Ver Versão Completa : Vitara com pneu maior-Como faço
otavioemblumenau
13/10/2007, 13:40
Oi Pessoal,
Gostaria de colocar um pneu maior, possivelmente Bf 31" e gostaria de saber o que é necessario? E quanto custa?
Obs.: Pesquisei no forum e tem muita coisa, so não esta muito claro.
Obrigado
Jeanilson
13/10/2007, 19:54
Oi Pessoal,
Gostaria de colocar um pneu maior, possivelmente Bf 31" e gostaria de saber o que é necessario? E quanto custa?
Obs.: Pesquisei no forum e tem muita coisa, so não esta muito claro.
Obrigado
Otavio,
Para fazer bem feito será necessário:
:arrow: Um jogo de pneus 31"; :mrgreen:
:arrow: Lift de 2" da suspensão;
:arrow: Lift de 2" da carroceria (body-lift);
:arrow: Um jogo de rodas 15"x8" com off-set negativo.
Mas fique avisado que a viatura ficará bem xoxa, além que o consumo de conbustível com certeza irá aumentar. Para resolver isso você terá que corrigir a relação de transmissão, que pode ser com:
:arrow: Um jogo (dianteiro e traseiro) de coroa e pinhão reduzido.
Com esse "guia" acredito que vai facilitar a sua pesquisa aqui no fórum, é só olhar por cada um dos ítens e tirar as suas dúvidas. :concordo:
[]'s
otavioemblumenau
14/10/2007, 11:55
Jean, obrigado pela resposta.
Vc sabe mais ou menos o valor
1-Lift de 2" da suspensão;
2-Lift de 2" da carroceria (body-lift);
3-Redução para corrigir a diferença.
mauricio gonçalves
15/10/2007, 10:36
'Olha no site da www.rc4x4.com.br, eu comprei lá os cara é bom de negociar e tem tudo ou então na www.alterantiva4x4.com.br
Só com lift de 2" na suspensão e montagem na roda original, já vai.
Só tem que ajustar o limitador da direção para não pegar nas longarinas. Já é meu segundo vitara com estas configurações e não tive problemas. To usando Lift de 2" mais GG 31" nas rodas originais.
Sds,
Só com lift de 2" na suspensão e montagem na roda original, já vai.
Só tem que ajustar o limitador da direção para não pegar nas longarinas. Já é meu segundo vitara com estas configurações e não tive problemas. To usando Lift de 2" mais GG 31" nas rodas originais.
Sds,
O alho... em torsões fortes? erosões? Inclinações na diagonal? não pega nada?!!?
Jeanilson
15/10/2007, 12:23
Otavio,
Esses valores, principalmente a mão-de-obra da instalação, varia muito dependendo da região onde se encontra.
Informe-se com as oficinas de sua região para ter uma idéia exata dos valores.
[]'s
Jeanilson,
Não pega não, pois coloquei um limitador no batente da mola. Não vi este batente em nenhum kit vendido no Brasil. Eu comprei na RC, e um amigo meu comprou da alternativa. Ambos não tinham este limitador quando compramos. Mas em contra partida, o curso em X diminuiu um pouco, por isso que não pega.
Se quizer levantar ele em 2" e não colocar o batente vai pegar. No vitara que eu tinha, comecei com esta configuração, depois coloquei 3" na carroceria e rodas tala 8" off set -25. Isso sim pega em tudo...mas fica duka. To ainda com o kit 3" guardadinho pra colocar nele até o fim do ano.
Com relação aos preços,
Otávio,
Me manda um mp que que nóis se encontra aqui e eu te passo, mostrando como ficou.
Sds,
Jeanilson
15/10/2007, 14:13
Jeanilson,
Não pega não, pois coloquei um limitador no batente da mola. Não vi este batente em nenhum kit vendido no Brasil. Eu comprei na RC, e um amigo meu comprou da alternativa. Ambos não tinham este limitador quando compramos. Mas em contra partida, o curso em X diminuiu um pouco, por isso que não pega.
Se quizer levantar ele em 2" e não colocar o batente vai pegar. No vitara que eu tinha, comecei com esta configuração, depois coloquei 3" na carroceria e rodas tala 8" off set -25. Isso sim pega em tudo...mas fica duka. To ainda com o kit 3" guardadinho pra colocar nele até o fim do ano.
Com relação aos preços,
Otávio,
Me manda um mp que que nóis se encontra aqui e eu te passo, mostrando como ficou.
Sds,
Alho,
Não fui eu quem fez a pergunta, foi o N0gs. :stop:
[]'s
Aproveitando que este tópico está em evidência no fórum, vou resolver algumas dúvidas sobre pneus :mrgreen:.
Neste fim de semana participei da trilha noturna do jeep clube maragatos, em Nova Prata - RS. Fui lá todo empolgado, com os meus geolandar 235/75 R15. Chegando lá, só tinha willys e rural com pneu pé de galinha. Foi apavorante, hehehe. Sorte a minha que chegou um trio de vitaras, 1 com pneus 31" AT (um pouco mais agressivos que os meus), 1 vitara com pé de galinha e o outro com pneus Cross 215/80 R16 (roda de willys). Bom, no início da trilha, até que o meu vitara se saiu bem, o problema é que a primeira turma da trilha era uma cambada de gaiolas e bajas, então a trilha ficou beeeem surrada. Na metade da trilha, já tive que ser auxiliado pelo vitara com pneus cross. Me apaixonei por esses pneus, o cara não ficou em nenhum atoleiro, rural e willys tudo patinando na subida, e o vitarinha cross passeando.
Bom, chega de história e enrolação. Vamos à minha dúvida!!
Utilizo a configuração 235/75 R15 com 1" na suspensão. Se eu comprar um jogo de pneus e rodas pra trilha, na configuração 215/80 R16 (no caso seriam os pneus Cross) daria problema com raspação de lata e chassis?! Pela calculadora do geninho pneus, os pneus ficariam do mesmo tamanho, o problema eu acho que são as garras do Cross.
Alguém pra dar palpite?!
[]´s
MARCELO VITARA SUBMARINO
16/10/2007, 09:46
Aproveitando que este tópico está em evidência no fórum, vou resolver algumas dúvidas sobre pneus :mrgreen:.
Neste fim de semana participei da trilha noturna do jeep clube maragatos, em Nova Prata - RS. Fui lá todo empolgado, com os meus geolandar 235/75 R15. Chegando lá, só tinha willys e rural com pneu pé de galinha. Foi apavorante, hehehe. Sorte a minha que chegou um trio de vitaras, 1 com pneus 31" AT (um pouco mais agressivos que os meus), 1 vitara com pé de galinha e o outro com pneus Cross 215/80 R16 (roda de willys). Bom, no início da trilha, até que o meu vitara se saiu bem, o problema é que a primeira turma da trilha era uma cambada de gaiolas e bajas, então a trilha ficou beeeem surrada. Na metade da trilha, já tive que ser auxiliado pelo vitara com pneus cross. Me apaixonei por esses pneus, o cara não ficou em nenhum atoleiro, rural e willys tudo patinando na subida, e o vitarinha cross passeando.
Bom, chega de história e enrolação. Vamos à minha dúvida!!
Utilizo a configuração 235/75 R15 com 1" na suspensão. Se eu comprar um jogo de pneus e rodas pra trilha, na configuração 215/80 R16 (no caso seriam os pneus Cross) daria problema com raspação de lata e chassis?! Pela calculadora do geninho pneus, os pneus ficariam do mesmo tamanho, o problema eu acho que são as garras do Cross.
Alguém pra dar palpite?!
[]´s
Vai pegar pra cacete.....
abs
Vai pegar pra cacete.....
abs
Pois é, também acho que vai pegar, pois na recapagem o pneu ganha alguns centímetros no diâmetro e o vitara que eu vi com pneus cross acho que tinha 2" na carroceria.
Mas eu já resolvi esse problema, vou encomendar os 1001 da geninho, tamanho 225/75 R15, daí com a recapagem vão ficar quase do tamanho dos meus atuais 235/75 R15.
Até o fim do mês conto aqui o final dessa história. Tenho muito chão pela frente pra ajeitar a minha viatura!
[]´s
AlemãoRS
16/10/2007, 15:18
Não pensa em levantar a suspensão em 2"?
Poderia utilizar um 235 recapado cross, dependendo da roda que utilizar talvez não raspe em nada, teria que testar.
Não pensa em levantar a suspensão em 2"?
Poderia utilizar um 235 recapado cross, dependendo da roda que utilizar talvez não raspe em nada, teria que testar.
O meu vitara tá com 1" levantado, mas por agora, não penso em levantar para 2". Quero pegar mais experiência com ele do jeito que está. Acredito que o 1001 da geninho corresponda às minhas expectativas.
luizpicelli
16/10/2007, 22:25
o meu está com 225x75R15 recapado da geninho 1001... ficou bacana... gostei do desempenho nas trilhas... e ainda rodo de vez enquando na estrada tbém...
não pega em nada... nem em trilhas bem articuladas...
o meu está com 225x75R15 recapado da geninho 1001... ficou bacana... gostei do desempenho nas trilhas... e ainda rodo de vez enquando na estrada tbém...
não pega em nada... nem em trilhas bem articuladas...
Hmmmmm!!
Era isso que eu procurava, alguém pra me falar do desempenho do 1001 da geninho!! :D
Que tipo de trilha você faz?! Daquelas que pneu AT 50/50 não dá nem pro cheiro?! Hehehe!
O meu maior problema com os meus atuais pneus, são que eles enchem de lama e barro nos sulcos e ficam carecas!! Queria saber se nos pneus da geninho, o barro se desprende mais, tipo, esse desenho das garras do 1001 é bom pra desprender o barro?!
Desculpa o excesso de dúvidas, mas é que se for pro cara gastar uma nota em pneus, tem que ser assim mesmo, hehehe!!
[]´s
O meu tá com calço de susp. de 2".... Tô com pneus 235/75/15 BFG AT
não raspa nada, nem com muita articulação... logo que coloquei os pneus, raspava na longarina na hora que esterçava todo o volante, mas isso é muito simples, é só apertar um "parafuso" pra limitar um pouco a direção.... Ficou Blz!
abs
luizpicelli
17/10/2007, 13:56
respondido por MP e agora por aqui...
bem... eu fazia trilhas médias... mesmo com alguns atoleiros... fazia uns rallys de regularidade... e quando tinha atoleiro, batata... sambava que nem um doido com pulga no S@(*... bem... era um BF 80/20
depois de comprar o 1001 com cravos laterais, nem se compara ao desempenho... e até para rebocar uns samurais emperrados ou uns monte de gurgel que teimam em ir com a gente... os pneus dão a maior força...
além de que, com cravos laterais o pneu fica com cara de bravo... gostei do desenho e do desempenho...
aqui, os outros suzukis da cidade (temos no total 10) , todos os outros usam pneus Cross, pois são mais facilmente encontrados na região... mas como rodo as vezes na estrada par trabalhar, e é meu único e "coitadinho" carro... optei por esse por ser menos sofrível andar no asfalto com ele...
abraços
Pessoal,
idéias de jerico pairam freqüentemente na minha cabeça, e com toda essa minha enrolação pra comprar pneus pra lama e barro e ter 2 jogos de rodas e pneus e bláblá, vi que a grana vai ficar meio curta, pois recentemente adquiri parachoques de aço. Então, pensando numa alternativa mais econômica, dei uma pesquisada em correntes para pneu. Vi que tem pra vender na Garra 4x4. O problema é que aqui no fórum, não encontrei nenhum depoimento de alguém que já tenha usado correntes nos pneus pra ir pra trilha. Quero saber se ele cumpre a função de um pneu mud na lama e se é fácil de colocar e tirar. Pra mim ia ser uma mão na roda, iria economizar com jogo de pneus lameiros e com jogo de roda pra pôr nos pneus street!!
Palpites?! Alguém se habilita?!
[]´s
AlemãoRS
18/10/2007, 14:06
Eu vi na trilha de Santa Cruz um wrangler utilizando correntes, nunca tinha visto antes, mas só andei um tempo curto atrás dele, ajudou bastante pq ele estava usando um pneu street, mas o trecho náo era nada muito dificil, então não tem como dizer se é melhor que um mud por exemplo, mas com certeza ajuda.
Não pensou na idéia de ir pra Rivera comprar os pneu?
Eu vi na trilha de Santa Cruz um wrangler utilizando correntes, nunca tinha visto antes, mas só andei um tempo curto atrás dele, ajudou bastante pq ele estava usando um pneu street, mas o trecho náo era nada muito dificil, então não tem como dizer se é melhor que um mud por exemplo, mas com certeza ajuda.
Não pensou na idéia de ir pra Rivera comprar os pneu?
Pesquisei bastante na net e li depoimentos dizendo que corrente no pneu é coisa ignorante! Pode transformar um uno num trator usando correntes, hehehehe!! o problema é que a corrente destrói a trilha, pelo que eu li, e devem ser usadas como último recurso numa trilha pesada. E tem várias outras coisas que dizem, alguns dizem que bate no paralama, outros dizem que arrebenta o flexível do freio dianteiro e tem quem diz que se o pneu não estiver bem calibrado, a corrente danifica o pneu.
É realmente, nunca vai existir algo que agrade a todos!
Por acaso vc não tem o telefone ou algum contato desse wrangler que tava usando as correntes?!
Vou acabar ficando com os 1001 da geninho pelo jeito, hehehe!!
[]´s
AlemãoRS
18/10/2007, 15:15
Não tenho o contato, só vi durante um trecho da trilha..
quanto vc quer nos pneus yokohama>?
Me interesso nos yokohama pois
Utilizo o genius 1001 do geninho em trilhas medias e até agora não tenho do que reclamar....Vai bem na lama, bem na erosão, bem na areia...so na pedra da um pouco de trabalho.
Estou utilizando 235x75x15 com rodas de f1000 15x9", e com calço de 2"nao esta pegando em nada
me interesso pelos pneus pra por nas rodas originais pois as reformei e uso muito na estrada durante a semana o q gasta muito os 1001
obrigado
Bom dia amigo!
Sabe qual o off-set dessas rodas de f1000???
[s]
bom dia amigo, nao sei o offset, mas o pneu chega a ficar levemente pra fora do carro...
qdo inclina totalmente fica muuuuito proximo daquela aba do paralama q o pessoal costuma rebater...
precisei por alargadores para poder trocar a tarjeta da placa no ciretram, o pessoal aqui no interior eh bem exigente qto a seguir as normas...
abraços...
Valeu!
Mais pra frente devo trocar as rodas originais...
Como as Mangels viraram mosca branca... Vou procurar as da F1000 nas lojas de rodas!!!
Abraços
segue foto da roda antes do alargador no carro
ajuda a procurar hehehe
abraços
Valeu!
Mais pra frente devo trocar as rodas originais...
Como as Mangels viraram mosca branca... Vou procurar as da F1000 nas lojas de rodas!!!
Abraços
Rapaz, comprei 1 jogo de rodas modulares mangels numa loja em caxias do sul-rs.
De barbada!!
Ficou lindo o bixo!!!
Agora só tá me faltando uns pneus mud!!!
[]´s
Alemão,
que pneus vc usa no seu vitara?! Estou por trocar os meus AT por uns oligator da pneus ost ( www.pneusost.com (http://www.pneusost.com) ). Me parecem ser bons os pneus.
Mas estou super na dúvida, pois quero pneus tipo os muds da BF, que sejam bons de trilha e asfalto, mas no tamanho 225/70 ou 235/75.
AlemãoRS
27/10/2007, 00:08
Eu uso os 3k frederico, 255/75R15, o MBrau (Mauricio) aqui do fórum usa esses oligators da ost, acho que 235/75r15, entra em contato com ele, mas pelo que sei os pneus são bons.
Eu uso os 3k frederico, 255/75R15, o MBrau (Mauricio) aqui do fórum usa esses oligators da ost, acho que 235/75r15, entra em contato com ele, mas pelo que sei os pneus são bons.
Cara,
aqui no Brasil, pelo menos na minha região, parece que não existe pneu MT menor que 31", que não seja recapado. Será que existe em algum lugar do mundo?! Estou pensando seriamente em ir para o Uruguay. O problema é que na net eu não acho nada de preço de pneu. O único que sei é que lá eles têm uma maior variedade de marcas.
Alguém tem noção de preços de pneus MT no Uruguay?!
AlemãoRS
27/10/2007, 02:00
Existe mud 235/75R15 e 30x9,5R15 tb...
Meu irmão pagou em Rivera U$240,00 os 33", mas não sei quanto eram os 31" ou menor..
Existe mud 235/75R15 e 30x9,5R15 tb...
Meu irmão pagou em Rivera U$240,00 os 33", mas não sei quanto eram os 31" ou menor..
Legal!!
Se for possível, me passa as coordenadas dessa loja por MP. To pensando em ir agora em novembro pra lá!!
[]´s
Walter Carlos Brossel
31/10/2007, 16:55
Cara,
aqui no Brasil, pelo menos na minha região, parece que não existe pneu MT menor que 31", que não seja recapado. Será que existe em algum lugar do mundo?! Estou pensando seriamente em ir para o Uruguay. O problema é que na net eu não acho nada de preço de pneu. O único que sei é que lá eles têm uma maior variedade de marcas.
Alguém tem noção de preços de pneus MT no Uruguay?!
Uso Pirelli Skorpion Mud 30/9,5/15 há quase 2 anos - show de bola!
Comprei na maneco Pneus:
http://www.manecopneus.com.br/
rallgayer
31/10/2007, 23:22
Nanito,
Eu uso no meu Vitara, os pneus General 30x9,5x15. Comprei na Av. Sertório alguns anos atrás aqui em P.Alegre. Esses pneus são da Continental, acho que encontra sem problemas, fazendo uma bela pesquisa.
Já que pretendes ir para Rivera, quem sabe pesquisa em Rio Branco, lá tem uma loja que vende pneus, e é bem mais barato que aqui. è só telefonar pro Ruben que se ele não tiver o pneu na loja, ele dá um jeito de conseguir em um ou dois dias.Eles são revendedor Goodyear.
Tireshop
Sr. Ruben
Fone: (53)3261-6303 e (53)91077487
Espero ter ajudado.
Abraços
Ricardo Allgayer
Nanito,
Eu uso no meu Vitara, os pneus General 30x9,5x15. Comprei na Av. Sertório alguns anos atrás aqui em P.Alegre. Esses pneus são da Continental, acho que encontra sem problemas, fazendo uma bela pesquisa.
Já que pretendes ir para Rivera, quem sabe pesquisa em Rio Branco, lá tem uma loja que vende pneus, e é bem mais barato que aqui. è só telefonar pro Ruben que se ele não tiver o pneu na loja, ele dá um jeito de conseguir em um ou dois dias.Eles são revendedor Goodyear.
Tireshop
Sr. Ruben
Espero ter ajudado.
Abraços
Ricardo Allgayer
Muitíssimo obrigado!!
E muitíssimo obrigado ao Alemão que também me deu dica pra pneu lá em Rivera.
Vou começar a minha pesquisa internacional de preços! :D
[]´s
Comprei em Rio Branco um tempo atras 4 BF 31.10,5R15 AT para colocar em minha ranger. Paguei R$ 1.200,00 no jogo. Vale muito a pena comprar pneu lá.
Pedi agora detarde para um amigo que mora lá pegar na Tireshop uma relaçao com os preços dos pneus, marcas e medidas e me passar.
assim que tiver tudo na mao posto no forum...
Flw.
Nanito,
Tireshop
Sr. Ruben
Espero ter ajudado.
Abraços
Ricardo Allgayer
Cara, desculpa a ignorância, mas onde que fica Rio Branco!? É perto de Rivera?! :pensativo:
rallgayer
02/11/2007, 20:21
Nanito,
Fica uns 500km. de P.Alegre e de S.Leopoldo. É em direção a Pelotas e Rio Grande. É a cidade do lado uruguaio de Jaguarão. Indo até Jaguarão é preciso passar uma ponte e do outro lado é Rio Branco. É uma pequena cidade com Free-Shop igual ao Chui e Rivera, mas bem menor só com uma rua com as lojas. É interessante conhecer.
Ricardo
La na Tireshop tem os seguintes pneus e seus preços:
BF AT 35x12,5R15 = R$ 550,00 cada
BF AT 30x9,5R15 = R$ 380,00 cada
BF AT 31x10,5R15 = R$ 415,00 cada
BF MT 31x10,5R15 = R$425,00 cada
Estou negociando um Samurai 92 e como sou marinheiro de primeira viagem nos suzukis, queria saber se tem como colocar pneus 31 ou 33 nele com os eixos originais, e se fica muito ruim de andar na estrada....
Abraço.
arlei_vitara
09/11/2007, 09:07
Samurai com pneus 33" nos eixos originais, diria que pode esquecer............já os 31" entram, desde que vc. faça um SPOA na suspensão ou, pelo menos, uma "gambiarra" com jumelos maiores. Mas ele vai ficar fraquinho, fraquinho com os 31", se prepara para uma vel. de estrada de 80 / 90km/h e esquece que existe a 5° marcha.
[ ]s,
Aqui no fórum tem um vermelho canvas vendendo com 33MT... SPOA + calço na carroceria, eu acho!
Será preciso corrigir a relação... Faça uma pesquisa: XCrawler.
[s]
Estou negociando um Samurai 92 e como sou marinheiro de primeira viagem nos suzukis, queria saber se tem como colocar pneus 31 ou 33 nele com os eixos originais, e se fica muito ruim de andar na estrada....
Abraço.
Pois é, nem está tão barato assim os pneus lá. Pelos preços que pesquisei, realmente são mais baratos, mas o meu vitara pra ir voltar do uruguay são quase 4 tanques...
AlemãoRS
09/11/2007, 22:39
E em Rivera álguem olhou os preços?
Pq em maio desse ano meu irmão comprou os BF mud 33" lá por U$240 e os 35" estavam em U$252 que com o dólar a R$1,80 ficaria um pouco mais de R$ 450...
E em Rivera álguem olhou os preços?
Pq em maio desse ano meu irmão comprou os BF mud 33" lá por U$240 e os 35" estavam em U$252 que com o dólar a R$1,80 ficaria um pouco mais de R$ 450...
Alemão, mandei e-mail para aquela loja que vc recomendou via MP. O pneu que eu solicitei era um Hankook MT 215/75 R15 e o preço está em R$ 300,00. Mas como o meu vitara é meio consumista de combustível, hehe, não compensaria. Vou pegar uns BF MT 215/75 R15 por R$ 407,00 cada, aqui na região. É mais fácil caso eu necessite alguma garantia também.
[]´s logo logo de sapatos novos na viatura!
Onde fica a loja de pneus em Rivera???
é proximo a Sarandi?
Estou pensando em ir lá no dia 23 e gostaria de dar uma passada pela loja.
Abraço.
Léo.
Galera,
comprei o vitara agora e ta com pneus novos michelin LTX 225/75 R15 ...
tão saindo um pouco do paralama mas nao tá raspando em nada ...
minha dúvida é quanto a fiscalização, quanto é multa? qual o artigo do codigo?
joão k. chikui
11/11/2007, 12:03
Leo
Samuka com 31 fica bom , mas tem que levantar um pouco e como o teu é anterior a 95 , pode instalar um kit Calmini ou Xcrawler.
Abraço.
davilsantos
31/01/2008, 21:50
revivendo o topico estou com uma ideia de colocar uns 33" no vitara. eu tenho calmine nele e quanto a perder força em trilhas não eh problema, mas quero saber se alguem ja viu a respeito de quebras e como ele fica no asfalto. ele fica manco demais???
AlemãoRS
31/01/2008, 21:56
Em Estrela teve um vitara com pneus 33" e motor AP 1.8, vi ele na trilha de Lajeado e na trilha de Forquetinha em 2006, dae na trilha de Estrela em maio de 2007 ele tá tava usando pneu 255/75R15 recapado cross, só que não consegui falar com ele depois disso, mas deve ter tido problemas de quebra pra ter voltado a usar pneus menores.
amigo, se seu vitara for 1.6 8v vai ficar lentão, na estrada vai ranger pra passar de 90km/h
além de bobão demais nas curvas. Será preciso ser cauteloso pra não tombar.
mas já muitos vitaras com este pneu, inclusive automaticos, ficam lindos.
e na trilha com bons angulos!
abc
davilsantos
31/01/2008, 22:10
cicereb voce sabe se esses que tiveram 33" tiveram problemas com quebra???? quais foram ???? eu so me preucupo que na estrada ele va ficar uma lesma,
o alemaão acho que o cara diminui o pneu para ganhar mais força, pq o pneu que ele botou eh menor que um 31".
eu uso 31" e o carro da de final com o pe no talo uns 138km/h(mostrado no totem e gps) e nossa velocidade de cruzeiro fica entre uns 100 110km/h. o vitara com 31" eh muito manco com a reduzida original, mas com a calmine ele fica muito lerdo por causa de ser muito reduzido.
AlemãoRS
31/01/2008, 22:19
É que 255 recapado fica igual a 31 ou maior dependendo do recape.
Tb acho que o vitara precisa mais força na reduzida, mas não coloquei a calmini justamente por achar ela reduzida demais, vou esperar sair a X-Crawler 3.2, mesmo sabendo que está demorando um pouco.
Com Ap1.8 e pneus 33" acredito que deve ter mais força que um vitara com motor original e pneus 31". O Problema do 33" não é só o diâmetro, ele é muito largo tb, sem considerar quebras eu não acho viável pegar uma serra com motor original e esses pneus.
alneubauer
31/01/2008, 22:27
Olá pessoal!:-o
Como não conheço o vitara e estou começando a obter informações, pergunto-lhes: Outro dia estive numa revenda em Farropilha-RS e observei que o rodado traseiro estava deslocado +/- 3,5cm para a direita em relação ao dianteiro. Isto é normal neste carro:?:
cicereb voce sabe se esses que tiveram 33" tiveram problemas com quebra???? quais foram ???? eu so me preucupo que na estrada ele va ficar uma lesma,
o alemaão acho que o cara diminui o pneu para ganhar mais força, pq o pneu que ele botou eh menor que um 31".
eu uso 31" e o carro da de final com o pe no talo uns 138km/h(mostrado no totem e gps) e nossa velocidade de cruzeiro fica entre uns 100 110km/h. o vitara com 31" eh muito manco com a reduzida original, mas com a calmine ele fica muito lerdo por causa de ser muito reduzido.
o que mais quebrava era homocinética...barra estabilizadora esquece hehehe
precisa adaptar algo diferente se o seu já nao tiver.
qto pretende erguer na carroceria?
ja esta usando rodas com offset negativo?
vale lembrar q carro erguido necessita de troca de flexiveis de freio entre outras pequenas adaptações necessárias pra funcionar bem.
povo... lembrem-se de um coisa , a Xcraw 3.2 ( ou ma 4. sei lá o que gringa) NAO atuam em HIGH, só em LOW,, ou seja, em 4x2, a relacao continua 1:1... tem que reduzir no diferencial...
e pneus 33" no vitara, ACHO que vai quebrar homocinetica a cada trilha...
T+
Walter Carlos Brossel
01/02/2008, 10:02
povo... lembrem-se de um coisa , a Xcraw 3.2 ( ou ma 4. sei lá o que gringa) NAO atuam em HIGH, só em LOW,, ou seja, em 4x2, a relacao continua 1:1... tem que reduzir no diferencial...
e pneus 33" no vitara, ACHO que vai quebrar homocinetica a cada trilha...
T+
X2. ...............
Alexandre X
06/02/2008, 23:43
Alguem sabe se em Rivera encontro pneus BF 33x10.5R15?
AlemãoRS
07/02/2008, 11:17
Não sei se tem, mas segue e-mail e endereço de uma loja de lá que vende toda linha BF:
O e-mail é lnltda@adinet.com.uy, eles não tem site, o nome da loja é Larratea Neumaticos.
Endereço: Dr. Armand Ugón, 702 - Rivera
davilsantos
07/02/2008, 18:14
desculpem a demora da resposta mas quanto a homocinetica meu problema acabou eu fiz uma cinta que vai por fora da homocinetica externa(eh neste lugar que eu sempre quebrei) quando ela força ela abre a carcaça e quebra. com essa cinta reforça a carcaça evitando que ela abra. eu brinco direto de tirar as 4 rodas do chão e nunca mais me deu problema. outra coisa eu posso passar num atoleiro com o pe embaixo e exterçando pros dois lados a direção que tambem não quebra mais.
eu ja possuo calço de 3" na suspenção. preciso mais altura??? e uso roda de liga original suzuki
tenho outro problema
de setembro ate agora ja troquei 3 correntes da sobre caixa. em media uma a cada duas trilhas. pergunto a quem possui essa redução se sabe de alguma solução?????
alexandre eu vou te dar o telefone de uma loja a mesma que o alemão indicou : 59862 34044 ou 55 81141298
desculpem a demora da resposta mas quanto a homocinetica meu problema acabou eu fiz uma cinta que vai por fora da homocinetica externa(eh neste lugar que eu sempre quebrei) quando ela força ela abre a carcaça e quebra. com essa cinta reforça a carcaça evitando que ela abra. eu brinco direto de tirar as 4 rodas do chão e nunca mais me deu problema. outra coisa eu posso passar num atoleiro com o pe embaixo e exterçando pros dois lados a direção que tambem não quebra mais.
eu ja possuo calço de 3" na suspenção. preciso mais altura??? e uso roda de liga original suzuki
tenho outro problema
de setembro ate agora ja troquei 3 correntes da sobre caixa. em media uma a cada duas trilhas. pergunto a quem possui essa redução se sabe de alguma solução?????
alexandre eu vou te dar o telefone de uma loja a mesma que o alemão indicou : 59862 34044 ou 55 81141298
Essa carcaça da homocinética é uma bagacinha verde que tem ali nas homo?! E essa cinta aí que vc colocou, é tipo uma abraçadeira?!
[]´s
AlemãoRS
07/02/2008, 20:04
Davi, se partir mesmo pros 33" essa medida citada pelo X é interessante, por ser da mesma largura do 31".
Com 33" sem colocar rodas com off set mais negativo tu não vai conseguir virar nada a direção que vai esbarrar nas longarinas do chassis e rodas mais pra fora faz com que os pneus peguem na parte de trás dos paralamas dianteiros. Vai ter que levantar a carroceria e ainda cortar, ou deixar os pneus raspando.
Se as rodas do troller não fossem 6 furos eu já tinha testado o meu com os 33" que meu irmão usa, só que trocar os pneus de roda só pra ver como fica é muita mão..
Tenta achar uns 33" só pra testar, com certeza tu vai ter que reduzir os diferenciais, aquele cara que tinha ap 1.8 e 33" achava muito longo.
Sobre a corrente tu tem certeza que tão colocando o oleo certo?
Apesar de eu não estar tendo quebras das homocinéticas, onde conseguiu esta cinta ou vc mesmo fez?
davilsantos
08/02/2008, 19:50
nanito
eh isso mesmo como se fosse uma abraçadeira ela requer uma certa folga.
alemão
essa cinta foi o sagui da repecol que fez pra mim, ele acertou e fico beleza.
eles tão colocando o oleo certo o problema eh que a corrente não aguenta. o motor fica com muita força. pra voces terem uma ideia no tuia eu subo todas as dunas em 3ª e 4ª. se brincar eu ando em 5ª. nos barros ando em 3ª sem forçar.
Walter Carlos Brossel
08/02/2008, 21:04
nanito
eh isso mesmo como se fosse uma abraçadeira ela requer uma certa folga.
alemão
essa cinta foi o sagui da repecol que fez pra mim, ele acertou e fico beleza.
eles tão colocando o oleo certo o problema eh que a corrente não aguenta. o motor fica com muita força. pra voces terem uma ideia no tuia eu subo todas as dunas em 3ª e 4ª. se brincar eu ando em 5ª. nos barros ando em 3ª sem forçar.
Meus R$0,02:
Uso a redução da Tcase da Calmini, bloqueio LR traseiro, lift na suspensão de 2" na frente e 3" atrás e pneus MUD 30/9,5/15 com rodas modelo do Troller com off set -12 e tala 7,5. Não raspam em nada, mesmo onde articula a suspensão no máximo.
Vamos lá:
Homocinética=> quebrei 4 em 2,5 anos com o carro nessa configuração. Uma por puxar de ré um Troller atolado até a porta no barro... outra porque tentei sair de 1ª de um facão que prendeu a roda. Se tivesse esperado o guincho me pouparia desse prejuízo. As outras duas foi porque coloquei homocinéticas alternativas (apesar que duraram bastante). Em São Paulo consegui 2 homocinéticas usadas, porém originais. Até agora estão aguentando (KKKKK, instalei elas ontem). O que mais quebra homocinética é "encher o pé" com as rodas viradas. Se colocar em linha reta dificilmente vai ter problemas. Ou seja, tem que manobrar e tentar sair de frente dos enrôscos. Quando não dá, fazer o que? Faz parte do nosso "esporte".
Levantar a frente com a redução tracionando tbém é arriscado, mas no meu caso, nas trilhas que faço, isso acontece sempre e nunca quebrei nessas situações.
Corrente=> Tem algo errado aí... uso meu carro só em TRILHAS e nunca tive problemas com as correntes. Como vc disse, uso a 3ª 3 4ª 80% do tempo, e a 2ª e 1ª marchas apenas em descidas íngremes ou trechos com pedras, mas vou na maciota, praticamente na marcha lenta mesmo, quase sem encostar no acelerador. E nessas trilhas uso entre 12/15lbs nos pneus.
Resumo: Ganha-se muito e poupa-se mais ainda o carro e toda a transmissão com bloqueio + essa redução, mas tem que saber tocar senão vai viver na oficina. Em alguns momentos até acho que os pneus 30" me deixam usando menos que poderia da redução, mas prefiro assim.
A galera que tinha pneu 33" em Vitara aqui em BH voltou rapidinho pros 30" e 235. Só colocaria algo mais agressivo se mudasse para diferencial de F75 ou coisa do tipo. Mas aí EU ACHO que é descaracterizar muito o carrinho.
Para mim, do jeito que está, tá perfeito. Levei 3 anos para aprender, acertando e errando, e acho que para a minha utilização me atende super bem. E tem mais, faço as trilhas com minha esposa e 2 filhos, ou seja, carro pesadaço, e acho que quebrei muito pouco.
Lembro que não temos esses poções de lama que vcs tem aí no sul, nem dunas. Aqui a coisa é totalmente diferente, com muitas pedras, erosões monstras e lugares onde não tombar é difícil. Mas desafio e jipe são coisas inseparáveis.
Agarrou? Me puxa! E daí? Como diria César e Paulinho: Companheiro é companheiro, fia da puta é fia da puta...ehehehehehehehe...
Minha opnião HOJE é essa. Amanhã o dedo coça e só Deus sabe o que vai virar essa coisa.
Umbraçoproçeis.
davilsantos
11/02/2008, 23:38
eh que quando tu anda em dunas ele vai em 3ª mas se gruda o pe e puxar uma 4ª ela entra . o problema eh que a corrente não suporta a força de fazer a caixa girar tanto, pq na areia enterra de 1 a 2 quartos da roda. eu ja fiz trilha em eroção e fiquei facero pois força n falta
força. o problema mesmo eh no barro e na areia. outra vez eu fui puxar uma pajero trancada em um toco de arvore na re. as 4 patinaram, deram duas voltas e quebrou a corrente. tambem possuo o bloqueio.
Walter Carlos Brossel
12/02/2008, 00:15
eh que quando tu anda em dunas ele vai em 3ª mas se gruda o pe e puxar uma 4ª ela entra . o problema eh que a corrente não suporta a força de fazer a caixa girar tanto, pq na areia enterra de 1 a 2 quartos da roda. eu ja fiz trilha em eroção e fiquei facero pois força n falta
força. o problema mesmo eh no barro e na areia. outra vez eu fui puxar uma pajero trancada em um toco de arvore na re. as 4 patinaram, deram duas voltas e quebrou a corrente. tambem possuo o bloqueio.
É isso ai Davi!
Essa redução é conhecida como "rock crawler", ou seja, é p/ andar devagar, em trilhas técnicas com pedras e erosões. Não é "ideal" em areia e lama..cava mesmo. Pode andar em 3ª e 4ª nessas situações? Pode. Mas não é o ideal...
No site Pirate 4x4 os caras me falaram p/ evitar mesmo puxar outros carros com essa redução. Só na HI, senão a chance de quebrar, como aconteceu com vc é grande. Ainda mais de ré, onde a força de tração é igual ou próxima à 1ª...
Umbraçoproçê.
AlemãoRS
12/02/2008, 00:33
Não faz sentido uma coisa...
A corrente quebrar na ré tudo bem, pq a relação final como disse o Walter é igual a da 1ª reduzida, sendo assim tem muita força. Agora vc andando em 3ª e 4ª com a reduzida 4.24 é a mesma coisa que andar em 1ª e 2ª com a reduzida original, nessas marchas não poderia quebrar a corrente.
Pra rebocar alguém, usem a 3ª reduzida de vcs...
Murillus
12/02/2008, 18:23
Galera,
comprei o vitara agora e ta com pneus novos michelin LTX 225/75 R15 ...
tão saindo um pouco do paralama mas nao tá raspando em nada ...
minha dúvida é quanto a fiscalização, quanto é multa? qual o artigo do codigo?
acho dificil vc ter problemas na rua... mas se for ao detran, pode ter dor de cabeça...
davilsantos
13/02/2008, 19:46
alemão
mas mesmo sendo parecido ainda a 3 e 4 reduzida são mais reduzidas que a primeira e segunda da original.
AlemãoRS
13/02/2008, 22:17
Os valores abaixo tirei de uma planilha excel que o X postou uma vez aqui no fórum, a 3ª 4,24:1 é uns 11% mais longa que a 1ª 1,8:1 e a 4ª 4,24:1 é 18% mais curta que a 2ª 1,8:1.
Ainda sou da opinião que não poderia estourar a corrente usando 3ª e 4ª..
Vitara com relação de difenrecial 5,125:1 e t-case 1,8:1 :
1ª LOW: 33,690
2ª LOW: 17,691
3ª LOW: 12,721
4ª LOW: 9,225
5ª LOW: 7,306
Vitara com relação de diferencial 5,125:1 e t-case 4,24:1 :
1ª LOW: 79,358
2ª LOW: 42,308
3ª LOW: 29,966
4ª LOW: 21,730
5ª LOW: 17,210
Sou novo no fórum. Ando de suzuki há vários anos e, atualmente, tenho um GV 06 cilindros, automático, 05 p. Rodo na cidade e em estrada de terrra a trabalho. Não faço trilhas, mas gostaria de um pneu de uso misto e, talvez aumentar a altura em 1". Faz alguma diferença aumentar em 1" ou em 2". Repito, não quero o carro para trilhas, mas acho o GV um pouco baixo. Dêem-me uma dica.
nicke1000
21/04/2008, 22:25
Otavio,
Para fazer bem feito será necessário:
:arrow: Um jogo de pneus 31"; :mrgreen:
:arrow: Lift de 2" da suspensão;
:arrow: Lift de 2" da carroceria (body-lift);
:arrow: Um jogo de rodas 15"x8" com off-set negativo.
Mas fique avisado que a viatura ficará bem xoxa, além que o consumo de conbustível com certeza irá aumentar. Para resolver isso você terá que corrigir a relação de transmissão, que pode ser com:
:arrow: Um jogo (dianteiro e traseiro) de coroa e pinhão reduzido.
Com esse "guia" acredito que vai facilitar a sua pesquisa aqui no fórum, é só olhar por cada um dos ítens e tirar as suas dúvidas. :concordo:
[]'s
Pessoal,
Eu procurei na alternativa e na RC 4x4 e não encontrei essas peças (coroa e pinhão) para corrigir a relação de transmissão do vitara.
Procurei da calmini na ASKBY e tb não encontrei.
Alguém sabe outro site onde eu posso procurar, ou será que eu estou procurando errado?:parede:
Valeu,
Charles
Pablo Toledo
21/04/2008, 23:48
Charles;
Infelizmente ninguém mais mundo afora está produzindo a relação reduzida de C&P pro Vitara (5.83:1). Aqui no Brasil o pessoal da RC4x4 fez, se não me engano, apenas dois lotes. Por conta de alguns motivos, não voltarão mais a fazer.
Talvez sua melhor opção seja trocar a relação da t-case, mas isso resolverá apenas parte do problema (quando utilizar a 4x4L). Pro dia a dia, fica igual.
Um conselho. É altamente não recomendável utilizar 31" no Vitara. Além do carro ficar fraco, suas homocinéticas vão sofrer bastante, isso se não estourar o semi-eixo todo. Infelizmente não se acha mais homocinéticas novas no mercado e você terá que pagar caro por peças recondicionadas e de qualidade as vezes duvidosa.
[]s
Pessoal,
Eu procurei na alternativa e na RC 4x4 e não encontrei essas peças (coroa e pinhão) para corrigir a relação de transmissão do vitara.
Procurei da calmini na ASKBY e tb não encontrei.
Alguém sabe outro site onde eu posso procurar, ou será que eu estou procurando errado?:parede:
Valeu,
Charles
nicke1000
23/04/2008, 00:06
Putz. Agora é tarde, os quatro negrinhos 31" já calçam a viatura.
Convenhamos, fica bem mais bonito.
Mas, além de meio "xoxo" no asfalto, o consumo é uma barbaridade...
Será que uma pressão na RC 4x4, feita por interessados aqui do Fórum, não adianta?
AlemãoRS
23/04/2008, 11:25
Qual a média que vc tem feito?
Teu vitara é manual ou automático?
E ai pessoal td blz???
Só para fazer uma comparaçao...
Meu vitara 3P mecânico está com pneus MT 31x10,5R15. rodei nesse ultimo feriado aproximadamente 1.200km sendo 600km na beira da praia/dunas e 600km no asfalto.
consumo no asfalto rodando a 90km/h = 10km/l
consumo entre dunas e beira de praia ficou em 7km/l
Tambem tenho interesse em adquirir um kit de C&P reduzida para vitara !!!
abraço.
Léo
Pablo Toledo
23/04/2008, 17:18
Meus 0,02 cents...
Eu acho que não. Instalar um kit de C&P que é diferente do original é algo que exige bastante critério e conhecimento técnico...e até posteriores reajustes.
Minha impressão é que o pessoal da RC4x4 teve muitas dores de cabeça com os kit que foram instalados sem o devido cuidado e conhecimento Brasil afora. Muitas vezes foram culpados por algo que não tinham culpa alguma.
Putz. Agora é tarde, os quatro negrinhos 31" já calçam a viatura.
Convenhamos, fica bem mais bonito.
Mas, além de meio "xoxo" no asfalto, o consumo é uma barbaridade...
Será que uma pressão na RC 4x4, feita por interessados aqui do Fórum, não adianta?
nicke1000
23/04/2008, 17:44
Qual a média que vc tem feito?
Teu vitara é manual ou automático?
Alemão,
O meu vitara é manual e está com pneus oligator da Ost, direto no asfalto e na trilha, e o ponteiro do marcardor de consumo não para...Eu nem estou fazendo a média para não ver o tamanho da dor...
Mas levando em consideração o que o Pablo disse, e que é extremamente pertinente, talvez fosse o caso de fazer o contato com RC 4x4 e tentar a venda por meio de oficinas especializadas, como, talvez, a Repecol aqui no RS, o que talvez reduzisse a resistência na produção de um novo lote, pois o que tem de gente querendo, que eu pessoalmente sei, não é pouca coisa.
Talvez fosse o caso de conversar bem sobre o assunto com eles...:pensativo:
Pablo Toledo
23/04/2008, 18:50
Nicke;
Os lotes feitos, que foram dois, totalizaram quarenta kits pelo o que me consta. A demanda não é muito grande não, inclusive isso também é verdade nos EUA.
Devido os "problemas" enfrentados, as pessoas acabaram ficando receosas em trocar relação de diferencial. Se a RC se limitar a vender e garantir seus produtos a mínimos pontos de vendas no país todo e estará excluindo aquele camarada que mora nas regiões mais isoladas de compra o kit de C&P. Mesmo aqui em São Paulo havia um único mecânico "certificado" a instalar o kit e com quem a RC garantia a peça.
[]s
Alemão,
O meu vitara é manual e está com pneus oligator da Ost, direto no asfalto e na trilha, e o ponteiro do marcardor de consumo não para...Eu nem estou fazendo a média para não ver o tamanho da dor...
Mas levando em consideração o que o Pablo disse, e que é extremamente pertinente, talvez fosse o caso de fazer o contato com RC 4x4 e tentar a venda por meio de oficinas especializadas, como, talvez, a Repecol aqui no RS, o que talvez reduzisse a resistência na produção de um novo lote, pois o que tem de gente querendo, que eu pessoalmente sei, não é pouca coisa.
Talvez fosse o caso de conversar bem sobre o assunto com eles...:pensativo:
o lance é que nos EUA nem mesmo bloqueio tá fabricando mais.. fiquei sabendo de um amigo que tentou comprar lá e na propria calmini nao tinha e os caras falaram que agora só fabricam sob demanda, ou seja estao esperando juntar X interessados e fazem o lote..
porem nos EUA eu acredito que pouca fabricacao de bloqueios e kit de reducao de C&P p/ suzukis nao seja por problemas de instalacao mas sim por baixas vendas mesmo.. hj lá quem tem samurai/vitara p/ trilha a muito tempo já deixou de investir nos eixos originais.. lá nego usa é eixo de HILUX que é muito mais forte.
aqui no brasil o problema do desinteresse de alguem fabricar C&P e bloqueio p/ suzukada infelizmente é pelo historico de problemas... bloqueio mesmo eu conheco varios que tiveram problemas, C&P é mais critico ainda, pois se nao souber montar e regular certinho em poucos kilometros tá roncando... dai vao reclamar com quem?? com o mecanico que montou?? ou com o fabricante da C&P..
infelizmente 90% das oficinas e mecanicos que tem por ae NAO SABEM montar uma C&P de maneira correta e tampouco tem o ferramental especifico p/ isso ( tem muito mecanico ae que nao sabe nem fazer leitura num relogio comparador)... dai montam e regulam a folga da C&P "no zoio" e pronto.. se daqui 3 meses comeca a roncar ele fala.. " uê dotô.... a 3 mês atras eu montei e saiu daqui rodano sem fazê baruio nenhum, o senhô mesmo viu... essa C&P que o senhô comprou deve ter vindo com defeito de fabrica.. e o pior que nem originá ela é... custuma dar isso mesmo...."
T+
Alexandre X
23/04/2008, 23:24
Pura verdade.
Meus diferenciais de Hilux foram montados por quem supostamente sabia o que estava fazendo.
Esta semana abrimos os 2 diferencias na RC4x4, resultado, foi colocado um calço absurdo, o pinhão estava alto pra k7, os dentes estavam comendo a caixa satélite mas por milagre os dentes estão intactos.
Agora começa a montagem no padrão.