Conectar

Ver Versão Completa : R.L. - Graxa ou Grafite?

jarrao
17/10/2007, 01:19
Olá
Alguem sabe ao certo de como manter lubrificadas as Rodas Livres?????? Pois há controvérsias, uns dizem que o bom eh o grafite em pó outros dizem que eh a graxa...
Particularmente eu prefiro uma boa dose de grafite em pó e sempre que possível dou uma revisada e pronto; fácil de lhe dar pela limpeza e estão sempre novas.
Graxa grafitada numca!!!!!
SDS

joão k. chikui
17/10/2007, 06:00
Jarrao
Eu uso pouca graxa. Se usar muita graxa , esta impede o movimento do mecanismo de acoplamento.

Sergio Rocha
17/10/2007, 12:11
a vantagem da graxa, em pouca quantidade, é de proteger um pouco quando entra água.
[]'

Fabil
17/10/2007, 12:13
p/ resolver de vez a duvida... um pouco de graxa grafitada...heheheh

T+

joão k. chikui
17/10/2007, 12:36
Fabil, grande mestre
É a grafitada ou a com bissulfeto de molibidênio (das homocinéticas) ?

Fabil
17/10/2007, 12:39
grafitada comum mesmo... a de bissulfeto é otima, mas é $$$$$$$$$

Elmer_Jeep
17/10/2007, 16:00
Graxa branca à prova d'agua (muito usada em mountain bikes) vai bem tambem.

[]'s

jarrao
17/10/2007, 17:21
Jarrao
Eu uso pouca graxa. Se usar muita graxa , esta impede o movimento do mecanismo de acoplamento.

Bom quero ainda dizer que a maioria das RL modernas contem algumas pçs de plático. E platico com graxa na dá certo, creio que composição da graxa venha afetar o plástico, vindo a enfraquecer o material.
Prova disso eh que meu amigo a pouco mais de um ano comprou um jogo para seu CJ e na ultima trilha a roda estava paninando em alto giro e qdo vi o miolo onde muda a posição saltou longe e até hoje ninguem achou. Moral da historia. ficou sem RL

Pagani
17/10/2007, 17:25
Graxa branca à prova d'agua (muito usada em mountain bikes) vai bem tambem.

[]'s

Essa é comprovadamente uma boa pedida, usei muito em motos de trilha, voltava zerado...

[]'s

Elmer_Jeep
18/10/2007, 10:53
Um dia desse tinha um maluco aqui no messenger me perguntando se podia meter graxa grafitada nos rolamentos de roda, o cara falou que comprou vários tubinhos e ia encher o cubo, heheh, era vc Pagani ? (sinceramente não lembro quem)

[]'s

fpandur
23/10/2007, 11:01
No manual da AVM diz que não é para usar graxa. Eu seguia essa recomendação e usava óleo de motor até que uma vez abri a RL para uma geral e ela estava com pontos de ferrugem por água acumulada lá dentro. :putz: Depois disso passei sempre a usar graxa, mas sem exageros para não dar calço e travar tudo (já vi acontecer, neguinho colocou tanta graxa que a RL não funciona). Depois disso nunca mais tive problema com umidade/água detonando as peças da RL :dance:

Hudson Buck
23/10/2007, 20:24
fpandur,

Ia contar exatamente a mesma história que aconteceu comigo e solução encontrada.

Abraços.

No manual da AVM diz que não é para usar graxa. Eu seguia essa recomendação e usava óleo de motor até que uma vez abri a RL para uma geral e ela estava com pontos de ferrugem por água acumulada lá dentro. :putz: Depois disso passei sempre a usar graxa, mas sem exageros para não dar calço e travar tudo (já vi acontecer, neguinho colocou tanta graxa que a RL não funciona). Depois disso nunca mais tive problema com umidade/água detonando as peças da RL :dance:

Caiogaucho
11/11/2007, 22:34
Como faço pra lubrificar? Tiro todos os parafusos allen? Não vai despingolar tudo??

fpandur
12/11/2007, 09:12
Pode tirar os parafusos e tirar a capa externa sem problemas. Já terá acesso ao mecanismo da RL.:concordo:

Barao de Castro
20/02/2008, 20:57
Tenho as rodas livres no meu vitara, são AVM e uma das recomendações no manualzinho que de NÃO USAR GRAXA, diz que o componente já vem lubrificado de fábrica. Mas tem um SALVO, se precisar deverar usar óleo em SPRAY tipo wd40, mas óleo de motor acho que vai foder tudo, em outra oportunidade de manuntenção meu mecanico colocou graxa, e quanto entrei na lama não ativou o sistema. Hj eu uso somente um wd 40 o que as vezes penso que sai logo, então ponho pouquíssima graxa, só melando para evitar a lama e agua da praia que sempre entra.

sds

Breno