Ver Versão Completa : Niva Cangaceiro - lista de adaptações
Flugêncio
19/10/2007, 08:02
All
Depois de 2 anos e meio, o Niva Cangaceiro está chegando a sua fase de conclusão, por isso resolví compartilhar com todos a lista de adaptações feitas nele. Acredito ter mais coisas adaptadas, mas no momento são as que tenho anotadas.
Motor
- Pistões 84mm Metaleve, VW Fusca 1500
- Esticador de corrente por engrenagem
- Polia tipo Aerocar ( posição D)
- Cabeçote rebaixado 1,1mm
- Válvulas de admissão maiores, 40mm ( H100)
- Carburador Solex 2E
- Flange de adaptação do carburador
- Mufla em alumínio p/ turbo
- Desborbulhador
Transmissão
- Platô Tempra
- Disco de embreagem VW AP 1.8/2.0, 215mm
- Acoplamento homocinético Natal4x4
- Hidrovácuo/cilindro mestre VW Gol
- Sistema de acionamento da embreagem por cabo by Cangaceiro
- Alavancas do diferencial central modificadas
Trem de rodagem
Diferencial dianteiro
- Homocinéticas internas VW Santana
- Homocinéticas externas VW Santana com pontas de eixo do CJ5
- Semi-eixos encurtados
- Roda livre AVM
- Cubo de roda CJ5, com 2 rolamentos Monza
Suspensão dianteira
- Amortecedor Cofap trazeiro Palio weekend
- Kit para levantar suspensão 28mm by Cangaceiro
Suspensão trazeira
- Amortecedor Cofap Troller
- Batente mola 34mm by Cangaceiro
- Mola Fabrini Pampa 1.8 com ar
- Barra panhard regulável
Direção
- DH vitara
- Bomba DH VW Santana
Freios
Trazeiro
- Pinças Varga Tempra com freio de mão incorporado
- Disco de freio VW Fusca retrabalhado
- Suporte da pinça by Cangaceiro
- Cabo do freio de mão original retrabalhado
- Mangotes VW Fusca
- Eliminado o fluxo cruzado do sistema
Sistema elétrico
- Alternador Bosch 85Ah
- Trava elétrica
- Vidros elétricos
- Ventoinhas elétricas Corsa
- Ignição eletrônica Bosch VW AP 1.8
- Chave geral
- Lanternas trazeiras GM Blazer
- Lanternas direcionais Inovox
- Farol de milha (2) Maxtel 100W
- Farol de milha (2) Inovox 55W
Carroceria
- Grade frontal by Cangaceiro
- Capô com grades de ventilação do caminhão Volvo
- Entrada de ar frontal
- Parachoques dianteiros/trazeiros tubulares
- Estribos
- Engate para reboque
- Suporte de estepe Natal4x4
- Bagageiro by Cangaceiro
Diversos
- Radiador LADA/Niva 98
- Vaso expansor Fiat Uno
- Filtro de ar VW Gol
- Snorkel Natal4x4
- Ar condicionado Vitara (misto)
- Console central Troller
- Protetor do Carter Vitara
- Pedal acelerador Escort
- Quebra-sol Fiat Uno
- Porta trecos porta Fiat Uno
- Bancos Procar
- GNV
- PX Cobra DXII, antena Aquarius 2070
- Voltímetro LADA
- Moldura lanternas direcionais Samurai 97/98
- Hallmeter
- Rodas aro 16, 5 pontas, Jolly
- Pneus Goodyear Wrangler RT/S 235/85/16
- Pintura branco safari 215 – AKZO NOBEL
Fábio Neves
19/10/2007, 09:13
Flu Flu,
Quero ver esse acionamento da embreagem a cabo :pensativo:, pois pra variar o cilindro superior do meu niva tá vazando :putz:...
Outra coisa esticador engrenagem :pensativo:, como funfa isso, tens foto...
Assim que puder pego as borrachas pra vc!!!
Flugêncio
19/10/2007, 09:17
Tenho fotos do esticador sim, quando levar as borrachas e a caixa te mostro tudo e dou as dicas rs rs rs rs
Otávio Luiz
19/10/2007, 09:34
Sobrou alguma coisa da Lada?!?!?:mrgreen:
Bota as fotos aí pra gente ver esse cabra da peste!:concordo:
Tenho certeza que servirá de inspiração para alguns camaradas...
Flugêncio
19/10/2007, 09:38
Vou colocar aos poucos, pois ainda estou terminando a montagem. é um veículo globalizado, multimarcas.
anacris1000
19/10/2007, 14:26
Quero ver esse Niva repáginado.
Eu entrei naquele site do NAtal 4x4 e vi o tal do X Niva e adorei algumas coisas que ele adaptou, algumas não muito mas tem um montão que estou com vontade de comprar para o meu. Vcs. já viram.
maanunes
19/10/2007, 16:52
Sobrou alguma coisa da Lada?!?!?:mrgreen:
Bota as fotos aí pra gente ver esse cabra da peste!:concordo:
Tenho certeza que servirá de inspiração para alguns camaradas...
O nome no documento :o)
fabioaguilera
19/10/2007, 17:55
puuuuuuuuuutz grila!!
Vc tem foto de tudo isso??!
Flugêncio
19/10/2007, 19:45
puuuuuuuuuutz grila!!
Vc tem foto de tudo isso??!
Tenho sim!
Flugêncio
19/10/2007, 19:50
O nome no documento :o)
A aparência ainda é do niva
Cavalcante
19/10/2007, 21:46
A aparência ainda é do niva
Pelo menos por enquanto:twisted::twisted::twisted::twisted:
Flugêncio
20/10/2007, 22:24
Assim era o Niva Cangaceiro em março de 2005, adquirido do meu irmão, e com quase 7 anos parado.
Assim era o Niva Cangaceiro em março de 2005, adquirido do meu irmão, e com quase 7 anos parado.
Muuuuuuito legal esta traseira! DE que carro são as lanternas?
[ ]s
Flugêncio
21/10/2007, 07:45
Gil,
As lanternas são da Blazer Executive.
Flugêncio
21/10/2007, 08:16
Mesmo de forma precária, o Niva Cangaceiro, quando adquiri, já contava com uma série de adaptações feitas por meu irmão que é dono de oficina/retífica/tornearia.
As adaptações: DH, arcondicionado, carburador TLDZ, Ignição eletrônica, freio à disco na trazeira, diferencial do opala, vidros elétricos etc...
Flugêncio
21/10/2007, 08:30
Mais fotos em:
http://www.natal4x4.com.br/amigo4.htm
Gustavo Niva
21/10/2007, 16:21
Cara... é tanta adaptação que tem foto que chega a estar difícil entender o que é o que...
Que doidera isso...
http://www.natal4x4.com.br/amigos/foto45.jpg
Tem umas que chega a ser difícil entender pra onde é a frente do carro hehehhe
Mas pelo que entendi essas são as fotos de como era... queremos ver é como está :P
Flugêncio
21/10/2007, 20:13
Gustavo,
Como curiosidade mata:oops:, então algumas fotos de como está ficando.:mrgreen:
Único no mundo.
Gustavo,
Como curiosidade mata:oops:, então algumas fotos de como está ficando.:mrgreen:
Único no mundo.
Pô, sacanagem! Primeiro criou aquela traseira super diferente, com a placa embutida, depois cobriu tudo com o estepe.... não entendi...
[ ]s
Flugêncio
22/10/2007, 07:26
Não seja apressado meu fio!!!
Na foto está sem placa, mas ela fica do lado esquerdo no parachoque.
Não seja apressado meu fio!!!
Na foto está sem placa, mas ela fica do lado esquerdo no parachoque.
Oh, meu pai, acho que não fui claro, não me refiro à placa em si, e sim à bonita traseira diferenciada do Cangaceiro, que acabou sendo escondida pelo estepe!
Flugêncio
22/10/2007, 10:20
Agora entendí. mas tem a beleza do estepe!!! rs rs rs rs
Fábio Neves
22/10/2007, 11:17
Flu Flu,
Gostei muito do seu BIVA :palmas::concordo::dance::-P
Parabéns, sei que qq modificação no Niva demanda muito tempo e vc consegui deixar o Bixim BuniTÚ...
Gostaria, se me permite uma sugestão, na foto onde tem a frente dele com a tela central que protege o radiador, aquele mosquiteiro, seria vc colocar uns tubos de aluminio e fazer a grande semelhante a que o pessoal faz em "TUNINGUI" heheh
Veja a foto do NIVAOPALA, é a mesma proposta, vc pode parafusar na grade mosquiteiro, que cê fez pra ele daria um visual bem legal :palmas:
Sds
Flugêncio
22/10/2007, 11:43
Homi seu mininu,
Vai ficar assim mesmo! já deu muito trabalho.
Ricardo Goes
22/10/2007, 15:22
Cara! Vc vai ficar famoso!! Vou te aguardar no programa do JÕ ou Faustão!!!
Ricardo Goes
Voce ja morou em SP?
Marcio Rossetto
22/10/2007, 17:33
Homi seu mininu,
Vai ficar assim mesmo! já deu muito trabalho.
O Cangaceiro , Parabens pelo seu Niva :-D
Vamos copiar umas coisinhas :concordo:
So falta um pneuzinho de jipe pra fazer trilha e um guinchinho elétrico.
Inlusive faremos uma junto , pois temos uma dívida lembra , a pecinha .... e voce vai ter que provar que o problema é a tal peça .
Vai se programando ... mais pro final do ano , pois agora também estou sem tempo , preciso também comprar uns pneus novos , vou agitar o Verde 2 e 3 ou o Camel para noís .
Flugêncio
22/10/2007, 17:58
Marcio,
Num dá pra ser outra programação não? eita pecinha lembrada!!!
Algum dia terei de levar a muié pra comer pastel de bacalhau e sanduiche de mortadela no mercado municipal, acho que pro final do ano vou pras bandas daí.
Rones Jr
22/10/2007, 20:52
esse Niva é cabra da peste! Parabéns pelo bixo!
Flugêncio
22/10/2007, 23:17
- Molas da Pampa 1.8 com ar
- Carburador Solex Brosol 2E
- Base de apoio do suporte do estepe
Flugêncio
24/10/2007, 09:40
Em substituição a meia lua do conjunto esticador da corrente, fiz uma cópia tupiniquim com a engrenagem do virabrequim e rolamento, do modelo encontrado no site abaixo:
http://www.supermotors.net/vehicles/registry/15962/53842
maanunes
24/10/2007, 10:44
Flu-flu, tem o gabarito da bagaça ? qual o meterial ? Só quem ficou a pé por causa do esticador sabe..
[]s
Flugêncio
24/10/2007, 11:02
Amendoeira
No site indicado no post acima tem todo gabarito, as laterais são de uma chapa de aço de 3mm.
MAURICIO PASSERO
24/10/2007, 11:22
- Molas da Pampa 1.8 com ar
- Carburador Solex Brosol 2E
- Base de apoio do suporte do estepe
Caro Flugêncio,
Gostaria de informações referentes às molas da Pampa que está usando...em comparação às originais:
-ficaram mais altas?
-são mais macias ou mais duras?
-encaixam perfeitamente nos pratos de apoio?
Obrigado.
Flugêncio
24/10/2007, 11:28
Caro Flugêncio,
Gostaria de informações referentes às molas da Pampa que está usando...em comparação às originais:
-ficaram mais altas?
-são mais macias ou mais duras?
-encaixam perfeitamente nos pratos de apoio?
Obrigado.
Maurício,
São mais altas (2 elos), ainda não rodei com o meu Niva com elas, mas o Lord tb está usando as mesmas e não apresentou diferenças. Cabe perfeitamente no lugar das originais.
Carlão Pinheiro
24/10/2007, 15:03
Maurício,
São mais altas (2 elos), ainda não rodei com o meu Niva com elas, mas o Lord tb está usando as mesmas e não apresentou diferenças. Cabe perfeitamente no lugar das originais.
Pode colocar as molas da pampa sem preocupação alguma, por causa do peso do kit gás ainda coloquei um calço com rodinhas de carrinho de supermercado.
Carlão Pinheiro
24/10/2007, 15:44
Em substituição a meia lua do conjunto esticador da corrente, fiz uma cópia tupiniquim com a engrenagem do virabrequim e rolamento, do modelo encontrado no site abaixo:
http://www.supermotors.net/vehicles/registry/15962/53842
Flugêncio,
Qual dos 2 esquemas vc usou : 143mm ou 153mm.
Flugêncio
24/10/2007, 16:27
Carlão,
Usei o de 153mm.
MAURICIO PASSERO
24/10/2007, 18:55
Encontrei em uma auto peças aqui em Sampa por R$110,00 o par, é isso mesmo?
MAURICIO PASSERO
24/10/2007, 18:56
Pode colocar as molas da pampa sem preocupação alguma, por causa do peso do kit gás ainda coloquei um calço com rodinhas de carrinho de supermercado.
No caso, qual a solução para os amortecedores não darem final de curso? Soldar um olhal à mais é o suficiente?
Vc acha que o carro fica mais "firme" de andar c/ essas molas?
Flugêncio
24/10/2007, 22:52
Algumas peças que fiz para fazer o acionamento da embreagem a cabo (quem vai se deslocar é a capa do cabo), mais ainda serão testadas!
- Cabo
- Suporte da haste de acionamento
- Haste de acionamento
- Cilindro inferior adaptado para receber o eixo de acionamento do garfo
- Eixo de acionamento do garfo da embreagem
Flugêncio
24/10/2007, 23:07
- Suporte de fixação da ponta inferior do cabo
- Montagem parcial da parte inferior
Cangaceiro, descuple a ignorância, mas cabo de que veículo vc está usando, e poste uma foto do conjunto montado, antes e depois de colocado. parabens, tá ficando de babar, espero um dia ver o meu assim.
desculpe mais uma vez, mas o cilindro inferior continua o original do niva?
MANFREDI
25/10/2007, 11:03
Flugêncio, parabéns pelas modificações, ficaram muito boas.
Agora estou ancioso pela adaptação do cabo da embreagem. Aguardando montagem.
[]s
Flugêncio
25/10/2007, 11:43
Cangaceiro, descuple a ignorância, mas cabo de que veículo vc está usando, e poste uma foto do conjunto montado, antes e depois de colocado. parabens, tá ficando de babar, espero um dia ver o meu assim.
Gol/Voyage.
Do cilindro inferior é utilizado a penas a carcaça dele.
como apenas a carcaça?
Gorba AP 1.6D
Flugêncio
25/10/2007, 11:49
Flugêncio, parabéns pelas modificações, ficaram muito boas.
Agora estou ancioso pela adaptação do cabo da embreagem. Aguardando montagem.
[]s
Manfredi,
Ainda falta muita coisa pra mostrar rs rs rs
Quanto ao acionamento da embreagem, assim que ficar pronto mando a receita pros futricas.
Fábio Neves
25/10/2007, 12:03
Flu Flu :roll:
Cara quero mais uma vez te parabenizar, haja criatividade...:palmas:
Devo fazer uma cópia "autorizada" do mecanismo da embreagem, num guento ter que aturar vazamento de fluído de freio pra dentro do Biva :putz:.
Entendi o processo, só faltou esclarecer a conexão do pedal :?:
P.S. Não esqueci das borrachas, assim que for lá pego pro cê!!! :concordo:
Fuiii
Carlão Pinheiro
25/10/2007, 12:19
No caso, qual a solução para os amortecedores não darem final de curso? Soldar um olhal à mais é o suficiente?
Vc acha que o carro fica mais "firme" de andar c/ essas molas?
Creio que soldar um olhal é o suficiente, porém, tenho instalado no carro os amortecedores da Kia Besta antiga.
Achei que a traseira ficou mais estável, apesar de saber que tenho que deixar a barra panhard regulável como o Flugêncio fez no dele.
PS: Flugêncio obrigado pela informação do tamanho da peça que vai no lugar da meia-lua.
Algumas peças que fiz para fazer o acionamento da embreagem a cabo (quem vai se deslocar é a capa do cabo), mais ainda serão testadas!
- Cabo
- Suporte da haste de acionamento
- Haste de acionamento
- Cilindro inferior adaptado para receber o eixo de acionamento do garfo
- Eixo de acionamento do garfo da embreagem
Faz o esquema de montagem da parte superior.
abçs
Flugêncio
25/10/2007, 13:19
Vou montar, testar, fotografar e postar aqui.
maanunes
25/10/2007, 15:08
Amendoeira
No site indicado no post acima tem todo gabarito, as laterais são de uma chapa de aço de 3mm.
Eu vi, mas é para o Ford Bronco, mesma medida ?
[]s
Flugêncio
25/10/2007, 15:56
Eu vi, mas é para o Ford Bronco, mesma medida ?
[]s
Amendoeira,
Só vc mesmo camarada!!!
Se observar um pouquinho mais nos gabaritos verá 1600.gif e 1700.gif , respectivamente 153mm e 143mm, estão escritos em russo e na parte superior direita tem um site de Niva.
Quem postou estes gabaritos e fotos no site do Bronco, foi o Alejandro Gabatel, niveiro da Venezuela e tb no www.niva4x4.com (http://www.niva4x4.com), com o título de "Tensor de Engrenajes".
Flugêncio
25/10/2007, 21:51
Cabeçote com valvúlas de admissão maiores (40mm, a do Niva são 37mm) da H100.
maanunes
26/10/2007, 10:17
Amendoeira,
Só vc mesmo camarada!!!
Se observar um pouquinho mais nos gabaritos verá 1600.gif e 1700.gif , respectivamente 153mm e 143mm, estão escritos em russo e na parte superior direita tem um site de Niva.
Quem postou estes gabaritos e fotos no site do Bronco, foi o Alejandro Gabatel, niveiro da Venezuela e tb no www.niva4x4.com (http://www.niva4x4.com), com o título de "Tensor de Engrenajes".
Pior que não reparei mesmo, fiquei babando nos ford Bronco, que não vi. Será que estou com visão seletiva ?
[]s
MANFREDI
26/10/2007, 11:29
Continua com as novidades Flugencio, tô gostando pacas.
Fábio Neves
26/10/2007, 12:34
Cabeçote com valvúlas de admissão maiores (40mm, a do Niva são 37mm) da H100.
Flu Flu, Pergunta de "GuinOrante" :parede:
1- Qual a vantangem de valvúlas de admissão maiores;:pensativo:
2- Como se dá adaptação.; :roll:
3- Custo destas válvulas e retentores no mercado. :pensativo:
Vc já fez as contas, de quantos cavalinhos, ops, jeguinhos, seu Biva ganhou?:pensativo: após essas mudanças?
P.S. Indo na onda da Amêndoa :???:, o gabarito de 153 mm expressa com exatidão as medidas... Acchei muito bom....:palmas:
Flugêncio
26/10/2007, 13:29
Fábio,
1- Vai "encher" melhor o cilindro;
2- Cortar e refazer a haste das valvúlas para ficar igual a original, trocar as sedes de valvúlas;e
3- Cada valvúla em torno de R$50,00
- Certa vez conversando com uns "entendidos" em motores e mostrando o que estava sendo feito no motor (valvúlas, rebaixamento, pistões 84mm, carburador 2E, descarga, polia regulável, ignição), achou-se que ficará um pouco acima dos 100CV, próximo a um AP.
Flugêncio
28/10/2007, 23:10
- Radiador do arcondicionado
- Polias e correias
- Distribuidor Bosch do VW AP 1.8
- Bomba DH e redutor GNV
alexandre roveri
29/10/2007, 08:55
Cabeçote com valvúlas de admissão maiores (40mm, a do Niva são 37mm) da H100.
UAI !!!! Não era a valvula da L200 que dava certo ? :pensativo:
Flugêncio
29/10/2007, 09:20
Cê falô certo!! ERA.
As que deram certo foram estas, pelo tamanho da sede e espessura da haste.
Mas pode existir da L200 com as mesmas medidas.
Fábio Neves
29/10/2007, 22:59
Flu Flu
Como se deu a instalação do alternador do santana :pensativo:...
Dá a receita básica pra gente :concordo:
Valeuuuu
Flugêncio
05/11/2007, 08:19
Fábio,
Vou tirar umas fotos e tentar explicar.
Fábio Neves
05/11/2007, 10:46
Te perguntei pq tenho um alternador de santana, e achei legal sua adaptação....:palmas:
Uma informação, lá em Nova Iguaçú, na Av. Nilo Peçanha, (rua das auto peças) tem uma loja de material eletrico (elektra) ou algo semelhante...Eles testam alternador na máquina da Gauss sem custo algum :concordo:
Flugêncio
05/11/2007, 14:23
Comprei lá o chicote da Ignição Eletrônica, boa loja, bem completa.
All
Depois de 2 anos e meio, o Niva Cangaceiro está chegando a sua fase de conclusão, por isso resolví compartilhar com todos a lista de adaptações feitas nele. Acredito ter mais coisas adaptadas, mas no momento são as que tenho anotadas.
Motor
- Pistões 84mm Metaleve, VW Fusca 1500
- Esticador de corrente por engrenagem
- Polia tipo Aerocar ( posição D)
- Cabeçote rebaixado 1,1mm
- Válvulas de admissão maiores, 40mm ( H100)
- Carburador Solex 2E
- Flange de adaptação do carburador
- Mufla em alumínio p/ turbo
- Desborbulhador
Transmissão
- Platô Tempra
- Disco de embreagem VW AP 1.8/2.0, 215mm
- Acoplamento homocinético Natal4x4
- Hidrovácuo/cilindro mestre VW Gol
- Sistema de acionamento da embreagem por cabo by Cangaceiro
- Alavancas do diferencial central modificadas
Trem de rodagem
Diferencial dianteiro
- Homocinéticas internas VW Santana
- Homocinéticas externas VW Santana com pontas de eixo do CJ5
- Semi-eixos encurtados
- Roda livre AVM
- Cubo de roda CJ5, com 2 rolamentos Monza
Suspensão dianteira
- Amortecedor Cofap trazeiro Palio weekend
- Kit para levantar suspensão 28mm by Cangaceiro
Suspensão trazeira
- Amortecedor Cofap Troller
- Batente mola 34mm by Cangaceiro
- Mola Fabrini Pampa 1.8 com ar
- Barra panhard regulável
Direção
- DH vitara
- Bomba DH VW Santana
Freios
Trazeiro
- Pinças Varga Tempra com freio de mão incorporado
- Disco de freio VW Fusca retrabalhado
- Suporte da pinça by Cangaceiro
- Cabo do freio de mão original retrabalhado
- Mangotes VW Fusca
- Eliminado o fluxo cruzado do sistema
Sistema elétrico
- Alternador Bosch 85Ah
- Trava elétrica
- Vidros elétricos
- Ventoinhas elétricas Corsa
- Ignição eletrônica Bosch VW AP 1.8
- Chave geral
- Lanternas trazeiras GM Blazer
- Lanternas direcionais Inovox
- Farol de milha (2) Maxtel 100W
- Farol de milha (2) Inovox 55W
Carroceria
- Grade frontal by Cangaceiro
- Capô com grades de ventilação do caminhão Volvo
- Entrada de ar frontal
- Parachoques dianteiros/trazeiros tubulares
- Estribos
- Engate para reboque
- Suporte de estepe Natal4x4
- Bagageiro by Cangaceiro
Diversos
- Radiador LADA/Niva 98
- Vaso expansor Fiat Uno
- Filtro de ar VW Gol
- Snorkel Natal4x4
- Ar condicionado Vitara (misto)
- Console central Troller
- Protetor do Carter Vitara
- Pedal acelerador Escort
- Quebra-sol Fiat Uno
- Porta trecos porta Fiat Uno
- Bancos Procar
- GNV
- PX Cobra DXII, antena Aquarius 2070
- Voltímetro LADA
- Moldura lanternas direcionais Samurai 97/98
- Hallmeter
- Rodas aro 16, 5 pontas, Jolly
- Pneus Goodyear Wrangler RT/S 235/85/16
- Pintura branco safari 215 – AKZO NOBEL
No diferencial dianteiro, vc colocou homocinéticas de WV mas coroa, pinhão e planetárias permancem a do Niva ou vc substituiu o diferencial completo.
Flugêncio
05/11/2007, 14:53
Irineu,
O diferencial continua sendo o original do Niva.
Irineu,
O diferencial continua sendo o original do Niva.
mas e a homocinética interna, tem que adaptar alguma coisa? a externa troca a ponteira pelo semi eixo do CJ?
Fábio Neves
08/11/2007, 14:39
Flu Flu,
Cê nãoi vai responder as questões :pensativo:
Sds
MARCELO VITARA SUBMARINO
08/11/2007, 17:37
Vou colocar aos poucos, pois ainda estou terminando a montagem. é um veículo globalizado, multimarcas.
Tá igual Trolha, tem peças de Fusca a Caminhão Volvo!!!!
abs e parabens pela empreitada.:concordo:
Ursula Paula - VW Touareg
08/11/2007, 18:03
Nossa é mesmo.... Que confusão!!!!
Bjim
Flugêncio
08/11/2007, 23:10
mas e a homocinética interna, tem que adaptar alguma coisa? a externa troca a ponteira pelo semi eixo do CJ?
Para as homocinéticas internas utilizei a receita do Leo Stief Jr do site abaixo:
http://www.nivasgerais4x4.com.br/dicas/hclight/hclight.htm
Para as homocinéticas externas, foi necessário adaptar primeiro o cubo de roda do CJ5 no Niva e depois adaptar a ponta do eixo do CJ em uma homocinética do VW Santana. Com isso criou-se a possibilidade da roda-livre. Foram tb encurtados os semieixos VW.
Flugêncio
08/11/2007, 23:13
Flu Flu,
Cê nãoi vai responder as questões :pensativo:
Sds
Fábio,
Pela foto dá pra ver o que foi feito.
Mas com relação ao seu alternador, só vendo pra dizer alguma coisa. Mas não é difícil não.
Flugêncio
08/11/2007, 23:19
Fábio,
Pela foto dá pra ver o que foi feito.
Mas com relação ao seu alternador, só vendo pra dizer alguma coisa. Mas não é difícil não.
Esqueci!!! mas agora vai.
Mesmo de forma precária, o Niva Cangaceiro, quando adquiri, já contava com uma série de adaptações feitas por meu irmão que é dono de oficina/retífica/tornearia.
As adaptações: DH, arcondicionado, carburador TLDZ, Ignição eletrônica, freio à disco na trazeira, diferencial do opala, vidros elétricos etc...
Flugêncio, me diga de que veículo é essa direção. se for de opala como vc conectou ela com o volante de direção.
Mais fotos em:
http://www.natal4x4.com.br/amigo4.htm
Flugêncio nessa adaptação do cubo do CJ5 vc elimina a homocinética externa?
Flugêncio
09/11/2007, 23:57
Flugêncio, me diga de que veículo é essa direção. se for de opala como vc conectou ela com o volante de direção.
A direção hidraulica é do Vitara.
Para as homocinéticas internas utilizei a receita do Leo Stief Jr do site abaixo:
http://www.nivasgerais4x4.com.br/dicas/hclight/hclight.htm
Para as homocinéticas externas, foi necessário adaptar primeiro o cubo de roda do CJ5 no Niva e depois adaptar a ponta do eixo do CJ em uma homocinética do VW Santana. Com isso criou-se a possibilidade da roda-livre. Foram tb encurtados os semieixos VW.
Flugencio, desculpe mas como sou leigo não entendí direito, a homocinética interna é a do Santana Ok, na externa voce ajustou o tamanho do semi-eixo e o soldou na parte que fixa com a interna, é isso?
Flugêncio
10/11/2007, 08:59
Irineu,
Para a externa foi criada uma homocinética mista; bojo, gaiola, aranha e esferas da homocínetica do VW Santana. O estriado foi substituído pela ponta de eixo do CJ, como na foto.
Os semieixos foram apenas encurtados
Irineu,
Para a externa foi criada uma homocinética mista; bojo, gaiola, aranha e esferas da homocínetica do VW Santana. O estriado foi substituído pela ponta de eixo do CJ, como na foto.
Os semieixos foram apenas encurtados
Valeu Flugêncio, pelas fotos agora ficou mais claro, eu até imaginava que fosse isso, mas por via das dúvidas é melhor perguntar né. não vá se incomodar mais qualquer dúvida vou esclarecendo aqui, ok.
brigadão
Abçs
Flugêncio
10/11/2007, 20:22
Qualquer dúvida pode perguntar, se estiver ao meu alcance terei o imenso prazer em responder.
Qualquer dúvida pode perguntar, se estiver ao meu alcance terei o imenso prazer em responder.
Flugêncio boa tarde, então já que vc se dispos, lá vai:
o diferencial trazeiro é de opala, certo? qual a relação?
o dianteiro permanece o do niva, 10/41 ou 10/43?
vc sabe me dizer se o cubo da Toyota é igual do CJ, ou se é o mesmo sistema?
desculpe
Abçs
bom fianl de domingo.
Irineu
alexandre roveri
11/11/2007, 21:46
Qualquer dúvida pode perguntar, se estiver ao meu alcance terei o imenso prazer em responder.
Vc deveria ser exorcisado ! Ñ é possivel conceber a quantidade de sacrilégios que vc está cometendo :parede: Só pode ser obra do DEMA :roll:
Vc nunca pensou em importar umas peças originais da Russia :?: :mrgreen:
Vc sabia que tem gente até tendo ataque cardiaco copm esse seu tópico :?:
Eu vou falar com o moderador, daqui a pouco vc vai dizer que veio de Natal ao Rio com a quinta escapando, queimou a junta do cabeçote no meio do caminho e ainda achou uma junta pra vender na farmacia de uma cidadezinha no interior da Bahia :discordo:
;)
Fábio Neves
12/11/2007, 11:01
Galin,
O Flu Flu é o cara :palmas:,
Se fizer um cruzamento do Kagasseiro :-o com a MaritaKa :mrgreen: vai nascer um monte de :evil: :twisted: :evil: :twisted:....
Galin, já recebi a fRangi, gostei muito!!!
Sds
Flugêncio
12/11/2007, 19:51
Flugêncio boa tarde, então já que vc se dispos, lá vai:
o diferencial trazeiro é de opala, certo? qual a relação?
o dianteiro permanece o do niva, 10/41 ou 10/43?
vc sabe me dizer se o cubo da Toyota é igual do CJ, ou se é o mesmo sistema?
desculpe
Abçs
bom fianl de domingo.
Irineu
O Niva Cangaceiro um dia teve adaptado um diferencial de Opala, mas atualmente estão de volta os originais 10x43.
Não sei se os tamanhos dos cubo do CJ e da Toyota, mas se vc tiver interesse em uma adaptação dos diferenciais do Opala, na dianteira e tb na trazeira, procure na net por "nivopala" e vc verá muita coisa interessante.
Eles tb adaptaram um cubo da linha VW, junto com as homocinéticas na dianteira.
Flugêncio
12/11/2007, 20:01
Vc deveria ser exorcisado ! Ñ é possivel conceber a quantidade de sacrilégios que vc está cometendo :parede: Só pode ser obra do DEMA :roll:
Vc nunca pensou em importar umas peças originais da Russia :?: :mrgreen:
Vc sabia que tem gente até tendo ataque cardiaco copm esse seu tópico :?:
Eu vou falar com o moderador, daqui a pouco vc vai dizer que veio de Natal ao Rio com a quinta escapando, queimou a junta do cabeçote no meio do caminho e ainda achou uma junta pra vender na farmacia de uma cidadezinha no interior da Bahia :discordo:
;)
Já devo ter sido excomungado algumas vezes por aí, mas tudo bem!
Por enquanto vou adaptando algumas coisinhas aqui, outras ali... a Russia vai esperar um pouco.
Ainda bem que devem ter os corações fortes, pois ainda vem muita coisa por aí,
Se falar isto pro moderador vou ser chamado de mentiroso de novo, ui!!!
Flugêncio
12/11/2007, 20:08
Galin,
O Flu Flu é o cara :palmas:,
Se fizer um cruzamento do Kagasseiro :-o com a MaritaKa :mrgreen: vai nascer um monte de :evil: :twisted: :evil: :twisted:....
Galin, já recebi a fRangi, gostei muito!!!
Sds
Se fossemos vizinhos iríamos fazer umas brincadeiras boas.
Mas se tudo correr bem no final de janeiro 2008, devo fazer uma viagem a Goiás e devo passar por Campinas, tenho a pretensão de conhecer a Maritaca.
alexandre roveri
12/11/2007, 21:15
Se fossemos vizinhos iríamos fazer umas brincadeiras boas.
Mas se tudo correr bem no final de janeiro 2008, devo fazer uma viagem a Goiás e devo passar por Campinas, tenho a pretensão de conhecer a Maritaca.
:dance:UIA !!!! Vc passando por aqui, não só eu mas, Paulo, Astor, Tio, Freitas, Régis, Camarautos SA, estaremos de braços abertos ! (Só braços, pois apesar da área ser 019, a negada é macho)
:arrow: Vamos providenciar batedores do Corpo de Bombeiros na sua passagem da cidade de Valinhos para Campinas ! ( Vai que vc gosta de cenoura,:mrgreen::twisted:)
:arrow: Durante a recepção na Praça Arautos da Paz a comissão de frente será formada por mimosas donzelas do bairro Itatinga, seguida pelos "aspira" da Espcex (vc que escolhe com quem quer conversar)
:arrow: Tambem podemos providenciar um caminhão plataforma pra desfilar com o seu niva em cima pelas ruas do centro, lógico que, com os batedores a frente e uma carreata de Nivas , Cj´s, Band´s, Samucas ATRAZ !!!!!!:mrgreen:
Flugêncio
12/11/2007, 21:47
Vixe maria, Arre Égua
Vai ser chibata!!!
Fábio Neves
13/11/2007, 10:51
Esses caras 019 :rolleyes: são macho :-?, muito macho:pensativo:, certa vez eles foram acusados de fagocitadores de croquete:pensativo:, ficaram indignados lotaram um fusca :putz:e foram na capital pra reclamar:D!!!
Assim que começou aquele parada que tem em SAMPA...
Fala Maritaca!!!
alexandre roveri
13/11/2007, 12:54
Esses caras 019 :rolleyes: são macho :-?, muito macho:pensativo:, certa vez eles foram acusados de fagocitadores de croquete:pensativo:, ficaram indignados lotaram um fusca :putz:e foram na capital pra reclamar:D!!!
Assim que começou aquele parada que tem em SAMPA...
Fala Maritaca!!!
Sem comentarios !! VAM :concordo:
Gustavo Niva
19/11/2007, 15:28
E aí?!?!?!?!?? Cabou?!?!?!?!?! Cadê o resto das gambiarras??????
Flugêncio
21/11/2007, 08:50
E aí?!?!?!?!?? Cabou?!?!?!?!?! Cadê o resto das gambiarras??????
Cabou não!!! tô com muitos afazeres, mas em breve teremos mais uma fornada de fotos.
Flugêncio
01/01/2008, 10:26
Depois de um tempo meio devagar, as coisas agora devem caminhar para reta final.
O motor já tá funcionando. "Mau criado. você pisa, ele responde"
BACALHAU
10/01/2008, 16:07
Acabei de ler todo este tópico. Talvez o meu assombramento não sirva de parâmetro (afinal para um burro, um casebre é um palácio), mas, vide os elogios de quem entende. Não vou nem elogiar o meu "cumpade", mas fico aqui matutando... Imaginem se nesse país a roubalheira fosse menor e houvesse verbas para centros de pesquisa, pegassem esses "loucos" criativos como o Flugêncio, Sukys e tantos outros que estão "soltos" por aí e dessem condições para eles soltarem a imaginação. Puxa, o nosso Brasil seria outro.
[ ]s inconformados do BACALHAU
Ricardo Goes
28/01/2008, 01:00
Ricardo Goes
Voce ja morou em SP?
Opá! Meio atrasado...Moro na terra de São Sebastião...Rio de Janeiro / Irajá
Opá! Meio atrasado...Moro na terra de São Sebastião...Rio de Janeiro / Irajá
Ja morou em SP????
Flugêncio
04/03/2008, 22:00
Depois de um tempo meio devagar, as coisas agora devem caminhar para reta final.
O motor já tá funcionando. "Mau criado. você pisa, ele responde"
GNV sem furar o carburador, faltando finalizar , mas já funcionando.
foto 1 - visão geral
foto 2 - tubulação pro snorkel
fotos 3,4 e 5 - mesclador parcial
Rodorfo (Niva Caveirão)
04/03/2008, 23:10
GNV sem furar o carburador, faltando finalizar , mas já funcionando.
foto 1 - visão geral
foto 2 - tubulação pro snorkel
fotos 3,4 e 5 - mesclador parcial
Fala Flugêncio...
Putz eu estava aguardando as fotos hehe
Ficou muito bom... amanha vou ver o que consigo fazer no meu.. mas me parece bem simples...
Mas como sempre.. outra pergunta... na foto 2, no lado direito da foto, tem o que me parece ser outro mesclador, porém não há nenhuma mangueira ligada nele.
O que seria essa peça?
Obrigado mais uma vez... (quebrou mais um galhão)
Flugêncio
05/03/2008, 05:56
Fala Flugêncio...
Putz eu estava aguardando as fotos hehe
Ficou muito bom... amanha vou ver o que consigo fazer no meu.. mas me parece bem simples...
Mas como sempre.. outra pergunta... na foto 2, no lado direito da foto, tem o que me parece ser outro mesclador, porém não há nenhuma mangueira ligada nele.
O que seria essa peça?
Obrigado mais uma vez... (quebrou mais um galhão)
É o mesmo mesclador, apenas sem as abraçadeiras e a mangueira do GNV.
Rodorfo (Niva Caveirão)
05/03/2008, 13:08
Ahh beleza Flugêncio...
Aí consegui as peças, ficou bem parecido com o seu, mas sem a tubulação pro snorkel, mas já tá meio caminho, o cara do GNV me disse que o respiro de óleo tem que ficar antes do mesclador, ou seja, partindo do filltro - respiro - mesclador - carbura..
Você fez isso no seu também???
Abraços,
Flugêncio
05/03/2008, 15:51
Ahh beleza Flugêncio...
Aí consegui as peças, ficou bem parecido com o seu, mas sem a tubulação pro snorkel, mas já tá meio caminho, o cara do GNV me disse que o respiro de óleo tem que ficar antes do mesclador, ou seja, partindo do filltro - respiro - mesclador - carbura..
Você fez isso no seu também???
Abraços,
Rodolfo,
Por "regras gerais" o cara tá certo sim, mas o meu não tá assim não. Se vc olhar bem a foto 1, verá uma mangueira conectada na mufla. é o respiro do óleo.
Prieto 4x4
05/03/2008, 18:32
GNV sem furar o carburador, faltando finalizar , mas já funcionando.
foto 1 - visão geral
foto 2 - tubulação pro snorkel
fotos 3,4 e 5 - mesclador parcial
Fala aí, Flugêncio.
Estou pensando em fazer algo parecido no meu carro, mas aproveitando a " tampa " ( sinceramente não sei como se chama este troço ) do meu carburador ( veja a foto abaixo ).
Somente gostaria de te fazer duas perguntas:
1 - Onde diabos vc "enfiou" (ops:mrgreen:) o filtro do carburador?
2 - Pra que servem os " tais " mescladores parciais?
Valeu
Cesar
Rodorfo (Niva Caveirão)
05/03/2008, 22:00
Hummm entendi, não tinha me atentado para isso, no meu eu coloquei na mangueira mesmo, seguindo a ordem que eu citei no outro post, num tenho camera, então nem tenho como postar uma foto, agora tenho que tampar esse buraco que tem na mufla...
Minha mufla é idêntica a sua... ficou show de bola... valeu pela idéia.
Abraços,
Flugêncio
06/03/2008, 22:02
Fala aí, Flugêncio.
Estou pensando em fazer algo parecido no meu carro, mas aproveitando a " tampa " ( sinceramente não sei como se chama este troço ) do meu carburador ( veja a foto abaixo ).
Somente gostaria de te fazer duas perguntas:
1 - Onde diabos vc "enfiou" (ops:mrgreen:) o filtro do carburador?
2 - Pra que servem os " tais " mescladores parciais?
Valeu
Cesar
Cesar,
Digamos que o seu carburador tem uma mufla.
O filtro??? veja nas fotos.
Mesclador é só um, tipo os modelos da www.mrconexoes.com.br (http://www.mrconexoes.com.br) que melhora a mistura ar/GNV e faz o efeito "venturi", explicado pelo Sukys em um outro tópico sobre GNV.
Prieto 4x4
07/03/2008, 09:34
Cesar,
Digamos que o seu carburador tem uma mufla.
O filtro??? veja nas fotos.
Mesclador é só um, tipo os modelos da www.mrconexoes.com.br (http://www.mrconexoes.com.br) que melhora a mistura ar/GNV e faz o efeito "venturi", explicado pelo Sukys em um outro tópico sobre GNV.
Valeu, Flugêncio.
Então quer dizer que aquela "tampa" que vai sobre o carburador se chama mufla?????? ahhhhh:mrgreen::mrgreen::mrgreen:. Mesmo quando tem aqueles filtros "tradicionais" instalados nela?
O meu Niva tá só na gasosa, não precisarei por enquanto instalar os "tais" mescladores.
E com relação ao filtro, a solução era tão simples que não estava enxergando.
abs e obrigado.
Cesar
Flugêncio
07/03/2008, 10:28
Não! aqueles geralmente são chamados de "panelas"
Olá Flugêncio! Poderia tirar-me uma dúvida? Sempre ouvi que roda livre no Niva não funcionava, mais cedo ou mais tarde dava pau. Que me diz da adaptação que fez no seu (afinal parece-me que ninguém fez igual)? É resistente? Qual o objetivo, economia de combustível? E a diferença de consumo é expressiva (quanto por cento gera de economia)? Perdão pelas perguntas mas estou ensaiando para comprar um e gostaria de saber se compensa fazer a adaptação (que não deve ser fácil para quem não entende muito de mecânica). Grato. Abraços. Marcão.
Olá Flugêncio! E a dica da roda livre, vira ou não vira? Grato. Abraços. Marcão.
Nivaléria
07/07/2009, 20:31
Flugencio boa noite. Seu Niva tem alternador bosch 90ah??? Se tiver tem como vc me mandar umas fotos da adptação para encaixar ele no local com o esticador??? Vou por um no meu. Grato.
dantigarp
03/02/2015, 14:31
como fez a parte do distribuidor! digo minha niva é platinado e o eixo muda o que vc fez no eixo?
fabriciomoreno
10/04/2015, 19:04
All
Depois de 2 anos e meio, o Niva Cangaceiro está chegando a sua fase de conclusão, por isso resolví compartilhar com todos a lista de adaptações feitas nele. Acredito ter mais coisas adaptadas, mas no momento são as que tenho anotadas.
Motor
- Pistões 84mm Metaleve, VW Fusca 1500
- Esticador de corrente por engrenagem
- Polia tipo Aerocar ( posição D)
- Cabeçote rebaixado 1,1mm
- Válvulas de admissão maiores, 40mm ( H100)
- Carburador Solex 2E
- Flange de adaptação do carburador
- Mufla em alumínio p/ turbo
- Desborbulhador
Transmissão
- Platô Tempra
- Disco de embreagem VW AP 1.8/2.0, 215mm
- Acoplamento homocinético Natal4x4
- Hidrovácuo/cilindro mestre VW Gol
- Sistema de acionamento da embreagem por cabo by Cangaceiro
- Alavancas do diferencial central modificadas
Trem de rodagem
Diferencial dianteiro
- Homocinéticas internas VW Santana
- Homocinéticas externas VW Santana com pontas de eixo do CJ5
- Semi-eixos encurtados
- Roda livre AVM
- Cubo de roda CJ5, com 2 rolamentos Monza
Suspensão dianteira
- Amortecedor Cofap trazeiro Palio weekend
- Kit para levantar suspensão 28mm by Cangaceiro
Suspensão trazeira
- Amortecedor Cofap Troller
- Batente mola 34mm by Cangaceiro
- Mola Fabrini Pampa 1.8 com ar
- Barra panhard regulável
Direção
- DH vitara
- Bomba DH VW Santana
Freios
Trazeiro
- Pinças Varga Tempra com freio de mão incorporado
- Disco de freio VW Fusca retrabalhado
- Suporte da pinça by Cangaceiro
- Cabo do freio de mão original retrabalhado
- Mangotes VW Fusca
- Eliminado o fluxo cruzado do sistema
Sistema elétrico
- Alternador Bosch 85Ah
- Trava elétrica
- Vidros elétricos
- Ventoinhas elétricas Corsa
- Ignição eletrônica Bosch VW AP 1.8
- Chave geral
- Lanternas trazeiras GM Blazer
- Lanternas direcionais Inovox
- Farol de milha (2) Maxtel 100W
- Farol de milha (2) Inovox 55W
Carroceria
- Grade frontal by Cangaceiro
- Capô com grades de ventilação do caminhão Volvo
- Entrada de ar frontal
- Parachoques dianteiros/trazeiros tubulares
- Estribos
- Engate para reboque
- Suporte de estepe Natal4x4
- Bagageiro by Cangaceiro
Diversos
- Radiador LADA/Niva 98
- Vaso expansor Fiat Uno
- Filtro de ar VW Gol
- Snorkel Natal4x4
- Ar condicionado Vitara (misto)
- Console central Troller
- Protetor do Carter Vitara
- Pedal acelerador Escort
- Quebra-sol Fiat Uno
- Porta trecos porta Fiat Uno
- Bancos Procar
- GNV
- PX Cobra DXII, antena Aquarius 2070
- Voltímetro LADA
- Moldura lanternas direcionais Samurai 97/98
- Hallmeter
- Rodas aro 16, 5 pontas, Jolly
- Pneus Goodyear Wrangler RT/S 235/85/16
- Pintura branco safari 215 – AKZO NOBEL
amigo tem foto da homocinetica to tentando trocar do meu que to sempre quebrando e colocando original ta ficando pesado pacas.....
aguardo valeu
NIVA 1991 - AP 16. diesel
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