PDA

Ver Versão Completa : Dúvida na operação do rádio VHF



Daniel Webber
12/10/2007, 22:04
Amigos, comprei um rádio portátil Vertex modelo VX-150 VHF para usar nas minhas trilhas off road e passeios, porém estou com algumas dúvidas, (sou novo no assunto), porque só consigo enviar mensagem com frequências entre 144.000 e 148.000? Acima destas frequências consigo ouvir várias transmissões,(polícia, bombeiros, rodoviária etc,) mas quando aperto no PPT aparece a informação de erro do display. Porque isto ocorre?
Alguém sabe como posso conseguir um manual em português deste equipamento.
Daniel Webber

marc7767
12/10/2007, 23:17
Oi, Daniel: o teu rádio não transmite (TX) fora dessa frequência porque 144-148 é uma das faixas de frequência autorizadas para o uso de radioamador em VHF. Aliás, é a faixa mais comum em VHF e a preferida pelos iniciantes. Imediatamente acima e abaixo dessa faixa, a frequência é autorizada somente para outros serviços (aviação, polícia, emergências, comercial, etc). Assim, nada impede que você "coruje" (RX) as outras faixas de frequência, mas para transmitir, sempre o faça dentro da faixa autorizada. Mesmo dentro desta faixa, há limites reservados exclusivamente para outros serviços do radioamadorismo (telegrafia, beacon, etc). Seria interessante você entrar em contato com a LABRE local e se informar.

Um abraço,

Marcelo.

Daniel Webber
13/10/2007, 19:23
Olá Marcelo, obrigado pelas informações. Eu já estava devolvendo este rádio por achar que estava com defeito, heheheh.
Um grande abraço
daniel

Murillus
26/11/2007, 20:17
... a informação de erro do display ...


... frequência é autorizada somente para outros serviços (aviação, polícia, emergências, comercial, etc) ...


... Assim, nada impede que você "coruje" (RX) as outras faixas de frequência ...






mas mesmo pra corujar vc precisa regularizar sua situação junto a anatel tirando o COER...

JEFFCATUNDA
30/11/2007, 04:30