Conectar

Ver Versão Completa : Motor a Gasolina x Diesel

Sandro Tannuri
20/05/2004, 23:30
Só não concordo quando dizem que o motor a gasolina é melhor que o diesel; pelo menos os motores que uso o maxion 2.5 da land (1KG na turbina) e o MWM 2.8 do JPW (1,2 Kg na turbina) não troco por nenhum gasolina, tem torque e sobem de giro muito rápido, atingindo 4500 RPM sem mudar de marcha; problema ? não sei o que é isso com estes motores, nunca falham, não estragam, funcionam debaixo dágua, de lado, etc.

No Brasil criou-se um falso status com relação ao diesel, as pessoas pagam uma fortuna para ter um carro a diesel e na maioria das vezes a gasolina seria a melhor pedida.
Com relação ao Trial poderia falar sobre as diferenças teoricas que envolvem a briga gasolina x diesel mas prefiro economizar meu teclado e simplesmente perguntar, tem diesel no Rock Crawling? Tem diesel no TTC? Motor diesel é otimo para caminhões , navios, trens e demais paquidermes, para veiculos ageis a gasolina é insuperavel.
Falo isso a vontade porque tenho os dois motores na garagem(Wrangler e Frontier) e ja fiz muita trilha com os dois ( Land 90 e Wrangler)

Abraços,

Luis Assis
21/05/2004, 00:39
Motor diesel é otimo para caminhões , navios, trens e demais paquidermes, para veiculos ageis a gasolina é insuperavel.

ka ka ka ka ka :shock: :D :shock: :D :shock: :D :shock: :D ...

Mais uma pérola de nosso amigo Sandro.... Jamais vou me esquecer certo tópico que ele disse, que não gostava de jipe com exterior fora do original, pois fica parecendo "Mula de Cigano"!!!! :D :D

[]'s concordando que motor Diesel, é pra paquiderme mesmo... Ja andei muito de Silverado Diesel 6 canecos, e olhe essa anda....
Gustavo

Nando
21/05/2004, 10:41
No Brasil criou-se um falso status com relação ao diesel, as pessoas pagam uma fortuna para ter um carro a diesel e na maioria das vezes a gasolina seria a melhor pedida.
Com relação ao Trial poderia falar sobre as diferenças teoricas que envolvem a briga gasolina x diesel mas prefiro economizar meu teclado e simplesmente perguntar, tem diesel no Rock Crawling? Tem diesel no TTC? Motor diesel é otimo para caminhões , navios, trens e demais paquidermes, para veiculos ageis a gasolina é insuperavel.
Falo isso a vontade porque tenho os dois motores na garagem(Wrangler e Frontier) e ja fiz muita trilha com os dois ( Land 90 e Wrangler)

Sandro, nos eventos de RockCrawling sim, precisa de muita potência e torque para subir aqueles baita paredões de pedra, coisa que o motor a gasolina viabiliza com muito mais facilidade. Mas como o próprio nome diz, não exite lama, atoleiro, buraco fundo......ou seja, não tem o problema da agua!
Fiz o Verde 1 mês passado e foi engraçado ver os CJs (com pneus cross, tomada de ar alta, um até era blocado) arregando pelo aborto quando viam um buraquinho com agua. Acho estranho ter um jipe que sobe parede mas que não consegue entrar em um tanque tranquilo, ou atravessar um rio, obstaculos muito comuns em trilhas por aqui.
Se estiver falando de Rockcrawlinig e Edurances da vida, concordo com vc, mas de resto, na trilha simplesmente o Diesel é pau pra toda obra e não abre o bico, e se estiver bem preparado, pode andar mais que muito motorzinho de barbie que tem por ai.

( )s de quem tb ja andou nos dois

Sandro Tannuri
21/05/2004, 11:03
Se estiver falando de Rockcrawlinig e Edurances da vida, concordo com vc, mas de resto, na trilha simplesmente o Diesel é pau pra toda obra e não abre o bico, e se estiver bem preparado, pode andar mais que muito motorzinho de barbie que tem por ai.

As unicas vantagens do diesel sobre os a gasolina( 4 litros ou mais) são a travessia de agua e a autonomia.
No meu caso não tenho esses problemas porque tenho 70 litros no tanque o que me da pelo menos 300 km de autonomia e quanto a agua o meu motor não tem distribuidor para molhar e as bobinas ficam direto nas velas.

Abraços,

billj
21/05/2004, 11:22

As unicas vantagens do diesel sobre os a gasolina( 4 litros ou mais) são a travessia de agua e a autonomia.
No meu caso não tenho esses problemas porque tenho 70 litros no tanque o que me da pelo menos 300 km de autonomia e quanto a agua o meu motor não tem distribuidor para molhar e as bobinas ficam direto nas velas.

Abraços,

Pois é, esse de motores a diesel levar vantagem em travessia de água é papo furado hoje em dia. É verdade que os CJteiros da vida evitem a qualquer custo qualquer pocinha, mas os motores modernos a gasolina todos passam sem dificuldades........

Já viu um carro moderno parado na rua por causa de motor molhado?!? Nem eu.........

Abraços,

Nando
21/05/2004, 11:29
Já viu um carro moderno parado na rua por causa de motor molhado?!? Nem eu.........

Abraços,

Sei não.... é o Tuareg daquela alemã e o carro do Schlesser que pararam no Dakar depois de afundarem até o capô em uma poça de agua? E não foi calço hidraulico, ja que eles seguiram até o final depois.

( )s

21/05/2004, 11:44
Água até o capo acho que não é bem uma pocinha...

[]s
Osvaldo

Abraços,

Sei não.... é o Tuareg daquela alemã e o carro do Schlesser que pararam no Dakar depois de afundarem até o capô em uma poça de agua? E não foi calço hidraulico, ja que eles seguiram até o final depois.

( )s

Nando
21/05/2004, 11:53
é, pra carrinho da barbie não é mesmo...... :roll: :D :lol:

Brincadeira, mas é uma coisa que pode acontecer. Ja passei um baita susto quando fui atravessar um riacho bem fininho perto de Caraíva, que ja havia travessado no dia anterior, mas a agua tinha subido pela chuvas e acabou cobrindo o meu capô, e olha que eu não tenho snorkel. Saiu uma funaça branca e o motor perdeu potência. Falei.... FUDEUUUUUUU! mas logo depois ele voltou ao normal e coisegui continuar até Itacaré e voltar pra Sampa sem nenhum problema. Se fossa gasosa certamente teria arrumado uma baita encrenca.

( )s

billj
21/05/2004, 11:53

( )s

Sei lá, nem tava sabendo, ralli não é a minha praia......... :?

Mas se é que esses carros pararam por problemas elétricos causados por agua, teria que demitir o chefe de equipe, pois isso não é para acontecer........

Abraços,

Nando
21/05/2004, 11:58
Bill,

O problema foi que em não sei quantos anos de Paris Dakar, eles nunca tinham tido problema com agua, nem sequer encardo poças, ja que é uma travessia do Sahara.... Foi uma coisa totalmente inédita.
A cena é ótima, o tuareg vindo num baita caçete e de repente...chuaaaaaa, vem o Schlesser, schuaaaaa, eles eram os lideres. Ai começaram a desviar os outros carros.

( )s

marco cruz
21/05/2004, 12:29
Nando, na sua afirmação de que os CJteiros desviaram de buraquinho com água vc deve considerar:

1. que tipo de motoristas eram
2. que configuração de motor tinham
3. que tipo de buraquinho com água era
4. em que estado os CJs se encontravam.

Vc pode ver no meu avatar, o "buraquinho" com água era relativamente grande, e na época eu estava com o motor original sem qualquer vedação de distribuidor, velas e com o filtro de ar original (com óleo), e passei tranqüilamente; já 2 Bands, S-10 (diesel) e troller resolveram desviar pelo aborto...

Nando
21/05/2004, 12:37
esse era um intermediário la na trilha...
Na verdade só teve um que eu amarelei depois de ver a profundidade, tinha cerca de 1.4m, mas se estivesse com snorkel acho que dava na boa.

Rafael_Reis
21/05/2004, 12:46
Como q eu so vi esse topico agora?!!!!

PQP Bill, essa foi otima!!! O cara, tu pediu para alguem digitar enquanto di ditava as respostas? :lol: Pra o "rei das respostas curtas" realmente foi impressionante.

Agora, Bill e Marco gostaria de pedir a autorizacao de vcs para colocar o conteudo das mensagens iniciais de vcs no meu site. Essa duvida de morzao x reducao é bem comum e poucas vezes se acha uma explicacao tao detalhada. Pode ser?

Abracos,

billj
21/05/2004, 12:47
esse era um raso........

Nando
21/05/2004, 12:47
e; já 2 Bands, S-10 (diesel) e troller resolveram desviar pelo aborto...

Cara, eu to ficando cada vez mais desiludido com os Toyoteiros, nem tem ideia da maquina que tem....

( )s tristes

billj
21/05/2004, 12:53
Como q eu so vi esse topico agora?!!!!

PQP Bill, essa foi otima!!! O cara, tu pediu para alguem digitar enquanto di ditava as respostas? :lol: Pra o "rei das respostas curtas" realmente foi impressionante.

Agora, Bill e Marco gostaria de pedir a autorizacao de vcs para colocar o conteudo das mensagens iniciais de vcs no meu site. Essa duvida de morzao x reducao é bem comum e poucas vezes se acha uma explicacao tao detalhada. Pode ser?

Abracos,

Pode. Só faz o favor de corrigir os erros grosseiros de digitação. Os erros de portû, pode deixar, já virou marca registrada......... :P

Abraços,

marco cruz
21/05/2004, 12:54
Rafael,
as info são do Bill, eu só perguntei.
Mas, ainda que minhas fossem, autorizaria sem problemas.

Nando,
como vc vê, não depende só do motor/veículo...

Rafael_Reis
21/05/2004, 12:59
Bill, V.A.M.!!! :D

Além de escrever respostas longas agora arrumou senso de humor? :shock:

Pra onde esse mundo vai? :lol:

Henrique Josino
21/05/2004, 13:01
Acho que tem coisa que a gasosa não faz....

[]'s a diesel

billj
21/05/2004, 13:02
um pouco mais fundo.......

Se bem que foi neste buraco que se foi o motor original do Spider, entrando água na parte de baixo, devido uma cagada feia do mecânico fdp que mexeu com o cárter..........
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
fui eu......... :roll: :P :wink:

Nando
21/05/2004, 13:06
Bill, vc estava com os TSL 35?

billj
21/05/2004, 13:07
caçada na Net.......

http://www.rocky-road.com/media/deepwater.jpg

Nando
21/05/2004, 13:07
Molhou o pé Henrique? 8)

( )s

billj
21/05/2004, 13:16
Bill, vc estava com os TSL 35?

Sim.......

21/05/2004, 13:19
Eu ja passei com o Samuca motor original num rio que cobria o capo, ficando parecido com o da Land. O Samurai passou até bem, ate o ponto onde ele boiou a traseira, comigo perdendo a tração.

Diesel é bom para caminhões e para pick-ups na cidade. Tenho uma 4x4 Diesel (Ranger) e o carro é excelente, mas para off-road com certeza um motor de ciclo otto é melhor.

Em terrenos arenosos, por exemplo, motores diesel por não terem muito giro exigem que se tomem distancias muito grandes para subirem (em dunas), coisa que o motor de ciclo otto já não exige, justamente pela variação mais fácil de giro.

Henrique Josino
21/05/2004, 13:21
Molhou o pé Henrique? 8)

( )s

Não sei...esse carro não é meu....achei essa foto nos album de fotos do terra.... :lol:

Agora que ve da minha... :D http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=3159

Nessa entro água mesmo se ver na foto as janelas em baixo do para-brisa estava aberta....isso me custou um Radio :? ..encheu o painel de água!!

[]'s

monge
21/05/2004, 13:54
Fala Gente... :D

A aula tá boa demais.... :D

Quanto a minha experiência com motores diesel é o seguinte: :D

Tenho um amigo que tem uma silverado 6 canecos diesel turbo e o escambal... ela anda igual noticia ruim :D Mas é muito mesmo... ainda mais em subida... não tem pra carro a gasolina. :shock: :D

Este mesmo amigo tem uma band com o motor TD229 MWM. A band consegue andar mais que a silverado. Porém em velocidade final ela perde. :D

Em testes realizados por nós, eu na silverado ele na band. Arrancamos juntos e a band deslanchou na minha frente. :shock: :D

Quando eu consegui alcaçar e ultrapassar eu estava a 170km/h na silverado. :shock: :shock: :shock:

Depois ele foi aferir o velocimento da band e descobriu que estava 20km/h atrasados, ou seja 170 na silverado era 150 na band :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Quando testamos, ele baseou no velocimento da band e teimou comigo que nào fez mais que 140.... só que eu na silverado só ultrapassei-o depois dos 170km/h.... :shock: :shock: :shock:

Nunca vi dois "paquidermes" andar tanto na minha vida... :D :D

Agora pra trilha, eu concordo plenamente do motor ser a gasolina, pois sempre nos barrancos ou subidas mais ingremes ele tem tomar muito mais distância que eu. :D :D

E quanto a água, eu nào tenho medo não.. nào gosto de entrar por causa dos freios que ainda são a tambor... :roll: Mas agua no motor? Quem tem spoa sabe que é a ultima preocupação... :D :D

Vou providenciar umas fotos minha atravessando umas pocinhas pra vcs verem.

[]'s

Eugênio

billj
21/05/2004, 14:23
Monge,

Tô numa briga na Jipenet com um cara, ele fala que a Rural dele faz 160 kph. Agora vem você com esse papo de uma Band voando baixo a 170 kph!!!!!!!......... :roll:

menos, muitíssimo menos........

Abraços não acreditando nem f$dendo,

Dennis Figueiredo
21/05/2004, 14:41
É Band do Batman.

Martin Melcop
21/05/2004, 14:41
Tô numa briga na Jipenet com um cara, ele fala que a Rural dele faz 160 kph. Agora vem você com esse papo de uma Band voando baixo a 170 kph!!!!!!!.........

to acompanhando..... to achando q estamos numa lista de pescadores e nao de 4x4

[]´s desconfiados e dizendo q o meu Jota chega a 140Km/h (descendo um retão e segurando não soh o volante, como a porta o cambio, o teto, etc)

hugo.morais
21/05/2004, 14:47
Bill,

Eu acho mais fácil a band chegar a 160 km/h do que a rural. Claro que isso em queda livre pq a band é muito mais pesada! :D

Nada contra as band's nem rural. Tive band e hj tem uma camper que bate um coração de band nela :)

[ ]s,

Dennis Figueiredo
21/05/2004, 14:50
Pois é, esse de motores a diesel levar vantagem em travessia de água é papo furado hoje em dia. É verdade que os CJteiros da vida evitem a qualquer custo qualquer pocinha, mas os motores modernos a gasolina todos passam sem dificuldades........

Abraços,

Concordo plenamente, meu motor eu mergulho na água e não falha. ùnica coisa que faço é ter a captação de ar elevada.

Caio
21/05/2004, 15:04
Ainda bem que a Band é de MG, já estava com medo de encontrá-la na estrada e tomar um côco. :shock: :shock: :shock:

DetalheI: Hilux 2.8 turbo (não passa de 150km a 4000 rpm na descida)
Detalhe II: Se pegar um vento meio de tráves é 140 km sem choro)
Detalhe III: Na descida todo carro anda, quero ver subir a 120km em 4ª)

andretomasi
21/05/2004, 15:07
Afff.. e eu aqui feliz, a 70km/h na estrada :?

[ ]´s sem pressa :D

Dennis Figueiredo
21/05/2004, 15:09
Ainda bem que a Band é de MG, já estava com medo de encontrá-la na estrada e tomar um côco. :shock: :shock: :shock:

Uma S10 MWM Sprint chega a 170km/h sem fazer muita força.

billj
21/05/2004, 15:16

Pois é, acho o Monge falou de 170 kph por ter usado aquela medida mineira de "logo alí" para marcar a distância corrida. Daí, quando tentou converter para kilõmetros, esqueceu de um zero.......... :shock: :D

Alias, de não ter noção de medida é coisa de mulher. Mas ela não tem culpa, pois passa a vida inteira ouvindo o homem fala......

"O meu é grande, tem 30 cm!!!"

quando na realidade...........

:shock: :D :D

andretomasi
21/05/2004, 15:26
Hauhauha Bill, que comédia :D

Agora, será o Apocalipse chegando? O Bill está fazendo piadas!! :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
http://www.letsgokings.com/bbs/images/smilies/shock.gif

[ ]´s

elcio
21/05/2004, 15:28
Monge,

Tô numa briga na Jipenet com um cara, ele fala que a Rural dele faz 160 kph. Agora vem você com esse papo de uma Band voando baixo a 170 kph!!!!!!!......... :roll:

alias, essa briga ta muiiiito divertida, principalmente por causa da falta de paciencia do Bill - alias nao eh pra menos...
o cara xinga mesmo. :lol: :lol: :lol: :lol:

alem dessa tem um javali com motor de chevette e outras perolas pra morrer de rir...

[]´s

Caio
21/05/2004, 15:29

A S-10 pode mesmo andar tudo isso,só quero ver fazer curva na terra a 80km.

Pickup sem tração é um dos piores carros para se andar em estrada de terra.

Nando
21/05/2004, 15:29
Heheehehe, ah chegar a 170 deve até chegar, só que ai que começam os problemas..... num entro numa dessas a 170 por nada nesse mundo.

( )s feliz de andar no talo a 130 naquela baita descidonas da Bandeirantes....

Dennis Figueiredo
21/05/2004, 15:35
A S-10 pode mesmo andar tudo isso,só quero ver fazer curva na terra a 80km.

Nem quero.... não sou piloto.

Pickup sem tração é um dos piores carros para se andar em estrada de terra.

Quem disse que não tem tração????? Tem sim...

Martin Melcop
21/05/2004, 15:37
Monge,

alias, essa briga ta muiiiito divertida, principalmente por causa da falta de paciencia do Bill - alias nao eh pra menos...
o cara xinga mesmo. :lol: :lol: :lol: :lol:

alem dessa tem um javali com motor de chevette e outras perolas pra morrer de rir...

[]´s

o amigo do javali postou aki no site a mesma dúvida.... se nao me engano está em outros veiculos

[]´s

billj
21/05/2004, 15:41

Mais um.......... :roll:

Sem muita força?!? A essa velocidade, aquele motor diesel já foi pró espaço, pois teria que girar a mais de 5.500 RPM para chegar lá.........

Fazem um favor e plugar seus números na seguinte fórmula:

RPM = (336/Tire Diameter) x MPH x Gear ratio

para ver como não cola essas afirmações........

Abraços,

Dennis Figueiredo
21/05/2004, 15:47
Mais um.......... :roll:

Sem muita força?!? A essa velocidade, aquele motor diesel já foi pró espaço, pois teria que girar a mais de 5.500 RPM para chegar lá.........

Fazem um favor e plugar seus números na seguinte fórmula:

para ver como não cola essas afirmações........

Abraços,

Bill nem sei as relações da S10, que na verdade não era S10 era uma Blazer, e EU coloquei 170 ninguem me contou. Pelo menos era oque marcava no velocímetro. :roll:

Mas ta bom.... admito.... o motor tava quase explodindo :lol: .... mas ela chega bem rapido . 8)

billj
21/05/2004, 15:53
Bill nem sei as relações da S10, que na verdade não era S10 era uma Blazer, e EU coloquei 170 ninguem me contou. Pelo menos era oque marcava no velocímetro. :roll:

A relação da S-10 / Blazer diesel é 4,27.

Quanto o velocímetro, quase todos eles marcam 10% a mais do que a velocidade real, ainda tendendo a ter erros ainda maiores no fim da escala. Então seria mais razoável em falar que a sua Blazer estava a +/- 150 kph, isso sim seria acreditável.........

Abraços,

monge
21/05/2004, 16:31
Fala Gente... :D

É só eu me ausentar por algumas horas e o trem desanda aqui... hehehehee :D :D :D :D

Bill, esta velocidade de 170, era eu que estava na silverado quando ultrapassei a band. :shock:

Era uma reta.... meio baixada... :D

A Band está com motor MWM TD229 turbinado, pneus 35" e 5 Ranchos, 4 9000 e 1 5000 :D

da band nào fazer eu até acredito... mas eu baseei por mim na silverado.... que nesmo mesmo dia eu colei o ponteiro dela lá do outro lado... deu fim de curso... heheehehe marca 200... e nesta hora eu estava num declive e a favor do vento.

Da próxima vez vou tirar uma foto... hehehee :D

[]'s

Eugênio

marco cruz
21/05/2004, 17:02
Bill,
Liga não, daqui a pouco o Luciano (cantor sertanejo) vai entrar no thread falando que deu 180 kph numa land..., e na curva....

Leandro
21/05/2004, 17:29
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Aê Monge.... estamos esperando a foto... mas não precisa gaguejar... :lol: :lol: :lol: :lol:
Grande Marco...
Não seria o Leonardo?? :wink: :D
[ ]s tentando acompanhar esse tópico q anda mais rapido q essa Silverado q o Monge dirigiu!!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

marco cruz
21/05/2004, 17:39
Fala Leandro,
Na verdade não sei, eu gosto é de rock!

Agora, acho que o papo está meio louco, pois viemos aqui para correr ou para fazer trilha? Se quiser correr, acho que o negócio é comprar um Viper ou um Murcielago e pisar sem dó... mas cuidado com a lama...

regis
21/05/2004, 17:45
Como se diz aquela plaquinha que eu vou colocar do lado da churrasqueira da minha sonhada casa:

"Aqui se reúnem Pescadores, Jipeiros e outros mentirosos...." :lol: :lol: :lol:

Ricardo Cubas
21/05/2004, 18:44
O meu ciborg - engesa gasosa 6 canecos - eu coloco 90 km/l na segunda, mas arregaçando né. 8)

Já no resto da semana ele nao passa dos 80 !!! :P :P :P

Sandro Tannuri
21/05/2004, 19:21
Eu tenho certeza que a S10 MWM chega a 170 km/h porque a Frontier tambem chega e tem o mesmo motor.
Na reta não passa de 160 km/h mas eu ja andei a 182 km/h no GPS numa descida da Dutra em Volta Redonda, são uns 2 km de descida de pe embaixo.

Existe uma vantagem dos motores a diesel na trilha que os a gasolina não conseguem acompanhar.

A capacidade de matar mosquitos.

Abraços,

andretomasi
21/05/2004, 19:22
O meu ciborg - engesa gasosa 6 canecos - eu coloco 90 km/l ..

Ricardo,

Que beleza de consumo hein! :shock: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :twisted: :twisted: :twisted:

poamnpap

[ ]´s

Sergio Rocha
21/05/2004, 19:57
Motor diesel é muito melhor q o a gasolina pra usar na agua.
Como é muito mais pesado dá uma ancora perfeita. :lol: :lol: :lol:

haundrich
21/05/2004, 20:09
Pessoal

Quanto a questão de qual motor se sai melhor, se diesel ou gasolina, acabei de lembrar dos rallys. A menos que eu esteja enganado, existem trechos no Paris-Dakar e outros no Brasil, em que os Diesel mostram-se superiores ao Gasolina. Em outros trechos, os movidos a gasolina levam a melhor ( na areia, por exemplo). Tudo isso num mesmo rally.
Não me perguntem o porquê disto ou que tipo de trecho que acontece isso.
Também quero saber... uma vez que rally normalmente é de velocidade.

[ ]'s - "Motor diesel de hoje: 4500 RPM
Motor diesel de 10 anos atrás:............................. giros...."

Flávio

Alexandre X
21/05/2004, 21:29
caçada na Net.......

http://www.rocky-road.com/media/deepwater.jpg

he he he, Bill esse é teu amigo Glen...

NeRo
21/05/2004, 21:49
Bom pessoal! Hoje eu tô afim de levar pedrada! :D

Considerando as histórias de pescador...
160km... 170km... Vós meçês num currendu muito não?

Nem vou falar do código de trânsito, pois quando tive meu Kadett fazia muito dissas merdas, depois de uma looooooga série de Fuscas e FINALMENTE o Boi, nunca mais soube o que é passar do 100km.

Tirando o Sandro, e alguns outros, que têm capacidade de reação a uma emergência numa velocidade dessas... a GRANDE maioria não têm a menor idéia do que significa essa velocidade, fora o ponteiro do velocímetro.

[]s com um escudo bem cascudo.

Henrique Josino
21/05/2004, 22:26
Rally também tem o exemplo do Cross Country brasilerio, em que as L-200 Evo diesel andam muuuito mais que as V6...

[]'s

NeRo
21/05/2004, 22:51
Rally também tem o exemplo do Cross Country brasilerio, em que as L-200 Evo diesel andam muuuito mais que as V6...

Pode ser ignorância minha, mas aí já não estaríamos falando de motores preparados?

Desde meus saudosos tempos de autorama aprendi que em competições o buraco é muuuuito mais embaixo...

[]s

Henrique Josino
21/05/2004, 23:02

Pode ser ignorância minha, mas aí já não estaríamos falando de motores preparados?

Desde meus saudosos tempos de autorama aprendi que em competições o buraco é muuuuito mais embaixo...

[]s

Eu sei!!! estou fazendo uma comparação!!! As L-200 evo tem seus 220hp e as V6 deve ter essa potencia tambem...porque ambos motores são muito preparados...tem motor q não chega no final da prova...a turbina derrete!!!

E questao de preparaçao fica com as novas L200 RS um motorzinho 2.5 com 182 hp...deva estar no limite!!!

[]'s

Nando
22/05/2004, 04:49
All....

Sim, a EVo é super preparada, nem vem ao caso... (tem motor absurdamente preparado, é mais leve que Gol, tem susp independente nas 4 e ainda dois Billstein por roda, custa perto de R$180.000,00) Os do Dakar são a gasosa, não leu minha mensagem??, acho que até a hummer, que participou umas 2 vezes andou com gasolina, e sem sucesso.

A questão é: quem de nos, meros mortais que usam suas viaturas na trilhas, na cidade, e em estrdas tranqulias, faz questão de andar a 180 por hora? Isso é imbecilidade de inconsequentes que não só colocam as suas vidas em risco (couldn't care less...) mas a de todo mundo que acaba infelizmente cruzando os seus caminhos.

Meu padrasto foi amigo pessoal do Bozó, Sandro sabe quem é, e lembro até hoje de uma historia que ele contou para nós de quando ele corria de Indy. Pegou pesado na I-95 ou outra rodovia de Miami e chegou a ouvir o "you are under urest!".

É isso mesmo! Mesmo quem anda pesado nas pistas ou em Rallys deve saber o que pode ou não pode fazer no dia a dia. Esse pessoal que pega 170 de Band, ou de S10, ou de Rural, ou de fusca, ou de voyage deve ser preso!!! Quer impressionar as minas...(será?)... ou pior, os caras! e acaba colocando a vida de muita gente em perigo. Não tenho paciencia para esse tipo de pessoa. Quanto antes capotar e bater as botas melhor..............

( ) :twisted: pesado heim??

Ricardo Cubas
22/05/2004, 08:52
Nao tem sentido o que está sendo discutido aqui !!!

Alguem já viu a;gum atleta campeao dos 100 m ganhar tambem uma maratona ???

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. :lol:

Velocidade é legal, gosto de andar perto dos 200 kmh, mas com o equipamento adequado. Mas trilha, lama , erosao, é outra coisa, nada a ver com velocidade, muito pelo contrario.

O melhor equipamento para uma trilha ou pra Rock Crawling JAMAIS terá bom desempenho me termos de velocidade. Sao excludentes. Ou uma coisa ou outra.

E tenho dito !!!

Abarços a 80 kph.

Ricardo Cubas
22/05/2004, 08:55
O meu ciborg - engesa gasosa 6 canecos - eu coloco 90 km/l ..

Ricardo,

Que beleza de consumo hein! :shock: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :twisted: :twisted: :twisted:

poamnpap

[ ]´s

Belezura de consumo !!! O dono do posto me adora.

3 km/l na trilha ....

Martin Melcop
22/05/2004, 09:09
3 km/l na trilha ....

e ontem eu fiquei assustado com o cara q quer me oferecer um UNIMOG q ta fazendo 4 a 4,5 Km/l na gasolina........

quanto a velocidade, acima de 140 Km/h só com a minha Classe A 190 com pneu 205/50.....
A Enterprise num passa de 110 Km/n no plano, vou entre 90 Km/h e 100 Km/h, se quiser ir mais rapido vou de mercedes

NeRo
22/05/2004, 13:50
Nao tem sentido o que está sendo discutido aqui !!!

É verdade, velho... tá bem fora do assunto do tópico, já...
O assunto aqui é torque... e distribuição deste nas partes da viatura :twisted: Mas quem vai segurar esse pessoal todo? :D

[]s

Luiz Claudio
22/05/2004, 17:08
Pessoal,

Não tenho nenhuma intenção de entrar na discussão de qual motor é melhor pra trilha (diesel ou gasolina), mesmo porque estou começando agora nesse mundo da lama e ainda tenho muito o que aprender, mas duas grandes vantagens que eu vejo em motores a diesel são sem dúvida nenhuma a autonomia e a economia.

Frequentemente eu vejo aqui no fórum donos de Jipes movidos a gasolina reclamando do consumo (e consequentemente do $$$) em deslocamentos um pouco maiores.

No meu caso em particular, que também costumo viajar bastante com o Engesão, o diesel foi uma excelente escolha...O tanque dele tem 90 lts e, considerando que ele faça uns 12 km/l, eu tenho uma autonomia de aproximadamente 1.080 km com um único tanque.

É claro que muitos aqui utilizam o Jipe exclusivamente pra trilhas, e nesse caso acredito que a autonomia não seria uma necessidade extrema...

É uma questão pessoal de custo x benefício...

[]'s movidos a diesel...

Eduardo Chaves
23/05/2004, 14:33
Pô pessoALL,

Este tópico tinha tudo para dar certo... :? :cry:

[]'s ainda com esperança de adquirir conhecimentos... :wink:

Leandro
23/05/2004, 15:03
Olá PessoALL..
Algum moderador não poderia mover essas mensagens pra um outro tópico.... por ex: Gasolina x Diesel, qual a melhor opção??.. ou sei la.. Qual o seu maior recorde de velocidade num 4x4 :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: ..
Enfim... fica a sugestão...
[ ]s achando q o tópico ainda tem salvação :wink: :D :D

Luis Assis
23/05/2004, 22:19
Olá PessoALL..
Algum moderador não poderia mover essas mensagens pra um outro tópico.... por ex: Gasolina x Diesel, qual a melhor opção??.. ou sei la.. Qual o seu maior recorde de velocidade num 4x4 :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: ..
Enfim... fica a sugestão...
[ ]s achando q o tópico ainda tem salvação :wink: :D :D

Feito...
[]'s
Gustavo

haundrich
24/05/2004, 19:53
Tah...

Quem sabe me dizer quais são os trechos, ou que tipo de trecho do Paris-Dakar em que motores diesel são superiores do que a gasolina?

[ ] 's

Flávio

Wallace
24/05/2004, 21:09
Oi Pessoal,

A Juta teve sim calço hidráulico no motor do VW no Paris Dakar.
Só que foi rebocada e o motor trocado... algo proibido... mas sabe como é...

Motores Diesel normalmente só são “melhores” que os a gasolina por culpa de algum regulamento.
No Paris Dakar são classificações diferentes, mas normalmente os mais rápidos são mesmos os a gasolina.
Nas provas nacionais tipo o Sertões ou as de Cross Country, o regulamento favorece aos motores a Diesel.
Por exemplo, se eu inventar de correr de Cherokee teria que correr de protótipo, mesmo com ela toda original, por culpa da litragem do motor.
Uma Grand Cherokee V8 não pode correr em nenhuma categoria por culpa da litragem do motor.

Giovani
25/05/2004, 22:16
:D Salve Galera!!!

:D A curiosidade é grande... Bill, que motor tem aquela Rural???
:D Aqui tem uma com motor da Ranger 2.5 TDi, que já chegou perto, mas faltou estabilidade... Hoje ela está parcialmente desmontada, e a suspensão vai receber barras estabilizadoras, outras molas e amortecedores. Depois disso vamos ver à quanto ela "voa"... :wink:
[]'s

Fábio
26/05/2004, 02:08

Deixa eu ver se entendi...

Aplicando esse calculo na minha Camper, com pneus de 32", 5ª marcha 1:1 e relação de diferencial 3,07:1, teriamos algo do tipo:

RPM = (336/32) x 105,4MPH x 3,07
RPM =~ 3.398

Se for assim a minha Camper chega sim aos 170km/h... Porém sem folga, pois o motor MWM Sprint 6cc atinge sua potência máxima aos 3.400 giros.

[]´s dando VDO só na teoria, mas rodando (com folga) à 130km/h e 11 km/l em cruzeiro

billj
26/05/2004, 08:41
Deixa eu ver se entendi...

Aplicando esse calculo na minha Camper, com pneus de 32", 5ª marcha 1:1 e relação de diferencial 3,07:1, teriamos algo do tipo:

RPM = (336/32) x 105,4MPH x 3,07
RPM =~ 3.398

Se for assim a minha Camper chega sim aos 170km/h... Porém sem folga, pois o motor MWM Sprint 6cc atinge sua potência máxima aos 3.400 giros.

[]´s dando VDO só na teoria, mas rodando (com folga) à 130km/h e 11 km/l em cruzeiro

Só um detalhe..... Não vai ter potência suficiente para vencer o atrito para nem chegar a 3.400 RPM em quinta marcha......

Abraços,

Dennis Figueiredo
26/05/2004, 09:31
Bom... voltando um pouco sobre o assunto do tópico.

Pra mim as duas vantages de um motor a Diesel sobre um à gasolina é a econômia e autonomia (se bem que as vezes nem isso). Tirando isso não troco nunca um gasolina. Porra, tem um cara aqui na minha cidade cheio da $$$$$ ele anda de Cherokee zero, á diesel, e se não me engano troca todo o ano.
Se dinheiro não é problema, não entendo como pode ter gente capaz de trocar um V8oitão gasolina por um 5 Diesel.

[]´s

Martin Melcop
26/05/2004, 09:57
soh uma coisa, os motores a diesel que utilizamos aki sao ultrapassados se comparados, por exemplo com os alemães....

se vc for ver lah ele tem motores a diesel com mais de 200 cv sem preparação....

eu fico no diesel para jiep mesmo, se for para correr nao vou com o jipe e sim com a classe A (ainda nao consegui fazer a minha baratinha chegar a 200, mas chegou jah a 195, no velocimetro!!!)

Fábio
26/05/2004, 10:59
soh uma coisa, os motores a diesel que utilizamos aki sao ultrapassados se comparados, por exemplo com os alemães....

se vc for ver lah ele tem motores a diesel com mais de 200 cv sem preparação....

Die... como já disse antes: DEPENDE!

Por exemplo: Seu motor XUD de 64cv é gringo e não chega aos pés de um fabricado por aqui hoje, seja pela MWM ou Continental. (A menos que você esteja querendo comparar os motores novos de lá com os fabricados por aqui há mais de 20 anos, mas assim não vale)

Algumas limitações de potência que temos no Brasil são mais ligadas à legislação (fiscal, claro) do que à própria tecnologia presente nos motores.

Para comprovar isso veja para quanto vai a potência dos mesmos Sprints vendidos aqui, quando são exportados. A diferença é gritante e deve-se a uma simples troca de bicos injetores. Ainda assim MWM Sprint TCA 6.07 vendido aqui sai da fábrica com seus míseros 180cv.

Ainda estamos atrás dos motores fabricados lá fora? Talvéz em relação ao sistema de alimentação, já que a nossa legislação não obriga o uso de injeção eletrônica, mas se isso é vantagem para nós jipeiros, isso é assunto para outro thread.

[]´s

lucasnassif_offroader4x4
09/12/2006, 19:56

Mas ta bom.... admito.... o motor tava quase explodindo :lol: .... mas ela chega bem rapido . 8)

Realmente a S10 com MWM chega a 170km/h, mas sou mais o meu Willys mesmo a 80km/h!! :dance:

[]'s lentamente pela estrada...

Cícero Franco
09/12/2006, 22:37
A Potranca tem um Maxion HS 2.5TD. Ele sem o intercooler tem 95cv. Eu tive outro dia na loja da Maxion aqui de Floripa conversando com os caras e me disseram que dá prá fazer uma mexida simples no motor e chegar a 130 cv! Ou seja, tu consegue um ganho de 50% na potência sem muito esforço.

Outra coisa é a durabilidade e a constância do motor diesel. Eu não volto mais prá gasolina nem que fique rico. Se ficar rico, compro uma Dodge Ram com motorzinho diesel de 300 cv!!! Nem tem onde andar com isto por aqui... hehehe

[]s

Wallace
10/12/2006, 12:07
Cicero, eu não sou rico e tenho uma RAM, mas mesmo com mais de 300 cv não é um espotivo, mas sim uma picape e assim deve ser dirigida.
No mais é engano pensar que motor a gasolina não tem grande durabilidade, na realidade deveria ter mais que o diesel já que sofre menos com uma taxa de compressão menor.
O que acontece é que temos mais diesel usados comercialmente onde muitas vezes temos uma manutenção adequada durante toda a vida util do motor.
Muitas vezes o motor a gasolina sofre por falta de manutenção durante sua vida util.
Lembrando que um motor a gazolina normalmente custa menos e tem uma menor manutenção.

rodrigo m pires
02/03/2009, 14:42
Saudações a Todos... possuo um wrangler 93 4.0 6L e ao tentar atrvessar uma poça dágua que batia no meu joelho fiquei sem meu jeep...ouvi um estalo depois um barulho de ferro batendo... no dia seguinte ao buscar o carro observei que o protetor do carter estava cortado e o bloco quebrado na parte inferior. Peço ajuda sobre o que fazer agora retifico o motor original ou parto para uma incansável pesquisa sobre adaptar um motor a diesel. peço ajuda a vcs professores.
rodrigo.

Dieselboy
02/03/2009, 14:53
Será que o motor de alguma das Cherokees não seria Plug and Play? :pensativo:

SERGIO AUGUSTO
02/03/2009, 16:17
Boa tarde Rodrigo.
Seu motor é o mesmo das CHEROKEE LAREDO 4.0 6 cilindros em linha. Na minha opniao, ja que voce levantou a questao de qual motor colocar, optando entre concertar o seu ou investir num diesel, entendo que voce deve levantar quanto voce roda por ano, por exemplo com seu jeep. Porque acredito(nao tenho certeza), que seria mais viavel voce procurar um motor destes seu, pronto, (de alguma CHEROKA que o cara colocou um diesel...)do que retificar o seu(como voce disse, o bloco do seu motor ja era), e nas duas condicoes(retifica do seu ou a compra de outro), será que isso nao custa uns 4K a 5K , depois de tudo pronto? E um motor diesel, facil, facil de adaptar no seu jeep, acho que voce encontra por uns 9K a 10K. Esssa diferenca, se rodar 15.000 Kms no ano(considerando que o a gasolina faca 7 Km/litro em media e o diesel 11Km/litro em media), em dois anos o que voce gastar com gasolina, paga a diferenca de preco do motor diesel. E quanto a dizer qual a melhor opcao em termos de qualidade da maquina, vai muito do seu estilo de uso, pra que voce quer o carro, onde roda, etc,etc. O meu universo nao é off road legitimo, mas entendo que o motor diesel se sai melhor nas "aventuras fora de estrada" que o a gasolina. Mas... gosto nao se discute.
Espero ter ajudado mais do que atrapalhado..hehehe
Abraco.

joão k. chikui
02/03/2009, 20:17
Rodrigo
Um calço hidráulico deste , de sair a biela pelo bloco , só outro motor .
Acredito que deve achar um de carro sinistrado , com NF e baixa por algo entre 6 e 7 k.
Agora , se gosta de diesel e roda bem , um MWM sprint 2.8 ou um hilux 3.0 T (entre tantos) deve ficar muito bom.

Reserve uns 500 para um bom Snorkel.

Saudações a Todos... possuo um wrangler 93 4.0 6L e ao tentar atrvessar uma poça dágua que batia no meu joelho fiquei sem meu jeep...ouvi um estalo depois um barulho de ferro batendo... no dia seguinte ao buscar o carro observei que o protetor do carter estava cortado e o bloco quebrado na parte inferior. Peço ajuda sobre o que fazer agora retifico o motor original ou parto para uma incansável pesquisa sobre adaptar um motor a diesel. peço ajuda a vcs professores.
rodrigo.

RODRIGO TOMITÃO
03/03/2009, 12:31
estou nesta mesma duvida, tenho um javali e estou preparando ele pra trilha mesmo sem viadagem e estou lendo muito o forum todos os dia, 1 a 2 horas e cada dia fico mais em duvida entre o diesel e a gasolina.
eu queria instalar o mwm 2.8 mais são 10.000 em média.
ai estou mudando de idéia e partindo pra um 4.1 silverado ou até um vortec 4.3 v6 só tenho medo da manutenção e dificuldade de encontrar peças para o 4.3.
é que moro no interio do PR ai é complicado.
Ai iria usar o cambio original "ou não" 260f e uma caixa de transferência de hilux até 95 é a mais indicada.
ai fica a dúvida:pensativo:
A e eixos de rural preparados........:grin:

joão k. chikui
03/03/2009, 12:39
Rodrigo
No teu caso que originalmente já é documentado diesel , vale a pena manter diesel, seja MWM sprint ou até um Q-20B(que neste carro fica bom).
O que as vezes não vale a pena é pegar um gasolina e trocar motor , pois , em alguns Estados tá bem caro documentar.

Pedro....
03/03/2009, 13:15
Resolvi olhar a questão pelo lado economico:

Valor
Combustivel

km/Litro

Valor
KM

Valor
Motor

Diferença

Gasolina

2.50

6

0.42

3,000.00

Diesel

2.04

9

0.23

10,000.00

7,000.00

O KM rodado no Diesel é mais barato (R$ 0,19), que o KM rodado a gasolina, em contrapartida o motor é muito mais caro. Você terá que rodar 36.800 KM só para ter o valor da diferença de volta.

Cada um faça as contas e veja se vale a pena, olhando pela lado economico.

LeonardoCardoso
03/03/2009, 23:56
Depende bastante do ponto de vista...
As respostas dos motores gasolina são bem mais rapidas, principalmente comparados a motores a diesel antigos que tinha um limite de por volta 3500 giros.
Existe tambem o preço de um motor gasolina ser bem mais acessivel que um motor diesel.
Mas apesar disso o motor diesel é mais economico, e por utilizar uma injeçao de combustivel atraves de uma bomba injetora (sendo motores com injeção mecanica) é mais estavel e não depende do sistema eletrico para se manter o funcionamento.
A escolha é muito complicada, mas prefeiro os motores diesel com injeção mecanica.

Dieselboy
04/03/2009, 00:12
Você terá que rodar 36.800 KM só para ter o valor da diferença de volta

Isso considerando o preço "estagnado" até que se complete essa kilometragem. Se subir, aí lascou tudo, pois se analisar os aumentos dos últimos anos, nota-se claramente que o diesel sempre aumentou mais que a gasolina! :putz:

Dieselboy
04/03/2009, 00:15
o motor diesel é mais economico, e por utilizar uma injeçao de combustivel atraves de uma bomba injetora (sendo motores com injeção mecanica) é mais estavel e não depende do sistema eletrico para se manter o funcionamento.
Se desligar a alimentação elétrica da bomba injetora, ela corta o diesel!

LeonardoCardoso
04/03/2009, 01:12

Caso se tenha uma boma com estrangulador e não desliga na chave, não há necessidade de sistema eletrico, isso que me referi.
Saudações.

Alberto Vasconcelos
06/07/2009, 02:18
Amigos, há pouco mais de 2 anos estava com esta mesma dúvida com relação a adquirir uma 4x4 diesel.
Levei em consideração a questão "robustez" e após ouvir algumas opiniões (hoje equivocadas reconheço) decidí pela Ranger.
Ainda bem que arrependimento não mata.
O motor Power Stroker parece adorar uma retifica e apesar de alguns amigos neste forum afirmarem que ele chega fácil ao 300 mil km sem retifica os mecanicos que conheço contradizem.
Falam (e eu comprovei por experiencia própria) que este motorzinho Maxxion com 100 mil km começa a jogar oleo pelos aneis, daí para a tampa do cabeçote e espalha a lambança pelo suspiro, pela turbina, e vai por aí...
Tudo bem que minha Ranger é 2002 mas é muito zelada. Troco óleo a cada 5milkm, filtros a cada 10mil km, só coloco peça original, raramente ando a mais de 100km/h e nunca coloquei em trilhas ou viagens longas etc. mesmo assim com 160 mil km o motorzinho pediu arrego e está vazando óleo e fumaçando com toda força vou retificar na próxima semana.
Como dificilmente o que nasce ruim melhora o mais provável é que de lá para cá se remendou algumas falhas e certamente outras apareceram.
Hoje não compraria outra Ranger a Diesel nem por decreto pois este folclore de que motor Diesel tem robustez a Ranger desmentiu totalmente. Se a Ranger fosse o único carro do mundo eu passaria a andar de carroça puxada a cavalo.
Esta Ranger Diesel foi a primeira e SEGURAMENTE foi a ÚLTIMA que entrou em minha garagem para melar tudo de óleo.
Quanto aos motores diesel de outros fabricantes nada posso opinar pois conheço apenas a fraqueza da Ranger.
Por outro lado até hoje somente ouví elogios a F250 e mesmo sendo do mesmo fabricante da Ranger se tivesse $$$ eu compraria...
Espero ter contribuido de alguma forma com voce para evitar que mais algum incauto compre a bomba relógio que tive a infelicidade de comprar.
uma Ranger 2.8 XL Diesel Power Stroker - Que passo errado!!!

Espero ter contribuido para ninguem mais ter o mesmo prejuizo que eu.

Valor
Combustivel

km/Litro

Valor
KM

Valor
Motor

Diferença

Gasolina

2.50

6

0.42

3,000.00

Diesel

2.04

9

0.23

10,000.00

7,000.00

O KM rodado no Diesel é mais barato (R$ 0,19), que o KM rodado a gasolina, em contrapartida o motor é muito mais caro. Você terá que rodar 36.800 KM só para ter o valor da diferença de volta.

Zepi
06/07/2009, 07:56
Amigos, há pouco mais de 2 anos estava com esta mesma dúvida com relação a adquirir uma 4x4 diesel.
Levei em consideração a questão "robustez" e após ouvir algumas opiniões (hoje equivocadas reconheço) decidí pela Ranger.
Ainda bem que arrependimento não mata.
O motor Power Stroker parece adorar uma retifica e apesar de alguns amigos neste forum afirmarem que ele chega fácil ao 300 mil km sem retifica os mecanicos que conheço contradizem.
Falam (e eu comprovei por experiencia própria) que este motorzinho Maxxion com 100 mil km começa a jogar oleo pelos aneis, daí para a tampa do cabeçote e espalha a lambança pelo suspiro, pela turbina, e vai por aí...
Tudo bem que minha Ranger é 2002 mas é muito zelada. Troco óleo a cada 5milkm, filtros a cada 10mil km, só coloco peça original, raramente ando a mais de 100km/h e nunca coloquei em trilhas ou viagens longas etc. mesmo assim com 160 mil km o motorzinho pediu arrego e está vazando óleo e fumaçando com toda força vou retificar na próxima semana.
Como dificilmente o que nasce ruim melhora o mais provável é que de lá para cá se remendou algumas falhas e certamente outras apareceram.
Hoje não compraria outra Ranger a Diesel nem por decreto pois este folclore de que motor Diesel tem robustez a Ranger desmentiu totalmente. Se a Ranger fosse o único carro do mundo eu passaria a andar de carroça puxada a cavalo.
Esta Ranger Diesel foi a primeira e SEGURAMENTE foi a ÚLTIMA que entrou em minha garagem para melar tudo de óleo.
Quanto aos motores diesel de outros fabricantes nada posso opinar pois conheço apenas a fraqueza da Ranger.
Por outro lado até hoje somente ouví elogios a F250 e mesmo sendo do mesmo fabricante da Ranger se tivesse $$$ eu compraria...
Espero ter contribuido de alguma forma com voce para evitar que mais algum incauto compre a bomba relógio que tive a infelicidade de comprar.
uma Ranger 2.8 XL Diesel Power Stroker - Que passo errado!!!

Espero ter contribuido para ninguem mais ter o mesmo prejuizo que eu.

A f250 é ford, mas não usa motor maxxion!
Usa mwm 6cc e cummins 4cc, nas mais novas!
Abraço

cRiPpLe_rOoStEr
04/01/2010, 03:05
Se dinheiro não é problema, não entendo como pode ter gente capaz de trocar um V8oitão gasolina por um 5 Diesel

se o endinheirado tiver um inimigo visceral que for fabricante/distribuidor de velas de ignição ja é um bom motivo:mrgreen:

brincadeiras à parte, eu gosto tanto de um bom "veoitão" quanto de motores a diesel, e se o modelo a diesel tiver um custo próximo ao do v8 a gasolina e eu tiver que escolher entre um ou outro e for rodar bastante vou no diesel sem pestanejar, apesar de às vezes ficar um pouco preocupado com relação ao preço do seguro...

samukanvas
04/01/2010, 04:32
A f250 é ford, mas não usa motor maxxion!
Usa mwm 6cc e cummins 4cc, nas mais novas!
Abraço

Ford built tough (Raça forte)................

With other people stuff (Raça dos outros) :mrgreen:

Abs

MRaizer
05/01/2010, 13:59

No meu caso as contas ficam BEM diferentes:
Para o Niva:

Valor do auto: R$ 12000 (ou menos)
Valor do Combustivel R$ 2,50 l

km/Litro 6Km/l

Valor do Km R$ 0,416

Valor do Motor R$ um saco de jujuba?

Diferença

Valor do auto: R$ 18000 (ou mais)
Valor do Combustivel R$ 2,04 l

km/Litro 12Km/l

Valor do Km R$ 0,170

Valor do Motor R$ 11000,00

Diferença do Km rodado: 0,246
para 11000... 44.715Km
Com o meu ritmo de rodagem, seriam quatro anos. Como eu tenho o Niva a oito...:mrgreen:

SAPO-BOMBA
05/01/2010, 14:51
Honestamente, eu não tenho a menor intenção de voltar a rodar com motores a gasolina...

Quanto aos motores diesel em competições, basta ver a SEAT, Audi, Peugeot e outra penca de fabricantes adotando motores ciclo diesel em seus veículos de competição, e por sinal estão papando tudo...

cRiPpLe_rOoStEr
05/01/2010, 19:12
Quanto aos motores diesel em competições, basta ver a SEAT, Audi, Peugeot e outra penca de fabricantes adotando motores ciclo diesel em seus veículos de competição, e por sinal estão papando tudo...

aquele audi q7 6.0v12 tdi da audi mata a pau, mas eu me daria por satisfeito com o 3.0v6 tdi... só para comparação: o q7 3.6v6 a gasolina faz 3km/l na cidade (o dono de um me disse), o 3.0 tdi (indisponível para venda no brasil) faz pelo menos o dobro segundo o site da audi americana...

Joao Baeta
05/01/2010, 20:43

:arrow:Lembrando uma coisa qnd eu li essa parte acima...
Diesel só usa bateria para ligar o carro...
Se arrancar a bateria com o motor ligado... Continuará ligado... Se fosse a gasosa... ia morrer...Pois precisa de bateria...Para ter centelha para ficar ligado...! :concordo:

cRiPpLe_rOoStEr
05/01/2010, 21:24
Diesel só usa bateria para ligar o carro...
Se arrancar a bateria com o motor ligado... Continuará ligado... Se fosse a gasosa... ia morrer...Pois precisa de bateria...Para ter centelha para ficar ligado...! :concordo:

até dá para rodar num motor a gasolina sem a bateria... ligar os cabos +/- direto e fazer pegar no tranco :mrgreen: o alternador dá conta de manter a ignição... ja fiz isso algumas vezes...

samukanvas
06/01/2010, 00:10

Mazomeno.... :rolleyes:

Se olhar as regras vai ver que os motores "diesel" são beneficiados com sobre alimentação e capacidade cúbica. Fora que o diesel que usam está mais próximo de nitrometano que do diesel de posto :concordo:

Abs

joão k. chikui
07/01/2010, 21:53
Não funciona pois o próprio alternador precisa de 12V para poder começar a carregar. Depois de ligado , aí sim poderia retirar a bateria.

até dá para rodar num motor a gasolina sem a bateria... ligar os cabos +/- direto e fazer pegar no tranco :mrgreen: o alternador dá conta de manter a ignição... ja fiz isso algumas vezes...

cRiPpLe_rOoStEr
07/01/2010, 22:00
Não funciona pois o próprio alternador precisa de 12V para poder começar a carregar. Depois de ligado , aí sim poderia retirar a bateria.
tem certeza?

a propósito: eu fiz isso em motos, talvez então só tenha funcionado por causa de ao invés de um alternador propriamente dito ter uma espécie de dínamo/estator...

SAPO-BOMBA
09/01/2010, 15:14
Mazomeno.... :rolleyes:

Se olhar as regras vai ver que os motores "diesel" são beneficiados com sobre alimentação e capacidade cúbica. Fora que o diesel que usam está mais próximo de nitrometano que do diesel de posto :concordo:

Abs

É, mas leve em conta que os carros ciclo otto tem faixa de giro muito maior e a gasolina deles tb não lembra nem um pingo as dos postos... :mrgreen:

Na verdade, existem restrições para os veículos diesel de competições, como as que foram impostas por exemplo aos SEAT na WTCC...

Acabam ficando uns pelos outros em termos de potência, mas o alto torque dos diesel faz toda a diferença.

SAPO-BOMBA
09/01/2010, 15:15
Isso sem levar tb em conta consumo e durabilidade numa corrida... :)