Conectar

Ver Versão Completa : Dúvidas... Motor gm 6 cilindros

Wakko
20/10/2007, 23:26
Olá!
Primeiramente desculpem se meu post não estiver na área correta do fórum.
Bom, não possuo jipe apesar de gostar bastante...
Tenho uma dúvida que ainda não consegui solucionar relativa à numeração de motores GM 6 cilindros. Adquiri um motor, mas não tenho a menor idéia se ele é 4100, 250s, etc... Sei que tem como descobrir pelos 3 primeiros algarismos do número de série do motor, mas não encontrei em lugar algum uma tabela ou alguém que possa sanar minha dúvida...

Alguém pode me ajudar? Os primeiros caracteres do número de série são: 8JA

Desde já agradeço!

Lucas Nassif
20/10/2007, 23:32
Olá!
Primeiramente desculpem se meu post não estiver na área correta do fórum.
Bom, não possuo jipe apesar de gostar bastante...
Tenho uma dúvida que ainda não consegui solucionar relativa à numeração de motores GM 6 cilindros. Adquiri um motor, mas não tenho a menor idéia se ele é 4100, 250s, etc... Sei que tem como descobrir pelos 3 primeiros algarismos do número de série do motor, mas não encontrei em lugar algum uma tabela ou alguém que possa sanar minha dúvida...

Alguém pode me ajudar? Os primeiros caracteres do número de série são: 8JA

Desde já agradeço!

Olá Wakko,

para saber se seu motor é um 250/S, olhe se o número de série do motor termina com as letras MC! Se sim, é um baita dum 250/S!!

Caso não tenha, é um 4.1/S "comum", a não ser que esse motor tenha sido 'transformado' para o 250/S.

Qualquer dúvida, grita! :D

:concordo:

Kim
20/10/2007, 23:32
Caro Wakko!

Existe uma seqüencia de números entre a cebolinha de óleo/vareta e o filtro de óleo/distribuidor, fica em alto relevo, posta aquela numeração para nós, que poderemos ver o que pode ser feito.

O que tenho começa com 94..., o Zepi também é com essa numeração.

Sei que tem mais numerações.

Abraços.

Kim.
ps.: Acho que deveria ser postado no fórum geral.

Wakko
20/10/2007, 23:50
Segue uma foto da numeração!

Caso meu post esteja em local inadequado, por favor movam para a área correta...

Lucas Nassif
20/10/2007, 23:53
Tire uma foto do número do motor que fica perto do distribuidor tbm!
Só pra ver se tem o MC lá!

[]'s

Wakko
20/10/2007, 23:58
Não tem o MC... as letras finais são HB

Kim
21/10/2007, 00:03
Caro Wakko!

Quanto ao tópico, os moderadores resolvem isso na boa, não estrassa1

O nº da foto é 7829867, deixei marcado, pois fiquei na dúvida.

Pela numeração, parece ser um 4.1, sem o "S", onde há diferenças no comando de válvulas, dentre outras regulagens, que não lembro agora.

Vou procurar saber melhor sobre o assunto.

Abraços.

Kim.
ps.: Lucas, esse é o nº que indica qual bloco é, era usado pelas agencias para efetuar o pedido de um bloco quando necessário, é o nº da peça no catálogo.

Wakko
21/10/2007, 00:09
Realmente Kim, aquele 8 parece um 3 na foto, visto rapidamente.
Peguei a foto e conferi mais detalhadamente... e realmente é um 8...
As diferenças entre o 4.1 para o 4.1s não seriam apenas no platinado eletrônico e nos tuchos? Se não me engano não tinham diferença no comando... mas não sei ao certo.

Lucas Nassif
21/10/2007, 00:10
Não tem o MC... as letras finais são HB

Hehehe, entao o seu motor é parecido com o meu.

Qdo comprei, era 4.1/S, mas como passei pra 4.400, estou colocando o comando 250/S!!

Olha a numeração do meu aí!

Abrs

Lucas Nassif
21/10/2007, 00:14
Realmente Kim, aquele 8 parece um 3 na foto, visto rapidamente.
Peguei a foto e conferi mais detalhadamente... e realmente é um 8...
As diferenças entre o 4.1 para o 4.1s não seriam apenas no platinado eletrônico e nos tuchos?Se não me engano não tinham diferença no comando... mas não sei ao certo.

Acho que tanto o 4100 como o 4.1/S saíram com tuchos hidráulicos.
Somente o 250/S tinha tucho mecânico..

OU TO VIAJANDO? :putz:

Wakko
21/10/2007, 00:16
Eu achei uma tabela de motores mais antigos (até 83 se não me engano), onde consta os tipos, mas o meu não consta... então pela lógica dos números deve ser um pouco mais novo... (ou não...)

E acho que tu está certo quanto aos tuchos...

Lucas Nassif
21/10/2007, 00:22
Eu achei a numeração do meu motor lá...

É o último da tabela:

OPALA.....6.....4098 A.....10:1.....6HA, 6HB, 6HY, 6HZ.

Ou seja, meu motor era originalmente a ÁLCOOL?????

Poutz!! Eu jurava que ele tinha sido transformado.

O seu parece ser álcool tbm...por causa da corr...:-?

[]'s

Wakko
21/10/2007, 00:33
Se não me engano, estes sufixos são os 3 PRIMEIROS algarismos... Mas posso estar errado.

Lucas Nassif
21/10/2007, 10:33
Se não me engano, estes sufixos são os 3 PRIMEIROS algarismos... Mas posso estar errado.

:discordo:
Sufixos são os 3 ultimos algarismos do numero de serie..
Se fosse os 3 primeiros seria PREFIXO.

:concordo:

Haron
28/02/2010, 13:46
por favor,me ajudem.

No n° do meu motor ,o final é EA oque quer dizer isso?

como faço para saber se é 4.1 ou 4.1/s? e como faço para saber se ele é alcool ou gasolina originalmente? Pois hj ele é alcool.

abraços!

Jacimar
02/03/2010, 15:56
por favor,me ajudem.

No n° do meu motor ,o final é EA oque quer dizer isso?

como faço para saber se é 4.1 ou 4.1/s? e como faço para saber se ele é alcool ou gasolina originalmente? Pois hj ele é alcool.

abraços!

Boa tarde prezado ! vou dar minha modesta contribuição, bem, 4.1 refere-se a 4.1 litros de "cilindrada" que corresponde a 250 polegadas cúbicas ou ainda 4.100 centímetros cúbicos, ou seja são o mesmo motor com nomes diferentes, o que difere essencialmente o 4.1 ( 250 ) do 4.1S ( 250S ) é o comando de válvulas que no S é mais bravo, e os tuchos que no S são mecânicos proporcionando um melhor enchimento dos cilindros, enquanto no 4.1 normal são hidráulicos sendo mais silenciosos, infelizmente não sei como identificar se o motor era a alcool ou não, talvez pelo ano de fabricação você possa ter uma idéia, mas se era, ou está a alcool as diferenças além da taxa de compressão, são os componentes que entram em contato com o alcool, como bomba, carburador etc, espero ter ajudado . . . um abraço !

Haron
02/03/2010, 18:59
Ok,valeu.

Então existe 4.1/s e 4.1 250S certo?

ou são 4.1/s 4.1 250S e 4.100?

Realmente,se for alcool originalmente,é melhor,pois os pistões tem que ser do motor alcool,bomba,etc. O carburador tá uma beleza,refiz ele todo,sabendo que é á alcool.

abraço!

Haron
02/03/2010, 22:33
esquece..viajei..

existe 4.1 (250) e 4.1/s (250S).

entendi agora.

tem como saber pelo barulho do motor? Já que os tuchos mecanicos são diferentes do hidráulico?

Mas tenho quaase certeza que meu motor é 4.1 normal,pois ele é alcool,é cinza,1987,e o barulho do tucho é bem silencioso. O unico problema é que minhas valvulas estão batendo muito,e então fica aquele tec,tec.

abrs!

Jacimar
03/03/2010, 07:17
esquece..viajei..

existe 4.1 (250) e 4.1/s (250S).

entendi agora.

tem como saber pelo barulho do motor? Já que os tuchos mecanicos são diferentes do hidráulico?

Mas tenho quaase certeza que meu motor é 4.1 normal,pois ele é alcool,é cinza,1987,e o barulho do tucho é bem silencioso. O unico problema é que minhas valvulas estão batendo muito,e então fica aquele tec,tec.

abrs!

Bom dia prezado ! externamente, pelo barulho é o único meio de saber se é S ou não, o 4.1 ( 250 ) é mais silencioso que o 4.1S ( 250S ), acontece as vezes de um tucho hidráulico estar com problema, e depois de algum tempo do motor desligado ele fica sem óleo, quando você religa o motor, a válvula referente aquele tucho faz barulho até ele encher de óleo novamente, mas se são todas as válvulas, durante todo tempo . . . é provável que seja 4.1S ! :concordo: quanto a cor do motor, lembro de muitas pessoas pintar o motor da cor do 4.1S para impressionar os amigos, inclusive os 2.5 de 4 cilindros . . . e não se engane, os 4.1S a alcool são os mais potentes, se não me engano 171 cavalos ! para você ter uma idéia tenho uma Bonanza 4.1 a gasolina ( com logotipo do 4.1S :oops: para impressionar ) que tem míseros 124 cavalos . . . um abraço !

Haron
03/03/2010, 10:25
Ok,entendi.

Tenho um video que aparece o barulho do motor...será que você consegue ver qual motor é pelo barulho?

abração e obrigado mais uma vez!

Jacimar
03/03/2010, 17:05
Ok,entendi.

Tenho um video que aparece o barulho do motor...será que você consegue ver qual motor é pelo barulho?

abração e obrigado mais uma vez!

Olá prezado ! desculpe mas não consegui abrir o vídeo no trabalho ( firewall ), vou tentar em casa . . . um abraço !

Haron
03/03/2010, 18:31
http://www.youtube.com/watch?v=LOKx8qsCB8Q

esse ai é o video.

No final aparece o barulho do motor.

meu motor começo á queimar oleo..fud*eu agora...

[]´s

Jacimar
04/03/2010, 07:21
http://www.youtube.com/watch?v=LOKx8qsCB8Q

esse ai é o video.

No final aparece o barulho do motor.

meu motor começo á queimar oleo..fud*eu agora...

[]´s

bom dia prezado ! consegui ver em casa, mas é difícil dizer . . . pessoalmente seria melhor, de qualquer forma para ter certeza mesmo, seu mecânico deve dizer . . . espero que a queima de óleo seja coisa simples, um abraço !

Haron
04/03/2010, 18:33
ok.

Tomara mesmo que seja coisa simples...ultimamente o bichinho ta dando muitas despesas..agora é o motor...ta fod´s.

Mas valeu pela ajuda.

abraços!

maico lapschies
08/03/2010, 14:22
boa tarde pessoal
estou tirando o motor AP + caixa original 3m, e vou colocar um GM 6CC + caixa c10 3m + reduzida original.

bom tenho 2 motores.
* numero final 6LR, e aquele numero do lado do bloco é 94659044,cor cinza,esse motor tem a vareta do oleo alta, carburador brosol 3e, acho que é a alcool.

* numero final 6KG, numero lado bloco 94659044,cor azul, vareta do oleo baixa, sem carburador.

tem alguma diferença entre esses motores?
qual a inclinaçao que devo deixar o motor?
radiador tenho um de santana, aquele maior que tem ar condicionado, com 2 ventuinhas eletricas, sera esse radiador da conta?

se alguem puder me ajudar, agradeço

abraços

SAPO-BOMBA
08/03/2010, 14:40
O radiador creio que dá conta sim, mas creio que vc deva selar o sistema pra ficar mais confiável.

Sobre os motores, eu sei que existe uma conversa sobre as cores que a GM pintava os motores pra indicar qual era o "mansinho" e qual era o "valente".

Nos motores 2.5 ( Ou 151/151S pra ser mais exato ) a GM usava cores distintas para cada época ou série de motores:

Verde - Motor 151 com carburador Solex H40 de corpo simples.
Azul - Motor 151S com carburação dupla DFV 446.
Amarelo - Motor 151S Álcool com carburador Solex de duplo estágio.

Acho que o mesmo se aplica aos 250S/4.1/4100... Pq vejo alguns comentários de que o modelo verde não presta... hehehe

SAPO-BOMBA
08/03/2010, 14:48
Motores GM até 1987:

4 cilindros 151: verde
4 cilindros 151-S: azul
4 cilindros álcool: amarelo
6 cilindros 250: azul
6 cilindros 250-S: vermelho
6 cilindros álcool: amarelo

A partir de 1988: Todos são cinza, 4 ou 6 cilindros, álcool ou gasolina.

Jacimar
08/03/2010, 15:17
boa tarde pessoal
estou tirando o motor AP + caixa original 3m, e vou colocar um GM 6CC + caixa c10 3m + reduzida original.

bom tenho 2 motores.
* numero final 6LR, e aquele numero do lado do bloco é 94659044,cor cinza,esse motor tem a vareta do oleo alta, carburador brosol 3e, acho que é a alcool.

* numero final 6KG, numero lado bloco 94659044,cor azul, vareta do oleo baixa, sem carburador.

tem alguma diferença entre esses motores?
qual a inclinaçao que devo deixar o motor?
radiador tenho um de santana, aquele maior que tem ar condicionado, com 2 ventuinhas eletricas, sera esse radiador da conta?

se alguem puder me ajudar, agradeço

abraços

Boa tarde prezado ! esse motor cinza com vareta alta deve ser de C-20, a vareta é assim para ficar mais fácil verificar o óleo, para tirar a dúvida verifique a bomba dágua, no motor da C-20 o eixo da bomba é mais comprido para a hélice ficar mais próxima ao radiador, mas se você vai utilizar ventilador elétrico parabéns . . . o carburador 3E é voltado para economia de combustível e me parece que todos são preparados para alcool, tenho uma Bonanza 93, 5 marchas a gasolina com esse motor/carburador, e ela, dentro da cidade faz 6,5Km/litro, acho bom para um carro de 2.200 Kg :shock: , se as cores não foram mudadas o motor cinza é mais novo que o azul . . . quanto a inclinação acho que vai depender seu conjunto de motor + caixa + transferência . . . um abraço !

maico lapschies
10/03/2010, 19:29
eai pessoal,

Jacimar, sapo obrigado pelas informações

resolvi que vou colocar o 1° motor o que é cinza. como ele tava muito tempo parado o mecanico tirou a tampa de cilindro eo carter pra dar uma olhando,tava tudo normal.
alguem sabe me dizer qual a folga das valvulas desse motor?

eai Haron, ja descobriu qual o motivo do seu motor esta fumando?

abraços

Jacimar
11/03/2010, 06:36
eai pessoal,

Jacimar, sapo obrigado pelas informações

resolvi que vou colocar o 1° motor o que é cinza. como ele tava muito tempo parado o mecanico tirou a tampa de cilindro eo carter pra dar uma olhando,tava tudo normal.
alguem sabe me dizer qual a folga das valvulas desse motor?

eai Haron, ja descobriu qual o motivo do seu motor esta fumando?

abraços

Bom dia prezado ! a folga é de 0,20mm para admissão e 0,25mm para o escapamento, se ele for tucho mecânico, e o ajuste é feito a quente ! para o tucho hidráulico o ajuste é automático . . . a propósito você confirmou se ele é de C-20 ou Opala ? é só curiosidade . . . um abraço !

maico lapschies
11/03/2010, 08:31
bom dia,

Jacimar, acho que o motor é de c20 mesmo, a hélice é mais pra frente mesmo, ea vareta do óleo é alta, a embreagem é de c-20.

so fiquei como uma duvida,acho que o motor é a alccol, carburador é do alcool, mas os pistoes nao sao retos,e a medida é std.

abraço

Jacimar
11/03/2010, 08:57
bom dia,

Jacimar, acho que o motor é de c20 mesmo, a hélice é mais pra frente mesmo, ea vareta do óleo é alta, a embreagem é de c-20.

so fiquei como uma duvida,acho que o motor é a alccol, carburador é do alcool, mas os pistoes nao sao retos,e a medida é std.

abraço

Olá ! se não me engano todo 3E é niquelado, ou seja, preparado para alcool, mas olhe a vela que está no motor, ela deve te dizer se é alcool ou gasolina, a vela Bosch para gasolina desse motor é a W8EC, a NGK não lembro mas se for NGK é só olhar se é equivalennte . . . um abraço !

maico lapschies
11/03/2010, 10:53
as velas ta uma salada de frutas :putz:,são 5 bosh sp9 e 1 NGK BPR 5EY

coloquei foto do pistão

Jacimar
11/03/2010, 16:28
as velas ta uma salada de frutas :putz:,são 5 bosh sp9 e 1 NGK BPR 5EY

coloquei foto do pistão

Olá ! se as velas estiverem certas seu motor é a gasolina, se fosse álcool utilizaria a vela BPR7E ( mais fria ) . . . um abraço !

maico lapschies
11/03/2010, 16:53
Olá ! se as velas estiverem certas seu motor é a gasolina, se fosse álcool utilizaria a vela BPR7E ( mais fria ) . . . um abraço !

pois é agora to bem perdido.

esse pistão da foto, é gasolina né?

Jacimar
12/03/2010, 07:05
pois é agora to bem perdido.

esse pistão da foto, é gasolina né?

Bom dia prezado ! esquisito :pensativo: ele tá meio cabeçudo né ? nunca vi meu motor sem o cabecote . . . o que o seu mecânico falou ? de qualquer forma, amanhã cedo vou na oficina/ferro velho de um amigo e pergunto a ele e te falo, mas pelos indícios acho que é gasolina . . . um abraço !

Em tempo : Os motores do Opala/C-20 após meados de 1990 tiveram sua taxa de compressão aumentada de 7,5 para 8,0/1 se seu motor for dessa época pode estar explicado esse pistão e o carburador 3E.

maico lapschies
12/03/2010, 08:20
bom dia Jacimar, meu mecanico acha que é a alcool,(só que ele não trabalha com esses motores, ele mexe mais em diesel, caixa, diferencial...) eu não sei eu imaginava que pra ser a alccol o pistao teria que ser reto:pensativo: vou usar meio a meio, hehehe

abraço

maico lapschies
12/03/2010, 10:15
o carburador, brosol 3e ta com gicleur 122,5 e 185

Jacimar
12/03/2010, 16:12
bom dia Jacimar, meu mecanico acha que é a alcool,(só que ele não trabalha com esses motores, ele mexe mais em diesel, caixa, diferencial...) eu não sei eu imaginava que pra ser a alccol o pistao teria que ser reto:pensativo: vou usar meio a meio, hehehe

abraço

Olá ! é talvez dê para fazer um Flex :lol: ah . . . se fosse injeção . . .

maico lapschies
12/03/2010, 17:35
to louco pra ver o motor ronca,achei que seria hoje, mas faltou umas coisinhas que não tem na minha cidade, agora só pra semana.

a caixa da c10 ja esta montada,a flange(chapa de ferro) ja esta aparafusada na caixa:concordo:, so que para aparafusar a reduzida willys na frange so vai da pra usar 3 parafusos(2 em cima e 1 em baixo) os outros parafusos nem tem como colocar porque os furos que tem na reduzida ficam quase em cima dos parafusos que prendem a flange na caixa:parede: essa flange não foi eu quem fiz, ja era usada desse mesmo jeito.

será que só 3 parafusos(prisioneiros) são suficientes?

1° foto eixo entalhado c10 enmendado para engrenagem reduzida
2° foto flange

maico lapschies
13/03/2010, 15:37
a foto da flange na caixa, a reduzida vou prender com três prisioneiros nessa possição que estão aparecendo essas cabeças de parafusos.

será que só esse 3 prisioneiros vai ser suficiente?

Jacimar
13/03/2010, 16:21
a foto da flange na caixa, a reduzida vou prender com três prisioneiros nessa possição que estão aparecendo essas cabeças de parafusos.

será que só esse 3 prisioneiros vai ser suficiente?

Boa tarde prezado ! estive na oficina/ferro velho do meu amigo Maurilio e conversei com ele, sem ver eh dificil mas ele acha que eh gasolina, o carburador como te falei nao diz muito . . . o que voce pode fazer jah que estah sem o cabecote eh calcular a taxa de compressao, calcula os volumes com o pistao no PMI e no PMS, calcule mais ou menos o volume da camara de combustao - a parte que fica no cabecote - e divide um pelo outro, vai dar um pequeno erro, mas voce so precisa saber se eh gasolina ou alcool entao nao tem problema, se der abaixo de 8 eh gasolina, acima de 10 eh alcool. Quanto aos parafusos eu acho que tres sao suficientes, nao e um local que vai ficar sujeito a esforco, um abraco !

maico lapschies
13/03/2010, 18:43
obrigado Jacimar!
a tampa de cilindro ja esta no lugar. acho que vou por gasolina e ver como vai se comportar.

dos parafusos, estive vendo em mais dois jeeps que é essa mesma adaptação, e tb são só 3 parafusos.até tinhão soldado mais uma orelha na reduzida mas quebraram.

abraço

Jacimar
13/03/2010, 20:15
obrigado Jacimar!
a tampa de cilindro ja esta no lugar. acho que vou por gasolina e ver como vai se comportar.

dos parafusos, estive vendo em mais dois jeeps que é essa mesma adaptação, e tb são só 3 parafusos.até tinhão soldado mais uma orelha na reduzida mas quebraram.

abraço

ola ! que pena . . . seria um bom exercicio ! conte para nos depois o resultado e boa sorte !

maico lapschies
23/03/2010, 17:34
Boa tarde pessoal
Só pra contar como anda a troca do motor do jeep

Sexta passada o mecanico me entregou motor+caixa+reduzida tudo acoplado, dai na sexta mesmo eu eo meu irmão fizemos novos suportes motor,cortamos o cofre pro motor ir mais para dentro, deixamos todo no lugar.

sabado pela manha colocamos carburador, distribuidor, velas,arranque, bateria, etc e fizemos o motor funcionar pela 1° vez:dance:NA GASOLINA,funcionou muito bem.(por pouco tempo pq estava sem radiador)

sabado a tarde começou a novela da adaptação da embreagem, tem que emburrar o garfo, se fosse puchar era barbada:parede: partimos para fazer um suporte pro cabo puchar uma lavanca pra emburrar o garfo, depois de muito trabalho,mede, corta chapa, solda, mede,corta, testa... NÃO FUNCIONOU. não dava curso suficiente para debrear:parede:

domingo FOLGA

segunda pela manha abandonamos o maldido suporte, e fizemos um novo. que finalmente funcionou:dance:

segunda a tarde folga ( para trabalhar no serviço oficial)

segunda a noite cortamos a grade para caber o radiador ficou apertado mas deu.

hoje, folga ( para trabalhar no serviço oficial)

amanha iremos refazer o corta fogo, que trabalheira, eo pior que o jaque bateu por aqui, e jaque ta tudo desmotado, vamos cintar o chassis,e jaque vamos soldar, teremos que pintar, jaque...

no monemto é isso, não vejo a hora de ficar pronto.

abraços

Portrilhas
23/01/2016, 10:43
bom dia senhores!!

saberiam me dizer se é bom o :

Motor 6 cilindros alcool do opala moderno vareta alta

ouvi falar que vou sofrer com o carburador e é muito gastao, vou usar ele em uma engesa 4x4

abraço.

Rodrigo Dias - Sorocaba

Jacimar
23/01/2016, 16:58
Boa tarde prezado ! motores a álcool carburados são por natureza beberrões, para um Engesa não sei se fará muita diferença, afinal, o Opala é bem pesado . . . tenho uma Bonanza 93 a gasolina e acredito que o carburador seja o mesmo dos últimos Opala, o meu é o 3E e é niquelado, 2 estágios a vácuo, dá pouca manutenção e "econômico" em relação ao 446 . . . minha Bonanza faz 6,5k/l na cidade e 8Km/l na estrada, nada mal para uma perua de 2200Kg ! abraço à todos.