PDA

Ver Versão Completa : calço de carroceria mola/borracha

Mauro Darezzo
21/05/2004, 22:13
Conheci este "calço de carroceria" hoje e achei que seria bom posta-lo aqui. Se tivesse conhecido antes teria colocado este ao invés do coxim de Opala. Mas agora já foi.
Vejam, analisem e digam o que acharam. Quem tiver interesse pode entrar em contato com a loja que vende www.paulufusos.com.br
Será que ele suporta todo este peso que diz? Ou tem algo escondido na informação. Os engenheiros de plantão que informem "nóis que num tem curtura engenhistica". :lol:

Elmer_Jeep
21/05/2004, 23:37
cara, parece com molas das válvulas de cabeçote de motor...
Parece bom, queria saber o diâmetro desse modelo mais simples pra comparar com os coxim de motor opala/chevette.
Achei boa a fixação por ser com parafuso, eliminando o problema dos prisioneiros dos coxim q são curtos.
Bom, se só um suporta 50 kg, com certeza deve aguentar o tranco de uma lataria, além de dar uma boa altura entre a lata e o chassi 7cm:wink: pois o coxim do motor opala/chevette tem 5 cm.
Só falta saber o preço se compen$a, e a opinião dos veteranos em adaptações. :D

[]'s 8)

Elmer_Jeep
21/05/2004, 23:47
vagando aki por um site de busca encontrei o fabricante dessa peça, não tem muitas informações tb mas tem o telefone e endereço.

http://www.vibra-stop.com.br/nossos_produtos/mola.html

[]'s de olho no lance...
8)

Mauro B.
22/05/2004, 01:20
Eu já ví ao vivo esses vibra-stop só que da linha coxim comum, e achei o de 50mm de altura ideal como calço de carroceria. Talvez esse com molas seja bom, mas acredito que como são muitos pode acabar saindo caro demais....mas primeiro resta saber quanto sai cada um ! Alguém tem uma cotação??? :D

[]'s

Thiago Rodeghel
22/05/2004, 09:06
Fala Galera :D

Funcionar até vai, mas precisamos saber primeiro preço é claro :) , e se ele resiste a torção :roll: ...

Aguentar o peso, pelas descrições até vai, sendo q seriam colocados mais ou menos de 12 a 15 desses distribuidos pela carroceria 8) Mas e as LT$$$ :shock: ???

[s]

Mauro Darezzo
22/05/2004, 10:18
Perguntei os preços das peças e terei resposta na 2º feira. Segundo o pessoal da loja só tem os três tamanhos das fotos e a altura varia de acordo com o peso colocado.
Quanto ao preço mesmo se saia um pouco mais caro deve valer a pena, se economiza no futuro por não ter que trocar os coxins ressecados ou quebrados. Vamos esperar a resposta. :lol:

Sergio Rocha
22/05/2004, 21:24
IHMO não vai funcionar, principalmente pq foram feitos para motores e maquinas paradas.Num Jeep numa curva com a inclinação da carroceria, os que estão do lado de dentro da curva vão sofrer uma força pra cima e não foram projetados para isso.Tá arriscado a arrancar tudo, molas parafuso...
Já tive experiencia com vibra stop em maquinas.São para cortar vibrações e pra isso são bons.Acredito que como calços de carrocerias seriam inadequados.
Costumava ser caro.Hoje não sei. 8)

leopoldo
22/05/2004, 21:41
Isso mesmo Sergio.

Funcionaria SE o CJ rodasse apenas em estradas planas e bem asfatadas, o que não é a aplicação para o CJ.

Nossos colegas tem de entender que além do simples peso os calços absorvem a tendência da carroceria em "sair do chassis" quando se passa em valetas, etc...

É por isso que em cada suporte de carroceria vai um coxim em cima E um em baixo. Esse é o certo, mas tem muito CJ rodando por aí só com o calço entre a carroceria e o suporte, o que NÃO está correto.

Quanto a altura exagerada de alguns calços também por aí, e quando digo exagero, falo de calços acima de 2 polegadas, tá certo de dão altura à carroceria mas também sofrem do problema de instabilidade de vigas altas.

Para quem não tem idéia do que estou falando, imaginem uma garrafa de coca-cola. O que é mais fácil tombar? de pé ou deitada? O problema com calços muito altos é o mesmo, só que em vez de tombar, faz com que a carroceria fique oscilando no entorno do parafuso, "comendo" o furo de fixação no suporte e na carroceria. Não vou me preocupar com a flambagem se o calço ainda for menor que umas 4 polegadas.

Foi por isso que eu fiz no meu CJ um chassis intermediário. Ganhei 3-1/2 polegadas mas com uma rigidez adicional.

Sergio Rocha
22/05/2004, 21:58
É por isso que em cada suporte de carroceria vai um coxim em cima E um em baixo. Esse é o certo, mas tem muito CJ rodando por aí só com o calço entre a carroceria e o suporte, o que NÃO está correto.
.

to sempre aprendendo :D
Logico enquanto um lado aguenta a transferencia de peso pela inclinação o outro segura essa transferencia.Se for fixo ( sem o calço por baixo do suporte) força muito mais. Vou providenciar assim q puder. :wink:

Fabiano-SL
23/05/2004, 11:52
Grande Leopoldo!

Gostei de sua dica, quanto aos calços...

Qual o calço que vc recomenda e/ou utiliza? tem fotos?

[]'s

fugger
23/05/2004, 13:22
...
...

Caramba, nunca vi assim.

Só em cima.

Alguém tem fotos?

[]´s interessados

Sergio Rocha
23/05/2004, 14:04
Descobri.Espero que o Leopoldo não fique brabo, editei a foto dele.

Na pagina 4 do album pessoal do Leopoldo aparece o calço.
Babem nas fotos da suspensão.

Thiago Rodeghel
23/05/2004, 18:54
...
...

Caramba, nunca vi assim.

Só em cima.

Alguém tem fotos?

[]´s interessados

Foi o q disse antes, se resistiria a torção :roll: o Leopoldo só confirmou...

É o famoso sanduíche :D

Vou ter q mudar o meu, pq o antigo dono fez só o calço entre a carroceria eo chassis. O certo é calço-carroceria-calço-Chassis-calço :wink: Alguém aí faz um desenho :roll: , já rolou um tópico sobre esse esquema só pesquisar bem mesmo :D

[s]

CJ 60
23/05/2004, 20:27
Mauro e Alllzão

Esse vibra stop é anunciante do Guai Ney.. tenho esse guia aki.. a frima q trampo recebe ele.. vira e mexe pego um pra mim.. lá tem de tudo.. desde mangueira hidraulica a amortecedor, tudo tudo msmo.. pra turma da adaptação é um prato cheio.. Recomendo a quem se interessa conseguiur uma revista destas mta coisa boa tem lá dentro.. e o bom é q normalmente os anuncios saum direto dos fabricantes..... no anuncio dele (vibra stop) do guia tem uns calços tbem acredito q sejem tipo os de radiador do mercedes.. em q o parafuso naum é "passante"... acho q tbm deve servir como um bom calço... amanha se eu lembrar vo scanear o anuncio da revista e posto aki..

Marcos ET
24/05/2004, 10:24

Legal saber disso, ainda nao tinha prestado atenção neste "detalhe"... Leopoldo, vc colocou borrachas entre o sub-chassis e o chassis do jeep? ou é de PU mesmo? se vc colocou de borracha, que tipo de borracha vc usou?

Tem um companheiro nosso aki do TO que descobriu um material interessante pra colocar de calço... ele colocou coxins (de borracha) usados em calço de motores de máquinas de lavar roupa! (nao sei a marca, nem modelo) rsrs parece ridículo, mas estes coxins sao muito resistentes e por serem baixos (acho que mal chegam a 1") e com um bom diâmetro, são muito estáveis... além de "passantes", já são usados no jeep a mais de três anos e nem sequer uma rachadura! (olha que aki no TO o terreno é pedregoso, com lama, poeira e água que nao acaba mais!)

Falowz! (ainda melecado, mas fedendo menos....)

Daniel CJ 5 SPOA
24/05/2004, 12:52
Moçada, é a primeira vez que participo do forum, ja aprendi bastante por aqui...
Posso estar falando uma grande bobagem mas na minha opinião os coxins (parafusos não passantes), não tem necessidade do calço na parte inferior, isto porque eles foram feitos para trabalhar tanto na tração como na compressão...
A não ser que você esteja usando um parafuso passante com calços... neste caso, para que este ponto não ficar travado pelo parafuso, é necessário colocar a borracha na parte inferior, pois quando houver tração no parafuso, a borracha inferior será comprimida absorvendo os choques, não transmitindo vibração para o chassis, etc...

Será que deu pra entender o que eu quis dizer ? :?: :?:

Mauro B.
24/05/2004, 13:09
em q o parafuso naum é "passante"...

É isso aí. Esses vibra-stop linha coxim são com parafusos NÂO-passantes, como no calço do motor do Opala que todo mundo usa! :D

Tá bom que o "correto" é usar um sanduíche, e que é "errado" usar apenas entre o chassis e carroceria. Mas porém mais de 99% dos jipes usam do modo "errado" .... sinal de que o "errado" não é tããããooo errado assim....por sinal, com excessão do meu jipe, não me lembro te ter visto outro ao vivo com as calços no modo "correto" :D Apesar de eu ter escrito isso, tbm afirmo que o modo "correto" é melhor, e quem fizer pode ter certeza que está fazendo "correto" !!! :D

Bom, minha dica: colocar o calço maior e mais porrada entre carroceria-chassis e coloque dos outros dois lados arroela de borracha grossa. Acho que é o suficiente. :wink:

[]'s

Mauro Darezzo
24/05/2004, 16:21
E como como dizem os alemães:

:lol: PUTSZAMERDAIN!!!!!!!!!!! :lol:

:lol: (traduzindo: put_ merd_ , leia-se com sotaque fazendo o favor, hehe) :lol:

Sabe quanto custa cada peça....tá baratinho.

1 mola sem chapa (50Kg) R$85,00 cada.
1 mola com chapa (50Kg) R$90,00 cada.
2 molas com chapa (200kg) R$186,00 cada.

Lógicamente que cada loja tem seu custo e portanto o valor pode variar de uma para outra.
Como pode ser usada de 12 à 15 peças o valor seria entre R$1020,00 e R$1275,00. Tá barato!!!!! Vou encomendarumas 30 para aproveitar o preço. Como pode custar tanto um pedaço de borracha com uma mola por fora. Vai tomate crú.

Há, lembrei!!! Segundo o fabricante ele suporte carga nos dois sentidos, para baixo e para cima!!!! Será????

Beto Lacerda
25/05/2004, 01:04
Eu entendi errado ou os coxins de opala por serem com parafuso "não passante" não precisam do "sanduiche" ??

Mauro B.
25/05/2004, 01:38
Eu entendi errado ou os coxins de opala por serem com parafuso "não passante" não precisam do "sanduiche" ??

Acho que quando o parafuso é não-passante e exigência de se fazer o sanduíche é menor... Agora, se fizer um calço com parafuso passante, acho que o sanduíche se torna bem interessante :shock:

[]'s

Caio Castro Silva
25/05/2004, 09:13
Fala galera!!! Também sou novo aqui no fórum....e vc tão de parabéns!!!

Meu...o cara que tiver a coragem de gastar toda essa grana em calços....e instalar.....será que depois da primeira trilha....a viatura dele não vai estar com o barulho de uma charrete? :lol:

CJ 60
25/05/2004, 11:57
Allzão

o que acontece nos 2 sistemas (passante e não passante) é o seguinte, no sistema passante (fig. A) qualquer torção da carroceria/chassi a força sobre as parte é bem grande (onde está circulado em vermelho), daí a necessidade de uma "arruela" de borracha, que vai funcionar como um amortecedor de impacto sempre que houver torções na carroceria/chassi. Mesmo assim seria uma torção mínima, já no sistema "não-passante" (fig. B), a carga de força qdo ocorre a torção da carroceria/chassi é absovvida pelo meio do calço onde ele é bastante movel, devido as pontas do parafuso não se encontrarem, acredito q este seja um sistema mto bom e que diminui mto o esforço do conjunto, no meu cj vo adota esse sistema, só to esperando a funilaria ficar pronta..

Acho q é isso....

[]'s