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FRanger
15/10/2007, 21:23
Procurei alguma coisa nos foruns sobre a manutenção do sistema de ar-condicionado da Ranger e não encontrei nada.
Acredito que não possua filtro.
Alguém já fez limpeza no sistema em casa?
Certa vez um barulho me fez descobrir uma folha que estava presa na ventoinha. Tirei as travas do porta-luvas e encontrei uma parte do duto, mas não sei além disso.
Abraços,
FRanger

Walter L. L. Casitta
16/10/2007, 07:57
A Ranger não tem filtro polem, por isso as folhas menores chegam até o ventilador. Tem que retirar o ventilador pra limpar. Pra isso tem que afastar o reservatório de agua do arrefecimento e o do lavador do para-brisa.
Para limpar o vaporizador do AC a melhor forma é fazendo um furo de mais ou menos 5cm na caixa do vaporizador e então pulverizar o produto de limpeza...
Depois é só colocar uma tampa de borracha pra vedar o furo...

ALEXANDREO
16/10/2007, 13:39
WALTER, O VAPORIZADOR FICA DENTRO DA CABINE EM BAIXO DO PAINEL, POR TRAZ DA ALAVANCA DO CAMBIO? O FURO QUE VOCE SE REFERE SERVIRIA PARA BORRIFAR AQUELES SPRAY COM UMA MANGUEIRA PARA LIMPEZA DE AR CONDICIONADO? O FURO NAO PODERIA SER SOMENTE O SUFICIENTE PARA A ENTRADA DA MANGUEIRA, UNS 5mm?

GRANDE ABRAÇO

ALEXANDRE

Walter L. L. Casitta
16/10/2007, 14:18
WALTER, O VAPORIZADOR FICA DENTRO DA CABINE EM BAIXO DO PAINEL, POR TRAZ DA ALAVANCA DO CAMBIO? O FURO QUE VOCE SE REFERE SERVIRIA PARA BORRIFAR AQUELES SPRAY COM UMA MANGUEIRA PARA LIMPEZA DE AR CONDICIONADO? O FURO NAO PODERIA SER SOMENTE O SUFICIENTE PARA A ENTRADA DA MANGUEIRA, UNS 5mm?


Fica no compartimento do motor ao lado do ventilador. O furo não pode ser pequeno senão não da pra fazer uma boa limpeza. Quanto maior melhor.
O produto pra limpar tem que ser agressivo tipo aqueles usados pra lavar o chassi (solupam ou aqueles da KARCHER). Não dá pra esfregar e ainda mais que o acesso será apenas por um dos lados do vaporizador. Depois se quiser pode usar esse spray e até colocar algum perfume...

http://img220.imageshack.us/img220/4116/ac1kb1.jpg

http://img155.imageshack.us/img155/4036/ac2jh7.jpg

Valéria BH
16/10/2007, 14:53
:grin: Walter
Pelo visto vc sabe pacas da Ranger !! Anotei algumas "cosinhas" que eu acho que a minha Ranger tem se vc puder me dar uma dicas escrevi no meu tópico . Mas ela está no Rogério tô esperando o orçamento ...:putz:
Valeu !!!! :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Leonardo Dic
16/10/2007, 17:47
All, tem algum produto próprio para a higienização do ar ? O da Hilux já anda com um cheiro meio ruim.

Abraço

FRanger
16/10/2007, 20:42
A Ranger não tem filtro polem, por isso as folhas menores chegam até o ventilador. Tem que retirar o ventilador pra limpar. Pra isso tem que afastar o reservatório de agua do arrefecimento e o do lavador do para-brisa.
Para limpar o vaporizador do AC a melhor forma é fazendo um furo de mais ou menos 5cm na caixa do vaporizador e então pulverizar o produto de limpeza...
Depois é só colocar uma tampa de borracha pra vedar o furo...

Muito obrigado pelas dicas Walter.
Abraços,
FRanger

ALEXANDREO
17/10/2007, 16:45
Walter, Valeu Pela Dica, Mas A Lavagem E Feito Com Bastante Agua, Certo? Por Onde Ela Vai Escoar? Aquele Radiadorzinho Que Tem Dentro E O Que Refrigera O Ar, E Acumula Umidade Causando O Mau Cheiro?


Grande Abraço Alexandre

Walter L. L. Casitta
17/10/2007, 17:26
Walter, Valeu Pela Dica, Mas A Lavagem E Feito Com Bastante Agua, Certo? Por Onde Ela Vai Escoar? Aquele Radiadorzinho Que Tem Dentro E O Que Refrigera O Ar, E Acumula Umidade Causando O Mau Cheiro?


A agua sai pelo mesmo lugar que sai a que condensa naquele radiadorzinho.
O mau cheiro é causado pelos fungos que se proliferam ali devido a umidade...

Edintruder
17/10/2007, 19:33
Eu estava quase pedindo fotos, mas como fosses mais rápido..., com o quê fizesses esse buraco? Pela foto imagino que sobre um espaço de uns 2 cm entre a carcaça e o radiador. Com uma serra copo parece ser bem fácil.

Walter L. L. Casitta
17/10/2007, 20:51
Eu estava quase pedindo fotos, mas como fosses mais rápido..., com o quê fizesses esse buraco? Pela foto imagino que sobre um espaço de uns 2 cm entre a carcaça e o radiador. Com uma serra copo parece ser bem fácil.

Não quis arriscar com a serra copo, então foi usado um compaço de marceneiro. Fui riscando o plástico cada vez mais profundamente até cortar totalmente...

É bom encontrar uma borracha pra vedar antes pra poder fazer um furo com um diâmetro compatível.
Antes que perguntem, eu tinha uma em casa. É uma daquelas normalmente usadas pra tampar aqueles furos existentes no piso dos veículos. Não deve ser difícil de encontrar...

ALEXANDREO
17/10/2007, 22:11
Walter Valeu Pelas Dicas, Neste Fim De Semna Vou Tentar A Limpeza De Forma Preventiva, E Vou Borrifar Aquele Produto Para Limpeza E Higienizaçao De Ar Condicionado Da Wurth, Que Higieniza E Ainda Deixa Um Cheiro Bacana.

Valeu Irmao.

Essa E Pro Edintruder, Vi O Teu Video, O Que Tu Fez No Escapamento, Nao Parece Ser Furo!! Te Pergunto Porque To Fissurado Para Botar Os Bicos Da Rasch Na Minha 2.8 E O Mauricio Disse Que Seria Bom Fazer Um Escapamnto De 3", Tu Fez Alguma Alteraçao Na Sua? To Pensando, Enquanto O Din Din Nao Vem Em Dar Uma Volta Na Bomba, So Para Ficar Diferente.

Grande Abraço Alexandre

Edintruder
18/10/2007, 16:26
Tenho que falar com o Maurício pois sei de uma Ranger que quebrou a bomba injetora por abrir demais, segundo o bombista que me falor, os bicos da Ranger têm dois estágios e se abrir muito a bomba pode não dar tempo de abrir o segundo e dá calço hidráulico no Came e acaba por quebrar os roletes ou a base do came de injeção. Fui ver hoje num bombista e a bomba está ótima, mas os meus bicos já deveriam ter sido aposentados há alguns milhares de km atrás...
A minha eu abri em uma volta e meia, porém deixei só com uma volta pois fumaceava demais.
O cano, eu comprei o final da 1000, cortei o que me interessava,, soldei um flange feito de chapa e instalei com um esticador de rosca. Ficou por R$30,00 do cano e R$11,00 do esticador. O resto fiz em casa.

ALEXANDREO
18/10/2007, 18:02
Valeu Edintruder, Vou Abrir Um Topico Sobre O Escapamento De 3 Pol, De Ponta A Ponta Para Ver A Opiniao Do Pessoal.

Abração

Edintruder
18/10/2007, 18:57
Valeu Edintruder, Vou Abrir Um Topico Sobre O Escapamento De 3 Pol, De Ponta A Ponta Para Ver A Opiniao Do Pessoal.

Abração
Já até postei!
Já comprei também o tampão pois vou limpar o sistema da minha Ranger que sempre deixa cheiro ruim quando desliga o ar e começa a secar o evaporador.

rogeriomasih
19/01/2008, 21:14
A limpeza deu certo?

Percebeu alguma vantagem?

Leonardo Est
31/10/2008, 11:56
O compressor da Ranger 2.5 TD 2001 está armando e desarmando com apenas alguns segundos de intervalo e o ar refrigera a cabine normalmente. Fui a uma oficina onde mediram a pressão do gaz (entre 200 e 250) OK. Não sei por onde começar. Aguma sugestão? Obrigado.

Raposo
31/10/2008, 14:17
O compressor da Ranger 2.5 TD 2001 está armando e desarmando com apenas alguns segundos de intervalo e o ar refrigera a cabine normalmente. Fui a uma oficina onde mediram a pressão do gaz (entre 200 e 250) OK. Não sei por onde começar. Aguma sugestão? Obrigado.
Leonardo, o termostato está todo para a esquerda? A rotação do motor não está muito baixa? Talvez seja o relé do ar condicionado.
Abraços.

Allan Nielsen
31/10/2008, 15:01
Leonardo, o termostato está todo para a esquerda? A rotação do motor não está muito baixa? Talvez seja o relé do ar condicionado.
Abraços.

Como na maioria dos carros atuais, o "termostado" não atua no compressor do ar condicionado. Ele na realidade não é um termostato, mas apenas um dosador de ar quente/frio; o controle da temperatura interna é dada por esta mistura.

É necessario verificar se a polia do compressor esta sempre atracada, cheque a tensão que chega no compressor.

abs

Leonardo Est
31/10/2008, 16:37
Caros Alan e Raposo o termostato do painel pode ser colocado em qualquer posção que o problema continua. Aproximadamente a 1800rpm do motor em diante o intervalo entre armar o compressor e desarmar fica mais curto. Onde fica o relê do ar condicionado? Seria um na caixa de fusiveis do motor?

Rodolfo40c
30/12/2010, 20:26
Alguem tem fotos do filtro de ar condicionado de uma hilux 95-99? Quero trocar o filtro desse e fazer a limpeza dos dutos, higienizar todo o sistema de A/C, pois já está com um cheirinho de fungo. Sei que é necessário apenas retirar o porta luva ter acesso. Quem puder me explicar como fazer esse esquema, e indicar até os produtos necessários, agradeço..

Abraço!

BRAVOECONOVEMBER
25/04/2011, 22:13
Como na maioria dos carros atuais, o "termostado" não atua no compressor do ar condicionado. Ele na realidade não é um termostato, mas apenas um dosador de ar quente/frio; o controle da temperatura interna é dada por esta mistura.

É necessario verificar se a polia do compressor esta sempre atracada, cheque a tensão que chega no compressor.

abs

Tenta conferir também a fiação, conector e estado do switch de pressão do ar condicionado. Se ele estiver com algum problema de contato ou defeito pode dar o sinal de baixa pressão de gás - e este sintoma é típico de baixa pressão.

G.Xavier
09/05/2011, 19:50
Alguem pode me ajudar? Minha ranger XLT esta com problema no ar condicionado, fiz a limpeza do filtro do ar , mesmo assim o compreensor arma e desarma . falei com um profissional de ar condicionado e le me disse que e sujeira no radiadores e no compreensor do Ar ...isto procede..disse que uma limpeza resolve...

NGDaniel
10/05/2011, 06:07
Alguem pode me ajudar? Minha ranger XLT esta com problema no ar condicionado, fiz a limpeza do filtro do ar , mesmo assim o compreensor arma e desarma . falei com um profissional de ar condicionado e le me disse que e sujeira no radiadores e no compreensor do Ar ...isto procede..disse que uma limpeza resolve...


Procede.. mande tirar as colmeias e lava-las... o acumulo de sujeira faz com que as colmeias dos radiadores nao façam seu papel, troca de calor (diminuir temperatura), dai o compressor fica desarmando...

RcSala
10/05/2011, 07:44
Teve alguém aqui no fórum que mandou limpar tudo ali na frente e melhorou 100% a aficiência do AC, no seu caso eu apostaria em falta de gás.

Nava
10/05/2011, 22:18
Eu desmontei o evaporador em 40 min. É chato mas dá pra fazer em casa. Meti wap em tudo e saiu muita sujeira, folhas, insetos, barro...de tudo. Depois de limpo o ar ficou totlamente sem cheiro e aumentou a vazão de ar.
Na frente eu passei uma lamina plastica e desentortei todas as aletas. Wap alinhada na colmeia e ficou joia mas sinto falta de uma ventoinha ali pra ajudar.
Qdo o meu tava com falta de gas ele ligava de sligava. Agora deu algum tilt e como ta frio nao mexi mais. Ta desligado o fio do compressor. Otimo para ligar vento no parabrisas sem congelar.

murilod
25/07/2011, 23:35
Levei a minha camionete em uma firma especialisata em ar condicionado, a mesma me informou que pra fazer a limpeza do sistema que não possui filtro, tem que esgotar todo gás, procede essa informação ? (Ranger 2.3 16V 2007)

o_fenix
17/11/2011, 16:41
Uma ideia!!! Não tentei isso pois ainda não precisei mas pode ser que funcione. O evaporador tem um dreno que sai em baixo dele. Existem aqueles produtos de higienização de ar condicionado, eles acompanham uma mangueirinha comprida e com uma ponteira que espirra produto para os 4 lados. A ideia seria utilizar essa mangueira, introduzi-la pelo dreno até o evaporador e utiliza-la para borrifar água com algum produto de limpeza, pode ser LM ou somente shampo. Bom, para borrifar o produto poderia ser feito com um galão: uma ponta com a saida para essa mangueira que estaria dentro da caixa do condensador e outra mangueira somente para pressurizar o galão empurrando o produto de limpeza. Acho que daria pra usar também essas bombas de borrifar veneno conectada a essa mangueira, deve funcionar. Seria uma forma de lavar o conjunto do evaporador sem ter de fura-lo ou desmonta-lo. Tá dada a ideia.

Nava
18/11/2011, 21:29
Sim, funciona bem como desodorante...limpar mesmo só desmontando e lavando.

Walter L. L. Casitta
18/11/2011, 22:36
Pessoal, deem um olhada nas fotos no início do tópico. O cara faz só um furo na caixa do evaporador da minha Ranger e lavou com ativado. Ficou zerado. Depois colocou uma tampa de borracha e então não mais deixei acumular a sujeira nenhuma...

fsdevicente
29/01/2012, 22:11
Como na maioria dos carros atuais, o "termostado" não atua no compressor do ar condicionado. Ele na realidade não é um termostato, mas apenas um dosador de ar quente/frio; o controle da temperatura interna é dada por esta mistura.

É necessario verificar se a polia do compressor esta sempre atracada, cheque a tensão que chega no compressor.

abs

Na minha Ranger ,a polia do compressor esta ficando atracada direto, chega a congelar o bujao e os canos do lado do motor e para de ir ar p/ dentro (congela o expansor que refrigera o ar). Seria o rele do ar (fica na caixa de fusiveis e reles???), ou desgaste no compressor? obrigado

fsdevicente
29/01/2012, 22:17
O compressor da Ranger 2.5 TD 2001 está armando e desarmando com apenas alguns segundos de intervalo e o ar refrigera a cabine normalmente. Fui a uma oficina onde mediram a pressão do gaz (entre 200 e 250) OK. Não sei por onde começar. Aguma sugestão? Obrigado.
Acho que o normal é desarmar e armar, a minha funcionou assim por anos e gela uma beleza. Mas agora esta funcionando armado direto e congela tudo bujao e canos e o ar para de ir p/ dentro do carro, deve congelar o expansor tb. Preciso resolver isto, parece ser algum rele ou defeito no compressor....

TylerNTL
14/07/2012, 19:13
http://img155.imageshack.us/img155/4036/ac2jh7.jpg

Recentemente trocaram a evaporadora da viatura e no meio do serviço tiraram um pedaço de piche que fechava esse biquinho da caixa de plástico que aparece na esquina superior esquerda da foto acima. Antes ela já estava quebrada tinha alguma coisa tipo massa de calafetar vedando o buraco. E agora parece que o motor está sentado no banco do passageiro.

Alguma dica de como fechar esse buraco?

Vale utilizar aquelas espumas expansiva de poliuretano?

Thiago Serpa
19/07/2012, 22:03
tenta fibra de vidro.

CHUNINHO
29/07/2012, 15:05
Não tinha visto então acabei escrevendo sobre meu ar em outro topco.
Bom estava descendo a serra de Caragua e coloque o ar apenas para soprar no parabrisa,
E agora toda vez que ligo o ar só sai no parabrisa tanto quente ou frio não sai nos pés nem nos sopradores direcionais. Já fui em 2 eletricistas e eles falam que estão muito ocupados.
Alguém já teve esse problema?
Aguardo.

Imperador!
29/07/2012, 17:35
Esse problema é na bomba de vácuo!

Luizaogyn
20/01/2013, 14:05
Olá pessoal sou novo aqui no farum, e estava lendo sobre limpeza do ar condicionado, unica maneira de limpar a serpentina de onde corre o gás é fazendo a furo na lateral pra poder limpar? E o filtro de ar como é que faz? VLW

Alessandro,
21/01/2013, 18:20
Olá Luiz, seja bem vindo!

Como já dito no início do tópico, a Ranger não tem filtro de ar para a cabine.
Quanto a serpentina, já lí que tem como chegar nela, mas é um dos serviços de desmontagem mais trabalhoso que se tem.

Raposo
22/01/2013, 17:19
Para limpar o sistema ligue o arcond na ventilação máxima e passa para o quente deixando as portas abertas e funcionando por uns dez minutos. Não tem fungo ou ácaro que resista.
Abs

Luizaogyn
29/01/2013, 22:14
Primeiro lugar quero agradecer a hospitalidade de vcs o fórum é excelente e agradecer a atençao para eu tirar minhas dúvidas.. A entendi deixar a temperatura no mais quente possivel, mais uma pergunta o ar quente dela é muito quente ou noa tao quente? Tinha um gol g5 com ar o ar quente dele era de rachar o cano o da ranger ja acho fraco é normal? Questao das saídas do ar, as saidas do meio sao mais fortes que as saídas das laterais??

Pedro_Augusto
31/01/2013, 14:23
Luizaogyn, não conheço o ar quente do gol, mas o da Ranger é quente, mas nada que dê pra fritar um ovo. :)
E, sim, as saídas do meio são um pouco mais fortes que as laterais, uma vez que o duto central é bem mais curto que os laterais, perdendo menos força do vento até chegar na saída.

Luizaogyn
01/02/2013, 12:27
A entendi então é normal mesmo né, a saídas centrais mais fortes, tem todo sentido. Quanto a caixa difusora de ar é necessário limpar ela ou alguma coisa assim? vi num comentário, acho que foi nesse tópico que o cara pegou e desmanchou tudo e estava cheio de bicho terra e tudo lá dentro é possivel isso? uma vez que a ranger não tem filtro de ar condic..... Brigado por estar me ajudando...

Pedro_Augusto
03/02/2013, 06:46
Eu abri o painel central para limpar logo depois que comprei. O interior da viatura estava com um cheiro de mofo misturado com diesel.
Tirei muita sujeira de dentro, mas era basicamente poeira incrustada nos dutos. O duto central você tem acesso apenas retirando o painel central, ele tem dois parafusos na área dos controles do ar-condicionado/aquecedor, o resto é de encaixe, basta puxar com cuidado. O do lado do passageiro é simples, com uma chave de fenda você consegue retirar o difusor, usa a chave pra servir de alavanca, como quem abre uma lata de tintas ou de cera. O do lado do motorista é mais complicado, tem que desmontar boa parte do painel. Na parte superior tem saída de ar também, a central e duas laterais. As laterais saem fácil também, da mesma forma do difusor do passageiro.

Junior84
12/08/2014, 06:35
Aqui onde moro é só estradas de chão, e como a ranger não tem o tal Filtro de cabine (porque meu Deus?), dentro fica muito poeirento. Não tem como adaptar um Filtro? ví o tópico de adaptação em Xterra.

Por onde entra o ar que sopra dentro da cabine? não tem como adaptar um filtro nesta entrada?

Kart44
13/08/2014, 18:43
Não tinha visto então acabei escrevendo sobre meu ar em outro topco.
Bom estava descendo a serra de Caragua e coloque o ar apenas para soprar no parabrisa,
E agora toda vez que ligo o ar só sai no parabrisa tanto quente ou frio não sai nos pés nem nos sopradores direcionais. Já fui em 2 eletricistas e eles falam que estão muito ocupados.
Alguém já teve esse problema?
Aguardo.

Na minha f250 estou com o mesmo problema... :(

Dr_Marcus
28/08/2014, 00:16
Pois é, comprei essa semana minha XLT 09 2.3... Como de costume em todos os carros que compro, fiz um pequeno rancho com os fluidos e filtros, incluindo o tal filtro de cabine que NINGUEM troca!!! TODOS os carros que comprei chegava a estar cor GRAFITE os filtros, nunca trocaram.

Fui na agencia, comprei todos os filtros inclusive o de cabine.

Cheguei em casa, fui procurar aonde era o filtro de cabine da Ranger e surpresa... nao achei nada, nenhuma informaçao ou video na internet de como se troca. Aqui descobri que a Ranger nao tem (PASMEM).

Me deram o filtro de cabine da Ecosport,fusion,fiesta

POREM !!! Existe nas 2010-2012 um filtro sim, de cabine. Porem acredito que nao de pra adaptar pois o buraco da evaporadora da ate 2009 é QUADRADO e o filtro da 2010 tem um dos lados curvo, a caixa da evaporadora deve ser diferente. Quando comprei a Ranger me achei em uma NAVE!!! Sabendo que nem filtro de cabine tem, me sinto tocando um implemento agricola!!! hehehehe

Segue abaixo a foto:

475500

miguelcps
28/08/2014, 20:08
Na minha f250 estou com o mesmo problema... :(

E ai, resolveu o problema?, se nao, vou dar uma dica; Pelo que sei o sistema utiliza o vacuo atravez de mangueiras para efetuar a mudança de posiçao da saida do ar, entao o correto é verificar se nao tem nenhuma mangueira desencaixada ou rachada.

Kart44
18/10/2014, 19:38
E ai, resolveu o problema?, se nao, vou dar uma dica; Pelo que sei o sistema utiliza o vacuo atravez de mangueiras para efetuar a mudança de posiçao da saida do ar, entao o correto é verificar se nao tem nenhuma mangueira desencaixada ou rachada.

Verifiquei as mangueiras e está tudo certo, mas tem vezes que volta a funcionar do nada...

Fabricio Perez Ferreira
16/12/2014, 10:15
Prezado FRanger o filtro existe sim conforme anuncio no mercado livre e no catálogo de peças da Ford - Filtro Ar Condicionado Cabine Ford Ranger 3.0 Diesel 03 Á 12 - R$ 69,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-599945170-filtro-ar-condicionado-cabine-ford-ranger-30-diesel-03-a-12-_JM)
487126 487125 ok?!

vap-gti
26/10/2015, 23:34
Walter Valeu Pelas Dicas, Neste Fim De Semna Vou Tentar A Limpeza De Forma Preventiva, E Vou Borrifar Aquele Produto Para Limpeza E Higienizaçao De Ar Condicionado Da Wurth, Que Higieniza E Ainda Deixa Um Cheiro Bacana.

Valeu Irmao.

Essa E Pro Edintruder, Vi O Teu Video, O Que Tu Fez No Escapamento, Nao Parece Ser Furo!! Te Pergunto Porque To Fissurado Para Botar Os Bicos Da Rasch Na Minha 2.8 E O Mauricio Disse Que Seria Bom Fazer Um Escapamnto De 3", Tu Fez Alguma Alteraçao Na Sua? To Pensando, Enquanto O Din Din Nao Vem Em Dar Uma Volta Na Bomba, So Para Ficar Diferente.

Grande Abraço Alexandre

Amigo tenho escapamento de 3" pra venda sem solda....dobrado até la atras...show e com ponteira de 4"...R $240,00 gastei +600 na época vilsonss54@hotmail.com

Danilo Garcia
16/06/2017, 16:48
Pessoal, esse forum é demais! Tem uns cabras aqui que manjam muito, to aprendendo um monte!
Uma pergunta, posso lavar o vaporizador com um esguicho e depois tentar secar com uma esponja? Existe alguem dreno na caixa do vaporiador para abrir e a agua escoar?

Valeu!

Danilo Garcia
16/06/2017, 16:50
Fica no compartimento do motor ao lado do ventilador. O furo não pode ser pequeno senão não da pra fazer uma boa limpeza. Quanto maior melhor.
O produto pra limpar tem que ser agressivo tipo aqueles usados pra lavar o chassi (solupam ou aqueles da KARCHER). Não dá pra esfregar e ainda mais que o acesso será apenas por um dos lados do vaporizador. Depois se quiser pode usar esse spray e até colocar algum perfume...


http://img220.imageshack.us/img220/4116/ac1kb1.jpg

http://img155.imageshack.us/img155/4036/ac2jh7.jpg

Cara qeu show esse forum! Muita informaçao!
Eu posso usar um esguicho no vaporizador pela entrada do ventilador externo? Existe algum dreno para escoar a agua? Eu limpei tudo, ficou bacana, porem ta vindo um cheiro ruim, quero esguichar pra tirar residuo de sujeira.

RicardoFLN
16/06/2017, 19:22
Cara qeu show esse forum! Muita informaçao!
Eu posso usar um esguicho no vaporizador pela entrada do ventilador externo? Existe algum dreno para escoar a agua? Eu limpei tudo, ficou bacana, porem ta vindo um cheiro ruim, quero esguichar pra tirar residuo de sujeira.

Danilo, tu limpou tudo como? Desmontou?
Pra limpar o sistema de ar condicionado de forma plena, só tem um jeito! E é claro, é o que dá mais trabalho:euforico:!!!
Não faz um mês que desmontei a caixa do ventilador e evaporador da viatura. Ficou bem claro pra mim que só dessa forma se consegue realmente limpar a naba toda! Água, escova e alvejante.
Sim, perde-se o gás pra executar o serviço, afinal tem de desacoplar as mangueiras, coisa que requer uma ferramenta específica, mas dá pra "engembrar" com um pedaço de lata fina ou plástico. Eu aproveitei e troquei o filtro secador também.
Desmontando isso, pude ver que o radiador de ar quente (que se acessa pelo painel para desmontar), estava aparentemente limpo, de qualquer forma, ainda preciso limpar os dutos, e pra isso vou ter de tirar o painel (oh céus!! rsrs).
Tem esse vídeo (abaixo) que mostra o estado lastimável do evaporador....rsrs. O tiozinho é meio (beeemm!) atrapalhado, mas já ajuda a entender o trampo! É serviço pra umas 3 horas. Tem de se ligar que pra retirar a caixa plástica do ventilador/evaporador além dos 3 ou 4 parafusos que a prendem a parede corta fogo, pelo lado do cofre do motor, tem um fdp solitário que prende por dentro da cabine!!!

Vídeo retirada caixa ventilador/evaporador: How to remove the Evaporator core from a 98 FORD EXPLOER - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=Aw-k5JP09QY)
Vídeo mostrando uma forma de fazer um desacoplador das mangueiras do AC: How to make the A/C line disconnect tool - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=TbKq9Dtr6vc)

Deu trabalho! Mas recompensa quando ligo o AC e não sinto qualquer cheiro meio estranho....kkk

Abs.

Danilo Garcia
17/06/2017, 11:51
Danilo, tu limpou tudo como? Desmontou?
Pra limpar o sistema de ar condicionado de forma plena, só tem um jeito! E é claro, é o que dá mais trabalho:euforico:!!!
Não faz um mês que desmontei a caixa do ventilador e evaporador da viatura. Ficou bem claro pra mim que só dessa forma se consegue realmente limpar a naba toda! Água, escova e alvejante.
Sim, perde-se o gás pra executar o serviço, afinal tem de desacoplar as mangueiras, coisa que requer uma ferramenta específica, mas dá pra "engembrar" com um pedaço de lata fina ou plástico. Eu aproveitei e troquei o filtro secador também.
Desmontando isso, pude ver que o radiador de ar quente (que se acessa pelo painel para desmontar), estava aparentemente limpo, de qualquer forma, ainda preciso limpar os dutos, e pra isso vou ter de tirar o painel (oh céus!! rsrs).
Tem esse vídeo (abaixo) que mostra o estado lastimável do evaporador....rsrs. O tiozinho é meio (beeemm!) atrapalhado, mas já ajuda a entender o trampo! É serviço pra umas 3 horas. Tem de se ligar que pra retirar a caixa plástica do ventilador/evaporador além dos 3 ou 4 parafusos que a prendem a parede corta fogo, pelo lado do cofre do motor, tem um fdp solitário que prende por dentro da cabine!!!

Vídeo retirada caixa ventilador/evaporador: How to remove the Evaporator core from a 98 FORD EXPLOER - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=Aw-k5JP09QY)
Vídeo mostrando uma forma de fazer um desacoplador das mangueiras do AC: How to make the A/C line disconnect tool - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=TbKq9Dtr6vc)

Deu trabalho! Mas recompensa quando ligo o AC e não sinto qualquer cheiro meio estranho....kkk

Abs.

Show!
Eu nao desmontei todo o sistema no cofre do motor exatamente para noa perder o gas e nao fazer alguma besteira. Mas eu tirei os reservatorios de agua e limpa vidro para acessar melhor o sistema. Retirei o ventilador, acessei o compartimento do evaporador e fiz a limpeza por ali mesmo, retirei MUITO lixo, umas 4 maozada de folha seca com pequenas raizes. Ficou limpo, pois só parei de passar o pano qdo o mesmo saiu limpo. Por ali mesmo, tentei ao maximo passar uma escova de aço bem mole nas aletas do evaporador, parece que limpou bem pelo menos onde eu enxerguei, porem mais para o fundo nao tive como ver.
Se eu abrir tudo de novo e esguichar agua nas aletas, ela tem para onde correr? Ou vou ter q secar com um pano?
Os dutos do meu carro nao estao tao sujos assim, acho que nao vale o trampo de mexer no painel.

Obrigadao!

RicardoFLN
18/06/2017, 11:17
Show!
Eu nao desmontei todo o sistema no cofre do motor exatamente para noa perder o gas e nao fazer alguma besteira. Mas eu tirei os reservatorios de agua e limpa vidro para acessar melhor o sistema. Retirei o ventilador, acessei o compartimento do evaporador e fiz a limpeza por ali mesmo, retirei MUITO lixo, umas 4 maozada de folha seca com pequenas raizes. Ficou limpo, pois só parei de passar o pano qdo o mesmo saiu limpo. Por ali mesmo, tentei ao maximo passar uma escova de aço bem mole nas aletas do evaporador, parece que limpou bem pelo menos onde eu enxerguei, porem mais para o fundo nao tive como ver.
Se eu abrir tudo de novo e esguichar agua nas aletas, ela tem para onde correr? Ou vou ter q secar com um pano?
Os dutos do meu carro nao estao tao sujos assim, acho que nao vale o trampo de mexer no painel.

Obrigadao!

Danilo,

A princípio é pra ter, afinal de contas é no evaporador, onde devido a queda da temperatura do ar, que ele acaba perdendo parte da sua umidade, portanto tem de ter onde escorrer essa água. É pelo fato do evaporador ficar úmido, que acaba juntando tanta porcaria ali e transformando o treco num verdadeiro criadouro....rsrs
Já vi gente escrevendo aqui (no fórum) coisas que não fazem muito sentido, do tipo, se deixar o ar quente funcionando no talo por um tempão mataria tudo, o que não é verdade. O caminho do ar é, colmeia do evaporador, ventilador e habitáculo, no caso de estar tudo no frio. Se colocar no quente, antes de ir pro interior da cabine, passa pelo radiador de água quente, o caminho que precede isso se mantém o mesmo, ou seja, não estarás passando ar quente pelo evaporador! Ele vai continuar úmido e fétido....kkk
Sobre o filtro do ar condicionado, que todo mundo diz que não tem, mas que existe no catalogo Ford, ajudaria em parte. Ele vai depois do ventilador, ou seja, NÃO impede que folhas e particulado se acumulem na colmeia do evaporador. Evitaria de material particulado fino adentrar na cabine, mas como para troca-lo teria de desmontar tudo a cada vez, eu nem fui atrás pra tentar colocar. Filtro sem adequada manutenção, as vezes pode ser pior que filtro nenhum! ;-)
Se conseguires, coloca um pouco de água sanitária nessa água pra borrifar na colmeia. Claro, que o cheiro nas primeiras utilizadas do ar condicionado vai deixar tua cabine com o aprazível aroma de água sanitária....rsrs, mas depois passa!

Abs.

Danilo Garcia
18/06/2017, 13:43
Danilo,

A princípio é pra ter, afinal de contas é no evaporador, onde devido a queda da temperatura do ar, que ele acaba perdendo parte da sua umidade, portanto tem de ter onde escorrer essa água. É pelo fato do evaporador ficar úmido, que acaba juntando tanta porcaria ali e transformando o treco num verdadeiro criadouro....rsrs
Já vi gente escrevendo aqui (no fórum) coisas que não fazem muito sentido, do tipo, se deixar o ar quente funcionando no talo por um tempão mataria tudo, o que não é verdade. O caminho do ar é, colmeia do evaporador, ventilador e habitáculo, no caso de estar tudo no frio. Se colocar no quente, antes de ir pro interior da cabine, passa pelo radiador de água quente, o caminho que precede isso se mantém o mesmo, ou seja, não estarás passando ar quente pelo evaporador! Ele vai continuar úmido e fétido....kkk
Sobre o filtro do ar condicionado, que todo mundo diz que não tem, mas que existe no catalogo Ford, ajudaria em parte. Ele vai depois do ventilador, ou seja, NÃO impede que folhas e particulado se acumulem na colmeia do evaporador. Evitaria de material particulado fino adentrar na cabine, mas como para troca-lo teria de desmontar tudo a cada vez, eu nem fui atrás pra tentar colocar. Filtro sem adequada manutenção, as vezes pode ser pior que filtro nenhum! ;-)
Se conseguires, coloca um pouco de água sanitária nessa água pra borrifar na colmeia. Claro, que o cheiro nas primeiras utilizadas do ar condicionado vai deixar tua cabine com o aprazível aroma de água sanitária....rsrs, mas depois passa!

Abs.

Fala Ricardo! Obrigado pelas dicas. Estou sempre em Floripa, trabalho ai em SC tb!
Eu borrifei produto de limpeza tipo Veja, na colmeia, com escova de dente e uma de aço cerdas bem finas e mole, me parece que limpou, mas depois de tudo montado veio o cheiro estranho (que antes com toda a sujeira e folhas umidas, nao tinha). Eu quero novamente desmontar o ventilador, enfiar um esguicho na colmeia e tentar lavar o maximo possivel, mas nao sei se tem algo que possa estragar com a agua corrente. Como vc disse que tem dreno e que a humidade tem por onde sair, ja me sinto mais seguro. Quanto ao filtro de cabine, realmente, ao desmontar o ventilador e acessar o compartimento vi o duto que leva para a cabina, que tem um espaço bom para um filtro, porem sem filtro. Vou deixar sem o filtro mesmo, ja que vou fzr (mais uma) uma limpeza, que acredito ser a primeira desde o carro tirado da loja.
Tambem raciocinei que o ar quente no talo nao tira as folhas de la, rsrs. O ar quente, ate onde sei, serve para ser usado apos o uso do AC para secar a tubulaçao e impedir formaçao de mofo e acaros.

De resto, nao vou desmontar todo o sistema nao, acho que nao tem necessidade.

Obrigadao!
Danilo

Danilo Garcia
19/06/2017, 15:13
Desmontei novamente e limpei da melhor forma que puder com cloro diluido em agua e depois com agua corrente. Ficou excelente! Todo sistema de AC limpo e sem cheiro! O cheiro que sentia vindo no ar quente era do motor do ventilador. Eu puverizei WD40 nele e acho que misturou com a sujeira do motor e formou o cheiro estranho. Limpei o motor com limpa contato da Wurth e esta tudo 10!

Obrigado pela ajuda!

Uma duvida, mexendo no duto que entra do cofre do motor para a cabine, encontrei uma peça que é como se fosse uma tampa retratil dessa caverna, ligada a uma outra peça tipo bisnaga que sai um fio branco e um preto dela. Seria um cota chamar em caso de incendio? Ficou curioso, pq quando acionada manualmente, essa peça desde e tampa o duto isolando cofre e cabine.

Valeu mais uma vez!
Danilo

RicardoFLN
19/06/2017, 17:39
Desmontei novamente e limpei da melhor forma que puder com cloro diluido em agua e depois com agua corrente. Ficou excelente! Todo sistema de AC limpo e sem cheiro! O cheiro que sentia vindo no ar quente era do motor do ventilador. Eu puverizei WD40 nele e acho que misturou com a sujeira do motor e formou o cheiro estranho. Limpei o motor com limpa contato da Wurth e esta tudo 10!

Obrigado pela ajuda!

Uma duvida, mexendo no duto que entra do cofre do motor para a cabine, encontrei uma peça que é como se fosse uma tampa retratil dessa caverna, ligada a uma outra peça tipo bisnaga que sai um fio branco e um preto dela. Seria um cota chamar em caso de incendio? Ficou curioso, pq quando acionada manualmente, essa peça desde e tampa o duto isolando cofre e cabine.

Valeu mais uma vez!
Danilo

Danilo,

Primeiro deixa eu fazer uma errata. Quando escrevi sobre a ordem de passagem do ar pelo sistema, escrevi errado. O correto é ventilador, evaporador e radiador de ar quente. Ou seja o filtro seguraria sim o material particulado que entra no sistema desde o começo.

Bom, a questão é, quando tu tiras o ventilador, aquela passagem que se vê é justamente a entrada de ar da ventoinha, e existe sim ali uma tampa móvel, pois é ela que faz o ar ou vir de fora, ou ficar recirculando dentro da cabine (sem renovação, quando se coloca o botão em MAX A/C). Quanto aos fios que fazes menção, eu não me lembro de te-los visto na minha.:pensativo:
Legal que conseguistes deixar o sistema limpo a ponto de eliminar o odor!

Abs.

Danilo Garcia
19/06/2017, 23:09
Danilo,

Primeiro deixa eu fazer uma errata. Quando escrevi sobre a ordem de passagem do ar pelo sistema, escrevi errado. O correto é ventilador, evaporador e radiador de ar quente. Ou seja o filtro seguraria sim o material particulado que entra no sistema desde o começo.

Bom, a questão é, quando tu tiras o ventilador, aquela passagem que se vê é justamente a entrada de ar da ventoinha, e existe sim ali uma tampa móvel, pois é ela que faz o ar ou vir de fora, ou ficar recirculando dentro da cabine (sem renovação, quando se coloca o botão em MAX A/C). Quanto aos fios que fazes menção, eu não me lembro de te-los visto na minha.:pensativo:
Legal que conseguistes deixar o sistema limpo a ponto de eliminar o odor!

Abs.

Bem lembrado! Qdo ligo no max ele fecha a entrada de ar externa!

Obrigado!