Ver Versão Completa : molas traseiras vitara
mister_fly
22/10/2007, 15:55
coloquei uns amortecedores com maior curso no vitara e agora a mola traseira de origem salta fora. para terem uma noçao o amortecedor traseiro aberto tem 60 cm.alguem me poderia informar acerca de quais as molas de outro carro k possam servir no vitara atras?? se alguem ja alterou o seu vitara agradecia k me informassem, obrigado
Walter Carlos Brossel
22/10/2007, 16:26
coloquei uns amortecedores com maior curso no vitara e agora a mola traseira de origem salta fora. para terem uma noçao o amortecedor traseiro aberto tem 60 cm.alguem me poderia informar acerca de quais as molas de outro carro k possam servir no vitara atras?? se alguem ja alterou o seu vitara agradecia k me informassem, obrigado
Aqui no Brasil o pessoal coloca calços de 2" na suspensão e aí coloca na traseira do Vitara as molas dianteiras de Chevete e amortecedores de Omega Suprema, ambos carros da GM.
Essa configuração fica perfeita e sem problemas.
Um abraço.
MARCELO VITARA SUBMARINO
22/10/2007, 16:42
Aqui no Brasil o pessoal coloca calços de 2" na suspensão e aí coloca na traseira do Vitara as molas dianteiras de Chevete e amortecedores de Omega Suprema, ambos carros da GM.
Essa configuração fica perfeita e sem problemas.
Um abraço.
É isso aí Waltin configuração aprovada, eu utilizo assim, mas o pessoal utiliza somente a mola dianteira do chevette que levanta o carro em 2", sem o calço e os amortecedores de Omega Suprema (cursos maiores)
Abs
Grassmann
22/10/2007, 17:02
1) Qual seu Vitara? (ano, modelo)
2) Qual a configuração de suspensão do seu carro? Tem calços de suspensão?
Dependendo das respostas acima, a solução pode ser um pouco diferente.
De maneira geral, se for um Vitara "quadrado", molas originais com calços ou molas de Chevette. Nestes casos, o amortecedor de Suprema (561mm aberto) não salta.
davilsantos
22/10/2007, 19:02
no meu eu tenho calço de 3" com amortecedor rancho no suporte original e as molas parecem que foram feitas e reforçadas.
É isso aí Waltin configuração aprovada, eu utilizo assim, mas o pessoal utiliza somente a mola dianteira do chevette que levanta o carro em 2", sem o calço e os amortecedores de Omega Suprema (cursos maiores)
Abs
Tem como levantar 2" sem utilizar calços?! :pensativo:
Essa eu não sabia!
[]´s
Walter Carlos Brossel
22/10/2007, 20:52
Abs
É isso aí Submarino. Pensei uma coisa e escrevi outra.
Valeu.
mister_fly
22/10/2007, 21:55
o meu vitara é um 1.6 8v de 1990. com as molas de origem atras e calço de 2" elas nao saem mas tiveram de ser presas em baixo pra poder jogar em cima no cone. mas a minha intensao era usar umas molas sem o calço que nao saissem nem influenciassem em muito a altura da traseira pois nao tenho bodylift de 8 cm e nao queria usar molas maiores, fiz-me entender?? obrigado
Jeanilson
22/10/2007, 22:35
o meu vitara é um 1.6 8v de 1990. com as molas de origem atras e calço de 2" elas nao saem mas tiveram de ser presas em baixo pra poder jogar em cima no cone. mas a minha intensao era usar umas molas sem o calço que nao saissem nem influenciassem em muito a altura da traseira pois nao tenho bodylift de 8 cm e nao queria usar molas maiores, fiz-me entender?? obrigado
Só esclarecendo mais ainda...
As molas dianteiras do Chevette ficam com a mesma altura das molas originais com os calços.
Se você já está com os calços atrás, trocando as molas originais com os calços por essas molas a sua viatura ficaria com a mesma altura, e com a vantagem que as molas novas não escapariam mais.
[]'s
MARCELO VITARA SUBMARINO
23/10/2007, 11:33
Tem como levantar 2" sem utilizar calços?! :pensativo:
Essa eu não sabia!
[]´s
nanito,
As molas dianteiras do chevette são maiores que as originais traseiras do vitara, sendo assim, trocando-as voce ganha 2", sem a necessidade de calço. Importante: São as molas dianteiras do chevette.
No meu caso eu coloquei as molas de chevette + o calço da RC 4x4 de 2", sendo assim ficou com +/- uns 4" na traseira, no off road fico show , mas nos deslocamentos por asfalto o carro ficou mais instavel, nada que atrapalhe muito, é só acostumar, e num se esqueça de colocar o espaçador de cardã, o Fabil aqui do forum vende.
Abs
nanito,
As molas dianteiras do chevette são maiores que as originais traseiras do vitara, sendo assim, trocando-as voce ganha 2", sem a necessidade de calço. Importante: São as molas dianteiras do chevette.
No meu caso eu coloquei as molas de chevette + o calço da RC 4x4 de 2", sendo assim ficou com +/- uns 4" na traseira, no off road fico show , mas nos deslocamentos por asfalto o carro ficou mais instavel, nada que atrapalhe muito, é só acostumar, e num se esqueça de colocar o espaçador de cardã, o Fabil aqui do forum vende.
Abs
Mas qual a vantagem de não usar calços?! Tem diferença entre calçar com molas e calçar com calços?!
Só de curioso mesmo, to feliz e satisfeito com meus 1" de suspensão! :D
[]´s
mister_fly
23/10/2007, 16:26
ja agora voces poderiam por a foto do chevette k falam. é k em portugal os carros tem outro nome e nao faço ideia qual seja o carro. a minha ideia era colocar umas molas que fossem mais elasticas que as originais. desta forma quando postas no sitio e com o peso do carro nao subiriam muito a altura da traseira mas abririam quando fosse necessario:dance:!isto é em caso de cruzamento. obrigado a todos pela ajuda:mrgreen:
mister...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Chevrolet_Chevette
tudo sobre chevettes..
Nanito..
sobre a diferenca entre calçar molas e usar molas maiores... molas maiores oferecem mais curso ( compressao e expansao) do que uma mola com as mesmas caracteristicas, porem de de menor comprimento..
sacou ?
T+
T+
mister_fly
25/10/2007, 20:12
ja agora se nao for pedir muito alguem me sabe dizer qual o comprimento dessas molas??:parede:
jmquiroga
26/10/2007, 13:35
Bom , tenho uma duvida com relação a este tema tmb , meu vitara tem calços de 2" na traseira , e amortecedores de monza , pelo menos foi o que indicou o codigo NAKATA que anotei no amortecedor e vi no site , só que meus pneus 31 , ainda dão uma raspadinha atrás quando faço trilhas mais pesadas , sera viavel eu colocar as molas do chevette atrás junto com o calço , para ficar mais alto ??? , será que esse amortecedor vai dar curso suficiente ?? , essas molas de chevette são as dianteiras ou traseiras ??? ,
jmquiroga
26/10/2007, 15:50
estou tentando encontrar na net , as medidas dos amortecedores e molas do omega , chevette , vitara original , e o do monza que eu tenho ... mas no site oficial só mostra o codigo , nada de medidas ... , se alguem tiver ..
jmquiroga
26/10/2007, 18:37
estou mandando umas fotos do meu amortecedor , que acho que é o do monza , e da mola , creio que seja a original com calço de 2 "" , e tmb 2 fotos do pivô , só para confirmar se é ali que vai o espaçador , pelo visto o meu esta sem , certo ?? ,
jmquiroga
27/10/2007, 09:54
bom , pelas medidas que eu peguei no site do cabrito , o amortecedor do monza tem mais curso que o do omega , então creio que posso colocar a mola do chevette junto com o calço , certo ?? , será que ganharei mais um pouco de altura ou o carro só vai ficar mais duro ??
willerdan
31/12/2007, 02:28
e para a vitara 5p essa modificaçao tambem da certo?
Jeanilson
31/12/2007, 11:29
e para a vitara 5p essa modificaçao tambem da certo?
Como o Vitara 5 portas é mais pesado atrás, o pessoal utiliza as molas dianteiras do Opala na traseira, ao invés das do Chevette. O resto é tudo igual.
[]'s
willerdan
31/12/2007, 12:30
vou tentar essa modificaçao
estou reformando todo meu carro e gostaria de ajudas pra determinados problemas que irei encontrar e conto com sua ajuda
feliz ano novo pra vc e toda sua familias
Dudagordon
31/12/2007, 13:09
Pessoal,
perdoem a minha "inguinorança":oops::oops:, mas se apenas colocando as molas traseiras do Chevette o Vitarinha já sobe 2", pq então ficar comprando kits não sei daonde e calços tbm não sei daonde, etc???
Qual a diferença entre os dois sistemas?
Requer alguma adaptação, ou existe alguma desvantagem em simplesmente colocar as molas do Chevette?
Compromete em algo a segurança(menor estabilidade ou algo assim...)?
Na frente tbm seriam as mesmas molas?
Tô pensando em dar uma levantadinha no meu 3D 93/94 que está original e com pneus 205.75.15 e amortecedores de Opala na tras.(isto qdo tiver que trocar os pneus pois acho que não ficaria muito legal o bixo levantado com esses pneus).
Dêem mais esta luz à este camarada que se tivesse que ser mecânico ía morrer de fome rsrs!!!
[]s inguinorantes!!
Existem dois tipos de molas dianteiras do chevete. A do modelo com ar que possui 9,43 espiras que é mais alta e a do modelo sem ar que possui 8,5 espiras que é mais baixa. Falta saber a altura da mola original traseira do Vitara.
Se vc não comprar o kit, vai ter de fazer os prolongadores dos AMORTECEDORES ou então substituí-los por um de maior abertura: na traseira os da Omega suprema é uma boa opção, mas na dianteira, acho que não existe opção nacional, sendo assim você terá de usar os prolongadores....daí a compra do KIT, que já vem com os prolongadores e os calços das molas, não precisando de trocar nenhuma mola. ;)
abs
Pessoal,
perdoem a minha "inguinorança":oops::oops:, mas se apenas colocando as molas traseiras do Chevette o Vitarinha já sobe 2", pq então ficar comprando kits não sei daonde e calços tbm não sei daonde, etc???
Qual a diferença entre os dois sistemas?
Requer alguma adaptação, ou existe alguma desvantagem em simplesmente colocar as molas do Chevette?
Compromete em algo a segurança(menor estabilidade ou algo assim...)?
Na frente tbm seriam as mesmas molas?
Tô pensando em dar uma levantadinha no meu 3D 93/94 que está original e com pneus 205.75.15 e amortecedores de Opala na tras.(isto qdo tiver que trocar os pneus pois acho que não ficaria muito legal o bixo levantado com esses pneus).
Dêem mais esta luz à este camarada que se tivesse que ser mecânico ía morrer de fome rsrs!!!
[]s inguinorantes!!
Jeanilson
16/01/2008, 11:39
Existem dois tipos de molas dianteiras do chevete. A do modelo com ar que possui 9,43 espiras que é mais alta e a do modelo sem ar que possui 8,5 espiras que é mais baixa. Falta saber a altura da mola original traseira do Vitara.
A mola que utilizo na minha viatura é a mais comum (de 8,5 espiras) e ela deixa a viatura nivelada (com o kit na dianteira). Acredito que se utilizar o modelo de 9,43 espiras a viatura ficaria com a traseira mais alta do que a frente (o que particularmente não gosto).
[]'s
chevette com A/C.... isso é RARIDADE das RARIDADES, é mosca branca de olho azul e DUAS CABECAS..heheheh
tá achando essa mola com facilidade no mercado?
T+
Fernando Lages
17/01/2008, 00:30
E o que falar então de Chevette AT? :shock:
No final de 2006, quando refiz a transmissão da minha Path, fiquei sabendo que existiram Chevettes com transmissão automática... ô luxo... :rolleyes:
Pois é, inclusive, o câmbio automático do Vitara e o do Opala é o mesmo do Chevete....
Outro dia, ví um chevete desses na rua aqui em BH, e o melhor, estava bem conservado!
chevette AT é raro tb... mas chevete com A/C é muito mais raro de se ver...
imagima que bosta nao era? chevette já nao andava, com A/C e cambio automatico entao?? vixe!!
T+
isso é verdade, bem que ele tava na maior lerdeza na minha frente, subindo a Antonio Carlos! hehe
Maorivox
10/02/2011, 20:17
Pessoal me ajudem!!!
Vou trocar as molas e amortecedores traseiros, vitarinha 95.
Vou manter a originalidade, amortecedor de caravan 6cc turbo gás cofap.
e as molas? qual molas, posso substituir pela original do vitara, para manter a altura padrão?
Grato a todos,
leonardo
diegotmc
09/10/2013, 15:34
Ressucitando o tópico... estou precisando corrigir a suspensão do meu Vitara 3D 95.
A traseira dele está mais alta, e estou achando instável. Estou com o carro há 2 meses, e sei lá quais cagadas os donos anteriores aprontaram...
Andando em estrada de chão, a traseira quica fácil e o carro tende a perder a traseira muito fácil. Também to achando ruim em asfalto irregular, balança que nem um bêbado quando pega uns desníveis.
Então vou zerar tudo e com o tempo avalio a necessidade de um lift com calços.
Já vi que amortecedores tem os Monroe Gas Premium... mas e as molas? Quais são as originais? Onde comprar?
RicardoM
09/10/2013, 18:53
Ressucitando o tópico... estou precisando corrigir a suspensão do meu Vitara 3D 95.
A traseira dele está mais alta, e estou achando instável. Estou com o carro há 2 meses, e sei lá quais cagadas os donos anteriores aprontaram...
Andando em estrada de chão, a traseira quica fácil e o carro tende a perder a traseira muito fácil. Também to achando ruim em asfalto irregular, balança que nem um bêbado quando pega uns desníveis.
Já vi que amortecedores tem os Monroe Gas Premium... mas e as molas? Quais são as originais? Onde comprar?
Diego, para estar quicando assim, vc deve tá usando molas de opala na traseira.
Para o vitara 3 portas com lift de 2" de suspensão, o indicado é usar molas dianteiras do chevette com amortecedores do omega suprema GBL-1024
diegotmc
09/10/2013, 19:49
E sem lift? Usa as de Chevette tambem?
Se cortar um pouco essas molas de Opala já melhora algo?
RicardoM
09/10/2013, 20:03
E sem lift? Usa as de Chevette tambem?
Se cortar um pouco essas molas de Opala já melhora algo?
Mola de opala so fica bom no vitara 4 portas. No seu caso pode usar a do chevette com 1 elo a menos. Isso se for usar sem lift. Agora o amortecedor nao sei te informar pra suspa original.
Carletto
10/10/2013, 01:00
Rapaz, que bom que ressuscitou o tópico aqui! Estou numa situação parecida. Recém dono de um vitara 5p, calços de 2", pneus 265 lameiros. Pega MUITO! a ponto de travar a roda. até em alguns facões pega também. Vi em alguns vídeos que os vitaras com pneus originais, o pneu entra na caixa de roda. O que no meu caso, fica impossível pela largura, daí que entra e trava tudo.
Colocar o amortecedor do monza, como foi dito aqui já resolve? Pensei em tentar fazer uns batentes para que isso não aconteça, ou um air lift.
Quanto ao balanço do seu. Peça para o mecânico avaliar rolamento/ retentor. O meu parecia um navio no asfalto irregular antes disso. Pra vc ter idéia, com o pneu elevado, tinha jogo na roda! Pode parecer pouca diferença, mas percebe-se andando.
RicardoM
10/10/2013, 05:54
Rapaz, que bom que ressuscitou o tópico aqui! Estou numa situação parecida. Recém dono de um vitara 5p, calços de 2", pneus 265 lameiros. Pega MUITO! a ponto de travar a roda. até em alguns facões pega também. Vi em alguns vídeos que os vitaras com pneus originais, o pneu entra na caixa de roda. O que no meu caso, fica impossível pela largura, daí que entra e trava tudo.
Colocar o amortecedor do monza, como foi dito aqui já resolve? Pensei em tentar fazer uns batentes para que isso não aconteça, ou um air lift.
Quanto ao balanço do seu. Peça para o mecânico avaliar rolamento/ retentor. O meu parecia um navio no asfalto irregular antes disso. Pra vc ter idéia, com o pneu elevado, tinha jogo na roda! Pode parecer pouca diferença, mas percebe-se andando.
Que molas vc usa na traseira?
Carletto
10/10/2013, 09:34
Que molas vc usa na traseira?
:pensativo: infelizmente nao sei... Não tenho o carro há muito tempo, e já veio assim. Tem algum jeito de saber?
RicardoM
10/10/2013, 12:39
Dificil, mas se vc quer retirar o lift, usa mola do chevette contada 1 elo e um amortecedor firme
Daí vc vera que o desempenho no asfalto vai ficar top.
Nao esqueca de verificar tambem o pivo da bandeija traseira.
diegotmc
10/10/2013, 12:48
Ontem eu cheguei a passar lá na oficina do Makoto, mas ele tinha saído. Ia conversar com ele sobre esse meu problema.
Vou fazer umas medições da mola que está no carro, e arrumar uma de Chevette pra comparar.
RicardoM
10/10/2013, 12:53
Ontem eu cheguei a passar lá na oficina do Makoto, mas ele tinha saído. Ia conversar com ele sobre esse meu problema.
Vou fazer umas medições da mola que está no carro, e arrumar uma de Chevette pra comparar.
Se seu vitra for 2 portas, a mola de chevette fica praticamente 2" mais alto.
diegotmc
10/10/2013, 15:41
É duas portas, e tá parecendo 2" mais alto também!