PDA

Ver Versão Completa : Amortecedores - Duplos ou Simples



haundrich
21/05/2004, 18:19
Pessoal

Pesquisando na net e assistindo indoors encontro configurações de amortecedores.
Configurações de 1 amortecedor por roda até quem coloca até 4 amortecedores por roda.
O mais comum é 1 amortecedor, no máximo 2 por roda.

Penso que, além de durar mais o sistema com 2 amortecedores por roda, não haverá melhoria de desempenho, correto?

Outra coisa: Se uso amortecedores mais moles (macios) e me utilizar de dois, o carro vai continuar macio em vez de endurecer?

[ ]'s -amortecedor de F4000 na cabeça

Flávio

NeRo
21/05/2004, 20:15
Oi amigo!

Posso estar falando besteira mas...

Como você mesmo disse, essa configuração é usada em indoor, alta velocidade e impacto... imagino que os motivos sejam desde melhor distribuição de carga até segurança para o caso de um quebrar.

No Engesa, não vejo função em fazer isso, até porquê a regra é sempre simplificar e não complicar. E em trilhas o que vale são as molas, quanto mais moles, melhor (conforme Wallace). Com a grana para essas adaptações você compra um jogo de Rancho e fica feliz! :D

Tenho amortecedores de F4000 e são moles...

[]s

Eduardo Chaves
21/05/2004, 20:33
NeRo,

Falando nisso, acho que na situação que vc tombou, se estivesse com os ranchos regulados para asfalto, mais duros, ou teria evitado ou seria de menor tamanho o estrago, não achas ???

[]'s...

haundrich
22/05/2004, 10:30
NeRo,

Falando nisso, acho que na situação que vc tombou, se estivesse com os ranchos regulados para asfalto, mais duros, ou teria evitado ou seria de menor tamanho o estrago, não achas ???

[]'s...

NeRo

ôpa, .... então estou falando com um homem de experiência vivida no assunto .... he he he he

Qual foi a situação? Velocidade em terra?

[]'s
Flávio

NeRo
22/05/2004, 13:32
Falando nisso, acho que na situação que vc tombou, se estivesse com os ranchos regulados para asfalto, mais duros, ou teria evitado ou seria de menor tamanho o estrago, não achas ?

O bichão voltou de través no asfalto, numa descida, acho que qualquer jipe (land, band, cj etc.) tombaria...

Essa questão da rolagem eu preciso entender melhor, um amortecedor duro teria menos rolagem, então essa energia que o amortecedor mais duro esta segurando vai pra onde? Acho que vou escrever pro Wallace. :D

[]s

NeRo
22/05/2004, 13:40
ôpa, .... então estou falando com um homem de experiência vivida no assunto .... he he he he

Fala Flavião!

Velho, aqui tá toda a história.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2325

Depois... se quiser mais detalhes me manda uma MP.

[]s

haundrich
23/05/2004, 19:59
Falando nisso, acho que na situação que vc tombou, se estivesse com os ranchos regulados para asfalto, mais duros, ou teria evitado ou seria de menor tamanho o estrago, não achas ?

O bichão voltou de través no asfalto, numa descida, acho que qualquer jipe (land, band, cj etc.) tombaria...

Essa questão da rolagem eu preciso entender melhor, um amortecedor duro teria menos rolagem, então essa energia que o amortecedor mais duro esta segurando vai pra onde? Acho que vou escrever pro Wallace. :D

[]s

Caro NeRO

Se entendi bem o que vc quer saber, essa energia absorvida nos amortecedores é transformada em calor e volta para o ambiente.

Essa energia do movimento é transmitida ao óleo (amortc. hidraúlicos) ou gás (pressurizados), causando-lhe movimento no fluido. Este movimento os faz a deslocar numa passagem estreita, causando uma resistência ao movimento. Nessa oposição ao movimento, uma parte da energia da energia é consumida para o óleo ganhar velocidade dentro desta passagem estreita e outra parte em calor.

O resto é tecnologias utilizadas em amortecedores.

[ ]'s

Flávio

Eduardo Chaves
23/05/2004, 20:32
NeRo,

Só tentando completar a explicação do Flávio... :oops:

Acho tb, que a outra parte dessa energia que estaria gerando a rolagem da carroceria anteriormente, agora, com os amortecedores mais firmes, estaria levando o veículo de arraste lateralmente...

Não sei se consegui me fazer entender... :roll:

[]'s tentando me expressar...

caj
23/05/2004, 21:11
No engesa pode-se por amortec. de f-4000 ( nova ou antiga?) que ele fica mais estável no asfalto? fica mais macio? seria só os diant. da f-4000 para colocar na frente e atrás do engesa?
abraços

NeRo
23/05/2004, 23:01
Acho tb, que a outra parte dessa energia que estaria gerando a rolagem da carroceria anteriormente, agora, com os amortecedores mais firmes, estaria levando o veículo de arraste lateralmente...

É justamente esse o ponto que eu queria chegar :D, precisaria verificar se é justamente isso que acontece pois não entendo chongas :(.

Mas que a explicação do Flávio ficou bonitinha, ficou.

[]s

NeRo
23/05/2004, 23:05
No engesa pode-se por amortec. de f-4000 ( nova ou antiga?) que ele fica mais estável no asfalto? fica mais macio? seria só os diant. da f-4000 para colocar na frente e atrás do engesa?
abraços

Com os da F-4000 o carro fica bem macio, e com uma rolagem razoável. Infelizmente, agora me bateu a dúvida se são os dianteiro ou traseiros mas são os mesmos pras 4 rodas do Engesa.

[]s

haundrich
24/05/2004, 09:27
No engesa pode-se por amortec. de f-4000 ( nova ou antiga?) que ele fica mais estável no asfalto? fica mais macio? seria só os diant. da f-4000 para colocar na frente e atrás do engesa?
abraços

Com os da F-4000 o carro fica bem macio, e com uma rolagem razoável. Infelizmente, agora me bateu a dúvida se são os dianteiro ou traseiros mas são os mesmos pras 4 rodas do Engesa.

[]s

De acordo com o meu mecânico, deve-se utilizar amortecedor traseiro de F4000 nas 4 do engesa.

[ ]'s

Flávio

haundrich
24/05/2004, 09:36
Acho tb, que a outra parte dessa energia que estaria gerando a rolagem da carroceria anteriormente, agora, com os amortecedores mais firmes, estaria levando o veículo de arraste lateralmente...



Gostaria de entender melhor essa questão de rolagem de carroceria...
Achei interessante, porque até agora eu entendia a influência dos amortecedores somente no arraste do veículo...

[ ] 's - antenados sobre rolagem...
Flávio

Wallace
24/05/2004, 20:28
O que é a rolagem?
É a inclinação lateral da carroceria.
O que é uma mola?
É um absorvedor de energia e também um sustentador do veiculo.
O que é um amortecedor?
É um freio. Alguns pressurizados até sustentam ou fazem uma carga, dependendo da posição de montagem.
Quando entramos numa curva, o lado do veiculo externo a curva recebe uma maior carga. Assim as molas são comprimidas absorvendo a maior carga presente.
Como ao mesmo tempo, o lado do veiculo interno a curva recebe uma menor carga. As molas abrem, pois estão com uma menor carga presente.
Temos então uma rolagem da carroceria.
Uma mola mais dura proporciona basicamente uma menor rolagem.

Um amortecedor atua como freio. Assim a mesma mola um amortecedor mais duro vai frear a ação da mola. Assim a rolagem deve ser a mesma, mas vai demorar mais para acontecer.
Como a suspensão se fecha mais vagarosamente a carga é menor, pois o valor da carga também é função da velocidade em que a suspensão fecha. Ou seja, menos rolagem.

Em alguns casos isso pode diminuir a rolagem se o amortecedor conseguir retardar a ponto da carga diminuir antes da mola chegar a posição de máxima rolagem para aquela carga.

Quando a isso evitar um capotamento... acho que só se for por que o motorista teria uma resposta mais lenta e menor pela menor rolagem.

Eduardo Velo
24/05/2004, 20:52
Galera dos amortecedores , melhor explicação que a do Wallace , vai ser difícil .
Canso de descer o trecho que o Nero tombou a Engesa , faço aquelas curvas numa média de 60 a 70 km/h , as primeiras vezes fazia bem na manha depois que a gente sabe como são vai ficando um pouco mais abusado , tava descendo a 30 e 40 km/h justamente pq sabia que o Nero não tinha tanta pratica com o Engesa , e ele acabou tombando com as rodas pra cima , mas não teve arraste pq estava devagar .
Um pouco antes , na Cach. dos Pretos , fui ver o molejo do Engesa dele , tava sem molejo nenhum ,os calços altos acho que não deixavam os amortecedores trabalharem direito , o meu , a carroceria cede toda nas curvas mas não patina .
Como temos a mesma configuração de pneus , molas e amortecedores , eu e o Nero , sobrou o calço na carroceria como vilão ...

[]s complicando um pouco as coisas

Wallace
24/05/2004, 21:32
O piloto também é diferente né...
Uma coisa que muitos fazem de errado com um jipe é fazer correções bruscas...
Viu um buraco muito próximo, mesmo que grande... é melhor não desviar... passa pelo buraco que é mais seguro.
Fez a curva muito rápido ou por outro motivo qualquer foi parar no acostamento... nada de voltar desesperado para a pista... diminui a velocidade e volta para a pista com calma.
Um jipe deve ter pneus e suspensão para suportar tais desaforos, mas pode não ter capacidade para suportar uma guinada de volante rápida.
Pneus com como o MT/R que tem na lateral uma “banda de rodagem” sobem o degrau do acostamento como se o mesmo não existisse.

haundrich
25/05/2004, 12:09
Quando entramos numa curva, o lado do veiculo externo a curva recebe uma maior carga. Assim as molas são comprimidas absorvendo a maior carga presente.
Como ao mesmo tempo, o lado do veiculo interno a curva recebe uma menor carga. As molas abrem, pois estão com uma menor carga presente.
Temos então uma rolagem da carroceria.
Uma mola mais dura proporciona basicamente uma menor rolagem.


A explicação, até aqui tudo beleza, tudo padrão.. mas...



Assim a mesma mola um amortecedor mais duro vai frear a ação da mola. Assim a rolagem deve ser a mesma, mas vai demorar mais para acontecer.


Aqui está o ponto da minha pergunta sobre rolagem: Se vc entra numa curva lisa, asfaltada, um tapete de tão linda é essa curva, como amortecedores diferentes irão influenciar na rolagem da carroceria?

Isso não é serviço para a barra estabilizadora da maioria dos veículos?

Porque o amortecedor, sob carga constante, como numa curva (por exemplo), vai cedendo, e cede até rapidamente ao meu ver, porque foi feito para variações rápidas de carga (irregularidades do piso). E não para força constante como no caso de uma curva em que o veículo está desempenhando. Até porque funciona como freio, como vc mesmo disse. Mas não impede de ceder até descer todo o curso.. Isso é até relativamente rápido de acontecer..

Por enquanto, eu penso que amortecedor não é para impedir rolagem. Rolagem é para barra estabilizadora. A não ser que vc tenha mais algum detalhe.

[]'s
Flávio

Wallace
25/05/2004, 14:33
Flavio,

Está louco né...;-)))

Você não concorda comigo e estamos falando a mesma coisa!
Ou você não concorda comigo OU fale o contrario.

Releia com mais calma e vai ver que concordamos.

Eduardo Chaves
25/05/2004, 15:25
PessoALL,

Deixa eu ver se entendi tb... :roll:

Só pelo fato de amortecedores rancho regulados para mais firmes atrasarem um pouco mais a rolagem, na minha opinião o jipe já ficou mais seguro, pois este atraso na rolagem, pode ser suficiente para concluir a curva com mais segurança...

Tô certo ou tô errado ??? :?

[]'s tentando concluir o pensamento... :lol:

du
25/05/2004, 15:46
Pessoal,

Mas no caso do Rancho não seria o contrário.

Suspensão normal, boa estabilidade, mas menos flexão. Muda configuração dos Rancho para mole, melhora flexão e desempenho fora de estrada.

Resumindo e criando dúvida. O Rancho deixa mais mole ou mais duro que o normal ?

Abraços Du.

Eduardo Chaves
25/05/2004, 15:59
Du,

Os Rancho tem as duas alternativas, regula-se mais firme para estradas por exemplo e mais macio para trilhas obtendo um melhor rendimento da suspensão...

[]'s...

Wallace
25/05/2004, 16:04
Oi Eduardo,

Duas não... os 9000X tem NOVE posições de regulagem.
Os antigos 9000 tinham 5 posições.

Eduardo Chaves
25/05/2004, 16:09
Wallace,

Acho que me expressei mal... :roll:

Quis dizer que existem as duas alternativas de regulagens, tanto para macio como para mais firme...

Esqueci de mencionar sobre os níveis de regulagem.

[]'s tentando corrigir...

haundrich
25/05/2004, 16:50
PessoALL,

Deixa eu ver se entendi tb... :roll:

Só pelo fato de amortecedores rancho regulados para mais firmes atrasarem um pouco mais a rolagem, na minha opinião o jipe já ficou mais seguro, pois este atraso na rolagem, pode ser suficiente para concluir a curva com mais segurança...

Tô certo ou tô errado ??? :?

[]'s tentando concluir o pensamento... :lol:

Caro Wallace

Quanto tempo dura esse atraso?

[]'s
Flávio

haundrich
25/05/2004, 16:56
Flavio,

Está louco né...;-)))

Você não concorda comigo e estamos falando a mesma coisa!
Ou você não concorda comigo OU fale o contrario.

Releia com mais calma e vai ver que concordamos.

He he he he não estou ficando loko não, Wallace..
Achei interessante sobre rolagem da carroceria e amortecedor..
Tô querendo entender..

Olha só : Se vc tem uma curva que dá para fazer a 80 por hora, exemplo de nossos amigos experiente ;-), que vc leva 30 segundos para concluir a curva. A esta altura o amortecedor já desceu todo o curso. Então não vejo influência de amortecedor sobre rolagem de carroceria. E sim, o uso de barras estabilizadoras. Estes sim, vc pode pegar uma curva de raio tal, a tantos por hora, que leva 40 segundos para concluir a curva, e a carroceria não rola tanto..

Flávio

Eduardo Velo
25/05/2004, 18:53
Poxa , será que perdi alguma coisa ?? , meu engesa não tem estabilizadora e não sinto falta , faço curvas normalmente sem nenhum problema .
Tive problemas qdo as buchas das panhards ficaram com muita folga , além de shimmi ficava complicado fazer curvas ...

[]s...

NeRo
26/05/2004, 02:05
Canso de descer o trecho que o Nero tombou a Engesa , faço aquelas curvas numa média de 60 a 70 km/h , as primeiras vezes fazia bem na manha depois que a gente sabe como são vai ficando um pouco mais abusado , tava descendo a 30 e 40 km/h justamente pq sabia que o Nero não tinha tanta pratica com o Engesa , e ele acabou tombando com as rodas pra cima , mas não teve arraste pq estava devagar .
Um pouco antes , na Cach. dos Pretos , fui ver o molejo do Engesa dele , tava sem molejo nenhum ,os calços altos acho que não deixavam os amortecedores trabalharem direito , o meu , a carroceria cede toda nas curvas mas não patina.
Como temos a mesma configuração de pneus , molas e amortecedores , eu e o Nero , sobrou o calço na carroceria como vilão ...


Bom... o problema foi o braço articulado do motorista :(

Quanto ao calço, ele só levanta a carroceria, as molas e amortecedores não tem nenhuma alteração, mesmo assim o calço afeta?

NeRo
26/05/2004, 02:45
Valeu Wallace... era essa a explicação que precisávamos...

e...

Já que você não me corrigiu, posso presumir que a minha resposta a pergunta original do tópico está certa :D... ou não :(

[]s

haundrich
26/05/2004, 08:44
Poxa , será que perdi alguma coisa ?? , meu engesa não tem estabilizadora e não sinto falta , faço curvas normalmente sem nenhum problema .
Tive problemas qdo as buchas das panhards ficaram com muita folga , além de shimmi ficava complicado fazer curvas ...

[]s...
Caro Eduardo

Como falei, barra estabilizadora para a maioria dos veículos.
Agora, se você colocar barra no seu F3 (é claro que vai atrapalhar em trilha, buracos, valos, lama..), vc duvida que vai melhorar a característica de curva de seu engesa?
Eu não penso que colocando amortecedor mais duro vai impedir rolagem de sua carroceria.
Amortecedor mais duro vai impedir é o arrasto.

[]'s
Flávio

Wallace
26/05/2004, 12:20
calço muda o centro de gravidade...
Senhores... tudo afeta ok.
Tem guincho, muda, tem mais combustivel, muda, pneu diferente, muda, pressão dos pneus, muda, etc, muda.

Marisco Off Road
26/05/2004, 17:33
Pessoal,

Faria alguma diferença nas curvas se for colocada uma barra estabilizadora nos braços traseiros, igual a do eixo dianteiro.
Já vi esta configuração no jipe do Giovani e achei interessante.
No caso das trilhas, teria que fazer um "quick disconect" para desligar a barra traseira e dianteira.
Aproveitando, de que carro é esta barra dianteira.

Abraços,

Marilson
Engesa F1
Curitiba - PR

haundrich
31/05/2004, 10:14
Pessoal,

Faria alguma diferença nas curvas se for colocada uma barra estabilizadora nos braços traseiros, igual a do eixo dianteiro.
Já vi esta configuração no jipe do Giovani e achei interessante.
No caso das trilhas, teria que fazer um "quick disconect" para desligar a barra traseira e dianteira.
Aproveitando, de que carro é esta barra dianteira.

Abraços,

Marilson
Engesa F1
Curitiba - PR

Marilson

Tem um pessoal que coloca barra estabilizadora traseira em jipe willys.
Usam de chevete, ranger..
Principalmente se alteraram o projeto original e colocaram molas mais macias, como uma mestre de toyota ou de pickup leve..
Acredito que não deverá dar muita diferença, ainda mais com molas tipo semi-elípticas (feixe de molas) que costumam ser mais duras.

Não tenho notícia de barra traseira estabilizadora em engesas. Só na dianteira do F1, a barra original.

Barra desconectável é interessante.

[ ]'s
Flávio

haundrich
12/07/2004, 10:17
Flavio,

Está louco né...;-)))

Você não concorda comigo e estamos falando a mesma coisa!
Ou você não concorda comigo OU fale o contrario.

Releia com mais calma e vai ver que concordamos.

Wallace

Conversei com o pessoal sobre esse esquema de amortecedor duros, e a capotagem de nosso amigo engeseiro..

Então... vc está dizendo que ele estivesse usande de amortecedores mais duros, teria mais controle para fazer a dita curva...
E é claro, o amortecedor duro dará reposta mais rápida e transmite segurança nas correções rápidas do volante, ok?(putz, he he he é óbvio..)

Se for assim, entendi o seu ponto de vista. Impedir rolagem da carroceria, às variações rápidas de volante.

Como a maioria dos engeseiros, o normal é utilizar amortecedores mais macios, nas trilhas. Daeh foram as minhas respostas, não baseada em correção rápida do volante.

Flávio

NeRo
12/07/2004, 19:38
Conversei com o pessoal sobre esse esquema de amortecedor duros, e a capotagem de nosso amigo engeseiro..

O seu amigo Engeseiro é bração mesmo :D

J.R.
24/07/2004, 12:34
fala galera, gostaria muito de tirar uma dúvida:
barra panhards e barra estabilizadora, qual a diferença entre as duas?
outra coisa, pelo que eu saiba todo engesa tem barra estabilizadora tanto na dianteira quanto na trazeira senão os diferencias não ficariam embaixo do bichão por nada. em uma curva principalmente eles sairiam pros lados. caso eu esteja errado me expliquem. segue duas fotos (uma da trazeira e uma da dianteira) do que eu conheço por barra estabilizadora do meu engesão, valeu

Luca
25/07/2004, 09:08
JR,
Não, Todo Engesa, como muitos jipes, tem barra Panhard. É ela que evita que o eixo saia de lado numa curva. Ela prende uma ponta do eixo, de um lado, à outro ponto do chassi, do outro lado. è a barra que você viu, e descreveu. Muita gente se refere à ela, erradamente, de barra estabilizadora. Barra estabilizadora, tem um formato de U bem largo. As pontas do U vaõ presas nas pontas da mangas de eixo, e o corpo do U, vai preso na carroceria. Ela serve para reduzir (não chega a evitar) a rolagem da carroceria. É aplicável tanto em suspensões independentes (bastante eficiente), como em suspensão de eixo rígido. Se você pesquisar aqui na site, vai achar um sistema bastante interessant, Watt, que elimina as barras Panhard (acho que foi o Giovanni que postou as fotos, e adaptou no Jeep dele).
Muito bem feito, vale a pena ver.
[]´s

Eduardo Chaves
25/07/2004, 14:11
JR,

Se o seu Engesa for F1, além da barra panhard como o Luca explicou, ele tb possui a barra estabilizadora, porém, ao contrário da explicação do Luca, o corpo desta é fixado em dois pontos, um em cada barra longitudinal, e as pontas ao chassi...

[]'s...

Luca
25/07/2004, 15:22
Eduardo,

Eu comprei uma sobra de FII, que estou montando. Os FII eram fornecidos originalmente com barra estabilizadora?
[]´s

Eduardo Chaves
25/07/2004, 16:16
Luca,

Apenas o F1 tem barra estabilizadora originalmente...

[]'s...

Luca
25/07/2004, 16:50
Valeu, Eduardo.
[]´s

J.R.
30/07/2004, 20:12
valeu galera, é muito interessante o forum pelo perfil das pessoas que frequentam aqui. todo mundo gente bonissima. mais uma vez obrigado pela dica, abraços

ddr54
25/06/2005, 21:40
Alguém por aqui já colocou amortecedored HDS no Engesa ?

Wallace pode ajudar ?

O fato que comprei 4 amorcedores HDS na askby e para minha surpresa eles não são plug and play .

O olhal é bem menor que o original e na parte de baixo tem uma bandeja .

Usando o amortecedor como ele veio fica mais de 1,5 cm de folga de cada lado do olhal .

Com os parafusos que vieram com o amortecedor não dá certo .

Na empresa que fui montar o amortecedor o mecanico disse não seria bom encher de arruelas de cada lado , que seria uma tremenda gambiarra para o investimento que fizzz no amortecedor .

Ele preferiu não montar e voltou os amortecedores velhos .

Se não tiver uma solução urgente vou ter que devolver os amortecedores co muito pesar .

E quem me vendeu tá mais por fora do que eu .

Só complementando , os amortecedores são os que são recomendados pela askby para o engesa e estão com a numeração correta .

Danilo

Wallace
27/06/2005, 11:15
Danilo, comprou com quem?
Qual modelo que comprou?
Seu Engesa esta original ou pode ter sido modificado?