PDA

Ver Versão Completa : Niva Makaxêra - reforma chegando à metade



Cavalcante
19/10/2007, 10:04
Galera, como a inveja mata, vou atrás do Fluflu, guardando uma certa distância.

Tudo começou com o garfo da embreagem quebrado... aí,


Já que estava querendo abrir as caixas pra resolver de vez o problema de vazamentos.

Já que queria colocar acoplamento homo(opa!)cinético.

Já que gostaria de instalar injeção eletrônica.

Já que quero fazer um serviço decente no cofre do motor e acabar de vez com o ruído o calor e a água no habitáculo, de quebra com a ferrugem dentro do cofre.

Já que quero fazer suportes igualmente descentes para câmbio e transferência.

Já que minha mulher enche meu saco porque a direção do carro é pesada.

Já que meu coletor de admissão estava feio sujo e fedido.

Já que o coletor de escape estava pior ainda.

Já que meu escapamento está podre.

Já que estava precisando dar um talento no embuchamento da suspensão e direção dianteira.

Já que um coxim do motor está rasgado.

Já que a caixa de direção também está trincada.

Já que quebrou o garfo da embreagem.

Já que quebrou o encaixe de um dos prisioneiros da capa traseira do câmbio.

Cronograma: 45 dias sem Niva. Sendo bastante otimista...Isso foi em 3/3/07. Fui otimista demais, pra não dizer sem noção. Fiz um monte de coisas a mais, e muitas outras a menos até aqui.
A reforma limitou-se ao cofre, paralamas dianteiros e frente, toda a mecânica exceto diferencial traseiro, toda a suspensão dianteira e a troca do painel por um painel de Uno.
O carro hoje já está andando novamente, e depois de um fôlego será a vez do eixo traseiro e pintura.

Essas fotos são do início do trabalho, com o tempo vou postando outras do andamento das coisas.

Agradecimentos:
-Emmo, o Gordo, que forneceu um guincho girafa, muita risada e uma mão grande e pesada pra soltar parafusos que teimavam em pensar que tinham nascido ali...

-Manfredi, o Multi-cor, que comeu e bebeu de graça e encheu a paciência.

-Enrico, o Torto, que encheu o saco, deu uma mão, porque duas ele não tem como, e emprestou valiosas e fundamentais ferramentas, que até agora não foram devolvidas.

-Artur, o Porco, que veio encher o saco, mas pelo menos trouxe a cerveja sem álcool dele.

-Aos futricas em geral, que deram pitacos no selvisso...

Cavalcante
19/10/2007, 10:33
Aqui é a desmontagem do trem de força e algumas coisas do agregado dianteiro:

Pela ordem das fotos:

Pedro, o cara que comandou os trabalhos por aqui, com a mão na massa.:mrgreen:

Eu, Emerson, o Gordo, e Enrico, o Torto, depois de sacado o motor e câmbio.

Uma para pra uma modesta galinhada pra forrar o bucho.

Patrícia, minha cara metade, e Enrico, o Torto, se suicidando frente à galinhada. O prato regiamente fornido sem ninguém à frente é o meu. O do Pedro, o Comandante, está no colo dele, fora da foto...

Rones Jr
19/10/2007, 10:35
Oho, oh, oh...quem é vivo sempre aparece! Tomara que seu carro fique pronto logo!

Rones Jr
19/10/2007, 10:35
não veio as fotos...

Flugêncio
19/10/2007, 10:45
Cavalcante,

Com uma galinhada destas não há trabalho, a gente enrola pra chegar a hora do rango.

Cavalcante
19/10/2007, 10:50
Já em 1º de maio...


Ói lá, os prós e os contras de fazer a funilaria do seu Niva na garagem de
casa:



Os prós:
- Mandar as fotos pros futricas, pela ordem:
washprimer;
detalhe do vedador de juntas da 3M;
primer, já quase total;
não, não deu nada errado não, é só a batida de pedra...
viu como melhorou? Só tirei um pouco das márcaras... Sábado eu passo primer de novo e pinto de cinza, que foi um dia a cor do carro.



Os contras: já há aqui um movimento das vizinhas inconformadas do Carlos, encabeçado pela minha mulher. Fora o Pedro, meu pimpolho de reles 3 anos, que hoje porrou a porta até que eu ouvisse (ele estava dentro de casa e eu fora, com o compressor e a esmerilhadeira ligados) numa pausa das máquinas pra tomar um gole de cerveja e acender um cigarrinho e vou ver o que ele quer, eis que o cachorro me vem com essa: “Ô! Dá pra parar com esse barulho aí que eu quero assistir os Power Rangers!?!?!?!”

Otávio Luiz
19/10/2007, 14:24
Galera, como a inveja mata, vou atrás do Fluflu, guardando uma certa distância.
eheheheh... eu também fui nessa, abri um tópico do SUV de Pobre lá no frota4x4...

O carro hoje já está andando novamente, e depois de um fôlego será a vez do eixo traseiro e pintura.
Posta uma foto do bixim pronto, pra gente ver como ficou o "selvisso"...:concordo:

Cavalcante
19/10/2007, 16:54
eheheheh... eu também fui nessa, abri um tópico do SUV de Pobre lá no frota4x4...

Posta uma foto do bixim pronto, pra gente ver como ficou o "selvisso"...:concordo:

Tem uma cantina aqui em São Paulo, no Brás, das mais antigas italianas do país, se não a mais antiga, que tem logo na porta um cartazinho, também centenário, que diz assim: "Quem sabe comer, sabe esperar":twisted::twisted::twisted::twisted::twisted::twis ted::twisted:

Primeiro o resto da novela, já quer logo o último capítulo???:twisted::twisted::twisted:

Cavalcante
19/10/2007, 17:01
Enquanto esperava $$$$ pra continuar a fazer o selvisso, acabei brincando de grafiteiro...

Ainda precisa de uns retoques mas, pra quem fez, tá bom demais.

Otávio Luiz
19/10/2007, 17:06
Tem uma cantina aqui em São Paulo, no Brás, das mais antigas italianas do país, se não a mais antiga, que tem logo na porta um cartazinho, também centenário, que diz assim: "Quem sabe comer, sabe esperar":twisted::twisted::twisted::twisted::twisted::twis ted::twisted:

Primeiro o resto da novela, já quer logo o último capítulo???:twisted::twisted::twisted:

ehehehehe... não custa tentar, vai que cola...:lol:

Cavalcante
19/10/2007, 17:15
Um talento no motor.

Pela ordem:
-corrente de comando, ainda bonitona;
-motor já limpo, com cárter, polia e suportes pintados, retentores e juntas trocadas;
-algumas lembrancinhas que estavam dentro do cárter...
-o trem de força remontado e prontinho pra voltar pro lugar.

Cavalcante
19/10/2007, 17:19
Cavalcante,

Com uma galinhada destas não há trabalho, a gente enrola pra chegar a hora do rango.

O duro não foi antes... Foi depois.
Pior foi o Enrico. O FDP sentou pra comer meio-dia em ponto. Levantou da mesa às 3, sem perda de um minuto sequer que não fosse mastigando, e já perguntando pela sobremesa...
Aquela panela é uma panela de pressão de 7 litros, cheia pra mais de 3/4. O retirante conseguiu limar mais quase 2/3 de tudo o que tinha sozinho...

fabioaguilera
19/10/2007, 18:04
Meu amigo... tu tá fazendo isso em casa?!? Vc é que é macho, o resto é café-com-leite!!!
Como estas coisas foram parar dentro do cárter?? Conseguiu identificar o que era?

Por fim: Vc mora perto da rua Bom Jesus na Água Rasa?

Flugêncio
19/10/2007, 19:58
Meu amigo... tu tá fazendo isso em casa?!? Vc é que é macho, o resto é café-com-leite!!!
Como estas coisas foram parar dentro do cárter?? Conseguiu identificar o que era?

Por fim: Vc mora perto da rua Bom Jesus na Água Rasa?

Tb tô terminando em casa, ou seja na rua, na calçada em frente de casa.

Cavalcante
19/10/2007, 21:39
Meu amigo... tu tá fazendo isso em casa?!? Vc é que é macho, o resto é café-com-leite!!!
Como estas coisas foram parar dentro do cárter?? Conseguiu identificar o que era?

Por fim: Vc mora perto da rua Bom Jesus na Água Rasa?
Macho é o Flugêncio! O que ele aguenta rindo eu não encaro nem de perto esperneando!!!!:twisted::twisted::twisted::twisted ::twisted::twisted::twisted::twisted:

Eu moro na divisa entre a Mooca e a VP, do lado da Mooca, ou seja, pro lado oeste da Oratório. Minha rua é sem saída, então a única possibilidade de vc ter visto meu carro desmontado aqui em casa é ser um dos 28 nó cegos que diariamente não vêm a placa de rua sem saída e vêm igual doidos no rumo do muro do fim da rua... Por ter diversos credores em meu encalso não darei a localização exata por aqui, mas uma MP resolve a parada, desde que o amigo venha devidamente munido das brejas:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Girti
19/10/2007, 22:43
O duro não foi antes... Foi depois.
Pior foi o Enrico. O FDP sentou pra comer meio-dia em ponto. Levantou da mesa às 3, sem perda de um minuto sequer que não fosse mastigando, e já perguntando pela sobremesa...
Aquela panela é uma panela de pressão de 7 litros, cheia pra mais de 3/4. O retirante conseguiu limar mais quase 2/3 de tudo o que tinha sozinho...


Enfim descubro por onde anda o Grande Camarada Enrico, detentor da Grande Comenda da Ordem da Pá Grande de Ilha Comprida (hehehe... pergunte a ele o que significa isto, ele vai explicar!)

Por favor, mande um abração meu para ele, diga para ele dar as caras!

[ ]s

Cavalcante
19/10/2007, 23:03
Meu amigo... tu tá fazendo isso em casa?!? Vc é que é macho, o resto é café-com-leite!!!
Como estas coisas foram parar dentro do cárter?? Conseguiu identificar o que era?

Por fim: Vc mora perto da rua Bom Jesus na Água Rasa?

Quanto às coisas que estavam lá dentro, depois de análise metalográfica, radiografia e que tais, mandei todos os laudos pra lata do lixo e vi que eram cacarecos vindos do mecanismo de ajuste/esticamento da corrente de transmissão, que vieram de herança dos antigos donos...

Cavalcante
19/10/2007, 23:08
Enfim descubro por onde anda o Grande Camarada Enrico, detentor da Grande Comenda da Ordem da Pá Grande de Ilha Comprida (hehehe... pergunte a ele o que significa isto, ele vai explicar!)

Por favor, mande um abração meu para ele, diga para ele dar as caras!

[ ]s
Não sou muito chegado em dar recado de macho pra macho, mas visto que nesse caso não se trata stricto sensu disso :twisted::twisted::twisted:, mensagem enviada! Aguarde contato do Torto!

Cavalcante
19/10/2007, 23:32
Não sou muito chegado em dar recado de macho pra macho, mas visto que nesse caso não se trata stricto sensu disso :twisted::twisted::twisted:, mensagem enviada! Aguarde contato do Torto!

Resposta do Torto: "Mande um abraço apertado por trás ao GRANDE amigo Gil. Tô com saudades de quando ele me visitava na cama!"

Agora chega de mandar recado, que eu já tô tomando nojo dessa coisa:twisted::twisted::twisted::twisted::twisted:

Brincadeiras à parte, caça o marangnon pelo msn, ou manda uma mp que eu passo o msn dele.

Girti
22/10/2007, 00:07
Resposta do Torto: "Mande um abraço apertado por trás ao GRANDE amigo Gil. Tô com saudades de quando ele me visitava na cama!"

Agora chega de mandar recado, que eu já tô tomando nojo dessa coisa:twisted::twisted::twisted::twisted::twisted:

Brincadeiras à parte, caça o marangnon pelo msn, ou manda uma mp que eu passo o msn dele.

Hehehe... já escrevi para ele, espero que o endereço ainmda esteja valendo (não tenho MSN, minha linha é discada!)

Obrigado, desculpe-me por fazê-lo passar por esta provação! rsrsrs

Abraço másculo! :)

Fábio Neves
22/10/2007, 11:27
Cavalcante...

Como ficou a instalação do painel do UNO:pensativo:

Sds

Cavalcante
22/10/2007, 13:00
Cavalcante...

Como ficou a instalação do painel do UNO:pensativo:

Sds

Calma que eu chego lá...:stop:

Cavalcante
22/10/2007, 13:07
No dia 17 de maio, terminou a pintura e começou a remontagem:

-caixa de roda direita;
-detalhe dos prensa-cabos da caixa de roda;
-quadro e suporte direito do motor;
-prensa-cabos, pelo lado de dentro;
-batente esquerdo.

Cavalcante
22/10/2007, 13:17
Continuando...

-quadro;
-quadro e suporte esquerdo do motor;
-a roupa de guerra.

Cavalcante
22/10/2007, 13:22
21 de maio:

O motor volta ao lugar, e a tampa do comando é retirada pra pintura.
Agradecimentos à Paty, minha esposa. Fomos só nos dois pra por motor e câmbio no lugar. Deu um trabalho do cão, mas fizemos!

Cavalcante
22/10/2007, 13:28
27 de maio:
-diferencial dianteiro aberto;
-Nêga, minha tutora, me explicando como montar o diferencial;
-Tudo em seu lugar, inclusive bandejas.
-o diferencial dianteiro, já mais limpo, de tampa e suportes pintados, juntas, retentores e prisioneiros e snorkel novos;

kemramone
22/10/2007, 13:36
< Putz ficou massa o lance de pintar o símbolo do comunismo no coletor do Carburador!! Massa irei copiar!!Rsrsr
< Só espero que a Federal não me prenda por pirataria!!Hehehehehe

Cavalcante
22/10/2007, 13:42
7 de junho, é hora de fazer o carro parar;-):

- discos novos e pinças pintadas, limpas e devidamente retificadas;
- tubulações de freio e embreagem novas. Vai ficar de cobre por um tempo, mas espero trocá-las por aço assim que possível. O hidrovácuo e cilindro mestre são de Kadett, e o fluxo cruzado foi eliminado, com um pistão para as pinças auxiliares dianteiras e outro para as pinças principais dianteiras e tambores traseiros. A falta de um alicate dobrador de tubos deixou esse serviço bem porco mas, paciência.
- roda dianteira direita;
- as duas últimas fotos: lado a lado, a gambiarra que eu tinha feito com a haste original de acionamento do freio do Niva para acoplamento ao servo-freio do Kadett, e uma nova peça, feita em latão, made in "oficina do Cavalcante". A peça foi feita a partir de um tarugo de latão, usinado em furadeira de bancada com limas rotativas. Só não ficou melhor por falta de uma mesa coordenada...

Cavalcante
22/10/2007, 13:44
< Putz ficou massa o lance de pintar o símbolo do comunismo no coletor do Carburador!! Massa irei copiar!!Rsrsr
< Só espero que a Federal não me prenda por pirataria!!Hehehehehe

O único motivo que a Federal pode ter pra te prender é esse brasão que você usa no seu avatar...:twisted::twisted::twisted:

Se quiser, tenho os arquivos em Corel dos desenhos que usei pra fazer os moldes. Imprimi os desenhos em etiqueta comum, dessas da Pimaco, colei na peça pintada e depois vazei os desenhos com estilete.

Cavalcante
22/10/2007, 13:52
Ainda no fim de semana de 7 de junho, começa a parte que eu gosto: a elétrica! Até aqui, nada de novo. Só desmontei tudo e recuperei o que tinha a ser recuperado. Agora é que as novidades começam a aparecer.

-alternador e motor de arranque;
-caixa estanque para os relés de partida e da luz do alternador (essa é a pior foto de todas, porque foi o Manfredi que tirou...:mrgreen::mrgreen:);
-uma visão geral de como a coisa tá ficando;
-coletores, carburador (mini-progressivo) e saída do escape, montados;
-outra caixa estanque, maior, para os relés, barramentos de alimentação, caixa de fusíveis nova, com fusíveis de lâmina e toda a maçaroca de elétrica. Esta fica no lugar do espete.

alexandre roveri
22/10/2007, 13:54
7 de junho, é hora de fazer o carro parar;-):

- discos novos e pinças pintadas, limpas e devidamente retificadas;
- tubulações de freio e embreagem novas. Vai ficar de cobre por um tempo, mas espero trocá-las por aço assim que possível. O hidrovácuo e cilindro mestre são de Kadett, e o fluxo cruzado foi eliminado, com um pistão para as pinças auxiliares dianteiras e outro para as pinças principais dianteiras e tambores traseiros. A falta de um alicate dobrador de tubos deixou esse serviço bem porco mas, paciência.
- roda dianteira direita;
- as duas últimas fotos: lado a lado, a gambiarra que eu tinha feito com a haste original de acionamento do freio do Niva para acoplamento ao servo-freio do Kadett, e uma nova peça, feita em latão, made in "oficina do Cavalcante". A peça foi feita a partir de um tarugo de latão, usinado em furadeira de bancada com limas rotativas. Só não ficou melhor por falta de uma mesa coordenada...

Como é que é ? Usinou tudi aquilo na furadeira com lima rotativa ????

VC É MEU HEROI !!!! :palmas:
OH CABRA MACHO :concordo:

Otávio Luiz
22/10/2007, 13:55
OPA! A fila tá andando...
Já estamos com o motor no lugar e freios ok, será que até sexta aparece uma fotim do bixo pronto?!?!?:dance:

Flugêncio
22/10/2007, 14:00
27 de maio:
-diferencial dianteiro aberto;
-Nêga, minha tutora, me explicando como montar o diferencial;
-Tudo em seu lugar, inclusive bandejas.
-o diferencial dianteiro, já mais limpo, de tampa e suportes pintados, juntas, retentores e prisioneiros e snorkel novos;

Cavalcante,
Depois que terminar a reforma do niva, vc pretende reformar esse cabelinho de espiga de milho seco? kkkkkkkkkkkk

Cavalcante
22/10/2007, 14:00
Como é que é ? Usinou tudi aquilo na furadeira com lima rotativa ????

VC É MEU HEROI !!!! :palmas:
OH CABRA MACHO :concordo:

Cara, e não é pra me gabar não, mas levei pouco mais de duas horas e só duas limas... Isso porque derrubei uma no chão sem querer e ela quebrou na hora. Vc vai querer me matar, mas eu tirei 5 décimos por passagem:mrgreen:. Latão é um doce pra usinar. O que demorou mais foi pra fazer a rosca no furo M-10, que tem uns 40 mm de profundidade...

Na verdade o que eu fiz foi simplesmente olhar pro material a ser retirado e calmamente falar: Pede pra sair, senhor 5 décimos, pede pra sair!

Cavalcante
22/10/2007, 14:03
Cavalcante,
Depois que terminar a reforma do niva, vc pretende reformar esse cabelinho de espiga de milho seco? kkkkkkkkkkkk
Já taquei a tesoura nele faz tempo... Mas é engraçado não aparecer nenhuma foto sua em lugar nenhum... Vc é tão feio assim que o pessoal já modera?:twisted::twisted:

Cavalcante
22/10/2007, 14:12
Continua o fim de semana de 7/6:

-mais coisas no lugar, e ferramentas jogadas pra todo lado...
-de novo, de outro ângulo;
-para-lamas esquerdo;
-detalhe do farol.

Cavalcante
22/10/2007, 14:14
OPA! A fila tá andando...
Já estamos com o motor no lugar e freios ok, será que até sexta aparece uma fotim do bixo pronto?!?!?:dance:

E quem disse pra vc que eu consegui terminar:?::?::?::?:

Flugêncio
22/10/2007, 14:19
Já taquei a tesoura nele faz tempo... Mas é engraçado não aparecer nenhuma foto sua em lugar nenhum... Vc é tão feio assim que o pessoal já modera?:twisted::twisted:

OK
Esta serve?

Cavalcante
22/10/2007, 14:26
Rapaz, ainda bem que vc tem porte de arma, porque sair com uma cara dessas na rua é um risco à saúde pública...

alexandre roveri
22/10/2007, 14:34
Ele deveria é ser preso no quartel devido ao risco que impõe ao transeuntes com aquele estepe enferrujado na traseira do Miva ! :twisted:
Cuitada da criança tava correndo o maior risco de pegar tetano :razz:

Girti
22/10/2007, 15:58
Ainda no fim de semana de 7 de junho, começa a parte que eu gosto: a elétrica! Até aqui, nada de novo. Só desmontei tudo e recuperei o que tinha a ser recuperado. Agora é que as novidades começam a aparecer.

-alternador e motor de arranque;
-caixa estanque para os relés de partida e da luz do alternador (essa é a pior foto de todas, porque foi o Manfredi que tirou...:mrgreen::mrgreen:);
-uma visão geral de como a coisa tá ficando;
-coletores, carburador (mini-progressivo) e saída do escape, montados;
-outra caixa estanque, maior, para os relés, barramentos de alimentação, caixa de fusíveis nova, com fusíveis de lâmina e toda a maçaroca de elétrica. Esta fica no lugar do espete.

Cacilda, é trabalho de gente grande, parabéns!

Espero que haja festa de inauguração, quando o Niva estiver pronto! :)

[ ]s

Otávio Luiz
22/10/2007, 16:58
E quem disse pra vc que eu consegui terminar:?::?::?::?:

1/2 pronto talvez!?!?!?!?:pensativo:

emtsuhako
22/10/2007, 17:57
Cavalcante, vc ainda tá vendendo antena de PX? Primeira e segunda semana de Novembro estarei em férias e gostaria que vc me ajudasse a instalar a antena, caso eu compre de vc, e a regular o troço, já que aqui na minha terrinha não acho ninguém que faça isso.

Aproveitando, vai ter festa de inauguração como o Gil mencionou??? Se sim, vai ter a galinhada??? Pôxa, mas qdo vi a foto da galinhada, deu uma vontade de provar o bagulho!!! :)

Cavalcante
22/10/2007, 20:37
Cavalcante, vc ainda tá vendendo antena de PX? Primeira e segunda semana de Novembro estarei em férias e gostaria que vc me ajudasse a instalar a antena, caso eu compre de vc, e a regular o troço, já que aqui na minha terrinha não acho ninguém que faça isso.

Aproveitando, vai ter festa de inauguração como o Gil mencionou??? Se sim, vai ter a galinhada??? Pôxa, mas qdo vi a foto da galinhada, deu uma vontade de provar o bagulho!!! :)
Fala velho!

Não, não estou mais vendendo antenas e/ou rádios...
Quanto a instalar, depois a gente conversa.

Bom, festa de inauguração, só se a reforma acabar, e quando acabar. Estou projetando isso pra 2010, com sorte, e se eu não vender o carro antes... Como diz o título do tópico, a reforma está na metade.:oops:

Rones Jr
22/10/2007, 20:50
Cavalcante,

Parabéns. Estou realmente MUITO impressionado. Já vi restaurações bem feitas, mas o que vc ta fazendo (SOZINHO...ou quase!) é de arrepiar.

Seu Niva ta ficando irado!

Abraços,

Rones
P/S - torço para acabar logo ...quem sabe depois da reforma... o projeto do limpador saia da gaveta!!!!

shuther4x4
22/10/2007, 21:46
Dá pra perceber o cuidado com os detalhes. Todos os fios protegidos nas passagens das latas, mangueiras novas, linha de freio e embreagem, etc.. Parabéns mesmo, está ficando muito caprichado
() esperando ser convidado para a grande estréia!!!!!!!!!

MANFREDI
23/10/2007, 12:51
O seu Xibungo, cabra da moléstia, menciona a bombinha de dupla saida do reservatório, que foi presente meu.

E ai, continuo esperando a famosa galinhada que prometeu fazer, quando será?

MANFREDI
26/10/2007, 11:35
Cadê o restante da reforma Cav?

mauniva
30/11/2007, 13:20
Porque será que as pessoas que fazem a reforma nunca colocam fotos do painel.
Dizem que colocam o painel do uno do escort etc...mas nunca colocam a foto,quando colocam e uma coisa meio obscura de lado como se quizesse
esconder algo ;Ex nivaopala,e tão rápido que não da para setirar uma idéia
de como ficou.:shock: