Ver Versão Completa : Qual a melhor solução para o munhão?
Olá galera,
Semana passada os parafusos do munhão do meu jipe se soltarão, 3 espanarão a o rosca e os outros 3 ainda estão bons.
E estou com a seguinte dúvida:
1º: Se coloco prisioneiros no local dos parafusos e prendo eles por fora com porcas parlok(solução q achei aqui no fórum.)
2º: Se coloco um outro munhão que tenho lá em casa q está em bom estado, mas para mim troca o munhão irei ter que faze uma adaptação no braço do munhão que segura a barra de direção, pois o meu já está adaptado para o tipo de direção que eu uso(por isso vou ter umas enxeções de s@C#!!!).
3º: Se abro o furo do meu munhão, e refaço a rosca e coloco parafusos maiores.
Estou dando preferencia para a 1º adaptação, mas antes de colocar a mão na massa gostária de saber a opnião de vc´s.
Ps.: meu jipe usa kit de freio a disco não sei se isso influencia em alguma coisa nessas adaptações.
Obrigado
Abraços com raiva do meu jipe, por quebra bem agora q começou a chuver aqui na região.:evil::evil::evil:
Leo - Beethoven
16/10/2007, 18:39
Dê uma olhada nesse tópico:
Aqui tem boas idéias:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=31970
Abs.
Alexandre Vaz Ferreira
16/10/2007, 18:59
Como é está adaptação do braço do munhão?? dá uma lida aqui também http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32451
[]s
E ai Leo, blz?
Já tinha dado uma olhada nesse tópico, foi dai que tirei a idéia dos prisioneiros.
Tbm vi sobre a colocação dos helicoils, que acho que foi o que vc fez né?
Só que para mim esse serviço ficaria meio difícil, pois eu queria poder arrumar eu sozinho e nem sei se aqui na minha cidade tem alguém q faça esse tipo de serviço, além do que acho mais fácil eu trocar o munhão, pois já tenho um novo em casa.
Montei o tópico mais querendo saber a opnião de qm fez a adaptação com os prisioneiros, tipo oque achou se já forçou o eixo e não quebrou e etc.
Pois me paraceu q com esse serviço o montão ficaria um pouco mais reforçado.
Abraços
E ai alexandre, sussa?
Kra essa é uma adaptação q o antigo mecanico do meu jipe fez qnd eu estava colocando direção hidráulica nele, isso há uns 10 anos atráz, ele soldou um segundo olhal em cima do olhal original q segura a barra de direção, para tirar o shimmy.Na época não botei muita fé mas com o uso vi que funciona.
Amanha posto fotos para vc dar uma olhada se quiser.
Abraços
Alexandre Vaz Ferreira
16/10/2007, 19:22
BLZ
Mas não deixe de ler o tópico acima
um abração
Sergio Rocha
16/10/2007, 20:36
Dê uma olhada nesse tópico:
Aqui tem boas idéias:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=31970
Abs.
Meu DEUS, como eu me diverti lendo esse tópico antigo.Época muito boa.
Teve Mauro,Leopoldo,Marcel,Leo,Sandro e BIll.Parecia um zoologico.Todas as feras reunidas.:mrgreen:
Lá estão as duas melhores soluções .Troca ou a gambi do Marcel.
[]'
Leo - Beethoven
17/10/2007, 11:32
E ai Leo, blz?
Já tinha dado uma olhada nesse tópico, foi dai que tirei a idéia dos prisioneiros.
Tbm vi sobre a colocação dos helicoils, que acho que foi o que vc fez né?
Só que para mim esse serviço ficaria meio difícil, pois eu queria poder arrumar eu sozinho e nem sei se aqui na minha cidade tem alguém q faça esse tipo de serviço, além do que acho mais fácil eu trocar o munhão, pois já tenho um novo em casa.
Montei o tópico mais querendo saber a opnião de qm fez a adaptação com os prisioneiros, tipo oque achou se já forçou o eixo e não quebrou e etc.
Pois me paraceu q com esse serviço o montão ficaria um pouco mais reforçado.
Abraços
Sim, eu usei os Helicoils, por ser muito fácil, rápido e principalmente por me garantir boa resistência mecânica sem enfraquecer o munhão.
A idéia do prisioneiro não é ruim, o problema é que não há parede suficiente pra garantir boa resistência, mas isso se usar os modelos de prisioneiro que existem por aí. Quando estava desmontado, fiz umas medições (até postei no outro tópico) e iria ficar muito fina, ou teria que fazer um prisioneiros sob medida....como tava com os Helicoils na mão, que custam R$1,00 cada um (se vc tem o kit, claro), não pensei duas vezes....ficou muito bom.....no primeiro que instalei cheguei a colocar um saca polia pra testar....e apertei com um torquímetro pra ver se não iria ceder....fui ao fundo de escala do meu torquímetro (que é bem parrudo) e o parafuso nem "sentiu".
Como eu sempre digo, adaptações requerem conhecimento, analogia, paciência e critérios. Não dá pra ter um sem o outro, ainda mais se tratando do munhão. Acho que as duas opções são válidas, mas sempre juntando esse pontos.
Abs.
Alexandre, é mais ou menos parecida com essa a adptação q está no meu munhão, so q está mais reforçado.
Nunca coloquei muita Fé nessa adaptação, mas o jipe está na minha familia a mais de 30 anos e nunca deu problemas, msm assim vou ver se dá para passar o ociloscópio nas solda para verificar se há trinca ou porosidade.
Leo, vou verificar pelas retificas da região se alguém trabalha com Helicoils, mas acho dificil, para vc ter uma ideia nem os prisioneiros eu consegui encontrar aqui em Itajubá na medida necessária para adaptação.
Mas se eu encontrar alguém q trabalhe com Helicoil por aqui com certeza será minha escolha dps do seu relato da resistência q a rosca cria apôs o serviço bem feito.
Obrigado a todos.
:mrgreen:
Meu DEUS, como eu me diverti lendo esse tópico antigo.Época muito boa.
Teve Mauro,Leopoldo,Marcel,Leo,Sandro e BIll.Parecia um zoologico.Todas as feras reunidas.:mrgreen:
Lá estão as duas melhores soluções .Troca ou a gambi do Marcel.
[]'
Mas esse tópico do link não é antigo, é de setembro/07.
Que tópico é esse que tu fala Sergio?
[]'s
Sergio Rocha
18/10/2007, 21:40
Mas esse tópico do link não é antigo, é de setembro/07.
Que tópico é esse que tu fala Sergio?
[]'s
Caramba, acho que o Marcel tem razão, to ficando esclerosado.:pensativo::parede:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=15142
esse é o tópico.Ele foi citado pelo Elmer no tópico de setembro de 07.
E que me desculpem não ter citado todas as feras que estão por lá.
Era fácil uma reunião dessas num mesmo tópico.Coisa que infelizmente hoje não se tem mais.
[]'
:mrgreen:Ae galera vlw pela ajuda,
Decidi pela colocação de prisineiros no meu munhão, og procurei por aqui na minha alguém q fizesse a instalação de helicoils no meu munhão , mas não achei.
Então comprarei o kit da garra4x4 de prisioneiros.
Dps q eu montar post como ficou aqui pra galera ver.:mrgreen:
Obrigado pela ajuda de td´s
Boas trilhas
Caramba, acho que o Marcel tem razão, to ficando esclerosado.:pensativo::parede:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=15142
esse é o tópico.Ele foi citado pelo Elmer no tópico de setembro de 07.
E que me desculpem não ter citado todas as feras que estão por lá.
Era fácil uma reunião dessas num mesmo tópico.Coisa que infelizmente hoje não se tem mais.
[]'
:lol::lol::lol::lol::lol:
Beleza Sergio, valeu, vou dar uma fuçada lá.
Abraços