Ver Versão Completa : Barulho no diferencial
junior braga
18/10/2007, 17:38
Ola pessoal, e a primeira vez que posto aqui no forum, e estou com um problemão. Quero parabenizar a todos os colaboradores deste forum, e tenho a dizer que este tambem me ajudou bastante.
Caros colegas tenho um cj, e por ultimo com a ajuda aqui do forum resolvi fazer a instalação da direçao de vw-gol mecanica na viatura, so que agora depois de mudar a direção quando esterço tudo (p/ambos os lados e ou pra frente ou de re) ele faz um barulho no diferencial e trava a roda dianteira direita. Desmontei tudo e a roda o munhao não achei nenhuma anomalia, tirei a tampa do diferencial nada ta tudo ok. Agora pergunto o que sera? Ps: eu não alterei a regulagem da direçao, continua a mesma de quando era direção original. Pode ser porque ta virando muito? Ah detalhe so faz com o veiculo no chao, eu levantei o eixo da frente e uma roda de tras, e funcionei não aconteceu o fato. POR FAVOR ME AJUDEM!!!
Grato
leopoldo
18/10/2007, 19:25
Encavalamento da cruzeta do munhão, ou cruzeta(s) quebrada(s)
Observe se o jeep tem os parafusos de regulagem de esterçamento. Eles ficam fixados ao tubo, por tras do eixo, com o suporte soldado a uns 45º.
De qualquer modo, as cruzetas encavalam se vc estiver em asfalto, tração ligada, roda livre manual travada e esterçar. Vc só consegue fazer 1/2 curva antes de forçar e travar o sistema. O sistema do jeep é part-time sem diferencial central.
junior braga
19/10/2007, 10:44
Encavalamento da cruzeta do munhão, ou cruzeta(s) quebrada(s)
Observe se o jeep tem os parafusos de regulagem de esterçamento. Eles ficam fixados ao tubo, por tras do eixo, com o suporte soldado a uns 45º.
De qualquer modo, as cruzetas encavalam se vc estiver em asfalto, tração ligada, roda livre manual travada e esterçar. Vc só consegue fazer 1/2 curva antes de forçar e travar o sistema. O sistema do jeep é part-time sem diferencial central.
Caro leopoldo, é o que eu estava imaginando, então...agora pergunto devo diminuir a regulagem no parafuso de encosto do munhão? fazendo isso vai resolver?
Obrigado!!
leopoldo
19/10/2007, 22:34
quanto ao travamento .... Não resolve.
Não esqueça que ao usar o jeep numa situação como descrita acima resulta no travamento. Oque vc deve fazer é verificar se a regulagem está lá. Isso é um fato.
Quanto ao ruído, lembro ainda que também pode haver outros problemas tais como: cruzeta(s) quebrada(s), olhal do semi-eixo quebrado ou falta do anel elástico que trava a posição da ponta do semi-eixo. A falta do regulador de posição pode levar ao munhão virar além do permitido pela cruzeta e ela bate internamente encavalando, se é que já não danificou o semi-eixo.
junior braga
22/10/2007, 15:50
quanto ao travamento .... Não resolve.
Não esqueça que ao usar o jeep numa situação como descrita acima resulta no travamento. Oque vc deve fazer é verificar se a regulagem está lá. Isso é um fato.
Quanto ao ruído, lembro ainda que também pode haver outros problemas tais como: cruzeta(s) quebrada(s), olhal do semi-eixo quebrado ou falta do anel elástico que trava a posição da ponta do semi-eixo. A falta do regulador de posição pode levar ao munhão virar além do permitido pela cruzeta e ela bate internamente encavalando, se é que já não danificou o semi-eixo.
Então volto a perguntar o que fazer para resolver o problema do travamento?
O sistema do jeep é part-time sem diferencial central.(o que quer dizer isto?)
Quanto a regulagem esta la sim. Eu ja diminui o esterçamento atraves do regulador, e ainda continua do mesmo jeito, tambem desmontei o munhao direito(do mesmo lado do travamento da roda) e não tinha nenhum problema, a cruzeta ta ok, semi eixo tambem, é possivel ter um problema do lado esquerdo e estar travando a roda direita? Pois do lado esquerdo ainda não verifiquei. O anel da ponta do semi-eixo dos dois lados ta ok.
Quando vc diz danificar o semi-eixo, o quer dizer? pode ser por exemplo um empenamento?
acha que devo tirar o eixo fora e desmontar tudo, para verificar detalhadamente?
grato
leopoldo
22/10/2007, 18:56
1- .... o que fazer para resolver o problema do travamento?
2- O sistema do jeep é part-time ..... .(o que quer dizer isto?)
3- Quando vc diz danificar o semi-eixo, o quer dizer?
4- pode ser por exemplo um empenamento?
5- ....desmontar tudo .... ?
1- não rodar com tração nas 4 no asfalto.
2- é oque define o metodo de tração nas 4 do jeep.
3- quebrado .. uma possibilidade.
4- sim, poe ser.
5- não seria necessário.
junior braga
23/10/2007, 14:36
1- não rodar com tração nas 4 no asfalto.
2- é oque define o metodo de tração nas 4 do jeep.
3- quebrado .. uma possibilidade.
4- sim, poe ser.
5- não seria necessário.
Entendi as regras, mas o meu problema não é so no asfalto;
5- ....desmontar tudo .... ?
5- não seria necessário.
A viatura tem um problema, no qual preciso solucionar; hoje constatei que ate os retentores do cardã: do diferencial, e da redução, estragaram apenas enquanto eu fazia o teste, com pequenas manobras; ou seja a vibração do cardã forçando quando trava a roda e tanta, que causou ate isso.
So que preciso resolver para depois trocar os retentores;
Obs: do modo que esta não da pra rodar, pois não posso usar a tração...é agora?
Desculpe-me por tantas perguntas, mas é que estou tendo duvidas, sendo assim vou relatando tambem os problemas dessas viaturas.
grato
leopoldo
23/10/2007, 22:42
tá começando a ficar esquisito.
estragar retentores só de testar ?
preciso de fotos do angulo do cardan, da altura do jeep, do angulo das cruzetas, do jumelo e das molas.
junior braga
24/10/2007, 19:12
Ok! Vou providenciar as fotos.
sds
junior braga
25/10/2007, 13:16
Conforme prometido segue anexo as fotos.
agora aguardo enquanto isso vou :parede:!!!!
grato
leopoldo
25/10/2007, 20:35
As fotos não mentem:
O jeep é todo original em eixo e suspensão.
1- (foto 3) O jumelo do eixo dianteiro, por trabalhar sem o embuxamento comeu a parte de baixo do chassis, pois não existe aquele "arredondamento" de fabrica. VC terá de no futuro bem próximo fazer um reforço com bacalhau de aço por baixo( cinta) pois alí é um local onde nascerá uma bela trinca de baixo para cima que irá fraturar a longarina.
2- (foto 4) a aparência do chassis inspira cuidados aqui na frente, especialmente na travessa pois ela teima em trincar a longarina nas emendas de solda. Na frente e atrás da grade. Parece que tem uns cordões de solda de reparo lá. INSPECIONE.
Se esse marrom é ferrugem, cuide desta ferrugem com lixamento, ferrox e pintura.
3- (foto 1) Não vejo coisa errada no cardan. O óleo pode ter começado a vazar se o jeep estava a muito tempo parado e vc resolveu testar. Não é diretamente o teste em sí que estragou o retentor. No fundo, ele deveria estar estragado a muito tempo.
Já que vc desmontou de um lado, agora vai lá e desmonta do outro. inspecione pois a unica coisa que faz barulho é cruzeta quebrada, olha do semi-eixo quebrado ou rodalivre auto com folga interna. Normalmente não é coroa-pinhão pois o eixo dianteiro é muit pouco usado em vida. Outra possibilidade é rolamento de pinhão.
Teste:
deite de baixo do diferencial e gire o cardan junto à cruzeta do diferencial (aparece na foto 1). Se rolar suave, não é o rolamento.
Ainda deitado, force coma mão a luva da cruzeta junto ao diferencial (da foto 1)para cima e para baixo. O certo e ZERO de folga.
junior braga
26/10/2007, 10:41
Ok! irei verificar, e depois posto o resultado. Muito obrigado pelas dicas, e quanto ao chassis, quero num futuro bem proximo fazer o serviço nele todo, pois ta necessitando urgente. Blz...
Junior
junior braga
01/11/2007, 12:35
Mestre leopoldo, como disse eu desmontei o lado esquerdo do eixo e verifiquei, blz esta tudo ok!! Ufa ainda bem né? Se não, ia ter que gastar umas...como e que se fala mesmo? latinhas $$? acho que é isso.
Quanto ao teste:
Ainda deitado, force coma mão a luva da cruzeta junto ao diferencial (da foto 1)para cima e para baixo. O certo e ZERO de folga.
Pude constatar que ha uma pequena folga no rolamento, mas não vou mexer agora, da pra aguentar um pouco mais, pois com certeza irei gastar umas latinhas, com rolamento, etc.
Quanto ao travamento resolvi da seguinte forma:
-Fiz a regulagem do esterçamento, e diminui um pouco, pois tava virando muito, ai fiz o teste e não travou mais. Detalhe antes estava virando legal, agora ficou pouco, mas não trava....ufa até que enfim consegui, graças ao mestre leopoldo com suas contribuições, muito obrigado!!! E até breve....
No aguardo da chuva para pegar umas trilhas!!! hehehehehe
junior braga - ja cansado!!! mas, desistir, nunca!!! afinal ter um jeep, não é pra qualquel um!!!
Junior,
Essa foto do seu diferencial aberto me deixou intrigado. To vendo que internamente ele parece estar em cor de ferrugem, certeza de que esse diferencial estava com oleo?
Abracos!
junior braga
12/01/2008, 13:38
E ai Dic3, Beleza?
É o seguinte o diferencial tinha oleo sim e que eu deixei ele aberto alguns dias sem a tampa e respingou agua, por isso vc esta achando estranho, mas vc tem toda razão criou umas manchas de ferrugem sim. Quando terminei o serviço eu lavei tudo, e coloquei oleo.
Sds,
Junior Braga
junior braga
28/10/2009, 11:00
Só pra constar o fim desta história, não era nenhum problema mecânico, e sim, simplesmente os pneus traseiros que eram diferentes dos dianteiros.....kkkkkkk, e na época eu não sabia que obrigatóriamente os pneus tem que ser iguais....
[ ],
Pablo.pinto2007
02/11/2009, 22:33
Só pra constar o fim desta história, não era nenhum problema mecânico, e sim, simplesmente os pneus traseiros que eram diferentes dos dianteiros.....kkkkkkk, e na época eu não sabia que obrigatóriamente os pneus tem que ser iguais....
[ ],
É isso é um problema mesmo, principalmente nos trollers, que é perigoso quebrar a corrente da reduzida, como o CJ não tem corrente, o problema aparece nos eixos / rodas...
Eu apostaria também na cruzeta do semi-eixo, pois tive um caso desses, graças a Deus resolvi antes mesmo dele aparecer de verdade, troquei o conjunto semi-eixo maior da dianteira, agora nem pia...kkkk
Abraços!
junior braga
02/11/2009, 22:43
É isso é um problema mesmo, principalmente nos trollers, que é perigoso quebrar a corrente da reduzida, como o CJ não tem corrente, o problema aparece nos eixos / rodas...
Eu apostaria também na cruzeta do semi-eixo, pois tive um caso desses, graças a Deus resolvi antes mesmo dele aparecer de verdade, troquei o conjunto semi-eixo maior da dianteira, agora nem pia...kkkk
Abraços!
:mrgreen: pois é Pablo, queimei uns neurônios com esse BO aí, mas depois aprendi que não devemos usar pneus difirentes, no qual era o caso meu, foi só trocar os pneus e pronto problema resolvido... hehehehehe....
:concordo::concordo:
Vou colocar aqui um problema para os amigos: Meu troller, mesmo em 4x2, quando acima de 70 km/h faz um barulhão, aparentemente vindo do eixo cardan, pois quando tiramos o candan o barulho cessa, mas eu fico somente com o 4x2. Fizemos o seguinte: tiramos e alinhamos o eixo cardan, substituimos a cruzeta, alinhei o eixo dianteiro e aproveitei que tava demontando, fiz a caixa e a reduzida (diziam que a corrente da reduzida faz barulho, e realmente estava com folga, batendo na carcaça) fiz tudo isso e, pasmem, O BARULHO CONTINUA O MESMO. O que pode ser? Obrigado.
Ah! Desculpem. Só depois que postei que vi que o tópico era somente willys.
junior braga
03/11/2009, 12:18
Ah! Desculpem. Só depois que postei que vi que o tópico era somente willys.
quanto estar na sessão cjs, não tem problema :discordo:, eu não conheco nada sobre seu carro, então vamos aguardar os expert....
:concordo::concordo:
Pablo.pinto2007
03/11/2009, 15:56
Vou colocar aqui um problema para os amigos: Meu troller, mesmo em 4x2, quando acima de 70 km/h faz um barulhão, aparentemente vindo do eixo cardan, pois quando tiramos o candan o barulho cessa, mas eu fico somente com o 4x2. Fizemos o seguinte: tiramos e alinhamos o eixo cardan, substituimos a cruzeta, alinhei o eixo dianteiro e aproveitei que tava demontando, fiz a caixa e a reduzida (diziam que a corrente da reduzida faz barulho, e realmente estava com folga, batendo na carcaça) fiz tudo isso e, pasmem, O BARULHO CONTINUA O MESMO. O que pode ser? Obrigado.
É COMPLICADO, POIS QUANDO SE TIRA O CARDÃ ELE CESSA, ENTÃO TUDO LEVA A CRER QUE É AÍ O PROBLEMA OU ENTÃO NO RESTO DO SISTEMA DO CARDÃ PRA FRENTE, POIS DO CARDÃ PRA TRÁS NÃO É. TUDO LEVA A CRER QUE SERIA CARDÃ MESMO, MAS COMO DISSE QUE FEZ ELE... FICA DIFÍCIL, VOCÊ JÁ VERIFICOU AS RODAS LIVRES? POIS SE ELAS ESTIVEREM TRAVADAS IRÃO GIRAR O EIXO DIANTEIRO JUNTO, O QUE FAZ ESSA SENSAÇÃO DE ESTAR TRACIONADO E A VIBRAÇÃO APARECE POR ALGUM DESBALANCEAMENTO DO CONJUNTO DE EIXOS (CARDÃ, SEMI-EIXOS). OUTRA COISA TEM UMA BUCHA QUE GUIA O SEMI-EIXO ANTES DA CRUZETA TEM NOS CJ's TAMBÉM, PODE SER ELA, SE ELA ESTIVER GASTA, E O EIXO QUANDO GIRA A ALTA VELOCIDADE PODE DAR ESSA VIBRAÇÃO.
ENTÃO RESUMINDO, PARA ESTAR VIBRANDO (SE NÃO TIVER A VER COM OS PNEUS OU MUNHÃO), O EIXO DIANTEIRO DEVE ESTAR GIRANDO JUNTO, OU MELHOR, VÊ SE AS RODAS LIVRES ESTÃO NA POSIÇÃO 4X2 (AS DUAS), SE SIM ESTÁ AÍ O PROBLEMA, SE NÃO, PARA CERTIFICAR-SE QUE ELAS NÃO TRAVARAM EM 4X4 (OU SEJA, QUEBRARAM), PEDE PARA ALGUÉM OLHAR SE O EIXO DIANTEIRO GIRA QUANDO VOCÊ ANDA, SE GIRAR ENTÃO ELAS QUEBRARAM, OUTRA COISA, VÊ SE O BOTÃO DO COMANDO DA TRAÇÃO ESTÁ EM 4X2, PORÉM TEM QUE CONFIRMAR SE REALMENTE ELE SAIU, POIS PODE ACONTECER DO MOTOR TER QUEIMADO EM 4X4 E A CHAVE ESTAR EM 4X2. ESTOU LEVANDO EM CONTA QUE O EIXO DIANTEIRO ESTÁ GIRANDO, ASSIM SENDO POIS QUANDO SE TIRA O CARDÃ O BARULHO ACABA...
VÊ LÁ AMIGO E DEPOIS CONTA PRA GENTE....
Obrigadão,
Pablo. Vou verificar tudo.