Ver Versão Completa : Cabeçote ranger 2.5 é plug and play no georgia 2.3?
Vinicius Hauagge
19/10/2007, 15:07
Caros amigos, estou com algumas ideias para alterar um pouco o motor do meu jeep. E para isso, seria necessário usar o cabeçote da ranger 2.5 à gasolina (aquela com duas bobinas).
A pergunta que eu faço é a seguinte? Será que esse cabeçote tem o mesmo tamanho e furação? Pois todo mundo fala que a parte de baixo do motor georgia é exatamente o mesmo da ranger 2.5.
Obrigado,
Vinicius!
o cabeçote da ranger cabe certinho no bloco do 2.3 sim
Elmer_Jeep
20/10/2007, 10:40
tá e como fica o esquema das 8 velas(cabeçote 2.5) ? Só acionam 4 mesmo(distribuidor 2.3) ?
[]'s
Vinicius Hauagge
20/10/2007, 11:02
Pois é Elmer, eu tava pensando nisso... A ideia seria adaptar um sistema de injecao eletronica, eliminando o distribuidor e colocando duas bobinas (uma para o primeiro e terceiro cilindro e a outra para o segundo e quarto).
Mas esqueci que eram duas velas por cilindro, entao realmente nao sei se dará certo. O que voces acham?
Surgiu essa ideia, pois tem um amigo meu aqui que faz adaptacao de injecao em carros carburados e fica bom e ele sugeriu eu fazer isso no meu jeep. Ele disse que faz funcionar tanto com um bico como com quatro e para o sistema com os quatro ficarem bom, seria ideial usar o cabecote e coletor da ranger (esquecemos que tinha 2 velas p. cilindro).
Agora pergunto outra coisa... É possivel usar apenas o coletor de admissão da ranger, para colocar os bicos e manter o cabecote original?
Alguem tem o catálogo desses dois motores, com a "visão explodida" dos mesmos?
Obrigado mais uma vez,
Vinicius.
Elmer_Jeep
20/10/2007, 11:45
Acredito que os coletores não servem pois a posição dos dutos deve ser diferente por causa dos encaixes das velas nas duas laterais do cabeçote 2.5
[]'s
leopoldo
20/10/2007, 13:18
ELMER, vamos por partes....
A pergunta dele é se Dá em termos de furação altura, canaletas, etc....
Está ai uma negócio que só se conclui:
1- colocando lado a lado e observando as diferenças, se é que são além das velas.
2- depois, colocando em cima e vendo no que dá.
O resto são detalhes que ele pode até retrabalhar.
Elmer_Jeep
20/10/2007, 13:55
Mestre Leo, eu acredito que seja diferente porque tomei como base alguns motores antigos "modernizados" que tenho visto por aqui.
Como exemplo os motores GM FII (monza, kadett, vectra) os dutos do coletor de escape são sempre iguais, já para o lado da admissão existem 4 tipos de coletores que não são intercambiáveis, 01 coletor p/ motor carburado, 01 coletor p/ motor injeção monoponto e 02 coletores p/ injeção multiponto.
Já vi o cabeçote do OHC 2.5 desmontado só não atentei em verificar a posição e dimensão dos dutos e roscas nas laterais do cabeçote, mas reforço o que disse acima, é grande a probabilidade de serem diferentes principalmente por causa da adição de mais 4 velas entre a face dos dutos da Admissão.
Mas, também concordo que a questão só será resolvida realmente após uma inspeção/comparação visual.
[]'s
leopoldo
20/10/2007, 16:03
é ... os bagres da "forde" podem simplesmente terem adicionado mais uns itens ao molde de fundição que já tinham. Assim, ficaria fácil. Sem comparar os 2 lado a lado, não dá mesmo para dizer.
eu ja fiz esta comparaçao os coletores de escape servem um no outro mas os de admiçao nao servem tem a furaçao diferente
Vinicius Hauagge
22/10/2007, 10:45
Beleza Otto, obrigado!
pessoal sei que já comentaram isso mas surgiu uma duvida mais especifica
o que exatamente não cabe do coletor de admissão da ranger no motor OHC??
alguém tem fotos desse coletor?
Pergunte ao Leo Valle, ele deve saber.
Ele tem um OHC Twin Spark da Ranger à venda. Conhece o motor.
Boa noite. coloquei injeção eletrônica de 4 bicos no meu ohc2.3.
Furei o próprio coletor de admissão e coloquei os 4 bicos, mas a parede do coletor é muito fina, então soldei discos de alumínio sobre os furos e abri novamente para colocar os bicos, funciona, mas a vedação ainda nao está 100%.
Pensei se o coletor de admissão da ranger 4 cilindros a gasolina tem a furação e medidas que casem com o bloco do meu motor.
Alguém sabe?
Abraço.
Ops vi agora na página anterior que nao dá!
Alguém sabe quem faz um coletor sob encomenda?