Ver Versão Completa : ** AJUDA! Bolota Diferencial Band **
Barba Ruiva
15/10/2007, 08:19
Povo,
Após comprar minha Band, notei vazamento de óleo no munhão.
Troquei o retentor do semi-eixo e a bucha da manga para resolver o problema em vão... o vazamento persistia.
Após uma análise mais minuciosa, percebi que a bolota ja havia sido mexida... a solda não era original.
Para me certificar que o problema seria resolvido de uma vez por todas e como eu ja tinha metido na cabeça que iria SPOAr a danada, pensei: "Ja que vou ter que "rotacionar" as bolotas para a nova posição do diferencial, aproveito e conserto a bolota zoada..."
Fui até a Toyomax (ja vi outras lojas vendendo essa peça!) e comprei uma bolota que vem em uma embalagem a vácuo, com graxa azul...
Ao remover a embalagem ja percebi que o produto não tinha um acabamento muito legal...
RESUMO DA ÓPERA: Posicionei, soldei e montei o diferencial.
Acabo de voltar de uma viagem de 5.000Km a Chapada Diamantina - BA e como a roda parecia de lado (como se fosse problema de cambagem) resolvi desmontar e apurar o problema.
A sede do rolamento do munhão que fica na bolota havia cedido e a capa do rolamento se quebrou.
Com a bolota comprometida e sabendo que no mercado só existem duas formas de se conseguir uma bolota dessas (essa fundida (ou deveria dizer fudida?) ou uma bolota original, que só é vendida com a carcaça de um diferencial novo), peço aos Srs.:
PROCURO UM PAR DESSAS BOLOTAS USADAS! DE ALGUM DIFERENCIAL DIANTEIRO DE BAND SUCATEADO!
ALGUÉM TEM UMA LUZ???
Agradeço desde já!
Abraços,
Elmer_Jeep
15/10/2007, 10:29
Bom, vc tem o problema e as possíveis soluções, em último caso seria trocar a carcaça completa, mesmo tendo que corrigir o caster e reposicionar o berço dos feixes acho q o trabalho vale a pena.
[]'s
Barba Ruiva
15/10/2007, 11:01
OK,
Enquanto não surge um par dessas bolotas usadas, alguém sabe onde encontraria uma Carcaça do Diferencial dianteiro nova abaixo de R$1.800 (Toyoagro-SP)?
Valeu!
André Cestari
Barba Ruiva
15/10/2007, 11:36
Elmer e amigos,
Achei a bolota!
Só que se trata de uma carcaça do modelo antigo.
Alguém saberia me dizer se é a bolota é a mesma? As medidas são a mesma?
A propósito, quais são as diferenças do diferencial antigo para o novo?
Esperançoso,
Elmer_Jeep
15/10/2007, 11:45
pelo que tenho visto aqui a bolota antiga tem mais material no interior e provavelmente a homocinética não cabe dentro pois o modelo antigo usava outro tipo de articulação antes de desenvolverem o sistema de homocinetica.
[]'s
Barba Ruiva
15/10/2007, 13:14
Personas,
Estava falando com o pessoal da Toyoagro que me disseram que a diferença é o suporte para a barra estabilizadora. SERÁ?
Pra tirar a dúvida ainda perguntei se os semi-eixos eram iguais e eles me confirmaram que são os mesmos. Retentor do semi-eixo idem, rolamentos do munhão idem... sendo assim, a bolota só pode ser a mesma...
Vou checar no manual de peças se existe alguma referencia...
Fora que o Elmer disse que os semi-eixos eram diferentes!
Abraços,
André Cestari
Elmer_Jeep
15/10/2007, 13:28
Bom, depende de que ano era esse "antigo".
Barba Ruiva
15/10/2007, 14:05
Elmer,
Pelo que vi no manual de peças, até 83 ela usava um semi-eixo dianteiro diferente.
A mesma coisa com a bucha da ponta de eixo e o retentor, o que significa que até o diametro deveria ser diferente.
Caceta! Então se for de 83 em diante é o mesmo... se for anterior é diferente.
Ai sim... acho que fora isso tem a carcaça preparada para a barra estabilizadora e a anterior, mas de resto, de 83 até as ultimas eram tudo igual.
Bom... vou ver com o tal que tem as bolotas de que ano são as maledetas.
Caso contrário acho que vou morrer na carcaça nova... PQP...
Valeu!
Marcio Lutterbach
15/10/2007, 15:36
Tentei colocar barra estabilizadora,mas não dá,devido 'a falta de espaço(não quis soldar o suporte).No eixo tem umas "orelhas".Será que é isso?Bota foto do suporte ai Barba!!
Marcio
Barba Ruiva
15/10/2007, 15:49
Lutterbach,
Não sei como é esse suporte.
Segundo as averiguações acima, a minha é a do meio! Com o semi-eixo da moderna, mas sem a estabilizadora.
Mas uma coisa eu te digo! Externamente eles são todos iguais! Isso significa que se vc tiver todas as peças da barra estabilizadora, da pra colocar SIM SR.!
Falando nisso, vou aproveitar que ja desci o diferencial e vou refazer a linha de freio. A minha linha era a do freio a tambor e posteriormente foi colocado o disco (tudo varga original), mas a linha permaneceu a da antiga. Na minha opinião, a localização da linha de freio da moderna é mais segura, principalmente os flexíveis.
Mas pede a alguém que tem lhe postar as fotos da barra, que da pra colocar sim Marcio.
Abraços,
André Cestari
Elmer_Jeep
15/10/2007, 16:44
Elmer,
Pelo que vi no manual de peças, até 83 ela usava um semi-eixo dianteiro diferente.
A mesma coisa com a bucha da ponta de eixo e o retentor, o que significa que até o diametro deveria ser diferente.
Caceta! Então se for de 83 em diante é o mesmo... se for anterior é diferente.
Ai sim... acho que fora isso tem a carcaça preparada para a barra estabilizadora e a anterior, mas de resto, de 83 até as ultimas eram tudo igual.
Bom... vou ver com o tal que tem as bolotas de que ano são as maledetas.
Caso contrário acho que vou morrer na carcaça nova... PQP...
Valeu!
Agora estamos esclarecidos, quando vc falou antiga me referi às abaixo de 83 (só não sabia ao certo qual o ano da mudança)
Agora falando nisso acredito que tenham tres modelos após 83:
Um até 92 que não tem suporte pra estabilizador e o encaixe dos grampos U é igual as antigonas. (deve ser esse que vc encontrou)
Outro de 93 a 96 onde saiu com estabilizador, encaixe dos grampos U e berço dos feixes diferente, não tinha freio a disco.
E finalmente as de 97 em diante que são iguais ao anterior mas a fixação do flexível é diferente(junto ao suporte do amortecedor) por causa do freio à disco.
Nesses 3 os semi-eixos, buchas e retentores são iguais.
[]'s
tenho um eixo dianteiro ano 94 completo com barra estabilizadora se te enteressar.
Barba Ruiva
16/10/2007, 22:40
Bruno,
"Pobrema" é que completo sai mais caro do que eu pagaria se achasse só as bolotas...
Se não as encontrar (vou verificar no sábado com um cara que disse que tem), podemos negociar sim... mas só a carcaça na loja sai por R$1.800, não acredito que valha a pena pagar mais que isso num usado, mesmo completo, até porque o meu só zoou a bolota.
Quanto c ta pedindo? Só vende completo?
De qualquer forma, valeu pela oferta!
Abraços,
te faço ele completo por R$1600.00 com barra estabilizadora.
Barba Ruiva
18/10/2007, 09:35
Tira algumas fotos dele pra mim!
Como disse, sábado vou ver um por aqui, mas como segunda opção o preço esta realmente interessante.
Por acaso vc não tem o traseiro flutuante?
Se não fecharmos o dianteiro, e for do seu interesse, pago o mesmo preço no seu diferencial traseiro!
Abraços,
Barba Ruiva
18/10/2007, 09:46
Bruno,
Vi seu post com as fotos do diferencial.
Tem uma foto dele inteiro? Do dianteiro só tem o detalhe de um dos lados... seria possível tirar uma de cada lado, pegando a solda da bolota, uma inteira, e uma de tras, pegando o terceiro membro (focinho de porco)?
Outra pergunta... vi as fotos do traseiro tb. Que cabo é aquele que aparece na foto onde se ve o cardan do diferencial traseiro?
Valeu,
Serve uma amassada?
Eu consegui arregaçar uma original, se tem interessar? hehehe
Agora fiquei preocupado, pq botei uma dessas xing ling´s
Barba Ruiva
18/10/2007, 16:51
Romeu...
Tirei fotos da minha arrebentada.
E olha que arrebentou em rua de terra... ok que ando no arregaço, mas não era pra fazer nem cocerinha!
Acho que chego no horário hoje, vou ver se posto as fotos assim que pisar em casa.
Quando comprei, havia achado a sede do rolamento do munhão meio estranha. A base que segura a capa do rolamento é muito fina. Arrebentou! Um pedaço dessa sede desceu e escorou no semi-eixo.
Resumindo, esse FD. vai acabar causando um acidente vendendo essas peças dessa maneira.
Recomendo vc não esperar o problema aparecer... eu descobri que a minha foi pro saco na Chapada Diamantina! E o medo de perder uma roda na estrada!? Nem te conto... acabei com a vida util dos 4 pneus em no mínimo uns 7.000Km. Como a cambagem foi pro saco ja que a sede do rolamento foi pro espaço, o pneu comeu errado. Pra não acabar com o pneu, fui fazendo rodizio durante meu retorno a SP.
Agora, como vc arrebentou a sua original??? Bateu de frente!? Foi tirar fina a 120Km/h e acabou arrancando a roda!? Tem que ser bom pra foder uma bolota daquela! hahahahaha...
Abratz,
Barba Ruiva
18/10/2007, 19:33
Personas,
Taí a maledeta da bolota!
Reparem do lado de dentro que ta faltando metade da sede do rolamento! Precisei tirar na talhadeira pois não dava pra remover o semi-eixo com a rebarba ali.
Do lado de fora é possível ver que a carcaça do rolamento foi pro espaço!
Abratz,
Elmer_Jeep
18/10/2007, 19:40
Negocio tá fei...
A base de assentamento da capa do rolamento cedeu pra dentro ?
[]'s
André,
Vou contar pra vc, mas não conta pra ninguém não pq é segredo... hahaha
Então, tava eu lá fazendo um passeio, ruas de terra, 12hs no volante, tomando cerveja desde antes de começar a dirigir.... aí qdo o passeio chegava no fim, não vi uma curva, passei reto, era uma ponte!!
Enfim, por baixo passava um riozinho, e as beiradas eram de concreto.... resumindo
Capotei pra dentro do rio, só que antes eu bati o diferencial com tudo na beirada de concreto....
Mas olha só, não conta pra niguém...
hehe
Barba Ruiva
19/10/2007, 11:12
HAHAHAHAHAHA!
PQP ROMEU!
Imaginava mesmo algo do tipo!
Pra arrebentar as bolotas originais no lugar onde ficam, só batendo e arrancando a roda!
Nem se bater de frente arrebenta! Tem que ser uma batida "localizada"!
Pois é Elmer! A cede do rolamente cedeu!
Pra tirar o semi-eixo, tive que meter a talhadeira pra tirar a o metal da cede que entrou na bolota!
Ta ruim mesmo! Por isso perdi a confiança total nessa bolota que estão vendendo por ai!
Certamente é o mesmo cara que fornece para todas as lojas... acho muito dificil mais de uma pessoa fundir e dar acabamento no torno...
Enfim... trocarei as duas bolotas por originais! Como só vende com a carcaça... uma carcaça vou comprar! Ou serrar fora as bolotas!
Vou postando a solução!
Abraços,
Barba Ruiva
22/10/2007, 20:47
Personas,
Arrumei uma carcaça "condenada" (empenada) da Band moderna (disco original + barra estabilizadora) por R$300,- no Minas Diesel.
A dúvida é saber como empenou se as bolotas estão OK...
O próximo passo é arrumar tempo pra serrar a carcaça e separá-las no torno.
Valeu ao povo que ofereceu o diferencial para venda.
Assim que iniciar a montagem os aviso.
Romeu, ele tinha mais duas carcaças. Uma era da antiga (com buxa) e outra da moderna (com retentor), mas me pareceu que as bolotas eram originais, mas ja haviam sido soldadas.
Abraços,
Barba Ruiva
02/01/2008, 19:46
Salve!
Conforme havia comentado em meu ultimo post, segue um "report" do procedimento após a aquisição da carcaça condenada com as bolotas originais.
O primeiro passo foi saber a relação de angulo entre as bolotas e os berços. Fiz uma ferramenta pra poder comparar os dois e saber a relação.
Sabendo a posição dos ditos, removi as bolotas "fundidas no fundo do quintal do tio Zé" da carcaça do diferencial da Jurema. (Aproveitei para refazer os suportes do dito cujo, já que notei uma "cagadinha" no berço direito e uma solda de quinta no suporte dos amortecedores quando fiz o trampo pela primeira vez)
Com o diferencial sem os suportes e as bolotas, o próximo passo foi remover as bolotas do diferencial condenado. Serrei com tubo e tudo, e mandei separar no torneiro.
Posicionei as bolotas na carcaça do diferencial da Jurema conforme a relação aferida anteriormente e as soldei, assim como os outros suportes. (berços, suportes amortecedores, suporte "T" linha de freio, suportes flexíveis freio e limitadores do munhão)
Pintei tudo de verde, assim como pretendo fazer com toda a parte mecanica inferior da Jurema. (t-case, cambio, chassis, diferenciais, sistema de direção, pinças...)
Só não montei ainda porque acabei esquecendo de pintar o terceiro membro do diferencial (focinho).
Acredito que no final de semana eu acabo de pintar e monto a bagaça toda!
Abração a todos que ajudaram na solução do problema!
Assim que terminar o serviço posto o resultado final.
Barba Ruiva
02/01/2008, 19:52
Continuação das Fotos...
Barba Ruiva
02/01/2008, 19:56
Fotos, ultima parte.
Elmer_Jeep
02/01/2008, 20:45
opa de onde sairam esses HighSteer da última foto?
[]'s
Barba Ruiva
02/01/2008, 21:34
PQP Elmer...
Achei no site da MarlinCrawler o braço para o FJ40.
http://www.marlincrawler.com
http://www.marlincrawler.com/htm/steering.htm
Troquei e-mail no forum dos caras da loja, que por sinal é muito bem organizado...
Porém, o cara que estava me auxiliando a checar as medidas pra ver se eram as mesmas que as do Bandeirante vacilou e eu ansioso vacilei também.
É bem parecida, exceto a medida da parte mais grossa do pino e os encaixes conicos dos terminais. A ponta do pino que sai do braço fixa o rolamento, e a medida da parte mais grossa fixa no munhão. Essa medida é 1mm menor nos FJ40.
Os cones dos terminais mandei fazer buchas no torno. Ficaram perfeitas. (da pra ver no detalhe da foto do meu braço a bucha ficou um pouco pra fora).
O LM me apresentou "eletronicamente" o Mano Lima, que mora nos USA e sempre vem passar as férias no Brasil. Eu troquei idéia com ele, que foi extremamente gente boa!
Eu comprei a peça por aqui e mandei entregar na casa dele. Quando ele veio para o Brasil de férias ele me trouxe. Gente fina o cara. A peça é bem pesada! (par de braços)
Pois bem. Quando fui instalar, achei que não ia impactar muito, já que os 4 prisioneiros do braço são bem servidos... erro meu!
A primeira cagada do lance da bolota do diferencial foi o pino que quebrou na base! Ai perdeu a regulagem do munhão e a roda ficou balangando nesse 1mm... acabou arrebentando a sede da bolota que ja era um lixo.
Sorte que o braço é uma peça forjada com o pino torneado e colocado por pressão... (como vc pode ver na foto dele novo...)
Removi na prensa o que sobrou do pino antigo e mandei tornear um nas medidas do original e coloquei novamente na prensa. Ficou ZERO BALA!
Segue foto dele novo (site), de quando deu problema na viagem e da remoção dele quebrado do munhão...
Grande abraço,
elmestizo
02/01/2008, 22:36
OPs..
é sempre bom poder ajudar os amigos!!
abrass
Junior Toyota
30/01/2008, 17:17
Barba,Blz!!!
Então já montou seu eixo diant.??Parou o vazamento??
Também estou com vazamento de oleo pela rodalivre.Já troquei 02 vezes o retentores do dif.mas apos alguns meses volta o vazamento.
Minha bolota parece ser original.Estava pensando que pode ser os rolamentos do munhão gastos,pode ser??
Abraço
Junior
Barba Ruiva
06/02/2008, 18:03
Junior,
Parece até piada!
Montei tudo, porém tive um probleminha na hora de encaixar os semi-eixos... acho que forcei demais os retentores.
Fui tombar a bicha no barranco pra colocar óleo e verificar vazamento e foi triste ver pingando!
Vou mandar reformar a lataria e pintura antes de desmontar novamente... preciso relaxar um pouco! Rolou um stress quando vi gotejanto! (pra não falar que fiquei PUTO!)
Mas Junior, os rolamentos do munhão são "ajustaveis" através de "chapinhas" de metal que são colocadas nos "calços" dos rolamentos. (aquelas peças fixadas com 4 porcas cada... a de cima é o braço da direção...).
Meu conselho é calçar o carro, remover a roda e ver se o munhão apresenta folga... ou se ele gira facil demais (precisa remover os terminais da direção).
Se ele apresenta uma certa resistencia (não é muita! tem a "pré-carga" correta no manual de serviço, acho que são 2,5Kg), ta ótimo, só não pode estar com folga! Se balançar e verificar folga precisa de ajuste!
Outra coisa que fode o retentor é a bucha da manga do eixo! Se a bucha estiver muito gasta, tem que trocar!
Fora isso é tomar cuidado pra não ferrar ele na hora da montagem, porque por um tempo, ele segura o peso do semi-eixo sozinho... acho que foi isso que ferrou o meu! SÓ PODE SER!
Qualquer problema me avise!
Abraços e boa sorte,
elmestizo
17/02/2008, 22:04
Cestari,
Rotacionou qtos graus a bola do diferencial?
Abrass
Barba Ruiva
22/02/2008, 17:09
LM,
Desculpe a demora! Preciso configurar essa "bibóca" pra me avisar quando rolar mensagem no forum...
O lance é o seguinte:
Tem que remover os berços do diferencial dianteiro e montar ele novamente com os berços novos, porém se soldar.
Como um dos berços é tem um "recorte", monte somente o lado onde o berço vai no "tubo" do diferencial.
Não aperta demais os grampos, pois o objetivo é rotacionar o diferencial, de forma que o terceiro membro (focinho de porco) fique apontando para a caixa de transferencia. ATENÇÃO, segundo minhas pesquisas, ele não pode apontar diretamente! Tem que ter uma leve angulação, dessa forma os rolamentos da cruzeta do cardan se lubrificam, se aponta diretamente, ele tende a deixar esses rolamentos sem movimento, o que pode ocasionar oxidação, travamento desses rolamentos.
Com a nova posição, ponteia o berço na posição e depois é só rotacionar a bolota.
Mede a posição do berço em relação ao solo, digamos que esteja paralelo ao solo, a relação do berço para a bolota é a mesma! A sede do rolamento também deve estar paralelo ao solo!
Deu pra entender alguma coisa!?!?
Abração,
dalmo cruz torres
10/04/2010, 18:20
Será que alguém poderia me ajudar numa coisa?
A carcaça do diferencia traserio com eixo flutuante e não flutuante, com exceção das pontas, são diferentes? Dá para colocar as "pontas" que suportam os rolamentos numa carcaça originalmente semi-flutuante?
Guiga Tostes
11/04/2010, 00:54
Será que alguém poderia me ajudar numa coisa?
A carcaça do diferencia traserio com eixo flutuante e não flutuante, com exceção das pontas, são diferentes? Dá para colocar as "pontas" que suportam os rolamentos numa carcaça originalmente semi-flutuante?
Dalmo, está adaptação pode ser feita sim. Inclusive a macrotorque comercializa um kit completo para esta conversão. No site deles tem muita info e um manual de instalação para download q te permitirá entender melhor a forma que o kit é montado.
Abrs
dalmo cruz torres
13/04/2010, 12:01
Guiga, o eixo traseiro do meu jipe é do moderno, com bola deslocada, e como tenho o restante das peças estou pensando em transformar o meu eixo em flutuante. Tenho as mangas de eixo, os cubos e os semi eixos do eixo flutuante, só falta a carcaça, e minha idéia era transformar a carcaça que eu tenho para flutuante. Será que dá certo?
elmestizo
13/04/2010, 14:08
Um cara da lista dos toyoteiros, já fez!!!
maxdelta
13/04/2010, 19:10
Guiga, o eixo traseiro do meu jipe é do moderno, com bola deslocada, e como tenho o restante das peças estou pensando em transformar o meu eixo em flutuante. Tenho as mangas de eixo, os cubos e os semi eixos do eixo flutuante, só falta a carcaça, e minha idéia era transformar a carcaça que eu tenho para flutuante. Será que dá certo?
Tem sim! Procura quem faz adaptações em caminhões. Eu indicaria Marcão daqui da região, que faz adaptações pra jipes e pickups em geral.
Muitos caminhões não vinham com eixo flutuante, que perigo né!? A maioria é adaptado, depois veio como obrigatoriedade em veículos de um certo peso! Então como fazer nos antigos, não é todo mundo que dispõe de $$$ pra comprar uma carcaça, então entra os mestres das gambiarras, e tem alguns caminhões, que nem se percebe que é gambiarra. Acredito que haja tb muitos toyoteiros que fizeram tais modificações pois estes kits são recentes, não deve haver 5 anos nesses kits. Boa sorte! Procura na tua região que deve ter!
Boa sorte!
[]s
dalmo cruz torres
15/04/2010, 18:28
Pessoal, hoje eu estava olhando o meu jipe e descobri um vazamento de óleo na carcaça dianteira, em cima do feiche de molas. Isso é comum?, O conserto é só com solda?
elmestizo
16/04/2010, 09:11
Dalmo,
Comum é relatavo.... Normalmente acontece em veiculos que foram judiados e racha na bola do munhão... ai a necessidade de trocar a bola.
dalmo cruz torres
16/04/2010, 09:18
Elmestizo, mas é na bola do munhão, é no meio da tubeira.
Elmer_Jeep
16/04/2010, 09:57
É na bolota ou na canela ?
Já vi muito isso em carcaça trazeira, inclusive na F75 do meu pai tinha um vazamento na parte superior proximo de onde se aloja o 3rd member.
Fomos desmontar pra ver e um semi eixo não saía... a carcaça estava empenada e trincada, teve que ser retirada por completa pra soldar e alinhar daí fizemos um truss na parte inferior(reforço com viga U).
[]'s
[]'s
elmestizo
16/04/2010, 15:55
Ops...
Ai é só fazer como o Elmer falou...
dalmo cruz torres
16/04/2010, 17:25
Elmestizo, é na canela. Mas no eixo dianteiro. O negócio é desmontar e conferir o alinhamento então!