PDA

Ver Versão Completa : Ajuda para aquisição de Engesa FII



Luca
23/05/2004, 21:14
Oi pessoal! Preciso de ajuda.

Sou novo no site, mas já naveguei bastante pelas matérias dele. Estou muito bem impressionado com a atitude dos participante e o nível dos questionamentos e das respostas. Gosto de mecânica, e quando sobra um tempo, procuro fazer a "lição de casa" no meu carro. Bom, negócio é o seguinte. Não tá fácil encontrar um Engesa 4. Qualquer fase. Mas descobri um Fase II, que está no esqueleto. E totalmente desmontado. Não tem motor, nem cêmbio, nem caixa de transferência. A carroceria está inteira, mas teve algumas partes refeitas, com recortes e emendas inclusive. Ainda falta fundo e pintura. Capô em ordem. Tem as lanças da suspensão dianteira, coluna da direção, armação do parabrisa. O chassis não pude examinar em detalhes naquele momento, pois estava embaixo de um monte de partes de outros veículos. Aparentemente está OK. O vendedor me disse que não tem os eixos e cardãs. Acabamento nem pensar. Não há nada. Zero de tudo (painel, bancos, faróis, lanternas, volante, portas, rodas, pedais, etc.). Ele me pede 6.000 latinhas.
Embora aprecie mecânica, não saberia reformar um carro, e nem tenho pretensão. Ademais nunca tive maior intimidade com um Engesa. O trabalho é grande, e penso que é para profissionais. Bem pessoal, não vou mais espichar a novela.
Tenho algumas questões, e agradeceria o retorno de quem puder.
1) Alguém poderia me sugerir um bom montador de Engesas?
2) Existe algum ponto "importante" a ser examinado no chassis do Engesa, para saber se ele realmente está em ordem? (não me refiro ao estado geral, mas algum "disfarce" que traga problemas no futuro.
3) Painel original, alguém ainda fabrica?
4) Os alargadores dos paralamas, em plástico (fibra?) alguém fabrica? É possível de se encontrar usados?
5) Pretendo instalar eixos da Toyota. O motor seria um GM 6cc álcool, mas me disseram na feira do Ibirapuera, que o conjunto motor V6 + câmbio da Ranger, com TC da Toyota fica muito bem. Alguém já viu? Pode opinar?

Bom senhores, desde já agradeço a paciência, e se puderem colaborar ficarei muito satisfeito. Quem sabe compre o "esqueleto". Aliás, pretendo fotografar todo o processo.

Abraços a todos.
Luca.
São Paulo - SP

Eduardo Velo
23/05/2004, 22:55
Luca , 6 paus ta carinho se vc quiser mesmo pegar esse negócio pra montar manda 4 conto que o cara aceita ...
Quem pode montar pra vc é o Nivaldo da Jegteam , www.jegteam.com.br , o item 5 fica show mesmo , tbm concordo

[]s...

Atila
24/05/2004, 00:12
Oi Luca!

Tb estou começando a procurar um Engesa para comprar...

Pq vc diz que está difícil achar? Os que vc tem visto não estão bons?

[]s
Atila

Valdir
24/05/2004, 09:48
Oi pessoal! Preciso de ajuda.

Sou novo no site, mas já naveguei bastante pelas matérias dele. Estou muito bem impressionado com a atitude dos participante e o nível dos questionamentos e das respostas. Gosto de mecânica, e quando sobra um tempo, procuro fazer a "lição de casa" no meu carro. Bom, negócio é o seguinte. Não tá fácil encontrar um Engesa 4. Qualquer fase. Mas descobri um Fase II, que está no esqueleto. E totalmente desmontado. Não tem motor, nem cêmbio, nem caixa de transferência. A carroceria está inteira, mas teve algumas partes refeitas, com recortes e emendas inclusive. Ainda falta fundo e pintura. Capô em ordem. Tem as lanças da suspensão dianteira, coluna da direção, armação do parabrisa. O chassis não pude examinar em detalhes naquele momento, pois estava embaixo de um monte de partes de outros veículos. Aparentemente está OK. O vendedor me disse que não tem os eixos e cardãs. Acabamento nem pensar. Não há nada. Zero de tudo (painel, bancos, faróis, lanternas, volante, portas, rodas, pedais, etc.). Ele me pede 6.000 latinhas.
Embora aprecie mecânica, não saberia reformar um carro, e nem tenho pretensão. Ademais nunca tive maior intimidade com um Engesa. O trabalho é grande, e penso que é para profissionais. Bem pessoal, não vou mais espichar a novela.
Tenho algumas questões, e agradeceria o retorno de quem puder.
1) Alguém poderia me sugerir um bom montador de Engesas?
2) Existe algum ponto "importante" a ser examinado no chassis do Engesa, para saber se ele realmente está em ordem? (não me refiro ao estado geral, mas algum "disfarce" que traga problemas no futuro.
3) Painel original, alguém ainda fabrica?
4) Os alargadores dos paralamas, em plástico (fibra?) alguém fabrica? É possível de se encontrar usados?
5) Pretendo instalar eixos da Toyota. O motor seria um GM 6cc álcool, mas me disseram na feira do Ibirapuera, que o conjunto motor V6 + câmbio da Ranger, com TC da Toyota fica muito bem. Alguém já viu? Pode opinar?
Bom senhores, desde já agradeço a paciência, e se puderem colaborar ficarei muito satisfeito. Quem sabe compre o "esqueleto". Aliás, pretendo fotografar todo o processo.
Abraços a todos.

6 contos ... ta muito caro !!!
se vai colocar eixo da Toyota coloca também as caixas (cambio e transferência) fica melhor
minha sugestão .... va a feira do Ibirapuera; sempre tem engesas a venda
não esquenta com os alargadores ... encontre o veiculo primeiro
veja no tópico “compra de engesa o que olhar “ a minha resposta

Luca
24/05/2004, 23:46
Valdir,

Obrigado pelo auxílio. Parece que R$ 6.000,00 é muita grana pelo brinquedo. Vou na sua linha, e na do nosso colega Eduardo. Vou pechinchar. Se der muito bom, se não, parto para um outro menos complicado. Quem sabe um já meio caminho andado.
Já vi adaptações de transmissão completa do Toyota, no Engesa. Sei que vai muito bem, e que é muito resistente. Com certeza, é a mais resistente. Mas como ouvi uma sugestão nova, ou seja, transmissão da Ranger, quis ajuda de vocês que já tem experiência no assunto. Sei que o conjunto da Ranger, não tem a garra do conjunto Toyota, mas é bem mais leve, e já vem prontinho, dispensando flanges e recortes.
De qq forma, tá anotado, agradeço a sua dica.
Abraço
Luca SP/SP

Luca
25/05/2004, 00:02
Átila,

Não é que não haja Engesas no Mercado, para aquisição. Mas acho que eu e você, chegamos tarde ao clube. Há uns 05 anos atrás, você achava dois ou três anúncios de Enges no Estadão de domingo, para vender. Muitos deles, sem nunca terem sido reformados. Hoje em dia, são raros os anúncios no Estadão, e os Engesas que você encontra à venda, já estão reformados, com pneus 33" e rodas aro 15", bancos, etc., etc. Ou seja, Vamos pagar por tudo aquilo que nós memsos gostaríamos de fazer. Tenho visto, aqui no 4x4Brasil, as histórias dos Engeseiros, que criaram seus Jipes, com muita garra e vontade. Veja as fotos. São todos muito bonitos. Ou seja, se você acha um original, usado, para reformar, pode pagar uns R$ 10mil. Agora, compare com o preço dos Engesas já reformados e equipados. Conforme o equipamento, variam de R$ 20 mil a R$ 30 mil, ou mais.
Desculpe se me prolongo muito, mas fico meio entusiasmado. O que quero dizer, resumiidamente, é que além de muuiiito prazeiroso, refazer um Engesa, pode te economizar uns trocados.

Abraço
Luca
SP/SP

Valdir
25/05/2004, 08:36
Átila,

Não é que não haja Engesas no Mercado, para aquisição. Mas acho que eu e você, chegamos tarde ao clube. Há uns 05 anos atrás, você achava dois ou três anúncios de Enges no Estadão de domingo, para vender. Muitos deles, sem nunca terem sido reformados. Hoje em dia, são raros os anúncios no Estadão, e os Engesas que você encontra à venda, já estão reformados, com pneus 33" e rodas aro 15", bancos, etc., etc. Ou seja, Vamos pagar por tudo aquilo que nós memsos gostaríamos de fazer. Tenho visto, aqui no 4x4Brasil, as histórias dos Engeseiros, que criaram seus Jipes, com muita garra e vontade. Veja as fotos. São todos muito bonitos. Ou seja, se você acha um original, usado, para reformar, pode pagar uns R$ 10mil. Agora, compare com o preço dos Engesas já reformados e equipados. Conforme o equipamento, variam de R$ 20 mil a R$ 30 mil, ou mais.
Desculpe se me prolongo muito, mas fico meio entusiasmado. O que quero dizer, resumiidamente, é que além de muuiiito prazeiroso, refazer um Engesa, pode te economizar uns trocados.

Abraço
Luca

Luca, você resumiu muito bem a questão.
Em 2001 analisei :- Troller Diesel, Defender 90, Toyota Curta e Wrangler para comprar.
Porem foi descartando um a um por diversos motivos :- motor, variação cambial; manutenção alta (peças e mão-de-obra); dificuldade de peças; habitaculo pequeno; tipo de pneus; opinião de colegas etc etc
Mas quando conheci o Engesa foi foda surgiu um nova alternativa:- a reforma.
Vi um anuncio no Estadão em março-2001 comprei e a reforma foi concluída em abril-2002.
Fui montando devagar sem empréstimos bancários, escolhendo:- motor, cambio, reduzida, guincho e ouvindo a opinião do mecânico pois o cara manja um pouco.
Foi do caralho... mas consegui alterar a cor e o combustível junto ao Detran.
Se valeu a pena ? sim, tanto economicamente quanto em termos de conhecimento de mecânica e de experiencias de colegas sem contar que durante a reforma fiz umas cagadas e depois consertei porque não é mole !
Abraço e precisando.... grita ai irmão !!

Atila
26/05/2004, 13:36
É Luca, desse pondo de vista vc tá certo.

Por outro lado, a gente sabe que tem muita coisa que a gente põe no carro e que depois nao recupera na revenda.

Acredito que tem muito Engesa por aí sendo vendido por menos dinheiro do que o dono colocou nele...

[]s
Atila