PDA

Ver Versão Completa : Rolamentos do munhão

Pedro
18/10/2007, 12:51
Nação Engeseira e pessoall,
Não achei nada específico sobre o eixo dianteiro Dana 30 do Engesa e
queria saber quais os "sintomas" na dirigibilidade da viatura quando os
rolamentos do munhão estão detonados...
É complicado trocá-los? Tem aqueles calços na parte inferior e não sei como
é o esquema de regulagem...Alguém sabe informar um tutorial diagnóstico e manutenção?:roll:
Abraço a todos

Marco Saldanha
19/10/2007, 09:20
Nada complicado de trocar!São 4 rolamentos no total com um custo na media de 50 reais cada.Normalmente os problemas começam com ele roncando que para nosso carro não faz diferença pois não escutamos, depois ele provoca folga na roda e vc regula e o mesmo desregula rapidamente, da problema na Cambagem do carro também.Para tirar vc tira rola livre, depois uma trava, uma porca, uma arruela, outra porca, arruela e outro rolamento.Lava tudo direitinho, coloca graxa e na hora do aperto que ta o segredo pois tem uma regulagem que não sei explicar, recomendo que nesta hora vc peça ajudo quem tem experiência.Depois que vc tira roda livre tem um anel trava que vc deve utilizar um alicate especial para destravar tudo.

Boa sorte

Pedro
19/10/2007, 10:16
Marcos,
Refiro-me aos rolamentos do munhão, as peças de 13 a 20 da vista explodida...
O procedimento que vc descreveu refere-se aos dois rolamentos de roda, correto??
Se não, eu não entendí p.;.. nenhuma:parede::parede::parede::lol:

Marco Saldanha
19/10/2007, 14:51
Vc esta certo!Desculpa!
Sabe que eu nunca olhei isto no meu Engesa .Tenho de ver mesmo, já troquei de uma antiga Toyota e era muito fácil o problema que quando vc tira rolamento roda cai dificultando montagem.Melhor apoiar a mesma antes de tirar tanto o superior como o inferior.
Boa sorte e depois conta como foi

CAVESO
19/10/2007, 14:59
Existem mancais de aço que substituem esses rolamentos, mas parece-me que endurecem um puco a direção, de acordo com relatos da galera aqui do fórum.

rodrigo camper
19/10/2007, 16:37
Vc esta certo!Desculpa!
Sabe que eu nunca olhei isto no meu Engesa .Tenho de ver mesmo, já troquei de uma antiga Toyota e era muito fácil o problema que quando vc tira rolamento roda cai dificultando montagem.Melhor apoiar a mesma antes de tirar tanto o superior como o inferior.
Boa sorte e depois conta como foi

Para com essa Cachaça Ohome, a roda do Engesa não sai assim, porque tem freio a disco, os rolamentos do munhão são 3 três de cada lado,e não e facíl de se trocar como o rolamento de roda.
E necessário o uso de uma balança, do tipo puxa e pesa,que deverá virar o munhão com aproximadamente 6 kl após montado.

Capiche...

Pedro
19/10/2007, 16:48
Para com essa Cachaça Ohome, a roda do Engesa não sai assim porque tem freio a disco os rolamentos do munhão são 3 três de cada lado,e não e facíl de se trocar como o rolamento de roda.

Fala mais Rodrigo, fala mais:pensativo::pensativo:

Pedro
19/10/2007, 16:56
Putz,
Achei este tópico do Leopoldo, o negocio não tem cara de ser simples....
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1654
Mas estou querendo saber se dá shimmy, como saber se os rolamentos do munhão
tão bichados...

guilhermeabreu
19/10/2007, 19:56
AMIGO RODRIGO CAMPER

Acho que vc deve estar enganado , ou eu , pois o peso deve ficar no máximo 2kg para girar o munhão .

E como o CAVESO falou , eu coloquei estes MANCAIS DE MUNHÃO no lugar dos rolamentos , e estou ficando desconfiado que são eles que estão impedindo do volante voltar a posição normal qdo dobro uma esquina . Vou recolocar os rolamentos de novo para ver se este problema será resolvido . qdo tiver trocado , posto aqui o que aconteceu .

Kim
19/10/2007, 20:42
Caros amigos!

Conforme o CAVASO escreveu, o guilhermeabreu citou e eu "bisen idem", são dois Kg de peso com aquelas balanças de mão, (se não me engano, também chama-se dinamômetro).

No munhãi são três rolamentos, sendo dois superiores e um inferior, sendo que o inferior tem como ponto de apoio ao cubo, um "toquinho" com 4 parafusos.

Os dois superiores, são fixados pos um parafuso passante, para retira-lo, tem que retirar a manga de eixo e retirar o semi-eixo, facilitando assim em muito o serviço, sem contar que os dedos agradecem!!!:shock::mrgreen:

No meu Engesa, coloquei os mancais, não notei qualquer diferença em relação às manobras, mais mantenho constantemente engraxado (sem vazar muita graxa).

Caro guilhermeabreu, tem que verificar o cáster (eu acho que é esse o nome), pois se retrabalhou a altura da suspensão, ocorre esse problema, sei pois já passei por isso, tem que rotacionar os munhões para que isso não ocorra mais.

Segue algumas fotos dos mancais. (não sei de quem são, mais é por uma boa causa, me ajudou muito):rolleyes::mrgreen:

Abraços.

Kim.

Kim
19/10/2007, 20:44
Mais algumas...

guilhermeabreu
19/10/2007, 21:16
GRANDE AMIGO KIM

Estou , ou tenho que ficar igual a JÓ o cara mais calmo do mundo , pq este volante meu já esta me tirando do sério .

Vc já me falou do CÁSTER , que modifica qdo elevamos nossos carros , mas não é o meu caso , coloquei 4 molas novas compradas na ROTA 4x4 , as dianteiras do ENGESA GM6 bocas , pois o meu é o MWM que tem o mesmo peso , 3 meses após , as 4 arrearam e ficaram como se eu não tivesse trocado nenhuma mola .

O RICARDO CAMPER me sugeriu de eu colocar o CORAÇÃO VALENTE na máquina de alinhamento que sai aquele papel com a leitura de com esta o alinhamento do carro , para poder interpretar melhor e poder dar um diagnóstico mais preciso , achei ótima a idéia , vou ver se faço ísto amanhã . Assim fica mais fácil de dizer se é problema do CÁSTER ou CONVERGENCIA ou CAMBER ou INCLINAÇÃO DO PINO MESTRE .

Posto aqui o resultado para ver se chegaremos a uma conclusão .

rodrigo camper
20/10/2007, 11:13
Grande!!! Kim,
Agora matou a pau, pençando melhor 6 kilos e muito peso,mas faça uma esperiência com seu Engesa teste com a balança novamente, e poste aqui se ainda está com 2 kilos.

Caro Guilherme,tire logo estes deslizantes, os rolamento são bem + indicados para nossos eixos e mantenha-os sempre bem lubrificados.

O Ricardo Farias e o dono do site Camper.com.br, correto, ele e gente boa,mas alinhamento computadorizado para Engesa vc não achará na sua cidade.
Troque por rolamento e siga as especificações do manual que estou postando abaixo.

guilhermeabreu
20/10/2007, 14:19
GRANDE RODRIGO

Realmente na minha cidade não tem este aparelho , mas consegui tirar as medidas da geometria num aparelho daqui , fiz ísto hoje , e as medidas não tem nenhuma que bate com a da especificação do carro .

Agradeço a colocação do manual do ENGESA , mas já tinha estas medidas , mas serve para outros que não tem ainda .

Vou providenciar a substituição dos mancais pelos rolamentos , e consegui com dificuldade aqui na minha cidade uma OFICINA ESPECIALIZADA EM ALINHAMENTO TÉCNICO , ísto é : uma oficina que mexe com alinhamento , pois nas lojas que fazem alinhamento , eles só fazem CONVERGENCIA , pois CAMBAGEM , CÁSTER e INCLINAÇÃO DO PINO MESTRE , eles não tem como fazer .

Acho eu que para mexer nestas medidas , só deve fazer em uma bancada e torcendo o eixo diferencial , pois realmente não tem onde fazer estas regulagens no ENGESA , correto ?

Semana que vem vou levar lá para eles mexerem e ver se coloca nas medidas recomendadas .

Posto aqui o resultado .

Obrigado mais uma vez pelas informações .

[]ÇÃO

Kim
20/10/2007, 17:21
Caro rodrigo camper!

Gostaria de agradece-lo pelo excelente material referente ao Manual do Proprietário do Engesa.

Com a ajuda do NeRo, colocamos o manual do mecânico do engesa na seção de down-loads do fórum.

Caso tenha do FI, ficarei mais agradecido ainda.

Sobre o peso dos rolamentos, concordo plenamente com você, outro dia, reapertei a folga, pois estava muito leve para virar, comforme mencionou, não tinha mais os 2kgs iniciais.

Guilhermeabreu!

Boa sorte na sua infina impreitada!!!!:shock:

Abraços.

Kim.

guilhermeabreu
20/10/2007, 19:56
VALEU PELA FORÇA KIM

Qdo tiver feito digo o resultado , mais parece que tem uma cabeça de burro enterrado no meu CORAÇÃO VALENTE , mas vamos lá sem pressa tentar resolver esta parada que já esta ficando indigesta , mas agora já tenho as medidas da geometria que estão todas fora da recomendada , vou começar digo recomeçar por aí .

[]s

CAVESO
20/10/2007, 20:43
Dr. Guilherme,

Não será pelo fato de estar usando pneus maiores e mais largos e rodas com offset negativo, que essas medidas não batem com as originais?

guilhermeabreu
21/10/2007, 16:11
CARO CAVESO

Realmente não sei , mas tem um novo ENGESEIRO aqui em CAMPOS-RJ. , ele comprou aquele que estava a venda em RIO BONITO-RJ. , um vermelho capota de lona , ele esta com pneus 33" , eu andei nele , e esta normal como outro carro qquer .

rodrigo camper
21/10/2007, 18:58
Putis,Guilherme por acaso vc e advogado?

Não complica!!! troca logo esses rolamentos!!! RS,RS,RS e depois adapta um radiador de oléo que o coração valente nunca mais esquenta.

E Kim infelismente só tenho o manual do F-2.Mas se alguem tiver da Camper vou ficar muito grato...

Kim
21/10/2007, 21:17
O Rodrigo!

Da Camper eu não tenho.:cry:

Mais obrigado pelo que me passou!:concordo:

Abraços.

Kim.

CAVESO
22/10/2007, 12:43
Pessoal,

Aproveitando o papo sobre posicionamento de eixo, como eu faço para regular as barras longitudinais (aquelas com rosca que ficam paralelas ao chassis) do fase II?

Aperto até o final de curso?

Há alguma forma de medir para saber se o eixo está alinhado?

guilhermeabreu
22/10/2007, 19:24
CARO AMIGO RODRIGO CAMPER

Estou começando a gostar de falar neste assunto , ESTOU CONSEGUINDO DEIXAR ATÉ VC IRADO com este assunto , agora IMAGINA EU , que sou o dono do problema .

Mas estou partindo para fazer estas coisinhas , esta faltando tempo mesmo para eu contactar com nosso amigo ROGER NUNES para combinar com ele para fazer o serviço .

Mas por vc lembrar do RADIADOR DE ÓLEO , vc me falou para contactar com o ATILA , eu contactei para saber de onde sai a mangueira e onde entra no motor , e ele me disse que não ficou muito satisfeito com o resultado não , e que ficaria melhor se eu trocasse o RADIADOR , colocar um da RANGER , que é de alumínio e tem uma área de troca maior , só que com as medidas dele não cabe no meu espaço , LOGO , voltei a estaca zero de novo .

franzlana
22/10/2007, 23:15
Colegas.
Se o rolamento de munhão estiver ruim a ponto de impedir o retorno automático do alinhamento do volante é facil ver: levente a roda do carro com um macaco e force o pneu com uma alavanca e veja se há folga nos rolamentos de munhão. Se eles estiveremm quebrados poderão estar causando modificação no ângulo de caster. O ângulo de caster é o principal responsável por atrapalhar o retorno ao alinhamento automático do volante e quando se modifica (aumenta) a altura da mola da suspensão dianteira diminui-se ou até anula-se o angulo de caster. Aí o veículo fica bobão na reta e não retorna o volante após a curva. Sofrí com isto por mais de um ano e depois tive uma ideia simples que resolveu o problema de caster do meu Engesa. Se alguém me disser como se posta fotos neste site eu posso postar fotos da solução. Todos os Engesas e Campers que ví, com suspensão elevada, apresentam a mola curvada (a linha de centro faz um arco) isto indica que o eixo rotacionou em sentido horário, a saida do cardan do diferencial subiu, ou seja, o caster diminuiu. A solução é simples de mostrar e fazer mas preciso saber como se posta uma foto aqui.
Abraços.

franzlana
22/10/2007, 23:18
Esquecí de um ponto:
Se forem trocar os rolamentos não esqueçam de comprar os "pratos de proteção" dos rolamentos (são três "arruelas com abas" de cada lado e são montados antes dos rolamento e tem a função de impedir a entrada de areia nos rolamentos.)

rodrigo camper
23/10/2007, 06:22
HéHéHé,boa Guilherme, oque eu queria mesmo e te ajudar pessoalmente a resolver estes acertos.Não sei porque o radiador de oléo não resolveria.Se eu fosse vc faria um teste.

Franslana, para anexar as fotos,vc click em gerenciar anexo e espera elas carregarem depois click enviar respostas.
É bem lembrado, e importante trocar estes tampões e tb as chapimas de calço da regulagem.

Pedro
23/10/2007, 20:53
Valeu Franz Lana,
é sobre isso que estou querendo saber...

guilhermeabreu
24/10/2007, 22:09
AMIGO FRANZLANA

Como já disse anteriormente , no meu caso , não tem nenhuma folga , pois foi revisado e trocado tudo que se possa imaginar , SÓ QUE EU COLOQUEI OS MANCAIS DE MUNHÃO que tb são novos e não tem nenhuma folga , o peso de virar o munhão esta em 1,5kg sem folga , E A SUSPENSÃO NÃO FOI ELEVADA .

Aí FRANZLANA , é que eu fico pu!@#$%¨&*(*to para descobrir a NHACA .

Peço desculpas ao RODRIGO CAMPER , pq senão ele vai me dar outro esporro de pq eu não troquei ainda estes MANCAIS DE MUNHÃO , calma RODRIGÃO , como já disse vou providenciar tempo .
RODRIGO , qto ao radiador , é o seguinte , não quero mais FAZER UMA COISA PARA EXPERIMENTAR PARA VER SE VAI DAR CERTO , já levei pau varias vezes e não aguento mais gastar e não ver resultado . Ex : troquei a colmeia do radiador por uma nova com 5 canaletas , o cara do radiador falou que iria congelar a água , e caí na esparrela $$$$$$$$$$$$$$$$$$$ R$650,00 perdidas , e assim vai . Estou querendo ir só na boa .

Mas valeu pela dica do ÁTILA e sua torcida para eu resolvar a parada .

CAVESO
24/10/2007, 23:01
Pessoal,

Aproveitando o papo sobre posicionamento de eixo, como eu faço para regular as barras longitudinais (aquelas com rosca que ficam paralelas ao chassis) do fase II?

Aperto até o final de curso?

Há alguma forma de medir para saber se o eixo está alinhado?

E então galera?

Eduardo Velo
26/10/2007, 20:41
Geralmente tem com um calço só e a posição é dada pela cupilha . tem que apertar até a porca castelo ficar na guia da cupilha e ser a mesma medida nos 2 lados ... estando tudo original é isso ...

abs ...

CAVESO
27/10/2007, 01:15
Geralmente tem com um calço só e a posição é dada pela cupilha . tem que apertar até a porca castelo ficar na guia da cupilha e ser a mesma medida nos 2 lados ... estando tudo original é isso ...

abs ...

Quem é vivo sempre aparece!

Fala Edu Velo, tudo bem cara?

Minha dúvida maior é a seguinte: essas barras eram fabricadas sem muita precisão. Daí, conferindo as guias de cupilha dos dois lados é possível que o eixo ainda fique torto, não é?

Como posso medir para saber se o eixo está alinhado?

Eduardo Velo
27/10/2007, 22:54
Fala camarada ...
Um jeito bem simples é verificar se as madidas estão iguais nas 2 barras , pode usar como referência o prato de mola ou a tangência do eixo , a medida correta não sei , mas vai ter q casar a guia da cupilha na porca castelo dos 2 braços , o batente de borracha ou de PU cede no aperto por isso é bom apertar nos 2 lados e depois medir , se um lado ficar com folga , mesmo estando com medidas iguais , aí coloca uma arruela como calço ...

abs e bom trampo ...

CAVESO
28/10/2007, 02:51
Valeu Edu, some não cara!

guilhermeabreu
02/11/2007, 18:02
FRANZLANA E RODRIGO CAMPER

Como já disse anteriormente , TENHO UM PROBLEMA COM O TEMPO , que émuito curto para mim , pois dou 2 plantóes de 24 hs por semana e nos outros dias trabalho em outros municípios próximos daqui , aí só sobra SÁBADO para fazer as coisas , e neste dia , é meia bomba .

Mas com relação a direção que não volta , já postei aqui que as medidas da GEOMETRIA , estavam todas fora de padrão .
Aí nesta semana consegui colocar a CONVERGENCIA na medida padrão , E POR INCRÍVEL QUE POSSA PARECER , a direção esta 80% voltando sozinha qdo dobro a esquina .

A CAMBAGEM tb esta fora do padrão , e nesta semana vou levar num cara aqui que só mexe nisto , e vai colocar a CAMBAGEM na medida padrão , ENVERGANDO as CANELAS DO DIFERENCIAL , pois não tem ajuste a ser feito . Ou seja , não tem como ajustar sem este procedimento .

O mesmo cara me falou que colocaria o CÁSTER na medida , aí perguntei a ele como ele faria , e ELE me disse que ENVERGARIA a BARRA LONGITUDINAL , aí eu falei com ele que NUNCA ELE FARIA ÍSTO NO MEU ENGESA .

A única forma no meu entender de modificar o CÁSTER , seria abaixar o suporte da barra longitudinal que fica no chassi . Eu falei ísto com ele , e ele me respondeu que se fizer ísto mudaria toda a GEOMETRIA DO ENGESA e ele ficaria doido

FRANZLANA , como vc conseguiu mexer no CÁSTER ?

RODRIGO CAMPER , não troquei ainda os tais mancais de munhão , OBSERVEI que qdo troquei os rolamentos pelos mancais , o MECA MERDA . DEIXOU UMA PARTE INFERIOR DO MUNHÃO SEM A GRAxEIRA , e por ísto estava seca , coloquei a graxeira e engraxei .
Com ísto e a colocação da CONVERGENCIA DENTRO DA MEDIDA PADRÃO , deu o resultado de melhorar 80% na volta do volante qdo dobro a esquina .

Vou ver se qdo acertar a CAMBAGEM , se MELHORAR MAIS UNS 10% , vou deixar estes MANCAIS DE MUNHÃO LÁ NO LUGAR .

rodrigo camper
03/11/2007, 07:14
FRANZLANA E RODRIGO CAMPER

RODRIGO CAMPER , não troquei ainda os tais mancais de munhão .

E uma peninha mesmo, porque isso resolveria o problema.

Quanto ao caster, a maneira mais correta de altera-lo e esmirilhando as soldas na junção do tubo com o munhão e girando o mesmo no sentido anti-horário.

Kim
03/11/2007, 09:19
Caros amigos!

Li a informação que o Dr. Guilherme escreveu sobre o alinhamento.

A tempos atraz, ví aqui no fórum, uma matéria sobre o que falou das barras longitudinais, o tal caso de enverga-las.

Não me lembro o endereço, antes de postar, procurei nos antigos, nesta seção.

Vou tentar passar os procedimentos:

1º. Éra confeccionado uma nova barra, mais com ângulos diferentes na ponta (parte do chassi) e na "meia lua" (parte do eixo), onde mesmo o jipe mais alto (bem mais) o caster fica correto;

2º. Faz-se um corte com uma serra, próxim à ponta que fica no chassi, começando pela parte superior, indo até a metade da largura.
Outro corte na parte inferior, passando do meio, a quantia aproximada de 2/3, então "dobra" a ponta para baixo, e a "meia lua" para cima, completando os espaços com chapas de ferro, na medida e expessuras necessárias, unindo-as com solda.

O resultado, será qua a barra ficará mais inclinada com o cáster no lugar.

Isso não é idéia minha, está em algum lugar aqui do fórum!!!!!

Abraços.

Kim.

guilhermeabreu
03/11/2007, 20:30
KIM

Estes troços que vc falou , digo , transcreveu , só de pensar , já me da ARREPIOS , é a verdadeira merda que poderíamos fazer com nosso BRUTO E CHARMOSO ENGESA , com certeza ele não merece ísto .

RODRIGO CAMPER

Calma meu amigo , FICA BRABO COMIGO NÃO , vou acabar chegando a trocar estes BENDITOS /MALDITOS MANCAIS DE MUNHÃO .

CALMA MUITA CALMA .

Estou brincando com vc , vc tem razão , é que não tenho muito tempo para parar para fazer estas coisas , eu uso ele direto e no meu trabalho viajo todos os dias em asfaltos ruins e estradas de terra , aí fico com preguiça de usar minha BONEQUINHA ( HILUX SW4 93 ) meu xodó . E ele encara tudo ísto dando rizada . São 700km/semana que rodo normalmente , fora qdo vou pescar e/ou ir a praia .

E esta forma que vc falou de mexer com o CÁSTER , é realmente uma boa , só que fica difícil de saber com precisão o qto deveríamos fazer de rotação do munhão , aí torce um lado um pouco mais do que o outro , aí já era , teria que fazer em uma bancada e com muita precisão , aí só em SAMPA , aqui onde moro não existe essa chance , mas valeu a ideia da solução .

MuriloPF
29/12/2007, 18:51
Boa tarde pessoal, estou lendo no fórum vários comentários sobre trocar os rolamentos do munhão. Tenho uma Bonanza 4x4 com "kit Engesa" na frente e preciso trocar estes rolamentos. Alguém tem algum manual do mecânico Engesa? Eu tentei fazer a regulagem como o Leopoldo descreve, mas aquilo vale para Jeep. Quanto mais eu aperto o "toquinho" de baixo (por que no Engesa não existe o de cima) o munhão se deforma e estou longe de conseguir os 2kg sugeridos. Apertei o parafuso dos rolamentos superiores até onde deu, mas nem 800g eu consegui! Valeu.

paulobarbosa
21/10/2008, 23:34
Reativando o tópico.
Qual a conclusão que chegaram ?
O rolamento é realmente melhor que o mancal ?
O mancal endurece mesmo a direção.
Estou precisando trocar o meu rolamento, e estão durando muito pouco.

PB

Eduardo Velo
21/10/2008, 23:44
Troquei rolamento por mancal faz uns 4 anos , abri pra verificar ha uns 4 meses e estava td ok ... é só colocar graxa de vez em qdo ...

abs ...

paulobarbosa
22/10/2008, 00:07
Valeu Eduardo.
Acho que vou experimentar também.
Só um detalhe, vc comprou onde ?
Paulo

guilhermeabreu
22/10/2008, 14:57
PAULOBARBOSA

Tb troquei os rolamentos por mancais e achei que eram eles que estavam fazendo o volanmte não voltar , ME ENGANEI , o que estava fazendo o volante não voltar era o alinhamento que eu fazia por 3 x e o cara botava a convergencia em zero apesar de eu mandar ele colocar em 4 mm como é o recomendado , da última vez acompanhei de perto e vi que estava em zero e perguntei pq que ele não colocou em 4 mm , ELE RESPONDEU que se colocasse em 4 mm ficaria ruim , É UMA BESTA ESTE ANALFABETO DE ALINHADOR , MANDEI COLOCAR OS 4 MM recomendados pelo fabricante e o volante voltou normalmente como qquer carro , viu meu netinho RODRIGO CAMPER , vc achava que era por causa do mancal , me desculpe de não ter falado com vc que foi resolvido o problema da direção só com o alinhamento .

LOGO : os mancais de munhão que coloquei ha 2 anos esta perfeito sem desgaste algum , VALE A PENA COLOCAR concordando com o amigo EDU VELO , comprei na ROTA 4X4 , mas é a ENFER que fabrica e tem outras lojas de 4x4 que vendem tb .

ABRAÇÃO

Eduardo Velo
22/10/2008, 18:31
Valeu Eduardo. Acho que vou experimentar também.
Só um detalhe, vc comprou onde ? Paulo

Paulo , como o DOCTOR disse , qqer loja de 4x4 vende , comprei no Garra4x4 ...

Uma observação - vc citou que os rolamentos duraram pouco ... isso pode acontecer qdo o ajuste dos Munhões não está bem feito , ajuste de Munhão é um troço bem chato de fazer ... qdo vc deixa bem ajustado , em torno de 3 kg ( balança de peixeiro ) ao rodar com a vtr , o peso e o assento da graxa podem folgar os mancais aí tem que erguer tirar os terminais de novo , verificar e ajustar novamente ... fazer isso até conseguir em torno de 3kg nos 2 mancais ... o meu foi mexido recentemente pra verificação e tive que fazer isso por 4 vzs até conseguir ajustar ... é muito chato , mas evita a passarinhada e desgaste prematuro de terminais , mancais ( rolam.) , rolam. de roda ...

abs ...

CARLOS SIQUEIRA
23/10/2008, 21:25
Caro, Paulo. Recentemente troquei os rolamentos por mancais de latão/bronze, da DONATTI, seguindo as recomendações do Edu. Deu trabalho, pois os calços fornecidos no kit, tinham somente três medidas, complicando o ajuste fino, mas valeu o trampo, o "mal de Parkinson" sumiu. Lembrando que o meu eixo dianteiro é Willis (DANA 44).

[]'s Carlos Siqueira

WELLCJ5
19/11/2008, 13:29
Fala Pedro !!!!

Sou o Wellington da F-100 4x4 !!!
Blz ??? Como vão as coisas ??? aqui tudo bem.
Preciso de uma ajuda, voce reformou seu Engesa não faz muito tempo né ???
Estou precisando de um funileiro que realmente faça o serviço e que entregue na data combinada.
Voce conhece alguem ??? sei que é dificil ............. rsrsrsrsr
Não estou preocupado com preço, desde que seja dentro da realidade é claro !!!!!
Preciso terminar a F-100, na próxima semana chega a caçamba e gostaria de levar direto pra oficina.

Se puder me ajudar, agradeço.

PS. e o "Urso" ??? já cabou a rural ???

Abs.

Wellington

Pedro
29/11/2008, 23:50
Resondido MP

franzlana
20/02/2009, 17:36
Senhores.
Eu achei outro dia os angulos do alinhamento do engesa e não estou achando hoje.
Alguem pode me passa-los: Caster, convergência e camber?

guilhermeabreu
20/02/2009, 18:24
FRANZLANA

CONVERGENCIA : 4mm
CAMBER : 1 GRAU E 30" +- 30"
CASTER : 5 GRAUS
INCLINAÇÃO DO PINO MESTRE : 7 GRAUS +- 30"
ANGULO DE EXTERÇAMENTO MÁXIMO DIR E ESQUERDO : 24 GRAUS

Sendo que só da para fazer a convergencia em nossos ENGESAS , se quizer fazer as outras regulagens tem que ser em oficina especializada .

Kim
20/02/2009, 18:33
Caro franzlana!

Mensagens #13 e #14 do tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=15920&page=2

Escaneado aqui em casa!:concordo:

Abraços.

Kim.