PDA

Ver Versão Completa : Combustivel - querosene x diesel

mjps
22/10/2007, 23:45
Alguem sabe informar qual a quantidade ideal de querosene para se misturar ao diesel, para a limpeza dos bicos?
O ideal é de quanto em quanto tempo?
Saudações

Walter L. L. Casitta
23/10/2007, 08:11
Alguem sabe informar qual a quantidade ideal de querosene para se misturar ao diesel, para a limpeza dos bicos?
O ideal é de quanto em quanto tempo?
Saudações

Bicos não precisam de limpeza. A necessidade de limpeza é um mito criado pelo fabricantes de produtos pra essa finalidade...

ramonpoa
23/10/2007, 08:32
tem gente que entende bem mais por aqui... mas deixa eu dar meu pitaco...

em motores eletrônicos use o diesel aditivado, pois o "aditivo" é - em verdade - um detergente - paa limpeza gradual do sistema. Nos motores não eletrônicos, diesel comum...

o mesmo ocorre na gasolina, aditivada para carros injetados e comum para carburados.

o "querosene" sempre foi um "mito/realidade" entre caminhoneiros por causa do clima frio. Antigamente, como a qualidade de refino do diesel era ruim (muita parafina) tendia a "engrossar" no inverno, dificultando as partidas. Usavam o querosene para rodar melhor (aumentava o ponto de congelamento do diesel).

Hoje em dia não é mais comum isso e, mesmo no inverno, não há problemas com o diesel.

Conheço gente que usa meio a meio (diesel/querosene) até hoje.... portanto... se quiseres fazer experiência.... pode colocar 20% ... (se fosse bom, a fábrica recomendava).

Além de um ou dois que conheço por aqui, só vi abastecimentos compartilhados no sul do chile e na terra do fogo (argentina) onde bombas de querosene ficam do lado das de diesel.... Mesmo assim, fui para lá no invernão (20 abaixo de zero) e usei só tubinho de antigongelante no diesel, não me arriscando no querosene.

Creio que nos motores que não são eletrônicos, o querosene não faça mal. Mas e seu problema é de engasgo ou está sentindo alguma coisa "suja" ou "trancada", melhor fazer uma limpeza do que ficar dando uma de "quimico".

Abraços

Ramon

JairoM
23/10/2007, 12:07
Se os bicos estiverem REALMENTE sujos (por impurezas do diesel), ai sim um limpeza fará bem.

Tira-se os bicos, coloca-se numa cuba de ultra-som, e ai sim, com uso de detergentes se faz a limpeza. Depois disso jato de ar, e so entao recoloca-se o bico no lugar.

Meu vizinho que tem uma L-200 ate mais nova que a minha, fez, e gostou muito do resultado. Disse que o motor deixou de dar umas engasgadas que dava antes da limpeza. Segundo ele, o motor ficou mais "arredondado".

A minha tá com 160.000K e eu nunca fiz isso..... se está sujo eu não sei, mas que funciona bem, isso funciona.....

Edintruder
23/10/2007, 12:08
Muito usei querosene misturado ao diesel, mas faz muito tempo que não faço isso. Atualmente coloco meio litro de óleo lubrificante no tanque de diesel para preservar o sistema de injeção de desgastes acentuados e reduzir corrosão devido à presença de água no diesel.

mjps
23/10/2007, 12:12
Qual percentual vc usava?

Abrç.

Dinho_BH
23/10/2007, 12:17
...coloco meio litro de óleo lubrificante no tanque de diesel para preservar o sistema de injeção de desgastes acentuados e reduzir corrosão devido à presença de água no diesel.

Edintruder, :grin:

Algum óleo específico?

Abraços.

Miranda
23/10/2007, 12:40
conheço um cara que coloca 2L a cada tanque q ele completa da F250...
disse q a pickup ate melhorou um pouco, em rendimento.

Sobre a fábrica recomendar, os mecaninos da FORD aqui recomendaram 10L a cada 10~15mil km..

Dieselboy
23/10/2007, 12:50
Miranda

Postei uma pergunta p/ vc no tópico :arrow: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=479162#post479162

Eliseu
23/10/2007, 13:36
.....em motores eletrônicos use o diesel aditivado, pois o "aditivo" é - em verdade - um detergente - paa limpeza gradual do sistema. Nos motores não eletrônicos, diesel comum.......Abraços

Ramon

Concordo em parte. Recomendo usar sempre, e em todos os motores, o combustível aditivado, pois como o Ramon escreveu, ele tem aditivos e detergentes, que só trazem benefícios, quanto a limpeza e manutenção automática do sistema de injeção. A meu ver, só justificaria os caminhões usarem o diesel comum pelo grande volume de combustível gasto e quilometragem percorrida, onde se teria uma real economia em R$. Para veículos leves, a economia de usar o combustível mais barato se perde pela necessidade de regularmente fazer uma limpeza do sistema de injeção. []`s

shimomoto
23/10/2007, 18:41
Hoje a international recomenda adição de querosene apenas em situações de frio intenso, onde a temperatura ambiente chegue a menos de 0°C.

Particularmente eu não colocaria querosene no sistema. Um diesel bom e uma revisão também boa no sistema acho que é mais compensatório que a colocação de querosene.

Abraços

Bianor
23/10/2007, 21:08
È bom lembrar que o diesel tem propriedades lubrificantes que o querozene não tem.
Logo a vida útil dos componentes que precisam desta lubricidade, bombas rotativas VE, será prejudicada.
O diesel moderno "podium" tem propriedades detergentes e pode funcionar a esta temperatura.
Cuidado para não dar tiro no pé.

Eliseu
24/10/2007, 02:26
A querosene não traz nenhuma vantagem sobre o diesel aditivado. Além disso, o diesel pódium é especialmente indicado para temperaturas extremamente baixas, como muito acontece no sul do BR, onde a parafina existente tende a congelar, coisa inexistente na Pódium (ou em mínimas quantidades). []`s

MAUROMENEZES
22/11/2007, 00:10
Se a bomba é lubrificada pelo próprio Diesel, não é recomendado o Diesel aditivado, pois este limpa demais os componentes internos, mas se a bomba é lubrificada por óleo lubrificante, não se vê problemas. O colega falou uma grande verdade quanto à limpeza de bicos, isto é um mito. Os bicos trabalham com pressões para sua abertura, abrindo em dois estágios (primário e secundário), e com o tempo eles as molas internas se cansam, provocando com isto a abertura antecipada, provocando aumento de consumo e emissão de fumaça em excesso. Neste caso, deve-se remover os bicos pra limpeza e nova regulagem através da instalação de arruelas, aumentando a pressão de abertura. Quanto à limpeza, esquece.....

Frederico Mendes
24/11/2012, 23:26
Motor diesel com Bomba Injetora (mwm 2.8), utilizando S50, com pouco enxofre, danificaria o motor por falta de lubrificação?
Poderia utilizar 1 litro de querosene no abastecimento para que isso nao ocorra?
TEnho amigos com Troller 2.8, que colocam um litro de querosene em cada duas abastecidas.
Faz sentido isso, ou é mais um mito?

Junior-L200Power
25/11/2012, 11:30
Motor diesel com Bomba Injetora (mwm 2.8), utilizando S50, com pouco enxofre, danificaria o motor por falta de lubrificação?
Poderia utilizar 1 litro de querosene no abastecimento para que isso nao ocorra?
TEnho amigos com Troller 2.8, que colocam um litro de querosene em cada duas abastecidas.
Faz sentido isso, ou é mais um mito?

Olha amigo, sei que vai dar o que falar isso aqui, mas eu pelos inúmeros relatos já lidos inclusive da própria BOSCH, não abasteceria carro com bomba injetora usando S50 de jeito nenhum...
Use o Diesel comum e seja feliz...deixe o S50 para os motores eletrônicos que são injeção direta e não tem bomba para estragar!!
Se for para desencarno de conciência, use um Diesel já aditivado na bomba e rode tranquilo...
Melhor do que tudo isso que falei antes é ESCOLHA UM POSTO QUE OFEREÇA UM COMBUSTÍVEL DE QUALIDADE, SEJA ELE QUAL FOR!!

Abraço!!!

Fabiobiker
08/07/2017, 07:32
Olha amigo, sei que vai dar o que falar isso aqui, mas eu pelos inúmeros relatos já lidos inclusive da própria BOSCH, não abasteceria carro com bomba injetora usando S50 de jeito nenhum...
Use o Diesel comum e seja feliz...deixe o S50 para os motores eletrônicos que são injeção direta e não tem bomba para estragar!!
Se for para desencarno de conciência, use um Diesel já aditivado na bomba e rode tranquilo...
Melhor do que tudo isso que falei antes é ESCOLHA UM POSTO QUE OFEREÇA UM COMBUSTÍVEL DE QUALIDADE, SEJA ELE QUAL FOR!!

Abraço!!!

Esse assunto do melhor diesel é polemico demais. A fundo, nunca achei um estudo que comprove ou não a eficacia ou os danos a longo prazo nos diversos tipos de sistemas.
Quanto ao querosene, eu trabalho na aviação e tenho acesso em abundancia ao QAV, querosene de aviação, que é o mais nobre combustivel extraido do pretróleo, e posso dizer, é ótimo. Coloco de 40 litros no tanque da minha Tracker diesel RHZ, e fazia o mesmo no MWM 2.8 eletronico da XT, sem problemas. Não dá cheiro, não dá fumaça e o motor e sistemas sempre limpo, óleo sempre claro, enfim, não vi problemas até hoje. Quanto ao desempenho melhorar, é mito, não sinto qualquer diferença.
A ideia de colocar meio litro de óleo lubrificante no tanque que um dos colegas falou ai, é interessante.
Abraços.
Fabio

Sergio c
08/07/2017, 08:23
Fabio, e quanto custa p vc o litro dessa querosene de aviação?

Fabiobiker
08/07/2017, 14:38
Fabio, e quanto custa p vc o litro dessa querosene de aviação?

3 reais e eu uso o que e drenado dos avioes tambem.

abraços.

VOVÔ DO TROLLER
08/07/2017, 15:47
Esse assunto do melhor diesel é polemico demais. A fundo, nunca achei um estudo que comprove ou não a eficacia ou os danos a longo prazo nos diversos tipos de sistemas.
Quanto ao querosene, eu trabalho na aviação e tenho acesso em abundancia ao QAV, querosene de aviação, que é o mais nobre combustivel extraido do pretróleo, e posso dizer, é ótimo. Coloco de 40 litros no tanque da minha Tracker diesel RHZ, e fazia o mesmo no MWM 2.8 eletronico da XT, sem problemas. Não dá cheiro, não dá fumaça e o motor e sistemas sempre limpo, óleo sempre claro, enfim, não vi problemas até hoje. Quanto ao desempenho melhorar, é mito, não sinto qualquer diferença.
A ideia de colocar meio litro de óleo lubrificante no tanque que um dos colegas falou ai, é interessante.
Abraços.
Fabio
Boa tarde Fábio. Vc coloca 40 litros de querosene por tanque na Tracker? Valeu