Ver Versão Completa : qual o pneu ideal para andar na areia???
vid@_m@ns@
17/10/2007, 21:12
tenho um vitara canvas 95, e vou rodar cidade e praia qual o pneu ideal, levando em conta consumo e desempenho na areia???
Andre Sousa
18/10/2007, 12:36
Pra areia e cidade o ideal é o pneu original. O que pode ajudar é o aumento de tamanho, principalmente da banda de rodagem. No seu caso um pneu 225/75/15 de uso on-road (como os Scorpion ST da Pirelli) seria ideal e não necessitaria alterar nada no carro. Pneus AT e MUD só prejudicam o desempenho na areia.
Pneu MUD não é bom para areia, mas, já acho que os AT são bons sim.....
O segredo na areia é pressão baixa.
abs
vid@_m@ns@
18/10/2007, 18:36
Pra areia e cidade o ideal é o pneu original. O que pode ajudar é o aumento de tamanho, principalmente da banda de rodagem. No seu caso um pneu 225/75/15 de uso on-road (como os Scorpion ST da Pirelli) seria ideal e não necessitaria alterar nada no carro. Pneus AT e MUD só prejudicam o desempenho na areia.
Andre, disseram que o pneu original é o 190/80/15, é o que eu tenho no estepe, só que ninguem sabe nem viu esse pneu. o que voce acha de colocar um pneu mais alto, podendo ser secado para aumentar a banda de rodagem???
Andre Sousa
18/10/2007, 18:56
Andre, disseram que o pneu original é o 190/80/15, é o que eu tenho no estepe, só que ninguem sabe nem viu esse pneu. o que voce acha de colocar um pneu mais alto, podendo ser secado para aumentar a banda de rodagem???
É justamente isso que sugiro que v. faça. A medida que considero ideal é 225/75/15.
vid@_m@ns@
18/10/2007, 19:58
É justamente isso que sugiro que v. faça. A medida que considero ideal é 225/75/15.
valeu pela dica!!!
ricardo sabóia
19/10/2007, 21:25
Amigo na areia você vai precisar é de força pra andar,e um pneu maior vai fazer justamente o contrário ! Use 205/75 ou no máximo 215/75 com umas 13-14 libras que você dificilmente vai atolar.Eu atualmente uso 205/75 no jimny e antes usava 215/75,e posso te garantir que ele anda melhor com os 205.
Abs, Ricardo.
vid@_m@ns@
20/10/2007, 00:41
ricardo, o pneu que vc usa é at ou mud???
vid@_m@ns@
20/10/2007, 10:18
Amigo na areia você vai precisar é de força pra andar,e um pneu maior vai fazer justamente o contrário ! Use 205/75 ou no máximo 215/75 com umas 13-14 libras que você dificilmente vai atolar.Eu atualmente uso 205/75 no jimny e antes usava 215/75,e posso te garantir que ele anda melhor com os 205.
Abs, Ricardo.
ricardo, qual o tipo de pneu, bom ppara rodar na areia o mud ou at? tema a ver com o desenho das bandad de rodagem???:pensativo:
ricardo, qual o tipo de pneu, bom ppara rodar na areia o mud ou at? tema a ver com o desenho das bandad de rodagem???:pensativo:
Cara, na areia roda com AT ou street mesmo. Dependendo do mud que vc for usar (se for muito agressivo) vai só cavocar areia. E nem sei se precisa baixar calibragem. Rodei bastante em areia com meus pneus AT na calibragem que uso em asfalto (entre 26 e 30 psi) e nem precisei ligar o 4x4 quase. Só na hora de subir dunas, pra não arriscar, liguei o 4x4 e a reduzida!
[]´s
vid@_m@ns@
20/10/2007, 19:24
Cara, na areia roda com AT ou street mesmo. Dependendo do mud que vc for usar (se for muito agressivo) vai só cavocar areia. E nem sei se precisa baixar calibragem. Rodei bastante em areia com meus pneus AT na calibragem que uso em asfalto (entre 26 e 30 psi) e nem precisei ligar o 4x4 quase. Só na hora de subir dunas, pra não arriscar, liguei o 4x4 e a reduzida!
[]´s
olha se eu entendi. o at é um pneu para uso em cidade, combanda de rodagem que se assemelha a carros de passeio e mais leve e o mud, é um pneu de uso misto e pesado, é?
:pensativo:
themoteo
21/10/2007, 10:04
olha se eu entendi. o at é um pneu para uso em cidade, combanda de rodagem que se assemelha a carros de passeio e mais leve e o mud, é um pneu de uso misto e pesado, é?
Pelo que andei lendo o pneu AT(all terrain) é um pneu mixto onde o percentual estrada e fora da estrada depende da configuração. Tem AT 20/80, 50/50, 80/20 e já ouví falar de outras configurações como 30/70.
MUD é lama em inglês . Logo, espera-se que seu uso seja para este tipo de terreno.
Aqui em Fortaleza 90% dos Trollers usam pneu MUD, mas com certeza é muito mais pela estética do que pelo uso, afinal lama por aqui não é o forte.
themoteo
21/10/2007, 10:06
Aqui concordo com o André. Se for só estrada e areia de praia o pneu original resolve 100%.
themoteo
21/10/2007, 10:20
Abs, Ricardo.
Ricardo,
acho que na areia o problema não é muito força. Eu tenho um Troller e na turma que ando tem muito vitara. Se o problema fosse só força seria de se esperar que uma 1a. reduzida no Troller resolvesse tudo. Mas por experiência própria sei que a 1a. reduzida no Troller é algo que deve-se esquecer na areia, é tanta força que se você acelerar vai parar no Japão:mrgreen: isso independente do tipo de Pneu.
Na areia é pressão baixa e experiência.
Eu ainda sou um iniciante, mas já tenho algumas horas de areia e nesse sábado chegando próximo do local onde "brincamos" nas dunas "copiei" um amigo que estava na primeira duna em uma Ranger com um amigo que estava em um Troller. O Troller teve problema com a roda livre e não conseguia colocar 4x4. A ranger tentou puxar, mas como a saída é uma subida não conseguiu. Quando cheguemos tentamos primeiro dar algumas dicas para o piloto do Troller, que era a primeira vez que encarava as dunas dos cataventos.Ele estava com 14psi e pedimos para baixar para 10psi. Não resolveu. Eu tentei puxar com o meu Troller mas também não tive sucesso. Solução. Pedi para eu tentar subir o Troller dele. Não é que consegui:dance:.
themoteo
21/10/2007, 10:35
[]´s
Pessoal,
acho que existe um confusão na necessidade do uso do 4x4 e redução.
O motor tem uma potência, limitada pela sua configuração. Essa potência pode ser convertida em Torque(força) ou velocidade.
a caixa de marchas e redução é responsável por essa relação.
Uma quinta marcha sem reduzida é a marcha que seu carro vai conseguir que toda a potência(a menos das perdas) seja convertida em velocidade.
A primeira marcha com reduzida seria a marcha em que toda a potência(a menos das perdas) seria convertida em "força".
Não quer dizer que se você usa a primeira reduzida você está forçando mais o motor do que em quinta marcha sem redução.
O que vai forçar o motor é o número de rotações do mesmo por minuto(RPM). Ou seja, qualquer que seja a marcha, você só estará forçando o motor se andar com uma rotação muito alta.
No link abaixo tem um artigo interessante sobre o assunto.
http://hsw.uol.com.br/forca-potencia-torque-energia.htm
themoteo
21/10/2007, 10:46
Com relação à calibragem de pneus,embora ainda não seja um consenso. O que tenho lido a respeito fala da necessidade de aumentar a área de contato do pneu com o solo visando com que ele afunde menos e com isso se força menos o motor, uma vez que será necessário uma rotação menor do motor para uma mesma velocidade.
Dando um exemplo numérico só para tentar me explicar melhor(são números fictícios apenas para dar uma idéia)
Calibragem RPM Velocidade
28psi 3500 60km/h
14psi 2500 60Km/h
O João Teixeira escreveu um artigo e está sempre atualizando. É só acessar
http://www.lookit.com.br/pneus
themoteo
21/10/2007, 10:50
Abs, Ricardo.
Realmente,
aumentando-se o tamanho do pneu perde-se torque(força) no final. Mas convém lembrar que com o aumento do pneu ganha-se vão livre do solo diminuindo a possibilidade de encostar o difeencial ou o cárter no solo, que é uma das maiores razões para atolagem.
Amigo vida mansa,
se mete na areia e vê o que dá! Aqui no fórum, essa discussão não vai acabar nunca e vc vai acabar ficando com dúvida com tanta explicação diferente na cabeça. Na minha opinião, na prática se aprende muito mais do que na teoria!
Te atira rapaz!!! hehehe!!
[]´s
Pedro Varela
22/10/2007, 17:40
vida mansa,
moro em natal, e todo final de semana faço passeio pelas dunas, comprei pneu 205/70/15 AT (os mesmos do doblo/idea advenure) eles são 30/70, relação off/on roud, e me arrependi, pois fico baixo (altura em relação ao solo), mais na areia nunca senti dificuldade e sempre passei por todos os obstaculos, te indico o 215/75/15. Concerteza fica melhos (será o proximo que irei colocar).
Lembrar que vai aumentar o consumo, ok.
ricardo sabóia
22/10/2007, 20:06
Themoteo eu me expressei errado,você tem razão! Não é bem força, mas sim torque,(resposta pronta do motor) que precisamos na areia.Há dez anos tenho suzukis (ja tive dois samurais e há quase cinco anos tenho um jimny) e já andei muito na areia,e usei dos originais 205/70 ao 225/75 nos meus jipes,e o que na minha opinião o que se encaixa melhor em jipes leves e não muito potentes como samurai,vitarinha e jimny, é o 205/75 R15.Realmente pneu MUD não é bom de areia, usei uma vez o MUD COOPER STT 215/75 no segundo samurai que tive, e não gostei muito dele na areia.Ainda acho que no vitarinha, o 205/75 ou o no máx.o 215/75,vai ser o ideal.Quanto a calibragem,no mínimo 13lbs;já vi nêgo colocar 10lbs, fazer uma curva na duna e o pneu sair literalmente do aro ou com nós falamos por aqui "desembeiçou" e quase o vitarinha virou !
Abs, Ricardo.
vid@_m@ns@
22/10/2007, 20:38
Amigo vida mansa,
se mete na areia e vê o que dá! Aqui no fórum, essa discussão não vai acabar nunca e vc vai acabar ficando com dúvida com tanta explicação diferente na cabeça. Na minha opinião, na prática se aprende muito mais do que na teoria!
Te atira rapaz!!! hehehe!!
[]´s
é isso que eu quero, valeu pela força!
...mas...comprei o meu primeiro vitara(estou tendo sonhos à noite, todo dia,...:lol: dirigindo, pescando..., como ja disse anteriomente, ele tá na oficina fazendo uma geral, de pintura lanternagem e eletricidade,como tambem com quatro pneus carecas!!!!!
PRECISO DE AJUDA!!!!!
Joao Baeta
22/10/2007, 20:41
:arrow:O jimny era show na areia.... Com pneus 215/75 15r da Michelin LTX AT
Brincava mole... mole!
Mas colocava uns 12 psi!
E o GV com pneus 235/60 16r... Vai vem.... Mas o carro é pesado!
E neste sábado irei com o Samurai com 31"!!!!
Abs
vid@_m@ns@
22/10/2007, 21:07
eu vi lá na loja uns pneus 235/75/15 at da cherokee, o vendedor disse que eram bem macios e leves, mas achei as laterais meio finas, que vcs acham??????
Joao Baeta
22/10/2007, 21:09
eu vi lá na loja uns pneus 235/75/15 at da cherokee, o vendedor disse que eram bem macios e leves, mas achei as laterais meio finas, que vcs acham??????
:arrow:Mas qual é a marca do pneu?
Mas nem é tão fina como o 205/70!
:lol:
vid@_m@ns@
23/10/2007, 09:58
:arrow:Mas qual é a marca do pneu?
Mas nem é tão fina como o 205/70!
:lol:
vou procurar me certificar , mas acho que é goodyear
vou procurar me certificar , mas acho que é goodyear
Verifica a largura da tala da roda. A roda com a tala larga deixa a impressao de o pneu ter perfil baixo.
Andre Sousa
23/10/2007, 13:19
Amigo. Seu carro está original? Sem calços ou qualquer alteação? Se a resposta for positiva, a medida limite de pneus para seu caso é 225/75/15. Se colocar 235/75/15 vai raspar no para-lamas e nas longarinas do chassis. Para que pneus 235 caibam com conforto serão necessários calços de 2" para sua suspensão. Se seu objetivo é apenas o uso urbano e areia, não aconselho essa alteração. Seu carro ficaria ótimo com pneus comuns para estrada (ST) nas medidas 225/75/15.
Amigo. Seu carro está original? Sem calços ou qualquer alteação? Se a resposta for positiva, a medida limite de pneus para seu caso é 225/75/15. Se colocar 235/75/15 vai raspar no para-lamas e nas longarinas do chassis. Para que pneus 235 caibam com conforto serão necessários calços de 2" para sua suspensão. Se seu objetivo é apenas o uso urbano e areia, não aconselho essa alteração. Seu carro ficaria ótimo com pneus comuns para estrada (ST) nas medidas 225/75/15.
1" na suspensão já é suficiente para pneus 235/75 R15. Só tem que fazer o ajuste do batente da direção para não raspar no chassi, porque raspa um pouquinho.
[]´s
Murillus
28/12/2007, 20:27
Na areia...
Baixar a pressao ate 9lbs...
Claro que se vc usar um pneu mais largo vai ajudar bastante...
MUD ou AT... pouca diferença vai fazer num carro de baixo torque... Mas prefiriria os AT... pois o MUD força muito a viatura... a nao ser que vc tenha um diesel tipo Troller ou uma Land...
Os meus originais dao conta do recado, mas vou mudar pra um 235/70/16 AT... pois ganhando altura tb facilita andar em dunas...
e nao duvida (se a areia ta muito fofa) engara uma reduzida...
na areia a pressa é inimiga...
Elisiario
25/05/2013, 18:49
Alguém sabe informar se posso rodar tranquilo na areia com o pneu 235/75 aro 15 da KUMHO TYRES??? Tenho uma S 10 4x4 diesel e estou adquirindo esses pneus. Alguem conhece esses pneus???
Murillus
27/05/2013, 14:15
Sao pneumaticos muito bons... porem prefiro os BF AT e os Firestones DESTINATION AT ou MT (mas nunca achei o MT pra vender estes pneumaticos em fortaleza)... ou ainda os Continental GRABBER AT ou MT... acho que duram bem mais...