Ver Versão Completa : Desmontando o painel da Ranger
Olá!
Eu e e um amigo estamos brincando com um equipamento de rastreamento, mas para instalá-lo precisamos desmontar o painel de uma Ford Ranger XLT. Gostaria de saber se alguém no fórum possui algum tipo de manual ou passo-a-passo de como proceder para desmontar. Desde já eu fico bastante grato por qualquer resposta.
Alex :eek:
Márcio T
22/10/2007, 19:40
Olá, Alex.
Qual o ano da Ranger? A intenção é retirar completamente ou somente afastar para ter acesso "aos fundos"? É o painel inteiro (air-bags, volante, painel central, painel de instrumentos, etc.) ou algum específico (painel de instrumentos, painel central)? Vai precisar fazer alguma conexão elétrica?
Márcio
Edintruder
23/10/2007, 10:55
É barbada! começa sempre pela tampa debaixo do volante, depois pelo painel do rádio, depois pela tampa do painel de instrumentos e está quase tudo desmontado.
Tem que meter a mão na massa pra ver, pois escrevendo fica complicado até para entender.
Márcio T
23/10/2007, 14:24
É barbada! começa sempre pela tampa debaixo do volante, depois pelo painel do rádio, depois pela tampa do painel de instrumentos e está quase tudo desmontado.
Tem que meter a mão na massa pra ver, pois escrevendo fica complicado até para entender.
Olá, Edintruder.
Instalei há poucos dias uns acessórios na Explorer e tive que retirar todo o painel. Tenho alguns CD's com as seqüências de desmontagem/montagem, mas fui "metendo a mão na massa p'rá ver". No meu caso, só não deu m****, porque resolvi dar uma olhada no manual: O posicionamento original do "clock-spring" é fundamental para o funcionamento correto do air-bag e do piloto automático. Também é interessante saber onde estão os parafusos de fixação do painel, os conectores elétricos e as especificações de torque de aperto - principalmente do prisioneiro da coluna de direção.
Se for tirar o painel todo, não precisa tirar o de instrumentos.
De resto, é mesmo uma barbada.
Um abraço.
Márcio
Olá Márcio e Edintruder. Nossa, juro que não experava ter uma resposta tão rápida. A Ranger é 2007 completa exceto pelo câmbio automático. Eu precisaria desmontar especificamente a tampa do painel de instrumentos e teremos que fazer conexões elétricas junto a ignição.
Márcio, tu podes me enviar ou tem como copiar esses CDs? Fiquei curiosos no material.
Grande abraço!
Alex
alexman,
estou precisando desmontar meu painel de instrumentos... você conseguiu? como fez?
abraços
Walter L. L. Casitta
08/03/2008, 18:06
alexman,
estou precisando desmontar meu painel de instrumentos... você conseguiu? como fez?
abraços
:putz:Você leu apenas o título do tópico?
Não... li o tópico inteiro...
Não consegui instruções claras de como desmontar, especificamente, o painel de instrumentos...
amancio, começa desomntando a parte abaixo do volante.....aí vai ter uma chapa de ferro que tb tem uns parafusos.....aí dps é só indo tirando os parafusos e subindo até chegar na painel de instrumentos!! só isso que eu sei e vi!
Edintruder
08/03/2008, 21:48
Falta informações??? No fórum todo é informação pra todo lado! Com o conteúdo que temos por aqui damos banho de conhecimento em qualquer concessionária!!!
Tem que mexer!!! Se queres desmontar começa por arregaçar as mangas e ver ccom é, pois mais dicas que tem por aqui só falta pedir pra alguém daqui fazer por ti...
Chave 7mm, 8mm, alicate, chave de fenda, torx e philips.
Pra tirar a tampa de baixo do volante tens que tirar a tampa de baixo do volante, tira a alavanca de abertura do capô com uma chave torx e solta os parafusos laterais 7mm. Puxa a tampa para frente para soltar as presilhas.
Pra tirara a capa do rádio, com uma chave 7mm tira os parafusos que só dá para ver de baixo pra cima, tira o rádio e solta a parte preta.
Depois tira a capa do painel de instrumentos soltando os parafusos 7mm e desencaixa o conjunto todo puxando om cuidado pra frente também.
Mais que isso é só eu ir aí fazer pra ti...
Mexer no painel é demorado, leva cerca de 1h pra desmontar tudo pela primeira vez sem quebrar nada, depois pega uma prática que tira tudo em 15 minutos.
Pra montar tu voltas aqui e pergunta de novo ou faz o inverso.
Abração
Muito obrigado...
Sei que informações aqui não faltam... e sei que se pesquisar na internet também acabarei achando...
Mas acho que o intuito do fórum é uma troca de informações... Talvez alguém descubra um jeito mais fácil que o convencional, e queira compartilhar...
Não que reinvente a roda, mas apenas aperfeiçoe um método antigo e sabido por muitos...
São tantas informações... tantas... que até mesmo os mais experientes, na ansia de passá-las à frente, se confundem...
Pra tirar a tampa de baixo do volante tens que tirar a tampa de baixo do volante
Mas obrigado a todos...
Sei que poderia pegar as ferramentas... desmontar tudo, e com cuidado e atenção, conseguiria desmontar sem estragar e remontar tudo novamente... Mas com o auxílio dos mais experientes, minha tarefa seria menos árdua e mais alegre.
Bom... continuo seguindo meu caminho humilde...
Abraço a todos, e novamente: obrigado a todos!
mauroxavier
15/09/2011, 12:27
Marcio, lendo este tópico vi que vc comentou em afastar o painel inteiro, no caso tenho interesse, preciso mexer na parte do ar condicionado, então preciso afastar o painel inteiro, tem como vc me passar o conteúdo desses seu CD's para desmontagem/montagem?, ficarei muito agradecido.
Um abraço,
Mauro.
RGamaJr_4x4
15/09/2011, 13:27
Marcio, lendo este tópico vi que vc comentou em afastar o painel inteiro, no caso tenho interesse, preciso mexer na parte do ar condicionado, então preciso afastar o painel inteiro, tem como vc me passar o conteúdo desses seu CD's para desmontagem/montagem?, ficarei muito agradecido.
Um abraço,
Mauro.
Mauro,
Já tem mais de ano que esse Márcio não posta no fórum.
Mas acho que tem outras pessoas por aqui que possuem esses CDs.
Abraço
Salve pessoal, eu tive que desmontar o painel da minha Ranger 2000 e me deparei com esse How To que estou compartilhando com vocês: http://www.odometergears.com/howto/Ford_Ranger_and_Mazda_Pickup_Odometer_Worm_Gear_Re placement.pdf
Romeu Ripka
01/06/2016, 23:56
Pessoal eu preciso desmontar o painel da ranger xlt 2000 pra retirar o radiador de ar quente que está entupido...alguma dica? Obrigado!
JoãodoValle
17/11/2016, 17:06
Tbm gostaria de umas dicas de como remover o painel completo da ranger, estou com a minha na funilaria e será preciso tirar pra mexer no quadro, mas não queria deixar eles tirarem...
JoãodoValle
18/11/2016, 09:52
Pesquisei mais sobre o caso e achei esse vídeo gringo o colega removendo o painel de uma explorer, que parece ser o mesmo caso nosso da ranger, só que ele apenas afasta o painel, não remove ele do local, fiquei na duvida como ficam as conexões e chicotes elétricos, se no meu caso terei que remover o painel de dentro da cabine, alguém saberia dizer? Vi que perto da coluna esquerda tem uma tomada bem grande com uma alça, será só ela que precisa desconectar?
https://www.youtube.com/watch?v=OkaYVzXEEo8
Romeu Ripka
12/06/2017, 14:28
Blz era disso que eu precisava. Obrigado JoaodoVale
gracieelite
26/05/2018, 13:09
Bom dia a todos deste canal estou precisando do esquema para desmontar o painel da Nova Ford Ranger, um belo dia liguei o ar quente e fez um barulho de algo que quebrou e logo depois caiu uma peça por baixo do painel, estou até hoje quebrando a cabeça para conseguir colar esta peça mais onde fica tenho que remover parte de baixo do painel algum amigo daqui teria esse esquema de desmontar o painel vou deixar a foto de onde fica a peça 558635
obrigado Deus abençoe a todos