Ver Versão Completa : Velocímetro parado!
Ricardo Goes
15/10/2007, 19:49
Bom dia para todos(as) amigos(as) do jeep, tenho um Niva 1995 (1.6) gasolina e recentemente tive um probleminha no alternador. Fui a um electricista e o problema foi solucionado. Notei que o Velocímetro não esta marcando a velocidade do mesmo. minha pergunta é a seguinte:
Eu mesmo posso solucionar ou seria ideal um electricista ? Desde já muito obrigado.
Ricardo o velocimetro tem cabo verifica
se não esta solto fica preso na caixa de redução
Freitas.
Carlão Rover
15/10/2007, 20:14
De todos os jipes são assim?o de um colega também está sem marcar...não tem nada a ver com o alternador certo?
emtsuhako
15/10/2007, 20:29
Ricardo, ou o problema é na ponta do cabo do velocímetro que vai fixado na caixa de redução, ou é na ponta fixada no próprio velocímetro... se for este último caso, não precisa desmontar nada, é só passar a mão por trás e sentir a ponta... opsss... rsrsrs... Se nada resolver, pode ser que o cabo tenha partido ou seu comprimento tenha se retraído... se for este último caso, é só dar uma esticadinhano cabo...
Flugêncio
16/10/2007, 07:54
Bom dia para todos(as) amigos(as) do jeep, tenho um Niva 1995 (1.6) gasolina e recentemente tive um probleminha no alternador. Fui a um electricista e o problema foi solucionado. Notei que o Velocímetro não esta marcando a velocidade do mesmo. minha pergunta é a seguinte:
Eu mesmo posso solucionar ou seria ideal um electricista ? Desde já muito obrigado.
Ricardo
Acho que vc precisa ficar mais tempo ao lado do Niva Cangaceiro, daí vai aprender umas coisinhas.
Que cabo usar? O meu quebrou na ponta.
BACALHAU
07/02/2008, 13:02
Que cabo usar? O meu quebrou na ponta.
Já vi várias vezes a dica de usar o cabo de velocímetro do Passat até 84. Parece que tem que fazer uma pequena adaptação junto ao painel, porém, não localizei maiores detalhes. Vou precisar substituir o do Pangaré, também.
Pretendo, além dessa adaptação do cabo do velocímetro original, instalar um velocímetro digital, desses usados em bicicletas de corrida. Utiliza-se um sensor magnético na roda dianteira esquerda e o display (alguns bem discretos) pode ser colocado em qualquer lugar do painel. Além da informação da velocidade, apresenta algumas outras, como: Velocidade real, velocidade média, velocidade máxima atingida, odômetro parcial, odômetro total, tempo do percurso, entre outras. A quantidade de funções varia de acordo com o modelo. Os preços também variam, mas estão abaixo dos R$ 100,00.
Uma característica interessante, é que você programa o instrumento em função do diâmetro do seu pneu, ou seja, a velocidade apresentada bem como a distância percorrida É REAL. Tenho certeza que com esse instrumento instalado, vai ter muita gente se espantando com as velocidades e consumos do seus respectivos russinhos.:shock:
Já vi várias vezes a dica de usar o cabo de velocímetro do Passat até 84. Parece que tem que fazer uma pequena adaptação junto ao painel, porém, não localizei maiores detalhes. Vou precisar substituir o do Pangaré, também.
Pretendo, além dessa adaptação do cabo do velocímetro original, instalar um velocímetro digital, desses usados em bicicletas de corrida. Utiliza-se um sensor magnético na roda dianteira esquerda e o display (alguns bem discretos) pode ser colocado em qualquer lugar do painel. Além da informação da velocidade, apresenta algumas outras, como: Velocidade real, velocidade média, velocidade máxima atingida, odômetro parcial, odômetro total, tempo do percurso, entre outras. A quantidade de funções varia de acordo com o modelo. Os preços também variam, mas estão abaixo dos R$ 100,00.
Uma característica interessante, é que você programa o instrumento em função do diâmetro do seu pneu, ou seja, a velocidade apresentada bem como a distância percorrida É REAL. Tenho certeza que com esse instrumento instalado, vai ter muita gente se espantando com as velocidades e consumos do seus respectivos russinhos.:shock:
Grande Bacalhau, você anda desaparecido, foi pular o Carnaval e deixou o Niva sozinho :cry: ? :D
A grande incógnita quanto ao espanto dos proprietários de Nivas, ao verificarem a real velocidade e o real consumo de seus bólidos russos é se a surpresa vai ser positiva (velocidades mais altas e consumo mais baixo que o esperado) :palmas: ou negativa (o contrário) :putz:
[ ]s
Rones Jr
07/02/2008, 15:56
Sim galera, cabo de Passat até 84. Eu usei umas destas isolantes de roscas de tubulações hibráulicas para aumentar o diametro do pino do velocimetro. Mais de 2 anos e tá lá no lugar funfando perfeitamente.
Sim, já usei o bikecompass....é bem legal mesmo. Tirei pq na última trilha um galho detonou com a fiação e não to com mais saco pra estas coisas!
Gustavo Niva
07/02/2008, 16:45
...não to com mais saco pra estas coisas!Vishhhhhhhhh! Perdêmo mais um! :mrgreen:
BACALHAU
07/02/2008, 22:50
Grande Bacalhau, você anda desaparecido, foi pular o Carnaval e deixou o Niva sozinho :cry: ? :D
A grande incógnita quanto ao espanto dos proprietários de Nivas, ao verificarem a real velocidade e o real consumo de seus bólidos russos é se a surpresa vai ser positiva (velocidades mais altas e consumo mais baixo que o esperado) :palmas: ou negativa (o contrário) :putz:
[ ]s
Olá, Gil. Nada de Carnaval:discordo:, pelo menos não no sentido que nós conhecemos.:-?
Quanto a deixar o Pangaré sozinho, nada disso.:discordo: Continuamos os trabalhos por aqui até durante o Carnaval. Devagar e sempre. Faz molde de papelão, arranca mais um pedaço podre, faz novo pedaço em chapa de acordo com o molde, solda o novo pedaço, passa convertedor de ferrugem, lambuza com Anti Ruste Texaco (por dentro das longarinas)... Vou postar mais fotos em breve. Abraços
BACALHAU
07/02/2008, 22:55
Sim galera, cabo de Passat até 84. Eu usei umas destas isolantes de roscas de tubulações hibráulicas para aumentar o diametro do pino do velocimetro. Mais de 2 anos e tá lá no lugar funfando perfeitamente.
Sim, já usei o bikecompass....é bem legal mesmo. Tirei pq na última trilha um galho detonou com a fiação e não to com mais saco pra estas coisas!
Olá, Rones.
Por gentileza, vc poderia explicar melhor ou postar uma foto ou desenho dessa "isolante de roscas de tubulação hidráulica". Gostaria de saber como é isso.
Agradeço desde já.
Abraços
Olá, Rones.
Por gentileza, vc poderia explicar melhor ou postar uma foto ou desenho dessa "isolante de roscas de tubulação hidráulica". Gostaria de saber como é isso.
Agradeço desde já.
Abraços
Acho que ele quis dizer "veda roscas":concordo::concordo:
Certo Rones?
Rones Jr
08/02/2008, 10:15
Isso mesmo Peter, aquela fita branquinha que tacamos nos canos da pia de cozinha! Foi só para aumentar um pouco o diametro da rosca do pino do velocímetro. Mole, mole! A rosca da conexão na caixa foi plug and play!
Prieto 4x4
08/02/2008, 11:13
Pessoal
Já deve existir o tópico. Se alguem puder indicar eu agradeço.
Mas meu problema não é com o Velocímetro, e sim com o marcador de combustível. Ele marca o que quer. Não dá pra confiar de jeito nenhum. E em se tratando de um carro econômico como o Niva..........é risco na certa de ficar sem combustível.
Alguém sabe me dizer quais os problemas mais comuns. Normalmente o problema é no marcador no paínel ou na bóia do tanque?
Obrigado.
Cesar
Cesar
Da uma espiada neste link
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=11497&highlight=marcador
Pessoal
Já deve existir o tópico. Se alguem puder indicar eu agradeço.
Mas meu problema não é com o Velocímetro, e sim com o marcador de combustível. Ele marca o que quer. Não dá pra confiar de jeito nenhum. E em se tratando de um carro econômico como o Niva..........é risco na certa de ficar sem combustível.
Alguém sabe me dizer quais os problemas mais comuns. Normalmente o problema é no marcador no paínel ou na bóia do tanque?
Obrigado.
Cesar
César, ouço o pessoal mais antigo dizer (não tive o problema) que o mais comum é a bóia dar pau... parece - corrijam-me se estiver equivocado - que a boia do 147 serve...
Boa sorte!:concordo:
leomichetti
08/02/2008, 11:59
Amigões...
Essa parada de cabo do velocímetro que vcs estão falando eu resolvi muito mais fácil e barato.
O meu quebro na ponta que vai no próprio marcador, por trás do painel...comprei um de kombi (R$5,00) e não precisa fazer nenhuma adaptação, apenas dar umas batidinhas na ponta do cabo para deixá-lo meio achatado e plugar!
Fiz isso td com o cara que vendeu o cabo em Jacarepagua - Freguesia/Guardênia Azul...
Rones Jr
08/02/2008, 12:00
Mesmo com boia nova o marcador é impreciso mesmo....temos que conviver ou partir pra alguma opção radical...mudar tudo: tanque, boia e marcador....eu ainda prefiro conviver e começou a descer abaixo dos 1/4 finais....já fico ligado nos postos da estrada!
Já que o assunto é painel... vou aproveitar.
Quando pego uns dias de chuva, noto que os mostradores (velocímetro e conta-giros) ficam meio embaçados depois que ligo as lanternas/faróis :pensativo:... parece aqueles reloginho de banquinha quando entra água :lol:... e depois desaparece. Alguém já passou por isso :?: É normal :?: Deduzo que possa estar entrando água em algúm ponto... mas por onde:?: Ou seria só umidade mesmo :?:
[]s :concordo:
Rones Jr
08/02/2008, 12:31
Verifique os drenos do parabrisas....tem tópico sobre isto...
Já que o assunto é painel... vou aproveitar.
Quando pego uns dias de chuva, noto que os mostradores (velocímetro e conta-giros) ficam meio embaçados depois que ligo as lanternas/faróis :pensativo:... parece aqueles reloginho de banquinha quando entra água :lol:... e depois desaparece. Alguém já passou por isso :?: É normal :?: Deduzo que possa estar entrando água em algúm ponto... mas por onde:?: Ou seria só umidade mesmo :?:
Soldier, meu Niva anterior também tinha esta característica, provavelmente juntou-se um pouco de umidade, que vai secar quando o carro ficar exposto ao Sol (será que ainda vamos ter Sol este ano? :( :pensativo: )
[ ]s
Prieto 4x4
08/02/2008, 13:17
Pelo menos percebi uma coisa:
quase todo problema que tenho em meu Niva, acontece nos outros Nivas também, e quase nenhum deles tem solução.:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
emtsuhako
08/02/2008, 13:24
O cabo do Passat tem que adaptar... a rosca que vai pro velocímetro é diferente, mas pode ser usar a capa, onde vai o cabo, original do Niva e aproveitar apenas o cabo do Passat... esse negócio de achatar o cabo não dá certo... tem um instrumento próprio para isso... é melhor levar em oficina especialilizada para mandar achatar o cabo... Minha recomendação é comprar o cabo original com a Sarancar... acho que custa R$45,00.
Não é problema de bóia, nem de marcador... é assim mesmo! Alguns camaradas recomendam acrescentar um resistor (ou capacitor, não lembro) junto com a bóia, assim a leitura oscila menos qdo o Niva está em movimento. Vou procurar nos arquivos lá de casa e depois posto aqui como fazer isso.
Sobre a condensação, o meu também fica assim. Levei numa oficina de velocímetros e ele disse que tem que desmontar, deixar numa caixa com silica para retirar a umidade e montar de novo, só que vedando com cola. O serviço é trabalhoso e não é barato não.
Soldier, meu Niva anterior também tinha esta característica, provavelmente juntou-se um pouco de umidade, que vai secar quando o carro ficar exposto ao Sol (será que ainda vamos ter Sol este ano? :( :pensativo: )
[ ]s
Valeu Gil... antes de falar sobre o assunto, fiz uma busca sobre o assunto, mas não encontrei nada :-(, por isso perguntei... isso aconteceu só neste feriado de carnaval... agora vamos torcer para o sol aparecer neste "verão" ainda né...:rolleyes:
Os relogios do meu embaçam tb...kkk...que alegria, é com todo mundo!
Ae, Cabo do passat, R$9,50...vai ser este, com certeza.
Valeo.
Gustavo Niva
08/02/2008, 22:31
Os meus embaçavam muito... só melhorou depois que segui a dica de alguém que não lembro de tirar o painel, soltar as lâmpadas e deixar ele virado de "cabeça pra baixo" pra umidade evaporar pelos buracos onde ficam as lâmpadas...
...Sobre a condensação, o meu também fica assim. Levei numa oficina de velocímetros e ele disse que tem que desmontar, deixar numa caixa com silica para retirar a umidade e montar de novo, só que vedando com cola. O serviço é trabalhoso e não é barato não.
Caros,
Algumas opniões nascidas da prática.
A evaporação da umidade pode ser feita em uma estufa. Mas de qualquer jeito vai ter que desmontar o painel e retirar os relogios. O maior problema com a estufa é o controle da temperatura (existem circuitos elétricos e engrenagem plásticas dentro dos relógios):pensativo:. Abrir os relógios em um dia de sol (35º) e baixa umidade relativa (80º) e deixar exposto por algumas horas já vai resolver;).
A caixa de silica é exagero (o cara tava valorizando):mrgreen:. Você pode colocar dentro de cada relógio um sache com silica (procure nesses InfoShoppings. Toda placa mãe e gabinetes vem com um sache dentro da caixa. Os caras que montam micros jogam isso fora. Até a faxina de final de ano, eu tinha quase meio quilo deles:oops:).
Vedar com cola não aconselho:discordo:, pois os relogios tem várias entradas para cabos, fios, lampadas. E principalmente por causa do efeito que as lampadas (que geram calor quando ligadas) vão causar devido as variações de temperatura e pressão dentro de relógios "hermeticamente fechados":putz:.
Trabalhoso é, mas nada que não se faça em umas 4 horas de trabalho:dance:. Fiz isso no meu (Yellowssauro) e aproveitei para colocar um fundo colorido para combinar com o carro e o volante):idea:. Gastei mais tempo (8 horas no total) mas acho que ficou bonito:-D.
Ia esqueçendo:parede:. Como nada é eterno, o sache vai perder o efeito depois de algum tempo (dependendo do grau de umidade). Ai vai ter que abrir pra trocar os saches(que será facil se não estiver colado...) ou reativar a silica.
Explico: Silica é um material usado para absorver umidade. É um produto sintético, produzido pela reação de silicato de sódio e ácido sulfúrico. Ela pode ser regenerada quando submetida a temperaturas superiores a 100ºC e inferiores a 200ºC, por um período mínimo de 40 minutos. Este procedimento nunca deve ser realizado com o produto dentro dos sachês.
{}
(...) Sobre a condensação, o meu também fica assim. Levei numa oficina de velocímetros e ele disse que tem que desmontar, deixar numa caixa com silica para retirar a umidade e montar de novo, só que vedando com cola. O serviço é trabalhoso e não é barato não.
Realmente acho isso um pouco de exagero... ainda mais agora que descobri que é comum nos Nivas :p
Vlw :concordo:
Realmente acho isso um pouco de exagero... ainda mais agora que descobri que é comum nos Nivas :p
Vlw :concordo:
Soldier, li em uma recente pesquisa científica que, nos Nivas azuis, este fenômeno do embaçamento dos relógios devido à umidade é mais comum. Ainda segundo amesma pesquisa, isto se deve ao fato de o azul ser uma cor mais fria, sendo que nos Nivas brancos (cor neutra) e vermelhos (cor quente), este fenômeno é mais raro. Os Nivas verdes ainda estão em estudo, sua pesquisa está demorando mais devido à dificuldade em se encontrar Nivas desta cor. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
[ ]s
BACALHAU
10/02/2008, 00:11
Soldier, li em uma recente pesquisa científica que, nos Nivas azuis, este fenômeno do embaçamento dos relógios devido à umidade é mais comum. Ainda segundo amesma pesquisa, isto se deve ao fato de o azul ser uma cor mais fria, sendo que nos Nivas brancos (cor neutra) e vermelhos (cor quente), este fenômeno é mais raro. Os Nivas verdes ainda estão em estudo, sua pesquisa está demorando mais devido à dificuldade em se encontrar Nivas desta cor. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
[ ]s
Gil, mais um dado para a sua pesquisa: Niva cor de "Jerimun Caboclo", não juntam umidade em lugar nenhum. Aliás, por aqui, a coisa toda está tão seca que se estivesse embaçando os mostradores do Pangaré, era capaz de alguém querer plantar feijão. Será que vocês e os meus conterrâneos não querem dividir um pouco dessa "chuvinha" com o povo daqui? Está feia a coisa aqui por estas bandas.
[ ] s
Flugêncio
10/02/2008, 12:24
Gil, mais um dado para a sua pesquisa: Niva cor de "Jerimun Caboclo", não juntam umidade em lugar nenhum. Aliás, por aqui, a coisa toda está tão seca que se estivesse embaçando os mostradores do Pangaré, era capaz de alguém querer plantar feijão. Será que vocês e os meus conterrâneos não querem dividir um pouco dessa "chuvinha" com o povo daqui? Está feia a coisa aqui por estas bandas.
[ ] s
Bacalhau,
Se até 19 de março não chover por aí ( sabe porque né?), manda seu end. que lhe envio uma cabaça, cheia por um caneco de alumínio, de água de pote, colhida em um barreiro de Pixoré-RN.
[ ]s
RSRSRS... estou certo que o resultado dessa pesquisa, que parecer ter embasamento científico calcado na ciência da "cromotologia nivística" :pensativo:, será de fundamental importância para todos os donos de Nivas azuis daqui por diante...:palmas: assim como para os Smurfs, que agora sabem pq ninguém pegava a Smurfete... ela era fria... :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:
[]s:concordo:
[ ] s
Bacalhau, eu viajo muito com minha amiga Ádua, e ela é tremendamente "pé frio", onde vamos, chove. Neste Carnaval, no trajeto de volta a São Paulo, estávamos conversando sobre a atual "moda" de ir de carro ao deserto de Atacama, no Chile. Vários amigos meus foram, e este forum está repleto de tópicos a respeito. Acabamos por chegar à conclusão que poderíamos ganhar um bom dinheiro, pago pelo governo chileno, visitando o Atacama para trazer um pouco de chuva ao deserto.
Se você quiser, podemos combinar um "brecinho", e eu a levo até aí, para trazer a chuva para vocês! :concordo: :mrgreen::mrgreen:
[ ]s
BACALHAU
11/02/2008, 22:50
Bacalhau, eu viajo muito com minha amiga Ádua, e ela é tremendamente "pé frio", onde vamos, chove. Neste Carnaval, no trajeto de volta a São Paulo, estávamos conversando sobre a atual "moda" de ir de carro ao deserto de Atacama, no Chile. Vários amigos meus foram, e este forum está repleto de tópicos a respeito. Acabamos por chegar à conclusão que poderíamos ganhar um bom dinheiro, pago pelo governo chileno, visitando o Atacama para trazer um pouco de chuva ao deserto.
Se você quiser, podemos combinar um "brecinho", e eu a levo até aí, para trazer a chuva para vocês! :concordo: :mrgreen::mrgreen:
[ ]s
Gil, sinceramente, não estou lhe entendendo. :discordo: Primeiro vc diz que viaja muito com uma amiga sua e a chama de pé frio, reclamando que onde vocês vão, chove. Que mais o dono de um NIVA poderia desejar? :pensativo: Afinal chuva significa lama que somado a um NIVA é igual a diversão.:dance:
Depois vc diz que quer trazê-la até (Argh) Tamboril.:parede: Vc não tem nenhum outro lugar um pouquinho melhor para levá-la, não? (Qualquer lugar seria melhor). Grande amigo vc é. E com relação a fazer chover no deserto de Atacama, acho que o governo chileno não ia gostar muito não, afinal, os turistas vão lá porque é deserto. É, não sei não... será que tem cura, doutor? Acho que o Ziriguidum das mulatas no Carnaval não lhe fez muito bem não. Ah ! Por falar em mulatas, os paulistas estão de parabéns pelo seu desfile de escolas de samba. :concordo: Finalmente aprenderam. :mrgreen: E vi umas nêgas de fazer português, dono de quitanda, errar troco. Nota dez com louvor. :palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:
Gil, sinceramente, não estou lhe entendendo. :discordo: Primeiro vc diz que viaja muito com uma amiga sua e a chama de pé frio, reclamando que onde vocês vão, chove. Que mais o dono de um NIVA poderia desejar? :pensativo: Afinal chuva significa lama que somado a um NIVA é igual a diversão.:dance:
Depois vc diz que quer trazê-la até (Argh) Tamboril.:parede: Vc não tem nenhum outro lugar um pouquinho melhor para levá-la, não? (Qualquer lugar seria melhor). Grande amigo vc é. E com relação a fazer chover no deserto de Atacama, acho que o governo chileno não ia gostar muito não, afinal, os turistas vão lá porque é deserto. É, não sei não... será que tem cura, doutor? Acho que o Ziriguidum das mulatas no Carnaval não lhe fez muito bem não. Ah ! Por falar em mulatas, os paulistas estão de parabéns pelo seu desfile de escolas de samba. :concordo: Finalmente aprenderam. :mrgreen: E vi umas nêgas de fazer português, dono de quitanda, errar troco. Nota dez com louvor. :palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:
".....de fazer português, dono de quitanda, errar troco"
Bacalhau, mais uma vez, você se superou, adorei esta frase! :lol: :lol: :lol: :lol:
[ ]s chuvosos
BACALHAU
12/02/2008, 21:29
Bacalhau,
Se até 19 de março não chover por aí ( sabe porque né?), manda seu end. que lhe envio uma cabaça, cheia por um caneco de alumínio, de água de pote, colhida em um barreiro de Pixoré-RN.
Fala "cumpade"
Acho que nem São José sabe que Tamboril existe.
Ouvi falar que essa água de barreiro de Pixoré, se for colocada na cabaça por uma velha de mais de 70 anos virgem, é melhor que Viagra. É verdade?
[ ] s do BACALHAU
Fala "cumpade"
Acho que nem São José sabe que Tamboril existe.
Ouvi falar que essa água de barreiro de Pixoré, se for colocada na cabaça por uma velha de mais de 70 anos virgem, é melhor que Viagra. É verdade?
[ ] s do BACALHAU
Bacalhau, não se desespere, ainda há salvação, basta São José (se o assunto é chuva, não seria São Pedro?) acessar o Google, e ele irá saber que Tamboril existe! :D :concordo: :palmas:
Digitei "Tamboril CE", e encontrei aproximadamente 69.700 resultados!!! :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
Encontrei também um pouco da história de Tamboril, quem se interessar, é só acessar o site
http://www.achetudoeregiao.com.br/ce/tamboril/historia.htm
É isso aí, Niva também é cultura! :palmas: :palmas: :palmas:
[ ]s
BACALHAU
13/02/2008, 08:59
Bacalhau, não se desespere, ainda há salvação, basta São José (se o assunto é chuva, não seria São Pedro?) acessar o Google, e ele irá saber que Tamboril existe! :D :concordo: :palmas:
Digitei "Tamboril CE", e encontrei aproximadamente 69.700 resultados!!! :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
Encontrei também um pouco da história de Tamboril, quem se interessar, é só acessar o site
http://www.achetudoeregiao.com.br/ce/tamboril/historia.htm
É isso aí, Niva também é cultura! :palmas: :palmas: :palmas:
[ ]s
Grande Gil, se todos no Brasil fizessem isso de "fuçar" para aumentar os seus conhecimentos sobre qualquer assunto que surgisse... Nem que fosse apenas consultar um dicionário (antigamente apelidado de pai dos burros) para descobrir o significado de uma palavra nova. Com certeza a coisa estaria menos ruim.
Concordo com você no que diz respeito a São Pedro, afinal, ele é tido pela tradição como o guardião das chaves do Céu e também como manda-chuva de lá (nos dois sentidos). Porém, o santo padroeiro do Ceará é São José e, reza a tradição por aqui, se não chover até 19 de março (dia de São José) o inverno (estação das chuvas) vai ser ruim (pouca chuva).
Eu acho que os cearenses deveriam era escolher outro padroeiro, no caso o mais indicado seria São Pedro, mas acho que a afinidade com São José tem uma explicação, pois ele é ou deveria ser o santo da devoção dos "cornos" e como diria o grande Juca Chaves: "Ceará é terra de corno / Corno vai, corno vem / Se alguém grita "Pega o corno" / No Ceará não fica ninguém.":twisted:
Se vc não entendeu porque José é o santo da devoção dos cornos, reflita: O camarada descobre que a sua mulher "virgem" está grávida de outro. Acredita numa estória esquisita de um anjo (um tal de Gabriel ?) que a teria engravidado, mas, na realidade, o filho é de um terceiro (o anjo foi só o portador). Tem também um outro cara que seria o ou do Espírito Santo (a estória é meio confusa, como toda a estória mal contada). :shock: Mas José desiste de entender essa confusão toda e resolve assumir o filho (daí vem dizer que pai é quem cria) e também cai no esquecimento e praticamente some da estória. Ninguém ouve mais falar dele, alguns dizem que mergulhou na cachaça, mudou o nome para Agnaldo Rossi e vive cantando o "garçon nas mesas de bar". :parede: O fato é que ele só foi relembrado 15 (isso mesmo QUINZE) séculos depois, quando resolveram torná-lo santo e chamá-lo para figurante de presépio junto com outro colega chifrudo, um boi. :putz: Agora me responda com sinceridade: Nós deveríamos ou não rezar para São José? Proponho até elegê-lo padroeiro dos niveiros. Afinal enquanto esses caras ficam por aí fazendo trilha, reformando jipes e escrevendo besteiras no Fórum, quem sabe se as suas digníssimas não estão por aí "rezando" com um anjo louro, alto, de longas asas, olhos azuis e empunhando uma flamejante e divina espada (uiii)? :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Em Tempo:
Para vc ver como as coisas aqui em Tamboril são confusas e às avessas, Você que leu a história de Tamboril, viu que a Santa padroeira deveria ser a Nossas Senhora Santana, certo? Mas como a imagem foi trocada, foi entronada na capela da então vila, a imagem de Santa Anastácia. Porém, hoje o padroeiro de Tamboril é considerado SantO AnastáciO. Dá pra entender?
http://www.santosdaigrejacatolica.com/santo-anastacio.html
...Se vc não entendeu porque José é o santo da devoção dos cornos, reflita: O camarada descobre que a sua mulher "virgem" está grávida de outro. Acredita numa estória esquisita de um anjo (um tal de Gabriel ?) que a teria engravidado, mas, na realidade, o filho é de um terceiro (o anjo foi só o portador). Tem também um outro cara que seria o ou do Espírito Santo (a estória é meio confusa, como toda a estória mal contada). :shock: Mas José desiste de entender essa confusão toda e resolve assumir o filho (daí vem dizer que pai é quem cria) e também cai no esquecimento e praticamente some da estória. Ninguém ouve mais falar dele, alguns dizem que mergulhou na cachaça, mudou o nome para Agnaldo Rossi e vive cantando o "garçon nas mesas de bar". :parede: O fato é que ele só foi relembrado 15 (isso mesmo QUINZE) séculos depois, quando resolveram torná-lo santo e chamá-lo para figurante de presépio junto com outro colega chifrudo, um boi. :putz: Agora me responda com sinceridade: Nós deveríamos ou não rezar para São José? Proponho até elegê-lo padroeiro dos niveiros. Afinal enquanto esses caras ficam por aí fazendo trilha, reformando jipes e escrevendo besteiras no Fórum, quem sabe se as suas digníssimas não estão por aí "rezando" com um anjo louro, alto, de longas asas, olhos azuis e empunhando uma flamejante e divina espada (uiii)? :mrgreen::mrgreen::mrgreen:...
Catso! Encontrei um companheiro blasfemador :-P ... Qdo eu era mais muleke, era rato de sacristia e participei de uma peça de teatro onde eu era São João Batista... num é que em um dos ensaios descontraídos nos empolgamos e começamos a "zuar" São José quando ele "aceita" a idéia da gravides de sua virgem... o Padre que estava assistindo morreu de rir... aí apareceram umas carolas pra assistir o ensaio :shock: e pronto... tomamos um pito :putz:... rsrsrs!!!:mrgreen::mrgreen:
m.vinicius
14/02/2008, 10:10
minha nossa!!!! botaram até santo no meio do rolo!, afinal de contas qual vai ser o padroeiro dos niveiros? josé ou pedro ou o joão?
Otávio Luiz
14/02/2008, 10:32
O padroeiro dos jipeiros é Santo Antônio...:concordo:
Dos niveiros poderia ser São Petersburgo...:pensativo:
Como padroeiro dos Niveiros, voto por Santo Judas Tadeu ou Santo Expedito (conhecidos como santos das causas perdidas)...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
PS: Otávio, São Petersburgo é São Pedro, tá valendo :D
Flugêncio
14/02/2008, 13:22
Como padroeiro dos Niveiros, voto por Santo Judas Tadeu ou Santo Expedito (conhecidos como santos das causas perdidas)...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
PS: Otávio, São Petersburgo é São Pedro, tá valendo :D
Ops! Então pode ser São Fulgêncio rs rs rs rs
http://www.santosdaigrejacatolica.com/sao-fulgencio.html
Otávio Luiz
14/02/2008, 15:38
São Stanislau, não quebra nem a pau!!!:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
ferchina
28/04/2008, 16:42
Camaradas, pelo que li a melhor opção adaptavel seria a do passat até 84, tendo como diferença a rosca q vai no instrumento e o comprimento do cabo...li em outros lugare uns dissem q fica bom outro dissem q não...gostaria da opinião de quem utilizou esse cabo, e só passar um veda rosca q fica pulg play? e necessario cortar o cabo?
:concordo:
Serve o cabo do Passat até 1984,não precisa cortar,e passa veda rosca na rosca do instrumento.Do outro lado é plug&play.:concordo::concordo:
Rones Jr
28/04/2008, 19:32
Usei no meu o do Passat até 84...veda roscas de teflon branco....e boa sorte. Funfou ótimamente até o dia da entrega do Shrek...acho q tá funcionando até hj....fala ao Flávio...
ferchina
01/05/2008, 22:56
vlw Peter e Rones, comprei o cabo por R$ 14,00, só no instrumento, msm usando veda rosca o cabo não rosqueia ele ficou "encaixado" mas ficou mto bom.
vlw Peter e Rones, comprei o cabo por R$ 14,00, só no instrumento, msm usando veda rosca o cabo não rosqueia ele ficou "encaixado" mas ficou mto bom.
Tem que colocar muito.Mas interessa que funciona:concordo::concordo:
Camaradas... pelo que li aqui, pensei que trocar o cabo fosse "pá-pum"... ledo engano... na volta de São Thomé, chegando em casa fui zerar o odometro e senti um "clec" a mais, mas não dei bola... no dia seguinte notei que o velocímetro não funcionava... entrei embaixo do carro e parecia que o cabo estava "ok"... puxei o painel e "putz"... não dá pra sentir ou ver nada... os fios são muito curtos... ele quase não sai... e o cabo está firme, dentro de uma espécie de "conduíte"... o que pode ser neste caso? Terei que desmontar o painel mesmo :shock::?:
[]s preocupados :rolleyes:
Flugêncio
03/08/2008, 13:58
Camaradas... pelo que li aqui, pensei que trocar o cabo fosse "pá-pum"... ledo engano... na volta de São Thomé, chegando em casa fui zerar o odometro e senti um "clec" a mais, mas não dei bola... no dia seguinte notei que o velocímetro não funcionava... entrei embaixo do carro e parecia que o cabo estava "ok"... puxei o painel e "putz"... não dá pra sentir ou ver nada... os fios são muito curtos... ele quase não sai... e o cabo está firme, dentro de uma espécie de "conduíte"... o que pode ser neste caso? Terei que desmontar o painel mesmo :shock::?:
[]s preocupados :rolleyes:
Soldier,
A melhor maneira de mexer no painel é retirando o volante.
Mas pra zerar o odômetro é um outro cabinho que liga painel/mostrador, atás deste, tem um encaixe com uma trava, que é um arame fininho, pode ter sido esta a quebra.
Soldier,
A melhor maneira de mexer no painel é retirando o volante.
Mas pra zerar o odômetro é um outro cabinho que liga painel/mostrador, atás deste, tem um encaixe com uma trava, que é um arame fininho, pode ter sido esta a quebra.
Mas o velocimetro tb está parado!:putz:
Flugêncio
03/08/2008, 18:23
Mas o velocimetro tb está parado!:putz:
Nesse caso vc vai ter que abrir o marcador e verificar as engrenagens
Nesse caso vc vai ter que abrir o marcador e verificar as engrenagens
Putz! Era o que eu temia... :putz:
Vlw Flugencio!:concordo: