PDA

Ver Versão Completa : Sportage: Dicas De Fornecedores De Peças E Mecânicos



edumont
22/10/2007, 00:00
Caros Sportagers:

Frequentemente vemos nos mais diversos tópicos do fórum participantes pedindo dicas de mecânicos e fornecedores de peças. E os freqüentadores são sempre muito solidários, compartilhando suas experiências; eu mesmo consegui ótimas dicas neste espaço quando comprei minha GS. Mas, infelizmente, muitas dessas valiosas dicas acabam por se perder pelos tópicos, limitando seu alcance aos frequentadores que participavam das discussões naquele momento. Foi pensando nisso que pensei em criar um tópico exclusivo, onde essas experiências (as boas e as ruins) pudessem ser compartilhadas, preservadas e facilmente encontradas e atualizadas. Como não encontrei nada parecido, estou tomando a iniciativa de criá-lo, não antes de ter obtido o “aval” do nosso moderador, é claro (não quis correr o risco de desrespeitar alguma regra do fórum). Espero que todos gostem da iniciativa e que consigamos formar um grande acervo de dicas de fornecedores de peças e mecânicos para as nossas SPTGs em escala nacional.

Segue a minha contribuição na tabela anexa (não consegui colá-la aqui, então anexei o arquivo). Boa parte dessas dicas foi obtida junto a outros participantes aqui no fórum mesmo.

Agora é com vocês...

Abs.

Maverickturbo
22/10/2007, 01:19
Legal essa lista Edumont! Depois vou acrescentar mais algumas informações pra complementar!

Ulisses André Valarelli
11/11/2007, 22:27
Tenho outra dica: ITAMAC, que apesar de trabalhar com peças para vans, tem por encomenda e a preços bons, peças de Sportage. Já comprei lá peças de freio (disco, pastilhas e cilindro mestre) e tampa de válvula. Eles fazem também entrega. Tel: 11 4666-4140 4666-2818. Fica em Itapecirica da Serra.
Abçs

Marcos Vaz
13/11/2008, 19:20
Caros amigos, independente das dicas, dos nobres colegas, venho implorar a quem possa me ajudar.
Troquei a pouco meu CJ5 por uma Sportage 96/97 motor 2.0 16V mas ela esta parada por falta do duto de ar que sai após o sensor de fluxo de ar e vai até o corpo de borboletas, nela é conectado várias mangueiras de ar, inclusive a do hidrovácuo, esta peça é de ferro.
Peço a ajuda de alguém que conheça uma sucata ou alguém que esteja desmanchando alguma deste tipo, para que eu poça contactar e conseguir esta peça.
Desde já agradeço a ajuda e espero um dia poder contribuir com este tópico.

EDuarte
14/11/2008, 09:52
Caros amigos, independente das dicas, dos nobres colegas, venho implorar a quem possa me ajudar.
Troquei a pouco meu CJ5 por uma Sportage 96/97 motor 2.0 16V mas ela esta parada por falta do duto de ar que sai após o sensor de fluxo de ar e vai até o corpo de borboletas, nela é conectado várias mangueiras de ar, inclusive a do hidrovácuo, esta peça é de ferro.
Peço a ajuda de alguém que conheça uma sucata ou alguém que esteja desmanchando alguma deste tipo, para que eu poça contactar e conseguir esta peça.
Desde já agradeço a ajuda e espero um dia poder contribuir com este tópico.
Olá Marcos.
Estranho, a mangueira do hidrovacuo sai do coletor de admissão, depois da borboleta, mas...da uma pesquisada na net, digitei SPORTAGE SUCATA no google e deu diversos resultados, a maioria pra vender inteira mas derrepente da pra negociar.
Mas se aguardar mais um pouco, provavelmente ulguns dos companheiros aki do forum conheça alguma outra alternativa. Ja cotou a peça nova ou recondicionada? A nova deve ser caro pra caramba, acho que nem compensa, a não ser em ultimo caso.
Vou dar uma vasculhada e te aviso se achar algo.
[]s
(DU)

EDuarte
14/11/2008, 09:57
Veja se isso ajuda
http://lista.mercadolivre.com.br/sucata-sportage

Marcos Vaz
14/11/2008, 12:17
Caro Eduardo, realmente você tem razão, o mangote do hidrovácuo não é conectado neste duto.
Obrigado pela dica, te peço outro favor. A sua Sportage deve ter este duto, você poderia tirar umas fotos de vário ângulos e me mandar. Preciso ver como é a peça direito, com detalhes, quero saber se ela tem algum sensor neste duto.

EDuarte
15/11/2008, 19:45
Caro Eduardo, realmente você tem razão, o mangote do hidrovácuo não é conectado neste duto.
Obrigado pela dica, te peço outro favor. A sua Sportage deve ter este duto, você poderia tirar umas fotos de vário ângulos e me mandar. Preciso ver como é a peça direito, com detalhes, quero saber se ela tem algum sensor neste duto.

Oi Marcos
Tem um sensor, se não me engano é do variador de ar da marcha lenta.
Mandei o desenho do manual, mas se preferir mando fotos.
Que rolo foi esse que vc pegou a sport sem esse duto?
[]s
(DU)

Marcos Vaz
17/11/2008, 19:10
Oi Marcos
Tem um sensor, se não me engano é do variador de ar da marcha lenta.
Mandei o desenho do manual, mas se preferir mando fotos.
Que rolo foi esse que vc pegou a sport sem esse duto?
[]s
(DU)
Pois é Eduardo, troquei meu Cj5 nela, sem dinheiro na jogada, eu pedia 18.000 no Cj5 e ele na Sportage. Estou com o coração apertado, mas tive que trocar, meu jipe era meu carro do dia a dia, minha esposa engravidou e não da para andar com ela no jipe. Ela também ficou muito triste pois ela sabe o quanto eu amava o Cj5. Mas como diz Ana Carolina (cantora) " É isso ai".
Bom, andei investigando e descobri que este motor a gasolina saiu com dois tipos deste tubo. Um é esse que tem a válvula e o outro não tem a válvula e sim um mangote que entra no lugar desta válvula e leva o ar para outra válvula. Entendeu?
Veja nas fotos os dois modelos.


Grande abraço
Marcos Vaz

EDuarte
18/11/2008, 09:50
Pois é Eduardo, troquei meu Cj5 nela, sem dinheiro na jogada, eu pedia 18.000 no Cj5 e ele na Sportage. Estou com o coração apertado, mas tive que trocar, meu jipe era meu carro do dia a dia, minha esposa engravidou e não da para andar com ela no jipe. Ela também ficou muito triste pois ela sabe o quanto eu amava o Cj5. Mas como diz Ana Carolina (cantora) " É isso ai".
Bom, andei investigando e descobri que este motor a gasolina saiu com dois tipos deste tubo. Um é esse que tem a válvula e o outro não tem a válvula e sim um mangote que entra no lugar desta válvula e leva o ar para outra válvula. Entendeu?
Veja nas fotos os dois modelos.


Grande abraço
Marcos Vaz

É isso mesmo Marcos, até 96 era com esse mangote, apartir de 97 passou a ser direto, a do meu pai é 96 e tem o mangote. Como a sua é 96/97, acredito que ja seja com o sensor direto, mas tenta identificar se tem o sensor separado ou não.
Anexei o desenho da 96.
[]s
(DU)

Marcos Vaz
18/11/2008, 18:08
Caro Eduardo, a minha é 96 modelo 97 e o duto de ar é com mangote e não com sensor.
Já resolvi meu problema. Tenho esta peça forjada em alumínio, o antigo dono dela tinha parado o carro por falta desta peça, ai um mecânico amigo dele andou fundir a peça em alumínio, tomando como base outra peça igual.
Bom o problema é que ela foi fundida pela peça qu usa o sensor,não tem problema, mandei para um torneiro que mexe com alumínio e ele esta abrindo os dutos de ar nela.
Fiquei de montá-la hoje ainda.
Depois digo como ficou. Mas isso não exclue a minha procura por uma riginal.
Abraço a todos.

EDuarte
19/11/2008, 09:27
Bacana Marcos, ainda bem que conseguiu resolver o problema.
Aproveite que ela esta parada e faça algumas revisoes como correias, refrigeração, tração, etc... como ela ficou um bom tempo parada, com certeza não deve estar tudo em perfeito estado, assim vc evita complicações maiores, principalmente no sistema de refrigeração.
[]s
(DU)

Gleison BH
19/11/2008, 09:33
Caro Eduardo, (...)
Abraço a todos.

COLOCA OS RELÓGIO DE TEMPERATURA!!!!!!!!!!!!!!!!!! :evil::evil::evil::evil:


NÃO VACILE NISSO!!!!!!!!!!!!!!:parede::parede::parede:

EDuarte
19/11/2008, 09:53
COLOCA OS RELÓGIO DE TEMPERATURA!!!!!!!!!!!!!!!!!! :evil::evil::evil::evil:


NÃO VACILE NISSO!!!!!!!!!!!!!!:parede::parede::parede:
É verdade Gleison, bem lembrado.

Nava
19/11/2008, 22:14
Troquei filtro de combustivel hoje: usei do palio 2003, mas os melhores sao do monza >83 e do tempra/vectra que sao de aluminio e tem o memso tamanho do original, mas custam 10 reais contra 80 do outro.

Marcos Vaz
21/11/2008, 10:25
Como havia prometido, vou contar aqui como ficou o meu duto de ar, fundido em alumínio.
Ficou perfeito, visto que ele não tem nenhuma válvula é apenas condutor de ar para diversas partes do motor.
O problema é que o motor esta ocilando na marcha lenta. Às veses ele cai para menos de 1000 RPM e outras ele acelera para mais de 2000 RPM, não sei o que pode ser, meu mecânico esta desconfiado da válvula de marcha lenta, pois quando retiramos o mangote dela, da conexão do dutor de ar e tapamos com o dedo, o motor estabiliza.
Outra coisa que notei é que quando ligamos o ar condicionado, o motor melhora um pouco mas ainda fica meio acelerado, em compensação acabam as ocilações dele.

Gleison BH
21/11/2008, 14:42
Posta foto do duta ai pra nóis vê!!!!!!!!!!!

A oscilação pode ser tanta coisa. A minha de vez em quando oscila também... ainda não descobri o que é. Mas também não tenho procurado, pois coloquei um kit gás GNV e no gás ela não oscila.

Mas esses carros com injeção e mais de 08 anos de uso costumam oscilar e o problema pode ser muita coisa. O duro é ir substituindo uma peça aqui e outra ali, gastando grana, até achar o FDP do defeito :parede::parede::parede:

Boa sorte! :mrgreen:


Como havia prometido, vou contar aqui como ficou o meu duto de ar, fundido em alumínio.
Ficou perfeito, visto que ele não tem nenhuma válvula é apenas condutor de ar para diversas partes do motor.
O problema é que o motor esta ocilando na marcha lenta. Às veses ele cai para menos de 1000 RPM e outras ele acelera para mais de 2000 RPM, não sei o que pode ser, meu mecânico esta desconfiado da válvula de marcha lenta, pois quando retiramos o mangote dela, da conexão do dutor de ar e tapamos com o dedo, o motor estabiliza.
Outra coisa que notei é que quando ligamos o ar condicionado, o motor melhora um pouco mas ainda fica meio acelerado, em compensação acabam as ocilações dele.

Nava
21/11/2008, 18:41
Marcos, seu problema de marcha lenta estará no sensor de fluxo na admissão. Qdo vc mexe neste fluxo, abrindo, etc, altera o fluxo de ar e assim o sensor le esta informação e regula a lenta. Veja sen ao é mau contato....ou troque a peça.

Marcos Vaz
24/11/2008, 13:47
Marcos, seu problema de marcha lenta estará no sensor de fluxo na admissão. Qdo vc mexe neste fluxo, abrindo, etc, altera o fluxo de ar e assim o sensor le esta informação e regula a lenta. Veja sen ao é mau contato....ou troque a peça.
Valeu Nava, o problema é este mesmo, peciso trocar a válvula da marcha lenta.
Fui informado que a válvula da Kombi é a mesma, inclusive com o conector de três pinos.
Fui ver o preço de uma nova e quase infartei na loja, R$ 675,00, estou procurando usadas. Alguém pode me confirmar se é a válvula da Kombi que substitui a da Sport?

Nava
24/11/2008, 22:10
tem que testar...ou tentar ver as caracteristicas dela em folhetos de revendedores e procurar uma similar.
No site da kia talvez tenha algo...