Ver Versão Completa : DICIONÁRIO 4X4 Termos e Significados
robertostreet
14/10/2007, 15:03
Termos e Significados
O objetivo desse tópico é colocarmos todos os termos e significados que conhecemos sobre o offroad.
DICIONÁRIO 4x4
2WD (4x2)
Two Wheel Drive - significa que o veículo tem tração em apenas duas rodas. Esta configuração equipa a grande maioria dos veículos, quando o sistema de tração é instalado no eixo traseiro ou dianteiro.
4WD (4x4)
Four Wheel Drive - A maioria dos veículos fora de estrada tem tração nas rodas traseiras e através de um comando pode ser engatada a tração no eixo dianteiro, passando o motor, a transmitir potência para as 4 rodas do veículo. Poucos, como a Belina 4x4 tem tração dianteira e o comando engata a traseira.
4WD hi
Tração nas 4 rodas sem redução. Usada normalmente nas estradas de terra.
4WD lo
Tração nas 4 rodas com redução. Usada normalmente em situações extremas.
6x4, 6x6 e 8x8
Codificação que indica a quantidade de rodas que o veículo tem e em quantas rodas há tração.
4x2 indica que o veículo tem quatro rodas e tração somente em duas.
4x4 indica que o veículo tem quatro rodas e tração nas quatro.
6x4 indica que o veículo tem seis rodas e tração nas quatro. Normalmente são cavalos mecânicos onde o eixo dianteiro é somente direcional e os dois eixos traseiros tracionam.
6x6 indica que o veículo tem seis rodas e tração nas seis. Sistemas usados normalmente em caminhões militares e carros de combate.
8x8 indica que o veículo tem oito rodas e tração nas oito.
Nos veículos tracionados, normalmente é possível andar com um dos eixos livre, ou seja, sem tracionar. Neste caso, mesmo o veículo sendo, por exemplo, 4x4, neste momento ele está rodando a 4x2 ou seja sem tração. Isto se aplica também aos caminhões militares 6x6, onde é comum desligar a tração dianteira, fazendo com que somente os dois eixos traseiro tracionem o veículo.
Active Trac
Sistema 4WD usado no Mitsubishi Pajero com possibilidade de 2WD, 4WD high ou 4WD low. Nesse sistema você pode trocar entre 2WD e 4WD com o carro em movimento abaixo de 100 km/h (shift-on-the-fly). A caixa de transferência tem diferencial por acoplamento viscoso que pode ser mantido aberto para uso de 4WD em qualquer superfície ou pode ser bloqueado para ter maior tração em pisos escorregadios. Opcionalmente o sistema pode receber um diferencial traseiro bloqueável.
Ângulo de ataque
É o ângulo formado pelo chão e uma subida ou por uma descida e pelo chão, em que o veículo pode continuar em frente sem bater com o pára-choque dianteiro ou partes da suspensão. Para ser considerado como fora-de-estrada este ângulo deve ser maior que 30 graus. Quanto menor é a carroceria à frente das rodas, maior o ângulo. Note o Hummer com 70 graus. A colocação de um guincho, normalmente diminui o ângulo.
Ângulo de Dorso
Diz a capacidade de superar um obstáculo sem que o fundo do carro bata por cima dele, como uma crista de elevação. Quanto maior o entre-eixos, menos o ângulo. Para ser um fora-de-estrada, este ângulo deve ser no mínimo de 20 graus. Altura da carroceira em relação ao solo também é importante para melhorar a característica. Uma das modificações mais executadas nos Jeeps antigos é a inversão dois eixos, que são retirados de cima do feixe de molas e colocados por baixo, aumentando a altura do chassi e melhorando muito o ângulo de dorso. Quanto mais alto o chassi, menor é a estabilidade e menor é a inclinação máxima lateral antes de capotar.
Ângulo de Saída
É o ângulo formado por uma subida e pelo chão ou pelo chão e uma descida, em que o veículo pode continuar em frente sem bater com o pára-choque traseiro, pinos de reboque ou estepe no piso. Para ser considerado fora-de-estrada são precisos mais de 30 graus. Muitos veículos possuem bons ângulos de ataque é péssimos ângulos de saída, como a maioria dos SUVs, com suas 4 portas, porta-malas e caçambas. Isso que dizer que a frente pode subir um obstáculo e que a traseira vai agarrar no chão. Muitas vezes os pára-choques traseiros são arrancados pelo piso. Os veículo curtos, normalmente têm excelentes ângulos de saída. Um exemplo de colocação de pino de reboque perfeito, sem iterferir é o do Pajero.
robertostreet
14/10/2007, 15:07
Bloqueio de Diferencial
É um dispositivo colocado no diferencial para convertê-lo de aberto para fechado, quando as duas rodas ficam ligadas uma a outra e giram exatamente da mesma forma. O bloqueio pode ser acionado mecanicamente, eletricamente ou a ar. O uso de diferencial bloqueado é muito importante em subidas e descidas íngremes e escorregadias, onde o giro em falso de uma roda pode fazer com que o 4x4 fique de lado, podendo capotar. O bloqueio pode fazer com que, no caso de uma roda girar em falso, se consiga sair da situação. Algumas pessoas colocam bloqueio nos dois diferenciais o que não é consenso entre os especialistas
Bloqueio de Diferencial Central
É uma necessidade nos veículos 4x4 full time (em tempo integral). Neste veículos, há um diferencial na caixa de transferência, o que permite que haja tração permanente na quatro rodas, o problema é quando o veículo está numa situação em que uma e somente uma das quatro rodas girem em falso (patinem), o que é o suficiente para o veículo ficar atolado com a tração nas quatro rodas ligada. Para resolver este problema, se criou o bloqueio central, que torna o veículo exatamente igual a um willys, em termos de tração. Óbviamente, não se deve utilizar o bloqueio central em estradões e asfalto, visto que pode quebrar diferenciais e até caixa. Alguns veículos que necessitam ter este recurso:
Lada Niva, Land Rover e Pajero.
Caixa de Transferência:
É uma caixa complementar a caixa de marchas e possibilita a transmissão de torque para o eixo dianteiro e traseiro além de proporcionar a redução da marchas.
Calço Hidráulico
Acontece quando o motor aspira água pela entrada de ar ou pelo escape. Na tentativa de comprimir a água nos cilindros, danifica peças vitais como bielas, comando de válvula e até mesmo o bloco do motor. Para evitar esse desastre é fundamental a instalação de um snorkel, ou tomada de ar elevada. Pode acontecer com qualquer veículo, 4x2, 4x4, carro de passeio, caminhão, etc.
Cambão/ Tow-bar
Estrutura triangular com engate que é instalada no chassi (ou pára-choque) na frente do veículo. Serve para rebocar o carro sem ter a necessidade de alguém dirigir o veículo rebocado.
Cinta
Normalmente de nylon, a cinta é um acessório útil em operações de ancoragem do veículo, pois permite a fixação do cabo de aço em uma árvore sem comprometer o tronco. Muitos desavisados prendem o cabo de aço direto na árvore, o que pode danificá-la ou até mesmo matá-la. A cinta também é muito útil para prender um cabo de aço em um veículo sem pontos de ancoragem.
Degrau
É a capacidade de um 4x4 atacar um obstáculo vertical (como um meio fio) e superá-lo. Para ser um fora-de-estrada, o mínimo é de 36 centímetros, sem que o pára-choque dianteiro, carroceria ou suspensão batam. Para superação de um obstáculo destes é necessário bom ângulo de dorso e de saída.
Diferencial
Uma caixa entre as duas rodas traseiras ou dianteiras que contém engrenagens permitindo que as duas rodas se movimentem a velocidades diferentes quando o veículo faz curvas. Ele também permite que uma das rodas fique girando em falso sem que nenhuma potência vá para a outra roda. Praticamente todos os carros de passeio e os 4x4 mais antigos são assim. Também é conhecido como diferencial aberto.
Diferencial Central
Componente que fica instalado na caixa de transferência e compensa, nas curvas, as diferenças de percurso do eixo dianteiro e traseiro. Pode ser bloqueado para travessia de obstáculos em trechos fora de estrada. Equipa todos os utilitários e SUVs com tração integral, como o Lada Niva, a linha Land Rover e Mitsubishi Pajero respectivamente.
EAS
Eletronic Air Suspension, é outro dispositivo do Range Rover. Existem modelos adaptáveis a outro veículos. Serve para ajustar a altura do veículo (levantar ou abaixar), automaticamente (em relação a velocidade, quanto mais rápido mais baixo) ou manualmente. Isso pode ser muito útil se o veículo estiver com seu fundo apoiado num obstáculo (ângulo de dorso máximo). Basta dar uma levantadinha e ir em frente.
Eixo Flutuante
Sistema de eixo que tem um sistema de rolamentos que sustenta o peso do veículo. Caso a ponta de eixo se quebre, o sistema mantém a roda no lugar, e é possível rodar com o veículo utilizando a tração dianteira. Este tipo de eixo normalmente equipa veículos como: Toyota bandeirante e Land Rovers
Eixo Semi-Flutuante
Neste caso a ponta de eixo está conectada diretamente na roda. Se a ponta de eixo quebrar, vai soltar a roda que cairá, deixando o veículo paralisado até a troca da ponte de eixo. Encontrado em veículos como Ranger e S10.
Facão
Nome popular para erosão ou valeta mais profunda. O facão pode se formar por ação natural ou ser provocado pelo trânsito de veículos, que cavam inicialmente a canaleta com os pneus, deixando o local propício para formação de erosões pelo efeito da chuva. Os pneus conhecidos como "frontiera" são os campeões desse tipo de agressão ao ambiente, e são conhecidos como anti-ecológicos pelos estragos que causam.
Freio-motor
Recurso que usa o motor e marchas reduzidas para frear o deslocamento do veículo. Usado em descidas íngremes nos deslocamentos por trilhas e no dia a dia nas rodovias em descidas de serras, (você já leu em placas de trânsito: "Use freio-motor").
Full-time 4WD
Sistema 4x4 onde a caixa de transferência tem diferencial central (como no Niva, Land Rover, Pajero) sendo possível andar com o veículo sempre em 4x4. A maioria não possui opção de 4x2 (como, Niva, Land Rover, Subaru).
robertostreet
14/10/2007, 15:13
Guincho
Equipamento fundamental para incursões radicais. As versões disponíveis no mercado são três: mecânico, hidráulico e elétrico. Este último é o mais popular, já que pode ser instalado na dianteira ou traseira de qualquer veículo, e depende da bateria para funcionar.
Hi-Lift
Macaco ideal para uso em trilhas. Pode levantar um veículo até 1,6 metros, facilitando operações de resgate e manutenção, além de poder ser usado como guincho.
Inclinação Lateral Máxima
É a maior inclinação em que o 4x4 pode se deslocar para frente numa encosta. Quanto mais largo o veículo maior é a inclinação. Quanto mais alto e afastado do chão, menor. Um bom exemplo é a Toyota Bandeirante que com uns 30 graus já começa a tirar as rodas do chão enquanto outros, como o Sportage, suportam 48 graus. Se você pode subir 40 graus mas não pode andar de lado a 30 graus, quer dizer que vai ter que descer de ré. Se tentar fazer a curva vai descer rolando o morro, como muita gente já descobriu... Pior de tudo é que a maioria dos inclinômetros só mede até 30 graus
Inclinação Máxima
É a rampa máxima que o 4x4 pode subir ou descer. Os veículos antigos estavam limitados a uns 30 graus o que é muito comparado aos 7 graus possíveis para uma carreta carregada em piso de asfalto. O limite maior estava no sistema de carburador que se não tivesse cuba lateral podia afogar ou não enviar gasolina para o motor. Com o diesel (injetado) ou motores modernos com injeção direta, estes valores foram aumentados e os 4x4 modernos podem subir de 40 a 45 graus ou até mesmo 60 graus como o Unimog. Existe outra foram de medir que é em percentagem: 100% = 45 graus ou seja em 100 metros de percurso você sobe 100 metros de altura.
Indoor
Prova realizada em circuito fechado com inúmeros obstáculos artificiais como atoleiros, areia, buracos e curvas. É disputado em "baterias".
Part-time 4WD
Sistema 4x4 onde a caixa de transferência não tem diferencial (não há diferencial central, como no Jeep, Samurai, JPX) ou acoplamento viscoso, exigindo que a tração 4x4 seja usada somente quando necessária, nunca no asfalto e em altas velocidades.
Patesca ou Catarina
Componente indispensável para quem vai a uma trilha. É uma roldana ou polia que usada em conjunto com o guincho ou mesmo entre dois veículos, permite que a força empregada no resgate seja duplicada. Também é muito útil para redirecionar o cabo de aço em resgates mais complicados no meio da trilha.
Peito de Aço
Acessório que proteje em trilhas radicais, as partes dianteiras como barramento de direção e diferencial. Pneus All Terrain ou AT: Projetados para enfrentar terrenos diversos, como asfalto, terra, areia, neve e lama, com razoável desempenho em cada um deles. Normalmente os utilitários e SUVs saem de fábrica com pneus AT.
Pneus Mud Terrain ou MT
Projetados para terrenos lamacentos, com grande distância entre os gomos de borracha. Não são os mais adequados para trânsito em rodovias e altas velocidades, já que a área de contato com o pavimento é menor.
Pneus Mud Terrain + Snow ou MS
Projetados para uso rodoviário com aptidão para terrenos lamacentos de média dificuldade e trechos com neve.
RAID
Modalidade na qual o mais importante é a velocidade média, por tempo, em alguns trechos do trjeto.
Rally
Prova na qual o trajeto é pré-determinado. Pelo caminho poderão ter obstáculos naturais e os carros serão monitorados por postos de controle, os chamados PCs.
Real Time
Nome do sistema de tração 4x4 da Honda, que equipa os modelos CR-V. O equipamento detecta automaticamente a necessidade de tração total e engata a tração traseira para auxiliar o eixo dianteiro a movimentar o veículo.
Roda Livre
É o componente que libera as rodas dianteiras do contato com a transmissão. Com isso ganha-se na economia de combustível e menos desgaste das partes dianteiras, que não são utilizadas em tráfego normal em ruas e estradas com boas condições de trânsito. Existem modelos manuais e automáticos.
Seletraction
Dispositivo usado nos veículos fora-de-estrada 4x2 da Gurgel. Seu conceito é simples: cada freio de estacionamento traseiro é acionado por uma cabo. O veículo possuía uma alavanca de freio de mão convencional, que travava e duas pequenas alavancas que não travavam uma para cada roda. No caso do veículo parado com uma roda girando em falso, basta puxar o freio daquela roda, o que faz o diferencial enviar potência para a outra roda que não está travada. Este dispositivo pode ser desenvolvido para os Jeeps mais antigos e será muito útil. O Range Rover possui um sistema chamado ETC - Eletronic Traction Control, que transfere o torque da roda que gira em falso para a outra com tração através do sistema ABS, que atua ao contrário: ao invés de aliviar a pressão dos freios, aplica pressão na roda que gira em falso.
Snorkel
Ou tomada de ar elevada, consiste de um tubo que estende a tomada de ar do filtro do motor em posição a mais elevada possível, protegendo-o da entrada de água em travessias mais radicais de rios e áreas alagadas. Para os motores a gasolina ou alcool é necessário ainda um bom isolamento da parte elétrica da ignição, coisa que o diesel dispensa.
Suspensão Independente
Sistema que possibilita que cada roda tenha seu curso de suspensão independente da outra roda. É a configuração para trânsito em estradas e rodovias em altas velocidades, mas nem sempre é a ideal para o fora de estrada puro já que a altura máxima do solo não é constante.
SUV
Denominação para Veículo Utilitário Esportivo, ou em inglês "Sport Utility Vehicle"
Tomada de Força
Localiza-se na caixa de transferência de alguns utilitários. É usada para se instalar equipamentos mecânicos diversos como geradores de energia, bombas hidráulicas e o guincho mecânico. Nos Jeeps, Land Rovers e Unimogs antigos a tomada de força era muito usada para se instalar bombas d'água, perfuratrizes, escavadeiras, semeadeiras e outros implementos para uso agrícola ou de serviços em obras.
Tração Positiva
Positraction, Limited Slip Diferential, diferencial de escorregamento limitado, autoblocante, é um diferencial que desvia parte da potência (geralmente 60%) da roda que está girando em falso para a outra que tem tração. Com um LSD o veículo 4x4 melhora muito sua performance on/off-road. Quase todos os 4x4 modernos vêm com eixo traseiro LSD de fábrica ou como opcional
Tirfor
Equipamento formado por dois ganchos, um cabo, uma catraca e uma alavanca manual. Serve como substituto do guincho para puxar ou destombar o jipe, retirar obstáculos do caminho, etc.
Vau
É a capacidade de passar por região alagada sem preparação especial. Os veículos com motor a diesel, por não possuírem parte elétrica, normalmente podem ser mergulhados até pouco antes da altura da tomada de ar para o motor. Os 4x4 a gasolina são limitados pela altura do distribuidor e velas. Uma boa medida é a altura dos faróis dianteiros. Normalmente o valor "vau" atribuído pelo fabricante se refere ao movimento para frente na velocidade mínima em primeira reduzida e não a um mergulho espetacular a 40 km/h. A altura do escapamento não têm influência nesta medida.
Barao de Castro
21/01/2008, 01:43
Muito bacana este tópico aprendi muito coisinha que era curiosidade para mim, vou detalhar mais na leitura valeu pessoal
sds
Breno
E aí pessoal,
Aproveitando q este tópico foi criado, oq seria "BUMPSTEER"????
[]'s
Murilo
Elmer_Jeep
30/01/2008, 11:36
E aí pessoal,
Aproveitando q este tópico foi criado, oq seria "BUMPSTEER"????
[]'s
Murilo
Bumpsteer - O segundo da série (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=66)
[]'s
Bumpsteer - O segundo da série (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=66)
[]'s
Brigadão Elmer,
Já ajudou muito.... pois estou pretendendo fazer SPOA no meu Samurai, mais antes estou juntando toda as informações possiveis, para tentar naum cometer erros....hehehehe...
[]'s
Murilo
Quando cheguei ao Fórum, não sabia o que era SPOA, então vamos lá!
SPOA (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35879&highlight=spoa)
Mais um!
SPUA é molas embaixo do eixo, como original dos Jeeps. O pessoal fala em fazer SPOA, pra ganhar mais altura no jeep.
Fonte:
Giovani
Moderador
Expert
proelton
20/03/2008, 12:27
alguem poderia, por favor, colocar o significado com pequena informação sobre os seguintes itens?
ONde fica, o que faz...
wast gate
bomba injetora
débito na bomba
LDA
minhas duvidas:
wast gate: aumenta/diminui pressao do turbo.
bomba injetora: aumenta diminui o volume de diesel injetado
debito da bomba: não faço a minima idéia, grande duvida
LDA: não sei o que é
espero resposta
Abra'ço galera!
Murilo Petroni
13/08/2008, 12:46
Muito bom mesmo este topico, varias coisas que tinha duvidas, solucionei...
Valeuuuuuu!!!!!!
Arnaldo Ilha
07/09/2008, 13:31
Muito bom este tópico.
Tem um termo que vi em algum lugar do forum que não sabia... também não marquei :parede:
Assim que acha-lo de novo posto para que me digam o que é...
Abçs
mecamaniaco
08/10/2008, 04:23
* Wast Gate - serve para você regular a pressão final do turbo, sendo assim, caso seu motor comece a mandar ar demais pelo escapamento, oque ocasionaria em mais pressão do turbo, essa valvula é aberta e então o ar que está "sobrando" é desviado diretamente para o escapamento, sem atuar no eixo da turbina.
* Bomba Injetora - é justamente ela que irá controlar o fluxo de diesel, o pedal do acelerador é ligado diretamente a ela.
Espero ter ajudado.
ruralbraba1965
18/01/2009, 20:26
Não entendi, quando voce falou do bloqueio do diferencial igual ao Willys. Eu tenho uma Rural 1965 cambio 3 marchas, 4x4 com reduzida, só que não vi nada do diferencial. e já atolei muitas vezes, por causa do diferencial que não bloqueia. Existe solução para isso?????:mad::mad:
GuTo_Cerulli
18/01/2009, 23:52
Surgiu no Hardcore...
"Siglas":
em português:
C&P -> Coroa e Pinhão
em inglês:
R&P -> Ring (coroa) & Pinon (pinhão)
Ambas as siglas dizem respeito a componentes intenos do eixo, eles compõe a popular relação de diferencial. Cabe ainda dizer, que para "descobrir" a relação do eixo, basta dividir o número de dentes da coroa pelo do pinhão, como por exemplo:
43/8=(aproximadamente) 5,38
[]'s
Tio Eddie
18/01/2009, 23:56
Surgiu no Hardcore...
"Siglas":
C&P -> Coroa e Pinhão
R&P -> Ring (coroa) & Pinon (pinhão)
[]'s
Boa iniciativa Guto :concordo:
Assim poupamos os desavisados na área hardcore.:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Abraços
Jack Jipeiro
19/01/2009, 00:05
É isso ai Guto, se tivesse isso antes, eu não tinha levado esporro....
Valeu,
Abraços...
GuTo_Cerulli
19/01/2009, 17:52
Beleza pessoal?
Resolvi colocar alguns termos aqui, espero que seja útil e o pessoal utilize como início de pesquisa:
Rodas Bead-lock("modelo tradicional"): são rodas que previnem o destalonamento do penu, consiste basicamente em dois anéis de aço, um deles soldado ao aro externo da roda onde o talão do pneu fica apoiado, o outro anel vai montado por cima e parafusado (são 32 parafusos por roda) devidamente torqueados em "X". Existe também a double bead lock, mas isso é outra história...
Crawl ratio: é a relação final que a viatura pode ter, ela define o quão reduzido será seu carro em determinadas situações, para descubrir o crawl ratio ou relação final da sua viatura:
1- descubra as relações de marcha do câmbio, t-case (1 ou mais) e diferencial
2- multipilque a relação da marcha desejada (primeira, segunda etc etc) pela relação da t-case e diferencial.
3- exemplo(se fosse um câmbio automático de Opala 3 marchas - TH180) em primeira marcha e sem contar com conversor de torque+ t-case de Hilux (com kit de redução) e diferencial Dana44 com relação (curta):
2,4 * 4,7 * 5,38 = 60,7
[]'s
GuTo_Cerulli
19/01/2009, 17:53
É isso ai Guto, se tivesse isso antes, eu não tinha levado esporro....
Valeu,
Abraços...
Tem horas que prefiro "resolver o problema" do que discutir e perder meu tempo...
abração!
BetoScliar
19/01/2009, 17:58
fantástico, parabéns!
Jack Jipeiro
19/01/2009, 19:16
Aproveitando o embalo, alguém poderia explicar melhor sobre high pinion?
Já dei uma pesquisada, entendi mais ou menos, olhei na minha XJ notei que o pinhão sai por cima.
Mas qual a real diferença se comparado com os convenvionais??
Abraços..
Luiz FernandoMendesCampos
18/03/2009, 22:50
Como sou um muito pouca pratica no assunto adorei conhecer os termos uma bela iniciativa do autor. alguns podem ter muita pratica podem não ter e deven ter aprendido alguma coisa. ainda não tenho uma picap mas continuo querendo ter.
cacanakagi
21/03/2009, 09:20
Aproveitando o embalo, alguém poderia explicar melhor sobre high pinion?
Já dei uma pesquisada, entendi mais ou menos, olhei na minha XJ notei que o pinhão sai por cima.
Mas qual a real diferença se comparado com os convenvionais??
Abraços..
Jack, posso não ter escutado direito, mas ouvi dizer q um high pinion é mais avançado que o normal porém também não sei a função dele em si e reforço a sua dúvida...
Alguém pode dar detalhes do HIGH PINION???
Elmer_Jeep
21/03/2009, 20:51
Aproveitando o embalo, alguém poderia explicar melhor sobre high pinion?
Já dei uma pesquisada, entendi mais ou menos, olhei na minha XJ notei que o pinhão sai por cima.
Mas qual a real diferença se comparado com os convenvionais??
Abraços..
Leia aqui:
Diferencial dianteiro: reverse X sandard (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=49888)
[]'s
O que é:
- Rockwell (é marca ou tipo?)
-Bumpster
- Full Hydro
Por enquanto é so!
{}'s
Chico Cotó
20/06/2009, 17:11
Todos deveríamos agradecer por essa esplanação tão detalhada, pois quem está entrando nessa vida de aventureiro agora geralmente não sabe nada ou conhece muito pouco!
- Rockwell (é marca ou tipo?)
É o Tipo e consequentemente marca tb de um eixo exemplo, o dana 44 é tipo e marca tb fabricante DANA e modelo 44, mas sempre precisamos definir.
- Full Hydro
É um sistema de direção muito usado em empilhadeiras e proibido por lei no uso de estradas, seria como Full (totalmente) Hydro (hidráulica). Ou seja, não possui a tradicional "caixa" de direção apenas um pistão hidráulico que empurra a roda de um lado ao outro
Aproveitando
- Turbo Compressor: Mais conhecido como TURBINA por muitos é um sistema de realimentação e compressão de ar que é muito utilizado em picapes diesel e alguns carros preparados, consiste em dois caracóis de aluminio ou ferro fundido com um eixo passante e dois rotores em cada ponta que através da força centrífuga da pressão do ar que sai pelo escapamento do motor (parte quente) e através do eixo, gira o outro lado do caracol (parte fria) fazendo admitir cada vez mais rápido o ar e pressioando ele para dentro do motor. Consequentemente mais pressão, mais combustivel e um "estouro" maior, fazendo ganhar desempenho.
depois posto sobre superchargers
cacanakagi
21/06/2009, 12:57
Aproveitando o embalo, alguém poderia explicar melhor sobre high pinion?
Já dei uma pesquisada, entendi mais ou menos, olhei na minha XJ notei que o pinhão sai por cima.
Mas qual a real diferença se comparado com os convenvionais??
Abraços..
Usando o exemplo dos DANA 44, entendemos que nos antigos(CJ, Rural etc..) era usado o mesmo diferencial para ambos os eixos (traseiro e dianteiro) Ou seja, se o veículo for movimentado para frente o eixo traseiro está trabalhando normalmente enquanto o dianteiro estaria trabalhando como se estivesse dando "RÉ". Ele foi projetado para andar pra frente, seria onde ele tem mais "força" ou mais reforçado. Digamos que a possibilidade de um diferencial quebrar dando ré seria bem maior que andando pra frente. Então nos DANA 44 mais novos(Troller), já são High Pinion, ou seja, os 2 diferenciais trabalham de forma igual à que foram projetados inicialmente.
SERG FOLE
16/08/2009, 18:09
Obrigado a todos.Já não me sinto tão analfabeto em 4x4. Meu respeito aos mestres.
Olá a todos,
Gostaria de "ouvir" uma definição bem completa sobre o termo T Case. Sei que esse bicho mora lá no chassi e está relacionado com a tração, mas gostaria de saber mais.
Obrigado!
pedro bonadio
15/10/2009, 15:03
T-case e caixa de transferencia é a mesma coisa...
só que em inglês...Hoje em dia tem t-case de td e qualquer tipo:a de hilux por exemplo pode ser adaptada uma flange com uma "super reduzida".
No basico e na maioria das vezes eh composta por 4x2,4x4,4x4 e red e neutro...Algumas tem acionamento elétrico(troller,ranger)e outras tem manual com duas ou uma alavanca no chão!
Se flei merda acerta oq estiver errado!:concordo:
VictorMedeirosRN
10/11/2009, 15:08
Oque eh Body Lift?
TylerNTL
07/03/2010, 17:37
Oque eh Body Lift?
Simplificando:
É a instalação de calços entre o chassis e a carroceria.
O veículo fica "mais alto" e mantém a suspensão original.
operdogg
18/03/2010, 15:22
Boa tarde . Não imaginava a quantidade de informações q iria encontrar ao me registrar neste site.
Parabenizo a tdos .
Obrigado.
marcoacorreia
20/03/2010, 23:09
Muito bom esse tópico, diria indispensável para alguém como eu está conhecendo agora o mundo fora da estrada....4x4.
Valeu mesmo!
Marco
cacanakagi
22/03/2010, 09:06
Olá a todos,
Gostaria de "ouvir" uma definição bem completa sobre o termo T Case. Sei que esse bicho mora lá no chassi e está relacionado com a tração, mas gostaria de saber mais.
Obrigado!
O Pedro já explicou o que é tcase, mas apenas acrescentando um pouco:
- T-Case vem de Transfer Case (Caixa de transferência);
- Como seu nome diz, é um dispositivo que serve para transferir a rotação(força) do cambio aos diferenciais (traseiro ou traseiro/dianteiro) ou seja, é a responsável pela distribuição de força aos diferenciais (eixos) através dos cardãs (aquele tubo de ferro que é ligado ao eixo)...
- Esse "bicho" é usado apenas em veículos 4x4 pois veículos 4x2 como pick ups comuns (s-10, d-20, d-10) o cardã sai direto do cambio para o diferencial traseiro dispensando a necessidade da "bichinha" (Cx de transferência).
* As Cxs de Transferência normalmente trabalham da seguinte forma:
- "4x2" transferem a força apenas ao eixo traseiro;
- "4x4 hi" transferem a força à ambos os eixos na mesma velocidade que 4x2 geralmente com relação 1:1 (uma volta no cambio para uma volta na saída da tcase).;
- "N" (Neutro) O cambio gira e ela não transfere força nenhuma aos eixos)
- "4x4 Low" transfere a força à ambos os eixos com relação mais reduzida, geralmente em torno de 2,2:1 ou 2,5:1(a relação sempre varia de acordo com marca e modelo de veículo).
A relação varia muito até mesmo em hi pois alguns veículos tem relação de 1,5:1(HI) e em Low em torno de 3,x:1 como a Land Rover... Já o Willys é 1:1 em Hi e 2,x:1 em Low...
e por aí vai.............
RAID: Regularidade Absoluta em Itinerário Desconhecido
Renato Bueno
27/04/2010, 14:11
Ola a todos, parabens pelo excelente conteúdo. Escutei que o termo AWD (all wheel drive) é mais aplicado a carros de passeio que tracionam as 4 rodas, como as Grand Caravan, Captiva, etc. Como se comparam com um veículo 4x4 como a Triton que possuo?
Obrigado.
Renato Bueno
Triton D A/T 09/10 19.000 km (duas vezes entupiu o filtro de diesel)
cacanakagi
28/04/2010, 07:59
Ola a todos, parabens pelo excelente conteúdo. Escutei que o termo AWD (all wheel drive) é mais aplicado a carros de passeio que tracionam as 4 rodas, como as Grand Caravan, Captiva, etc. Como se comparam com um veículo 4x4 como a Triton que possuo?
Obrigado.
Renato Bueno
Triton D A/T 09/10 19.000 km (duas vezes entupiu o filtro de diesel)
Pra mim é tudo a mesma coisa... awd ou 4wd.... A não ser que seja uma Dodge T-REX que seria 6wd hehehehehehehe... Pode ser que o termo seja usado para veículos com diferencial central(tcase) que podem trabalhar com tração nas 4 rodas em asfalto.......
TylerNTL
28/04/2010, 19:08
Ola a todos, parabens pelo excelente conteúdo. Escutei que o termo AWD (all wheel drive) é mais aplicado a carros de passeio que tracionam as 4 rodas, como as Grand Caravan, Captiva, etc. Como se comparam com um veículo 4x4 como a Triton que possuo?
Obrigado.
Renato Bueno
Triton D A/T 09/10 19.000 km (duas vezes entupiu o filtro de diesel)
AWD possui diferencial central e normalmente não tem a opção 4x2
4WD (que é o caso da Triton) não tem diferencial central e sim uma CT (caixa de transferência) que permite o engate da tração 4x4 em terrenos de baixa aderência.
cacanakagi
29/04/2010, 07:49
AWD possui diferencial central e normalmente não tem a opção 4x2
4WD (que é o caso da Triton) não tem diferencial central e sim uma CT (caixa de transferência) que permite o engate da tração 4x4 em terrenos de baixa aderência.
Certo... então a Land Rover é o que? Ela tem CT com diferencial central e bloqueio deste mesmo diferencial...
TylerNTL
01/05/2010, 09:47
Bem vejamos...
Ela tem diferencial central e não tem a opção de 4x2....
A defender é um AWD.
cacanakagi
03/05/2010, 07:45
Bem vejamos...
Ela tem diferencial central e não tem a opção de 4x2....
A defender é um AWD.
Desculpa... A defender não... a TR4 não é??? q tem 4x2?
Desculpa... A defender não... a TR4 não é??? q tem 4x2?
A TR4 tem o 4X2, 4X4 HI, 4X4 LOW (bloqueado)
e 4X4 LOC (reduzida). Se não me engano é isso, sempre confundo.
TylerNTL
03/05/2010, 19:29
A TR4 é um mistério.
Só divagando...
Já li o manual de uns 03 modelos de TR4 e a impressão que tenho é que quem redigiu ele seguia a filosofia do "pra quê facilitar se vc pode complexar!".
Pelo que lembro ele usa o termo "centralizada" para indicar que o diferencial central está bloqueado, e no final das contas gera mais calor do que luz.
cacanakagi
04/05/2010, 07:55
A TR4 é um mistério.
Só divagando...
Já li o manual de uns 03 modelos de TR4 e a impressão que tenho é que quem redigiu ele seguia a filosofia do "pra quê facilitar se vc pode complexar!".
Pelo que lembro ele usa o termo "centralizada" para indicar que o diferencial central está bloqueado, e no final das contas gera mais calor do que luz.
E bebe bem tb né....
Ótimo post.
E tentando colaborar mais um pouco, gostaria de saber as diferenças entre:
- Off-road
- Rally
- Raid
- Rock Crawling
- Trilha
- Expedição
Sei que são modalidades de competições, mas pesquisando na net, fiquei meio confuso, pois esses conceitos não são bem definidos.
Já encontrei que Off-road e Trilha é a mesma coisa, e também que Off-road é apenas "trafegar em quaquer tipo de estrada não asfaltada" e que Trilha é "trafegar onde não existe nenhum tipo de estrada ou caminho de acesso".
De concreto mesmo, e se entendi bem, Rally é a competição de velocidade (com ou sem obstáculos) e RAID é a competição de regularidade, também podendo ser com ou sem obstáculos, mas visando cumprir rigorosamente um roteiro pré-estabelecido de trajeto e tempo de percurso. É isso mesmo?
Quem poderia ajudar a esclarecer essa dúvida?
Grato,
Uxío
_
Pessoal consegui sanar minhas duvidas ao ler este topico so que em alguns momento ficou bagunçado entao eu acho que seria interessante ja que o autor do topico foi banido a moderaçao do forum tomar autoria do topico e conforme for surgindo novas coisas nao citadas na criaçao do topico como é o caso do T-Case nao tem no inicio do topio porem na pagina 4, 2 post explicam em detalhes o que e pra servem! colocando nos primeiros post assim fica mais facil e organizado para sanar as duvidas de outras pessoas... fica a dica...
muthilin
13/11/2010, 00:04
Opa ei a galera ... gostaria de tirar uma duvida....
Procurando na net encontrei uma foto de uma ranger CS 4x4 com pneus 33
BL 3" = Body Lift
SL 3" = o que seria essa sigla SL ?
Abraço todos.
Ronaldo B.
13/11/2010, 00:41
SL 3" = Suspension Lift de 3" , isso pode ser feito de várias formas, a mais simples é a instalação de calços nas molas.
[]´s
Renan Folly
02/01/2011, 17:43
gostei das dicas valeu
EDINEA BASTOS
09/01/2011, 13:15
Bacana demais...
Pra mim que sou novata entre os Joteiros, será de grande utilidade
Marcelo.CJ5
25/01/2011, 16:17
:concordo:
Show de bola esse tópico!!
Realmente interessante para iniciantes como eu!!!!
:palmas:
R. Mendes
28/02/2011, 11:55
Li o tópico todo, mas ainda tenho algumas dúvidas com relação a siglas e diferencial.
Vamos lá:
1º Pode-se dizer que em se tratando de 4x4 a divisão hoje seria, levando em consideração os modelos 4x4?
AWD: Part Time Automático - SX4, Fusion V6, Captiva, Santa Fe, Vera Cruz, Tucson, Mohave, Sportage, Sorento,
Grand Cherokee, Cherokee etc. Sendo sob demanda.
Full Time - carros da Subaru, Land Rover, Grand Vitara III.
4WD (ou Part Time): picapes em geral, Troller, Wrangler, TR4.
2º Todo AWD tem diferencial central? E os 4WD via de regra não tem?
3º Quando se usa a tração nas 4 rodas em um 4WD, além da tração ser mandada para o eixo dianteiro, automaticamente o mesmo é bloqueado? E somente ele?
4º Quando se usa o bloqueio em um AWD, os dois eixos são bloqueados ou só um?
5º A TR4 tem diferencial central ou não?
6º Quando um carro é 4x4 Full Time, como o Grand Vitara III, sei que podemos dizer que o mesmo tem tração 4x4 permanente, o termo 4x4 integral é cabível também?
7º Qual a diferença mecanicamente falando entre um AWD com tração sob demanda (Part Time) e um AWD com tração 4x4 permanente (Full Time)?
8º Em um AWD com tração sob demanda (Part Time), quando aciono a 4x4 Full Time, via de regra há um bloqueio do diferencial? Ex. Santa Fe
É um verdadeiro interrogatório, mas espero que eu não tenha confudido as coisas. rs
:concordo:
TylerNTL
28/02/2011, 13:55
Boas dúvidas. Vou tentar iniciar a resposta:
1º Pode-se dizer que em se tratando de 4x4 a divisão hoje seria, levando em consideração os modelos 4x4?
AWD: Part Time Automático - SX4, Fusion V6, Captiva, Santa Fe, Vera Cruz, Tucson, Mohave, Sportage, Sorento,
Grand Cherokee, Cherokee etc. Sendo sob demanda.
Full Time - carros da Subaru, Land Rover, Grand Vitara III.
4WD (ou Part Time): picapes em geral, Troller, Wrangler, TR4.
Não conheço maiores detalhes de boa parte dessas viaturas mas acredito que sua divisão está certa. Se for para dividir assim sugiro classificarmos as viaturas em função de características mecânicas.
AWD part-time: Viatura com algum sistema para detectar a necessidade de tração tipo um diferencial torsen ou coisa equivalente.
AWD full-time: Possui diferencial central. Se tiver pretensões fora de estrada verdadeiras, obrigatoriamente com CT para a redução.
4WD: caixa de transferência sem diferencial central.
2º Todo AWD tem diferencial central? E os 4WD via de regra não tem?
Sim.
3º Quando se usa a tração nas 4 rodas em um 4WD, além da tração ser mandada para o eixo dianteiro, automaticamente o mesmo é bloqueado? E somente ele?
O eixo dianteiro (diferencial dianteiro) não é bolqueado.
O que está bloqueado "são os cardans dianteiro e traseiro"
4º Quando se usa o bloqueio em um AWD, os dois eixos são bloqueados ou só um?
Normalmente o bloqueio o AWD é no diferencial central tornando o comportamento da viatura igual a um 4WD. Bloqueios nos eixos dianteiros e/ou traseiros são originalmente restritos a umas poucas viaturas (alguns modelos de L200 por exemplo) normalmente são instalados "por fora" por quem usa o veículo em trilhas coisa&tal.
5º A TR4 tem diferencial central ou não?
TR4 tem diferencial central
6º Quando um carro é 4x4 Full Time, como o Grand Vitara III, sei que podemos dizer que o mesmo tem tração 4x4 permanente, o termo 4x4 integral é cabível também?
sim
7º Qual a diferença mecanicamente falando entre um AWD com tração sob demanda (Part Time) e um AWD com tração 4x4 permanente (Full Time)?
AWD part-time: Viatura tem algum sistema para detectar a necessidade de tração tipo um diferencial torsen (ao invés de diferencial central) ou coisa equivalente implatada em um diferencial central.
AWD full-time: Possui diferencial central. Se tiver pretensões fora de estrada verdadeiras obrigatoriamente com CT para a redução.
8º Em um AWD com tração sob demanda (Part Time), quando aciono a 4x4 Full Time, via de regra há um bloqueio do diferencial? Ex. Santa Fe
Não necessariamente, vai depender do sistema existente na viatura.
Acho que é por aí. Deixo para os colegas complementarem, corrigirem, etc...
R. Mendes
28/02/2011, 15:17
Acho que é por aí. Deixo para os colegas complementarem, corrigirem, etc...
Tyler, muito obrigado pela resposta, ajudou muito.
Não seria mais barato e seguro adotar o sistema de tração da TR4 (sem a reduzida) nos veículos AWD (part time automático), uma vez que ao acionar o 4x4, será full time e não sob demanda? E como você falou, nos part time automático, tem que haver um diferencial torsen ou algo parecido no diferencial central, que de repente pode encarecer o produto, ou não?
Será a TR4 a única 4WD do mercado com diferencial central e opção de tração nas quatro rodas sem bloqueio?
Ainda sobre o 4WD, no caso picapes, quando se aciona a tração 4x4, o bloqueio então vai ser na dianteira e traseira?
Abraço
PS: se eu tiver fugindo muito do assunto do tópico, me avisem. :concordo:
TylerNTL
28/02/2011, 21:59
Tyler, muito obrigado pela resposta, ajudou muito.
Não seria mais barato e seguro adotar o sistema de tração da TR4 (sem a reduzida) nos veículos AWD (part time automático), uma vez que ao acionar o 4x4, será full time e não sob demanda? E como você falou, nos part time automático, tem que haver um diferencial torsen ou algo parecido no diferencial central, que de repente pode encarecer o produto, ou não?
Será a TR4 a única 4WD do mercado com diferencial central e opção de tração nas quatro rodas sem bloqueio?
Ainda sobre o 4WD, no caso picapes, quando se aciona a tração 4x4, o bloqueio então vai ser na dianteira e traseira?
Abraço
PS: se eu tiver fugindo muito do assunto do tópico, me avisem. :concordo:
Você está quase entendendo...
... mas precisa reforçar seus conhecimentos sobre o funcionamento de um diferencial. Sugiro assistir o vídeo abaixo que já foi postado por aqui (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35739&highlight=diferencial)
http://www.youtube.com/watch?v=Em1zQToa_a8. Assista até o final!
E revisar o termos roda-livre, caixa de transferência e cardan.
Tentando responder as perguntas:
Será a TR4 a única 4WD do mercado com diferencial central e opção de tração nas quatro rodas sem bloqueio?
A classificação da TR4 é misteriosa, ela tem diferencial central com a opção de 4x2. Na grande maioria dos carros com diferencial central não existe essa opção.
Mas tração nas quatro rodas sem bloqueio é AWD (novo GV, SW4, Defender, etc.)
Em resumo a resposta é não.
Ainda sobre o 4WD, no caso picapes, quando se aciona a tração 4x4, o bloqueio então vai ser na dianteira e traseira?
Bloqueio de diferencial (dianteiro ou traseiro) não são itens originais de picapes 4x4 (exceto alguns modelos específicos. Algumas L200, Amarok top de linha por exemplo, possuem bloqueio do diferencial traseiro).
Em resumo. O acionamento da tração 4x4 em uma caminhonete 4x4 não tem nada haver com o bloqueio do diferencial.
R. Mendes
28/02/2011, 22:36
Fui me aprofundar no assunto hoje, e acho que terminou foi complicando ainda mais minhas idéias.
Sou leigo no assunto, mas lendo e relendo vi que a definição AWD e 4WD é meio confusa. As próprias montadoras fazem confusão com isso, a Mitsubishi, por exemplo, tem modelo que faz menção ao 4WD e AWD.
Então observei que a melhor maneira de classificar os 4x4 seria: Part time, Part time automático e Full time.
Bom, dentro desses 3 tipos, organizei vários modelos do mercado nacional em categorias, estando cada uma delas em um dos 3 tipos de 4x4. Sei que de repente não estou entendendo o princípio da coisa, e que nisso que fiz, essa divisão em categorias, deve haver muitos erros, pois as vezes no site do fabricante não há informações suficientes ou mesmo controversas mas vou colocar aqui:
Categoria 1: com diferencial central (ou torsen), tração 4x2, com opção de 4x4 sob demanda e 4x4 com bloqueio do diferencial central.
Ex: Outlander, ASX, SX4
Categoria 2: com diferencial central (ou torsen), tração 4x2, com opção de 4x4 full time, 4x4 com bloqueio, e 4x4 com bloqueio reduzida.
Ex: Pajero (Full, Dakar, TR4)
Categoria 3: com diferencial central (ou torsen), tração 4x4 sob demanda, sem opção 4x2.
Ex: Captiva, Ecosport 4WD, Edge, CR-V, Sportage, Sorento, Mohave, RAV4, Rexton e Kyron
Categoria 4: com diferencial central (ou torsen), tração 4x4 sob demanda, com opção de bloqueio no diferencial central.
Ex: Vera Cruz
Categoria 5: com diferencial central (ou torsen), tração 4x4 full time.
Ex: Lancer Evolution, Tiguan, Touareg, Carros da Audi, BMW (Família X), Gallardo, MB Classes GL, GLK e M, Porsche 911 (Carrera 4, Targa 4 e Turbo) Panamera (4S e Turbo) Cayenne, Subarus
Categoria 6: com diferencial central (ou torsen), tração 4x4 full time, com opção de 4x4 com bloqueio do diferencial central, e 4x4 com bloqueio e reduzida.
Ex: Land Rovers, Grand Virara III
Categoria 7: sem diferencial central (ou torsen), tração 4x2, com opção de 4x4 sob demanda, e 4x4 sob demanda com reduzida.
Ex: Pajero Sport
Categoria 8: sem diferencial central (ou torsen), tração 4x2, com opção de 4x4 full time, e 4x4 reduzida. Na Frontier existe o LSD, nos outros exemplos não sei.
Ex: L200 Triton, L200, Frontier, Hilux, RAM, Ssangyong Action e Action Sports, Jimny, Troller
Categoria 9: sem diferencial central (ou torsen), tração 4x4 sob demanda, com opção de bloqueio no diferencial traseiro.
Ex: IX35, Santa Fe
No site da Kia, no Sportage aparece “Full-time com distribuição automática de torque para o eixo traseiro”. Então não é full-time.
Os carros da Jeep não sei em que categoria se encaixam, bem como o volvo XC60, XC90 e outro que não lembro o nome, pois o site da volvo estava fora do ar.
R. Mendes
28/02/2011, 22:44
Você está quase entendendo...
... mas precisa reforçar seus conhecimentos sobre o funcionamento de um diferencial.
É capaz de você dizer agora depois do meu último post: "você estava quase entendendo". :D
Com relação ao vídeo, excelente! :concordo:
E revisar o termos roda-livre, caixa de transferência e cardan.
Revisarei com certeza, ainda tem muita coisa a ser explorada aqui no forum.
Com relação às picapes, só pra ver se entendi (rs), quando aciona-se o 4x4, como não há bloqueio de diferencial central por não terem, nem de eixo, as rodas continuarão girando em velocidade diferentes? Nesse caso, sua capacidade off-road fica inferior a um SUV que tenha bloqueio de diferencial central, certo? Ou no caso, o bloqueio dos cardans que você falou cumprem essa função de fazerem as rodas girarem na mesma velocidade? Posso ter falado alguma bobagem, mas ainda vou revisar cardan.
Bom, caso essa divisão em categorias tenha sido algo sem sentido, me avise, que passo uma borracha nela e vou me ater aos outros posts que deixamos aqui, e me aprofundar mais no assunto.
Abraço
TylerNTL
01/03/2011, 07:11
Com relação às picapes, só pra ver se entendi (rs), quando aciona-se o 4x4, como não há bloqueio de diferencial central por não terem, nem de eixo, as rodas continuarão girando em velocidade diferentes?
As rodas de um mesmo eixo podem girar em velocidades diferentes porque os diferenciais dianteiros ou traseiros não estão bloqueados. Mas os cardans dianteiros e traseiros giram na mesma velocidade.
Nesse caso, sua capacidade off-road fica inferior a um SUV que tenha bloqueio de diferencial central, certo?
Errado. A "capacidade off-road" será a mesma de um SUV AWD com o diferencial central bloqueado. Em teoria diferencial central bloqueado = CT
Ou no caso, o bloqueio dos cardans que você falou cumprem essa função de fazerem as rodas girarem na mesma velocidade? Posso ter falado alguma bobagem, mas ainda vou revisar cardan.
Em um 4x4 sem diferencial central os cardans ficam "bloqueados" (giram na mesma velocidade) e consequentemente a coroa dos diferenciais dianteiro e traseiro também giram na memsa velocidade. Quanto as rodas pode haver diferença de velocidade justamente devido aos diferenciais dianteiros e traseiro.
Bom, caso essa divisão em categorias tenha sido algo sem sentido, me avise, que passo uma borracha nela e vou me ater aos outros posts que deixamos aqui, e me aprofundar mais no assunto.
Abraço
Eu esqueceria esse negócio de divisão e categorias e me concentraria em entender o funcionamento dos sistemas/componentes.
R. Mendes
01/03/2011, 12:29
Deixei um pouco de lado a divisão em categorias e fui me aprofundar no assunto.
Só estou tentando entender mais o termo roda livre.
As rodas de um mesmo eixo podem girar em velocidades diferentes porque os diferenciais dianteiros ou traseiros não estão bloqueados. Mas os cardans dianteiros e traseiros giram na mesma velocidade.
Nesse caso (onde encaixam-se as picapes, Jimny, Troller etc) em uma situação mais severa, além dos cardans girarem na mesma velocidade, não seria melhor as rodas de cada eixo girarem na mesma velocidade?
Errado. A "capacidade off-road" será a mesma de um SUV AWD com o diferencial central bloqueado. Em teoria diferencial central bloqueado = CT
Pois é, aqui reside dúvidas ainda. Em um carro com diferencial central, a diferença é que o mesmo me permite andar com o 4x4 em estradas de asfalto sem problemas, uma vez que os cardans podem girar em velocidades diferentes.
Quando eu bloqueio o diferencial central, eu faço com que os dois cardans girem de maneira igual. E nesse caso, com bloqueio do diferencial central, há o bloqueio automático dos diferenciais dianteiros e traseiros,correto?
Ou quando se fala em bloqueio em veículos com diferencial central ou CT, refere-se apenas ao bloqueio dos cardans?
E obrigado pelas respostas e paciência. rs
Nem sei se estou fugindo muito sobre o assunto do tópico, se for o caso procuro um mais apropriado ou crio outro.
Abraço
R. Mendes
01/03/2011, 15:53
Nesse caso (onde encaixam-se as picapes, Jimny, Troller etc) em uma situação mais severa, além dos cardans girarem na mesma velocidade, não seria melhor as rodas de cada eixo girarem na mesma velocidade?
Tentando responder minha própria pergunta depois de uma pesquisada: nesse caso, para que as rodas de um mesmo eixo girem com a mesma velocidade (em casos que necessitam) existem os diferenciais do tipo LSD (ou autobloqueante) da Fronier, ou os fechados.
Exceção do diferencial aberto, que é o mais comum entre as rodas de um mesmo eixo, os outros dois tipos (Acoplamento viscoso e Torsen) são usados mais entre o eixo dianteiro e traseiro de um veículos 4x4 full time ou 4x4 part time autromático. Sendo nesse caso portanto, diferenciais centrais.
:concordo:
fabiosantos23
13/04/2011, 09:52
Olá, aprendí muita coisa aqui sobre significados de palavras relacionadas a 4x4 e esportes que se pratica com 4x4.
Estive procurando por sites que falam sobre esportes radicais e encontrei o Off Road.
Off Road: Significa fora da estrada, emoção para todos os gostos. É uma atividade de aventura que apresenta veículos e motos que desafiam locais desprovidos de estradas pavimentadas e de difícil acesso.
Até mais amigos!
Ola a todos, bom minha duvida é a seguinte.
Bloqueio de diferencial central.No caso dos nivas quando vc liga seria a mesma coisa que soldar os eixos cardas(não sei se é essa a palavra correta).No caso de willys isso acontece quando se liga o reduzido,ou quando se liga o 4x4, ou não tem?Desculpem a ignorancia.
M-Beltrame
13/04/2011, 19:27
O niva tem tração 4x4 integral (full time) ou seja as 4 rodas dele são empurradas pela força do motor (ele é sempre 4x4) mas isso gera um problema, em uma curva o eixo dianteiro e traseiro fazem percursos diferentes ( o mesmo ocorre nos eixos, a roda q esta do lado de dentro da curva gira menos do q a q esta do lado de fora e isso tem q ser corrigido pelo diferencial, para que o carro possa virar normalmente, se essa diferença ñ for corrigida (um diferencial bloqueado 100%) o veiculo vai ter dificuldades para virar) e isso gera uma diferença de rotação entre os diferenciais e para corrigir isso colocaram no niva o diferencial central, mas ele é meio burrinho :mrgreen: e ñ sabe a diferença entre uma curva ou um atoleiro e acaba mandando mais força para o eixo em que as rodas giram em falso (o eixo q estaria fazendo um percurso maior na curva) nisso o niva esta em 4x2 e se uma das rodas do eixo q esta recebendo a força travar vc vai ficar 4x1:shock: . Então para os nivas e land´s ñ ficarem em 4x2 criaram o bloqueio de diferencial central, esse quando acionado manda igualmente a força do motor para os dois eixos, isso equivale a um jeep, troller, ranger etc com a alavanca ou botão seletor de tração na posição 4x4 H (4x4 sem reduzida).
Desculpa pelo tamanho do texto mas eu me empolguei:mrgreen::concordo:
T+:concordo:
Então para os nivas e land´s ñ ficarem em 4x2 criaram o bloqueio de diferencial central, esse quando acionado manda igualmente a força do motor para os dois eixos, isso equivale a um jeep, troller, ranger etc com a alavanca ou botão seletor de tração na posição 4x4 H (4x4 sem reduzida).
So pra confirma um willys,troller,hilux quando vc liga o 4x4 sem reduzida e mesma coisa que o niva com bloqueio central acionado e sem reduzida.Se for uma Hilux(exemplo) não pode andar 4x4 na estrada?:parede:
M-Beltrame
14/04/2011, 22:10
Isso mesmo Col um niva bloqueado é igual a esses carros q vc falou com a 4x4 ligada mas sobre a hilux eu não sei pois alguns 4x4 mais modernos e caros são cheio das coisas:mrgreen: como por ex a cherokee q é 4x2 mas tb tem diferencial central.
T+:concordo:
Gostaria do auxilio de vocês para simplificar a "coisa" para mim. dizendo afinal qual a tração do mitsubhi ASX, 4x4 e qual a sua efetividade, ou seja, seu utilidade e aplicapilidade.
grato leao
Leo Maluf
07/09/2011, 22:43
Excelente este topico! Cheio de informações uteis para um recem chegado ao mundo 4 x 4 como eu! Valeu pessoal! ..Só que...Depois deu um nó!!!
Fiquei confuso sobre os superpoderes da minha Pajero Sport automatica:
- Ela é capaz de 4 x 2, 4x 4 Hi e 4 x 4 Low , isso não tem duvida. Minhas duvidas são:
1 ) Ela bloqueia o diferencial em caso de atoleiro pesado ou não? Sob demanda ou automaticamente?
2 ) Ela tem diferencial central , com isso posso descer uma serra de asfalto a uns 90 Km em 4 x 4 Hi para maior aderencia, certo ?
3 ) Ela me permite mudar de 4 x 2 para 4 x 4 Hi com o carro em movimento sem necessidade de parar ou por o cambio em "N" desde que no maximo a uns 60 Km/H . certo?
Ela é um utilitario 4 x 4 ou um SUV ?
Abs!
DaniloSM
07/09/2011, 23:09
Se não me engano, a Pajero Sport tem um bloqueio LSD no diferencial traseiro
Leo Maluf
09/09/2011, 20:46
A proposito de diferenciais, 4 X 4 e afins:
Segundo o manual da minha Pajero Sport automatica, o botão "HOLD" qdo acionado propicia arrancada suave em piso escorregadio, quando em qualquer posição da manopla de marchas que não "L" , arrancará em segunda.
Não entendi...É p'ra usar em "L" ?
DaniloSM
10/09/2011, 19:34
No asfalto, sempre ande em "D"
marcelinoDF
26/09/2011, 19:31
Prezados,
o q significa uma vtr ter um "câmbio LONGO"? É o mesmo q a vtr suporta "esticar" a velocidade + para mudar de marcha comparado com uma vtr de câmbio curto?
Exemplo: mudança da 1a para a 2a marcha
com câmbio longo, a velocidade da troca é mais alta do que para uma vtr de câmbio curto?
marcelinoDF!
Cambio longo e cambio curto, é a referencia do escalonamento das marchas.
Um ex. é o cambio do chevette.
O cambio do chevette é relativamente longo, pois seu escalonamento é alto entre as marchas.
Mais o cambio do chevette junior, a relação é curta, ficando equilibrado para trilha, o mesmo cambio, mais com dois escalonamentos diferentes!
Isso também ocorre no gol, onde cada motor exige um escalonamento diferente.
Acho que é isso!
Abraços.
Kim.
pedro bonadio
26/09/2011, 19:46
A primeira é uma marcha curta, a quinta é longa.
Isso são termos usados para designar a relação de redução das engrenagens internas de câmbios, diferenciais, reduzidas...
A primeira é curta, ela multiplica o torque que chega do motor em 4:1(suposição) e a do diferencial é 4.1:1(suposição), só que o motor chega à 4000rpm, nessa rotação, a velocidade vai ser 38km/h(suposição), o que te faz mudar para segunda que tem uma relação de 2.5:1(suposição), e que à 3000rpm chega à 60km/h(suposição), o motor já vai começar à "esguelar" e você põe a terceira, que tem relação 1.6:1(suposição), em terceira o motor chega à 110km/h à 4400rpm, é ora de trocar e por 4ª, e assim vai progressivamente. A quinta, geralmente é Over Drive, isso significa que a relação de redução dela é 0.alguma coisa(ex: 0.89:1), ou seja ela desmultiplica a redução do diferencial(4.1:1) para cerca de 3.69:1, o que deixa o carro mais longo e que possa adquirir uma velocidade maior em menor rotação.
Motores Ciclo otto(gasolina, alcool, gnv, etc...) geralmente tem RPM maior que motores Ciclo Diesel(6000rpmx4000rpm - em média).
Por isso, em carros à gasolina, alcool, a relação é geralmente mais curta, pois precisa de mais agilidade para chegar ao pico de potência que é mais alto, já o diesel, se for curto nas relações, chega muito fácil à sua potência máxima e isso vai amarrar o carro.
Abraços e espero ter sanado suas dúvidas.
marcelinoDF
28/09/2011, 13:23
hum... supondo taxa de ACELERAÇÃO igual nos dois motores para atingir suas respectivas POTÊNCIAS MÁXIMAS, dentro de cada marcha:
a) Câmbio LONGO (motores a compressão – diesel): maior tempo para mudança de marchas, ou seja, entre uma marcha e outra, vc deve “esticar” mais o motor até ele “pedir marcha”;
b) Câmbio CURTO (motores a combustão – gasolina, álcool, GNV): menor tempo para mudar marchas em comparação com o a diesel.
Muito agradecido, Pedro e Kim.
[]
pedro bonadio
28/09/2011, 14:40
Não é bem assim, isso não se restringe para motores Diesel, existem motores(V8 antigos, L6 antigos) Ciclo Otto que também necessitam de uma relação longa.
Esqueça desse tempo para mudar à marcha. Não precisa "esticar" o motor Diesel, muitas vezes você pode conduzi-lo como um à gasolina, é só prática, passar as marchas numa faixa de giro boa e tal. A turbina encheu legal, troca a marcha, não existe uma lei para isso, cada carro é um carro, uns mais longos, outros mais curtos...
Abraços
marcelinoDF
28/09/2011, 16:14
Prezado Pedro Bonadio, muito lhe agradeço pela orientação e paciência.
Abusando de sua boa vontade, a segunda parte da minha dúvida é o tal de ENCHER A TURBINA...
o q caracteriza isso é aquele barulho que parece que o mundo vai voar (“vuoooooou”). Um barulho que dá medo! Parece que vai voar tudo!
Eu ainda não peguei estrada prá valer com a vtr, farei isso neste fds, quando irei a Goiânia, 200 Km de rodovia boa e maioria retas. Por enquanto estou apenas andando nas redondezas, apesar de aki no DF ter muitas vias longas em que dá para esticar e sentir o brinquedo... penso q deva ser disso q vc está falando.
MAS... como, digamos, IDENTIFICAR que a turbina encheu bem? Quais sinais caracterizam isso sem deixar dúvidas? O "gafanhoto", chamo minha criança assim pq pula d+, dá uns sopapos para frente... é quando o turbo "entra"?
pedro bonadio
28/09/2011, 17:54
O turbo enche, você se sente colando banco, é tipo um coice. Na ranger 3.0 tem um mostrador digital no painel que mostra a pressão do turbo, é uma escala que lhe mostra pressão do turbo.
http://www.robertoveiculos.com.br/imagens/noticias/8dd96e2839ecf7143d116810716889c9.jpg
O que acontece, existem alguns tipos de compressores, como Supercharger ou Blower, e a Turbina, estes sendo os mais famosos.
A turbina utiliza gases que o motor elimina para pressurizar(sistema de hélice/rotação) e mandar essa pressão para o motor(explicação bem simples), as turbinas variam de tamanho, turbos pequenos são melhores para torque/potência em baixa e diminuem o turbo lag, só que um turbo deve ser dimensionado para o tamanho do motor. Turbinas grandes, são melhores para torque/potência em alta(provas de arrancada você vê aqueles senhores turbos), mas deixa um baita lag para motores pequenos.
A pressão que os turbos normalmente trabalham é entre 0.5kg e 1.7kg, carros preparados chegam à 2kg, 2.5kg...Quanto mais pressão, mais força(potência e torque) e menos vida útil para o motor(por isso que falam que colocar turbo fundi o motor(mentira), o que fundi o motor é pressão demais).
Turbinas convencionais, dependem dos gases expelidos pelo motor, e esse volume de gás tem que ser grande para pressuriza-la, por isso ela demora para atingir seu pico, quanto menor à pressão, mais fácil ela enche, porém menor a potência.
Alguns anos atrás, foi inventada a turbina TGV(turbo de geometria variável), que eu não conheço seu funcionamento, mas seu suas características. A TGV, é uma turbina que age elimina em quase 100% o turbo lag, pois ela pressuriza em baixas rotações(1000rpm) e só é usada em carros Diesel, existe agora uma para motores Ciclo Otto(criada à pouco tempo) e eu não conheço.
O que acontece no turbo convencional, é o seguinte, em pequenas rotações o motor não expele gases suficientes para fazer a turbina pressurizar, então ela só pressuriza quando existe o volume de gases necessário.
O barulho, não é muito perceptível, mas é aquele assovio que acontece na aceleração, tipo um "fiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii iiii".
Abraços
marcelinoDF
29/09/2011, 09:58
Pois é, Pedro, valeu a "aula", mas acontece q "gafanhoto" é versão XL (DH + AR), embora TGV (está no manual!), e não tem esse lance de mostrador de pressão no turbo, não. O meu painel é bem simples. Comprei como produtor rural, venda direta, e versão "ecológica"... tudo manual, nada elétrico nem automático, piso de borracha, etc. Na sua compra, eu precisei escolher "kit conforto" (trio elétrico, carpete, etc) OU tração... eu optei pela tração... razões óbvias!
Valeu, muito lhe agradeço pela orientação.
forte [].
arthurdj
28/02/2012, 17:10
Bem bacana, ajudou bastante!
ricardoslima
02/05/2012, 04:04
Muito bom só teve uma duvida dos termos que não foi esclarecida para mim. O que faz o zequinha, que eu já ouvi algumas vezes o pessoal falar aqui e em outros lugares.
tópico bom demais! me ajudou aqui a tirar algumas duvidas
Obrigado!
andrepucca
17/05/2012, 14:47
O que significa VTR pessoal? sempre tive essa duvida idiota... kkk é uma sigla oque é?
Dioclecio
30/05/2012, 21:37
Pessoal, com intuito de colaborar, sobre o link do video do funcionamento de um DIFERENCIAL, para aqueles (que como eu) ainda precisam aprimorar muito o inglês para entendê-lo direitinho, com alguma pesquisa encontrei o mesmo vídeo legendado(ver ate o final porque no início tem uma apresentação de motociclistas para ilustrar a idéia de diferencial e em seguida entra o vídeo didático mostrando efetivamente um diferencial funcionando):
Como funciona o Diferencial (legendado) - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=4WhJqtnFqx0&feature=related)
A propósito achei esse vídeo aqui interessante também:
http://www.youtube.com/watch?v=HytIuW4gdoU
hercilio.neto
03/06/2012, 20:23
Que legal esse vídeo do diferencial.
Muito didático e esclarecedor.
hercilio.neto
03/06/2012, 20:31
O que significa VTR pessoal? sempre tive essa duvida idiota... kkk é uma sigla oque é?
É uma das siglas utilizadas em comunicação via rádio. Ex: QAP, TKS, VTR...
VTR = Viatura
BIANCA MAYA
25/06/2012, 17:20
Muito esclarecedor este topico....me ajudou muito a entender mais sobre 4x4 e seus itens
diego4x4
15/03/2013, 01:31
Muito bom só teve uma duvida dos termos que não foi esclarecida para mim. O que faz o zequinha, que eu já ouvi algumas vezes o pessoal falar aqui e em outros lugares.
Se vc ainda não tirou essa dúvida, eu posso ajudar, o zequinha é basicamente um co-piloro que sofre mais, como em uma trilha normalmente atolamos em algum banhado, a pessoa que estiver de carona com vc é quem irá descer na lama para colocar a corda, ou seja, em algumas pequenas competições como endurance, é necessário que os zequinhas sejam ágeis para não perder tempo engatando cordas, amarrando guinchos, trocando pneu ou qualquer outra coisa que seja precisa, resumindo são os que mais se fodem KKKKKKKKKKKKKK
Se vc ainda não tirou essa dúvida, eu posso ajudar, o zequinha é basicamente um co-piloro que sofre mais, como em uma trilha normalmente atolamos em algum banhado, a pessoa que estiver de carona com vc é quem irá descer na lama para colocar a corda, ou seja, em algumas pequenas competições como endurance, é necessário que os zequinhas sejam ágeis para não perder tempo engatando cordas, amarrando guinchos, trocando pneu ou qualquer outra coisa que seja precisa, resumindo são os que mais se fodem KKKKKKKKKKKKKK
MUito bem Diego!
Só para completar,
Lembra do desenho do Speed Racer? (bons tempos!!!)
O Zequinha é o macaco do personagem Gorducho, ambos viviam se escondendo no porta malas do Speed Racer e no final do episodio sempre davam um jeito de tirar o Speed das encrencas.
Aqui está bem explicado as funções do zequinha hahahaha.
412748
Aqui está bem explicado as funções do zequinha hahahaha.
412748
Parabens !!!! Perfeito!!!! Muito bom!!! Adorei!!!:palmas:
Vou imprimir e deixar no porta luvas!!!!!
hercilio.neto
22/05/2013, 08:09
Aqui está bem explicado as funções do zequinha hahahaha.
412748
Rarará. Dimasi, essa é ótima!!!!!!
Maikon Mukai
22/05/2013, 10:14
Interessante, li e tirei aproveito. Vlw
Juka Bala
24/06/2013, 15:23
KKKKKKKK, esse lance de zequinha é tipo trote em estagiário pelo jeito..... mas o lance é esse, se quer entender, primeiro tem que se foder....hehehehehe
Ricardo_Boiadeiro
27/06/2013, 22:35
O que é x crawler???
Gustavo Moraes
23/04/2014, 21:59
muito bom esse tópico. Vai me ajudar muito, pois tenho um 4x4, mas falta equipar e saber usar no off road.
Abraço!!
Max-offroad
18/03/2016, 11:54
Bom tópico. Ajuda bastante quem não tem uma noção de 4x4, ou até mesmo quem já tem
Eu trnho um honda fourtrax 350 sera aue o tripoide do passat daria para substituir o dele alguma informação alguém tem
Weverton90
10/05/2016, 09:22
Ola quero compra uma F-250 nunca tive nenhum veiculo a diesel quero uma com motor mwm até 2006 no maximo pois não posso comprar mais nova...queria saber se custo manutenção é muito caro e o que devo olhar ao comprar ja que será uma ja com 10 anos ou mais de uso.
battousai
20/03/2017, 10:22
oi weverton
mesma duvida sua oq devo olhar ?
igorcorrea
10/01/2018, 18:54
Muito bom!
Gostei muito desse dicionário. Tirei muitas dúvidas que eu tinha.
Parabéns!!!
pequijeep
09/02/2020, 15:03
Obrigada a todos que contribuíram aqui!
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.