PDA

Ver Versão Completa : Dúvida na operação do rádio VHF



Daniel Webber
12/10/2007, 22:04
Amigos, comprei um rádio portátil Vertex modelo VX-150 VHF para usar nas minhas trilhas off road e passeios, porém estou com algumas dúvidas, (sou novo no assunto), porque só consigo enviar mensagem com frequências entre 144.000 e 148.000? Acima destas frequências consigo ouvir várias transmissões,(polícia, bombeiros, rodoviária etc,) mas quando aperto no PPT aparece a informação de erro do display. Porque isto ocorre?
Alguém sabe como posso conseguir um manual em português deste equipamento.
Daniel Webber

marc7767
12/10/2007, 23:17
Oi, Daniel: o teu rádio não transmite (TX) fora dessa frequência porque 144-148 é uma das faixas de frequência autorizadas para o uso de radioamador em VHF. Aliás, é a faixa mais comum em VHF e a preferida pelos iniciantes. Imediatamente acima e abaixo dessa faixa, a frequência é autorizada somente para outros serviços (aviação, polícia, emergências, comercial, etc). Assim, nada impede que você "coruje" (RX) as outras faixas de frequência, mas para transmitir, sempre o faça dentro da faixa autorizada. Mesmo dentro desta faixa, há limites reservados exclusivamente para outros serviços do radioamadorismo (telegrafia, beacon, etc). Seria interessante você entrar em contato com a LABRE local e se informar.

Um abraço,

Marcelo.

Daniel Webber
13/10/2007, 19:23
Olá Marcelo, obrigado pelas informações. Eu já estava devolvendo este rádio por achar que estava com defeito, heheheh.
Um grande abraço
daniel

Murillus
26/11/2007, 20:17
... a informação de erro do display ...


... frequência é autorizada somente para outros serviços (aviação, polícia, emergências, comercial, etc) ...


... Assim, nada impede que você "coruje" (RX) as outras faixas de frequência ...






mas mesmo pra corujar vc precisa regularizar sua situação junto a anatel tirando o COER...

JEFFCATUNDA
30/11/2007, 04:30
Será que alguém sabe se encontro radios mais em conta lá pelos hermanos?//

Estou indo para BUENOS AIRES e, se alguém souber de alguma loja, por favor me comunique.

GRATO!
:concordo::concordo::concordo:
jeff.catunda@uol.com.br

JEFFCATUNDA
30/11/2007, 04:32
Será que alguém sabe se encontro radios PY mais em conta lá pelos hermanos?//

Estou indo para BUENOS AIRES e, se alguém souber de alguma loja, por favor me comunique.

GRATO!
:concordo::concordo::concordo:
jeff.catunda@uol.com.br

Engels Kbça
11/12/2007, 00:26
Será que alguém sabe se encontro radios PY mais em conta lá pelos hermanos?//

Estou indo para BUENOS AIRES e, se alguém souber de alguma loja, por favor me comunique.

GRATO!
:concordo::concordo::concordo:
jeff.catunda@uol.com.br

Jeff
Procura o Vemusico ou Mville, que são de Buenos Aires e são novos aqui no forum, são gente boa, vai dar umas dicas.
Quando vai pra Buenos Aires? Estou indo em Jan/2008.
Um abraço

Engels Kbça
11/12/2007, 00:28
Será que alguém sabe se encontro radios PY mais em conta lá pelos hermanos?//

Estou indo para BUENOS AIRES e, se alguém souber de alguma loja, por favor me comunique.

GRATO!
:concordo::concordo::concordo:
jeff.catunda@uol.com.br

Vai no tópico.:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=5140

Murillus
14/12/2007, 20:16
estou sendo chato e insistente mas...

mesmo pra corujar vc precisa regularizar sua situação junto a anatel tirando o COER...

e se vc for pego sem estar legalizado... é so um crime federal... e vc vai pra PF... isso mesmo...

cantodopirão
08/01/2008, 01:07
Caros colegas reitero a insistência do Murilo, pois é importante respeitar as faixas usadas por serviços essenciais (a rádio-escuta é permitida, mas transmitir só na faixa 144000 até 148000. Além do COER é necessária a licensa da estação, seja fixa ou móvel!
Saudações!

Gouveia
27/01/2008, 20:59
Caros colegas reitero a insistência do Murilo, pois é importante respeitar as faixas usadas por serviços essenciais (a rádio-escuta é permitida, mas transmitir só na faixa 144000 até 148000. Além do COER é necessária a licensa da estação, seja fixa ou móvel!
Saudações!
X3

:palmas:Vamos respeitar o espectro de rádio frequência!

PP5PD
PX5P4004