PDA

Ver Versão Completa : Suspensões para CJ e Bandeirantes



Luis Assis
12/03/2003, 11:15
PessoALL,

Recebi um e-mail do pessoal da Extreme 4x4, que inventou uma suspensão bem interessante para CJ e para Bandeirantes.

A Suspensão é baseada em Molas helicoidal, e dois braços ( dianteiros e traseiros ) pelo que pude entener.

Liguei para o sujeito e ele me disse que um Kit destes completo ( Braço, Mola amortecedor, etc ) Custaria 2500.00 latinhas.

Alguem conhece? Pelo menos eu achei bem interessante...

Fotos em anexo

[]'s

Gustavo

billj
12/03/2003, 12:27
Gustavo,

Você vai perceber logo que sou chato para caramba com essas coisas, mas pelo pouco que pude ver naquelas fotos, não me impressionou nem um pouco essas suspensões. :roll:

Para começar, quem é que o cara está tentando enganar por botar o jipe subindo em duas pranchas?? Para provar que o jipe pode ficar apoiado no para choque?? :) Se é para mostrar o curso de suspensão, o meu Samurai fazia mais que isso só retirando a barra estabilzadora........

Além do mais, me parece que está tudo parafusado nuns trecos nas logarinas. O vão livre sooooooofffffffre!!!!!!!!

Abraços ficando longe desse conceito,

Bill

Luis Assis
12/03/2003, 12:51
Gustavo,

Você vai perceber logo que sou chato para caramba com essas coisas, mas pelo pouco que pude ver naquelas fotos, não me impressionou nem um pouco essas suspensões. :roll:

Para começar, quem é que o cara está tentando enganar por botar o jipe subindo em duas pranchas?? Para provar que o jipe pode ficar apoiado no para choque?? :) Se é para mostrar o curso de suspensão, o meu Samurai fazia mais que isso só retirando a barra estabilzadora........

Além do mais, me parece que está tudo parafusado nuns trecos nas logarinas. O vão livre sooooooofffffffre!!!!!!!!

Abraços ficando longe desse conceito,

Bill

Bill,

Chato não, técnico sim !!! :)

Já que voce conhece bastante de suspensão, vou abusar de voce...

Qual são os conceitos mais bem acerados para se montar numa suspensao de Jipe? Spoa? Kit Fes? O que?

Outra coisa, o que voce me diz da suspensão proposta nast fotos do tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=19 ??

[]'s ainda por suspender

Gustavo

billj
12/03/2003, 14:36
Bill,

Chato não, técnico sim !!! :)

Já que voce conhece bastante de suspensão, vou abusar de voce...

Qual são os conceitos mais bem acerados para se montar numa suspensao de Jipe? Spoa? Kit Fes? O que?

Outra coisa, o que voce me diz da suspensão proposta nast fotos do tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=19 ??

[]'s ainda por suspender

Gustavo

Bom, em vista de nossos recursos limitados (falta de kits, gente qualificada, outras viaturas para tirar idéias, etc.), tenho uma opinião do que não abro.

NÃO SE DEVE ALTERAR O CONCEITO BÁSICO DA SUSPENSÃO!! Ou seja, se o jipe veio da fábrica com feixe, então deixe ele com feixe. Pode fazer o diabo, SPOA, 1/4 elíptico, revolver, shackle reversal e tudo mais, mas deixe ele com as lâminas.

E mais, se o seu jipe tem molas heliciodais, tome MUITO cuidado com qualquer mudança que fizer na geometria. Esse negócio é complicado, com inúmeros fatores interrelacionados. Sem conhecer muito bem do que signifique:

- roll center
- anti squat
- instant center
- bumpsteer

por exemplo, seria uma loucura desmontar um jipe que funciona para fazer experiência.

Quanto as suas perguntas sobre SPOA, etc., a suspensão mais apropriada dependerá em do que o dono quer fazer com o jipe. Se é trilhas médias para pesadas, então sem a sombra de dúvida, a opção é SPOA. Todo o resto são "band-aids". Para rodar em estradas de terra e viajar por aí, então o kit Fess vai bem.

E daquela suspensão que você mencionou, eu gostei. Acho que vai dar certo, mas pode se esperar uma certa perda no curso devido o posicionamento externo das molas. Porém, pode ser que as molas de fibra mais macias e os eixos mais largos compensam essa perda........

Abraços,

gvogetta
13/03/2003, 21:52
Caros Luiz e Bill


Concordo com o Bill em relação ao que ele citou das fotos: acho que o curso fica afetado pelo posionamento dos braços além de prejudicar também o ângulo de transposição e o vão livre (vejam a posição dos braços na porção inferior do veículo). Outra coisa: pelo que vi nas fotos e conhecendo o comportamento dinâmico do Bandeirante como conheço, acho que com o peso maior do veículo (algo em torno de 1900 Kg), o arranjo com molas helicoidais compromete a estabilidade do veículo na estrada em velocidades maiores. A não ser que no esquema mostrado seja adotado algum esquema de estabilização além das molas (que não parece existir, pelas imagens...).

Devo ressaltar que sem fazer um "test drive" na viatura com a suspensão proposta fica difícil dizer algo com precisão. As conclusões que cito são puramente teóricas e derivadas da análise das imagens. Pergunte ao sujeito se ele deixa você encarar uma trilha com ela e uma estrada :wink:

Concordo novamente com o Bill quando se fala em alterar as suspensões originais: se o fabricante optou no projeto original em usar feixe de molas, deixemos o feixe de molas. Se o fabricante optou por molas helicoidais, deixemos as helicoidais ali.

Precisamos também levar em conta que nem sempre existe uma fórmula perfeita que sirva para tudo. Existem arranjos ou "kits" que deixam as suspensões muito boas para trilhas (principalmente médias ou hards) prejudicando o desempenho em situações de estrada e outros que fazem o inverso... O ideal é compatibilizar o melhor dos 2 mundos, uma vez que não só andamos em trilhas.

Saudações

Luis Assis
14/03/2003, 02:56
Getulio e Bill,

Será que as barra estabilisadoras contra Body Roll que o Sandro falou aqui cairia bem para torna-lo mais estavel na estrada?

Meu obejtivo com este Jipe é pegar trilhas leves, estradas de terra e viajar muuuito! Será que tendo isso como objetivo talvez seria melhor optar por não fazer o SPOA?

[]'s
Gustavo

du
14/03/2003, 08:51
Getulio e Bill,

Será que tendo isso como objetivo talvez seria melhor optar por não fazer o SPOA?

[]'s
Gustavo
Gustavo, acho que sem o SPOA não dá para colocar os pneuzões 35.

Abraços Du.

billj
14/03/2003, 09:19
Getulio e Bill,

Será que tendo isso como objetivo talvez seria melhor optar por não fazer o SPOA?

[]'s
Gustavo
Gustavo, acho que sem o SPOA não dá para colocar os pneuzões 35.

Abraços Du.


Jeep CJ5, pneus 34 x 9,5, SPUA com kit Fess. Os pneus não pegam em nada.........

É o bicho...........

Fábio
17/03/2003, 14:58
Gustavo,

Se o seu objetivo não são trilhas pesadas, procure evitar ao máximo subir a suspensão. Faça-o somente para comportar os pneus que vai estar utilizar em sua viatura.

Quando o Bill fala em "Band-Aids", duvido que esteja falando no sentido pejorativo, mas sim, numa solução intermediária, que por vezes atendem muito bem ao seu propósito. Calços de carroceria, jumelos maiores, recorte de lata, kit Fess... Se usados com critério podem ser até melhores e do que grandes adaptações. No que diz respeito a custo/benefício nem se fala.

Eu fiz SPOA no meu CJ, mas não estava buscando economia nem simplicidade: Queria uma suspensão robusta, confiável, que me desse grande curso e comportasse os pneus de 35"x12,5.

Botar um CJ SPOA não é tão simples quanto parece: Após quase seis meses de SPOA ainda estou gastando grana para deixar o carro do jeito que quero. A tarefa agora é eliminar o bumpster, depois vou tentar diminuir o Body Roll.

(As fotos são do Eugênio na rampa. O pneu dianteiro está a 65cm do solo, sem que as outras 03 rodas saiam do chão.)

[]´s

Luis Assis
17/03/2003, 15:10
Fábio,

Entedi o que voce quiz diser!

Aproveito o embalo para pedir a voce, caso voce tenha, um texto dando os conceitos básicos sobre estes termos técnicos usados em suspensão. O Bill ( que alais tb poderia ajudar ), ja mandou um texto muito bom falando sobre Body Roll... Por exemplo bumpster, eu não faço a menor idéia do que é isso, e tenho certeza, que parte dos nossos 400 visitantes que passam por este site todos os dias, tb não sabem.. :-(

Se tiver manda pra gente poder entender um pouco mais...

[]'s

Gustavo

Fábio
17/03/2003, 15:45
Gustavo,

O bumpster é causado pela mudança da geometria no sistema de direção.

No meu caso, quando fiz o SPOA, ganhei uma inclinação entre a barra de direção e a barra link (acho que este é o nome para aquela barra que liga uma roda a outra - veja nas fotos). Essas barras deveriam ser originalmente paralelas.

Quando o carro pega uma ondulação, ou seja, o chassis é suspendido em relação aos eixos, essa inclinação aumenta e o carro tende a mudar de percurso!!! Esse é o bumpster!!!

O mais apavorante é que tentar corrigir o curso neste caso pode ser a pior escolha.

Qualquer dúvida pergunte.

[]´s

dptucunduva
17/03/2003, 16:06
Gustavo,

O bumpster é causado pela mudança da geometria no sistema de direção.

[]´s

Grande Fábio,

Estou começando a pesquisar/projetar/viajar/fazer :) as peças pra montar o novo sistema de direção do Horácio.

Para evitar o bumpsteer, vou mandar confeccionar uma peça, que será o novo braço do munhão, para prender a barra que vem da caixa. Esse braço será preso nos parafusos que prendem o rolamento do munhão. Por ser alguns centímetros mais alto (cerca de 10-15cm), vai fazer com que a barra fique bem mais horizontal. Deve ao menos diminuir o seu problema de bumpsteer.

No meu caso, a suspensão é bem mais baixa, então deve ser suficiente pra fazer a barra ficar em seu posicionamento ideal.

Eu não estou reinventando a roda, estou pegando o desenho de sites gringos que mostram o projeto desse tipo de sistema de direção.

Basta procurar no google por "cross-over steering".

Bem, mas acho até que você já sabia disso tudo, né? :D Anyway, fica aí a dica pros outros. 8)

Já arranjei o lugar para confeccioná-la, falta só escolher o desenho definitivo. O preço vai depender do desenho escolhido, mas não será caro.

billj
17/03/2003, 16:29
Estou começando a pesquisar/projetar/viajar/fazer :) as peças pra montar o novo sistema de direção do Horácio.

Para evitar o bumpsteer, vou mandar confeccionar uma peça, que será o novo braço do munhão, para prender a barra que vem da caixa. Esse braço será preso nos parafusos que prendem o rolamento do munhão. Por ser alguns centímetros mais alto (cerca de 10-15cm), vai fazer com que a barra fique bem mais horizontal. Deve ao menos diminuir o seu problema de bumpsteer.

No meu caso, a suspensão é bem mais baixa, então deve ser suficiente pra fazer a barra ficar em seu posicionamento ideal.

Eu não estou reinventando a roda, estou pegando o desenho de sites gringos que mostram o projeto desse tipo de sistema de direção.

Basta procurar no google por "cross-over steering".



Daniel,

Dois comentários........

Primeiro, a solução que você está considerando é muito boa, desde que seja bem projetada. Se não fo, então pode resultar em desastre, pois estes componentes estão sujeitos grandes esforços e pancadas e mais sério ainda, fádiga devida às flexões quase imperceptíveis no sistema. Assim sendo, o desenho deveria evitar ao qualquer custo peças em balaço, sem suporte em ambos dos lados do ponto de esforço.

Segundo, sei que muitos gringos chamam este conceito de "cross-over steering", mas na realidade isso não é correto. O nome certo é "high steering". Cross-over é um outro conceito.........

Abraços,

Bill

billj
17/03/2003, 16:33
Quando o Bill fala em "Band-Aids", duvido que esteja falando no sentido pejorativo, mas sim, numa solução intermediária, que por vezes atendem muito bem ao seu propósito. Calços de carroceria, jumelos maiores, recorte de lata, kit Fess... Se usados com critério podem ser até melhores e do que grandes adaptações. No que se diz em custo benefício nem se fala.



É isso mesmo que quis dizer. :P

Abraços com a mesma sutileza de sempre,

gvogetta
17/03/2003, 20:29
Getulio e Bill,

Será que as barra estabilisadoras contra Body Roll que o Sandro falou aqui cairia bem para torna-lo mais estavel na estrada?

Meu obejtivo com este Jipe é pegar trilhas leves, estradas de terra e viajar muuuito! Será que tendo isso como objetivo talvez seria melhor optar por não fazer o SPOA?

[]'s
Gustavo

Caro Gustavo,

Desculpe a demora. No seu caso, para viajar constantemente com o CJ a única coisa que você deverá levar em conta são as dimensões dos pneus que pretende usar. Como serão viagens em trilhas leves e estradas "de chão", o mais econômico talvez seria usar pneus de dimensões mais convencionais, aí o SPOA não teria muito sentido e comprometeria o comportamento dinâmico do carro. Se, pelo contrário, fizer questão de usar pneus maiores (33" ou 35") aí o SPOA vira necessidade...

Quanto às barras estabilizadoras, como as mostradas pelo Sandro, com certeza contribuiriam muito para a estabilidade do veículo na estrada (asfalto) principalmente. Acho entretanto, que aquele sistema do jeito como funciona no Stock Car será difícil de ser adaptado na maioria dos veículos off-road...

Saudações jipeiras sempre em QAP...

gvogetta
17/03/2003, 20:30
Getulio e Bill,

Será que as barra estabilisadoras contra Body Roll que o Sandro falou aqui cairia bem para torna-lo mais estavel na estrada?

Meu obejtivo com este Jipe é pegar trilhas leves, estradas de terra e viajar muuuito! Será que tendo isso como objetivo talvez seria melhor optar por não fazer o SPOA?

[]'s
Gustavo

Caro Gustavo,

Desculpe a demora. No seu caso, para viajar constantemente com o CJ a única coisa que você deverá levar em conta são as dimensões dos pneus que pretende usar. Como serão viagens em trilhas leves e estradas "de chão", o mais econômico talvez seria usar pneus de dimensões mais convencionais, aí o SPOA não teria muito sentido e comprometeria o comportamento dinâmico do carro. Se, pelo contrário, fizer questão de usar pneus maiores (33" ou 35") aí o SPOA vira necessidade...

Quanto às barras estabilizadoras, como as mostradas pelo Sandro, com certeza contribuiriam muito para a estabilidade do veículo na estrada (asfalto) principalmente. Acho entretanto, que aquele sistema do jeito como funciona no Stock Car será difícil de ser adaptado na maioria dos veículos off-road...

Saudações jipeiras sempre em QAP...

mtmarcondes
15/12/2004, 15:19
Com Relação a suspensão acredito ter criado uma solução interessante e barata (comparado aos kits) .

Feixe de molas novo com duas molas a menos que o original ;
SPOA utilizando eixo de Rural + alargadores de 10 cm ;
Modificação nos berço do motor e cambio ;
Adoção de um sistema duplahard ;
Utilização de amortecedores de Van (sprinter) com Lola helicoidal na traseira e amortecedores rancho 5000 com regulagem na cabine na dianteira utilizo 2 amortecedores por roda ;

Como foi feito :lol:

Todo mundo reclama de como um jipe fica instável após fazer SPOA , mais ninguém pensa no porque caso alguém fale que e porque ficou alto e quase isso o que acontece na realidade e que alteramos sua proporcionalidade e seu centro de gravidade ai vem a parte chata da brincadeira como corrigir isso :
A proporcionalidade e fácil de corrigir e pegar um manual do jeep e localizar as dimensões originais do jeep (com pneus M38) apos isso e só utilizar a seguinte formula (nova altura / (altura original/100)) o resultado deve ser acima de 100 peque este valor e multiplique pelo resultado da largura do eixo original dividido por 100 este deve ser a nova largura do seu jeep .
O centro de gravidade já e um pouco mais complicado mais também e perfeitamente solucionável novamente peque a altura original do jeep do solo ate o suporte do motor pegue seu jeep e mesa da parte inferior do Chassi e mese ate o solo depois e só subtrair o resultado do seu jeep pelo original a diferença e o quanto o seu conjunto motor e cambio deve baixar desta forma você vai retornar em 70% o CG do jeep os outros 30% você só consegue utilizando de pneus acima de 33 ‘’ por 12,5’’ de preferência com rodas de ferro desta forma você consegue um CG muitas vezes melhor que o original devido aumento de peso nas extremidade do jeep.
Outro ponto que ajudou muito foi a adoção de um sistema por eixo duplahard que provou conseguir manter o chassi nivelado apesar da torção lateral.
Os amortecedores são outro ponto bem interessante estes amortecedores trazeiros da Sprinter já são adaptados com um conjunto de molas helicoidais para deixa-la mais confortável no jeep tem a mesma função a dianteira com amortecedores rancho proporciona todas as vantagens que este amortecedor proporciona eu utilizo 2 amortecedores por roda por opção mais agredido que 1 amortecedor por roda seria suficiente .
Todas estas adaptações foram feitas visando uma velocidade máxima de 120 Km/h (velocidade mais que suficiente) acima desta velocidade a formação de efeito solo se torna negativa tornando muito difícil o controle do Jeep .
Tudo que citei acima foi feito no meu jeep com um resultado bom e bonito o meu jeep e um CJ5-B12 Capota de lata com pneus ceeepy crawler 37”x14,5”-15R ,motor GM 4.1 Caixa de cambio T19 e Tranferencia Dana 300 (mesmo conjunto cambio transferência do CJ7 ) . :D :D :D

Elmer_Jeep
15/12/2004, 17:25
SPOA utilizando eixo de Rural + alargadores de 10 cm


Os alargadores que vc fala são os do paralama ?

Após ler muito aqui no fórum estou querendo Spoar e trocar os eixos do meu Jeep por uns de F75.
No meu Jeep com diferenciais originais tenho rodas 15x10 uso alargadores de paralama com 12cm e espaçadores nas rodas trazeiras com 4cm.
Será que com eixos da F75 as rodas trazeiras vão passar muito pra fora comparado com a medida atual ?


[]'s preparando a coragem e os alargadores pq o resto tá na mão.

mtmarcondes
16/12/2004, 08:30
Desculpe no lugar de Alargador era espaçador mas tambem utilizo alargadores de carroceria de fibra ,
com relação as suas rodas voce disse 15x10 correto mais gual e o offset delas .

mtmarcondes
16/12/2004, 11:25
Elmer seu jeep e diesel coreto outro ponto que você deve levar em conta e o peso do seu conjunto mecânico às vezes mudar os feixes pelos da toyota também e necessário o jeep fica mais confortável e não e necessário aumentar o numero de laminas para suportar o peso . um ponto que muita gente esquece quando se fala em SPOA e a direção do jeep esta sim requer muito cuidado afinal os novos ângulos das barras deixam muitos mecânicos malucos procure sempre utilizar o menor numero de componentes possível e fuja daquelas adaptações que utilizam mais de um doador (peças de diferentes carros) .

Elmer_Jeep
16/12/2004, 12:43
Desculpe no lugar de Alargador era espaçador mas tambem utilizo alargadores de carroceria de fibra ,
com relação as suas rodas voce disse 15x10 correto mais gual e o offset delas .

Mais uma dúvida, nesse caso seu Jeep está com eixos da rural + espaçadores de 10cm ??

Ah, o off-set é -44 :lol:




Elmer seu jeep e diesel coreto outro ponto que você deve levar em conta e o peso do seu conjunto mecânico às vezes mudar os feixes pelos da toyota também e necessário o jeep fica mais confortável e não e necessário aumentar o numero de laminas para suportar o peso . um ponto que muita gente esquece quando se fala em SPOA e a direção do jeep esta sim requer muito cuidado afinal os novos ângulos das barras deixam muitos mecânicos malucos procure sempre utilizar o menor numero de componentes possível e fuja daquelas adaptações que utilizam mais de um doador (peças de diferentes carros) .

Obrigado pelas dicas, algumas considerações sobre meu Jeep. 8)

:arrow: já tem os 4 feixes da toyota band :)
:arrow: as barras de direção são originais da toyota band e os terminais também :)
:arrow: A caixa de direção é hidráulica do opala.

1[].

mtmarcondes
16/12/2004, 17:27
Sim eu utilizo o eixo e os espaçadores com 5cm de cada lado.
com este off-set de -44 você já pode fazer SPOA com eixo de Rural que vai ficar bom , lógico tudo depende do que você pretende fazer com o seu jeep . No meu eu achei necessário os espaçadores . tudo depende do tipo de Trilha que você costuma fazer , dependendo da trilha nem SPOA e bom (andar entre arvores).