Ver Versão Completa : Isso existe??!?!?!
pedrodoniva
17/10/2007, 13:34
Deem uma olhada nesse link:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-63827758-_JM
é um niva pantanal,que faz 8,5 km/l de ALCOOL......!
Olha o nariz do kra crescendo!!!auehuaea
Nem meu Prêmio 1.3 fazia isso!!!
anacris1000
17/10/2007, 13:37
Se esse carro existe eu quero um, HEHEHEHE
emtsuhako
17/10/2007, 13:41
Essa aferição só se for na estrada... Na cidade não deve fazer mais do que 6,5km/l... Em Sampa, então, uns 4,5km/l naquele congestionamento ducas...
Camaradas
meu motor original tinha:
- pistoes para 1.7
- comando aerocar
- carburador webber 460
- compressao 12:1
e fazia 9km/l na estrada no alcool a 100km/h
Vendi meu motor, o comprador ta feliz e rindo sozinho....
Pus um motor diesel no meu Niva e olha que pensei duas vezes antes de fazer o negocio
Um Niva com o motor bem regulado e pneus proximos do original bebe pouco.
abracos
Jossano
Marcio Rossetto
17/10/2007, 17:57
Eu também não acredito, o meu Celta na média faz 10 a 11km por litro , ano 2006 , injeção eletronica . Na gasosa faz até 16 km por litro 1 .
Meu Niva ap 2.0 na maciota faz 5 km por litro ( 2700 giros ) Acima disso se carca na estrada 3500 , 4000 giros , chega a fazer 3 por litro .
shuther4x4
17/10/2007, 20:29
Eu também não acredito, o meu Celta na média faz 10 a 11km por litro , ano 2006 , injeção eletronica . Na gasosa faz até 16 km por litro 1 .
Meu Niva ap 2.0 na maciota faz 5 km por litro ( 2700 giros ) Acima disso se carca na estrada 3500 , 4000 giros , chega a fazer 3 por litro .
Até que enfim achei um que bebe parecido com o meu, mas o seu provavelmente anda bem mais>>>>>
Só um detalhe: o barnabé é gasolina e original!!!!!! Bem pior!!! (gasolina é o dobro$$$$$$$$)
pedrodoniva
17/10/2007, 23:04
O meu tava fazendo 4 na gasola,bura original,mas comecei a aliviar o pé e troquei a embreagem.resultado: 6,2 km/l de gasolina,mas ainda não tá bom... To afinzao de manda um gnv,mas antes colocar o weber 460...Trocar motor pra mim não compensa...
Mas então,8,5 km/l de alcool eu achei meio impossível,tipo inatingivel pra mim...Mas não deixa de ser um sonho...
Sonho esse que pretendo atingir o mais rápido possível!hehehehehehehehehe...
Alguem teria alguma idéia pra isso?!?!
fabioaguilera
18/10/2007, 09:03
8.5 no álcool acho meio impossível.
O Jossano conseguia boas médias, mas pq ele fez o serviço de conversão COMPLETÍSSIMO no motor dele. Mesmo assim, não acho que fazia 8,5 no álcool em trânsito urbano nem a pau.
Fundamento minha opinião: Eu tive um Kadett 1.8 álcool (original, claro) EFi. Nos primórdios de sua existência (12.000km qdo meu pai o comprou) ele fazia 8.5 andando com muuuuuuuito carinho no acelerador.
Qdo eu o comprei do meu pai (57.000km) conseguia ainda manter esta média em percursos com pouco trânsito. E conseguia uns 10km/l na estrada. Mas bastava uma boa acelerada na cidade e o consumo caía facilmente pra 5km/l. Ultimamente, qdo foi vendido aos 186.000km não fazia menos que 6,5 de jeito nenhum.
alexandre roveri
18/10/2007, 09:42
8,5 eu tb faço coro que é difícil !
Mas o meu antigo Niva fazia 6,5 no Alcool fácil, e ele tinha uma carcteristica muito interessante que gastava mais em estrada do que na cidade ! (comando na posição de mais torque)
Uma coisa que o pessoal esquece de comentar nesse tipo de discução é dirigir na faixa de torque máximo ! Fazer as trocas sempre na faixa de 3500rpm traz uma economia não só de combustivel como de motor/cambio tb !!!
Rones Jr
18/10/2007, 10:12
apesar de ser bem barulhento....rsss
No alcool....o meu fazia 9 na estrada e 6,5 na cidade.... e olha que meu motor tava tinindo de bom com tudo de melhor que pode existir
8.5 na cidade so se for rebocado
abracos
fabioaguilera
18/10/2007, 12:41
Fazer as trocas sempre na faixa de 3500rpm traz uma economia não só de combustivel como de motor/cambio tb !!!
Amigo Galo... dá uns detalhes disso, por favor! Sou filhote de "injeção eletrônica" onde o segredo é só pisar de leve que a economia vai nas alturas.
Abraço
Fabio,
O "segredo" da maior economia está em utilizar o motor em rotação de maior eficiência, o que se consegue mantendo o motor em sua faixa de maior torque, e isso independe se o motor é carburado ou injetado.
Sds,
Sukys
fabioaguilera
18/10/2007, 13:32
Então usar a faixa máxima pode significar maior economia do que trocar as marchas com o giro baixo? No máximo em 2500 eu já troco de marcha, raramente deixo passar disso.
Lembrando que ainda não conferi no manual qual é a faixa do Niva.
alexandre roveri
18/10/2007, 13:41
http://www2.uol.com.br/bestcars/marchas.htm
Esse link acima ajuda a explica melhor a teoria !
Na prática é o seguinte, um Niva normal tem torque máximo a 3200rpm, essa é a faixa de trabalho do motor em que o combustível é mais bem aproveitado, gerando melhor queima e melhor aproveitamento de energia como um todo.
Se vc, por exemplo, estiver em uma subida, sei lá, com o motor a 2800 rpm ele vai perder velocidade muito rápido e vc vai ter que reduzir muitas vezes a marcha pra chegar ao topo, agora se vc estivesse fazendo essa subida a 3200 rpm, vc chegava ao topo mais rápido, sem trocar de marcha, gastando menos tempo e energia!
Nossa minha explicação tá muito tosca:parede:
Mas o momento ideal de troca de marcha sempre vai ser um pouco acima de 3200, talvez uns 3500 para que a próxima marcha que entre esteja na faixa dos 3200.
alexandre roveri
18/10/2007, 13:45
Então usar a faixa máxima pode significar maior economia do que trocar as marchas com o giro baixo? No máximo em 2500 eu já troco de marcha, raramente deixo passar disso.
Lembrando que ainda não conferi no manual qual é a faixa do Niva.
Só tem uma coisa, isso não significa que vc vai "FINCAR" o pé no acelerador e esperar a rotação chegar a "3200" pra trocar ! Ai vc vai estar jogando combustivel fora !
Mantem o pé leve, a aceleração gradual, apenas troque de marchas mais tarde um pouco :grin:
Digamos que um determinado motor tenha maior torque em 3.000 RPM, e que numa determinada situação e com uma determinada marcha, seja possível percorrer 1km com motor nesta rotação, o que resultará em motor funcionando por tempo igual a X.
Se percorrer o mesmo 1km com o motor em 2.000 RPM o consumo INSTANTÂNEO poderá ser menor, porém o motor funcionará por tempo igual a X + 33%, resultando em consumo TOTAL maior que no caso anterior, porque é na rotação de maior torque que acontece a maior eficiência, e é aí que está o menor consumo específico.
Sds,
Sukys
fabioaguilera
18/10/2007, 14:06
Aê! Da hora! Adoro estes tópicos aula! Continuando.
Eu percebo que meu Niva vai bem num subidão a 2300 - 2500. Menos que isso ele tende a perder ao invés de ganhar velocidade.
Será que o diferencial mais curto dos Nivas 1995 seria suficiente pra fazer toda esta diferença? (700rpm)
Relação de redução (câmbio + diferencial) tem que levar em conta a média de utilização e não algum eventual subidão. :-)
Sds,
Sukys
anacris1000
18/10/2007, 16:56
Já me perdi nessa história,
Vcs. estão muito técnicos hoje, hehe
Ana,
Assunto técnico tem que ser tratado com técnica, mas é possível simplificar essa história toda de eficiência e consumo apenas observando uma coisa que (quase) todo mundo faz: andar.
Sds,
Sukys
anacris1000
30/10/2007, 18:20
Ao menos agora vc. falou de algo que eu sei fazer, andar no carro eu ando direitinho, hehe
Ana,
Assunto técnico tem que ser tratado com técnica, mas é possível simplificar essa história toda de eficiência e consumo apenas observando uma coisa que (quase) todo mundo faz: andar.
Sds,
Sukys
Ana,
Não falei em andar de carro, falei em andar a pé, e entrei nesse mérito apenas porque você achou que a conversa estava técnica demais, e fosse o caso, poderia te explicar fazendo analogia ao ato de andar, mas como a conversa não andou... :-)
Sds,
Sukys
alvaro.jrc
07/11/2007, 02:08
Deem uma olhada nesse link:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-63827758-_JM
é um niva pantanal,que faz 8,5 km/l de ALCOOL......!
Olha o nariz do kra crescendo!!!auehuaea
Nem meu Prêmio 1.3 fazia isso!!!
Sem querer me meter no tópico, mas já me metendo, tive um Niva Pantanal, adaptei o carburador brosol solex a alcool e o danado fazia 7,5km/l sem ter que andar feito moça, pisando mesmo.
Para quem tem niva é uma adaptação que recomendo, só precisa aumentar a base da panela do filtro de ar pq ela fica raspando na tampa do motor e o cabo do acelerador que precisa de uma pequena adaptação.
Hoje tenho um Suzuki Jimny, mas estou tentando conseguir a mesma economia do meu bom e velho montanha-russa e não consigo......
Giuliano Barbosa
07/11/2007, 14:39
Se tem um problema que eu não tenho com meu Niva é consumo... acho que o cara que adaptou o carburador Weber fez um serviço muito bom pois faço em média 12Km/m3 GNV, mas acreditem: andando só na Dutra já chegou a 15Km/h:shock:; no dia eu custei a acreditar, fui de Resende a São José dos Campos gastando só 3 "bolinhas" do marcador de GNV.
Na gasolina não sei, mas acredito que seja próximo de 9Km/h.
Agora ele está andando mais com o comando Aerocar e ainda não notei diferença no consumo.
pedrodoniva
07/11/2007, 19:15
Alvaro,é algo assim que eu estou querendo! Tipo,nem que seja 6 km/l,mas de álcool...Tem posto aqui que o litro/alcool tá 99 centavos...um tanto quanto atraente ein?!?!
Estou ensaiando para colocar um weber 460,espero que com o T-REX fique tao economico quanto seu montanha-russa!!!hehehe
Giuliano,meu interesse era mesmo o GNV,mas tá saindo no noticiário: Gas vai aumentar 30% no preço!!! Maldita falta de energia!!!hehehehe...Mas obrigado pelas informações... tudo está sendo válido...e se deus quiser eu consigo acabar com essa merd@ dessa gasolina logo...
Abraço
alvaro.jrc
08/11/2007, 12:05
Alvaro,é algo assim que eu estou querendo! Tipo,nem que seja 6 km/l,mas de álcool...Tem posto aqui que o litro/alcool tá 99 centavos...um tanto quanto atraente ein?!?!
Estou ensaiando para colocar um weber 460,espero que com o T-REX fique tao economico quanto seu montanha-russa!!!hehehe
Giuliano,meu interesse era mesmo o GNV,mas tá saindo no noticiário: Gas vai aumentar 30% no preço!!! Maldita falta de energia!!!hehehehe...Mas obrigado pelas informações... tudo está sendo válido...e se deus quiser eu consigo acabar com essa merd@ dessa gasolina logo...
Abraço
Eu prefiro alcool, do q GNV, pois todo canto tem posto e não tem fila, e o Niva funciona super bem no alcool, mesmo com o motor original. O carburador original dele vive dando problema com a nossa gasolina mesmo, aproveita e coloca logo um carburador a alcool que é só economia!!! O meu estava gastando a mesma coisa que o Gol 1.6 flex da minha mãe.
Vá por mim, vale a pena e sai bem mais em conta que um kit gnv.
pedrodoniva
10/11/2007, 13:28
Uma da sminhas dúvidas é se o afogador continua funfando com o weber?Alguem poderia ajudaR?
alvaro.jrc
17/12/2007, 22:50
Uma da sminhas dúvidas é se o afogador continua funfando com o weber?Alguem poderia ajudaR?
Com o Weber eu não sei, mas com o brosol precisa fazer uma adaptação pra funcionar, inclusive o cabo do acelerador precisa de uma adaptação no carburador tb, se não me engano muda o lado de um carburador pro outro.
Eu tive um pouco de dor de cabeça pq estava comprando ele recondicionado, aí voltei na oficina 3x pq estava morrendo direto, mas tomei vergonha e troquei por um novo, aí não tive mais problemas.
[]s!