Ver Versão Completa : Niva 91 "SUV de Pobre"
Otávio Luiz
19/10/2007, 11:58
Salve senhores,
Aproveitando a invasão russa neste conceituado fórum, venho aqui apresentar minha viatura.
Trata-se de um Niva 91/91, azul noturno comprado em agosto de 2007 do camarada Aldo, conhecido niveiro aqui de Curitiba.
Ficha técnica:
:arrow:Motor original com pistões VW 1500, cabeçote rebaixado 0,7mm e comando Aerocar (1.8S:mrgreen:)
:arrow:Combustível álcool e GNV com dois cilindros de 9,5m³, partida a frio a gasolina (aqui no sul precisa)
:arrow:Pneus Firestone FSR 215/80/16 em rodas de liga do pantanal.
:arrow:Quebra mato, engate e bagageiro Keko.
:arrow:Volante do Laika.
:arrow:Alarme com trava das portas elétrica.
:arrow:Bancos da Dakota em couro ecológico (esta informação é do antigo dono).
:arrow:Painel forrado com o mesmo couro ecológico (pra esconder as rachaduras...:?)
A utilização da viatura será mista, metade pra trabalhar e metade pra levar o filho na escola... eheheheh
Na verdade minha intenção é usar apenas para passeios e trilhas muito leves, e é claro, no meu dia-a-dia. Pra trilha eu tive um CJ6 e uma F75.
Antes que queiram me desanimar falando mal do Niva, aviso que este é meu segundo carro russo, então eu estava bem consciente quando fiz a caca...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Em breve as fotos.
Otávio Luiz
19/10/2007, 12:28
Agora as fotos...
Otávio Luiz
19/10/2007, 12:30
mais fotos...
Otávio Luiz
19/10/2007, 12:33
+ algumas...
Otávio Luiz
19/10/2007, 12:38
Meu primeiro Niva, o "Brinquedão", na verdade meu primeiro 4x4.
Foi aí que tudo começou...
Otávio Luiz
19/10/2007, 12:43
Este era meu CJ6, o "São Bernardo"...
Otávio Luiz
19/10/2007, 12:47
A viatura atualmente pertence ao Fabiano Carraro, forista, também conhecido como Polaco.
Otávio Luiz
19/10/2007, 12:49
E por último, minha ex-F75...
Grassmann
19/10/2007, 13:04
Ô Otávio...
Sabia que eu tentei comprar o Tanque há dois anos, e o Aldo não quis vender... rsrsrs
Acabei comprando o Vitara (Ainda bem... rsrsrs) Poderia ter sido eu a ter feito a caca.... :)
Realmente, seu Niva chama a atrenção. Primeiro pela cor pouco comum, depois pelo bom estado de conservação do bixim...
Interessante o uso que você vai dar pro carro... hehe Eu também não ando conseguindo fazer muitas trilhas... (Mesmo com 2 4x4 na garagem!) Por falar nisso, tô devendo um tópico pro Polenta...
Boa sorte com o Nivinha. Assim que você estiver mais tranquilo (tempo!), vamos fazer um passeio mais light pelos arredores... E vê se vai de Niva esse ano pra Agudos, hein!
[]'s
alexandre roveri
19/10/2007, 13:07
Agora as fotos...
Dá hora !!!! Até que em fim os russos invadem o forum !!!!:palmas:
Eu acho que já tinha visto esse Azulzinho em algum lugar !!! por acaso esse Niva não foi de um tal de Aldo ?
Tá bunitu :palmas:
Grassmann
19/10/2007, 13:54
... por acaso esse Niva não foi de um tal de Aldo ?
Foi sim... Tá lá no começo do tópico:
Trata-se de um Niva 91/91, azul noturno comprado em agosto de 2007 do camarada Aldo, conhecido niveiro aqui de Curitiba.
Otávio Luiz
19/10/2007, 13:58
É isso aí Galo, era do Aldo aqui de Curitiba.
Tem um monte de foto dele nos sites de Nivas, como o Natal4x4...
Leandro, já que não compraste o SUV de Pobre, tem o Niva do Mauro à venda, que é tão ou melhor conservado que o meu, e é um 95!!!:palmas: Só não comprei ele por causa do GNV...
Espero que até dezembro as coisas melhorem pro meu lado, pra poder participar da entrega dos presentes do JipeNoel.:concordo:
alexandre roveri
19/10/2007, 14:35
Foi sim... Tá lá no começo do tópico:
Putaquelospario, qui falta de atenção minha:parede::parede:
Na terceira linha do texto e eu não tinha lido !!!
Na verdade eu vi que era do Aldo pois a bom tempo atraz ele me enviou umas fotos do carro dele, e foi um dos melhores Nivas que eu tinha visto !!!!
De qualquer forma parabens :dance:
Otávio Luiz
07/11/2007, 13:37
Neste feriado de finados fiz minha primeira viagem com a viatura.
Fui a Matinhos, litoral do estado, num total de 271 km.
A viatura se comportou muito bem. Utilizei o álcool sempre que tinha uma subida mais forte, e na volta subi a serra inteira no álcool.
Viajei a uma velocidade média de 90 km/h e 3.000 rpm. A velocidade máxima foi de 100 km/h... :shock:
Senti falta de mais torque na subida da serra, tive que subir em quarta e pé em baixo, e não passei dos 80 km/h. Na parte mais íngrime tive que baixar a velocidade e colocar a terceira marcha... aí não consegui mais subir em quarta. Embalava na terceira, passava a quarta e o danado perdia embalo, tendo que engatar novamente a terceira...:( ... também ouvi um grilar típico de carro fora do ponto, pelo menos meu antigo fusca fazia isso e me falaram que era o ponto...
No mais só alegria!!! Nenhum problema mecânico e um consumo de 16,3 m³ de GNV e 15,15 l de álcool, mais econômico que carro 1.0L!!!:dance:
Próximo passo, geral na suspensão, principalmente a traseira. Com o carro carregado (5 pessoas) está dando fim de curso no amortecedor quando passa em lombadas. Devo trocar amortecedor e mola (Kombi Cliper e Pampa) para dar uma levantada por causa do peso dos cilindros.
Aí vai umas fotos dele na praia, e depois em casa de banho tomado...:mrgreen:
Jonatars
07/11/2007, 22:18
Camarada, seu Niva realmente é muito bonito, meus parabéns!
Jonatan
Otávio Luiz
08/11/2007, 11:23
Valeu Jonatan, mas o maior crédito é do Aldo, antigo proprietário e que ficou com ele por 8 anos. Peguei a viatura pronta!:dance:
GARCIA/SP
22/12/2007, 19:00
Show de bola sua viatura!!!! E essa cor azul...original...é de matar de bonita!!!! :dance:
Camarada, qdo. vc comprou o Niva, ele já estava com GNV?? Fiquei espantado com o baixo consumo...parece muito interessante...
O meu tá com motorização original, gasolina...mas tá f...prá aguentar...
Se eu quiser continuar com ele, terei de transformá-lo para álcool e GNV...
Abs, e Feliz Natal!!
Ps.: O meu também tá na "Frota" :http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=34725
Ops...acabei de ver que vc já havia deixado um post lá...hehehehe...
Otávio Luiz
07/01/2008, 12:32
Valeu Ricardo, realmente o azul é muito bonito.
Já peguei ele com GNV, foi o antigo dono que instalou.
Pra ficar bom mesmo o motor foi transformado p/ álcool, aumentando a taxa de compressão (rebaixado o cabeçote) e a cilindrada com pistões VW.
Tem que ter ignição eletrônica pra melhorar a faísca e saco pra ajustar, pois leva algum tempo até ficar bom. Pelo menos foi o que o antigo dono me relatou.
Mas vale muito a pena, gasto +/-R$20,00 pra encher os cilindros e rodo +/- 150Km...:lol:
Otávio Luiz
14/01/2008, 13:23
Neste final de ano utilizei a viatura no que realmente pretendo dela: viagens com a família e camping.
Fui p/ o litoral paranaense, tudo bem, viagem tranquila sem problemas.
Otávio Luiz
14/01/2008, 13:26
O camping fica em Matinhos/PR, e tem uma piscina show de bola...:palmas:... pena que não ligaram a cascata, só no último dia...
Realmente, muito bonito seu Niva... :palmas: gosto muito do azul (pq será, rsrs!):dance:
Duas dúvidas:
:arrow: O emblema azul na grade dianteira foi vc que colocou ou já veio com ele:?: Ficou muito legal :!:
:arrow: O trinco da porta trazeira foi vc que adaptou?
[]s:concordo:
Otávio Luiz
15/01/2008, 09:35
Soldier, a viatura peguei pronta, quem fez quase todo o serviço foi o antigo dono.
O emblema acredito seja original, e o acabamento do trinco do porta malas se não me engano é do Kadett.
alexandre roveri
15/01/2008, 10:01
Agora que tem RCI instaldo e fununciando, qual a próxima futricagem ?
:concordo:
Otávio Luiz
15/01/2008, 10:44
Pô, estragou a surpresa! :x
Tenho umas fotos do RCI, vou colocar aqui com o relato... em breve!:concordo:
Já comprei as grades do capô do Volvo, agora é só meter a serra no capozão do Niva. Esta também será devidamente registrada e relatada.
Também coloquei calços na mola traseira pra evitar o fim de curso quando carregado, melhorou mas não resolveu o problema. Vou partir pras molas da Pampa 1.8. Só que tenho que me captalizar ainda...
E vou ter que trocar o motor de arranque. Dias atrás deu "pobrema" e o mecânico já me avisou que o danado tá com o prazo de validade vencido. Por enquanto tá funfando, mas vai dar PT em breve...
marcos faria
02/03/2008, 21:28
Otávio, parabéns pela aquisição! :palmas:O Aldo sempre cuidou muito bem do Nivinha. Acho que estava c/ele desde 2001 e de lá p/cá investiu em reforma e melhorias constantes!? :shock: :concordo:
Conheci o ex "TR" pessoalmente em 2003, lá em Ilha Comprida/SP, na pousada do FEP (ainda tem umas fotos no site dos camaradas).
Pelo jeito você será muito cuidadoso tbém, rsrs...
É isso aí, parabéns e bom proveito!
Otávio Luiz
03/03/2008, 13:28
Valeu Marcão SJ!!!
Realmente o Aldo cuidou muito bem da viatura, tanto que ela não me tem incomodado mais do que o normal.
Estou querendo ir pra Ilha Compriiiiiiida também, mas falta tempo e algumas coisinhas pra arrumar no SdP para encarar uma viagem mais longa.
Já instalei o RCI e em breve as grades de ventilação do capô do Volvo, já compradas. Agora as buchas dianteiras deram PT, e o motor de arranque também tá querendo passar dessa pra uma melhor. E preciso trocar as molas traseiras por causa do peso extra dos cilindros, pois continua dando fim de curso quando carregado...
Vou aos poucos ageitando a viatura, porque ainda quero conhecer essas montanhas de Minas. Ô trem bão sô!!!
Vou aos poucos ageitando a viatura, porque ainda quero conhecer essas montanhas de Minas. Ô trem bão sô!!!
Graaande Otávio, quando for visitar as montanhas de MG, não se esqueça de me avisar! :grin:
Em anexo, um aperitivo! :grin: :grin: :grin: :grin: :grin: Na segunda foto, você vai ver, ao fundo, um veículo que lhe é familiar.
[ ]s
Otávio Luiz
03/03/2008, 15:43
Pois é Gil, vontade não falta de por a viatura na estrada... Minas Gerais é sonho antigo (e o mais distante...:-() mas pretendo visitar antes o litoral catarinense (Bombas/Bombinhas), as cachoeiras de Prudentópolis/PR, Ilha Comprida e a Mantiqueira, é claro.
Bem, vamos indo, que um dia chego lá, digo, por aí...:concordo:
Pois é Gil, vontade não falta de por a viatura na estrada... Minas Gerais é sonho antigo (e o mais distante...:-() mas pretendo visitar antes o litoral catarinense (Bombas/Bombinhas), as cachoeiras de Prudentópolis/PR, Ilha Comprida e a Mantiqueira, é claro.
Bem, vamos indo, que um dia chego lá, digo, por aí...:concordo:
Chiiiiii....:( a Mantiqueira tá no fim da fila.... lá pelo ano 2020, quem sabe, nos vemos em MG... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
[ ]s
Otávio Luiz
03/03/2008, 16:40
Chiiiiii....:( a Mantiqueira tá no fim da fila.... lá pelo ano 2020, quem sabe, nos vemos em MG... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
[ ]s
Mais ou menos... mas que sabe, até lá de Niva 2019 zero km!!!:mrgreen:
Otávio Luiz
15/03/2008, 11:45
Pessoal, segue algumas fotos das novidades do SdeP. Por pura falta de tempo e de uma conexão em casa segue somente fotos do RCI.
Pra quem não conhece o RCI é um dispositivo eletrônico que adianta a curva de avanço do distribuidor.
Quando instalei no álcool e GNV, no álcool batia pino quando se adintava só um pouquinho o ponto.
Então está instalado apenas no GNV, e mesmo adiantando ao máximo não bate pino.
As melhoras são: motor mais redondo, subida de giro mais rápida e uma pequena melhora no torque.
Otávio Luiz
15/03/2008, 11:56
Fotos das grades do capô do Volvo, que serão em breve instaladas p/ melhorar o calor intenso dentro da viatura.
O próximo passo será a compra de um ventilador de painel, mas só achei os de 8", queria um de 6" que fica melhor...
Flugêncio
15/03/2008, 11:59
Pessoal, segue algumas fotos das novidades do SdeP. Por pura falta de tempo e de uma conexão em casa segue somente fotos do RCI.
Pra quem não conhece o RCI é um dispositivo eletrônico que adianta a curva de avanço do distribuidor.
Quando instalei no álcool e GNV, no álcool batia pino quando se adintava só um pouquinho o ponto.
Então está instalado apenas no GNV, e mesmo adiantando ao máximo não bate pino.
As melhoras são: motor mais redondo, subida de giro mais rápida e uma pequena melhora no torque.
Otávio,
Tb instalei no Niva Cangaceiro, tive as mesmas impressões.
Otávio Luiz
17/03/2008, 11:06
Pois é Flugêncio, quem espera um "milagre" com o RCI vai se decepcionar, mas o trem funciona.:concordo:
Esta semana vou encostar a viatura pra trocar as buchas da susp. dianteira e vou aproveitar pra dar uma regulado no carbura, vamos ver.
Falando em buchas, você ou o Baré tem as ditas por aí?
Flugêncio
17/03/2008, 11:38
Pois é Flugêncio, quem espera um "milagre" com o RCI vai se decepcionar, mas o trem funciona.:concordo:
Esta semana vou encostar a viatura pra trocar as buchas da susp. dianteira e vou aproveitar pra dar uma regulado no carbura, vamos ver.
Falando em buchas, você ou o Baré tem as ditas por aí?
Vendas? é com o Baré, mas ele não tem não.:sad:
Otávio Luiz
08/07/2008, 19:27
Salve pessoal!
Depois de um longo tempo sem postar por aqui, hoje sobrou tempo...
Foram várias modificações, mas quase tudo perfumaria... vou começar pelas lanternas.
Comprei verniz p/ vitral e pintei as lanternas traseiras. Elas estavam desbotadas e com rachaduras, agora continuam desbotadas e com rachaduras...:?
Se alguém notar a diferença avise!!
Aqui fotos antes...
Otávio Luiz
08/07/2008, 19:37
O "selvisso"...
Otávio Luiz
08/07/2008, 19:43
Depois da pintada!!!
Alguém notou diferença?
Otávio Luiz
08/07/2008, 19:51
Também troquei os piscas laterais, que estava velhinhos.
Coloquei a lente do pisca do Caminhãozinho VW, custou merrequinha.....já estava adaptado com estas lanternas...
Antes (1 e 2) e depois (3, 4 e 5)
Otávio Luiz
08/07/2008, 20:05
E por último o kit anti-sauna...
Grades de ventilação do Volvo (caminhão) e scoop do Cassiano.
Ainda falta o ventilador de painel, já comprado mas ainda não instalado.
Bom, no inverno aqui no sul não precisa...até o final do ano instalo.
Legal Camarada Otávio,
Mas eu alem de pintar as lentes por dentro com o verniz vitral, dei uma demão de Vernir automotivo incolor por fora das lentes, o que deu um visual exelente, pareçe que elas alem de novas sempre estão molhadas.
Agora, XOU DE BOLA a sua viatura, como dizia meu avô : tem que dizê BENZA DEUS, (pra não bota olho gordo)....