Ver Versão Completa : Combustivel - querosene x diesel
Alguem sabe informar qual a quantidade ideal de querosene para se misturar ao diesel, para a limpeza dos bicos?
O ideal é de quanto em quanto tempo?
Saudações
Walter L. L. Casitta
23/10/2007, 08:11
Alguem sabe informar qual a quantidade ideal de querosene para se misturar ao diesel, para a limpeza dos bicos?
O ideal é de quanto em quanto tempo?
Saudações
Bicos não precisam de limpeza. A necessidade de limpeza é um mito criado pelo fabricantes de produtos pra essa finalidade...
ramonpoa
23/10/2007, 08:32
tem gente que entende bem mais por aqui... mas deixa eu dar meu pitaco...
em motores eletrônicos use o diesel aditivado, pois o "aditivo" é - em verdade - um detergente - paa limpeza gradual do sistema. Nos motores não eletrônicos, diesel comum...
o mesmo ocorre na gasolina, aditivada para carros injetados e comum para carburados.
o "querosene" sempre foi um "mito/realidade" entre caminhoneiros por causa do clima frio. Antigamente, como a qualidade de refino do diesel era ruim (muita parafina) tendia a "engrossar" no inverno, dificultando as partidas. Usavam o querosene para rodar melhor (aumentava o ponto de congelamento do diesel).
Hoje em dia não é mais comum isso e, mesmo no inverno, não há problemas com o diesel.
Conheço gente que usa meio a meio (diesel/querosene) até hoje.... portanto... se quiseres fazer experiência.... pode colocar 20% ... (se fosse bom, a fábrica recomendava).
Além de um ou dois que conheço por aqui, só vi abastecimentos compartilhados no sul do chile e na terra do fogo (argentina) onde bombas de querosene ficam do lado das de diesel.... Mesmo assim, fui para lá no invernão (20 abaixo de zero) e usei só tubinho de antigongelante no diesel, não me arriscando no querosene.
Creio que nos motores que não são eletrônicos, o querosene não faça mal. Mas e seu problema é de engasgo ou está sentindo alguma coisa "suja" ou "trancada", melhor fazer uma limpeza do que ficar dando uma de "quimico".
Abraços
Ramon
Se os bicos estiverem REALMENTE sujos (por impurezas do diesel), ai sim um limpeza fará bem.
Tira-se os bicos, coloca-se numa cuba de ultra-som, e ai sim, com uso de detergentes se faz a limpeza. Depois disso jato de ar, e so entao recoloca-se o bico no lugar.
Meu vizinho que tem uma L-200 ate mais nova que a minha, fez, e gostou muito do resultado. Disse que o motor deixou de dar umas engasgadas que dava antes da limpeza. Segundo ele, o motor ficou mais "arredondado".
A minha tá com 160.000K e eu nunca fiz isso..... se está sujo eu não sei, mas que funciona bem, isso funciona.....
Edintruder
23/10/2007, 12:08
Muito usei querosene misturado ao diesel, mas faz muito tempo que não faço isso. Atualmente coloco meio litro de óleo lubrificante no tanque de diesel para preservar o sistema de injeção de desgastes acentuados e reduzir corrosão devido à presença de água no diesel.
Qual percentual vc usava?
Abrç.
Dinho_BH
23/10/2007, 12:17
...coloco meio litro de óleo lubrificante no tanque de diesel para preservar o sistema de injeção de desgastes acentuados e reduzir corrosão devido à presença de água no diesel.
Edintruder, :grin:
Algum óleo específico?
Abraços.
conheço um cara que coloca 2L a cada tanque q ele completa da F250...
disse q a pickup ate melhorou um pouco, em rendimento.
Sobre a fábrica recomendar, os mecaninos da FORD aqui recomendaram 10L a cada 10~15mil km..
Dieselboy
23/10/2007, 12:50
Miranda
Postei uma pergunta p/ vc no tópico :arrow: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=479162#post479162
.....em motores eletrônicos use o diesel aditivado, pois o "aditivo" é - em verdade - um detergente - paa limpeza gradual do sistema. Nos motores não eletrônicos, diesel comum.......Abraços
Ramon
Concordo em parte. Recomendo usar sempre, e em todos os motores, o combustível aditivado, pois como o Ramon escreveu, ele tem aditivos e detergentes, que só trazem benefícios, quanto a limpeza e manutenção automática do sistema de injeção. A meu ver, só justificaria os caminhões usarem o diesel comum pelo grande volume de combustível gasto e quilometragem percorrida, onde se teria uma real economia em R$. Para veículos leves, a economia de usar o combustível mais barato se perde pela necessidade de regularmente fazer uma limpeza do sistema de injeção. []`s
shimomoto
23/10/2007, 18:41
Hoje a international recomenda adição de querosene apenas em situações de frio intenso, onde a temperatura ambiente chegue a menos de 0°C.
Particularmente eu não colocaria querosene no sistema. Um diesel bom e uma revisão também boa no sistema acho que é mais compensatório que a colocação de querosene.
Abraços
È bom lembrar que o diesel tem propriedades lubrificantes que o querozene não tem.
Logo a vida útil dos componentes que precisam desta lubricidade, bombas rotativas VE, será prejudicada.
O diesel moderno "podium" tem propriedades detergentes e pode funcionar a esta temperatura.
Cuidado para não dar tiro no pé.
A querosene não traz nenhuma vantagem sobre o diesel aditivado. Além disso, o diesel pódium é especialmente indicado para temperaturas extremamente baixas, como muito acontece no sul do BR, onde a parafina existente tende a congelar, coisa inexistente na Pódium (ou em mínimas quantidades). []`s
MAUROMENEZES
22/11/2007, 00:10
Se a bomba é lubrificada pelo próprio Diesel, não é recomendado o Diesel aditivado, pois este limpa demais os componentes internos, mas se a bomba é lubrificada por óleo lubrificante, não se vê problemas. O colega falou uma grande verdade quanto à limpeza de bicos, isto é um mito. Os bicos trabalham com pressões para sua abertura, abrindo em dois estágios (primário e secundário), e com o tempo eles as molas internas se cansam, provocando com isto a abertura antecipada, provocando aumento de consumo e emissão de fumaça em excesso. Neste caso, deve-se remover os bicos pra limpeza e nova regulagem através da instalação de arruelas, aumentando a pressão de abertura. Quanto à limpeza, esquece.....
Frederico Mendes
24/11/2012, 23:26
Motor diesel com Bomba Injetora (mwm 2.8), utilizando S50, com pouco enxofre, danificaria o motor por falta de lubrificação?
Poderia utilizar 1 litro de querosene no abastecimento para que isso nao ocorra?
TEnho amigos com Troller 2.8, que colocam um litro de querosene em cada duas abastecidas.
Faz sentido isso, ou é mais um mito?
Junior-L200Power
25/11/2012, 11:30
Motor diesel com Bomba Injetora (mwm 2.8), utilizando S50, com pouco enxofre, danificaria o motor por falta de lubrificação?
Poderia utilizar 1 litro de querosene no abastecimento para que isso nao ocorra?
TEnho amigos com Troller 2.8, que colocam um litro de querosene em cada duas abastecidas.
Faz sentido isso, ou é mais um mito?
Olha amigo, sei que vai dar o que falar isso aqui, mas eu pelos inúmeros relatos já lidos inclusive da própria BOSCH, não abasteceria carro com bomba injetora usando S50 de jeito nenhum...
Use o Diesel comum e seja feliz...deixe o S50 para os motores eletrônicos que são injeção direta e não tem bomba para estragar!!
Se for para desencarno de conciência, use um Diesel já aditivado na bomba e rode tranquilo...
Melhor do que tudo isso que falei antes é ESCOLHA UM POSTO QUE OFEREÇA UM COMBUSTÍVEL DE QUALIDADE, SEJA ELE QUAL FOR!!
Abraço!!!
Fabiobiker
08/07/2017, 07:32
Olha amigo, sei que vai dar o que falar isso aqui, mas eu pelos inúmeros relatos já lidos inclusive da própria BOSCH, não abasteceria carro com bomba injetora usando S50 de jeito nenhum...
Use o Diesel comum e seja feliz...deixe o S50 para os motores eletrônicos que são injeção direta e não tem bomba para estragar!!
Se for para desencarno de conciência, use um Diesel já aditivado na bomba e rode tranquilo...
Melhor do que tudo isso que falei antes é ESCOLHA UM POSTO QUE OFEREÇA UM COMBUSTÍVEL DE QUALIDADE, SEJA ELE QUAL FOR!!
Abraço!!!
Esse assunto do melhor diesel é polemico demais. A fundo, nunca achei um estudo que comprove ou não a eficacia ou os danos a longo prazo nos diversos tipos de sistemas.
Quanto ao querosene, eu trabalho na aviação e tenho acesso em abundancia ao QAV, querosene de aviação, que é o mais nobre combustivel extraido do pretróleo, e posso dizer, é ótimo. Coloco de 40 litros no tanque da minha Tracker diesel RHZ, e fazia o mesmo no MWM 2.8 eletronico da XT, sem problemas. Não dá cheiro, não dá fumaça e o motor e sistemas sempre limpo, óleo sempre claro, enfim, não vi problemas até hoje. Quanto ao desempenho melhorar, é mito, não sinto qualquer diferença.
A ideia de colocar meio litro de óleo lubrificante no tanque que um dos colegas falou ai, é interessante.
Abraços.
Fabio
Sergio c
08/07/2017, 08:23
Fabio, e quanto custa p vc o litro dessa querosene de aviação?
Fabiobiker
08/07/2017, 14:38
Fabio, e quanto custa p vc o litro dessa querosene de aviação?
3 reais e eu uso o que e drenado dos avioes tambem.
abraços.
VOVÔ DO TROLLER
08/07/2017, 15:47
Esse assunto do melhor diesel é polemico demais. A fundo, nunca achei um estudo que comprove ou não a eficacia ou os danos a longo prazo nos diversos tipos de sistemas.
Quanto ao querosene, eu trabalho na aviação e tenho acesso em abundancia ao QAV, querosene de aviação, que é o mais nobre combustivel extraido do pretróleo, e posso dizer, é ótimo. Coloco de 40 litros no tanque da minha Tracker diesel RHZ, e fazia o mesmo no MWM 2.8 eletronico da XT, sem problemas. Não dá cheiro, não dá fumaça e o motor e sistemas sempre limpo, óleo sempre claro, enfim, não vi problemas até hoje. Quanto ao desempenho melhorar, é mito, não sinto qualquer diferença.
A ideia de colocar meio litro de óleo lubrificante no tanque que um dos colegas falou ai, é interessante.
Abraços.
Fabio
Boa tarde Fábio. Vc coloca 40 litros de querosene por tanque na Tracker? Valeu