PDA

Ver Versão Completa : Explorer - Message Center, Overhead Console e outros

Márcio T
21/10/2007, 20:44
Olá, pessoal.

Depois de alguns fins de semana, muitos metros de cabos elétricos, uma infinidade de conexões soldadas, alguma grana no e-Bay, um pouco de pesquisa e bastante leitura de manuais e tutoriais, finalmente terminei a instalação de alguns acessórios na Explorer:

1) Console central com controle de som, ar condicionado e porta-copos no banco traseiro;

2) Console de teto com indicador de temperatura externa, bússola, luzes de cortesia e suporte para controle remoto de portão;

3) Retrovisor interno com auto-dimmer (fotocromático);

4) Computador de bordo com funções de alerta (temperatura e nível do óleo do motor, temperatura da água de arrefecimento, nível de água do limpador, prazo de troca de óleo, nível de combustível no tanque, carga da bateria, etc.) e indicação de autonomia, média de consumo, etc;

5) Console do painel com botão de acionamento dos faróis de milha.

Utilizei os conectores e encaminhamentos originais e tive que remover o painel para passar os cabos pelo chicote e fazer todas as conexões elétricas.

O melhor de tudo é que - exceto pelos sensores de água do limpador e de nível/temperatura do óleo do motor, que ainda não instalei - tudo funcionou perfeitamente. 8-)

A "dona" ficou feliz e eu me diverti bastante na tarefa.

:dance: :dance: :dance:

Márcio

klaus motta
24/10/2007, 16:58
Parabens! ficou de primeira.
Abraços
Klaus

Márcio T
24/10/2007, 22:35
Obrigado, Klaus.

O trabalho maior e mais importante não é visível - as inúmeras conexões elétricas.

P'rá mim, é como aquele comercial...

- Console central - R$ 750,00 com o Mastercard no e-Bay

- Console de teto + Retrovisor - R$ 350,00 com o Mastercard no e-Bay

- Computador de bordo - R$ 250,00 com o Mastercard no e-Bay

- Painel de instrumentos - R$200,00 com o Mastercard no e-Bay

- Conectores e quilômetros de cabos - R$ 250,00 com o Mastercard no e-Bay

- Tudo funcionando - Não tem preço!

Um abraço.

Márcio

j.sebastian
24/10/2007, 23:20
Ficou muito legal, Márcio!

A minha Explo Sport tem esse console central (que a molecada adora trocar estação do rádio lá de trás), e o de teto, com bussola e termometro tbem! Só não tem o retrovisor eletrônico ;)

Outra buginganga legal que ela tem é o teclado de código para abrir a porta (pra quando vc esquece a chave dentro :D)

Mas o ex-dono deve ter arrancado o computador de bordo antes de entregar o carro pra financeira :(

Eu vou fazer uma nova tampa nessa parte e tô pensando em colocar uma tela de carputer ou gps:concordo:

Quais inputs o computador de bordo recebe? Vss, sensores de temperatura, etc? Vc puxou esses fios da centralina?

Seba

Marcelo Lopes
25/10/2007, 00:24
Oi Marcio,

Sempre incrementando a Ex...

Parabéns... ficou "carro de patrão"...

Queria ter suas habilidades para fazer isso na minha...

Márcio T
25/10/2007, 01:51
Mas o ex-dono deve ter arrancado o computador de bordo antes de entregar o carro pra financeira :(

Eu vou fazer uma nova tampa nessa parte e tô pensando em colocar uma tela de carputer ou gps:concordo:Seba

Seba, "sobrou" um porta-treco que fica no lugar do computador de bordo - na verdade, veio com o console, pois comprei o computador de bordo separado. Dê uma olhada nas fotos e, se tiver interesse, paga o frete.

Quais inputs o computador de bordo recebe? Vss, sensores de temperatura, etc? Vc puxou esses fios da centralina?

Segui a instalação padrão, "de manual", com conectores e pinagem originais. Basicamente, os pontos de ligação são:

-12v (hot all times) => Fusível 36
-12v (run) => Fusível 10
Iluminação do painel => Dimmer
ground (+) => massa
ground (+) => PCM
VSS => ABS
Fuel flow => PCM
Fuel level => Painel de instrumentos
Temperatura do motor => Painel de instrumentos
Tacômetro => Painel de Instrumentos
Nível de água do limpadro => sensor no recipiente (não instalei ainda)
Nível do óleo => Sensor do motor
Temperatura do óleo => Sensor do motor (não instalei ainda)

Marcelo, não é "de patrão", é "da patroa". Só tenho direito a uso nos fins de semana - e às vezes é só p'rá consertar alguma coisa.

Um abraço.

Márcio

j.sebastian
25/10/2007, 10:57
CARAMBA!! É exatamente o pedaço que falta na minha!!!

QUERO SIM!! Manda a conta!! :D

VALEU!!

Seba

Márcio T
26/10/2007, 14:32
Olá, Seba.

SEDEX: R$29,70 (1 dia útil)
EN: R$15,00 (10-15 dias)

Uma abraço.

Márcio

nelsonnrc
29/10/2007, 02:14
Fala Marcio, tudo certo?
Ficou show de bola!
Lembra que conversamos pelo ebay?O console que comprei da autodinamics nunca chegou, mas o paypal me devolveu a grana e comprei em outra loja, esse outro chegou rapidinho mas antes que pudesse instalar uma velha bateu no meu Explorer e deu PT...
Abraços,
Nersu

Márcio T
29/10/2007, 16:05
Obrigado, Nelson.

O meu console demorou muito, mas acabou chegando. O cara (creative ar customs) não me pareceu desonesto, só enrolado.

Soube da PT aqui no fórum, pelo Seba. Uma pena. Desistiu das Ex's?

Um abraço.

Márcio

J JUNGBLUTH
17/12/2008, 08:57
"Segui a instalação padrão, "de manual", com conectores e pinagem originais. Basicamente, os pontos de ligação são:"

Bom dia Marcio,

essa instalacao padrao de manual é muito dificil??

tenho uma explorer xlt 95, e achei um console central + computador de bordo + chicotes de uma explorer limited em um desmanche.

gostaria de saber se caso eu compre, voce me daria umas dicas de instalacao??

e se alem do computador de bordo é preciso comprar mais algum sensor??

Muito grato por sua atencao

Abraco
t+

marcos/sp/explorer/1995
30/12/2008, 08:18
Bom Dia!

Ficou supimpa.

Se me permite quero aproveitar um pouco da sua experiencia, pois estou com um problema na minha explorer que esta dificil de resolver e pelo jeito voce conhece bem o sistema eletrico.

Tenho uma explorer 1995 4x4 automatica, fiz uma manutenção geral no cambio e agora estou com uma problema na luz do over drive.

Quando ando em velocidade constante na estrada acima de 80 até 120 km a luz do o/d fica oscilando piscando e o cambio fica trocando marchas com leves trancos fica muito estranho, tenho que parar o carro desligar o cabo da bateria aguardar uns 5 minutos e ligo novamente e fica tudo normal (cambio e luz zerados) e só pegar estrada e o problema retorna novamente.

andando na cidade fica tudo jóia sem problemas é só em marcha constante e na estrada (obs. andando na boa sem forçar o motor ou cambio).

Você ja viu este problema.

Obrigado,
Marcos.

j.sebastian
30/12/2008, 08:35
Se a luz do OD fica piscando, é o aviso de mau funcionamento do câmbio, como o "check engine" é do motor...

A sua sendo 95, pode ser q ainda seja EEC-IV, e dá para fazer o diagnóstico de erros memorizados com apenas um clipe de papel e contando as piscadas. O procedimento está na sessão dicas do www.comunidaderanger.com.br. O conector de teste na 95 fica perto do cilindro mestre, lado do motorista.

Se ela já for modelo 96, EEC-V, só com um scanner específico para ler os códigos de erro.

Qual manutenção vc fez no CA? As cintas foram ajustadas de acordo? Um erro comum que causa esse comportamento é o sensor de velocidade central, no câmbio - o chicote eletrico interno resseca e a centralina pensa q algumas marchas estão patinando, e dispara o alarme piscando a luz de OD.

Seba

marcos/sp/explorer/1995
07/01/2009, 08:42
Sebastian bom dia!

Obs. A 2 anos atras eu consertei o vidro da minha explorer com a sua dica e ficou bom até hoje - Nota 10.

Referente ao C.A, o carro esta na funilaria dando uns retoques a nota do serviço executado esta no carro assim que ela sair eu pego a nota e coloco aqui no forum.

Adiantando: Troquei o chicote interno / sensor de velocidade / cintas / discos / retifica do conversor de torque / corpo de valvulas e mais um monte de coisa que preciso ver na nota.

Obrigado e um bom dia!

Att.Marcos

j.sebastian
07/01/2009, 09:48
Sebastian bom dia!

Obs. A 2 anos atras eu consertei o vidro da minha explorer com a sua dica e ficou bom até hoje - Nota 10.

Opa, que bom!

Referente ao C.A, o carro esta na funilaria dando uns retoques a nota do serviço executado esta no carro assim que ela sair eu pego a nota e coloco aqui no forum.

Adiantando: Troquei o chicote interno / sensor de velocidade / cintas / discos / retifica do conversor de torque / corpo de valvulas e mais um monte de coisa que preciso ver na nota.

Bom, imagino q ainda esteja na garantia... faz o scan nos erros acumulados e posta aqui, assim podemos "chutar" com mais mira... ;)

Seba

marcos/sp/explorer/1995
09/01/2009, 17:14
Semana que vem fica pronta!

Valeu e bom fim de semana.

Alessandro,
24/11/2010, 14:19
Reativando o tópico...

Marcio, com este tópico eu acabo de decidir o direcionamento de minha busca por uma Explorer.

Gosto da Limited, mas o V.oitão me deixava apreensivo. No entanto o interior da XLT eu achava vazia.

Para esse serviço, precisa de conhecimento em eletrônica?

RicardoM
23/12/2016, 19:16
Boa tarde, sei que já se passaram varios anos, mas fiquei com uma duvida de como passou a tubulação do ar para trás do console, ou a sua ja tinha?.

Obrigado.

Ricardo