PDA

Ver Versão Completa : Dúvidas na Sportage



robertoamv
19/10/2007, 14:21
Amigos,

Comprei uma TDI 01/01 em excelente estado de conservação. Embora ela esteja bem conservada, o último mecânico que mexeu nela largou a bateria solta, alarme desligado entre outras coisas.

Minhas dúvidas são:

Andando no transito normal da cidade, mesmo no pára-e-anda, a temperatura fica antes do primeiro risco. Ontem, ao subir a serra de Petrópolis, a temperatura foi até um pouco antes do meio. Quando cheguei, a temperatura foi diminuindo aos poucos, até ficar normal (antes do primeiro risco). A ventoinha está travada (acho, por causa do barulho).

Onde fica o sensor de temperatura do motor ? Ele fica junto da válvula termoestática ? O "mechânico" ligou um fio, mal e porcamente, e ligou este no chicote.

Outra coisa: as velas de pré-aquecimento não estão funcionando (ou pelo menos não aparece o símbolo da molinha acesa no painel. Quando mudo a ventilação para o vidro dianteiro, ela acende...

Verifiquei o nível da água no vaso de expansão e está ok.

Alguém poderia enviar fotos das conexões, para que eu possa checar na minha ?

Obrigado pela ajuda !

comenale
27/10/2007, 20:44
Minhas dúvidas são:

Andando no transito normal da cidade, mesmo no pára-e-anda, a temperatura fica antes do primeiro risco. Ontem, ao subir a serra de Petrópolis, a temperatura foi até um pouco antes do meio. Quando cheguei, a temperatura foi diminuindo aos poucos, até ficar normal (antes do primeiro risco). A ventoinha está travada (acho, por causa do barulho).

Onde fica o sensor de temperatura do motor ? Ele fica junto da válvula termoestática ? O "mechânico" ligou um fio, mal e porcamente, e ligou este no chicote.

Outra coisa: as velas de pré-aquecimento não estão funcionando (ou pelo menos não aparece o símbolo da molinha acesa no painel. Quando mudo a ventilação para o vidro dianteiro, ela acende...

Verifiquei o nível da água no vaso de expansão e está ok.

Alguém poderia enviar fotos das conexões, para que eu possa checar na minha ?

Robertoamv,
A temperatura "normal" nas TDI é em torno de 90ºC, o que representa o ponteiro estar muito próximo do meio no marcador (o ponteiro fica muito pouco abaixo do meio).
Se o sistema estiver funcionando 100%, mesmo em subidas longas, o ponteiro praticamente não se move, permanecendo muito próximo ao meio.
Porém o marcador de temperatura nas Sport´s não é muito confiavel.
O sensor de temperatura fica próximo a válvula termostática e tem uma conexão elétrica nele.
Para saber se a ventoinha está travada, com o motor desligado tente movimenta-la. Se houver movimentação, mesmo apresentando uma leve resistência, então está tudo OK. Caso contrário, se a ventoinha não se mover, é porque está travada.
Verifique isso o quanto antes, pois se a ventoinha estiver mesmo travada, é sinal que pode haver algum problema com o sistema de arrefecimento e as consequencia não são nada boas.

MarcSport
29/10/2007, 20:06
Cuidado.
Vejo duas possibilidades para o que está acontecendo com seu carro.

1) Se o sensor não estiver OK, a temperatura indicada será baixa (próximo, ou inferior a 1/4) e quando estiver fervendo (isso mesmo, FERVENDO) ela vai chegar próximo ao 1/2 (eu diria que fica em 2/3 entre o 1/4 e o 1/2, não sei se fui claro), isso aconteceu com um amigo meu quando eu estava com ele, após a troca do sensor (que custa menos de R$ 50,00), o funcionamento ficou como dos demais membros do Forum, ficando um pouco abaixo do 1/2, porém o cabeçote já tinha ido pro vinagre.

2) Vc está sem a válvula termostática e seu motor trabalha frio, quando é um pouco mais exigido ele esquenta e atinge a temperatura normal (um pouco abaixo do 1/2). Neste caso não há problema com ele, apenas está sem a termostática, o que reduz a vida do motor em 10%, porém ela nunca vai travar fechada, se vc morar no Rio, não vejo grandes problemas em andar sem, mas se morar em Petrópolis, como o motor vai trabalhar frio, o desgaste será maior.

Quanto à ventoinha travada, o carro vai gastar mais por trabalhar frio e pelo "esforço" para girá-la.
Vá a um mecânico para analisar o estado do sensor e da ventoinha.


Amigos,

Andando no transito normal da cidade, mesmo no pára-e-anda, a temperatura fica antes do primeiro risco. Ontem, ao subir a serra de Petrópolis, a temperatura foi até um pouco antes do meio. Quando cheguei, a temperatura foi diminuindo aos poucos, até ficar normal (antes do primeiro risco). A ventoinha está travada (acho, por causa do barulho).


Obrigado pela ajuda !