OK, pode ter soltado o motor do encaixe dele ou mesmo ter uma engrenagem solta ou desgastada, se tem experiência e paciência consegue desmontar em casa, mais não é um trabalho simples.

Pior que ja abri o painel mais de uma vez hehe pra trocar as lampadas, e tbm verifiquei o motor e as engrenagens q aparentemente esta td ok no lugar e nada quebrado

TatudeKichute
08/03/2023, 09:01
Mas antes vai no sensor do ABS no diferencial traseiro, que ele também cata o sinal do hodometro/velocímetro. Veja se não há mau contato por lá. Até mesmo porque invariavelmente vais acabar quebrando alguma orelinha ou nervura da moldura do painel para retira-lo....rsrs

Sds.

Creio se fosse no sensor o velocimetro tbm pararia ou estou errado? Pq o velocimetro nunca deu problema

RicardoFLN
08/03/2023, 17:32
Creio se fosse no sensor o velocimetro tbm pararia ou estou errado? Pq o velocimetro nunca deu problema

Ah sim. Então é pepino exclusivo do hodômetro.

Sds.