Conectar

Ver Versão Completa : Escapamento De 3 Polegadas Para Ranger

ALEXANDREO
18/10/2007, 18:11
E Ai Pessoal Tudo Beleza? Como Ja Relatei Em Outros Topicos Estou Na Iminencia De Colocar Os Bicos Da Rasch Na Minha Ranger 2.8 Ps, E O Mauricio Me Informou Que Seria Bom Fazer Um Escapamento De 3 Polegadas De Ponta A Ponta, Ja To Procurando Achei Um Cara Bom Para Fazer E Estamos Negociando Valores, Portanto Lhes Pergunto?

Alguem Instalou Os Bicos E Escapamento De 3 Pol Especificamente Na Ranger 2.8 Ps? Ja Li Outros Topicos Sobre Bicos, Mas Gostaria Especificamente De Saber Opinioes Reais De Que Ja Fez Em Igual Viatura.

O Abafador Que Encontrei Com Entrada E Saida De 3 Pol Foi O Intermediario ( Pre Abafador ) Da F 250, Que E Tipo Aqueles "turbao", Cano Reto Com Uma Tela Furada No Interior, Que Presumo Nao Abafe Muito O Ruido, Alguem Tem Outra Ideia?

SE HOUVER INTERESSADOS EM NEGOCIAR O MEU ESCAPAMENTO ORIGINAL DE 2,5 POLEGADAS, QUE ESTA EM PERFEITO ESTADO PODEMOS CONVERSAR.

GRANDE ABRAÇO PRO PESSOAL 4X4

Dieselboy
18/10/2007, 18:45
Alexandre

Cara, à 1°a pode até parecer "negócio" vender esse teu escape original para amortizar parte do investimento feito nesse novo projeto que vc pretende instalar, mas na hora da revenda pode ter certeza que o fato dela estar com um escape de 3" fará muita diferença aos olhos ou melhor aos ouvidos dos compradores :mrgreen:

Como vc já deve ter passado por isso alguma vez na vida :putz: nessas horas o que não falta é pretexto para esses aproveitadores derrubarem o preço lá embaixo :putz: contudo, se ela estiver ORIGINAL e bem conservada "não tem choro nem vela", vende rapidinho :concordo:

Portanto, minha sugestão é: guarde o escape original que vc pode precisar dele mais tarde.

Abs e até mais.

Edintruder
18/10/2007, 18:55
Eu não estou comentendo o mesmo erro que cometi ao estilizar uma moto, estou conservando todas as peças originais para poder desfazer qualquer coisa, inclusive o escapamento,pois na hora de trocar a caminhonete em revenda os picaretas adoram desvalorizar a alteração e o incrível é que as únicas porcarias que valorizam são os acessórios cromados que não servem para absolutamente nada alé de brilhar aos olhos dos compradores. Então aconselho a guardar o cano pois um original custa muito caro e na hora da venda pode fazer falta exatamente como o Dieselboy também postou!
M as se quiseresm ainda assim vender, põe preço aí e joga na área de vendas que não vais ficar muito tempo com ele guardado.

murilloaquino
18/10/2007, 23:48
So uma duvida, o escape da 3.0 não é mais grosso que a da 2.8?

leobnaval
19/10/2007, 00:00
tambem gostaria de saber a diferença dos tubos utilizados nas rangers 2.5, 2.8, 3.0 e v6 4.0 agradeço qualquer resposta, leo.

Edintruder
19/10/2007, 10:05
Para a diferenciação sujiro que cada proprietário dos modelos citados à medida do possível postem no site.
Da ranger 2.5 sabemos que usa 2,5".

Gallo
19/10/2007, 10:58
A minha é uma Ranger 2002 2.8 PS com TGV e originalmente é de 3"... quando quebrou, não achei no mercado paralelo, só original, me custou o olho da cara, mas é plug and play e a saída da tgv é 3".... 2,5" tem de monte no mercado. vi que tem 2002 ps mas com turbina com waste gate e é de 2,5"

murilloaquino
19/10/2007, 11:30
Então , a 3.0 visualmente parece q é mais grosso que as 2.8.Será q é 3.5?

Gallo
19/10/2007, 12:25
Axo que é 3" tmb... porque tipo, as ranger 2004 sei que tem umas escapamento com 2,5" que ja vi nas ruas... meu vizinho tem uma 3.0 e parece ser a mesma espessura da minha,m talvez por ser turbina com waste gate....se eles colocassem tgv na 3.0 certamente iriam aumentar o cano, dai sim seria 3,5"
abraços

murilloaquino
19/10/2007, 12:27
Então ta explicado...
Vou olhar o da minha pajero( se me entregarem hj), mais imagino q deve ser d 2.5 tambem

Walter L. L. Casitta
19/10/2007, 12:43
Tubo mais grosso com certeza aumenta um pouco a potência mas só nas rotações mais altas onde o fluxo de saída dos gases é grande. E nas rotações mais baixas, mais exatamente na faixa de torque, quando o fluxo é pequeno? Melhora alguma coisa? Se não, não vale a pena mexer com isso...

Miranda
19/10/2007, 12:46
cara.motor turbinado, escape quanto maior melhor!
em aspro sim, ae tem que fazer direitinho!

sobre a ranger, nao é 3" nao galera...o da f250 é 2,5".. e no fim dele, eu coloqei um de 3" pra sair meio que embaixo do parachoque. E comparando a minha ponteira de 3" com o escape da Ranger 2.8ps, na boa, o da ranger nao é 3" de jeito nenhum, deem uma olhadinha direito ae.

ojaneri
19/10/2007, 13:17
Miranda, isso não é verdade somente para aspirados, para turbo também. Se você não restringir em praticamente nada o fluxo de saída dos gases, o teu torque em baixa vai pro espaço, só ganhando em rotações maiores, coisa que acho pouco interessante para um motor diesel, e ainda mais com uso em offroad.

Eu acho que vai ser uma alteração mais do barulho do que de performance.

E o que pode acontecer também, é que se você não tiver quase nenhuma restrição no escapamento, os gases irão direto pro escape e não terão 'pressão' suficiente para rodar a turbina de maneira efetiva, a não ser em altos giros.

murilloaquino
19/10/2007, 13:34
Eu tb acho q se não for mudar nada no carro( turbina, coletor, bomba) não compensa mecher no escape original não

ALEXANDREO
19/10/2007, 14:00
Ai Pessoal Agradeço As Colocaçoes E Gostaria De Dizer:

1º - A Minha 2.8 Ps Ano 2002 Tem Escape De 2.5 Pol, Eu Mesmo Medi Com Paquimetro;
2º - O Escape Que Eu Pretendo Colocar E Da F250 6cc Diesel E Tem 3 Pol De Entrada E Saida, E O Pre Abafador, Tipo Um Turbao De Carros Esportivos;
3º - Pretendo Colocar Os Bicos Da Rasch E Por Orientaçao Do Proprio Mauricio, Pretendo Colocar O Escape De 3 Pol, Mas Concordo Com A Colocaçao De Que Somente A Alteraçao Do Escape Traria Um Ganho Insignificante
4º - Peço A Colaboraçao Dos Colegas Que Possuam 2.8 Ps De Confirmarem Se Seus Escapes Sao Realmente De 2,5 Ou 3 Pol, Ja Que O Meu Com Certeza E De 2,5;
5º - Presumo Que Com A Colocaçao Dos Bicos Da Rasch O Ganho De Torque E Potencia Se De Em Todas As Faixas De Rotaçao, Baseado Nisto O Uso Do Escapamento Daria Um Folego Extra Nas Rotaçoes Mais Altas Onde O Motor Amarra, Diminuindo A Queda Brutal De Torque/potencia Acima Das 3.500 Rpm, Facilitando A Chegada As 4.000 Rpm Com Disposiçao;
6º - Como Foi Colocado Realmente A Saida Da Turbina E De 3 Pol, Ja Que O Cano Para Abraçar A Turbina Foi Dilatado, Como E Feito Nas Lojas Que Dobram Canos, Quando Querem Juntar Canos De Medidas Ligeiramente Diferentes, Depois Afina E Vai Para 2,5;
7º - Edintruder A Tua 2.5 E Realmente De 2,5 Pol, Na Loja O Caboclo Me Disse Que Seria De 2 Pol, 2,5 Pol Na 2.8 E De 3 Pol Na 3.0

Vamo La Pessoal Comentem, Ja Que Esse Assunto E Polemico, E Mais Cade O Pessoal Que Instalou Os Bicos Da Rasch, Vamo Fazer A Propaganda Do Mauricio, Seja Ela Positiva Ou Negativa O Que Vale E A Opiniao.

Grande Abraço Pro Povo 4x4

Luizinho
19/10/2007, 14:32
A descarga da Ranger é dividida em duas partes, o tubo primário, que sai da turbina até o meio e a segunda parte , do meio até o final, que contém o silencioso.

Na 2.5 Euro II o tubo primário é de 2,5'', nas Euro I eu não sei.

Na 2.8 seja WG ou TGV, o tubo primário também é de 2,5''.

Na 3.0 eu não sei a medida mas a peça é diferente da 2.8.

A segunda parte, desde o lançamento, em 1998 até 2004, são iguais, só não me lembro se é 2'' ou 1 7/8''.

A segunda parte da 2.8, WG ou TGV, com frente nova, a medida é de 2,5''. PN 5L555214CC, R$ 398,00 com desconto máximo de 17%, não incluso.

A segunda parte da 3.0 é de 3''.

Deve existir uma diferença na flange de encaixe (entre os dois tubos) da 2004 para a 2005 pois um usa anel e outro junta. Mas isso é fácil de ver no catalogo.

Contra pressão na descarga é asunto bastante polêmico, mas pelo que já passei e me informei, em carro Turbo, quanto mais livre melhor. Não atrapalha em baixa e ajuda muito em alta.

Alexandreo,

Já fiz tópico deixando claro minha opinião sobre os bicos, por gentileza de uma olhada.

Se minha Pick-up já fosse 2.8 com TGV, para alterar a descarga eu simplesmente colocaria a parte final da 2005, 2,5''. Não mandaria fazer nada diferente pois, pode quebrar, dá trabalho para a adptação ficar perfeita, mais caro, pouca ou nenhuma diferença no rendimento, necessidade de voltar ao original para venda. No caso da peça original, ninguém vai notar na venda e é necessário somente um furo (local original da 2005) para fixar a descarga.

Abraço.

Luizinho
19/10/2007, 14:37
Corrigindo o codigo é 5L555K214CC.

Abraço.

Leonardo Dic
19/10/2007, 17:28
All, tenho um amigo que ta vendendo um jogo de bicos da rasch com 4 meses de uso. Estavam na ranger 2.8. Ele retirou para vender a pick up, estão perfeitos.
Tá pedidndo 700 pila já completo com os porta bicos sem a necessidade de devolução dos originais. É negocio bão.
Eu andei na Ranger com os bicos, tava um canhão, foi o Maurício mesmo que tinha feito o acerto nela. Deu 180 cvs no Dina.

Abraço

Miranda
19/10/2007, 17:33
Miranda, isso não é verdade somente para aspirados, para turbo também. Se você não restringir em praticamente nada o fluxo de saída dos gases, o teu torque em baixa vai pro espaço, só ganhando em rotações maiores, coisa que acho pouco interessante para um motor diesel, e ainda mais com uso em offroad.

Eu acho que vai ser uma alteração mais do barulho do que de performance.

E o que pode acontecer também, é que se você não tiver quase nenhuma restrição no escapamento, os gases irão direto pro escape e não terão 'pressão' suficiente para rodar a turbina de maneira efetiva, a não ser em altos giros.

Ok, cada um faz o que acha melhor.
Todos os fóruns q eu participo sobre preparaçao, é unanime, turbo? escape quanto mais livre melhor!

Walter L. L. Casitta
19/10/2007, 17:54
Ok, cada um faz o que acha melhor.
Todos os fóruns q eu participo sobre preparaçao, é unanime, turbo? escape quanto mais livre melhor!

Pra andar disparado é melhor com certeza.

Edintruder
19/10/2007, 18:55
Srs,
acho que me equivoquei ao pensar em 3", pois se o primário é 2,5", o que eu coloquei deve ser 2,5" também pois mantive o mesmo diâmetro do tubo. Terei que medir com o parquímetro depois para corrigir. E realmente o que eu tirei deve ser apenas 2" e não 2,5" como tinha postado. Logo mais eu confirmo isso.

murilloaquino
19/10/2007, 19:02
180 cv so com os bicoss?
nurr...potencia boa.Achava q dava uns 150 a 160

Leonardo Dic
19/10/2007, 20:56
O Maurício alem dos bicos, adiantou o ponto da bomba e mexeu na regulagem da TGV, acho que era para as aletas abrirem mais rapido. Esse acerto ele fez com a ranger em cima do Dina.

Abraço

ALEXANDREO
19/10/2007, 23:15
Leonardo tem como colocar o teu amigo pra dar maiores detalhes dos bicos, como aumento de consumo, alteracao no barulho do motor, em funçao de ter adiantado a bomba, e esse acerto na turbina que o mauricio tentou me explicar por telefone mais nao entendi direito mas pelo que voce falou deu resultado afinal 180 cv e um bocado de cv, a pressao da turbina aumentou? o teu amigo modificou o escape?
Quanto aos bicos ainda estou juntando as moedas, faltam poucas, ja que pretendo fazer primeiro o escape, e talvez va ate sao paulo para o mauricio fazer o acerto pessoalmente, que com certeza vai ficar melhor que se feito aqui em brasilia.
Luizinho o meu escape e de 2,5 de ponta a ponta portanto em nada iria adiantar colocar o final das 2005, que tambem sao de 2,5

Leonardo Dic
20/10/2007, 18:41
Alexandreo, ele não é muito chegado nesse negocio de internet, mas como andava sempre na Ranger posso te dizer, o ruído ficou mais aspero sim, principalmente na lenta e na baixa, o consumo pra andar na pista entre 100-120 ficou igual, pois tinha muito mais torque pra subidas e ultrapassagens e pra tocada normal, pisa-se bem menos, mais se pisar mais que isso, gastava mais que antes, na média entre 1 a 1,5 km/l a menos. Na cidade gastava mais, como moramos em cidade pequena, não da pra ter muita base, ele nunca mediu certo só na cidade, pois ta saindo todo dia na pista.
Na turbina o Mauricio só mexeu naquele parafuso que regula a abertura das palhetas da TGV, pra elas abrirem mais cedo, mais na WG ele não mexeu, manteve a pressão original. O escape era original, acho que é 2,5 pol.
A pick up ficou bem gostosa de dirigir, bem "nervosa", única coisa que a fumaça aumenta bastante, se morar em cidade que tem fiscalização pode ser problema, de resto é só alegria.

Abraço

Edintruder
20/10/2007, 19:39
Só confirmando, o escapamento primário da Ranger é 2,5" e o secundário é 2", na minha ficou tudo 2,5". Não senti nenhuma melhgora em desempenho, apenas o ruído que combinou com o BL e os pneus 33". O que eu achava mais ridículo era que o escapamento original ficou muito abaixo do pára-choques depois de instalar o BL. Com o escapamento para o lado a traseira ficou mais uniforme, sendo o ponto mais baixo é o estepe que pode arrastar à vontade aonde pegar.

leobnaval
20/10/2007, 21:59
só esclarecendo sobre o uso de tubos mais grossos
para motor turbo é o inverso do aspirado portanto quanto menos restrições tiver melhor pois mais livre sai os gases girando mais rápido a parte quente da turbina (consequentemente tendo mais rápido a pressão no coletor de admissão) não precisa de restrição e a turbina não fica sem pressão pois os gases do escape passam 1º nela e só depois de pressurizado a admissão é que a válvula west gate abre, liberando a passagem dos gasses diretamente para o escape (sem passar pela turbina) com isso a pressão no coletor estará ideal e qualquer exesso abrirá a válvula fazendo com que o ar disvie direto para o escape diminuindo a rotação da turbina e mantendo a pressão ideal na admissão.

espero ter ajudado, qualquer duvida tamo aí

ojaneri
20/10/2007, 23:16
Reintero que mesmo em sistemas turbinados, aumentar diametro de escape por si só não vai mudar nada, a não ser barulho, e se não tiver restrição nenhuma, você vai sacrificar torque em baixa. Presta atenção no uso do carro, se fosse um AP girador para bater arrancadão que vai andar só depois do 4000 RPM tudo bem, mas estamos falando de motores diesel com uso em trilhas também, onde o torque em baixa é necessário.

só esclarecendo sobre o uso de tubos mais grossos
para motor turbo é o inverso do aspirado portanto quanto menos restrições tiver melhor pois mais livre sai os gases girando mais rápido a parte quente da turbina (consequentemente tendo mais rápido a pressão no coletor de admissão) não precisa de restrição e a turbina não fica sem pressão pois os gases do escape passam 1º nela e só depois de pressurizado a admissão é que a válvula west gate abre, liberando a passagem dos gasses diretamente para o escape (sem passar pela turbina) com isso a pressão no coletor estará ideal e qualquer exesso abrirá a válvula fazendo com que o ar disvie direto para o escape diminuindo a rotação da turbina e mantendo a pressão ideal na admissão.

espero ter ajudado, qualquer duvida tamo aí

ALEXANDREO
21/10/2007, 22:48
E Isso Ai Pessoal Amanha, Segunda Feira, Vou Fazer O Escapamento De 3pol E Provavelmente Ja Encomendar Os Bicos Da Rasch, Espero Nao Estar Jogando Dinheiro Fora, Se Alguem Aida Tiver Comentarios A Fazer, Essa E A Hora Pois A Partir De Amanha A M... Ta Feita.

Aproveito Para Reforçar Se Houver Interessados No Escape Completo Original De 2,5 Pol Em Perfeito Estado E Nos Bicos Que Me Parecem Estar Em Bom Estado, Tamo Ai.

Abraçao Alexandre

ALEXANDREO
22/10/2007, 21:46
E ai pessoal, ja coloquei o escapamento so que fiz da seguinte forma, ate o meio, original, na emenda coloquei cano de 3 pol e o abafador da f 250 que e de 3 pol e direto, tipo turbao, o barulho em marcha lenta e normal, mas quando o giro sobe fica muito doido, nao notei perda de torque em baixa, se houve foi imperceptivel, mas deu para notar que nos giros mais altos o motor fica mais liso, sobe de giro depois das 3500 com mais disposiçao e chega rapido a 4000, dando a impressao de que vai passar facil, ainda nao tive coragem de testar.

Espero que ate quinta fiera esteja colocando os bicos da rasch, ai o bicho vai pegar.

abraçao

alexandre