Conectar

Ver Versão Completa : soh para donos de ranger

xocolate
13/10/2007, 02:06
Ola galera sou novo aqui ..bom estou kerendo comprar uma ranger no minimo 2003.. 2,8 xlt 4x4 turbodisel...
Eu queria saber as vantagens e as desvantagens...e se é verdade dos problemas do acionamento eletronico do 4x4 dela..e se ela é realmente economica, as peças "preço e facil d encontrar" e a durabilidade dela!?!?!?!

Antes de mais nada grato pela atenção de todos!! vlw!!:-)

Edintruder
13/10/2007, 02:49
Ranger pode comprar sem medo. A 2.8 tem um consumo médio de 12km/l e anda muito bem. a manutenção da Ranger é bem contida, basta pesquisar aqui no fórum antes de sair comprando peças que poupa-se cerca de 80% em manutenção comprando nos lugares certos e somento o necessário, fugindo das concessionárias e mecânicos trocadores de peças.
A minha é 2001 2.5 e nunca deu problema no acionamento elétrico, e uso seguidamente o 4x4, aciono mais de uma vez por semana. Os motores que dão prolemas é do pessoal que faz trilhas mais pesadas e a transmissão fica submersa em barro, dessa forma é só desmontar o motor e limpar que fica 100%, sendo que das Rangers que conheço só poucas ocorreram isso, aqui do fórum acredito que umas 5 ou 6. E olha que tem rangeiro à beça por aqui...
Vantegens: Melhor custo x benefício da categoria (comprovado aqui), facilidade em encontrar peças, mecânica descomplicada, alta durabilidade, melhor preço de aquisição usada. Tem um excelente espaço interno para o banco traseiro e ótima ergonomia para o motorista.
Desvantagens: Na hora da venda não é a que mais vende entre as picapes, mas sempre tem boa aceitação. É mais fácil vender uma Ranger que um Monza.

FRanger
13/10/2007, 08:18
É isso mesmo que o Edintruder falou.
Já tive uma 2.5 ano 2000 e agora tenho uma 2.8 ano 2002.
Durabildade: os motores são feitos para durar 300.000Km, o importante é a manutenção preventiva.
Quanto ao ano, à partir de 2001 voce já encontra Ranger 2.8 por preços menores. Acredito que não seja negócio comprar uma 2.8 ano 2005 pois praticamente é a mesma "2001" com cara nova. A 2003 tem bancos mais anatômicos que a 2002 e se não me engano uma pequena melhora na suspenção.
Abraços,
FRanger

Edintruder
13/10/2007, 13:01
Todas as 2.8 que saíram em 2001 e 2002 são TGV.
Conheço Ranger 2.5 de trabalho com 400.000 com motor nunca aberto, assim como já viajei de Sprinter HSD com 450.000 km rodados.

shimomoto
13/10/2007, 20:18
Complementando o Edintruder e o FRanger;

Motor é uma questão de cuidado...Vale tudo, um motor que nunca ferveu, boa leva na produção, cuidado com troca de óleo e filtros...O projeto é para 300 mil km, mas certamente há motores com 200 mil batendo e outros com mais de 300 mil km e que ainda poderão andar muito.

Com relação ao acionamento eletrico da tração, obviamente ele não é isento de problemas. Entretanto é importante que se diga que a Ranger depois de 2000 (acho) não tem a famigerada "roda livre" dianteira, ao contrario da Hilux e L-200, que a despeito do acionamento manual da caixa de transferência, tem um sistema automatizado de acionamento da roda livre, seja ele a vácuo seja ele elétrico, de forma que a confiabilidade no sistema (no meu ponto de vista), acaba sendo igual aos concorrentes. E como o Edintruder bem falou. O motor de acionamento só falha nos casos onde o pessoal faz trilhas pesadas. Caso contrário, mantendo ela sempre limpa por baixo (uma boa prática - seja qual for a picape), certamente a picape só te trará bons passeios e prazer em dirigir.

Seja qual for o modelo escolhido, atente para a presença do TGV - Em todas as versões somente nas modelo 2002, depois, só na XLT e Limited. Embora a gente viva muito bem sem ele (que o digam os proprietários das 2.5 e de muitas 2.8 ), é divertido ter ele, principalmente porque o motor enche mais rápido. Dá a sensação de "maior fôlego" no motor.

No mais, somente os cuidados básicos de compra. A chance de se achar uma XLT boa é maior do que de outras versões (especialmente as cabene simples). Pelo menos essa foi a estatística que fiz quando procurava Ranger usada (todas as CS que vi estavam lenhadas).

Boa sorte na sua procura e por favor...quando comprar não esqueça de contar como é sua viatura.

Abraços

albertocsoares
19/10/2007, 21:40
Eu tive uma 2.8 - 2002 - XLT, excelente mas tive problemas na turbina TGV, quebrou depois de 2,5 anos de uso (60.000km), fora da garantia, mas dentro do prazo do FORD MOBILITY (3anos). Foi uma luta pra Ford trocar a turbina, penei uns bons 2 meses, depois de muita briga trocaram. Recomendo nao comprar as turbinas TGV, se puder, escolha o modelo XLS, nao tem airbag mas vem equipada com turbina tradicional. No modelo novo 3.0 a Ford parou de usar as TGV's. Boa sorte.

murilloaquino
19/10/2007, 22:49
Eu já acho q a turbina TGV vale.São casos isolados de problema e mesmo assim , so custo beneficio vale.
Tem que tomar cuidado como o pessoal falou, principalmente com o oleo lubrificante...

Dinho_BH
19/10/2007, 23:55
Amigos, :razz:

Estava à procura de uma Hilux (2001 até 2003) e como estava difícil de encontrar acabei optando por uma Ranger XL 02/03.

Inclusive estou indo amanhã (possivelmente) para "bater o martelo".

Pelo ano/modelo ela ainda estará com o TGV?
Pelo que está postado aqui acredito que não, pois ela é ano 2002 mas modelo 2003... :-(
Há como um leigo diferenciar o turbo convencional do TGV?

O que diferencia o modelo XL do XLT? Apenas acabamento interno?

Abraços.

Bandinho
20/10/2007, 16:04
Olá Dinho, tive uma XLT 2002 e hoje tenho uma XL, 2002 as duas 4x4, 2.8 o que diferencia as duas são os cromados e o acabamento mais simples na Xl o que pra mim é melhor, pois uso muito no sítio, o carpete da XLT não combina muito com lama, curral, etc. Acho que o TGV após 2003 só na XLT. Nunca tive problemas com o acionamento do 4X4 e uso muito.
Abraços.

Dinho_BH
20/10/2007, 16:36
Bandinho, :grin:

Valeu. :concordo: :concordo:

Abraços.

Edintruder
20/10/2007, 19:46
Entre a turbinha WG da TGV, é mais fácil olhas nos docs, a WG tem 132cv e a TGV tem 135cv. Se olhares no motor, a TGV é um pouco maior, porém como não terás como comparar, o flange que une a turbina no coletor de escape é triangular na TGV com 3 parafusos e quadrado na WG com 4 parafusos.

Dinho_BH
20/10/2007, 20:19
Edintruder, :-P

Valeu. :concordo: :concordo: :concordo:

Abraços.

albertocsoares
21/10/2007, 08:40
Tive uma XLT 02/02, o TGV começou no ano de 2002 com a chegada dos motores 2.8. No ano de 2002 a TGV só estava disponível nos modelos XLT. A diferença entre XL, XLS e XLT é basicamente o acabamento, o que é realmente importante na minha opinião e me fez optar pela XLT é o air-bag duplo. Insisto que a TGV é a pior opção a ser feita, ela abre em baixa e dá muito torque com o veículo já em baixissimas rotações, todavia o sistema de funcionamento da mesma não é confiável. Se a experiencia da FORD com a TGV tivesse sido boa ela teria mantido o sistema nos modelos eletronicos 3.0. Um abraço e boa sorte na compra.

FRanger
21/10/2007, 10:01
Tive uma XLT 02/02, o TGV começou no ano de 2002 com a chegada dos motores 2.8. No ano de 2002 a TGV só estava disponível nos modelos XLT. A diferença entre XL, XLS e XLT é basicamente o acabamento, o que é realmente importante na minha opinião e me fez optar pela XLT é o air-bag duplo. Insisto que a TGV é a pior opção a ser feita, ela abre em baixa e dá muito torque com o veículo já em baixissimas rotações, todavia o sistema de funcionamento da mesma não é confiável. Se a experiencia da FORD com a TGV tivesse sido boa ela teria mantido o sistema nos modelos eletronicos 3.0. Um abraço e boa sorte na compra.

Aqui mesmo no forum a estratégia do TGV já foi discutida.
Acredito que foi algum golpe comercial a Ford não ter lançado a Ranger 3.0 sem TGV. O motor estava pronto com 180cv e a Ford parece que esperou descobrir a potência da nova Hilux para lançar seu modelo com a MESMA potência.
A nova Hilux usa o TGV, mesmo obtendo "apenas" 163cv e torque de 34mkgf(menor do que da Ranger 3.0 que é de 38,7mkgf mesmo sem TGV).
Se não me engano a L200 Outdoor também usa TGV.
Existe uma teoria de que o fabricante deixa sempre uma "carta" na manga para incentivar o consumidor a sempre trocar o bem por outro mais novo e que seria melhor. Por exemplo: a Ranger 2002 não tem vidro elétrico nas janelas das portas traseiras, a 2003 tem e esta tecnologia obviamente já existia em 2002.
Será que a Ford tirou o TGV realmente por baixa confiabilidade?
Por que a concorrência ainda usa?
Quem dirige uma 2.5 e depois uma 2.8 com TGV fica surpreso com as respostas do motor. Nunca dirigí uma 2.8 sem TGV mas acredito que deve ser bem mais pacata.
Abraços,
FRanger

Dinho_BH
21/10/2007, 11:56
albertocsoares, :grin:

Valeu a atenção. :concordo:

Estou naquela fase de, após a contra-proposta feita, aguardando para ver se o vendedor aceita ou não... :lol:

Esta Ranger é uma XL (realmente tem o acabamento mais simples sem vidro elétrico nas portas trazeiras) e, apesar de 100K no hodômetro, posso confiar nesta quilometragem e na procedência (revisões todas em dia).

Vamos ver no que vai dar... :dance:

Abraços.

FRanger, :concordo:

Confesso que o TGV não seria o diferencial nesta compra. Como usarei o carro 99% das vezes em estradas, creio que o turbo "standard" atenderia minhas necessidades.

Abraços.

Pequeno jr
21/10/2007, 15:04
Alguns aqui sabem que irei trocar a Ranger ano que vem, se for para uma 2.8 a TGV é item obrigatório.

Ja vi Rangers com TGV com mais de 160.000 sem problema algum.

Seja a turbina e o motor que for, a dica é ao ligar e desligar, deixar o motor 30 segundos funcionando para lubrificação. Muitos que ja vi aqui comentando de problemas com turbina, foram pessoas recem saídas de veículos a gasolina e q não tem essa mania de deixar o motor ligado por um X tempo em marcha lenta.

xocolate
22/10/2007, 19:04
galera segundo informações:
http://www.fotopg.com.br/Imagens/Fotos/?O_novo_lan%C3%A7amento_da_Ford_Ranger_para_2009,_ com_um_super_modelo_muito_mais_forte+2828
essa criança linda ai é a nova ranger que estar por vir..muito mais forte e plo visto muito mais linda do que a concorrencia por ai..hehe

vlw rangeiros!!!

shimomoto
22/10/2007, 21:55
galera segundo informações:
http://www.fotopg.com.br/Imagens/Fotos/?O_novo_lan%C3%A7amento_da_Ford_Ranger_para_2009,_ com_um_super_modelo_muito_mais_forte+2828
essa criança linda ai é a nova ranger que estar por vir..muito mais forte e plo visto muito mais linda do que a concorrencia por ai..hehe

vlw rangeiros!!!

Essa dai não é a F 150???

Abraços

xocolate
23/10/2007, 13:07
pq tipow segundo informações d site..ele diz q é a nova ranger neh...
sei lah..hehe...ms vamos verificar..colokei aki para isso tbm!!

vlw!!!