Ver Versão Completa : Booster em motor diesel
Ola a todos,
Gostaria que me ajudassem na instalação de um kit booster para o motor MWM 2.8 Turbodiesel. Adquiri um kit booster da S.P.A. Turbo e estou tentando liga-lo, para quando acionado elevar a pressão do turbo para 1,5, e deixar, quando desligado a pressao original 1,2.
Pois bem, seguindo orientações do próprio pessoal da SPA, peguei a tubulação que sai do wastegaste, coloquei um T, religuei as duas pontas no local original e na terceira feita pelo T, deixei o registro que vem com o kit booster todo aberto, para testar. Só que mesmo com esse 'vazamento', a pressão continou nos 1,2, sem se alterar.
Alguem poderia me dar uam luz no que posso tentar?
OBS: Meu manometro de turbo esta lendo do coletor de admissão.
Obrigado!
dalmo cruz torres
15/10/2007, 15:26
Amigo, tenta falar com o Maurício da Raschmotores que ele te explica como. Até onde eu sei para fazer o que v/c quer, v/c precisaria de uma blowoff adaptada no coletor de admissão. A válvula original do motor fica regulada para abrir na pressão mais alta, e a blowoff na pressão normal, o booster aciona travando a blowoff, fazendo a pressão ír até a pressão máxima, quando a original abre. Entendeu? Outra coisa, v/c primeiro regula a blowoff para a pressão normal, depois a Wastegate na pressão máxima.
Não é necessário válvula blow-off não, eu tenho que colocar o kit booster para que a tubulação de referëncia da wastegaste tenha um `vazamento` antes, e entao ele so ative a wastegaste mais pra frente. O danado é achar a tubulação correta...
Carlão Rover
15/10/2007, 17:08
Eu tenho na minha e o manômetro está no coletor do escape...e vc só vai perceber a diferença com rotações a partir de 2500 rpm a 3000 rpm, claro supondo que tudp esteja instalado corretamente...o meu é um 2.5...abraços
Carlão,
Tem como tirar foto da instalação do kit booster? Obrigado!
Carlão Rover
15/10/2007, 17:12
Aguenta ai que to indo...
Carlão Rover
15/10/2007, 17:24
Seguem as fotos...dá para ver?
Abraços
Carlão
dalmo cruz torres
15/10/2007, 18:01
Entendi, fica no cano que aciona o Wastgate. Assim eu nunca tinha visto, mas deve funcionar bem também.
Carlão, nunca tinha visto ligação que nem no seu motor. O meu motor também é um Maxion 2.5...tem com explicitar o negócio?
Carlão Rover
15/10/2007, 18:09
Na medida do possível sim, entenda que eu sou um dentista!!!
Está com uma turbina kkk, kit booster, escape e cooler de maior vazão(vc vê nas fotos o escape para baixo e o cooler por cima.Está com bicos injetores adicionais em cada cilindro;tudo aumenta em 30 cv o conjunto...o booster uso somente na estrada em subidas mesmo...abraços
dalmo cruz torres
15/10/2007, 18:37
A turbina eu ví que não era original, os bicos tá usando quais? E a turbina? A minha eu reformei o motor todo, coloquei todas as peças internas novas originais de fábrica, deixei turbina e bicos originais(por hora), O coletor de escape eu estou usando do motor . mesmo, e o intercooler é da S-10. Será que se eu colocar o Booster assim fica bom?
dalmo cruz torres
15/10/2007, 18:41
Na verdade minha idéia é, futuramente, colocar uma turbina maior sem o Wastgate, pois essas custam muito caro, e para regular a pressão colocar uma blowoff(com o retorno para o escapamento, senão fica espirrando) no coletor de admissão, e fazer o booster no segundo estágio dele. Será que assim não fica bom?
Carlão Rover
15/10/2007, 18:47
Os bicos são turcos especiais da Rasch...a turbina é alemã KKK...vou te dizer, seria bom conversar com o Maurício da Rasch...mas eu sei que precisa mexer na bomba também e melhorar a entrada de ar(tenho dois snorkels) aumentar a vazão do intercooler e do escape...o kit booster faz diferença sim...principalmente entre 2500 e 3000 rpm...sobe para 1,5 kg...e anda bem mesmo...como vc usa bem pouco acredito que o desgaste maior é mínimo....
Supercharger
15/10/2007, 19:38
Carlão, estou achando estranho esta foto sua. Manômetro mede pressão positiva gerada pelo compressor do conjunto turbo-compressor, e o compressor é a parte fria da turbina. Não faz sentido medir "pressão" no coletor de escape. Acho que você tem é um pirômetro ali no coletor de escape. Por acaso tem tal instrumento no painel (pirômetro)?
Ojaneri, o lance do booster é o seguinte, em turbo-compressores com wastegate acoplada: A wastegate é acionada para liberar passagem de escape para um caminho de sangria, por fora do rotor da turbina, de forma que se reduza ou mantenha a velocidade de giro da mesma. O acionamento da wastegate é por uma haste externa, e esta haste por uma pequena cuíca. Esta cuíca por sua vez é acionada pela pressão positiva captada na parte fria, no compressor. Por isso a mangueirinha original vai praticamente na boca do compressor do conjunto turbo-compressor.
Quanto maior pressão no compressor, maior pressão na cuíca e maior o deslocamento da cuíca/haste/abertura da wastegate. Abrindo a wastegate a velocidade da turbina reduz e está mantida a pressão de regulagem.
É fácil imaginar que se você obstruir remover a pressão na cuíca, esta não mais se deslocará e a wastegate não mais permitirá a sangria do escape para o caminho por fora da turbina. Assim, a turbina vai para o modo, digamos, TUDO-QUE-DÁ. Toda a pressão que a turbina conseguir produzir será enviada ao coletor de admissão.
Mas tudo-que-dá também não e o que você quer. Daí você coloca um caminho alternativo na mangueirinha que alimenta a cuíca com uma restrição regulável (o registro). Com o registro todo aberto e o booster acionado, a pressão toda extravasa e não empurra a cuíca. Com o registro meio aberto parte da pressão extravasa e parte empurra a cuíca (mas bem menos que se toda a pressão empurrasse a cuíca).
Pronto, está aí o funcinamento do seu booster. Booster desligado, caminho alternativo da pressão para a cuíca está bloqueado, e a pressão realmente vai para a cuíca, e a turbina vai fornecer a pressão original. Booster ligado, a solenóide permite a passagem da pressão para o caminho alternativo, parte (ou toda, dependendo da regulagem do registro) vai para a cuíca e esta se desloca menos que com o booster desligado, permitindo que a turbina gire mais.
Supercharger
15/10/2007, 19:40
Supondo que você ligou tudo certo, e com o booster acionado (ou sem a mangueira na cuíca) a pressão não passar da mesma de regulagem, é porque para o seu conjunto a turbina não está mesmo dando mais que isso.
[]´s
Gustavo.
Carlão Rover
15/10/2007, 19:48
Realmente, como disse sou dentista...mas pirômetro no coletor?
Pirômetro
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação (http://pt.wikipedia.org/wiki/Pir%C3%B4metro#column-one), pesquisa (http://pt.wikipedia.org/wiki/Pir%C3%B4metro#searchInput)
Um piró-metro (Brasil (http://pt.wikipedia.org/wiki/Brasil): TERMÔMETRO INFRAVERMELHO) (também denominado de piró-metro óptico) é um dispositivo que mede temperatura (http://pt.wikipedia.org/wiki/Temperatura) sem contacto com o corpo (http://pt.wikipedia.org/wiki/Corpo)/meio do qual se pretende conhecer a temperatura. Geralmente este termo é aplicado a instrumentos (http://pt.wikipedia.org/wiki/Instrumento) que medem temperaturas superiores a 600 graus celsius (http://pt.wikipedia.org/wiki/Celsius). Uma utilização típica é a medição da temperatura de metais (http://pt.wikipedia.org/wiki/Metal) incandescentes em fundições.
Um dos pirómetros mais comuns é o de absorção-emissão, que é utilizado para determinar a temperatura de gases (http://pt.wikipedia.org/wiki/G%C3%A1s) através da medição da radiação (http://pt.wikipedia.org/wiki/Radia%C3%A7%C3%A3o) emitida por uma fonte de referência, antes e depois da radiação incidir sobre o gás (que absorve parte da radiação). É através da análise das diferenças do espectro do gás que se consegue determinar a sua temperatura. Ambas as medições são feitas no mesmo intervalo de comprimentos de onda (http://pt.wikipedia.org/wiki/Onda).
Para medir a temperatura de metais incandescentes, observa-se através do pirómetro o metal, então ajusta-se a temperatura de um filamento que está também no campo de visão (http://pt.wikipedia.org/wiki/Vis%C3%A3o). Quando a cor do filamento é idêntica à do metal, então pode-se ler a temperatura numa escala disposta junto ao elemento de ajuste da cor do filamento.
Não sei, pois na minha Land anterior não tinha, e não tem nada no painel além do marcador de temperatura original...se puder me ajudar a entender, eu agradeço...
Abraços
Carlão Rover
15/10/2007, 19:51
Eu imagino que o diesel é bem diferente do otto, pois o motor é bem mais pesado...eu só percebo diferença grande no booster ligado em velocidades acima de 80 km/h e com rpm de 2500 a 3000...
Carlão Rover
15/10/2007, 19:58
segue orientações para nós...
O turbo tem a grande vantagem de aproveitar a energia que seria desperdiçada para produzir pressão no motor (os gases de escape giram a turbina), enquanto o compressor consome um pouco de energia mecânica, para o mesmo efeito (eixo do motor gira o compressor). A eficiência de uma turbina é normalmente maior que a de um compressor mecânico devido a este fator, os Mercedes Benz série C utilizam compressores roots (http://pt.wikipedia.org/wiki/Compressor), que são menos eficientes, já os motores mais potentes/de maior pressão utilizam um compressor lysholm, também conhecido como parafuso, que é mais eficiente que o compressor centrífugo (caso do turbocompressor).
Contudo, o turbocompressor e o compressor mecânico têm um ponto em comum: ambos têm duas variáveis para a geração de pressão. São elas: a carga do motor e a rotação. Em ambos é possível ter rotação máxima praticamente sem pressão positiva, do mesmo modo, em baixas rpm, pode-se obter pressão máxima.
A pressão máxima fornecida pelo turbocompressor é limitada por uma válvula de alívio. Em carros turbo originais de fábrica a atuação da válvula de alívio (também chamada de wastegate (http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Wastegate&action=edit)) pode ser controlada pela central da injeção eletrônica. No compressor mecânico, a pressão máxima fornecida é definida pela relação de polias (http://pt.wikipedia.org/wiki/Polia) entre o compressor e o virabrequim.
Outro meio de controlar a pressão máxima gerada pelo turbo é a válvula "Blow off", que fica localizada na admissão do motor, antes da borboleta de aceleração. O modo de controle da pressão é um pouco diverso: enquanto a válvula wastegate desvia uma parcela dos gases de escape, controlando o fluxo de gases para a turbina, a válvula Blow off desvia uma parcela do ar comprimido pelo turbo. Assim a turbina está girando sempre na rotação máxima, causando desgaste consideravelmente maior.
Contudo, ao utilizar a válvula Blow off, as retomadas de velocidade ficam superiores às de um veículo que utiliza waste gate. Essa característica é desejada somente em competições em circuitos, pois em um veículo de "arrancada" não existe retomada de velocidade e para um veículo de uso em rua o desgaste mais acentuado não compensa o ganho.
dalmo cruz torres
15/10/2007, 21:40
Hummmm........
srgrande
26/10/2007, 10:53
E aí , qual o resultado do booster? Funcionou?
Luciano SHAKALL
27/10/2007, 18:07
Realmente, como disse sou dentista...mas pirômetro no coletor?E aê pessoal... pra quem me conhece: "tô de volta"...
E pra quem não conhece: Tô de volta também... :mrgreen:
Bom, em relação ao "Pirômetro automotivo", não sei se é o caso do nosso amigo Carlão, mas tal instrumento é usado com o sensor - geralmente, do tipo "Termopar" -
no coletor de escapamento, a fim de medir a temperatura dos gases de exaustão, e com isso saber a temperatura - aproximada - nas câmaras de combustão,
o que pode, por exemplo, ajudar a prevenir uma quebra...
[]'s
Carlão Rover
27/10/2007, 20:21
Mas ai teria que ter um sensor para avisar correto?
Luciano SHAKALL
29/10/2007, 17:09
Mas ai teria que ter um sensor para avisar correto?Então...
Um sensor do tipo "Termopar" no coletor de escapamento, que envia o "sinal" para o instrumento (Pirômetro) instalado no painel (ou na coluna, ou console...).
Como já disse, não sei se é "isso" (Pirômetro) que tem no coletor de escapamento do CAmaRAda Carlão.
Mas SE for o Pirômetro mesmo, não é o instrumento propriamente dito que vai lá no coletor, e sim o seu sensor (Termopar),
que, pelo que entendi, é o que o colega "SUPERCHARGER" acha que o Carlão tem...
Ou eu tô fazendo uma confusão danada, ou não entendi sua pergunta... :oops:
[]'s
srgrande
17/10/2008, 17:13
E aí , qual o resultado do booster? Funcionou?
Ninguem mais pois o booster?
Achei um kit barato, R$ 130,00, completo, inclusive com botão "caça", to pensando.
srgrande
23/10/2008, 14:43
E ai pessoal, alguem tem booster em motor diesel aqui no fórum?
srgrande
19/12/2008, 21:51
EU FIZ!!!
Acredito que o conhecimento somente tem valor se repassado, então abaixo seguem detalhes do Booster que instalei num motor MWM 2.8 SPRINT:
Usei um solenoide, de ar condicionado do Santana, com tres "bicos", marca Valeo, comprado na concessionária VW por R$ 65,00.
Ele foi instalado na "mangueirinha" que liga a turbina na valvula wastegate.
Foi feita uma ligação eletrica, num botão tipo "avião caça", (R$ 45,00, achei mais baratos mas de qualidade inferior), instalado ao lado dos botões que acionam os vidros eletricos.
Esse botão, ao ser acionado, fecha o solenoide, fazendo com que a valvula não abra e a pressão da turbina chega a 26 PSI (quase 1,9kgf/cm2).
Desligado, a turbina chega a 20 PSI (1,4kgf/cm2), pressão normal p motor 2.8 com bicos maiores.
Fiz com um especialista em ar condicionado, pois foi o unico que apostou comigo nessa idéia.
2 horas de trabalho e mão-de-obra de R$ 100,00, que inclui mangueirinha maior, fios, presilhas, etc..
Ficou forte, com a vantagem de poder reduzir a pressão quando não preciso de desempenho.
JEFFCATUNDA
20/12/2008, 12:19
EU FIZ!!!
Acredito que o conhecimento somente tem valor se repassado, então abaixo seguem detalhes do Booster que instalei num motor MWM 2.8 SPRINT:
Usei um solenoide, de ar condicionado do Santana, com tres "bicos", marca Valeo, comprado na concessionária VW por R$ 65,00.
Ele foi instalado na "mangueirinha" que liga a turbina na valvula wastegate.
Foi feita uma ligação eletrica, num botão tipo "avião caça", (R$ 45,00, achei mais baratos mas de qualidade inferior), instalado ao lado dos botões que acionam os vidros eletricos.
Esse botão, ao ser acionado, fecha o solenoide, fazendo com que a valvula não abra e a pressão da turbina chega a 26 PSI (quase 1,9kgf/cm2).
Desligado, a turbina chega a 20 PSI (1,4kgf/cm2), pressão normal p motor 2.8 com bicos maiores.
Fiz com um especialista em ar condicionado, pois foi o unico que apostou comigo nessa idéia.
2 horas de trabalho e mão-de-obra de R$ 100,00, que inclui mangueirinha maior, fios, presilhas, etc..
Ficou forte, com a vantagem de poder reduzir a pressão quando não preciso de desempenho.
Sim...mas o que vc fez não tem compresor tipo 'booster""...exatamente com eu pensei após ler este tópico....basta ter um sistema (como este que vc fez) que bloqueie automaticamente a wastegate......acho que assim fica bom.....
srgrande
20/12/2008, 18:52
Sim...mas o que vc fez não tem compresor tipo 'booster""...exatamente com eu pensei após ler este tópico....basta ter um sistema (como este que vc fez) que bloqueie automaticamente a wastegate......acho que assim fica bom.....
Booster é diferente de Blower, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa...
Compressores são chamados de BOOSTER, há vários tipos deles, tipo mecanico (Blower das mercedes Kompressor e Ford Fiesta) ou a ar, como a turbina.
O "Booster" ou "OVERBOOST" a que me refiro é como é chamado o sistema presente originalmente em carros turbos fabricados pela Fiat, Mitsubishi, Audi e outras, cuja função precipua é elevar por alguns instantes a pressão da turbina.
Tambem é usado em carros turbinados, evitando que destracionem em razão do excesso de pressão numa arrancada forte.
Meu compressor é uma turbina, é booster, instalei um overboost, para acresecer momentaneamente a pressão.
O sistema de bloqueio que instalei não é automatico, é elétrico e aciono quando desejo.
Christian
20/12/2008, 19:11
Booster é diferente de Blower, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa...
Compressores são chamados de BOOSTER, há vários tipos deles, tipo mecanico (Blower das mercedes Kompressor e Ford Fiesta) ou a ar, como a turbina.
O "Booster" ou "OVERBOOST" a que me refiro é como é chamado o sistema presente originalmente em carros turbos fabricados pela Fiat, Mitsubishi, Audi e outras, cuja função precipua é elevar por alguns instantes a pressão da turbina.
Tambem é usado em carros turbinados, evitando que destracionem em razão do excesso de pressão numa arrancada forte.
Meu compressor é uma turbina, é booster, instalei um overboost, para acresecer momentaneamente a pressão.
O sistema de bloqueio que instalei não é automatico, é elétrico e aciono quando desejo.
humm , legal minha duvida sempre foi a selenoide ,essa de ac deve funcionar.... manda umas imagens da valvula e instalação ...
Christian
JEFFCATUNDA
20/12/2008, 20:01
Booster é diferente de Blower, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa...
Compressores são chamados de BOOSTER, há vários tipos deles, tipo mecanico (Blower das mercedes Kompressor e Ford Fiesta) ou a ar, como a turbina.
O "Booster" ou "OVERBOOST" a que me refiro é como é chamado o sistema presente originalmente em carros turbos fabricados pela Fiat, Mitsubishi, Audi e outras, cuja função precipua é elevar por alguns instantes a pressão da turbina.
Tambem é usado em carros turbinados, evitando que destracionem em razão do excesso de pressão numa arrancada forte.
Meu compressor é uma turbina, é booster, instalei um overboost, para acresecer momentaneamente a pressão.
O sistema de bloqueio que instalei não é automatico, é elétrico e aciono quando desejo.
Foi isso mesmo que eu entendi colega...quando falei "automaticamente" quiz dizer....sei lá...heheh que era acionado de dentro da viatura e quando vc necessitasse......KKkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...é isso.
srgrande
22/12/2008, 19:57
humm , legal minha duvida sempre foi a selenoide ,essa de ac deve funcionar.... manda umas imagens da valvula e instalação ...
Christian
Logo postarei fotos.
srgrande
19/01/2009, 22:06
Caros,
Desculpem a minha demora, abaixo seguem fotos do booster num T4.
Nestas o solenoide ligado por mangueiras ate a valvula de alivio.
srgrande
19/01/2009, 22:10
Abaixo seguem fotos do botao de acionamento do booster, tipo "caça".
srgrande
19/01/2009, 22:18
Aqui sao fotos dos manometros, de turbo em cima e de oleo abaixo.
A ultima foto mostra uma cinta de amianto instalada na saida da parte quente da turbina, no inicio do escape, que ajuda a diminuir a temperatura no compartimento do motor, pois o reservatorio de expansao do radiador fica do mesmo lado do escape, nos T4s 2.8 SPRINT.
Ninguem mais pois o booster?
Achei um kit barato, R$ 130,00, completo, inclusive com botão "caça", to pensando.
srgrande
Parabéns. Ficou muito boa a instalação. Estou pensando em colocar na minha Hilux, para utilização esporádica, quando necessária, pois uso só 0,8Kg no máximo no turbo.
Apenas uma pergunta: não há necessidade de um relé para acionamento da válvula do AC do Santana?
Você conhece o sistema utilizado pela Pajero que abre momentaneamente a bomba injetora, chamado EPR (ou qualquer sigla semelhante), proporcinando um empurrão bem razoável? Estou pensando em usar junto com o Booster em questão, juntando aumento de combustível e carburante. Alguém conhece esse sistema?
abraços
abraços
srgrande
Parabéns. Ficou muito boa a instalação. Estou pensando em colocar na minha Hilux, para utilização esporádica, quando necessária, pois uso só 0,8Kg no máximo no turbo.
Apenas uma pergunta: não há necessidade de um relé para acionamento da válvula do AC do Santana?
Você conhece o sistema utilizado pela Pajero que abre momentaneamente a bomba injetora, chamado EPR (ou qualquer sigla semelhante), proporcinando um empurrão bem razoável? Estou pensando em usar junto com o Booster em questão, juntando aumento de combustível e carburante. Alguém conhece esse sistema?
abraços
abraços
Por favor onde escrevi equivocadamente "aumento de combustível e carburante" leiam: aumento de combutível e comburente.
Desculpe.
abrçs
srgrande
20/01/2009, 19:12
Por favor onde escrevi equivocadamente "aumento de combustível e carburante" leiam: aumento de combutível e comburente.
Desculpe.
abrçs
Não foi instalado nenhum rele, apenas um positivo no painel e um aterramento no cofre do motor.
Esqueci de dizer que o solenoide tem 3 bicos, fica aberto o tempo todo, enviando pressãp p a wastegate.
Quando quero mais pressão, aciono o booster que fecha o solenoide.
Funciona normalmente, inclusive "abro e fecho" o booster com a turbina cheia, para testar, e o manometro demonstra imediatamente a variação de pressão.
Não sabia que o Pajero tinha um sistema desse, será que é parecido com o da valvula LDA da bomba injetora?
No meu T4, os bicos com vazão maior garantem o aumento de combustivel, cujo excesso é expelido pelo escape.
EU FIZ!!!
Acredito que o conhecimento somente tem valor se repassado, então abaixo seguem detalhes do Booster que instalei num motor MWM 2.8 SPRINT:
Usei um solenoide, de ar condicionado do Santana, com tres "bicos", marca Valeo, comprado na concessionária VW por R$ 65,00.
Ele foi instalado na "mangueirinha" que liga a turbina na valvula wastegate.
Foi feita uma ligação eletrica, num botão tipo "avião caça", (R$ 45,00, achei mais baratos mas de qualidade inferior), instalado ao lado dos botões que acionam os vidros eletricos.
Esse botão, ao ser acionado, fecha o solenoide, fazendo com que a valvula não abra e a pressão da turbina chega a 26 PSI (quase 1,9kgf/cm2).
Desligado, a turbina chega a 20 PSI (1,4kgf/cm2), pressão normal p motor 2.8 com bicos maiores.
Fiz com um especialista em ar condicionado, pois foi o unico que apostou comigo nessa idéia.
2 horas de trabalho e mão-de-obra de R$ 100,00, que inclui mangueirinha maior, fios, presilhas, etc..
Ficou forte, com a vantagem de poder reduzir a pressão quando não preciso de desempenho.
Eu fiz um pouco mais simples, cortei a mangueira, coloquei uma conexão de 3 vias e na 3a via coloquei um registro de gás. Aberto o turbo fica normal, ao fechar ele anula a válvula e daria mais pressão. Mas o meu, mesmo fechado, ta na mesma pressão 1,5kg, deve ser algum vazamento que estou averiguando..meu proximo passo é deixar igual ao do srsgrande, com uma valvula (que pode ser 2 vias como aquelas usadas para buzina de ar de caminhão) ou de 3 vias como a que ele usou. E depois ligar na LDA também, para ao mesmo tempo de abrir o booster do turbo, ele da uma injetada extra no combustivel, nao precisando andar com a bomba toda aberta o tempo todo.
Eu fiz um pouco mais simples, cortei a mangueira, coloquei uma conexão de 3 vias e na 3a via coloquei um registro de gás. Aberto o turbo fica normal, ao fechar ele anula a válvula e daria mais pressão. Mas o meu, mesmo fechado, ta na mesma pressão 1,5kg, deve ser algum vazamento que estou averiguando..meu proximo passo é deixar igual ao do srsgrande, com uma valvula (que pode ser 2 vias como aquelas usadas para buzina de ar de caminhão) ou de 3 vias como a que ele usou. E depois ligar na LDA também, para ao mesmo tempo de abrir o booster do turbo, ele da uma injetada extra no combustivel, nao precisando andar com a bomba toda aberta o tempo todo.
srsgrande, vamos descobrir onde e´ ligar na valvula LDA para abrir junto com o booster?
[]s!
srgrande
21/01/2009, 22:04
srsgrande, vamos descobrir onde e´ ligar na valvula LDA para abrir junto com o booster?
[]s!
Não precisa mexer com a LDA nem com a bomba, os bicos dão conta da alimentação.
heartland
26/01/2009, 22:00
srgrande
fantastico. Mas tenho umas duvidas, poderia sana-las por gentileza?
1 - quanto tempo continuamente pode-se usar esse sistema sem liberar a pressao para a wastegate?
2 - isso pode acarretar algum dano para o sistema?
3 - eu conhecia valvulas solenoides 110 e 220 v (ate uso algumas em outras aplicações). Essa de ar condicionado é 12 v???
4 - posso copiar sua idéia? kkkkkk
abraços
SERGIO AUGUSTO
26/01/2009, 23:19
Colegas:
Estou em andamento num projeto pra minha DAKOTA(e isso ja tem um tempo..., mas tou caminhando),no qual vou utilizar um sistema booster no turbo , que consiste no seguinte: Mandei fazer sob encomenda na GUSTER, dois aparelhos, um manometro e um contagiros(que por sinal ja os tenho guardados a uns 6 meses), e vou utilizar uma valvula solenoide JEFERSON modelo 1365 3 vias, normalmente aberta, 12 volts e os complementos de mangueira necessarios e dois reles com um contato normal, um aberto e um fechado(rele de buzina, farol, etc).
Funcionará assim: O contagiros obviamente vai ler a rotacao, e ele tem um dispositivo, que, a partir de uma rotacao previamente programada, emite um pulso eletrico, que acionará um rele, e este abrirá o circuito que alimenta o manometro. O contagiros fará isso a partir da rotacao que eu programarei para dali em diante, so irei ter a pressao "normal" do turbo. Enquanto estiver girando abaixo da rotacao programada, o manometro estara trabalhando no comando da valvula solenoide, assim: Com a pressao abaixo da maxima para booster que programei, ele alimenta o reé que vai tá deixando o solenoide fechado em relacao a passagem de pressao para o atuador do waste gate da turbina, entao quando a pressao for atingida, o manometro corta o pulso eletrico que vai pro relé que deixa a valvula fechada e obviamente ela abre, e deixa passar instataneamente a pressao para acionar a wastegate, e "segura" a pressao. Como o sistema tem o circuito eletroeletronico, isso fica muiiito rápido. Entao a turbina vai encher muito mais rápido e em rotacoes mais baixas, aumentando o torque em baixa rotacao. Ai voltando ao contagiros, agora com exemplo: digamos que eu queira "efeito booster" no caso do motor que irei usar, entre 0 e 2000 rpm, nessa faixa o manometro, o relé e a valvula solenoide vao ta trabalhando, rapido, e quando eu atingir 2000,1 rpm, o contagiros corta o funcionamento do sistema, e como tenho tres vias na valvula, e uma normalmente aberta, esta via esta ligada direto entre wastegate/turbina, deixando o funcionamento nas faixas de pressao normais. Outro motivo de ser valvula normalmente aberta, é que se tiver problema elétrico no carro, o sistema fica normal, sem booster , mas tudo funcionando(motor/turbo). Isso custou umas 800 latas. Mas é pra trabalhar sem precisar de botao de acionamento, e sem preocupacoes de ter ligar/ desligar o sistema booster, alem de que o manometro e o contagiros permite regulagens de pressao de booster e faixa de rotacao ao "gosto do cliente".rs Ah, sao materiais utilizados em competicao, os GUSTER .Com esssa parafernalha,rs... e as regulagens da REIKO DIESEL, pretendemos tirar uns 280 Cvs@2900RPM de potencia e uns 750 Nm@1500RPM de torque do CUMMINS MAX POWER 3.9.
Se alguem se interessar me avisa, vou tentar fazer o esquema do sistema booster e mando pra quem possa interessar.
Abraco a todos.
JapaTroller
27/01/2009, 12:05
srgrande muito bom seu sistema!!! Já copiei a receita!!! hehehehe , mas uma duvida o acionamento da selenoide, pode ser feito a qualquer hr? Ou a turbina tem que ta "vazia" ? Numa ultrapassagem por exemplo? Algumas duvidas, pra depois que ja estiver instalado , não ter problemas posteriores! Valeu
srgrande
27/01/2009, 21:40
srgrande
fantastico. Mas tenho umas duvidas, poderia sana-las por gentileza?
1 - quanto tempo continuamente pode-se usar esse sistema sem liberar a pressao para a wastegate?
2 - isso pode acarretar algum dano para o sistema?
3 - eu conhecia valvulas solenoides 110 e 220 v (ate uso algumas em outras aplicações). Essa de ar condicionado é 12 v???
4 - posso copiar sua idéia? kkkkkk
abraços
Como diria o Dr. Farah Jorge Farah, vamos por partes... (humor negro, ops, será que humor negro é um termo politicamente incorreto, sei lá, que coisa chata):
1- Não sei quanto tempo pode usar sem liberar a pressão, mas qualquer alivio no acelerador faz a pressão baixar instantaneamente;
2- No meu caso está tudo perfeito, fiz o sistema porque ja usava 1,9 kgf/cm2 de pressão maxima, entao o booster serviu p reduzir a pressão quando eu não estiver precisando.
A vida util de um equipamento depende do bom senso de cada um e da manutenção regular e adequada, levando em conta a exigencia que se faz do conjunto, exemplo: troco filtros de ar e combustivel com 3.000km e oleo de motor 15w50 com filtro a cada 6.000km. Troco agua e aditivo do radiador (50%/50%) a cada 12 meses, antes do verão;
3 - Nao sei se o correto é "solenoide", mas uso uma "valvula" marca Valeo e simbolo VW com 3 "bicos", usada no ar condicionado do Santana, que é 12 volts. Se fosse 110v ou 220v, acho que o Santana precisaria de um fio bem comprido ligado numa tomada...
4 -Ta autorizado, vc e todo mundo, so peço que coloquem aqui melhorias, novas ideias, opiniões e resultados.
Para o Sergio Augusto digo que entendi pouco do que escreveu e que os motores são muito diferentes, meu motor nao tem torque antes de 2000 RPMs e quase acaba nos 3500 RPMs. Se o booster pifar, tudo fica normal, motor e turbina terão rendimento original
Para o Japa respondo: independente da pressão da turbina, aciono e libero o booster e sinto imediatamente a diferença de potencia. Se aciono quando ela ta com 1,4kg imediatamente ela sobe, podendo chegar a 1,9 kg, se eu estiver com o pé no porão.
Por outro lado, se ta marcan do 1,9 e desligo o booster, a pressão é aliviada e o manometro mostra 1,4.
Boa Sorte a todos e não esqueçam de relatar aqui suas experiencias.
srgrande
27/01/2009, 21:42
PS: valeu pelos elogios e Heartland seu T4 é 3.0? Se for, o chip de reprogramação faz tudo que fiz de forma mais eficiente.
SERGIO AUGUSTO
27/01/2009, 22:31
Como diria o Dr. Farah Jorge Farah, vamos por partes... (humor negro, ops, será que humor negro é um termo politicamente incorreto, sei lá, que coisa chata):
1- Não sei quanto tempo pode usar sem liberar a pressão, mas qualquer alivio no acelerador faz a pressão baixar instantaneamente;
2- No meu caso está tudo perfeito, fiz o sistema porque ja usava 1,9 kgf/cm2 de pressão maxima, entao o booster serviu p reduzir a pressão quando eu não estiver precisando.
A vida util de um equipamento depende do bom senso de cada um e da manutenção regular e adequada, levando em conta a exigencia que se faz do conjunto, exemplo: troco filtros de ar e combustivel com 3.000km e oleo de motor 15w50 com filtro a cada 6.000km. Troco agua e aditivo do radiador (50%/50%) a cada 12 meses, antes do verão;
3 - Nao sei se o correto é "solenoide", mas uso uma "valvula" marca Valeo e simbolo VW com 3 "bicos", usada no ar condicionado do Santana, que é 12 volts. Se fosse 110v ou 220v, acho que o Santana precisaria de um fio bem comprido ligado numa tomada...
4 -Ta autorizado, vc e todo mundo, so peço que coloquem aqui melhorias, novas ideias, opiniões e resultados.
Para o Sergio Augusto digo que entendi pouco do que escreveu e que os motores são muito diferentes, meu motor nao tem torque antes de 2000 RPMs e quase acaba nos 3500 RPMs. Se o booster pifar, tudo fica normal, motor e turbina terão rendimento original
Para o Japa respondo: independente da pressão da turbina, aciono e libero o booster e sinto imediatamente a diferença de potencia. Se aciono quando ela ta com 1,4kg imediatamente ela sobe, podendo chegar a 1,9 kg, se eu estiver com o pé no porão.
Por outro lado, se ta marcan do 1,9 e desligo o booster, a pressão é aliviada e o manometro mostra 1,4.
Boa Sorte a todos e não esqueçam de relatar aqui suas experiencias.
Boa noite sr. Grande. Talvez o arquivo em anexo mostre mais claramente o que pretendo fazer. A diferenca da ilustracao, para o meu esquema,vai ta no sentido do fluxo de ar comprimido, no meu caso, quando o "Booster" acionar a valvula eletromagnetica(popular solenoide), vai direcionar o fluxo no sentido turbina>atuador( no momento de pressao maxima programada para booster), e quando a pressao ficar abaixo da 'máxima, a valvula "fecha"o circuito turbina> atuador, e o atuador fica ligado na terceira via da valvula, em contato com a atmosfera. O motor que usarei é eletronico, mas teremos um acerto regulado via chip, para uma pressao digamos normal, e este sistema booster para uma necessidade(seja ela qual for) de uma pressao maior, e o mais importante; comandar a abertura do atuador de forma que ele nao va abrindo gradativamente, a medida que a pressao vai subindo, e sim, abra instantaneamente no momento da pressao maxima programada.
srgrande
30/01/2009, 09:58
To começando a entender.
Com certeza vai ficar legal.
Não deixe de colocar detalhes sobre a instalação e os resultados.
srgrande
04/04/2009, 22:04
Alguem mais instalou um overboost em motor diesel?
Carlão Rover
04/04/2009, 23:04
A minha defender tem faz tempo.Recomendo, alé de uma leve preparação no motor.
Procure o Maurício www.raschmotoren.com.br (http://www.raschmotoren.com.br)
Ele é o cara!
Abraços sem comissões e contente com a máquina...
srgrande
10/04/2009, 20:26
A minha defender tem faz tempo.Recomendo, alé de uma leve preparação no motor.
Procure o Maurício www.raschmotoren.com.br (http://www.raschmotoren.com.br)
Ele é o cara!
Abraços sem comissões e contente com a máquina...
Que preparaçao tem sua Land?
Qual a função do seu booster? Qual a variação da pressão?
Carlão Rover
11/04/2009, 00:31
Ela está com intercooler beemmmm maior, biturbo, booster e bicos especiais; Entra no site que indiquei que lá tem fotos inclusive da minha e muito sobre performance diesel...
F. França
18/05/2009, 10:47
SRGRANDE!
Esse overboost será que tem como fazer no meu problemático 4M40 2.8?
Se tem como, quero ver pessoalmente essa sua instalação! Um abraço veio
srgrande
19/05/2009, 23:54
Nandofranca,
Te mandei uma MP.
F. França
21/05/2009, 17:26
Moçada!
Hoje eu vi pessoalmente a "gambiarra" de nosso amigo SRGRANDE... hauauha
Muito bom mesmo! O trollinho chega a 26, 27 PSI ( 2 KG +- ) muito bom mesmo! As reações sao muito rapidas! é ligar e desligar em qualquer momento e ver o conta giros e o motor mudar!
Parabéns Serjão, show de bola e nesse fds eu vou fazer na pajero 2.8 eu mesmo!
hehe
forte abraço!
F. França
26/05/2009, 09:11
Alguém mais fez o serviço ai?!?!
Abraços!
Claudio Maggioni
23/06/2013, 15:33
Alguém mais fez o serviço ai?!?!
Abraços!
Reativando o topico!!
Estou pensando em colocar este booster em minha F250 mwm 6cc.
a duvida é a seguinte:
pouco tempo atras fiz bomba e bico, e o bombista deixou a bomba um pouco abera, entao estava andando bastante e a pressao chegava a 1,5kgs...mas estava fumaça do muito, entao pedi pra que fechasse um pouco o debito da bomba e notei que a pressao do turbo abaixou tbm para 1,3 kgs.
Pergunto: para colocar um booster de 2 kgs nao teria que abrir o debito da bomba simultaneamente?? Pois penso que pode ter um volume alto de ar e se nao tiver combustivel a mais nao adiantaria nada!!
abracos
sandro_ventania
16/07/2013, 19:29
E quando não tiver usando o booster? Vai querer o carro fumaçando?
mesmo sem mexer na bomba, aumentando para 2kg a diferença é boa!
srgrande
21/07/2013, 21:53
Com bicos de maior vazão, não e preciso alterar a bomba e a fumaca e quase original. Esses bicos são perfeitos p usar com o booster.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.