PDA

Ver Versão Completa : Válvula Termostática Ranger

rogeriomasih
22/10/2007, 12:29
Ontem fui dar uma volta com minha Ranger na praia e como a maré estava alta tive que enfrentar um trecho de aproximadamente 2 ou 3km de areia bem frouxa.

Nesse trecho o carro andou de 2ª. Marcha (4x4 HI) a um pouco mais de 3.000 rpm.

Quando saí do trecho vi que a temperatura estava no vermelho. O carro não chegou a ferver e bastou parar um pouco, sem desligar o motor, que a temperatura rapidamente voltou ao normal. Mesmo assim, achei que não estava correto, pois foi pouco esforço para muito ´esquentamento´.

Como existem pouco relatos que aquecimento de Ranger aqui no fórum, resolvi procurar um mecânico e me antecipar a um problema maior.

Hoje levei ao mecânico e ele vai substituir a válvula termostátia, a qual, segundo ele, pode estar limitando o fluxo de água. Como a utilização do meu carro é praticamente em estrada/cidade, somente quando este passou por uma solicitação maior é que o problema ficou evidente.

Ainda segundo ele, a referida válvula deve ser substituída a cada 50mil/60mil km (não sei se a informação é procedente) e a minha, que ainda é original, está com 126mil.

Vamos aproveitar tb para trocar a tampa do reservatório de expansão do radiador, a qual está apresentando um pequeno vazamento de vapor.

Bom, estou postando o meu ´causo´ no sentido de saber se algum dos amigos Rangeiros já passou por situação similar e qual foi o problema/solução.

Outra coisa, qual a km recomendada para substituir a válvula termostática? laguém tem esta informação?

Walter L. L. Casitta
22/10/2007, 18:47
Ontem fui dar uma volta com minha Ranger na praia e como a maré estava alta tive que enfrentar um trecho de aproximadamente 2 ou 3km de areia bem frouxa.

Nesse trecho o carro andou de 2ª. Marcha (4x4 HI) a um pouco mais de 3.000 rpm.

Quando saí do trecho vi que a temperatura estava no vermelho. O carro não chegou a ferver e bastou parar um pouco, sem desligar o motor, que a temperatura rapidamente voltou ao normal. Mesmo assim, achei que não estava correto, pois foi pouco esforço para muito ´esquentamento´.

Como existem pouco relatos que aquecimento de Ranger aqui no fórum, resolvi procurar um mecânico e me antecipar a um problema maior.

Hoje levei ao mecânico e ele vai substituir a válvula termostátia, a qual, segundo ele, pode estar limitando o fluxo de água. Como a utilização do meu carro é praticamente em estrada/cidade, somente quando este passou por uma solicitação maior é que o problema ficou evidente.

Ainda segundo ele, a referida válvula deve ser substituída a cada 50mil/60mil km (não sei se a informação é procedente) e a minha, que ainda é original, está com 126mil.

Vamos aproveitar tb para trocar a tampa do reservatório de expansão do radiador, a qual está apresentando um pequeno vazamento de vapor.

Bom, estou postando o meu ´causo´ no sentido de saber se algum dos amigos Rangeiros já passou por situação similar e qual foi o problema/solução.

Outra coisa, qual a km recomendada para substituir a válvula termostática? laguém tem esta informação?

Isso mesmo. 60.000Km

rogeriomasih
22/10/2007, 23:35
Testei a válvula antiga em uma panela de água quente (teste hi-tech, né?) e ela abriu certinho...pelo menos aparentemente.

AlbertoSato
23/10/2007, 01:57
Olá pessoal...!
Acho melhor testar seu carro sem a valvula...,se continuar esquentando o problema deve ser outro...!
Não ha problemas rodar sem a valvula...,sem ela aumenta ate a circulação de água, pode ter certeza experiencia propria!
Tenho uma Ranger e ela estava esquentando...,trokei uma serie de coisas,uma delas foi a valvula e o q pude perceber fazendo o mesmo percuso no mesmo horario...,foi q, sem a valvula o carro demorava mais a esquentar, com a valvula o carro esquentava muito rapido,isso com uma valvula zerada...!
Ah...,provavelmente tenha começado a queimar a junta do cabeçote n toda mais uma parte,sei o carro n ferveu, mais esquentou muito!

Edintruder
23/10/2007, 11:45
Olá pessoal...!
Acho melhor testar seu carro sem a valvula...,se continuar esquentando o problema deve ser outro...!
Não ha problemas rodar sem a valvula...,sem ela aumenta ate a circulação de água, pode ter certeza experiencia propria!
Tenho uma Ranger e ela estava esquentando...,trokei uma serie de coisas,uma delas foi a valvula e o q pude perceber fazendo o mesmo percuso no mesmo horario...,foi q, sem a valvula o carro demorava mais a esquentar, com a valvula o carro esquentava muito rapido,isso com uma valvula zerada...!
Ah...,provavelmente tenha começado a queimar a junta do cabeçote n toda mais uma parte,sei o carro n ferveu, mais esquentou muito!

NÃO FAÇA ISSO!!! A RANGER NÃO PODE ANDAR SEM VÁLVULA TERMOSTÁTICA SENÃO AQUECE SEMPRE!
A válvula serve para alterar o rumo da água para o bloco ou para o radiador, sem a válvula esse motor não define o caminho, então a mair parte da água irá para o próprio bloco e apenas o fluxo excedente irá para o radiador, em trabalho leve não se percebe problemas, mas basta puxar potência do motor para ele aquecer no vermelho!

AlbertoSato
23/10/2007, 14:18
Desculpe ,mas a infirmação que dei esta CORRETA! Conheço muitos mecanicos, muito experientes que afirmam que o que falei esta correto! Inclusive a oficina representante da Maxion e MWM me confirmaram...,a vavula do termostato eh utilizada para que o motor atinja mais rapido a temperatura ideal de funcionamento!
Com sua retirada ah uma MAIOR circulação de água!
Eh experiencia propria..., tenho uma Ranger que ja fiz esse teste de varias maneiras.
Com o carro com o funcionamento normal vc não notará,com ou sem valvula ele atingirá determinada temperatura!Mas, com o motor aquecendo vc notará que aquece mais rapido COM a valvula do termostato, sem ela o motor demora mais para aquecer...!Agora ela esta com a valvula...,mais rodou mais de 2 anos sem ela e nunca tive problemas...,subo duna, no 4x4HI e no 4x4 LO e nada...,temperatura normal todo o tempo.Ela andou esquentando mais foi outra coisa. Problema na turbina...,coisa que aki no forum ninguem falou nada. Ela eh variável e as palhetas tinham travado em baixa funcionava uma maravilha mais qnd tinha que abrir ela tava travada ai a queima era muito grande criou-se um refluxo dos gases do escape fazendo com que o carro esquente!
Bem..., isso foi o que pude constar com meu carro que acredito seja igual as outras Rangers.

Walter L. L. Casitta
23/10/2007, 14:34
Desculpe ,mas a infirmação que dei esta CORRETA! Conheço muitos mecanicos, muito experientes que afirmam que o que falei esta correto! Inclusive a oficina representante da Maxion e MWM me confirmaram...,a vavula do termostato eh utilizada para que o motor atinja mais rapido a temperatura ideal de funcionamento!
Com sua retirada ah uma MAIOR circulação de água!
Eh experiencia propria..., tenho uma Ranger que ja fiz esse teste de varias maneiras.
Com o carro com o funcionamento normal vc não notará,com ou sem valvula ele atingirá determinada temperatura!Mas, com o motor aquecendo vc notará que aquece mais rapido COM a valvula do termostato, sem ela o motor demora mais para aquecer...!Agora ela esta com a valvula...,mais rodou mais de 2 anos sem ela e nunca tive problemas...,subo duna, no 4x4HI e no 4x4 LO e nada...,temperatura normal todo o tempo.Ela andou esquentando mais foi outra coisa. Problema na turbina...,coisa que aki no forum ninguem falou nada. Ela eh variável e as palhetas tinham travado em baixa funcionava uma maravilha mais qnd tinha que abrir ela tava travada ai a queima era muito grande criou-se um refluxo dos gases do escape fazendo com que o carro esquente!
Bem..., isso foi o que pude constar com meu carro que acredito seja igual as outras Rangers.

Essa Válvula fica em um bifurcação. Ela determina em que direção o fluxo da agua quente vai segui: De volta pro motor ou pelo radiado. Sem a válvula, a direção do fluxo da agua quente vai depender só da boa vontade da agua. Se ela achar que é mais fácil voltar pra dentro do morto vai acontecer um super aquecimento.
Melhor não retirar a válvula. Nunca! Se a válvula esta ok, deixa ela lá. A causa do problema e certamente outro e é onde tem que ser resolvido.
O motor sempre funcionou bem com ela não seria agora que não funcionaria...
Um mecânico retira a válvula pra resolver problema de superaquecimento tá assinado atestado de incompetência venha ele de uma assistência técnica credenciada ou não.

fernandoof
23/10/2007, 14:58
Essa Válvula fica em um bifurcação. Ela determina em que direção o fluxo da agua quente vai segui: De volta pro motor ou pelo radiado. Sem a válvula, a direção do fluxo da agua quente vai depender só da boa vontade da agua. Se ela achar que é mais fácil voltar pra dentro do morto vai acontecer um super aquecimento.
Melhor não retirar a válvula. Nunca! Se a válvula esta ok, deixa ela lá. A causa do problema e certamente outro e é onde tem que ser resolvido.
O motor sempre funcionou bem com ela não seria agora que não funcionaria...
Um mecânico retira a válvula pra resolver problema de superaquecimento tá assinado atestado de incompetência venha ele de uma assistência técnica credenciada ou não.

E nas L200´s, tem problema?

Walter L. L. Casitta
23/10/2007, 16:09
E nas L200´s, tem problema?

Não conheço aquele motor, mas certamente não pode funcionar sem essa válvula...

RezendeDF
23/10/2007, 17:33
Depois que fiz a revisão de 20 mil e eles trocaram o sensor de temperatura, notei que agora o ponteiro fica mais baixo do que antes. Então fiz o questionamento para a autorizada se eles tinham retirado a válvula termostática, essa desconfiança foi porque em situações de longos declives a temperatura volta para 1/4. A concessionária me respondeu que essas que tem bomba eletrônica não pode de geito nenhum trabalgar sem a válvula, me disseram um monte de informações técnicas e blá, blá, blá.

Achei estranho, mais fazer o que? Desmontar e conferir se tá com a válvula ou não.

Prefiro esperar pra ver!

rogeriomasih
23/10/2007, 23:49
Conta aí este ´causo´ pra gente.

[quote=AlbertoSato;479231]Ela andou esquentando mais foi outra coisa. Problema na turbina...,coisa que aki no forum ninguem falou nada. Ela eh variável e as palhetas tinham travado em baixa funcionava uma maravilha mais qnd tinha que abrir ela tava travada ai a queima era muito grande criou-se um refluxo dos gases do escape fazendo com que o carro esquente!
quote]

AlbertoSato
24/10/2007, 03:22
Ah...,se a valvula ta ok, claro que pode deixar, bom que fica original!Na minha foi retirada pq a um tempo atras o carro esquentou e constatou-se que a valvula tinha travado...,ai passou algum tempo sem ela uns 2 anos mais ou menose como disse não tive problemas.Esclerecendo...,foi retirada pq estava travada!!!!!!Mas, sem a valvula não tive problemas de temperatura,em momento algum!

Edintruder
24/10/2007, 14:22
Tenta conseguir outra válvula e instala.

rogeriomasih
25/10/2007, 02:15
Alberto,

queria que vc contasse o 'causo' da turbina travada.

Ah...,se a valvula ta ok, claro que pode deixar, bom que fica original!Na minha foi retirada pq a um tempo atras o carro esquentou e constatou-se que a valvula tinha travado...,ai passou algum tempo sem ela uns 2 anos mais ou menose como disse não tive problemas.Esclerecendo...,foi retirada pq estava travada!!!!!!Mas, sem a valvula não tive problemas de temperatura,em momento algum!

Edintruder
25/10/2007, 11:21
O problema de deixar ela travada é que não funciona da forma que deveria, justamente proporcionando maior torque em baixa, e fica como uma WG comum.

rogeriomasih
10/01/2008, 17:40
Oi,

como falei no início, a Ranger esquentou depois de um pequeno esforço e o mecânico sugeriu a troca da válvula termostática. Fiz a troca e quando cheguei em casa testei a válvula (teste na panela de água quente), a qual pareceu estar funcionando perfeitamente.

Em função do resultado do teste fiquei em dúvida se havia trocado o componente correto.

No entanto, na volta do reveillon e no final de semana passado, tive a oportunidade de testar o carro na areia frouxa em situações bem mais fortes que na oportunidade em que ela esquentou. O resultado foi POSITIVO. A Ranger não esquentou nada.

Aproveitei a oportunidade para passar por aqui e apresentar o resultado para os amigos.

Abraços para todos.

ALEXANDREO
10/01/2008, 22:57
pessoal, quado comprei a minha ranger ela estava sem a valvula termostatica, desconfiei pois ela demorava muito para esquentar e nao passava do 1/4, para um leigo seria otimo, mas se levarmos em conta a questao do fluxo da agua ja descrito e da dilataçao dos metais em funçao da temperatura para o qual o motor foi projetado podemos constatar que nao seria uma boa ideia rodar sem ela e foi o que eu fiz coloquei uma nova., so encontrei na autorizada, talvez esse o motivo do antigo dono rodar sem ela, foi uma paulada nao me recordo o valor, mas ate dividi no cartao de credito, ate o consumo melhorou o carro roda o tempo todo no meio da marcaçao nunca aqueceu e rodo com os bicos da . NAO ACONSELHO EM CARRO ALGUM RODAR SEM A VALVULA

ABRAÇAO ALEXANDRE

Edintruder
10/01/2008, 23:25
Alexandre, só para completar, a vida útil do motor pode ser reduzida em função da temperatura variar muito duranto o funcionamento do motor.
Rogério, o teste da panela mostra como funciona e se não estava travada, porém a mola perde a calibragem térmica com o tempo. por isso começou a dar problemas.

Renatopami
11/01/2008, 00:01
O mecânico que cuida da minha hilux,recomenda a troca da válvula termostática de 50 em 50 mil km,sempre por originais de fábrica(paralelo não)....Ele diz que aos 50000 km,mesmo a válvula estando boa,para que efetue a troca,jamais deixar a válvula chegar até o fim de sua vida útil,pois pode superaquecer o motor e trincar o cabeçote.....Então ele recomenda trocar nesta km,por precaução.....seria tipo um gasto pequeno hj,para não ter um prejuizo grande amanhã:parede:
Fica a dica aí:concordo:
ABRAÇOS!!!

rogeriomasih
11/01/2008, 00:48
Na RANGER a troca é recomendada aos 60mil. Quando troquei a minha estava em torno de 120mil.

rogeriomasih
11/01/2008, 00:48
Rogério, o teste da panela mostra como funciona e se não estava travada, porém a mola perde a calibragem térmica com o tempo. por isso começou a dar problemas.

OK. Obrigado pela dica.

dsamaz
11/01/2008, 12:55
Edintruder,

a minha ranger está sem a válvula faz muito tempo.
Ela nunca apresentou super aquecimento e dificilmente chega a metade do ponteiro (somente com sol a pino e ar condicionado ligado).

Admiro seu conhecimento desde muito tempo, porém não ocorre uma maior variação de temperatura sem a válvula. Ocorre o contrário. Sem a válvula o motor não esquenta (não chega a temperatura ideal), logo a variação de temperatura é menor.

No meu caso, a temperatura chega rápida ao mínimo, porém quase nunca passa disto...

Mas... minha posição é de que esta válvula é importantíssima... eu só não a instalo pq só se venda na autorizada e custa muito caro...

Daniel
Ranger 4.0 v6 repow

Alexandre, só para completar, a vida útil do motor pode ser reduzida em função da temperatura variar muito duranto o funcionamento do motor.

shimomoto
11/01/2008, 13:14
Edintruder,

Ela nunca apresentou super aquecimento e dificilmente chega a metade do ponteiro (somente com sol a pino e ar condicionado ligado).

Admiro seu conhecimento desde muito tempo, porém não ocorre uma maior variação de temperatura sem a válvula. Ocorre o contrário. Sem a válvula o motor não esquenta (não chega a temperatura ideal), logo a variação de temperatura é menor.

(...)

Daniel;

Não concordo com sua afirmação. Se você alterna uso forçado com uso leve, em regiões mais frias haverá sim variação na temperatura de trabalho, dentro de um mesmo ciclo de funcionamento do motor (uma mesma partida). Vi isso aqui na Fazenda onde tenho um trator que hoje está operando sem a termostática e mesmo no carro (um Gol) que faz uns bons meses que está sem termostática.

O Gol é o caso que eu acho o mais sintomático: Ele, quando a temperatura está amena, o motor fica em temperatura normal quando está andando em primeira e segunda, andando na fazenda. Quando pega um pouco de velocidade, a temperatura despenca e fica "frio" assim digamos. É claro que Gol é Gol, trator é trator, mas os princípios básicos são os mesmos. Guardadas as devidas proporções de uso.

Um grande abraço

guiband3
29/04/2008, 10:59
Olá pessoal... Minha ranger 2000 está com o mesmo problema de aquecimento... Ar ligado+estrada+velocidade 110Km = temperatura nas alturas.. Procurando solução encontrei no "Dicas Sabó" o seguinte:

Este problema de superaquecimento aconteceu com um caminhoneiro que já estava desesperado com o defeito, inclusive já havia saído de uma outra oficina por não conseguir ainda resolver o problema de superaquecimento de seu veículo. A maioria dos caminhões pesados é equipada com o “ventilador viscoso ou hidrostático” (componente que somente entra em funcionamento para esfriar o líquido do sistema de arrefecimento, quando este atinge uma determinada temperatura); quando o motor está frio, ele até gira junto com o motor, porém sem função. Você pode até dar partida no motor e segurá-lo com a mão. Nele há um líquido especial que faz o acoplamento quando aquecido No caso desse veículo com superaquecimento, nos vários testes realizados percebeu-se uma coloração escura na parte externa do ventilador viscoso, ou seja, houve o vazamento do líquido e o ventilador perdeu sua função, não mais resfriando ou arrefecendo a água/líquido. Foi só troca r o componente e o problema foi resolvido .
A Dica Certa é: em caso de superaquecimento do motor em veículos equipados com ventilador hidrostático, cheque a presença de vazamentos neste componente

Como acho que é este meu problema, estou procurando na web alguém que venda este ventilador viscoso para a ranger e não encontro... Por acaso algum dos foreiros pode me ajudar?

Abç à todos...
Guilherme

ojaneri
29/04/2008, 11:03
Olá pessoal... Minha ranger 2000 está com o mesmo problema de aquecimento... Ar ligado+estrada+velocidade 110Km = temperatura nas alturas.. Procurando solução encontrei no "Dicas Sabó" o seguinte:

Este problema de superaquecimento aconteceu com um caminhoneiro que já estava desesperado com o defeito, inclusive já havia saído de uma outra oficina por não conseguir ainda resolver o problema de superaquecimento de seu veículo. A maioria dos caminhões pesados é equipada com o “ventilador viscoso ou hidrostático” (componente que somente entra em funcionamento para esfriar o líquido do sistema de arrefecimento, quando este atinge uma determinada temperatura); quando o motor está frio, ele até gira junto com o motor, porém sem função. Você pode até dar partida no motor e segurá-lo com a mão. Nele há um líquido especial que faz o acoplamento quando aquecido No caso desse veículo com superaquecimento, nos vários testes realizados percebeu-se uma coloração escura na parte externa do ventilador viscoso, ou seja, houve o vazamento do líquido e o ventilador perdeu sua função, não mais resfriando ou arrefecendo a água/líquido. Foi só troca r o componente e o problema foi resolvido .
A Dica Certa é: em caso de superaquecimento do motor em veículos equipados com ventilador hidrostático, cheque a presença de vazamentos neste componente

Como acho que é este meu problema, estou procurando na web alguém que venda este ventilador viscoso para a ranger e não encontro... Por acaso algum dos foreiros pode me ajudar?

Abç à todos...
Guilherme

Você testou se o ventilador realmente não esta acoplando quando o motor quente?

Para ver, com o motor desligado, basta girar a hélice, se ela exercer alguma força contra o movimento, o acoplamento esta OK. Se ela estiver bem leve, o acoplamento não deve estar 100%.

Você ainda tem a opção de travar o acoplamento, deixando sempre ligado, enquantão você não acha a peça. Mas acredito que em distribuidores International você acha essa peça.

Edintruder
29/04/2008, 11:08
Edintruder,

No meu caso, a temperatura chega rápida ao mínimo, porém quase nunca passa disto...

Mas... minha posição é de que esta válvula é importantíssima... eu só não a instalo pq só se venda na autorizada e custa muito caro...

Daniel
Ranger 4.0 v6 repow

Já que é fênix, vou responder o que não tinha visto. Daniel, a tua ranger é V6 a gasolina e a válvula dela apenas bloqueia a passagem para o radiador, dessa forma ela só irá funcionar muito fria na estrada. O problema de andar sem a válvula nesse motor é o consumop que tende à elevar.

Edintruder
29/04/2008, 11:11
Normalmente quando o acoplamento vai pro espaço a hélice gira muito facilmente com a mão. Se deres uma empurrada nela ela tem que parar rapidamente. Se continuar girando com o embalo o acoplamento já era. Mesmo frio faz isso.

ojaneri
29/04/2008, 11:16
Já que é fênix, vou responder o que não tinha visto. Daniel, a tua ranger é V6 a gasolina e a válvula dela apenas bloqueia a passagem para o radiador, dessa forma ela só irá funcionar muito fria na estrada. O problema de andar sem a válvula nesse motor é o consumop que tende à elevar.

Edi,

Não só o consumo, mas também a durabilidade do motor vai ser afetado. Pois com o motor trabalhando fora da faixa que ele foi projetado, ele vai ter folgas maiores. Ou seja, não rode sem a válvula, só traz prejus.

guiband3
29/04/2008, 11:48
Olha só OJANERI... ontem mesmo estava subindo a serra de Paracambi e, qdo ví, o ponteiro da temp estava quase no vermelho. Desliguei o ar e esperei o ponterio estar na metade; parei o grande, desliguei-o, e, com apenas um impulso a hélice girou como se nada houvesse de atrito...

Mesmo com o carro ligado, era façil reduzir a velocidade da hélice com o encostar de uma caneta. Assim, parece q é está tal de embreagem viscosa.
O q vc acha?

Anthoniusnikos
29/04/2008, 12:01
Pelo que foi dido pelo Edin e Ojaneri, tem que ser substituída o quanto antes. Aliás fui dar uma rodada na minha e com o impulso ela para rapidinho (oferece bastante resistência).
Também aproveito para perguntar aos amigos se dá para substituir o óleo da hélice.
Abs.

Ranger 1999/2000 Diesel 4x4

ojaneri
29/04/2008, 12:10
Pelo que foi dido pelo Edin e Ojaneri, tem que ser substituída o quanto antes. Aliás fui dar uma rodada na minha e com o impulso ela para rapidinho (oferece bastante resistência).
Também aproveito para perguntar aos amigos se dá para substituir o óleo da hélice.
Abs.

Ranger 1999/2000 Diesel 4x4

O acoplamento viscoso, pelo que lembro, é blindado. Se vazou, já era.

guiband3, pelo jeito o seu acoplamento já era. Fale com o pessoal da Bareta Auto Peças (http://www.baretaautopecas.com.br/site/), que eles devem ter usado para vender, ou então em distribuidor INTERNATIONAL (deve ta uns R$ 300,00 novo, se não me engano).

guiband3
29/04/2008, 12:14
Bem, na web achei esta aqui:
EMBREAGEM VISCOSA S/525/CWBORGWARNER FORD: RANGER >98
GM: BLASER
LAND ROVER
MOTOR: 2.5 MAXION DIESEL
Preço: R$ 227,34 Peso: 0 Kg
Estoque: http://www.controlparts.com.br/ecommerce/img/estoque_vermelho.gif

Vou ligar pra bareta e ver o preço.

Valeu pessoal...

Luizinho
29/04/2008, 18:43
Ligue para o Alexandre da Car Picape Tel: 3325-5043.
A loja é representante Internacional, tem preço bom, peça original, e se não tiver em estoque, arranja bem rápido.
Tudo que cotei no Barreta até hoje foi bem caro para peça usada.

Abraço.

Luizinho
29/04/2008, 18:49
Esqueci de dizer que o DDD é 21, pois a loja fica na Barra da Tijuca, em um shopping de veículos do lado da AGO (agora Peugeot).

Vi em uma mensagem anterior que você passa na serra de Paracambi. Por um acaso vai para Mendes?

Abraço

remauto
08/07/2008, 11:54
Pessoal,seguinte Tenho Minha Ranger 2005 4x4 3.0 Diesel,moro Em Manaus ,fui A Venezuela (santa Helena Do Uaren),chegando La Estava Tudo Bem Paramos Para Comer ,quando Saimos ,que Fui Ligar O Carro A Temperatura Nao Marcava Nada E Tinha Acendido A Lampada De Super Aquecimento,de Imediato Fui Olhar O Sensor E As Mangueiras ,tudo Normal ,a Nao Ser Que A Mangueira De Cima Estava Muito Quente E A Que Fica La Embaixo Fria,bem Resumindo Eu Mesmo Arranquei A Valvula , A Temperatura Do Carro Nao Mexeu ,troquei O Sensor E Funcionou,pois Bem ,isso Ja Faz Uns 3 Meses E Nao Recoloquei A Valvula ,pois So Vende Completa E Custa Uma Fortuna,descobri A Da 2.8 é 1/5 Do Preço,sera Que Posso Colocar A Valvula Da 2.8>? Outra Ate Hoje Meu Carro Nao Super Aqueçeu Nunca Passou Do Meio.sero Que Reponho Mesmo A Valvula?abraços A Todos

mrcrema
05/01/2010, 15:58
Boa tarde a todos

Alguém saberia me dizer se a embragem viscosa da ranger seria exatamente igual a da Explorer v6 ano 94 ?

Grato pela atenção de todos.

FRanger
08/01/2010, 19:53
Na RANGER a troca é recomendada aos 60mil. Quando troquei a minha estava em torno de 120mil.

Procurei no manual de manutenção do meu modelo e não encontrei esta recomendação (de troca da válvula termostática). Na 2.5 também não me lembro de ter isto.
Pergunto se em todas as 3.0 esta vindo esta recomendação de manutenção.
Abraços,
FRanger

Hailton Russo
09/01/2010, 08:47
por falar em valvula termostatica a porca que prende ela tem que ser de plastico ou pode ser usinada em outro material. O antigo dono acho que usou bico de papagaio para abrir e perdeu todo o sextavado.

TylerNTL
09/01/2010, 08:53
Pelo que sei aquela porca não "prende" a válvula, é apenas um bujão para tirar o ar do sistema.

Já li por aqui que alguém substituiu por um bujão de ferro galvanizado de 1/2

RABUGENTO
09/01/2010, 09:03
Se é o que estou pensando, um parafuso de plástico, o meu agora é de metal depois de ter dado um susto na estrada.

Walter L. L. Casitta
09/01/2010, 10:27
Se é o que estou pensando, um parafuso de plástico, o meu agora é de metal depois de ter dado um susto na estrada.

Nunca precisei retirar esse tampão de plástico. Como nunca foi necessário retira-lo, o meu é original e não tem marcas.

Esse tampão foi feito para desaeração do sistema de arrefecimento, mas para isto basta retirar aquela manguerinha logo ao lado e dessa forma o tampão se mantém preservado...

Nava
11/01/2010, 21:37
Srs, na 2.8, qto tempo roda-se para que a temperatura atinja o normal?

A minha ta rodando uns 20 min para atingir, andando sem forçar.

Walter L. L. Casitta
11/01/2010, 22:01
Srs, na 2.8, qto tempo roda-se para que a temperatura atinja o normal?

A minha ta rodando uns 20 min para atingir, andando sem forçar.

Não demora tanto assim. Acho que andando no máximo uns 500 ou 1000 metros

TylerNTL
11/01/2010, 22:30
1-A minha antigamente demorava mais de 15 minutos para atingir a "temperatura de cruzeiro antiga" (TCA)

2-Tive um problema na VT e andei um tempo sem ela. Ela funcionava bem mais fria e para atingir a TCA só na areia com a 2ª reduzida por alguns kms. Para mim ficou evidente que o sistema de resfriamento da Ranger 2.5 tem um fator de segurança bem caprichado.

3-Troquei a VT e ela está com uma temperatura de cruzeiro nova (TCN) que é sutilmente mais alta que a antiga e atinge esta temperatura depois de rodar uns 4km no trânsito.

Dúvida: Comprei a nova VT em uma loja de peças "super ford" da vida, teoricamente especializada em peças da ford. E lembro que a caixinha tinha um logo da MWM (ou seria da Bosch?). Será que comprei uma VT com a temperatura de abertura diferente da minha antiga?

lcdalzoc
12/01/2010, 09:30
Quando comprei minha viatura, até pensei que o marcador de temperatura não estava funcionando, pois mal saía do lugar...
Quando fui no mecânico, pedi opinião dele e bingo: estava sem a válvula termostática. Coloquei uma nova e gastei 70,00 com m.o.

Apenas atente p/ o fato de que existem n especificações p/ a mesma válvula, pois a temperatura de trabalho é diferente p/ Ranger, Defender, F1000, S10/Blazer e MB Sprinter, variando a abertura em alguns graus a mais ou a menos. Consulte o manual de manutenção Maxxion.

Walter L. L. Casitta
24/06/2010, 16:33
Pessoal, passei na concessionária IntenationalMWM e comprei a danada da válvula termostática que parou de funcionar na minha Ranger a alguns meses atrás.

A minha Ranger dava daquele jeito. Subindo o morro a temperatura fica normal. Desce o morro, a ponteiro desse e fica lá no início da escala. Esse sobe e desce acaba encurtando a vida do motor e aumentando o consumo.

Para a minha surpresa, achando que gastaria no máximo R$80,00, gastei R$212,00. Acontece que a MWM não vende só a VT. Vende só a carcaça completa com a VT e o sensor de temperatura...

http://img697.imageshack.us/img697/2492/34276159.jpg

Fábio.F
28/06/2010, 13:54
Que facada!

Chegou a olhar no mercado paralelo se existe somente a válvula?

Walter L. L. Casitta
29/06/2010, 19:46
Que facada!

Chegou a olhar no mercado paralelo se existe somente a válvula?

Nem procurei. Sou azarado com peças do paralelo...

Walter L. L. Casitta
29/06/2010, 19:53
Agora sim! Precisei andar só 3Km com a Ranger para a temperatura chegar no normal. A outra VT tinha problema mesmo.

Em tempo: A agua esta do mesmo jeito que deixei da última vez, a uns 40.000Km a trás. Precisei completar com 3,5L de agua da torneira mesmo e mais uns 150ml do aditivo da MWM.

Sem frescura de agua destilada. O aditivo deu conta do cloro sem problema nenhum.

http://img52.imageshack.us/img52/6352/vt1n.jpg

Pequeno jr
30/06/2010, 12:00
Agora sim! Precisei andar só 3Km com a Ranger para a temperatura chegar no normal. A outra VT tinha problema mesmo.

Em tempo: A agua esta do mesmo jeito que deixei da última vez, a uns 40.000Km a trás. Precisei completar com 3,5L de agua da torneira mesmo e mais uns 150ml do aditivo da MWM.

Sem frescura de agua destilada. O aditivo deu conta do cloro sem problema nenhum.

http://img52.imageshack.us/img52/6352/vt1n.jpg

Tbm não sou de colocar água destilada não. Viatura velha, muito rodada .. não baixa água de forma alguma ..

Unica coisa que fiz agora depois de ter feito o motor é usar aditivo, coisa que antes não usava.

Anthoniusnikos
30/06/2010, 19:36
Vai bem também, um bom Bardhal ou STP no diesel e no óleo do motor. Afinal, boas marcas fazem longos e custosos estudos de funcionalidade e eficiência.
No mínimo, vai compensar o diesel de péssima qualidade que temos que usar.
Anthon

Walter L. L. Casitta
30/06/2010, 20:40
Vai bem também, um bom Bardhal ou STP no diesel e no óleo do motor. Afinal, boas marcas fazem longos e custosos estudos de funcionalidade e eficiência.
No mínimo, vai compensar o diesel de péssima qualidade que temos que usar.
Anthon

Anthoniusnikos,

Todo mundo fala que o diesel é ruim, mas eu até hoje não tive problema nenhum com ele. Não gasto nem um centavo com aditivos, mesmo por que acredito que qualquer conserto no motor sai nais barato que o gasto acumulado com esse aditivos que são caros em vêm em quantidades típicas doses homeopáticas.

Cachoeira
07/02/2011, 17:05
Caros foristas,

Estou aproveitando este tópico para colocar um problema que, de repente, alguém já tenha se deparado com ele.
Tenho uma ranger modelo novo - 2009/2010 - 3.0 - com 25.000 km rodados . Ontem, viajando à noite, após uns 80 km rodados, o indicador luminoso de temperatura no painel acendeu (embora o ponteiro indicador de temperatura estivesse normal no meio da escala). Em seguida o ponteiro marcador de temperatura caiu ao zero de sua escala (onde está a letra C) e foi ao máximo da escala (onde esta a letra H) voltando, em seguida ao meio da escala (tudo isso quase instantaneamente). Quando ele voltou ao centro de escala a luz do painel apagou ficando novamente tudo "normal". Parei o carro abri o capô (proximo a um poste na rodovia) e verifiquei que a água estava normal sem sinais se sobreaquecimento dando a entender um "alarme falso". Prossegui viagem (com ótimo funcionamento) e depois de uns 60km o fato se repetiu e ficou tudo "normal" novamente. Estou com o carro na garantia mas confesso não gosto que fiquem mexendo nele (receio de me arrumarem outros problemas). Devo levá-lo para rastrear mas caso alguém saiba se algo será muito bem vinda a informação.

Grato.

Edintruder
07/02/2011, 22:54
É possível que o sensor da temperatura ou o chicote elétrico esteja dando problema. Pode ser outros fatores também, mas somente um scanner vai apontar a falha que ocorreu.

Imperador!
07/02/2011, 23:08
É possível que o sensor da temperatura ou o chicote elétrico esteja dando problema. Pode ser outros fatores também, mas somente um scanner vai apontar a falha que ocorreu.
X2.

O comportamento do ponteiro foi o mesmo do teste automático do painel da Ranger (baixar, encher e marcar certo).
Quando ele teve o comportamento, provavelmente a ECU detectou uma anomalia no sensor e tentou reiniciá-lo.

rogeriomasih
08/02/2011, 21:46
Falando no teste automático da ranger, algum dos senhores tem uma lista com o significado daqueles códigos?

rogeriomasih
08/02/2011, 21:48
Em seguida o ponteiro marcador de temperatura caiu ao zero de sua escala (onde está a letra C) e foi ao máximo da escala (onde esta a letra H) voltando, em seguida ao meio da escala (tudo isso quase instantaneamente). Quando ele voltou ao centro de escala a luz do painel apagou ficando novamente tudo "normal".

já tive um problema parecido com o marcador da pressão de óleo da minha ranger 2002. O problema era somente o sensor.

Imperador!
08/02/2011, 22:53
Falando no teste automático da ranger, algum dos senhores tem uma lista com o significado daqueles códigos?
É mesmo...
Sou louco pra arranjar essa lista.
Se alguém tiver ia ser de grande ajuda disponibilizar aqui.

Cachoeira
09/02/2011, 08:10
O Foristas,

Venho postar o resultado da luz de temperatura do carro piscando: Chicote junto ao sensor interrompido e o balanço e vibração do motor causavam a intemitência. Inclusive ao mexer a luz no local a luz ficou acesa direto e o ponteiro desligado.

Parabéns as foristas pelo acerto:concordo:

Grato a vocês (e que fique referendado mais esse conhecimento)

dsamaz
03/03/2012, 19:59
Colegas,

se a ranger 2.8 power stroke tem um "detalhe" na sua manutenção, este é a válvula termostática.
Com diâmetro e comprimento único, ela só é vendida com a carcaça e sensor de temperatura junto, pela MWM/International.
Não haveria problema algum se o preço (R$160 a R$200) não fosse cerca de 7 a 8 vezes o preço da válvula da ranger 2.5, que se encontra por até R$30 em algumas auto-peças, cujo motor é considerado muito parecido, sendo um projeto derivado do outro.

Ocorre que esta semana encontrei um "bocal" da válvula termostática, que penso ser da 2.5 - fotos 1 e 2.
Então percebe-se que o diâmetro deste bocal, que parece ser da 2.5, encaixa-se válvulas "genéricas" de 54mm (2 pol.) e que ele possue exatamente as mesmas dimensões dos encaixes da mangueira e do encaixe com o suporte que pega no motor, se comparado ao mesmo "bocal" da 2.8 maixon-power stroke. Muda apenas o suporte interno onde fica a válvula. Percebe-se pelas fotos 4 e 5.

Dicas: 1. aparentemente não é possível usinar o bocal da 2.8 - a cara - para que entre válvulas de 54mm; 2. coloque uma válvula de temperatura um pouco mais baixa, tipo uma de 82 ou 85graus, pois o curso desta pode ser menor que o curso da válvula original da 2.8. Eu coloquei uma de 82 graus, acho que poderia ter colocado uma de temperatura um pouquinho mais alta, a temperatura sempre fica entre o "meio" e a primeira linha do relógio. Não fica "no meio" como fica com a válvula original. Isto ocorre porque a original é de 88 ou mais graus.

Para instalar, não tem segredo, só colocar silicone dos dois lados da válvula e apertar os dois parafusos do bocal com a válvula de R$30 dentro.

Daniel

Fábio Britto
06/03/2012, 00:18
Olá pessoal, ontem quando voltava de BH a temperatura da minha viatura subiu muito numa serra (foi no vermelho), não deu pra parar, pois não tinha acostamento e vários caminhões colados atrás, quando peguei uma reta a temperatura foi voltando devagar, mas foi a conta de pegar outra serra e a temperatura foi no talo de novo e dessa vez o motor desligou. Fui verificar, não tinha nem uma gota de água no depósito (havia verificado pela manhã tava no nível). Esperei esfriar e completei a água, o carro funcionou, mas começou a retornar água com pressão no depósito (mesmo frio) a ponto de ficar vazando na tampa e rachou o depósito, e detalhe a temperatura voltou a subir rapidamente. Bom agora concluindo chamei o guincho e agora ela tá parada aqui em casa. Imagino que possa ser aquela válvula que fica dentro da mangueira, que está travada ou pode ser junta queimada? Obs: O nível do óleo tá normal, não tem água misturada nele.
O que vocês acham que pode ser? Abraço a Todos Vlw.

dsamaz
06/03/2012, 00:37
Colega,

Pode ser problema de ar no sistema de água. Como está sendo efetuada a troca?

Ao colocar água no reservatório, deve-se soltar a mangueirinha que fica na parte superior do radiador.

Após vazar pelo conector do radiador, instalar a mangueira e parar de colocar água.

Se foi feito este procedimento acima... Então, é melhor tentar achar um motor desses completo funcionando em algum ferro-velho ou desmanche... Ficaria mais barato que arrumar ele, pelas evidências...

"o carro funcionou, mas começou a retornar água com pressão no depósito (mesmo frio) a ponto de ficar vazando na tampa e rachou o depósito"

Se não for ar no sistema, por este detalhe percebe-se que compressão está indo para o sistema de água. Isto significa que há tricas no bloco ou no cabećote. Não perca seu tempo tentando arrumar o cabećote ou fazendo testes de trincas, compra logo outro novo...

O carro continuar forte?
Sabia que você jamais deveria andar com a temperatura alta? Esquentou, pare imediatamente e verifique o sistema, esteja onde estiver. Mesmo dentro de um túnel, cruzamento grande, pare!

Daniel

Olá pessoal, ontem quando voltava de BH a temperatura da minha viatura subiu muito numa serra (foi no vermelho), não deu pra parar, pois não tinha acostamento e vários caminhões colados atrás, quando peguei uma reta a temperatura foi voltando devagar, mas foi a conta de pegar outra serra e a temperatura foi no talo de novo e dessa vez o motor desligou. Fui verificar, não tinha nem uma gota de água no depósito (havia verificado pela manhã tava no nível). Esperei esfriar e completei a água, o carro funcionou, mas começou a retornar água com pressão no depósito (mesmo frio) a ponto de ficar vazando na tampa e rachou o depósito, e detalhe a temperatura voltou a subir rapidamente. Bom agora concluindo chamei o guincho e agora ela tá parada aqui em casa. Imagino que possa ser aquela válvula que fica dentro da mangueira, que está travada ou pode ser junta queimada? Obs: O nível do óleo tá normal, não tem água misturada nele.

Imperador!
06/03/2012, 07:01

Parabéns, você terá que desmontar seu cabeçote agora.
E verifique também se a VT não tá travada fechada. Mas, de qualquer jeito, pelo menos essa junta foi pro beleleu.

Fábio Britto
06/03/2012, 11:42
Nuss, vacilei d+, tinha que ter parado o carro(mas tava osso de parar viu, talvez o prejuizo fosse maior, iam passar por cima, rsrs). Só não entendi porque a água sumiu toda, e outra dúvida o motor desligou, isso é uma proteção ou o motor quase fundiu a ponto de travar?

dsamaz
06/03/2012, 18:59
Tudo bem Fábio?

Vc está preocupado com os outros no trânsito?
Antes dos outros, preocupar-se consigo próprio é mais importante.
"Ajudando" os outros sem parar na pista resolveu o problema? Você não acabou tendo que parar do mesmo jeito?

(mas tava osso de parar viu, talvez o prejuizo fosse maior, iam passar por cima, rsrs)

Qual o problema de passarem por cima? Eu pararia no meio da pista se não houvesse acostamento.

"Só não entendi porque a água sumiu toda, e outra dúvida o motor desligou, isso é uma proteção ou o motor quase fundiu a ponto de travar"

Para a água ter sumido, pode-se ter ocorrido muitas coisas: mangueiras ressecadas, rachadas, rasgadas; conexões mal apertadas e com vazamentos; vazamentos em algum selo, radiador, bomba dagua, ...

Sobre o motor ter parado, não tem proteção... Bem que deveria ter. Um sistema extremamente simples e funcional que, detectando a ausência de água no reservatório, impediria o funcionamento do motor... Salvaria muitos motores.
Para ele ter parado, caso ele antes não tivesse problemas relacionados, só pode ser coisa séria. Deve ter travado...

Ele travou? Você consegue girar o motor? Consegue fazê-lo "girar" ao tentar funcionar com a chave?

Daniel

Nuss, vacilei d+, tinha que ter parado o carro(mas tava osso de parar viu, talvez o prejuizo fosse maior, iam passar por cima, rsrs). Só não entendi porque a água sumiu toda, e outra dúvida o motor desligou, isso é uma proteção ou o motor quase fundiu a ponto de travar?

Fábio Britto
06/03/2012, 23:04
Olá Daniel, o motor tá funcionando sim, hoje pela manhã retirei o ar do sistema (saiu muito ar) e funcionei o carro, o barulho do motor tá normal e o carro continua forte, porém mandando compressão pro depósito assim que funciona. Ainda não chequei a VT, to muito corrido de serviço, o carro tá parado na minha garagem, mas sobrando um tempo vou retira-la e testar. Mas to achando mesmo que no mínimo será a junta de cabeçote. Obrigado ae pela força, qualquer novidade posto aqui.

dsamaz
15/03/2012, 15:32
336048

Colegas,

Mais uma vez postagem sobre a tal da válvula na ranger 2.8ps.

Postei neste tópico (pag. 5) infomações de como utilizar válvulas baratas e "genéricas" de 54mm na Ranger 2.8 maxion power stroke, apenas trocando a "boca" onde fica a válvula pelo modelo equivalente do maxion 2.5.

Como as peças do 2.5 são uma m*, apareceu uma trinca naquele bocal, sem qualquer relação com esta empreita, com o consequente vazamento de água. Possívelmente este seria o motivo do mesmo estar no ferro-velho.

Seria fácil soldá-lo, embora talvez não pegue solda aquele material. Mas peguei o original da ranger 2.8, aquele que usa válvula de R$200 e resolvi "adaptá-lo" para entrar válvula "genérica".

É possível! Mas dá muito trabalho.

Primeiramente é necessário remover as duas "garras" (circulado em vermelho na foto) com uma serra circular;
Depois, precisa-se remover o "guia" no interior da peça com uma furadeira, marcado com um "X" na foto.

Depois, esmerilha-se as laterais para aumentar um pouco o diâmetro interno, com muito cuidado para estragar a área externa. Esta parte levei 90% do tempo, pois precisa-se de um disco muito pequeno. Eu consegui diminiur bastante um disco já velho que tinha, terminando o serviço com uma serra tico-tico. Tira-se no TOTAL entre 2mm a 4mm (bem pouco) desta lateral.

Aparentemente ficou perfeito.

Daniel

marciomeurer
16/03/2012, 12:35
não seria mais simples colocar direto, dai você não precisa mais da válvula termostática e uma mangueira a menos para ressecar que é a do retorno...??

dsamaz
16/03/2012, 14:44
não seria mais simples colocar direto, dai você não precisa mais da válvula termostática e uma mangueira a menos para ressecar que é a do retorno...??

???

Realmente não entedi. Explica melhor...

Você diz deixar sem a válvula? E ligar as mangueiras normalmente? (assim não há como eliminar nenhuma mangueira)

Se tem uma coisa que o 2.8 sprint MWM ganha de vantagens sobre o 2.8Power Stroke é justamente a infinidade de mangueiras que há no maxion power stroke. Foram infelizes instalando milhares de conexões.

Seria muito melhor se fosse só três como no MWM, uma indo ao radiador e outra voltando, mais uma para o reservatório de água. O resfriador de óleo do MWM é todo de aço, "embutido" no bloco, eliminando assim "dezenas" de conexões falíveis que existem no maxion.

Obrigado
Daniel

marco intheshadow
11/03/2015, 13:40
Boa tarde. Tenho uma Ford explorer e esta sem a válvula. Ela e' automática sera que a válvula influencia na leitura doa sensores da injeção? Ela esta fazendo as trocas de marcha de maneira incorreta. Abraço

Mirão
12/03/2015, 09:13
Marco, não sou especialista no assunto mas muito interessado. Desejo felicidades e sucesso pra você e sua Explorer, então te oriento a repor a válvula o mais rápido possível, essa conversa do motor trabalhar sem o uso dela não existe. Pode ser que não haja relação entre a válvula e o funcionamento do câmbio e leitura dos sensores, pode ser! mas com certeza, sem a devida recolocação dela você terá outros problemas acrescentados a esse que lhes darão muita dor de cabeça... e dor no bolso. Certamente o primeiro passo é recoloca-la. Além de poder constatar a atual situação eliminando uma dúvida, você estará também trazendo à normalidade o funcionamento do sistema de refrigeração do motor. Convém mesmo é fazer uma revisão geral nesse sistema, se tiraram a válvula é por que talvez o motor tenha apresentado problemas de superaquecimento.

marco intheshadow
18/03/2015, 19:53
Alguem sabe a temperatura ideal de trabalho do motor da explorer v6 1997. ?

marco intheshadow
18/03/2015, 19:57
Obrigado mirão pela dica ...a proposito na minha cidade não achei a válvula original dela. Comprei uma de motor cht a álcool . ela abre com 87 graus. VC sabe com quantos graus na original abre? Vlw abraço

Mirão
18/03/2015, 22:02
Não, mas acredito que se o Imperador estiver acompanhando o tópico rapidinho ele dá o resultado mas vá com calma, tudo na ford é caro mesmo, procure na internet, vc vai encontrar a original, gostaria que alguém do fórum especialista e experiente fizesse um tópico de peças similares de outros veículos que servissem em Rangers diesel e gasolina e Explorers também, ajudaria a tirar do prego e custar menos aos bolsos, isso claro, sem invencionices ou adaptações, peças como pastilhas de freio, válvulas termostáticas, filtros, etc.

rodrigonogueira
19/03/2015, 10:52
pessoal, quado comprei a minha ranger ela estava sem a valvula termostatica, desconfiei pois ela demorava muito para esquentar e nao passava do 1/4, para um leigo seria otimo, mas se levarmos em conta a questao do fluxo da agua ja descrito e da dilataçao dos metais em funçao da temperatura para o qual o motor foi projetado podemos constatar que nao seria uma boa ideia rodar sem ela e foi o que eu fiz coloquei uma nova., so encontrei na autorizada, talvez esse o motivo do antigo dono rodar sem ela, foi uma paulada nao me recordo o valor, mas ate dividi no cartao de credito, ate o consumo melhorou o carro roda o tempo todo no meio da marcaçao nunca aqueceu e rodo com os bicos da . NAO ACONSELHO EM CARRO ALGUM RODAR SEM A VALVULA

ABRAÇAO ALEXANDRE

cara eu conseguir essa valvula em uma distribuidora qui por 50 dilmas e original mwm,

Imperador!
19/03/2015, 11:17
Não, mas acredito que se o Imperador estiver acompanhando o tópico rapidinho ele dá o resultado mas vá com calma, tudo na ford é caro mesmo, procure na internet, vc vai encontrar a original, gostaria que alguém do fórum especialista e experiente fizesse um tópico de peças similares de outros veículos que servissem em Rangers diesel e gasolina e Explorers também, ajudaria a tirar do prego e custar menos aos bolsos, isso claro, sem invencionices ou adaptações, peças como pastilhas de freio, válvulas termostáticas, filtros, etc.

Não sei bem qual a informação que estão precisando, mas a VT da Ranger 2.8 e 3.0 são diferentes. A da 2.8 começa a abrir com 87ºC e a da 3.0 com 85ºC. Ambas estão totalmente abertas entre 93 e 95ºC.

Múcio Luiz
19/03/2015, 11:33
gostaria que alguém do fórum especialista e experiente fizesse um tópico de peças similares de outros veículos que servissem em Rangers diesel e gasolina e Explorers também, ajudaria a tirar do prego e custar menos aos bolsos, isso claro, sem invencionices ou adaptações, peças como pastilhas de freio, válvulas termostáticas, filtros, etc.

:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::p almas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::pal mas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palma s::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas: :palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:

[]s!

rodrigonogueira
19/03/2015, 11:57

junta do cabeçote queimada causa o mesmo sintoma,(vaza compressão do motor pro sistema de refrigeração) tive isso na efe e era a junta queimada, meu carro e o seu possui o mesmo motor, dai troquei a junta e retifiquei o cabeçote e acabou o problema, uma dica não poem junta paralela somente a original MWM que é de alumínio, depois conversando com o ex dono descobrir que ele tinha trocado a junta também, então não rodei nem 100km e ela queimou novamente, então colocar junta paralela é peca de $$ e tempo!

boa sorte
abrço

OtavioRamos
23/03/2015, 16:35
Fala pessoal, tudo bem?

Tive um problema com a válvula termostática da minha Ranger V6 97. No marcador de temperatura só marcava como frio, o ponteiro não subia, e o ex-dono disse que era assim mesmo. Depois de muita pesquisa descobri que não era.
Escrevi em outro post sobre todo o trabalho que tive pra encontrar a peça e fazer a troca. Foi muito simples, barato e rápido. Eu mesmo troquei na garagem de casa.
Segue o link caso queiram

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/85894-sos-temperatura-ranger-4-0-v6.html

abs

Ranger XL CS 97 4.0 V6

blackbr1
13/04/2015, 19:53
E ai pessoal,

So um feliz proprietário de uma Ranger 2001 2.5 TD, comprei ela em novembro/2014, rodei 11 mil km desde então, ela está com 163 mil, eu a uso no dia a dia, moro em São Paulo capital e meu trajeto diario sao de 40 km, sempre viajo nos finais de semana. Eu decidi por essa compra, porque o carro tem mecanica simples e quero aprender. Sempre que posso e a patroa não reclama, vou lá sujar as mãos.

Durante um dia da semana normal, voltando para casa, peguei um daqueles engarrafamentos bravos muito rotineiros por aqui, no meio do caminho, percebi que a temperatura estava subindo, o carro começou a ficar muito quente e como não tenho o histórico, já fiquei esperto. Parei a viatura, verifiquei água, esperei esfriar e segui para minha casa (ainda havia transito).

A noite já fiz a procura no site quando cheguei a esse tópico . Li tudo e anotei para fazer os testes no dia seguinte.

Apos seguir as dicas dos colegas aqui do forum, eu consegui aprender/identificar:
1) o radiador e intercooler do meu carro são originais do veiculo;
2) o compartimento completo da valvulá termoestatica foi trocado para o da 2.8;
3) os torniquetes de aço que prendiam algumas correias estavam muito velhos e cediam com a pressão do carro ligado;
4) provavelmente o antigo dono nunca usou aditivo, somente agua normal de rua(havia muita ferrugem, limpei umas 10 vezes);
5) a importância da mistura correta da agua e aditivo para o sistema;
6) onde estava o sensor de temperatura;
7) como fazer uma limpeza efetiva em todo o sistema;
8) o antigo proprietário havia removido a valvula termoestatica (e eu rodava com ela assim, sem saber o risco que estava correndo)

Se eu fosse escrever o nickname de todos, provavelmente cometeria alguma injustiça esquecendo algum nome, por esse motivo eu quero agradecer todos do forum que vem me ajudado muito a aprender mecânica e a desvendar os misterios desse carro. É simplesmente fantástico a quantidade de informação com qualidade encontrada nesse forum. Tudo graças a dedicação de vocês .

Estou indicando um local para encontrar pecas originais Ford aqui em São Paulo, o local se chama Agromotor, eles são muito bons, preço justo alem de que eles tiveram uma enorme paciencia comigo (abriram o catálogo da Ford umas 20 vezes.... )

PS: Esse foi só um dos topicos que me ajudaram, elegí esse para registrar meu agradecimento.

Super abraço a todos
Bruno