PDA

Ver Versão Completa : Ranger V6: óleo 5w30 muito fino

dsamaz
13/10/2007, 20:07
Amigos,

uso o óleo recomendado para a Ranger, o 5w30...
Só que este óleo está se demonstrando muito fino quando o motor esquenta muito.

Com o motor quente (marcador de temperatura no meio), está acontecendo de dar falta de pressão na bomba de óleo do motor, sendo acusado no painel (o marcador cai e volta, cai e volta). Detalhe: isto a 1.000 RPM... A 1.100 pára... Mas é um absurdo estabilizar a marcha lenta em 1.100 rpm com o ar (sem o ar condicionado ligado é +/- 1250 RPMs).

Detalhe: com o motor frio a marcha lenta dá para estabilizar em 700 RPM (c/ AC) que não dá problema com a bomba de óleo.

Senhores, pergunto-vos:
Posso usar outro óleo SJ ou SI mais grosso? Porque a FORD recomenda um óleo muito fino para clima quente?
Qual seria o recomendado? 10w40?

Obs: ranger 2002, v6, 210cv, MANAUS-AM, 40ºC à noite na sombra.

Obrigado
Daniel

Dieselboy
13/10/2007, 20:27
Eu não arriscaria a vida do motor na base do "achometro" :discordo: Além do mais creio que não somente a Ford como qualquer outra montadora neste país não teria "capacidade" para cometer um erro de tamanha magnitude por desconsiderar a ampla diversidade climática de seu próprio mercado interno :stop: :discordo:

Isso seria amadorismo demais :parede:

Particularmente acho que o problema em questão deve ser em qualquer outro componente menos na especificação do óleo, senão casos e mais casos semelhantes ao seu estariam "pipocando" nos vários fóruns espalhados pela net :pensativo:

Abs e até mais.

shimomoto
13/10/2007, 20:34
Xará;

Eu experimentaria um lubrificante com uma faixa de viscosidade maior - tipo 5W-40 - sem mudar a especificação mínima - se é 5W-XX manteria 5W-XX. Se não desse resultado, tentaria uma troca da bomba de óleo. E encurtaria um pouco a faixa de troca de óleo.

Abraços

Polvora
13/10/2007, 20:47
Amigos,

Com o motor quente (marcador de temperatura no meio), está acontecendo de dar falta de pressão na bomba de óleo do motor, sendo acusado no painel (o marcador cai e volta, cai e volta). Detalhe: isto a 1.000 RPM... A 1.100 pára... Mas é um absurdo estabilizar a marcha lenta em 1.100 rpm com o ar (sem o ar condicionado ligado é +/- 1250 RPMs).

Detalhe: com o motor frio a marcha lenta dá para estabilizar em 700 RPM (c/ AC) que não dá problema com a bomba de óleo.

Senhores, pergunto-vos:
Posso usar outro óleo SJ ou SI mais grosso? Porque a FORD recomenda um óleo muito fino para clima quente?

Obrigado
Daniel

Se está especificado para usar esse óleo então relaxa ( pelo menos nesse quesito) e não mude.

Alguns fatores importantes são:

:arrow: A troca está sendo efetuada no prazo certo ?
:arrow: O filtro é tão importante quanto o óleo e deve, no minimo, ser trocado a cada duas trocas de óleo.
:arrow: O nível está baixando "muito" ?
:arrow: Essa troca é feita soltando o bujão do carter ? (não use aquelas varetas que puxam o óleo).

Eu levaria no mecãnico pra avaliar e ver com ele da possibilidade de retirar a tampa do cabeçote e o carter para uma limpeza, pois é muito provável que o seu problema seja BORRA de ÓLEO :shock: é um problema sério e que deve ser resolvido o quanto antes.

[]s

shimomoto
13/10/2007, 20:53
Eu levaria no mecãnico pra avaliar e ver com ele da possibilidade de retirar a tampa do cabeçote e o carter para uma limpeza, pois é muito provável que o seu problema seja BORRA de ÓLEO :shock: é um problema sério e que deve ser resolvido o quanto antes.

[]s

É...combustível duvidoso também induz a formação de borras...O duro é que faz tanto calor (to imaginando Manaus como não está) que é dificil dizer...Aqui na alta paulista, o ventilador do motor anda funcionando até quando saio na estrada, a 100km/h(!).

Abraços

murilloaquino
13/10/2007, 20:58
E faz um barulho que parece um motor V12...
Ahahaha...
:P

dalmolin
13/10/2007, 21:23

uma duvida :pensativo: eh a gasolina que forma aquela "graxa" dentro dos motores otto :?: nos tinhamos um celtinha na firma usado tipo jeep , um dia ele "cuspiu" todo o oleo pelo respiro do motor e ao abrir, axo que tinha 1 kilo de borra dentro ,, pra limpar nao foi facil.....
A F250 troco o oleo com 10 mil km e tah sempre limpinho a mesma viscosidade de quando novo....

FRanger
13/10/2007, 21:59
Amigos,

Senhores, pergunto-vos:

Obrigado
Daniel
Teóricamente este é um óleo multiviscoso e que com o calor torna-se mais viscoso "grosso".
Neste caso vais ter que andar só na Ponta Negra à noite (na madrugada) e no inverno.
[Desculpe a brincadeira mas me lembrei de um amigo que me fez passar frio em Manaus!!]
Abraços,
FRanger

leobnaval
13/10/2007, 22:28
o óleo é multiviscoso e com o calor torna-se mais viscoso tende a 40 e comporta-se como um fino 5 em baixas temperaturas,
5w-40 é um óleo recomendado para veículos novos e que trafegam em clima frio bom para temp. abaixo de zero
o óleo recomendado para motores com um certo uso e veículos com motores maiores utilitários e caminhões para o clima brasileiro é o 10w-40

li isto na revista engenharia automotiva e aeroespacial.

Walter L. L. Casitta
14/10/2007, 11:29
Isso que ta acontecendo é normal. Acredito que o comportamento do manômetro não vai mudar nem com outro tipo de óleo, mas poderia ser uma boa hora de testar o aditivo Prolonga da Bardhal. Quem sabe ele cumpre o que promete?

leobnaval
14/10/2007, 12:36
walter eu nunca usei este prolonga mais não seria + barato e eficiente fazer a troca por um óleo + viscoso como: 10w-40 ?

abreu
14/10/2007, 13:43
O óleo não é muito fino.
Ele é IDEAL.

5w30 -> 5 é sua viscosidade inicial, no momento da partida com o carro frio. 30 é sua viscosidade a 100º.

Seu problema pode ser bomba de óleo, que em rotação de marcha lenta não está atingindo a pressão correta. Ou simplesmente erro de leitura do manometro.

Não mude o óleo.

Abraços.

Walter L. L. Casitta
14/10/2007, 14:41
Isso que ta acontecendo é normal. Acredito que o comportamento do manômetro não vai mudar nem com outro tipo de óleo, mas poderia ser uma boa hora de testar o aditivo Prolonga da Bardhal. Quem sabe ele cumpre o que promete?

O 10WX não é mais viscoso que o 5Wx. Eles tem a mesma vicosidade, porem o 5WX consegue manter a viscosidade em temperaturas mais baixas.

Se o prolonga cumprir o que promete...

leobnaval
15/10/2007, 09:26
creio que deva utilizar o recomendado no manual, agora o manometro não deve interferir na aferição de acordo com o tipo de óleo afinal ele é multiviscoso e nem por isso a pressão varia conforme a viscosidade, deve estar com problema no manometro na bomba ou precisando de retifica no motor

walter o óleo 5w-x em comparação com o 10w-x é menos viscoso quando frio quando ambos na mesma temperatura ( se não pra que normas para medir a viscosidade do óleo,à toa ).

Edintruder
15/10/2007, 19:27
creio que deva utilizar o recomendado no manual, agora o manometro não deve interferir na aferição de acordo com o tipo de óleo afinal ele é multiviscoso e nem por isso a pressão varia conforme a viscosidade, deve estar com problema no manometro na bomba ou precisando de retifica no motor

É isso aí em cima, e ainda mais que o manômetro de óleo na Ranger é tipo on-off, ou seja, não mostra variação de pressão. Começa pelço mais barato, troca o bulbo de pressão, depois tenta testar o painel e por último verifica o estado do motor. Sendo V6, se estiver com mais de 400.000km pode ser que tenha algo nele, se ainda está longe disso não te preocupa com o motor antes de testar o resto.

dsamaz
15/10/2007, 19:58
Amigos,
desculpe a demora para responder, é que estou de férias e não estou acessando com regularidade a net.

Olhando as mensagens postadas, tenho a esclarecer:

1. O problema aparece SOMENTE com o motor quente, ou seja, com o motor frio é possível estabilizar a lenta em 700 RPM's. Logo podemos dispensar problemas com o medidor e talvez também com a bomba de óleo.
Mas quente, o óleo só mantem pressão a mais de 1000 RPM. Quente que eu digo é com o ponteiro da temperatura no meio.

2. Não acho que seja borra pois fiz o flush na última troca. E também borra não agüenta muito aqui em Manaus.

3. Tenho um outro carro a diesel com o mesmíssimo problema. Lá o óleo é 15w40 e os sintomas são iguaizíssimos... Sendo que neste diesel eu troco o óleo a cada 3 meses trocando junto todas as vezes o filtro.

Vamos lá as dúvidas:
":arrow: A troca está sendo efetuada no prazo certo ?"
- Exatamente perfeito.. Com 5 mil km ou menos.

":arrow: O filtro é tão importante quanto o óleo e deve, no minimo, ser trocado a cada duas trocas de óleo."

Isto é algo importante. Não consegui trocar o filtro da última vez porque não o encontrei em lugar nenhum.
Desta vez agora vou trocá-lo.

":arrow: O nível está baixando "muito" ?"
- Não. Não baixa nenhum pouco. Em 5 mil km não baixou nenhum litro de óleo lubrificante.

":arrow: Essa troca é feita soltando o bujão do carter ? (não use aquelas varetas que puxam o óleo)."
- Da última vez foi feita pelo bujão do carter com o motor quente.

Nesta semana vou trocar o óleo. Vou colocar um 10w40 para ver se resolve o problema.

Daniel

Se está especificado para usar esse óleo então relaxa ( pelo menos nesse quesito) e não mude.

Alguns fatores importantes são:

:arrow: A troca está sendo efetuada no prazo certo ?
:arrow: O filtro é tão importante quanto o óleo e deve, no minimo, ser trocado a cada duas trocas de óleo.
:arrow: O nível está baixando "muito" ?
:arrow: Essa troca é feita soltando o bujão do carter ? (não use aquelas varetas que puxam o óleo).

[]s

Márcio T
15/10/2007, 21:56
É isso aí em cima, e ainda mais que o manômetro de óleo na Ranger é tipo on-off, ou seja, não mostra variação de pressão. Começa pelço mais barato, troca o bulbo de pressão, depois tenta testar o painel e por último verifica o estado do motor. Sendo V6, se estiver com mais de 400.000km pode ser que tenha algo nele, se ainda está longe disso não te preocupa com o motor antes de testar o resto.

x2

Verifique a fiação, o conector e o switch de pressão do óleo.

Percebendo outros sintomas de variação no painel de instrumentos, verifique também se o alternador está gerando bem em baixa rotação.

Boa sorte.

Márcio

dsamaz
15/10/2007, 23:34
Neste meu caso, é possível dispensar estas verificações elétricas, pois com o motor frio funciona tudo OK.

Verifiquei agora a pouco o alternador. Está ok. Liguei o motor, retirei os conectores da bateria e liguei as luzes no + alto e liguei as milhas... Funcionou tudo...

Verifique a fiação, o conector e o switch de pressão do óleo.

Percebendo outros sintomas de variação no painel de instrumentos, verifique também se o alternador está gerando bem em baixa rotação.

Boa sorte.

Márcio

Walter L. L. Casitta
16/10/2007, 08:09
Neste meu caso, é possível dispensar estas verificações elétricas, pois com o motor frio funciona tudo OK.

Verifiquei agora a pouco o alternador. Está ok. Liguei o motor, retirei os conectores da bateria e liguei as luzes no + alto e liguei as milhas... Funcionou tudo...

Você não vai conseguir resolver esse problema simplesmente porque ele não existe...

Edintruder
16/10/2007, 10:56

Olha o bulbo pois pode apresentar variações de funcionamento com temperatura sim, basta dilatar alguma coisa para aparecer algum problema.

dsamaz
16/10/2007, 20:57
Você não vai conseguir resolver esse problema simplesmente porque ele não existe...

Walter,

a qual problema vc se refere, dizendo que não existe?

Hoje eu procurei em vários lugares o filtro de óleo da ranger, mas não encontrei... As lojas aqui só trabalham com Tecfil e esta empresinha não tem a rosca da ranger. Literalmente, na última troca tentamos uns 20 filtros diferentes, nenhum entrou. (Amadorismo das empresas brasileiras que dominam o mercado).

Amanhã vou resolver o problema idêntico do outro motor, o diesel, pois ele é VW AP (tudo barato). Vou mexer primeiro no bulbo.
É estranho isto, pois frio não acende nada... Mas quente...
Estranho também que no motor diesel se percebe excesso de fumaça branca ao abrir a tampa do motor, isto, na minha opinião mostra que está com pouco óleo, e este pouco, está "sofrendo esforço demais", se decompondo.

Daniel

Márcio T
16/10/2007, 21:25

Walter, se você está se referindo à possível falha no alternador, acho que está com razão :parede: : Haveria outras implicações facilmente perceptíveis :concordo:.

Mais uma vez concordo com o Edintruder (x2): A temperatura pode alterar o comportamento do bulbo (diafragma) do switch, descolando o contato.

Daniel, o switch é ON/OFF e fácil de testar: Basta verificar a continuidade entre os 2 polos com o ohmmeter. Sem pressão, aberto; Com pressão, fechado. Você eliminaria algumas outras possibilidades (solda "aberta" no circuito impresso do painel, "fio entupido", etc.).

Não havia percebido antes, mas você diz que a marcha lenta é mais baixa com o ar ligado?

Quanto à estabilização da marcha lenta, geralmente estas variações de rotação devem-se ao mau funcionamento da válvula de by-pass de ar.

O comentário do Abreu também está correto: Os óleos multiviscosos recebem uma carga de polímeros que aumentam a viscosidade com a temperatura = quanto mais quente, mais "grosso" o óleo. Claro que dentro da faixa de uso recomendada.

Boa sorte.

Márcio

Walter L. L. Casitta
16/10/2007, 22:42
Me refiro a pressão do óleo. Todos os veículos que tive com manômetro da pressão do óleo, se comportava exatamente como foi descrito. Principalmente em marcha lenta e quente parece que não existe pressão do óleo.
O que deve ser observado no manômetro é a diferença de pressão nas diferentes rotações do motor. Se ele varia é porque está tudo ok.
Uma coisa importante a ser observado no manômetro seria o excesso de pressão que pode indicar entupimento ou borra no motor.
Baixa pressão quem vai indicar é o e luz do óleo...

Márcio T
16/10/2007, 23:06
Olá, Walter.

Acho que você está enganado. Não há manômetro para medir a pressão do óleo do motor. Há somente um sensor switch ON/OFF. Não é um "sender" como o sensor de temperatura da água de arrefecimento ou do ar de admissão, com resistência variável de acordo com a temperatura. É uma chave liga/desliga e não deveria variar: Se tem pressão de óleo, switch fechado e 12v no indicador; Senão, switch aberto e nada de tensão. Esta oscilação significa que em alguns momentos falta pressão do óleo ou tensão elétrica, que é o mais provável - por defeito no sensor, no condutor ou no painel.

Dá uma olhada no esquema elétrico.

Um abraço.

Walter L. L. Casitta
17/10/2007, 00:21
Olá, Walter.

Acho que você está enganado. Não há manômetro para medir a pressão do óleo do motor. Há somente um sensor switch ON/OFF. Não é um "sender" como o sensor de temperatura da água de arrefecimento ou do ar de admissão, com resistência variável de acordo com a temperatura. É uma chave liga/desliga e não deveria variar: Se tem pressão de óleo, switch fechado e 12v no indicador; Senão, switch aberto e nada de tensão. Esta oscilação significa que em alguns momentos falta pressão do óleo ou tensão elétrica, que é o mais provável - por defeito no sensor, no condutor ou no painel.

Pode ser, mas o primeiro post do DSAMAZ descreve exatamente o comportamento do manômetro de pressão diferente do da Ranger diesel que tem um interruptor de pressão em vez de um censor de pressão. Então como a Ranger dele é uma rara V6 210CV estou supondo que a dele tem um censor de pressão e não um interruptor. Se for isso é assim mesmo que funciona...

De qualquer forma conforme o seu esquema o interruptor funciona da forma inversa ao que você descreveu: Com pressão do óleo o interruptor esta fechado sim, mas e não existe tensão indo para o medidor. Sem pressão ou com o motor parado existe uma tensão no fio que vai para o medidor. Ainda assim a tensão deve ser alguma coisa abaixo dos 12V. 10V ou menos.

Márcio T
17/10/2007, 14:29
De qualquer forma conforme o seu esquema o interruptor funciona da forma inversa ao que você descreveu: Com pressão do óleo o interruptor esta fechado sim, mas e não existe tensão indo para o medidor. Sem pressão ou com o motor parado existe uma tensão no fio que vai para o medidor. Ainda assim a tensão deve ser alguma coisa abaixo dos 12V. 10V ou menos.

Olá, Walter.

Como você sabe, todo circuito em corrente contínua somente funciona em "par": Positivo e negativo. E grande parte dos circuitos usa o relé ou o switch pelo lado da massa. Neste caso, o indicador do painel é que precisa de um "par" para alimentar sua bobina e mover o ponteiro. Um dos pólos (-12V) é energizado com a chave na ignição e vem da caixa de fusíveis. O outro pólo (+12v) é conectado à massa através do sensor de pressão, quando fechado. Você pode perceber que me referi à tensão (12V) no indicador. O sensor deve ser verificado com teste de continuidade.

Certo?

Um abraço.

Márcio

ramonpoa
17/10/2007, 16:34
não olhei o manual da ranger, mas 5w30 deve ser óleo de INVERNO e rigoroso.

15W40 ou 20W50 tá mais do que bom no nosso clima e isso que moro no RS. Já explicaram aqui, o número da frente é para o frio e o acima é para o calor (explicação longa, mas é só pesquisar na internet).

Posso dar explicação de uma AUDI V6 que uso. A AUDI, em HIPÓTESE alguma recomenda o uso do 5W30 mineral, e, se for o único óleo disponível, o motor não pode ser "acelerado", tá lá no manual.

Não faz restrição, contudo, se for sintético. Mas o sintético consome, no motor V6 2.4 da audi uma barbaridade..... Hoje, uso mineral ou semi sintético, mas superior a 10 ou 15, bem como 40 ou 50 no final....

5W30 só se for sintético, e, sinceramente, mesmo eu que gosto de motor, a relação custo/benefício não vale a pena.... (só se for pasa ushuaia ou sibéria, no inverno).

Thiago Pereira
17/10/2007, 16:50
Logo que comprei a S10 (4.3 V6) troquei o óleo e coloquei o 5W30 conforme indicação da tampa de óleo do motor, depois da troca bastava o motor estar quente e na marcha lenta para o manômetro do óleo ir lá pra baixo (praticamente zero), qdo o acelerava passava pouca coisa de 1/4, então resolvi olhar o manual e lá indicava para a S10 4.3 V6 o óleo 15W40 ou 20W50, com nenhuma menção ao 5W30.
Bastou colocar o óleo indicado no manual para o manômetro indicar 275 kPa (metade da escala) qdo quente na marcha lenta e ¾ qdo acelerava.

Abraço,
Thiago

shimomoto
17/10/2007, 21:27
Logo que comprei a S10 (4.3 V6) troquei o óleo e coloquei o 5W30 conforme indicação da tampa de óleo do motor, depois da troca bastava o motor estar quente e na marcha lenta para o manômetro do óleo ir lá pra baixo (praticamente zero), qdo o acelerava passava pouca coisa de 1/4, então resolvi olhar o manual e lá indicava para a S10 4.3 V6 o óleo 15W40 ou 20W50, com nenhuma menção ao 5W30.
Bastou colocar o óleo indicado no manual para o manômetro indicar 275 kPa (metade da escala) qdo quente na marcha lenta e ¾ qdo acelerava.

Abraço,
Thiago

Nesse caso, uma clara "tropicalização" de um motor feito "as pressas" - Sendo um motor americano 5W-30 desce bem...mas no Brasil...

Mas no caso da Ranger, o interessante é que o manual da minha (o mesmo da versão a gasolina) recomenda 5W-30 para o 2.3.

E por falar em manual, agora vem a parte bizarra: Na página 11-5 do manual, diz que a relação do eixo traseiro é de 4,10:1, enquanto na página 8-18 reza 3,54:1 (a correta!).

Abraços

dsamaz
18/10/2007, 22:28
Muito obrigado novamente pelas contribuições.
Eu tinha desistido de mudar o óleo, mas depois das notícias abaixo, vou mudar sim na Ranger. Mas é complicado, pois no manual diz várias vezes 5w30... E na tampa de inserir óleo no motor está estampado bem grande em letras garrafais: 5w30. Se eu colocar um diferente e der problema (borra em pouco tempo, entupimento de filtro ou canais no motor, entupimento do sensor de pressão, excesso de pressão, ...) vai ser amadorismo demais meu, não vai?

Tenho novidades:
1. AP 1.6 diesel:
- Comprei um novo bulbo ontem e efetuei a troca (coisa rápidíssima por sinal);
- Continuou o mesmíssimo problema (qd quente, acende a luz do óleo);
- Efetuei a compra de uma bomba de óleo nova e amanhã vou trocá-la;
- Olha a maravilha do preço da bomba de óleo: 85 reaus... he he... (a mesma peça da ranger custa 900)

2. Ranger
- Está difícil. Tudo é caro e muito difícil de achar. Até mesmo a concessionária não tem peças. A bomba de óleo queriam me cobrar mais de 2.000 reais. Achei a mesma em S.P. por 900, porém, mesmo assim está muito caro. É mais barato eu andar com este motor até estourar e depois comprar um outro motor V6 ou V8 aqui no AM, q eu encontro facilmente por menos de 1.000.
- O simples filtro de óleo do motor, eu não encontro. Amanhã vou numa distribuidora de auto-peças que trabalha com a Frahn... Talvez tenham.

3. Orçamentos
- Bomba de óleo NOVA do AP 1.6 diesel: 85 reaus ha ha (não é retificada)
- Bico injetor de diesel NOVO do AP 1.6: 110 reaus (sem desconto - e quem quer desconto com um preço deste??? he he)
- Bulbo do AP 1.6: 8 reaus (é o mesmo do Gol a ar)

- Bomba de óleo da ranger: 900
- Bulbo de óleo da ranger: IN-localizável no mercado; sem preços; impossível de localizá-lo no motor;
- Bomba de óleo da ranger na concessionária: 2.000

Próximo atos:
1. Trocar o filtro de óleo da ranger e colocar um óleo mais grosso que seja SJ. Talvez o SJ 10w40.

2. Trocar a bomba de óleo do AP;

Walter,
O manômetro de pressão de óleo da ranger deveria ser variável, com sensor.
Inclusive o painel indica uma escala variável que deveria ser utilizada por sensores.
Mas... na prática parece que é on-off. Sim/não. Ele só fica no meio ou então desligado, e nunca entre ou após estas duas situações.

Amigos,
Acho que deveriam esquecer problemas com a fiação ou com o alternador.
Não tem problema com o alternador simplesmente porque quando o motor está frio, funciona tudo 100% ok na baixa rotação.

Daniel

Pode ser, mas o primeiro post do DSAMAZ descreve exatamente o comportamento do manômetro de pressão diferente do da Ranger diesel que tem um interruptor de pressão em vez de um censor de pressão. Então como a Ranger dele é uma rara V6 210CV estou supondo que a dele tem um censor de pressão e não um interruptor. Se for isso é assim mesmo que funciona...

dsamaz
21/10/2007, 23:30
Amigos,

depois de 2 dias de muito, muitíssimo trabalho, trabalho pesado, esc**to, finalmente trocamos a bomba de óleo do motor AP 1.6 diesel... Porém, o problema ainda continua. Quando esquentou até a temperatura normal de funcionamento, a luz do óleo acendeu na marcha lenta.

Agora complicou...

Depois de todo o serviço, ao ver a luz acesa... fiquei triste da vida.
Decidi me vingar do motor e colocamos 500 ml de um óleo grosso, acho q era sae 90, ... mas a luz continuou acesa... O que será este mistério?

Próximas açõs:
1. Esquentar o motor até acender a luz;
2. Abrir o bulbo de óleo com o motor funcionando para ver se vaza pelo o menos um pouco de óleo ou bastante como frio (ainda não tive tempo);
3. Dá-lhe mais óleo no bichim para ver se apaga a luz (a vareta da qtdade pode estar errada). Lá já tem agora uns 5 litros.
4. Mais complicado: pesquisar um meio de instalar um radiador de óleo, de preferência que não seja refrigerado a água (mais simples).

Gastos:
1. Óleo: R$20
2. Junta do carter, bomba + adesivo: R$25
3. Bomba de óleo: R$85
4. Ajuda p/ o mecânico: R$20
5. Guaraná + pão + iorgurte: R$20
6. Combustível até a oficina (2x): R$10

Queria ajuda de vcs para ajudar a resolver este mistério.

Daniel

rogeriomasih
22/10/2007, 12:39
Tive um problema parecido na minha ranger (2002 2.8 powerstroke) e o problema era somente o sensor.

Bastou trocar que ficou ´primeira´.

Me refiro a pressão do óleo. Todos os veículos que tive com manômetro da pressão do óleo, se comportava exatamente como foi descrito. Principalmente em marcha lenta e quente parece que não existe pressão do óleo.
O que deve ser observado no manômetro é a diferença de pressão nas diferentes rotações do motor. Se ele varia é porque está tudo ok.
Uma coisa importante a ser observado no manômetro seria o excesso de pressão que pode indicar entupimento ou borra no motor.
Baixa pressão quem vai indicar é o e luz do óleo...

rogeriomasih
22/10/2007, 12:45
Qual foi o óleo que vc utilizou para o teste?

Continuou no 5w30 ou passou para outro?

[quote=dsamaz;478269]Amigos,

depois de 2 dias de muito, muitíssimo trabalho, trabalho pesado, esc**to, finalmente trocamos a bomba de óleo do motor AP 1.6 diesel... Porém, o problema ainda continua. Quando esquentou até a temperatura normal de funcionamento, a luz do óleo acendeu na marcha lenta.

Agora complicou...

Depois de todo o serviço, ao ver a luz acesa... fiquei triste da vida.
Decidi me vingar do motor e colocamos 500 ml de um óleo grosso, acho q era sae 90, ... mas a luz continuou acesa... O que será este mistério?

[...]

Angelo Tomachewski
18/03/2009, 21:57
Ja viu presão da bomba de óleo ou troca o o sensor? Tá com quantos mil km a viatura? Parte eletrica pode ser um problema! Quando acende a luz no painel bate o motor?

Rogerrm
18/03/2009, 23:31
Mais um de 2007......................

Angelo, procure responder os topicos mais recentes...