PDA

Ver Versão Completa : Problemas serios no Motor da L200 sport

fernandoof
15/10/2007, 11:25
Caros srs,

O que parecia ser apenas uma troca de junta do cabeçote, se tornou uma grande dor de cabeça para mim. Não sei se meu mecanico quer me enrrolar, mais vamos aos fatos.

Ao desmontar o cabeçote, ele verificou que tinha um pistão mais "atrasado" que o outro, coisa de 1mm. A camisa do 3 pistao tava enferrujada. Segundo ele é indicio de agua, ou seja, trinca na camisa. Ao desmontar o restante, ele verificou que as bronzinas eram 0,5 (?, segundo ele não era original, ja era adaptada) e disse que o eixo do virabrequim ja havia sido cortado (dizendo ele que não aceita cortes). A bronzina ta toda corroida (desgastada). Então, vamos a listinha que ele mandou pra comprar...
Jg de Bronzina.
Eixo virabrequim
Aneis de seguimento
Junta Liquida
Liq arrefecimento
Correia do alternador
Correia dentada
Oleo de motor...

Abaixo vou botar foto da bronzina (1ª foto) e do motor pra vcs darem uma analizada.
E ai? o mecanico ta certo mesmo? Ou ele quer me enrrolar? :stop:

Marcello Ladeira
15/10/2007, 16:00
FernandoF veja se as informações que lhe passar podem lhe ajudar...

A L200 Sport passou por um Recall branco na troca das bronzinas - procure, um tópico que criei sobre este assunto aqui.

Em cada L200 eles também verificaram o estado do eixo, e, segundo informações que obtive direto do SAC da Mit, caso a concessionária achasse que o mesmo deveria ser substituído eles o fariam sem nenhum custo.

Será que no seu caso eles não optaram por dar uma retífica no eixo do seu carro e com isso você perdeu uma medida dele? Acho que cabe uma reclamação formal à Mit, verifique também se o seu carro passou por tal adequação e quando foi isso?

Qual o histórico de manutenções do seu carro na rede autorizada? Qual a Km atual dele? Você fez revisões em concessionária até qual Km?

Abs,

fernandoof
15/10/2007, 17:50
Caro Marcello, perdi a revisão de 60mil km porque passei em 3mil a kilometragem (sacanagem) de la pra ca nao fiz mais revisões la...
outra... o motor do meu carro ja havia batido antes mesmo de chegar a carta do tal "recall" e nao foi feito na mitsubishi.

Edintruder
15/10/2007, 19:10
O eixo pode ter empenado, mas se tivesse sido cortado e soldado já estaria quebrado, porém como é o primeio cilindro, é possível que a solda resista, porém com deficiência na lubrificação por um mínimo desalinhamento no canal de óleo e te destruído o casquilho.
Faz sentido, o mecânico pode estar certo sim. procura um eixo usado para ver a diferença de preço, após isso ficará novo.
Esse é um dos fatores mais críticos de comprar veículos usados...
Com quantos Km está a L200 agora?
Experimenta cotar na www.baretaautopeas.com.br um motor inteiro e um vibrequim usado para ver a diferença.

Eduardo Eustaquio
15/10/2007, 19:39
Fernando,
Na minha primeira L200 o problema foi parecido e depois de alguns meses apos ter feito o serviço, perdi o motor novamente.

Engraçado, o que você postou do que o mecânico disse, parece que escutei a alguns meses atrás.

Boa sorte.

fernandoof
15/10/2007, 23:25
O eixo pode ter empenado, mas se tivesse sido cortado e soldado já estaria quebrado, porém como é o primeio cilindro, é possível que a solda resista, porém com deficiência na lubrificação por um mínimo desalinhamento no canal de óleo e te destruído o casquilho.
Faz sentido, o mecânico pode estar certo sim. procura um eixo usado para ver a diferença de preço, após isso ficará novo.
Esse é um dos fatores mais críticos de comprar veículos usados...
Com quantos Km está a L200 agora?
Experimenta cotar na www.baretaautopeas.com.br (http://www.baretaautopeas.com.br) um motor inteiro e um vibrequim usado para ver a diferença.

Caro Edintruder. Agradeço a ajuda que tem me dado.

Minha l200 ta com 130 mil... Hoje consegui um eixo por R$ 2000,00. O mecanico (que trabalhou na autorizada mit) disse que ele olhando sabe se está boa ou não. Espero poder usar da experiencia dele com L200´s para sanar meus problemas. Levei o cabeçote (este esta "novo" com apenas 3 meses de uso e 5 mil km) pra fazer o teste de trinca... vai saber ne? do jeito que parece que a caminhonete ta com uma "zica" :sad:
Amanha vai ser retirado o bloco do lugar para poder encamisar :?

Marcello Ladeira
16/10/2007, 08:23
Olhe também na SP Imports de BH, eles tem muita peça de Mit lá... www.spimports.com.br

Abs,

fernandoof
17/10/2007, 00:32
pessoal, é verdade que quando o eixo virabrequim é novo, as brinzinas so podem ser compradas de acordo com a numeraçao que vem nele (virabrequim)?
Se o virabrequm é standart porque não pode colocar uma bronzina pra eixo standart? ou tem que verificar essa numeração mesmo?

Walter L. L. Casitta
17/10/2007, 00:41
pessoal, é verdade que quando o eixo virabrequim é novo, as brinzinas so podem ser compradas de acordo com a numeraçao que vem nele (virabrequim)?
Se o virabrequm é standart porque não pode colocar uma bronzina pra eixo standart? ou tem que verificar essa numeração mesmo?

Funciona mais ou menos assim, mas as medias e os números que vou citar podem variar conforme a especificação dos fabricantes:
Quando o eixo é STD as bronzinas tem que ser STD também. Quando o eixo é retificado a bronzinas têm que ser compatíveis com o novo diâmetro do eixo retificado.
Normalmente um eixo pode ser retificado 3 vezes, sendo que a cada retífica ele perde 0,25mm no diâmetro. Então pra isso devem existir 4 medias de bronzinas pra compensar as diferenças de diâmetro do eixo a cada retífica...

fernandoof
17/10/2007, 00:50
qual é o diametro da bronzina std?

Walter L. L. Casitta
17/10/2007, 00:57
qual é o diametro da bronzina std?

Isso varia de motor pra motor. Não faço idéia de qual seria o do motor da Mit e nem se ele suportaria 3 retíficas... Tudo depende de uma especificação da própria Mit.

RezendeDF
17/10/2007, 07:29
Parabéns Walter,

Tá ajudando nosso amigo da L200 sem ser irônico e sarcástico como antigamente.:palmas::palmas:

Marcello Ladeira
17/10/2007, 08:13
STD é como se fosse a medida 0, depois no primeiro passe (retífica) do eixo, seguindo o raciocínio do Walter, teríamos a 0,25 (a bronzina seria mais grossa pois o eixo foi "comido" em 0,25), depois a 0,50 (onde a bronzina seria ainda mais grossa) e finalmente a 0,75.

Existem motores que saem do 0 e já vão direto para um 0,40 e nestes geralmente se meche apenas 2 vezes.

Não tenho conhecimento para lhe falar o que ocorre se montar um eixo STD numa bronzina 0,25, aliás nem sei se o eixo rodaria (acho que saíria comendo tudo!!!). O contrário é possível mas o motor bateria logo de cara.

Abs,

J. G. Junior
18/10/2007, 11:31
Caros Colegas,

Estive recentemente em São Paulo em uma cidade do interior. Por coincidência encontrei um mecânico que trabalha com jeeps, picapes 4X4, etc.
Na oficina dele estava uma L200 sport ano 2005 fazendo o reparo do motor. Tinha trocado um pistão e biela.
Comecei a conversar como ele sobre as MITs pois tenho uma. Ele acha que estão tirando potência demais desse motor. Colocaram uma turbina muito grande, assim como o módulo HPE. Tinha uma Pagero sport HPE 2006 ou 2007, perto da oficina dele, que tinha ido para uma concessionária na capital umas duas vezes.

Mas uma coisa ele ( mecânico) concorda: muitos proprietários abusam da velocidade ( altos giros de motor por longo tempo), e isso ocasiona muito desgaste ao motor.
Eu já estou convencido que tenho que andar em minhas viagens na faixa de 110 ou 120 km, pois esse motor não tem a resistência de um MWM. E foi o que ele me disse: " Quer ter um motor por um longo tempo sem abrir??? Modere no pé."

Ele me passou uma dica, que disse ter resolvido o problema de aquecimento em muitas dessas picapes. É o seguinte: " aumentar o furo por onde entra a água ( que sai do bloco do motor) na bomba d'agua. O furo existente na chapa por trás dessa bomba é muito pequeno, e limita muito a vazão da bomba. O furo deve ser aumentado para uma área de aproximadamente 1 cm quadrado ( 1 x1 cm) ou pouco menos. "
Parece fazer sentido, mas vou consultar mais pessoas pra ver se procede.
Alguém já ouviu falar disso??? O cara me pareceu conhecer muito mesmo de motores em geral. Só esqueci de perguntar se essa idéia foi dele ou passada por outro colega.

Abraços,

JG.

Marcello Ladeira
18/10/2007, 13:26
J Gualberto qual a Km da sua pkp?

Concordo com o negócio da velocidade.

Abs,

Elmer_Jeep
18/10/2007, 15:52
Ao desmontar o cabeçote, ele verificou que tinha um pistão mais "atrasado" que o outro, coisa de 1mm.
A diferença na altura dos pistões no PMS(ponto morto superior) é um indício que o virabrequim ou a bronzina apresentam desgaste além do normal.

A camisa do 3 pistao tava enferrujada. Segundo ele é indicio de agua, ou seja, trinca na camisa.
Se passou água pela camisa a trinca está no alojamento da camisa, ou seja, no próprio bloco pois essas camisas são do tipo "secas", prensadas no bloco.

Ao desmontar o restante, ele verificou que as bronzinas eram 0,5 (?, segundo ele não era original, ja era adaptada) e disse que o eixo do virabrequim ja havia sido cortado (dizendo ele que não aceita cortes). A bronzina ta toda corroida (desgastada).
0,5 o que ? Décimos, centésimos ou milésimos ??

Qualquer eixo virabrequim que esteja dentro das especificações de tolerancia pode ser usinado(cortado) para isso existem as bronzinas sobre-medida.

Sobre desgaste prematuro em bronzinas existem vários fatores, fabricante(marca), ovalização na biela, ovalização ou conicidade no moente(virabrequim), torque inadequado(aperto nos parafusos da biela), motor trabalhando sob alta temperatura, baixa viscosidade do óleo, combustível no sistema de lubrificação(camisas e aneis gastos permitem que o combustivel desça para o carter), água no sistema de lubrificação(se tinha a trinca na camisa provavelmente estava descendo água pro carter).

Então, vamos a listinha que ele mandou pra comprar...
Jg de Bronzina.
Eixo virabrequim
Aneis de seguimento
Junta Liquida
Liq arrefecimento
Correia do alternador
Correia dentada
Oleo de motor...

Abaixo vou botar foto da bronzina (1ª foto) e do motor pra vcs darem uma analizada.
E ai? o mecanico ta certo mesmo? Ou ele quer me enrrolar? :stop:
O eixo virabrequim foi medido com equipamento adequado pra saber se ainda está na tolerância ?
A biela foi medida e avaliada também ? Ou o cara teve coragem de dizer que "tá boa" ...
Vai encamisar, trocar anéis e manter pistões velhos ?
Junta líquida deve ser pro carter, e as outras juntas e os retentores ele não pediu?
Além do óleo acrescento o filtro e a bomba.

As fotos estão muito ruins, o que te recomendo é mandar avaliar todas as peças em uma retífica pra não ter problema depois, lá eles saberão te falar o que fazer, vejo muito mecanico tentando dar um jeitinho pra não gastar fazendo motor pela metade, etc, mas é uma economia boba pois vc não vai ter o motor com o mesmo desempenho e durabilidade. Aí daqui uns dias tem que abrir novamente, ficar com o carro parado, gastar novamente, etc, etc, etc.

Qualquer dúvida estou à disposição.

[]'s

dalmolin
18/10/2007, 19:33
Elmeer , um dono de retifica me falou certa vez que num motor retificado se consegue no maximo 90-95 % da forca original , isso procede????

Quero saber pois tenho uma F250 das mais XLTona que saiu em 2000 -2001 , quero ficar bastante tempo com ela.... e quando der retifica fazer uma bem feita.... Um motor BEM retificado aguenta uns desaforos como um original???????

Elmer_Jeep
18/10/2007, 19:38
Um motor retificado, montado e amaciado com critério tem o mesmo desempenho e durabilidade de um motor novo.

[]'s

Edintruder
18/10/2007, 22:36
Na verdade poderia desenvolver até uns % extras pois no momento que se troca os pistões, aumenta a cilindrada e aumenta também a taxa de compressão.

Walter L. L. Casitta
19/10/2007, 08:08
Na verdade poderia desenvolver até uns % extras pois no momento que se troca os pistões, aumenta a cilindrada e aumenta também a taxa de compressão.

Acho que você ta enganado. O bloco retificado é encamizado, o pitão mantém o mesmo diâmetro e a taxa nunca muda porque o cabeçote é plano a câmara de combustão fica na cabeça do pistão. Fica tudo original...

Elmer_Jeep
19/10/2007, 10:32
Acho que você ta enganado. O bloco retificado é encamizado, o pitão mantém o mesmo diâmetro e a taxa nunca muda porque o cabeçote é plano a câmara de combustão fica na cabeça do pistão. Fica tudo original...

Existem pistões sobre-medida, +0,50mm e + 1,00mm, para utilizar estes não precisa substituir as camisas, aumentando o diametro já temos um pequeno ganho no volume e quando é feito aplainamento no bloco e cabeçote a taxa muda sim, aumenta, isso pode ser equalizado também com a opção de juntas sobremedida (mais fina ou mais espessa).

Portanto o comentário do Edintruder tem fundamentos.

[]'s

Walter L. L. Casitta
19/10/2007, 11:05
Existem pistões sobre-medida, +0,50mm e + 1,00mm, para utilizar estes não precisa substituir as camisas, aumentando o diametro já temos um pequeno ganho no volume e quando é feito aplainamento no bloco e cabeçote a taxa muda sim, aumenta, isso pode ser equalizado também com a opção de juntas sobremedida (mais fina ou mais espessa).

Portanto o comentário do Edintruder tem fundamentos.

Certo, mas nesse caso não se pode dizer que um motor retificado fique igual ao original...

Elmer_Jeep
19/10/2007, 11:21
Certo, mas nesse caso não se pode dizer que um motor retificado fique igual ao original...

Fica melhor :mrgreen:

J. G. Junior
19/10/2007, 11:31
Marcello,

A minha picape é uma L200 - L. Ela está atualmente com 110.000km.
Notei que em minha ultima viagem ela subiu a temperatura um pouco e o reservatório de expanção ficou totalmente cheio e a água não voltou. Somente recentemente quando fiz uma viagem curta ela subiu um pouco a temperatura, quando aumentei a velocidade.
Vou fazer um check-up nesse sistema: liquido, acolpamento viscoso, radiador.
Abraços,

João Gualberto

fernandoof
19/10/2007, 12:46
Marcello,

A minha picape é uma L200 - L. Ela está atualmente com 110.000km.
Notei que em minha ultima viagem ela subiu a temperatura um pouco e o reservatório de expanção ficou totalmente cheio e a água não voltou. Somente recentemente quando fiz uma viagem curta ela subiu um pouco a temperatura, quando aumentei a velocidade.
Vou fazer um check-up nesse sistema: liquido, acolpamento viscoso, radiador.
Abraços,

João Gualberto

Seu problema é no cabeçote ou na junta do cabeçote

FFalcão
28/12/2007, 22:22
Amigos,

Mesmo já tendo ouvido falar dos problemas de aquecimento da L200 Sport HPE, comprei uma, ano 2005, com 100.000 km rodados. Mesmo conservando bem o carro, já que somente pego a estrada de barro duas vezes por mês, quando levo carga de ração para minha fazenda, o carro começou a esquentar muito. Levei numa oficina e o mecânico disse que o problema é o cabeçote ou a junta. Fiquei de levar o carro para uma análise na próxima semana. As minhas dúvidas são as seguintes: 1ª) vale a pena comprar um cabeçote novo, fazer retífica (se não tiver rachado) ou trocar de carro, já que parece que esse problema é insolúvel? 2ª) O mecânico retirou o módulo HPE do meu carro (e me entregou para guardar) dizendo que aumenta a vida útil do motor. É verdade?

Desculpem as muitas dúvidas, mas, apesar de ter carros 4x4 há mais de 10 anos, sou ignorante em matéria de mecânica.

Agradeço os conselhos antecipadamente. Abraços!

LUIS ANTONIO -BA
28/12/2007, 22:54
Amigos,

Mesmo já tendo ouvido falar dos problemas de aquecimento da L200 Sport HPE, comprei uma, ano 2005, com 100.000 km rodados. Mesmo conservando bem o carro, já que somente pego a estrada de barro duas vezes por mês, quando levo carga de ração para minha fazenda, o carro começou a esquentar muito. Levei numa oficina e o mecânico disse que o problema é o cabeçote ou a junta. Fiquei de levar o carro para uma análise na próxima semana. As minhas dúvidas são as seguintes: 1ª) vale a pena comprar um cabeçote novo, fazer retífica (se não tiver rachado) ou trocar de carro, já que parece que esse problema é insolúvel? 2ª) O mecânico retirou o módulo HPE do meu carro (e me entregou para guardar) dizendo que aumenta a vida útil do motor. É verdade?

Desculpem as muitas dúvidas, mas, apesar de ter carros 4x4 há mais de 10 anos, sou ignorante em matéria de mecânica.

F Falcão, problemas de aquecimento são rotinas em l200, vc deve começar:
Qual a cor da agua do radiador?
Passe em uma oficina de radiadores e solicite para medir a pressão do sistema, com isso vc vai saber se esta tudo correto com o cabeçote e a junta.
Dê uma verificada na frente do radiador e do condensador, as vezes tem capim, barro sementes, e etcc.. De uma limpeza.
Arranje uma linha bem fina e fragil mas q consiga segurar a ventoinha amarre-a e espere chegar a temperatura na metade se passardela e não travar para partir a linha pode ser o acoplamento viscoso.
Verifique se qundo a temperatura esta acima do meio ferve dentro do reservatório espansor.
Aguardo respostas para dar as dicas do q fazer.
Lembrando q vc é novo aqui no forum e temos ja varios topicos sobre este problema no qual ja descobrimos até um Kit lançado pela Mit para solucionar o problema de aquecimento que é vendido nas concessionarias com o codigo CA140019.

AKPG
28/12/2007, 23:20
Amigo,

Pega o dinheiro q vc vai gastar para trocar o cabeçote e etc, vende a pkp, junta os dois e compra outra. Vc vai encontrar boas opções no mercado que não irão te dar dor de cabeça.

Um abraço e boa sorte.

shimomoto
29/12/2007, 00:17
F Falcão, problemas de aquecimento são rotinas em l200, vc deve começar:
Qual a cor da agua do radiador?
Passe em uma oficina de radiadores e solicite para medir a pressão do sistema, com isso vc vai saber se esta tudo correto com o cabeçote e a junta.
Dê uma verificada na frente do radiador e do condensador, as vezes tem capim, barro sementes, e etcc.. De uma limpeza.
Arranje uma linha bem fina e fragil mas q consiga segurar a ventoinha amarre-a e espere chegar a temperatura na metade se passardela e não travar para partir a linha pode ser o acoplamento viscoso.
Verifique se qundo a temperatura esta acima do meio ferve dentro do reservatório espansor.
Aguardo respostas para dar as dicas do q fazer.
Lembrando q vc é novo aqui no forum e temos ja varios topicos sobre este problema no qual ja descobrimos até um Kit lançado pela Mit para solucionar o problema de aquecimento que é vendido nas concessionarias com o codigo CA140019.

Luis

Boas orientações! Acho que isso não é válido apenas para a L-200, vale para todas as picapes!!!

Um grande abraço

shimomoto
29/12/2007, 00:26
Amigos,

FFalcão

Pelo que você descreveu, é melhor trocar sua picape.

Abraços

LUIS ANTONIO -BA
29/12/2007, 00:40
FFalcão

Pelo que você descreveu, é melhor trocar sua picape.

Abraços
x2
Acho melhor.

edpadilha
29/12/2007, 11:10
Amigos,

Falcao,

Sao poucos os carras que sei que consegue retificar um cabecote de L200, na verdade so conheco 1, o Paulafaria de SP.
Isso porque, quando se plaina ou retifica este cabecote, se tira de medida todos os retentores de valvula, entre outras coisas...
Varios amigos tentarm retificar o cabecote e se deram mal, o melhor e troca-lo.
Lembrando tb, que o fluido de radiador devera ser o original da Mitsubishi, caso vc use outro, mesmo que seja bom como o AC Delco, Paraflu, entre outro, acontece uma reacao quimica que vai intupir seu radiador, pois corroera o aluminio, ai o preju e maior, pois o radiador custa muito caro.
Qto a tirar o modulo HPE, com certeza, vc ira ganhar alguns km de durabilidade.

Abraco e boa sorte! Precisando de infos, e so falar.

Edintruder
29/12/2007, 13:57
Paulafaria é conhecido até no RS pelos preparadores de cabeçotes. É uma das melhores oficinas de preparação de cabeçotes no Brasil, então não é de se estranhar que consiga corrigir um cabeçote de L200.

murilloaquino
30/12/2007, 19:36
Amigo,

Pega o dinheiro q vc vai gastar para trocar o cabeçote e etc, vende a pkp, junta os dois e compra outra. Vc vai encontrar boas opções no mercado que não irão te dar dor de cabeça.

Um abraço e boa sorte.

X222222222

fernandoof
02/01/2008, 14:24
Pessoal, o motor da L200 bateu de novo. Aff ja ta virando motivo pra piada :rolleyes:

shimomoto
02/01/2008, 21:38
Pessoal, o motor da L200 bateu de novo. Aff ja ta virando motivo pra piada :rolleyes:

Imagina Fernando não tem piada nenhuma. É motivo para falar no mínimo uma duzia de palavrões muito bem ditos...

É sim uma coisa muito é desagradável...Desculpe a pergunta...O que você pretende fazer? Arrumar e vendê-la, vendê-la do jeito que está?

Abraços

leobnaval
03/01/2008, 00:56
É sim uma coisa muito é desagradável...Desculpe a pergunta...O que você pretende fazer? Arrumar e vendê-la, vendê-la do jeito que está?

Abraços

também gostaria de saber, agora caso for a venda a preferencia é do shimoto que perguntou antes, blz hehehehe

abraço

Jera
03/01/2008, 01:05

putz...que preju hein!!
a l-200 de um amigo meu ja deu pau 2x. a 1a com 67milkm e a 2a com 120milkm! mas mesmo assim ele continua com o carro.

fernandoof
03/01/2008, 10:05
Vou arrumar pra trocar em outro carro. Sei que venda nao arrumo pra ela mesmo :evil:

DOUTOR
03/03/2008, 20:13
EDPADILHA,

Possuo uma L200, 87CV, 2003, desde nova a água do radiador era a mesma, nunca precisei nem completar o reservatório, ela não evaporou nem um pingo d'água!!! Agora com 56.000km rodados , eu troquei a água, mas coloquei um fluído de marca "radiex", daí pergunto: Será que vou ter problemas, como o que você citou? Será melhor eu ir a MIT fazer uma nova troca de fluído e colocar o fluído da MIT? Obrigado e no aguardo!

Falcao,

Sao poucos os carras que sei que consegue retificar um cabecote de L200, na verdade so conheco 1, o Paulafaria de SP.
Isso porque, quando se plaina ou retifica este cabecote, se tira de medida todos os retentores de valvula, entre outras coisas...
Varios amigos tentarm retificar o cabecote e se deram mal, o melhor e troca-lo.
Lembrando tb, que o fluido de radiador devera ser o original da Mitsubishi, caso vc use outro, mesmo que seja bom como o AC Delco, Paraflu, entre outro, acontece uma reacao quimica que vai intupir seu radiador, pois corroera o aluminio, ai o preju e maior, pois o radiador custa muito caro.
Qto a tirar o modulo HPE, com certeza, vc ira ganhar alguns km de durabilidade.

Abraco e boa sorte! Precisando de infos, e so falar.

AKPG
03/03/2008, 20:16
EDPADILHA,

Possuo uma L200, 87CV, 2003, desde nova a água do radiador era a mesma, nunca precisei nem completar o reservatório, ela não evaporou nem um pingo d'água!!! Agora com 56.000km rodados , eu troquei a água, mas coloquei um fluído de marca "radiex", daí pergunto: Será que vou ter problemas, como o que você citou? Será melhor eu ir a MIT fazer uma nova troca de fluído e colocar o fluído da MIT? Obrigado e no aguardo!
Acho melhor vc fazer isso. Coloque o aditivo original da MIT.

FlavioLouveira
03/03/2008, 20:27
Coloca o aditivo da MIt....
O cara de cps, me deu um galaozinho desses, para eu completar meu reservatorio, pois na revisao de 50 mil nao estava tao cheio.... e ando agora com um no meu carro, de aditivo... é feito para a MIT mesmo esse aditivo, e a proporção dele é meio a meio

DOUTOR
03/03/2008, 20:49
Flavio,

Seu carro tá na casa dos 60.000 km e você ainda não trocou a água do radiador, se sim, na Mit nunca falaram para fazer a troca dessa água+fluído. A água também "apodrece", certo? Nunca fiz uma revisão na MIT!!!

Coloca o aditivo da MIt....
O cara de cps, me deu um galaozinho desses, para eu completar meu reservatorio, pois na revisao de 50 mil nao estava tao cheio.... e ando agora com um no meu carro, de aditivo... é feito para a MIT mesmo esse aditivo, e a proporção dele é meio a meio

FlavioLouveira
03/03/2008, 21:07
Na revisao dos 50 mil foi trocada TODA a agua + fluido do radiador... trocou tudo...

(foi ai que eu reparei que o nivel estava mais baixo que o normal naquele reservatorio, falei com o tecnico que completou e deu o resto do Litro para eu guardar...)

shimomoto
03/03/2008, 21:20
Acho melhor vc fazer isso. Coloque o aditivo original da MIT.

X2....................

Não se esqueça da água desmineralizada (sem cloro)

Abraços

Marcello Ladeira
03/03/2008, 22:04
Se não me engano é procedimento de todas as revisões da Mit a troca de toda água do radiador + o aditivo que é importado.

Abs,

Renatopami
03/03/2008, 22:04
A minha hilux(2004) está com quase 99.000 km,e com aditivo do radiador original de fábrica ainda.......Tem um adesivo no cofre do motor que diz para trocar com 160.000 km.....Será?:pensativo:
O aditivo tem a mesma cor de quando peguei ela com 10.000 km,vermelho.....O que vcs acham?

FlavioLouveira
04/03/2008, 11:00
Se não me engano é procedimento de todas as revisões da Mit a troca de toda água do radiador + o aditivo que é importado.

Abs,

Será? to em duvida disso heim.... acho que é só com 50 mil...

murilloaquino
04/03/2008, 11:17
Somente nas revisões de 20 mil em 20 mil são trocados os fluidos do liquido de arrefecimento...

Pequeno jr
04/03/2008, 12:12
Somente nas revisões de 20 mil em 20 mil são trocados os fluidos do liquido de arrefecimento...

X2!!!

Todas as Mit que conheço e que fazem as revisoes na concessionaria, trocam os fluidos de arrefecimento a cada 20.000km/rodados.

murilloaquino
04/03/2008, 18:21
O que eu percebi é que esse fluido tem mais o intuito de evitar o congelamento em regiões possivelmente frias(os motores são todos importados mundialmente)do que pra regiões quentes.As propriedades de aumentar a temperatura de ebulição são muito menores do que as de congelamento.Esse é o caso tambem das velas de aquecimento.essas velas são até opcionais nos motores MWM, mas são indicadas somente pra regiões muito frias.Como os motores MIT são universais, tem mais peças pra dar defeito...

DOUTOR
04/03/2008, 19:02
Meu irmão, então fiz besteira colocando água mineral, aquela de galão, mas sem cloro!? Onde encontro essa água desmineralizada? Obrigado!!!

X2....................

Não se esqueça da água desmineralizada (sem cloro)

Abraços

DOUTOR
04/03/2008, 21:22
Vi no livrete de bordo da L200, que todos os carros da MIT, L200s, Pajeros, Eclipse... tem que substituir a água+fluído a cada 20.000km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro. Não sita que tem que ser o fluído MIT! EDPADILHA onde foi que realmente falaram que tem que ser o fluído original MIT?

shimomoto
04/03/2008, 21:50
Meu irmão, então fiz besteira colocando água mineral, aquela de galão, mas sem cloro!? Onde encontro essa água desmineralizada? Obrigado!!!

Agua desmineralizada: Pode ser água destilada!

Agua mineral pode até ser, mas não é o ideal. O maior problema mesmo é o cloro!

A melhor solução é já comprar a solução já misturada e drenar totalmente o sistema, completanto totalmente com a solução já pre misturada. Procure o Havoline XLC já misturado (frasco preto)

Abraços

Abraços

DieselPower
04/03/2008, 22:28
Murillo,
Aqui no sul, as velas de aquecimento do diesel são de extrema importância.
Se não esperar a cobrinha do painel desaparecer a Verdona não pega. Inclusive minha antiga GLS também não pegava se não esperace.
E isso acontece também na Hilux 1999 do meu sogro. Se não esperar aquecer, não pega!
Portanto, não precisa ir muito longe, mesmo no Brasil, existem regiões em que as velas aquecedoras são OBRIGATORIAS.

FlavioLouveira
05/03/2008, 09:44
Murillo,
Aqui no sul, as velas de aquecimento do diesel são de extrema importância.
Se não esperar a cobrinha do painel desaparecer a Verdona não pega. Inclusive minha antiga GLS também não pegava se não esperace.
E isso acontece também na Hilux 1999 do meu sogro. Se não esperar aquecer, não pega!
Portanto, não precisa ir muito longe, mesmo no Brasil, existem regiões em que as velas aquecedoras são OBRIGATORIAS.

Nao prescisa ser no sul nao... aqui tbem... inclusiv tenho experiencia com outros carros diesel, como a sorento e a hilux, que é BEM melhor esperar ela dar uma esquentada... depois do motor quente, ate umas horas parado, ela nem ascende...mas de manha, eu diria que todo dia é essencial, se vc virar a chave direto, ele demora mais a pegar, esperando ela apagar; pega na hora!!!

FlavioLouveira
05/03/2008, 09:46
O que eu percebi é que esse fluido tem mais o intuito de evitar o congelamento em regiões possivelmente frias(os motores são todos importados mundialmente)do que pra regiões quentes.As propriedades de aumentar a temperatura de ebulição são muito menores do que as de congelamento.

Aonde que vc ve isso? :pensativo: pq eu tenho um galao da Mit no meu carro, e posso checar la os valores e tal... mas nao me lembro d eter nada nele falando disso

murilloaquino
05/03/2008, 12:03
Eu li em um site americano sobre os motores 4m40.Agora não sei qual mais...

Humberto74
05/03/2008, 12:48
O que eu percebi é que esse fluido tem mais o intuito de evitar o congelamento em regiões possivelmente frias(os motores são todos importados mundialmente)do que pra regiões quentes.As propriedades de aumentar a temperatura de ebulição são muito menores do que as de congelamento.Esse é o caso tambem das velas de aquecimento.essas velas são até opcionais nos motores MWM, mas são indicadas somente pra regiões muito frias.Como os motores MIT são universais, tem mais peças pra dar defeito...

Murillo,

O motor 2.5 diesel 141cv (o problemático) é "privilégio" da L200 e da Pajero brasileira ou ele é utilizado em outros países pela MIT? Em caso afirmativo, sabe se em outros países ele tbém apresentou problemas como aqui?
Abço.
Humberto.

Maranguas
05/03/2008, 17:10
Pelo que sei, só aqui msm existe esse motor com 141cv. Na verdade esse motor é antigo e os engenheiros daqui, dobraram a potencia com turbo e intercooler.

murilloaquino
05/03/2008, 22:13
NA verdade, esse motor é utilizado em outros paises na configuração com turbina e interccoler mecanico.A potencia é de 115 cv.Na europa, foi modernizado e introduzido o common-rail nele, ou seja GERENCIAMENTO eletrocnico verdadeiro e a potencia é de 136 cv.Sei que esse motor é problematico porque um cara aki do forum relatou um aquecimento na ilha da madeira de sua l-200 a algum tempo atras

Eduardo Eustaquio
06/03/2008, 11:47
NA verdade, esse motor é utilizado em outros paises na configuração com turbina e interccoler mecanico.A potencia é de 115 cv.Na europa, foi modernizado e introduzido o common-rail nele, ou seja GERENCIAMENTO eletrocnico verdadeiro e a potencia é de 136 cv.Sei que esse motor é problematico porque um cara aki do forum relatou um aquecimento na ilha da madeira de sua l-200 a algum tempo atras

Bem lembrado Murillo. Fiquei tentando responder ao Humberto, mas não me recordava de onde era esse forista que também estava passando por problemas de aquecimento com sua L200.

Arrivabene
07/03/2008, 17:19
Caros amigos 4x4, venho por meio desta expor minha experiencia com motores Mitsubishi...se voces puderem desviar do caminho para nao passar em frente a uma concessionaria da marca, o facam !!!! OS MOTORES NAO PRESTAM MESMO...FERVE, BATE PINO, TRINCA CABEÇOTE...a nao ser que vc utilizam o mesmo na cidade só...quem pega estrada (110km/h) nao serve. Ja gastei muito mas muito mesmo nestes motores, se vcs comprarem as pecas e refazer ele...VAI QUEBRAR EM 30 DIAS novamente, nao é qualquer mecanico que meche em motor diesel que sabe fazer.....tenho um amigo que trabalhou na mitsubhishi 15 anos, ELE FAZ O MOTOR DA L200 HPE OU NAO, DEIXA ZERADO, porem ele so compra peças japonesas de qualidade, NAO LEVEM EM CONCESSIONARIA...caso hajam interesse por analises ou manutencao, favor entrar em contato comigo por email fabiobertoni@gmail.com
PerdIa conta de pessoas que falaram que fundiu o motor com menos de 30mkm.

ABS A TODOS !!!

RezendeDF
07/03/2008, 17:30
Olha aí, o Arrivabene arrumou a solução pra todos os problemas da MIT.

Salve o cara.$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

:evil::evil::evil::evil:

Marcello Ladeira
07/03/2008, 17:36
Eu rodei 72.5mk sem nenhum problema - agora vendi. Nesse período, apenas fiz as revisões nas concessionárias e trocava o óleo de 5mkm em 5mkm. É complicado dizer que eles só duram 30mkm pois tenho certeza que a minha pkp passaria dos 100mkm!!!
Abs,

RezendeDF
07/03/2008, 17:38
Digo a mesma coisa Marcello, a minha está com 34.000km e a mecânica está zerada. Aliás, toda ela.

FlavioLouveira
07/03/2008, 18:17
Eu rodei 72.5mk sem nenhum problema - agora vendi. Nesse período, apenas fiz as revisões nas concessionárias e trocava o óleo de 5mkm em 5mkm. É complicado dizer que eles só duram 30mkm pois tenho certeza que a minha pkp passaria dos 100mkm!!!
Abs,

x2...
e eu uso a minha em situações e rotaçoes complicadas.... ate agora os 60km ta ok...só oleo nada demais para resaltar...

(ate o fim do ano rodo os 100 facil...e vou saber..)

pessoa pega pesado demais... cansativo :rolleyes:

sem estress:concordo:

pedrotriton
29/07/2014, 22:11
ola pessoal, será que alguém pode me ajudar,tenho um l 200 triton 2010, filé só que começou a fazer barulho na lenta, tem torque anda bem sobe desce até parede mas na lenta faz um barulho alto,um mecânico do achismo me disse que era uma palheta da turbina e que que eu deixe la pra desmonta.

diogov8
30/07/2014, 11:44
Caros amigos 4x4, venho por meio desta expor minha experiencia com motores Mitsubishi...se voces puderem desviar do caminho para nao passar em frente a uma concessionaria da marca, o facam !!!! OS MOTORES NAO PRESTAM MESMO...FERVE, BATE PINO, TRINCA CABEÇOTE...a nao ser que vc utilizam o mesmo na cidade só...quem pega estrada (110km/h) nao serve. Ja gastei muito mas muito mesmo nestes motores, se vcs comprarem as pecas e refazer ele...VAI QUEBRAR EM 30 DIAS novamente, nao é qualquer mecanico que meche em motor diesel que sabe fazer.....tenho um amigo que trabalhou na mitsubhishi 15 anos, ELE FAZ O MOTOR DA L200 HPE OU NAO, DEIXA ZERADO, porem ele so compra peças japonesas de qualidade, NAO LEVEM EM CONCESSIONARIA...caso hajam interesse por analises ou manutencao, favor entrar em contato comigo por email fabiobertoni@gmail.com
PerdIa conta de pessoas que falaram que fundiu o motor com menos de 30mkm.

ABS A TODOS !!!

Tive um L200 Sport HPE Automática, comprada em 2004 e vendida em 2007, com 85000km, sem problemas no motor e com revisões na cc. Apenas carbonização da turbina e limpeza da mesma. Porém é fato que esse motor não aguenta ser esmerilhado ou mal tratado como os MWM. Talvez devido ao cambio curto que a MIT usava.

Edilson_ce
04/08/2014, 18:46
Alguém poderia me dizer como é o circuito feito pela água no radiador da L200 SPORT, se a água entra no radiador pela válvula termostática saindo fria pelo cabeçote perto do sensor de temperatura ou sentido inverso?

E a passagem d'água na turbina, se entra na turbina perto da bomba d'água sentido cabeçote, saindo perto do sensor de temperatura, ou no sentido contrario?

Quem puder me ajuda nessa questão, já agradeço.

SergioMedeiros
05/08/2014, 23:05
Alguém poderia me dizer como é o circuito feito pela água no radiador da L200 SPORT, se a água entra no radiador pela válvula termostática saindo fria pelo cabeçote perto do sensor de temperatura ou sentido inverso?

E a passagem d'água na turbina, se entra na turbina perto da bomba d'água sentido cabeçote, saindo perto do sensor de temperatura, ou no sentido contrario?

Quem puder me ajuda nessa questão, já agradeço.

Ela entra no radiador por cima, após a VT, mas quente, não fria.

Na turbina não sei dizer qual sentido...